You are on page 1of 5

Aterramento

O terra um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto, ou seja, seu valor no se altera, diferentemente do neutro. Dessa forma, ele o responsvel por eliminar a sujeira eltrica dos componentes, pois toda carga eletrosttica acumulada neles descarregada para a terra ( da que surgiu seu nome). O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variao de tenso de uma rede eltrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usurios de um possvel choque eltrico.

o plug que liga o computador tomada tem trs pinos, ou pelo menos deveria ter. Pois bem, o terceiro pino chamado de terra e, muitas vezes, retirado pelas pessoas para que o plug encaixe em tomadas mais simples. possvel que sua residncia j possua um sistema de aterramento, porm, o fio no est conectado ao equipamento. Verifique as tomadas e os plugs de conexo para ter certeza que est tudo em ordem. Em dias com tempestades violentas e constante queda de raios, muitos ficam desesperados no sabendo como proceder, e acabam tomando medidas precipitadas, como desligar todos os aparelhos da tomada em meio a queda de raios. claro que devemos desligar todos os aparelhos da tomada, mas antes de comear a tempestade, pois se desligamos os aparelhos no meio das tempestades, corremos um srio risco de sermos eletrocutados ua casa no possua um sistema de aterramento, procure um eletricista predial para efetuar a instalao. e at morrermos. A medida certa que devemos tomar, fazer um aterramento em toda a nossa casa, o aterramento consiste em uma viga cravada na terra interligada a um fio, que consiste em diminuir a variao de tenso em uma rede eltrica as fugas de energia, e proteger o usurio de um possvel choque

Sistemas de aterramento
Um sistema de aterramento um conjunto de condutores enterrados, cujo objetivo realizar o contato entre o circuito e o solo com a menor impedncia possvel. Os sistemas mais comuns so hastes cravadas verticalmente, condutores horizontais ou um conjunto de ambos. A forma de aterramento mais completa a malha de terra, composta de condutores horizontais formando um quadriculado, com hastes cravadas em pontos estratgicos. As malhas so amplamente usadas em subestaes. Alm das funes descritas anteriormente, as malhas de terra devem assegurar que os nveis de tenso de toque e de passo sejam inferiores ao risco de morte por choque. O copperweld um material tpico em sistemas de aterramento, consistindo em uma alma de ao revestida por uma camada de cobre. Como formas de conexo so usadas conexes mecnicas e soldas de campo, estas sendo as mais recomendadas. Um aterramento bem projetado possui uma impedncia tpica entre 1 e 10 , encontrandose em grandes subestaes valores bem abaixo de 1 . Em certas locaes, como em solos muito secos ou rochosos, praticamente impossvel alcanar estes valores, no qual o projetista deve conviver e traar alternativas. A resistncia de aterramento muito dependente da constituio do solo, sua umidade e temperatura, pontanto pode apresentar grandes variaes ao longo do ano. Ainda, presses devido a equipamentos pesados e at abalos ssmicos podem romper os cabos do sistema de aterramento, sendo necessrio inspees regulares. A resistncia de aterramento tambm pode apresentar variaes de acordo com a frequncia e intensidade das correntes injetadas, como por exemplo, para correntes de corrente contnua, a frequncia industrial ou a alta frequncia[1] , comunente presentes em descargas atmosfricas. Nveis elevados de energia em um aterramento pode provocar fenmenos de ionizao do solo (havendo similaridade ao efeito corona), alm do aquecimento natural dos cabos e das juntas.

Esquemas de aterramento
Segundo a norma brasileira NBR 5410, que trata de instalaes eltricas de baixa tenso, existem os seguintes esquemas de aterramento:
y

TN-S - Esquema em que os condutores de proteo eltrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentao do circuito, porm distribudos de forma independente por toda a instalao. TN-C-S - Esquema em que os condutores de proteo eltrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentao do circuito e distribudos em parte da instalao por um nico condutor (que combina as

funes de neutro e terra) e em outra parte desta mesma instalao atravs de dois condutores distintos.
y

TN-C - Esquema em que os condutores de proteo eltrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentao do circuito e distribudos por um nico condutor, combinando as funes de neutro e terra por toda a instalao. TT - Esquema em que o condutor neutro aterrado em um eletrodo distinto do eletrodo destinado ao condutor de proteo eltrica. Desta forma as massas do sistema eltrico esto aterradas em um eletrodo de aterramento eletricamente distinto do eletrodo de aterramento da alimentao. IT - Esquema em que as partes vivas so isoladas da terra ou o ponto de alimentao aterrado atravs de uma impedncia. As massas so aterradas ou em eletrodos distintos para cada uma delas, ou em um eletrodo comum para todas elas ou ainda partilhar do mesmo eletrodo de aterramento da alimentao, porm no passando pela impedncia.

Necessidade de aterramento
As cargas eltricas podem ser negativas ou positivas e sempre procuram um caminho para encontrar cargas contrrias. A circulao dessas cargas eltricas, atravs de uma conexo terra, evita que a corrente eltrica circule pelas pessoas, evitando que elas sofram choques eltricos. A existncia de um adequado sistema de aterramento tambm pode minimizar os danos em equipamentos, em casos de curto-circuitos. Todo circuito eltrico bem projetado e executado deve ter um sistema de aterramento. Um sistema de aterramento adequadamente projetado e instalado minimiza os efeitos destrutivos de descargas eltricas (e eletrostticas) em equipamentos eltricos, alm de proteger os usurios de choques eltricos[2] . Para isto, as tomadas so dotadas de trs pinos, dois dos quais so fase ou fase e neutro, e o terceiro, isolado dos primeiros, o terra. O aspecto fsico varia conforme o padro. Nos Estados Unidos, o padro dois pinos chatos e paralelos (fase e neutro) e um pino redondo (terra). Em Portugal, usa-se o padro europeu em que todos os pinos so redondos. No Brasil, existe um novo padro em fase de implantao, com todos os pinos redondos, embora diferente do padro europeu. O padro americano ainda amplamente usado no Brasil, embora as normas prevejam a sua substituio nos prximos anos. Um erro muito comum a conexo do fio terra ao neutro que tem funo diferente. Este procedimento, em vez de proteger, pode agravar os riscos.

Bibliografia: www.wikipdia.com

Colgio de Itajub

PTI Eltrica
Aline Paula Rodrigues

07-Outubro-2010

Colgio de Itajub

Aterramento

07-Outubro-2010

You might also like