You are on page 1of 4

COLGIO ADVENTISTA DA LIBERDADE Prof Cinthia Yamashita Artes

1 Ano FOTOGRAFIA / ARTE PS MODERNA

Fotografia
Histria
A palavra Fotografia vem do grego [fs] ("luz"), e [grafis] ("estilo", "pincel") ou graf, e significa "desenhar com luz e contraste. Por definio, fotografia , essencialmente, a tcnica de criao de imagens por meio de exposio luminosa, fixando esta em uma superfcie sensvel. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e atribuda ao francs Joseph Nicphore Nipce. Contudo, a inveno da fotografia no obra de um s autor, mas um processo de acmulo de avanos por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos. Ao longo da histria, diversas pessoas foram agregando conceitos e processos que deram origem fotografia como a conhecemos. O mais antigo destes conceitos foi o da cmara escura conhecida por Leonardo da Vinci que a usava, como outros artistas no sculo XVI para esboar pinturas.

Imagem da primeira fotografia permanente do mundo feita por Nipce, em 1825.

Se por um lado os princpios fundamentais da fotografia se estabeleceram h dcadas e, desde a introduo do filme fotogrfico colorido, quase no sofreram mudanas, por outro, os avanos tecnolgicos tm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilizao das etapas do processo de produo e a reduo de custos, popularizando o uso da fotografia. Atualmente, a introduo da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que so oferecidos a preos cada vez menores, disponibilizam ao usurio mdio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificao dos processos de captao, armazenagem, impresso e reproduo de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada facilidade de integrao com os recursos da informtica, como organizao em lbuns, incorporao de imagens em documentos e distribuio via Internet, tm ampliado e democratizado o uso da imagem fotogrfica nas mais diversas aplicaes. A incorporao da cmera fotogrfica aos aparelhos de telefonia mvel tm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivduo. Dessa forma, a fotografia, medida que se torna uma experincia cada vez mais pessoal, dever ampliar, atravs dos diversos perfis de fotgrafos amadores ou profissionais, o j amplo espectro de significado da experincia de se conservar um momento em uma imagem.

Cmara Escura Equipamentos

A fotografia se estabiliza como processo industrial no sculo XX articulando uma cmera ou cmara escura, como dispositivo formador da imagem e um modo de gravao da imagem luminosa uma superfcie fotossensvel, que pode ser filme fotogrfico, o papel fotogrfico ou, no caso da fotografia digital, um sensor digital CCD/CMOS que transforma a luz em um mapa de impulsos eltricos, que sero armazenados como informao em um carto digital de armazenamento. Os controles so geralmente inter-relacionados. Por exemplo, a exposio varia segundo a abertura (que determina a quantidade de luz) multiplicada pela velocidade do obturador (que determina um tempo de exposio), o que varia o tom da foto, a profundidade de campo fotogrfico e o grau de corte temporal do modelo fotografado. Diferentes distncias focais das lentes permitem variar a conformao da profundidade da imagem, bem como seu ngulo.

P. 1

COLGIO ADVENTISTA DA LIBERDADE Prof Cinthia Yamashita Artes

Os controles das cmeras podem incluir: - Foco - Abertura das lentes - Tempo de exposio (ou velocidade de abertura do obturador) - Distncia focal das objetivas fixas: (teleobjetiva, normal ou grande-angular), ou variveis (zoom) - Sensibilidade do filme - Fotmetro (mede intensidade da luz - velocidade de obturao ou abertura de diafragma)

Fotografia como arte


A discusso sobre se a fotografia arte ou no longa e envolve uma diversidade de opinies. De acordo com Barthes (filsofo francs), muitos no a consideram arte, por ser facilmente produzida e reproduzida, mas a sua verdadeira alma est em interpretar a realidade, no apenas copi-la. Nela h uma srie de smbolos organizados pelo artista e o receptor os interpreta e os completa com mais smbolos de seu repertrio. Fazer fotografia no apenas apertar o disparador. Tem de haver sensibilidade, registrando um momento nico, singular. O fotgrafo recria o mundo externo atravs da realidade esttica. Em um mundo dominado pela comunicao visual, a fotografia s vem para acrescentar, pode ser ou no arte, tudo depende do contexto, do momento, dos cones envolvidos na imagem. Cabe ao observador interpretar a imagem, acrescentar a ela seu repertrio e sentimento.

Fotografia Artstica Henri Cartier Bresson

Fotografar colocar na mesma linha de mira a cabea, o olho e o corao. Henri Cartier-Bresson Fotgrafos renomados:

Robert Capa Dorothea Lange

Henri Cartier Bresson Sebastio Salgado


P. 2

COLGIO ADVENTISTA DA LIBERDADE Prof Cinthia Yamashita Artes

Arte Ps-Moderna
A arte ps-moderna definida por alguns pesquisadores como uma arte que surgiu e prevalece devido ao capitalismo contemporneo, que se estabeleceu aps a queda do Muro de Berlim e conseqente derrocada do sistema socialista como uma forma de governo que pudesse ser sustentada pelos governos ao redor do mundo. Essa crise ideolgica que se abateu sobre o mundo no sculo XX a grande responsvel pelo surgimento do ps-moderno, uma arte que se firma sobre o esgotamento da arte Modernista, cuja influencia foi sentida at fins do sculo XX. Uma das primeiras vezes que o termo ps-moderno foi usado foi por um brasileiro, Mrio Pedrosa, em 1964, ao classificar a forma de arte praticada por Hlio Oiticica. A arte ps-moderna no aceita por todos os autores, crticos ou artistas, e muitos deles chegam a evitar o termo. Outros afirmam que o termo no adequado pois no houve uma ruptura com a esttica modernista, como a palavra ps sugere o que houve foi uma maior fragmentao da realidade, do tempo e do espao.

Os Muitos Nomes da Arte Ps-Moderna


O modernismo abrange as manifestaes artsticas ocorridas do final do sculo passado at o incio dos anos 60. A partir de ento, ou mais precisamente desde a Op Art, as tendncias artsticas so agrupadas sob a denominao de Ps-Modernismo. Entre as muitas tendncias em que se dividem as criaes artsticas ps-modernas esto o Happening, a Arte Conceitual, a Arte Digital, o Hiper-Realismo, a Minimal Art e a Body Art. Conhecer cada um desses movimentos no tarefa simples, pois sua definio no ainda uma questo plenamente resolvida pelos crticos de arte. Alm disso, muitos artistas ligados a essas tendncias so pouco conhecidos, uma vez que fizeram uma trajetria artstica muito breve, participando apenas de algumas exposies ou apresentaes. De modo geral, esses movimentos surgiram na Europa e nos Estados Unidos no final da dcada de 60 e nos primeiros anos da dcada de 70. Eles procuraram realizar uma sntese que ignorou os limites entre as artes plsticas e as outras expresses artsticas. HAPPENING O Happening (do ingls, acontecimento) uma forma de expresso das artes visuais que, de certa maneira, apresenta caractersticas das artes cnicas. Neste tipo de obra, quase sempre planejada, incorpora-se algum elemento da espontaneidade ou improvisao, que nunca se repete da mesma maneira a cada nova programao. O Happening incorpora ao mesmo tempo elementos das artes plsticas (cenrio, roupas, cores, etc.), da msica, do teatro, cinema, literatura e at mesmo da poltica. um espetculo coletivo, no qual os artistas no esto sujeitos a um roteiro predeterminado, podendo atuar livremente e de improviso. ARTE CONCEITUAL Os artistas ps-modernos discutiram tambm a questo do ato de criar a obra de arte. A Arte Conceitual define-se como o movimento artstico moderno ou contemporneo que defende a superioridade das idias veiculadas pela obra de arte, deixando os meios usados para criar em lugar secundrio. Para os artistas conceituais, por exemplo, a arte no precisava de nenhum suporte material como pedra, tela, tintas ou qualquer outro. O artista Conceitual apenas prope idias de obras e o receptor da proposta deve imagin-las. Assim, a exposio de Arte Conceitual que ocorreu na Alemanha em 1969 limitou-se a um catlogo, em que cada artista expunha em algumas pginas suas obras, ou seja, seus conceitos e suas idias sobre elas. A arte conceitual recorre freqentemente ao uso de fotografias, mapas e textos escritos.
Marcel Duchamp A Fonte

P. 3

COLGIO ADVENTISTA DA LIBERDADE Prof Cinthia Yamashita Artes


ARTE DIGITAL Com o desenvolvimento acelerado da informtica a partir da dcada de 60, o computador invadiu praticamente todas as reas da atividade humana, incluindo a criao artstica. Em vez de tela, pincel e tintas, os artistas ligados Arte por Computador usam programas de computao para criar obras que podem ser 2 reproduzidas na televiso, no cinema ou mesmo em papel. Mas o fundamental que tais obras resultam da utilizao de linguagem lgica da informtica. Atravs dela e com o auxilio de sofisticado equipamento, o artista transforma impulsos eletrnicos em imagens na tela de vdeo. Apesar de tudo isso, o cotidiano vivido pelo homem um eterno e forte apelo imaginao criadora do artista. Talvez seja por isso que ao longo da histria os movimentos realistas sempre ressurgem.
Pablo Alfieri

HIPER REALISMO No entanto, necessrio observar que, apesar do nome, as obras realistas nunca foram um retrato fiel da realidade, pois a obra de arte sempre o resultado da viso pessoal do artista, de sua interpretao do real. O realismo da dcada de 70, chamado de Hiper-Realismo. Tinha como proposta representar um tema familiar, mas procurando explicitar para o observador aspectos surpreendentes desse tema. Em geral os pintores Hiper-realistas faziam seus quadros a partir de fotografias, de preferncia em preto e branco. O uso das cores era uma opo do artista para com elas criar, numa tela plana, efeitos intensos de volume, luz e profundidade.

Ron Mueck

MINIMAL ART OU MINIMALISMO As obras criadas pelos artistas ligados a Minimal Art apresentam formas geomtricas simples, repetidas simetricamente e de grandes propores.

Richie Hawtin

BODY ART J a Body Art caracteriza-se pelo uso que o artista faz de seu prprio corpo como base para a criao plstica. Bruce Naumann, por exemplo, artista ligado a esse movimento, apresentou em 1966 uma fotografia dele prprio lanando gua pela boca, intitulada Retrato do Artista como uma Fonte.

Caractersticas do Ps-Modernismo:

Bruce Naumann

- Eliminao das fronteiras entre arte erudita e popular. Podemos dizer que foi uma espcie de unificao da arte erudita com a popular. Nisso a arte ps-moderna criou um produto de aceitao por todas as camadas sociais. - Ecletismo. O ecletismo no obedece a regras, nem questionando limites entre o bom e o mau gosto. Serias mais ou menos assim: o que importa o que eu penso! - Intertextualidade. o uso de temas do cotidiano apresentado ao pblico de outro ponto de vista. Em sua maioria com objetivo irnico a at pardico. - Individualismo narcisista. Dedica-se s lutas minoritrias. Ou seja, a ecologia, as mulheres, os negros, homossexuais, entre outros. - Niilismo. A pessoa em nada cr e nada espera, por nada luta e no acredita que haja um sentido para a sua existncia, entregando-se ao prazer do consumo e tirando o mximo que pode do presente. Isso niilismo.

P. 4

You might also like