You are on page 1of 3

Nome: Marcos Paulo A.

Rodrigues Disciplina: Psicologia da aprendizagem Professor: Sandra Maria Muniz Rebouas Data: 03/05/2011

Sntese da palestra: Avaliao da aprendizagem ministrada por Cipriano Carlos

Podemos ver nesta palestra que ele enfatiza bem a questo avaliativa tomada pelas escolas, pois existe a necessidade de fazer com que a escola avalie de maneira mais condizente com sua postura, ou seja, pedaggica e no administrativa. Pois o mtodo de nota no diz se um aluno e bom ruim ou regular, s o leva a ser aprovado ou no. Podemos ver Carlos falando da problemtica avaliativa escolar de maneira critica, porem uma critica construtiva, pois ele fala perfeitamente como resolver esta problemtica. Ele fala que a pratica escola r de verificao s funciona no sentido classificatrio, pois se o aluno for ruim no comeo e depois for timo em uma avaliao sua nota vai ser dividida com isso mesmo ele evoluindo para uma nota dez, mas tendo tirando um dois na primeira avaliao ele ser um aluno regula r se a media for seis.

Outra questo levantada por Cipriano Carlos e o peso que a avaliao tem no futuro do aluno. Ele fala O ato de avaliar implica em uma consequncia decisiva para o futuro do aluno, pois e um ato dinmico, pelo fato de constru o diagnostico. E necessrio que o professor saiba que sua avaliao pode ser decisiva para que o aluno seja algum na vida, pois as consequncias negativas da prxis desta verificao no da para medir suas consequncias, pois e esttica. A verificao tambm pode se torna ruim no sentido psicolgico, porem e bom para o estado no sentido do ego do medo, pois as crianas ao terem medo da reprovao, tambm podero ter medo da vida. Politicamente falando isso e bom, pois o ser humano ao ter medo da vida ter medo de criticar tudo aquilo praticado pelo Estado. Com isso a alienao e bem mais provvel para este jovem que sofreu tanto com o medo da reprovao na escola. E necessrio que se use rigor da aprendizagem e o rigor da metodologia para aplicar o modo certo de avaliar, e passar para o educando a verdadeira aprendizagem. Aquela no qual no e mais importante verificao e sim a avaliao coerente com a verdadeira pedagogia deixando de lado a problemtica administrativa que s se importa com a nota. Outra parte que chama bastante ateno na palestra e quando ele fala sobre o que e feito na sala de aula. A primeira e a medida (comparao de duas grandezas),a segunda a transformao da medida em nota e conceito e a terceira e uso da nota e conceito. Este e o proce sso no qual a verificao passa para chegar a nota. O resultado da avaliao mata a mente do aluno, pois se ele tira nota baixa fica em seu histrico para o resto de sua vida, e o uso da nota no significa qualidade e sim quantidade. Ele fala que a media e um engano para a sociedade, e uma mentira. Para melhorar a qualidade do ensino e necessrio: 1Deixar de verificar e passar a avaliar; uso da avaliao para a melhoria da aprendizagem;

2Definir o que o aluno deve saber; criar um padro de nota mnima necessrio para aprovar o aluno, que chega pelo menos ao aprendizado mnimo necessrio; 3evitar a curva media de verificao, pois tem por intuito verificar. Porem para que tudo isso funcione e necessrio que o educando queira aprender, pois o corpo estud antil e formado no s por professores, mas tambm por alunos com isso e necessrio que ambas as partes colaborem para que a qualidade de ensino melhore, consequentemente a sociedade tambm ser influenciada por esta melhora.

You might also like