You are on page 1of 7

O SSA IA RG ENE

E PR

Leis de Newton
IA POTENC

FL T ACAO

ENTO

1. (Fatec-SP) Uma dona de casa anda por sua casa


carregando nas mos uma bacia cheia de gua at a borda. Em determinado instante, ela encontra pela frente sua filha pequena e, para no colidir, freia bruscamente, o que causa o transbordamento de boa parte da gua. Esse transbordamento pode ser explicado: a) pela lei de Snell-Descartes. b) pelas leis de Newton. c) pelo princpio de Pascal. d) pela lei de Coulomb. e) pelas leis de Ohm.

MOVIM

Questes de Vestibulares

2. (Unimontes/Paes-MG) Quando um cavalo a galope para subitamente, como visto na figura abaixo, a tendncia do cavaleiro manter o seu estado de movimento em relao ao solo.

Nessa situao, considere as seguintes foras: I. O peso do lustre, exercido pela Terra, aplicado no centro de gravidade do lustre. II. A trao que sustenta o lustre, aplicada no ponto em que o lustre se prende ao fio. III. A trao exercida pelo fio no teto da sala, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto. IV. A fora que o teto exerce no fio, aplicada no ponto em que o fio se prende ao teto. Dessas foras, quais configuram um par ao-reao de acordo com a terceira lei de Newton? a) I e II d) I e III b) II e III e) II e IV c) III e IV

5. (Ufpel-RS) Analise a afirmativa abaixo.

Essa tendncia de permanecer no estado de movimento adquirido (ou de repouso) denominada: a) fora centrpeta. b) fora de ao e reao. c) inrcia. d) desacelerao.

3. (PUC-RJ) Um paraquedista salta de um avio e cai


em queda livre at sua velocidade de queda se tornar constante. Podemos afirmar que a fora total atuando sobre o paraquedista aps sua velocidade se tornar constante : a) vertical e para baixo. b) vertical e para cima. c) nula. d) horizontal e para a direita. e) horizontal e para a esquerda.

4. (Unifesp) Na figura a seguir, est representado um


lustre pendurado no teto de uma sala.

Em uma coliso entre um carro e uma moto, ambos em movimento e na mesma estrada, mas em sentidos contrrios, observou-se que, aps a coliso, a moto foi jogada a uma distncia maior do que a do carro. Baseado em seus conhecimentos sobre mecnica e na anlise da situao descrita acima, bem como no fato de que os corpos no se deformam durante a coliso, correto afirmar que, durante essa coliso: a) a fora de ao menor do que a fora de reao, fazendo com que a acelerao da moto seja maior que a do carro aps a coliso, j que a moto possui menor massa. b) a fora de ao maior do que a fora de reao, fazendo com que a acelerao da moto seja maior que a do carro aps a coliso, j que a moto possui menor massa. c) as foras de ao e reao apresentam iguais intensidades, fazendo com que a acelerao da moto seja maior que a do carro aps a coliso, j que a moto possui menor massa. d) a fora de ao menor do que a fora de reao, porm a acelerao da moto aps a coliso depende das velocidades do carro e da moto imediatamente anteriores coliso. e) exercer maior fora sobre o outro aquele que tiver maior massa e, portanto, ir adquirir menor acelerao aps a coliso. f) I.R.

Material complementar ao livro Fsica Mecnica, de Alberto Gaspar (So Paulo: tica, 2009; volume 1). Editora tica. Todos os direitos reservados.

O SSA IA RG ENE

6. (Acafe-SC) O mundo atual apresenta muitas situaes de acelerao: um objeto caindo, um carro freando. O clculo da alterao da velocidade est presente em muitas situaes do dia a dia, como no pouso e decolagem de avies. O conceito de acelerao transcende a cinemtica, sendo utilizado em economia (variao das taxas de inflao e desemprego), em geografia (variao das taxas de crescimento populacional) e em medicina (variaes no metabolismo). Com base em seus conhecimentos de Mecnica, correto afirmar: a) Um corpo em MRU est sujeito a uma fora resultante no nula. b) Um carro em alta velocidade implica afirmar que ele tem alta acelerao. c) A inrcia de um corpo est associada somente ao estado de repouso do corpo. d) A lei de ao e reao s valida para corpos em repouso. e) Para um objeto caindo ou um carro freando, a acelerao e a fora resultante atuando nos corpos no sero nulas.

9. (PUC-RS) Um objeto largado de um avio descreve


uma trajetria parablica como mostra a linha tracejada da figura a seguir.
B C

ENTO MOVIM

E PR

FL T ACAO

IA POTENC

A E

Questes de Vestibulares

Se a resistncia do ar desprezada, a fora resultante que age sobre o projtil na posio indicada pode ser representada pelo vetor: a) A&. b) B&. c) C&. d) D&. e) E&.

10. (PUC-MG) Um carro est movendo-se para a direita


com uma determinada velocidade quando os freios so aplicados. Assinale a opo que d o sentido correto para a velocidade v do carro, sua acelerao a e a fora resultante F que atua no carro enquanto ele freia.

7. (FEI-SP) Qual a marcao do dinammetro abaixo?


F = 100 N F = 100 N

a) 0 N b) 50 N c) 100 N

d) 150 N e) 200 N v

sentido original do movimento

8. (UFSC) No livro Viagem ao cu, Monteiro Lobato


afirma que, quando jogamos uma laranja para cima, ela sobe enquanto a fora que produziu o movimento maior que a fora da gravidade. Quando a fora da gravidade se torna maior, a laranja cai. Assinale a(s) proposio(es) correta(s). 01) Realmente na subida, aps ser lanada pela mo de algum, haver uma fora maior do que o peso para cima, de modo a conduzir a laranja at uma altura mxima. 02) Quando a laranja atinge sua altura mxima, a velocidade nula e todas as foras tambm se anulam. 04) Supondo nula a resistncia do ar, aps a laranja ser lanada para cima, somente a fora peso atuar sobre ela. 08) Para que a laranja cesse sua subida e inicie sua descida, necessrio que a fora da gravidade seja maior que a mencionada fora para cima. 16) Supondo nula a resistncia do ar, a acelerao da laranja independe de sua massa.

a) b) c) d)

11. (Ufla-MG) Considere um bloco de massa M em repouso, sobre uma superfcie horizontal isenta de atrito. Uma fora F constante atua sobre esse bloco, ao longo de uma distncia D, de forma que o bloco atinge uma velocidade v1. Em seguida, repete-se a operao sobre esse mesmo bloco, tambm inicialmente em repouso, mas, dessa vez, a fora F atua sobre o corpo ao longo de uma distncia 2D, atingindo uma velocidade v2. Pode-se afirv1 mar que a razo v : 2 1 c) 2. a) . 2 1 b) 2 . d) . 2

Material complementar ao livro Fsica Mecnica, de Alberto Gaspar (So Paulo: tica, 2009; volume 1). Editora tica. Todos os direitos reservados.

O SSA IA RG ENE

12. (PUC-MG) A figura representa um bloco de massa


m que, aps ser lanado com velocidade v, sobe uma rampa de comprimento L, sem atrito, inclinada de um ngulo .

FL T ACAO

que a da gravidade. (Adaptado de: Michel Rival. Os grandes experimentos cientficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.) Observe, a seguir, a reproduo de um plano inclinado usado no final do sculo XVIII para demonstraes em aula.
ROBERT P. CREASE

ENTO MOVIM

S
IA POTENC

E PR

altura

Questes de Vestibulares

Assinale a opo que corresponde s foras que atuam no bloco enquanto ele estiver subindo a rampa. c) a)

com pri me nto

Adaptado de Os dez mais belos experimentos cientficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

b)

d)

13. (Ufersa-RN) Um objeto de massa 2,0 kg abandonado, a partir do repouso, do topo de um plano inclinado com 16 m de extenso, conforme a figura a seguir.

Admita que um plano inclinado M1, idntico ao mostrado na figura, tenha altura igual a 1,0 m e comprimento da base sobre o solo igual a 2,0 m. Uma pequena caixa colocada, a partir do repouso, no topo do plano inclinado M1 e desliza praticamente sem atrito at a base. Em seguida, essa mesma caixa colocada, nas mesmas condies, no topo de um plano inclinado M2 , com a mesma altura de M1 e comprimento da base sobre o solo igual a 3,0 m.

14. (Uerj) A razo


16 m

v1 entre as velocidades da caixa ao v2 alcanar o solo aps deslizar, respectivamente, nos planos M1 e M2 igual a: a) 2. b) 2 . c) 1. 1 . d) 2

A acelerao da gravidade local vale 10 m/s2, sen = 0,8, cos = 0,6 e no h atrito. A fora, em N, exercida pelo bloco sobre o plano vale: a) 2 N. c) 12 N. b) 5 N. d) 16 N. Utilize as informaes a seguir para responder s questes de nmeros 14 e 15. Desde Aristteles, o problema da queda dos corpos um dos mais fundamentais da cincia. Como a observao e a medida diretas do movimento de corpos em queda livre eram difceis de realizar, Galileu decidiu usar um plano inclinado, onde poderia estudar o movimento de corpos sofrendo uma acelerao mais gradual do

15. (Uerj) A razo

t1 entre os tempos de queda da t2 caixa aps deslizar, respectivamente, nos planos M1 e M2 igual a: a) 2. b) 2 . c) 1. 1 . d) 2

16. (UFPR) O empregado de uma transportadora precisa descarregar de dentro do seu caminho um balco de 200 kg. Para facilitar a tarefa do empregado, esse tipo de caminho dotado de uma rampa, pela qual se podem deslizar os objetos de dentro

Material complementar ao livro Fsica Mecnica, de Alberto Gaspar (So Paulo: tica, 2009; volume 1). Editora tica. Todos os direitos reservados.

O SSA IA RG ENE

Questes de Vestibulares

do caminho at o solo sem muito esforo. Considere que o balco est completamente sobre a rampa e deslizando para baixo. O empregado aplica nele uma fora paralela superfcie da rampa, segurando-o, de modo que o balco desa at o solo com velocidade constante. Desprezando a fora de atrito entre o balco e a rampa, e supondo que esta forme um ngulo de 30 com o solo, o mdulo da fora paralela ao plano inclinado exercida pelo empregado : a) 2 000 N. d) 1 000 N. 3 N. e) 200 N. b) 1 000 c) 2 000 3 N.

c) a fora atuando no bloco maior que a fora de atrito. d) a massa do homem superior massa do bloco.

ENTO

E PR

FL T ACAO

IA POTENC

MOVIM

19. (UFF-RJ) Professores do Instituto de Fsica da UFF


estudam a dinmica do movimento de placas geolgicas que compem a crosta terrestre com o objetivo de melhor compreender a fsica dos terremotos. Um sistema simples que exibe os elementos determinantes dessa dinmica composto por um bloco apoiado sobre uma mesa horizontal rugosa e puxado por uma mola, como mostrado abaixo. A mola esticada continuamente por uma fora F de mdulo crescente, mas o bloco permanece em repouso at que o atrito no seja mais suficiente para impedir seu deslocamento.
F

17. (Ufla/PAS-MG) Um bloco colocado sobre uma superfcie horizontal spera. Uma fora horizontal F& aplicada no bloco, mas ele no se move devido fora de atrito esttico F&ate. Abaixo apresentado o diagrama de foras que atuam no bloco.
N

Fat

Analisando esse diagrama, duas afirmativas so feitas: I. A fora de atrito esttico F&ate e a fora F& formam um par ao-reao, pois tm o mesmo mdulo, direo e sentido. II. A fora normal N& e o peso P& formam um par ao-reao, pois tm o mesmo mdulo, direo e sentido. Pode-se afirmar que: a) as duas afirmaes esto incorretas. b) as duas afirmaes esto corretas. c) somente a afirmativa I est correta. d) somente a afirmativa II est correta.

Enquanto no houver deslizamento, correto afirmar que: a) o mdulo da fora que o bloco faz sobre a mola igual ao mdulo da fora de atrito sobre o bloco. b) o mdulo da fora de atrito sobre o bloco maior que o mdulo da fora que a mola faz sobre o bloco. c) o mdulo da fora de atrito depende da fora normal sobre o bloco, j que a normal a reao ao peso. d) o mdulo da fora que a mola faz sobre o bloco maior que o mdulo da fora que o bloco faz sobre a mola. e) o mdulo da fora de atrito sobre o bloco no muda enquanto a mola esticada.

20. (UFRJ) Uma fora horizontal de mdulo F puxa um


bloco sobre uma mesa horizontal com uma acelerao de mdulo a, como indica a figura 1. Sabe-se que, se o mdulo da fora for duplicado, a acelerao ter mdulo 3a, como indica a figura 2.
a F figura 1 figura 2 3a 2F

18. (UECE) Uma pessoa est empurrando um bloco com


velocidade constante sobre uma superfcie horizontal. Considerando que haja atrito entre o bloco e a superfcie horizontal, pode-se afirmar, corretamente, que o bloco se move dessa maneira porque: a) a fora de atrito cintico ligeiramente superior fora aplicada pela pessoa. b) o somatrio das foras que atuam no bloco zero.

Suponha que, em ambos os casos, a nica outra fora horizontal que age sobre o bloco seja a fora de atrito de mdulo invarivel f que a mesa f entre o mduexerce sobre ele. Calcule a razo F lo f da fora de atrito e o mdulo F da fora horizontal que puxa o bloco.

Material complementar ao livro Fsica Mecnica, de Alberto Gaspar (So Paulo: tica, 2009; volume 1). Editora tica. Todos os direitos reservados.

O SSA IA RG ENE

21. (Fatec-SP) Trs blocos, A, B e C, apoiados sobre


uma superfcie horizontal, so puxados por uma fora F& de intensidade 20 N e, submetidos a uma fora de atrito resultante de 6,0 N, adquirem acelerao de 2,0 m/s2.
A B C F

presente. (Adaptado de: 2001: uma odisseia no espao, de Arthur C. Clark, apud Beatriz Alvarenga e Antonio Maximo Ribeiro da Luz. Curso de Fsica.)

ENTO

E PR

FL T ACAO

IA POTENC

MOVIM

23. (PUC-MG) Considerando a gravidade na Terra como 10 m/s2 e 1 kgf = 10 N, correto afirmar que a gravidade na Lua ser: a) nula, a pessoa estaria sujeita apenas aos efeitos de sua prpria massa. b) aproximadamente 1,6 m/s2. c) aproximadamente 10 m/s2, o que mudaria para o emigrante terrestre na Lua sua massa, que diminuiria. d) aproximadamente 10 m/s2 e estaria na vertical para cima, facilitando a flutuao e o deslocamento dos objetos.

Questes de Vestibulares

As massas dos blocos A e B so 1,0 kg e 3,0 kg, respectivamente. Nessas condies, a massa do bloco C , em kg: a) 2,0. d) 6,0. b) 3,0. e) 7,0. c) 4,0.

22. (Uneal) A figura a seguir ilustra a vista de cima de


uma superfcie horizontal sobre a qual um cubo homogneo, sujeito a foras horizontais de mdulos F1 = 12 newtons e F2 = 16 newtons, se desloca com velocidade constante. As foras so aplicadas nos centros das faces do cubo e so perpendiculares a estas (ver figura).
F 1

24. (PUC-MG) Considere um corpo na Lua, colocado


em uma superfcie plana e que, sobre ele, atue uma fora horizontal, conforme ilustrado a seguir. Os coeficientes de atrito esttico e cintico entre o objeto e a superfcie sobre a qual ele est apoiado valem, respectivamente, e = 0,2 e c = 0,1.
F 2 kg F = 1,34 N

F2

Sabe-se que os coeficientes de atrito esttico e cintico entre o cubo e a superfcie valem, respectivamente, 0,8 e 0,5. O peso do cubo vale, em newtons: a) 25. d) 70. b) 40. e) 85. c) 55. As questes 23 e 24 referem-se ao texto a seguir. Um dos atrativos da vida na Lua em geral era, sem dvida alguma, a baixa gravidade, produzindo uma sensao de bem-estar generalizada. Contudo, isso apresentava os seus perigos e era preciso que decorressem algumas semanas at que o emigrante procedente da Terra conseguisse adaptar-se. Um homem que pesasse na Terra noventa quilogramas-fora (90 kgf ) poderia descobrir, para grande satisfao sua, que na Lua seu peso seria de apenas 15 kgf. Se se deslocasse em linha reta e velocidade constante, sentiria uma sensao maravilhosa, como se flutuasse. Mas, assim que resolvesse alterar o seu curso, virar esquinas ou deter-se subitamente, ento perceberia que sua massa continuava

Assinale a afirmao correta sobre o objeto. a) Ir adquirir uma acelerao de aproximadamente 0,5 m/s2. b) No entrar em movimento, pois a fora externa menor que a fora de atrito mxima. c) Ir adquirir uma acelerao de 1,67 m/s2. d) Ir deslocar-se em movimento retilneo uniforme.

25. (Vunesp) Dois corpos, A e B, atados por um cabo,


com massas mA = 1 kg e mB = 2,5 kg, respectivamente, deslizam sem atrito no solo horizontal sob ao de uma fora, tambm horizontal, de 12 N aplicada em B. Sobre este corpo, h um terceiro corpo, C, com massa mC = 0,5 kg, que se desloca com B, sem deslizar sobre ele. A figura ilustra a situao descrita. Calcule a fora exercida sobre o corpo C.
C A B F = 12 N

26. (UFPB/PSS) A superfcie de uma mesa constituda


de dois materiais distintos, A e B. Um bloco de metal com massa igual a 2,0 kg lanado sobre essa mesa com velocidade inicial de 5,0 m/s. Inicialmente, o bloco desliza sobre o material A e, a seguir,

Material complementar ao livro Fsica Mecnica, de Alberto Gaspar (So Paulo: tica, 2009; volume 1). Editora tica. Todos os direitos reservados.

O SSA IA RG ENE

FL T ACAO

MOVIM

IA POTENC

passa a deslizar sobre o material B. Os coeficientes de atrito cintico entre o bloco e os dois materiais A B so, respectivamente, c = 0,35 e c = 0,25 e esto representados no grfico a seguir em funo da posio d.
A c B c

Supondo que o corpo tem peso P e realizando o procedimento conforme descrito, qual deve ser o valor do coeficiente de atrito esttico?

ENTO

E PR

Eixo

d (m)

a) tg . b) cos . c) sen .

d) sen + cos . e) sen cos .

Questes de Vestibulares

2,5

5,0

Nesse contexto, a distncia percorrida pelo bloco at atingir o repouso : a) 2,0 m. d) 5,0 m. b) 4,0 m. e) 3,0 m. c) 1,0 m.

29. (Vunesp) A figura mostra uma bola de massa m = 150 g


que se encontra presa extremidade de um fio de 64 cm de comprimento. Se a bola descreve um movimento circular uniforme com velocidade de 4 m/s, a intensidade da fora de trao no fio ser, em newtons, igual a:

27. (Udesc) Para o descarregamento de mercadorias de


um automvel, utiliza-se uma rampa com 2,000 m de comprimento, conforme ilustrado na figura abaixo. Uma caixa de 50,00 kg desliza sobre a rampa, partindo do repouso no topo. Durante o deslizamento, atua sobre a caixa uma fora de atrito constante de 137,5 N.

a) 3,75. b) 4,15. c) 4,60.

d) 5,25. e) 5,75.

30. (UFJF-MG) Um carrinho desliza sem qualquer tipo


1,0 m

de atrito ao longo da rampa indicada na figura a seguir, cuja parte baixa um arco de circunferncia.

A velocidade escalar da caixa quando ela atinge a base da rampa : a) 9, 00 m/s. b) 40, 00 m/s. c) 31, 0 m/s. d) 20, 0 m/s e) 137, 50 m/s.

A B E

28. (Unioeste-PR) Um dos mtodos que podem ser


usados para medir experimentalmente o coeficiente de atrito esttico entre um corpo e uma superfcie consiste em colocar o corpo sobre uma superfcie que pode ser elevada em torno de um eixo posicionado em uma de suas extremidades, conforme mostra a figura a seguir. Deve-se elevar a extremidade livre at que o corpo esteja na iminncia de escorregar e, ento, anotar o ngulo .

No ponto mais baixo da rampa, a fora resultante sobre o carrinho melhor representada por qual seta? a) Seta A. b) Seta B. c) Seta C. d) Seta D. e) Seta E (seta de comprimento nulo; a fora resultante no ponto mais baixo nula).

Material complementar ao livro Fsica Mecnica, de Alberto Gaspar (So Paulo: tica, 2009; volume 1). Editora tica. Todos os direitos reservados.

O SSA IA RG ENE

31. (PUC-MG) A lista dos dinossauros que viveram em


territrio brasileiro acaba de aumentar. Seu mais novo integrante Maxakalisaurus topai, que foi apresentado ao pblico em agosto de 2006, com a exposio de seu esqueleto reconstrudo no Museu Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Para extrair da terra o fssil de seis toneladas, encontrado durante a construo de uma estrada no local, foram precisos quatro anos de trabalho: de 1998 a 2002. O nome do espcime foi dado em homenagem tribo indgena dos maxacalis, daquela regio, e a Topai, uma de suas divindades. (Texto adaptado de <http://noticias.uol. com.br/licaodecasa/materias/medio/atualidades/ ult1685u258.jhtm>.) Os arquelogos precisaram usar um aparato capaz de erguer o fssil de 6 toneladas, cuja representao simplificada dada na figura a seguir:
F C A

ENTO

E PR

FL T ACAO

MOVIM

IA POTENC

Questes de Vestibulares

Considere que o dinossauro est dentro do continer C (de peso desprezvel, comparado com o do dinossauro) e que ser erguido do ponto A ao ponto B pelo motor M, com uma fora de mdulo F e com velocidade constante. Assinale o valor da fora indicada na figura. (Dados: g = 10 m/s2, cos = 0,87 e sen = 0,5.) a) 6,0 103 N b) 5,22 104 N c) 3,0 104 N d) 3,0 103 N

Material complementar ao livro Fsica Mecnica, de Alberto Gaspar (So Paulo: tica, 2009; volume 1). Editora tica. Todos os direitos reservados.

You might also like