You are on page 1of 25

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU

By Shifu Samir dos Reis Macedo

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU

O QUE NAN BEI JI QUAN WUSHU KUNG-FU SYSTEM? um sistema de Wushu onde praticamos: Wushu moderno, Wushu tradicional, Tai Chi Chuan, Liangong, Chi Kung, Mo Fat Djong, Yijinjing, Baduanjin, Chin-Na, Sanshou, BaGuaZhang, XingYiQuan, filosofia e etc. literalmente NAN BEI JI QUAN significa Punhos Extremos do Sul e do Norte. No nome de estilo.

O QUE KUNG-FU? Kung-Fu quer dizer habilidade em fazer algo.

O QUE WUSHU? Este o termo correto para as artes marciais chinesas e quer dizer Arte da paragem da violncia. Wushu permite que a mente, corpo e alma alcancem o auge de seus potenciais. Wushu ( ou ; pinyin: wush) um termo chins que literalmente significa arte marcial. Este o termo correto para o que no ocidente se passou a chamar errneamente de kung fu (ver tpico abaixo). Na China o termo Kuo Shu, que significa arte nacional, tambm usado, na acepo de arte marcial. Existem catalogados na China centenas de estilos de arte marcial, e estes classificam-se em duas escolas: Waijia ou escola externa, e Neijia ou escola interna. Na primeira se inclui a maior parte dos estilos de wushu, alguns originrios do templo de Shaolin (ou outros templos, como Emeishan, Fukien, Huanshan, para citar os mais famosos). J a segunda se tornou mais famosa a aprtir do templo do Monte Wudang, centro que enfatizava estilos tradicionais, alguns muito famosos no Ocidente, como o Pa Kua Chang (Baguazhang), Hsing-I Chuan (Xingyiquan) e o Tai Chi Chuan (Taijiquan); entretanto, algumas modalidades da escola interna, como o I-Chuan, o Hsing-I e o Pakua, no tiveram origem em templos. Uma reformulao moderna com um intuito esportivo o Wushu Olmpico (ou Wushu Moderno) que consiste de coreografias e tcnicas de exibio, deixando de lado a eficincia real de luta enfocada pelo wushu tradicional, em prol de uma beleza esttica. Kung Fu - um sistema de luta desenvolvida na china.Surgiu das observaes dos animais. Porm, ningum sabe ao certo quando surgiu. Embora j tenha mais de 4.000 anos, a verdade nele continua novinha porque, vai se adaptando de tempos em tempos como uma arte tradicional.

A histria do Kung Fu cheia de muitas lendas e ciladas que tornam qualquer tentativa sria de transmitir uma histria compreensiva e puramente factual quase impossvel. A principal razo para isto que a histria de uma pessoa a lenda de outra. H muito poucas provas documentadas para sustentar qualquer histria de Kung Fu, j que a maioria das histrias passam de pai para filho, oralmente, sem qualquer documentao escrita para comprovar. Sendo assim, tentarei cortar muito dos mitos e apresentar um relato claro. Se um relato for puramente lenda, ser registrado como tal aqui.

By Shifu Samir dos Reis Macedo

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


==Os Primrdios== Os primeiros registros fiis de Kung Fu foram encontrados em ossos e cascos de tartarugas da dinastia Shang (1766-1122 a.C.), embora acredita-se que o Kung Fu se desenvolveu muito antes disso. Machados de pedra, facas e flechas foram desenterrados do perodo da China em recentes escavaes. Na verdade, Huang-Ti, o terceiro dos Trs Imperadores de Outono (embora alguns o considerem o primeiro imperador da China) usava espadas de cobre para o combate. Ch'uan fa, ou estilo do punho, como era chamado o Kung Fu no comeo, tornou-se muito popular, quando os guerreiros de Chou da China Ocidental derrotaram o monarca da dinastia Shang em 1122 a.C. Durante o perodo Chou, uma espcie de luta romana chamada jiaoli foi listada como um esporte militar juntamente com arco e flecha e corrida de carruagens. O perodo de 770-481 a.C. foi chamado de Era da Primavera e do Outono. Durante esta poca, o Kung Fu foi chamado de ch'uan yung, e a arte comeou a florescer. O perodo dos Estados Guerreiros (480-221 a.C.) produziu muitos estrategistas que enfatizavam a importncia do Kung Fu na construo de um forte exrcito. Conforme mencionado por Sun-tzu (A Arte da Guerra), "Exerccios de luta romana e ataque fortalecem o fsico do guerreiro". Dos notveis mestres de Kung Fu em luta de espadas naquele tempo, muitos eram mulheres. Uma delas, Yuenu, foi convidada pelo Imperador Goujian, para expor suas teorias sobre a arte de esgrimista. O termo oficial para o Kung Fu naquela poca era chi chi wu (os mesmos caracteres que os usados para o jujutsu japnes).

As dinastias Ch'in (221-206 a.C.) e Han (206 a.C. - 220 d.C.) presenciaram o crescimento de artes marcias como o shoubo (luta romana) e o jiaodi, uma contenda na qual os participantes se defrontam com chifres de boi nas cabeas. O Kung Fu passou a se chamar chi ch'iao. Vrias novas armas foram incorporadas arte, e o taosmo(Filosofia [[Tao]]) comeou a influenciar a filosofia de luta. Na dinastia Chin (265-439 d.C.) e nas dinastias do Norte e do Sul (420-581 d.C.), um famoso mdico e filsofo taosta, integrou o Kung Fu com chi kung (execcios respiratrios, tambm chamados qigong). Suas teorias de poder interior e exterior ainda so respeitadas at hoje. Ge Hong baseou-se muito na pesquisa de seu antecessor Hua T'o, que, durante o perodo dos Trs Reinos (220-265 d.C.), criou um mtodo de movimento e respirao chamado wu chien shi. Este inclua a imitao dos movimentos do pssaro, veado, urso, macaco e tigre. Dizia-se que Hua T'o recebeu ajuda de um sacerdote taosta chamado Chin Ch'ien. As obras de Hua T'o e Ge Hong foram um marco do desenvolvimento de exerccios de Kung Fu. O seguinte grande desenvolvimento da histria do Kung Fu tambm veio durante as dinastias do Norte e do Sul: a chegada de Bodhidharma. ==O Nascimento do Wushu==

By Shifu Samir dos Reis Macedo

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


Com o Kung Fu Shaolin firmemente plantado no solo da China, a arte diversificou-se em milhares de estilos familiares distintos. Durante a dinastia Sung (960-1279 d.C.), houve um grande aparecimento da sociedade de Kung Fu, nem todas promovendo boas aes. Sociedades tais como os Drages Negros ou as Trades eram muito fechadas - quase como famlias. Seus objetivos iniciais no so claros, mas com o poder vem a corrupo, e muitas sociedades de Kung Fu voltaram-se para o crime. No era raro encontrar um mestre de Kung Fu de uma determinada escola (kwoon) ou provncia vagando de vilarejo em vilarejo, testando sua habilidade. Muitas vezes havia duelos at a morte. Alm de lutas mortais, havia muitas demonstraes pblicas para atrair novos praticantes. De acordo com a crnica da capital de Kaifeng, estes "shows de rua" eram muito populares. Na dinastia Ming (1368-1644 d.C.), o Kung Fu era conhecido historicamente como chi yung e a arte floresceu, especialmente no Sul da China. Os estilos de Shaolin do Sul concentravam-se no templo Shaolin, na provncia Fukien. Wang Lang da provncia de Shang-tung criou o famoso estilo Louva-a-Deus (Tang Lang), baseado nos movimentos do inseto de mesmo nome. Os estilos da gara branca (pao-hoc) e do macaco (tsitsing pi qua) surgiram tambm. Talvez, o maior evento internacional durante este perodo tenha sido a introduo do Kung Fu no Japo. Ch'en Yuan-ping viajou ao Japo e introduziu o ch'in-na, uma forma de manipulao das juntas que acrescentou muito ao Jujutsu japons. A maior documentao histrica desta era ocorreu quando Qi Jiguang, um conhecido general, compilou um livro tratando de 16 diferentes estilos de exerccios com as mos desarmadas e umas 40 tcnicas com lana e bastes de trs partes. Ele criou tambm uma srie completa de teorias e mtodos de treinamento, dando assim grandes contribuies ao Kung Fu.

Quando os Manchus derrubaram a dinastia Ming em 1644, eles estabeleceram a dinastia Ch'ing, que caiu em 1911. O Kung Fu era chamado de pai ta, e 18 sistemas de armas para combate foram praticados. Sociedades secretas floresceram, especialmente a Sociedade da Ltus Branca, que era enfatizada no taosmo. As sociedades da dinastia Ch'ing eram organizaes que desejavam derrubar os Manchus ou afastar as influncias europias ocidentasis de seu pas. Muitas sociedades ensinavam a seus membros que suas tcnicas de Kung Fu os tornariam invencveis, mesmo para balas de armas de fogo. Isto provocou a Rebelio dos Boxers (chamados "boxers" pelos estrangeiros, porque os chineses enfrantavam as balas desarmados). Naturalmente, mos desarmadas no enfrentam balas, e a rebelio foi esmagada. Isto trouxe desrespeito para a validade do Kung Fu. Durante esta era, os mtodos de Kung Fu interior (nei-chia) comearam a se tornar populares. A era comunista foi introduzida depois da queda dos Manchus. O Kung Fu agora passava a chamar-se wushu ou kwo su. Poderosos chefes guerreiros, como Feng Yuhsiang, treinavam seus soldados com Kung Fu, desenvolvendo muito respeito arte. Em 1949, a Repblica Popular da China foi fundada, e muito tem sido feito desde ento para promover o Kung Fu. Velhos mtodos de luta voltaram a ser usados, e novos foram criados. Grupos de mestres foram formados para combinar e restabelecer vrios mtodos antigos, e o Wushu nasceu.

By Shifu Samir dos Reis Macedo

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


S no final da dcada de 1960 que o Kung Fu comeou a ser ensinado para os ocidentais, e arte se torna cada vez mais popular em todo o mundo. Nota: O registro histrico chins menciona, pela primeira vez, o Kung Fu no ano de 2674 a.C., ou seja, 4.676 anos j se passaram desde esse registro at o ano de 2002. Fonte: Livro Segredos do Kung Fu - escrito by Uniao Ton Lon Kung Fu ==O Termo "Kung Fu"== '''Kung Fu''' (, Pin Yin:kung fu) , que tem a acepo de uma palavra [[China|chinesa]] em forma coloquial que pode significar "Tempo e habilidade", adquiridos atravs de esforo e Competncia na luta corporal. O termo no era muito popular at a segunda metade do sculo XX; por isso raramente encontrado em textos modernos fora da China. Acredita-se que, no Ocidente, a palavra foi usada pela primeira vez no sculo XVIII, pelo missionrio jesuta francs Jean Joseph Marie Amiot. Com a imigrao de chineses (cantoneses, em sua maioria) para a Amrica, o termo comeou a se difundir. Os chineses de Guang Dong (Canto) costumavam a se referir treino das lutas corporais a atividade que requeria muito tempo de prtica ou trabalho duro sob rigorosa superviso de um mestre competente, e em seu dialeto usavam a expresso kung Fu. Entretanto, o termo ganhou popularidade de fato a partir do final dos anos 60, graas aos filmes de [[artes marciais| arte marcial]] de Hong Kong (especialmente os de [[Bruce Lee]]), e aos seriados para televiso que levavam no ttulo o termo Kung Fu. Sua popularidade no mundo se deu pelos filmes a partir dos anos 60 do sculo passado e dos EUA atravs de [[Bruce Lee]] e da srie da TV 'Kung Fu' estrelada por [[David Carradine]]. ==Kin Lai== A SAUDAO - KIN LAI A "saudao tradicional" do Kung Fu que o Kin Lai e deve ser executada com ambas as mos: a direita fechada (representando o sol) e a esquerda aberta (representando a lua) por cima da outra mo. Essa saudao feita para indicar respeito e agradecimento. Usar a inteligncia (mo esquerda em palma) mais eficiente do que usar o punho (mo direita fechada).

O QUE TAI CHI CHUAN? um sistema integral de sade fsica, mental, espiritual, e tambm uma arte de defesa pessoal. Literalmente significa A Suprema Integrao ou Suprema Energia dos Punhos.

O QUE LIANGONG?

By Shifu Samir dos Reis Macedo

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


Ginstica teraputica desenvolvida h 30 anos pelo ortopedista Zhuang Yuan Ming para aliviar dores e trabalhar a postura corporal. considerado a ginstica da alegria pelo bem estar que proporciona.

O QUE CHI KUNG? Cincia que utiliza a meditao e exerccios respiratrios para atingir o equilbrio energtico.

O QUE MOO FAT DJONG? Boneco de madeira usado no estilo Wing Chun Kung-Fu composto por 108 tcnicas empregadas na luta a curta distncia.

NOME DAS BASES MAIS USADAS:

MA-BU KON-BU XU-BU XIE-BU DULI-BU PU-BU XU LUNG BU DIANDIE BU GAI-BU CHA-BU PA MA-BU TEIN-BU

CAVALO ARCO E FLECHA GATO CRUZADA (FNIX) EQUILBRIO (GARA) ESQUIVA (SERPENTE) DRAGO MACACO CRUZADA ABERTA PELA FRENTE CRUZADA ABERTA POR TRS CAVALO EM OITO POSIO T

PRINCIPAIS POSTURAS NO WUSHU KUNG-FU E TAI CHI CHUAN:

MA-BU (CAVALO)

KON-BU (ARCO E FLECHA)

XU-BU (GATO)

By Shifu Samir dos Reis Macedo

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU

XIE-BU (FNIX)

DULI-BU (EQUILBRIO)

PU-BU (ESQUIVA)

CONTAGEM EM CHINS DE 1 A 20: YI ER SAN SI WU LIU QI BA JIU SHI SHIYI SHIER SHISAN SHISI SHIWU SHILIU SHIQI SHIBA SHIJIU ERSHI.

NOME DAS ARMAS EM CHINS: BASTO FACO OU ESPADA LARGA ESPADA RETA ESPADA CHATA LARGA ARMA DO KWAN KUN LANA BASTO TRIPLO ESPADA DUPLA ESPADA BBADA CORRENTE BASTO DO SUL ESPADA RETA FACO DO SUL ESPADA LARGA GUN DAO JIAN PUDAO KWAN DAO QIANGSHU SAN JEEYE GUN SHUANG DAO ZUI JIAN JIU JIE BIAN NANGUN JIANSHU NANDAO DAOSHU

NOME E SIGNIFICADO DOS TAOLUS/10 ROTINAS OLMPICAS: NANQUAN CHANGQUAN TAIJIQUAN NANGUN NANDAO GUNSHU QIANGSHU JIANSHU DAOSHU TAIJIDANJIAN PUNHO DO SUL PUNHO LONGO / NORTE TAI CHI MOS LIVRES BASTO DO SUL FACO DO SUL BASTO DO NORTE LANA ESPADA RETA FACO DO NORTE ESPADA DO TAI CHI

By Shifu Samir dos Reis Macedo

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


QUEM FOI KWAN KUN E PORQUE A LUZ VERMELHA? Irmo de sangue de Liu Pei que se tornou rei da China, Kwan Kun foi um grande guerreiro, chefe do exrcito cujo carter era inabalvel e que se atinha aos seguintes aspectos de moralidade: humildade, respeito, retido, confiana e lealdade. Decoramos a escola com a figura do Kwan Kun e com a luz vermelha para expressar que estamos em imbudos dos valores acima mencionados.

RITUAL DE INCIO E TRMINO DE AULA: Zhu Yi Xiang Shi Gung Ju Gong (ateno cumprimente/reverencie o Gro-Mestre) Zhu Yi Xiang Shi Fu Ju Gong (ateno cumprimente/reverencie o Mestre). Xie Xie; Shi Fu; Zai Jian. POR QUE TRAZEMOS FRUTAS NO EXAME DE GRADUAO? A cerimnia das frutas uma cerimnia religiosa usada tanto no Budismo como no Xintosmo, porm nas artes marciais chinesas tem como princpio fundamental expressar que a escola est prosperando, da a importncia da participao de todos os atletas; quanto mais frutas, maior o sinal de prosperidade. Tambm ao findar o exame de graduao celebrada uma confraternizao entre os alunos e espectadores.

TERMO EM CHINS PARA A VESTIMENTA DO KUNG-FU: Podemos usar I-FU ou TIEN-MON-HI

SOBRE OS CUMPRIMENTOS: O aluno dever sempre fazer saudaes ao chegar e ao ir embora. Sempre dever saudar em p e todos que se encontrarem no recinto. As saudaes tambm devero ser feitas em qualquer lugar.

QUAL A IMPORTNCIA DOS SONS (KIONS)? O Kion tem como funo concentrar a fora mental, fortalecer o chi e desequilibrar o adversrio.

QUAL A DIFERENA ENTRE A TCNICA DO SUL E DO NORTE? fcil distinguir uma forma sulista de uma nortista, as caractersticas das formas sulistas so: Bases estveis e baixas Movimentos fortes do incio ao final da forma Movimentos curtos Usam-se poucos chutes e saltos.

By Shifu Samir dos Reis Macedo

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


As caractersticas das formas nortistas so: Bases oscilantes muito baixas e muito altas Movimentos fortes demonstrados no final Movimentos longos Usa-se muitos chutes e saltos Obs.: no nosso sistema praticamos formas do sul e do norte por isso o atleta completo sem limitaes. POR QUE IMPORTANTE TER DISCIPLINA E PARTICIPAO? A disciplina a chave para o sucesso em qualquer ocasio. Participar importante pois enriquece o nosso currculo, projeta-nos sociedade e nos faz integrar ao grupo.

QUAIS OS BENEFCIOS DE SE PRATICAR ARTES MARCIAIS CHINESAS? Corao vigoroso; Artrias livres de gorduras; Articulaes ajeitadas; Nveis de aucares normais; Equilbrio hormonal; Sono mais tranqilo; Presso normal; Maior entusiasmo no sexo; Sistema imunolgico reforado; Memria mais afiada; Ossos mais fortes; Mais flego; Melhora da auto-estima e autoconfiana; Postura correta; Maior disciplina; Bom humor; Conhecimento da cultura oriental; Conhecimento de uma nova filosofia; Novas amizades; Auto-conhecimento e completo controle dos impulsos emocionais; Melhora a inteligncia, concentrao e coordenao; Melhora a atmosfera pessoal; Mais flexibilidade; Aumenta a fora e energia; Homens: prstata mais protegida; Mulheres: alvio da TPM, mamas mais firmes e mamas mais protegidas contra o cncer; Transferncia de aprendizagem a outros assuntos; Defesa pessoal; E muito mais...

By Shifu Samir dos Reis Macedo

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


ALGUNS NOMES EM CHINS E SEU SIGNIFICADO: OLA OU ALO BOA NOITE BOA TARDE BOM DIA DESCULPE MUITO OBRIGADO OBRIGADO OBRIGADO A VOCE POR FAVOR TCHAU NAO SIM MESTRE/PAI MESTRA/MAE GRO-MESTRE/AVO IRMAO MAIS NOVO IRMAO MAIS VELHO SALA DE TREINAMENTO FORMA (MOVIMENTOS) LUTA COMBINADA N HAU WAM CHAM HAU CHIA U HAU ZAU CHAN HAU DUI BU TI FEI JIAN CAI XIE NI XIE XIE XIE XIE NI TIM ZAI DIEM ou ZAI JIAN BU DUEI DUEI SHI FU SHI MO SHI GUNG SHI DA SHI HING MO KWOON TAOLU TOISHAO OU DUILIAN

O QUE UM ESTILO? um conjunto de elementos, relaes, tcnicas, costumes, etc. institudo por um fundador e seus seguidores legtimos com o objetivo de perpetuar uma arte marcial.

O QUE UM SISTEMA? o amadurecimento maior do estilo e ou um rgo que gerencia um grupo de tcnicas ou estilos. Exemplo NAN BEI JI QUAN WUSHU KUNG-FU SYSTEM.

QUAL A DIFERENA ENTRE WUSHU TRADICIONAL E MODERNO? O Governo Chins est imbudo de implantar o Wushu Moderno nos jogos olmpicos de 2008 em Beijing China. O Wushu tradicional geralmente uma modalidade mais fechada onde se praticado um determinado estilo criado por uma determinada famlia. J o Wushu Moderno mais aberto, competitivo e detm a essncia de vrios mestres, pois para cri-lo foram convocados os melhores mestres de toda a China, por isso to eficaz em todos os aspectos.

POR QUE SO IMPORTANTES OS VDEOS E OS LIVROS SOBRE WUSHU?

By Shifu Samir dos Reis Macedo

10

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


Quem quiser obter o sucesso, deve aproveitar minuto por minuto para desenvolver-se. Deve estudar bastante e conhecer bem seu prprio trabalho. Deve ter cuidado com todas as coisas, e estudar a ponto de saber responder a tudo quanto for perguntado a respeito do seu trabalho, arte e etc. por essa razo quem v vdeos ou l livros sobre sua arte sai na frente dos demais.

SOBRE AS CORES DOS UNIFORMES ARTSTICOS: Basicamente as formas sulistas usam o preto e o vermelho As formas nortistas usam praticamente todas as cores Tai Chi Chuan usa cores claras (tons pastis). CURIOSIDADES SOBRE ALGUMAS ARMAS: O basto era usado para mexer grandes tachos de arroz e para afugentar animais durante as viagens; Os enfeites que colocamos nas armas em tempos remotos eram para absorver o sangue do adversrio durante as batalhas; O Pudao era usado pelos guerreiros da infantaria contra os da cavalaria e era usado para cortar as patas dos cavalos; O Kwan Do do General Kwan Kun pesava cerca de 50 kg. O QUE YIN E YANG? Resumidamente so plos opostos de um todo, so foras antagnicas, porm complementares que expressam a dicotomia do universo. O Yang considerado o principio masculino, ativo, produtivo, associado ao sol, luz e ao principio criador da vida. O Yin considerado como o elemento feminino, passivo, destrutivo, associado lua, morte e escurido. Ambos so necessrios para se alcanar o estado de equilbrio. Para que haja nascimento preciso tambm haver morte. Antes que eu possa renascer preciso morrer, tal como acontece nos casos de reencarnao e evoluo estelar.

O QUE CHI (QI)? O Chi (Qi) uma espcie de energia, com funo nutritiva e de organizao celular, que supera as contribuies nutritivas do alimento e do ar. A vida se serve inclusive das leis da matria, mas as sobrepuja e exerce domnio sobre a matria. A vida consegue por si mesma formar novo tecido ou produzir vitaminas se estes forem necessrios.

NOMES DOS CHUTES MAIS USADOS NO WUSHU MODERNO: a) ZHENG TI TUI (braos esticados lateralmente chutando para frente e para cima com a perna esticada)

By Shifu Samir dos Reis Macedo

11

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


b) CE TI TUI (chutando com a perna direita, leva a mo direita no peito e flicking acima da cabea). c) LI HE TUI (brao esticado circulando a perna para dentro) d) WAI BAI TUI (brao esticado circulando a perna para fora) e) HOU LIAO TUI (chutando para trs levantando os braos para cima com a mesma perna que chutou de um passo frente jogando os braos para trs) f) TAN TUI (chute frontal peito de p com soco frontal de mo trocada) g) DENG TUI (chute frontal com calcanhar com palma da mo trocada) h) CE CHUAI TUI (chute de lado gira os braos cruzando as mos em cima e no meio trazendo-as na cintura e batendo de lado) i) QIAN SO TUI (rasteira de frente 720 sem as mos preparando em p com mo em cima da cabea esticada e a outra esticada lateralmente) j) HOU SO TUI (rasteira por trs 360) k) DAN PAI JIAO (chutando frontal na mo) l) LI HE PAI JIAO (chute circular para dentro batendo na mo) m) BAI LIAN PAI JIAO (chute circular para fora batendo na mo) n) SHU CHA (spacat abertura frontal) o) HENG CHA (spacat abertura lateral) p) TENG KONG FEI JIAO (chute frontal com perna direita saltando e caindo com peran direita) q) TENG KONG JIAN TAN (chute forntal saltando com soco) r) TENG KONG SHUANG FEI JIAO (chutando com os dois ps frontal e lateral) s) TENG KONG CE CHUA (chute lateral com cotovelada) t) TENG KONG BAI LIAN JIAO (chute bsico do CHANGQUAN) u) XUAN FONG JIAO (furaco de costas com perna direita caindo com perna direita) v) XUAN ZI (mariposa) w) CE KONG FUN (estrela e estrela sem as mos) x) QIANG BEI (rolamento frontal) y) LI YU DA TING (meio mortal) z) PAN TUI DIE (furaco do NANQUAN oficial) aa) WU LONG JIAO ZHU (faco no cho).

SOBRE MENSALIDADES, FILIAAO, EXAME DE FAIXA E FRIAS: MENSALIDADES: Sua mensalidade vence todo dia 1 de cada ms e voc tem at o dia 7 para pagar sem acrscimos. Depois do dia 7 ser cobrada uma taxa de atraso. FILIAES: So pagas anualmente entre os dias 01/JAN a 10/FEV para que o aluno possa receber todos os benefcios de uma escola organizada e especializada faz-se necessrio estar em dia com suas obrigaes perante a escola. EXAME DE FAIXAS: cobrada uma taxa para os exames de faixa conforme a graduao, parte desta taxa destinada manuteno da escola bem como de seus equipamentos que so fornecidos aos alunos ao longo de seu aprendizado. a escola quem determina se o aluno faz ou no o exame de graduao. FRIAS: Nos meses de frias escolares o aluno dever efetuar seus pagamentos normalmente, mesmo que for viajar e no participar dos treinos. A escola possui custos fixos que so irredutveis seja qual for a ocasio.

By Shifu Samir dos Reis Macedo

12

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


FERIADOS: A escola no funcionar nos feriados, assim como em outras instituies de ensino as aulas no so repostas por motivo de feriado, entretanto se o aluno quiser repor a aula ele poder da seguinte forma: se o feriado for na sexta-feira, por exemplo, o aluno poder participar de duas aulas na segunda ou na quarta-feira, desta forma perfazendo o total de trs aulas semanais. MATERIAIS NA ESCOLA: Materiais tais como: roupas, calados e equipamentos deixados na academia por mais de 90 dias, sero vendidos ou doados. No caso do aluno ter abandonado a escola sem justificativa e satisfao. TRANSFERNCIAS: Caso o aluno venha mudar para uma cidade onde h representante da UWSB o mesmo dever requerer transferncia escrita da UWSB. Em caso de o aluno optar por treinar em uma escola no conveniada com a UWSB no h necessidade de transferncia. Caso o aluno opte por praticar outra arte marcial, tambm no requer transferncia. Transferncias em uma mesma cidade, sendo do mesmo estilo no sero permitidas.

QUE DISCIPLINA MARCIAL? Ter disciplina significa ser responsvel, honesto, organizado, dinmico, respeitar a tudo e a todos no somente quando estamos perto, mas a qualquer hora e lugar.

UM PENSAMENTO PARA AS 24 HORAS DO DIA: Amar o prximo como a ti mesmo (JESUS CRISTO) Quando eu for incapaz de praticar o mal, quando nenhuma palavra spera ou arrogante abalar por um momento sequer o meu mundo mental s ento e no antes a minha no violncia conquistar o corao de todos (MANHATMAN GHANDI)

QUANDO PRECISAR FALTAR AULA: Por favor, tenha o cuidado e a gentileza de nos informar quando voc necessitar faltar da academia. ((Isso importante) os nossos telefones se encontram nesta apostila).

O QUE A AMERICAN WUSHU SOCIETY USA? Entidade norte americana com sede em New York que divulga o Wushu Moderno, amparada pela International Wushu Federation (China). O presidente o Gro-Mestre Edward Aguirre.

O QUE A UBERABA WUSHU SOCIETY BRASIL? Entidade nacional e internacional filiada AMERICAN WUSHU SOCIETY. A UWSB presidida pelo Mestre Samir dos Reis Macedo.

By Shifu Samir dos Reis Macedo

13

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


QUEM O GRO-MESTRE AGUIRRE? O Gro-Mestre Aguirre nasceu em 1964 na Espanha. Mudou-se para a China com 4 anos com o seu tio devido problemas polticos, j que sua famlia (Ponte de Aguirre) pertencia linhagem de sangue real. Iniciou seus treinamentos aos 6 anos e se tornou profissional praticando no time de Shanghai e Beijing. Gro-Mestre Aguirre teve mestres como: Wu Bin; Li Zhi Zhou; Li Xia; Yu Hai (perito em Tanglangquan e ator de vrios filmes), dentre outros. Foi colega do ator Jet Li mundialmente famoso, renconhecido em cerca de 50 pases e tem escolas nos pases: EUA, BARBADOS, SRI LANKA (INDIA), MXICO, E BRASIL, teve alunos famosos como: Black Power Ranger e Wesley Snaipes. Este um currculo resumido do Gro-Mestre.

QUEM O MESTRE SAMIR? Brasileiro, casado, nascido no dia 16/05/1967 na cidade de Uberaba. O mestre Samir comeou seu treinamento de Wushu tradicional com 13 anos, tendo praticado vrias tcnicas com diversos mestres. Atualmente o mestre Samir aluno e representante do Gro-Mestre Aguirre (AWS USA). O mestre Samir presidente da Uberaba Wushu Society Brasil e vice-presidente da Liga Uberabense de Kung-Fu. analista qumico; tcnico em informtica; terapeuta (Acupuntura, Auriculoacupuntura, Quiropatia, Shiatsu, Tui-Na, Massoterapeuta). O mestre Samir possui vrios ttulos no Wushu e reconhecido nacional e internacionalmente. (Currculo resumido).

CLASSIFICAAO DE NVEIS NO NAN BEI JI QUAN: Principiante: faixa branca at cinza; Intermedirio: faixa verde at marrom ponteira preta; Avanado: faixa preta at preta 3; Expert: faixa preta 4 at faixa preta 10.

DIVISO DE MATRIAS POR FAIXA:


FASE Principiante TEMPO 3 meses FAIXA Branca 1. 2. 3. 4. 1. 2. 3. 4. 1. 2. 3. 1. 1. 1. MATRIA 06 Posturas bsicas 06 Bsicos de mos 10 Chutes Combinaes bsicas Conjunto de bases do sul Duas rasteiras (S na escola) Quatro rolamentos (S na escola) Saudao da escola Trs bsicos de Wushu Conjunto de bases do norte Combinaes intermedirias Taolu Nangun 32 (Basto do sul) Taolu Nan Quan 32 (Punho do Sul) Taolu Nandao 32 (Faco do Sul)

Principiante

3 meses

Branca Ponteira Amarela Amarela

3 meses

2 3 4

3 meses 3 meses 3 meses

Laranja Azul Vermelha

By Shifu Samir dos Reis Macedo

14

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


5 6 7 3 meses 6 meses 6 meses 2 anos e 9 meses 12 meses Monitor Cinza Verde Roxa Instrutor Marrom 1. 1. 1. Taolu Chang Quan 32 (Punho Longo) Taolu Gunshu 32 (Basto do Norte) Taolu Qiangshu 32 (Lana)

1. 2.

Taolu Daoshu 32 (Faco do Norte) Taolu Shaolin Jingangquan (Punho Diamante) Taolu Jianshu 32 (Espada Reta) Taolu She Quan (Punhos da Serpente) Taolu de Kwan Dao Taolu Lung Quan (Punhos do Drago)

do

15 meses

Marrom Ponteira Preta Preta Professor

1. 2. 1. 2. 1. 2.

10

24 meses 6 anos. 24 meses

11

Preta 1

Taolu de Wudang (Baxiangun) Wudang Xuan Zhen Quan (Forma da Verdade Mstica) Taolu Shaolin Pao Quan (Punho do Leopardo) Taolu de Rabo-de-peixe Taolu Bengala de Shaolin Taolu Hu Quan (Punhos do Tigre) Taolu Bai He Quan (Punho da Gara Branca). Taolu Yin Jow Quan (Punhos da guia)

12

24 meses

Preta 2

1. 2. 1. 2. 1. 2.

13

24 meses

Preta 3

14

36 meses 15 anos. 36 meses 36 meses

Preta 4 Mestre Preta 5 Preta 6 Preta 7 Preta 10

15 16 17 20

Confidencial Confidencial Confidencial

O QUE MEDITAO? Basicamente a meditao tem por meta controlar a mente, suavizar e concentra-la, dando mente um nico pensamento no qual ela deva ser focalizada. Atravs da meditao pode-se conseguir o controle total. Existem diversos tipos de meditao.

O QUE NEI CHIA E WAI CHIA? Para diferenciar as escolas de Wushu de origem taosta das de origem budista, foram criados os termos Nei Chia (escola interna) e Wai Chia (escola externa). As escolas taostas (internas) caracterizam-se pelos movimentos lentos, pela respirao profunda e pelo estudo das energias internas (exemplo: Tai Chi Chuan). As escolas budistas (externas) caracterizam-se pelos movimentos rpidos e dinmicos e pela praticidade em situaes de luta, (exemplo: Shaolin Kung-Fu).

By Shifu Samir dos Reis Macedo

15

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


QUANTOS ESTILOS DE WUSHU (KUNG-FU) EXISTEM? Acredita-se que exista mais de 500 diferentes estilos de Wushu, todavia o bero de todos eles so os templos de Shaolin de onde todos os estilos foram extrados com base nos estilos de Shaolin.

QUANDO PRATICAR AS ARTES MARCIAIS CHINESAS? Para ter xito no que faz preciso muito esforo e dedicao, por isso o ideal que se pratique todos os dias e no s meramente praticar, mas estudar a fundo.

O QUE MELHOR: PRATICAR SOZINHO OU EM GRUPO? Os dois so bons. Quando praticar sozinho deve sempre executar os movimentos com tamanha intensidade e seriedade a ponto de se tornar merecedor de seus prprios elogios. Quando praticar em grupo dever sempre manifestar o amor atravs de seus pensamentos, gestos, palavras e fisionomia. Quando voc vivifica o outro voc automaticamente vivificado, pois o eu e o outro somos um s. PROVRBIOS: Quando louva o prximo, brilha o sol ao seu redor; Amor e bondade so a base da melhoria da sorte. Quem derruba o prximo ser tambm derrubado. O homem se torna tal qual pensa ser. Quem se julga grandioso, torna-se grandioso. J fiz tudo o que podia quem fala assim cinzas de carvo. Ao lutar contra as dificuldades, manifesta-se o real valor do homem. A partir de hoje no reconhecerei nenhum mal. Enquanto se pensa farei isso amanha, o tempo est passando. O pensamento vou fazer os outros contentes, traz sade a si prprio. Perece aquele que no til. Tornemo-nos pessoas teis. Aquele que se despreza, ser por outro desprezado. As boas palavras so o tesouro da vida. Preenchamos o mundo com tesouro. A semente que no foi semeada, no nasce. O fator mais importante para a soluo dos problemas a paz espiritual. o amor, a chave que decifra o universo, a energia que move o universo. O semelhante atrai o semelhante. Corpo sadio habitado por mente sadia. Somente as coisas que damos aos outros nos sero asseguradas. A gua que corre no deteriora, mas a gua estagnada apodrece. Se tiver boa idia, coloque-a em pratica imediatamente. No preciso lamentar o que aconteceu ontem. Cada momento e o inicio de uma nova vida. Mudando-se a mente, muda-se o destino.

POEMA DO TEMPLO SHAOLIN

By Shifu Samir dos Reis Macedo

16

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


Para trilhar o caminho do real Kung-Fu, primeiro deves encontrar um slido cavalo. Seus olhos devem ver tudo em toda direo e treine suas mos para sua proteo. Antes de fazer qualquer coisa, faa com puro corao... Suas mos devem ser suaves como o algodo e duras como o ao. Cinco portas para o corpo voc tem que sentir. Faa de sua defesa um ataque para seu adversrio. Ataque os oito caminhos e evite a morte, defenda os oito caminhos e evite a morte. A pratica desenvolvera e conservar sua percia como duas serpentes num combate sem fim. S assim voc encontrar a satisfao de Buda (Deus).... INTERPRETAO DO POEMA DE SHAOLIN Para trilhar o caminho do real Kung-Fu, primeiro deves encontrar um slido cavalo. Comentrio: Os monges de Shaolin davam tanta importncia base que os primeiros seis meses de prtica de Kung-Fu eram dedicados ao desenvolvimento da base do cavalo, onde o iniciante ficava prostrado cerca de 45 minutos dirios nessa postura. Porm, esse treinamento associado a tcnicas respiratrias (Chi Kung) para que fosse desenvolvida tanto a parte Yin quanto a parte Yang. Seus olhos devem ver tudo em toda a direo. Comentrio: Nas artes marciais se d muita importncia ao olhar. Existe um ensinamento que diz: Primeiro os olhos, segundo a astcia, terceiro a coragem, e quarto a fora fsica. Treine suas mos para sua proteo, antes de fazer qualquer coisa faa com puro corao. Comentrio: Na vida real, as tcnicas de combate do Kung-Fu devem ser utilizadas apenas para autodefesa e nunca para agredir os semelhantes. O caminho deve ser trilhado com pureza, simplicidade e retido moral, pois, na verdade, no existe um caminho a no ser aquele que se revela quele que o caminha. Suas mos devem ser suaves como o algodo e duras como o ao. Comentrio: Muito pode ser dito sobre esse tema, mas s pode ser compreendido por um praticante que conhea as tcnicas de Chi Kung (Controle da respirao), pois esse ensino est relacionado com o desenvolvimento da energia interna. Cinco portas para o corpo voc tem que sentir. Comentrio: As cinco portas a serem atingidas so, na realidade, 5 pontos de concentrao de energia (Chakras). O primeiro ponto o chamado YANG-KUAN, e est situado entre o nus e a regio pubiana. O segundo ponto o TAN TIEN INFERIOR, localizado a 3,5cm abaixo do umbigo. O terceiro ponto o TAN TIEN MDIO, localizado no plexo solar, e ligado ao corao. O quarto ponto chama-se TZU CHIAO, est localizado na cabea, entre as sobrancelhas. Tambm conhecido como chakra do 3 olho. O quinto ponto chama-se NI-WAN, localizado na parte

By Shifu Samir dos Reis Macedo

17

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


superior da cabea. Esse o ponto no qual se atinge a iluminao espiritual (O trajeto da alma). Faa de sua defesa um ataque para seu adversrio Comentrio: No existe diferena entre ataque e defesa; os dois esto interligados e, na prtica, a energia de um auxilia na aplicao correta do outro. Ataque os oito caminhos e evite a morte, defenda os oito caminhos e evite a morte. Comentrio: H oito canais psquicos ou oito caminhos de conexo, que tanto podem transmitir como armazenar energia e, atravs desses canais, a energia consegue alcanar cada clula do corpo: TU MO (Canal de Controle) corre ao longo da coluna vertebral; JEN MO (Canal de funo) atravessa o centro e a parte frontal do corpo. Quando a lngua toca o cu da boca, ela forma uma ponte entre o TU MO e o JEN MO; TAI MO (Canal que rodeia a cintura) que ligado aos rins; CHEUNG MO (Canal de impulso) localiza-se nos genitais e estende-se at prximo do corao; YANG YU WEI MO (Canal positivo do brao); YIN YU WEI MO (Canal negativo do brao); YANG CHIAO MO (Canal positivo da perna); YIN CHIAO MO (Canal negativo da perna). O conjunto dos oito canais forma uma rede interligada de caminhos, onde o CHI (ENERGIA) flui livremente. A prtica desenvolver e conservar sua percia como duas serpentes num combate sem fim. Comentrio: A prtica do Kung-Fu para a vida toda, porque a Essncia do conhecimento (TAO) nunca teve inicio e, portanto, nunca ter um fim. S assim voc encontrar a satisfao de BUDA (DEUS). Comentrio: Esta parte do poema cita a importncia da compreenso filosfica e espiritual dentro do Kung-Fu. Atravs da tradio ns aprendemos que a sabedoria no conhece limites e, por isso, ilumina o mais profundo dos abismos; o esprito no calcula, mas responde s necessidades do momento.

JURAMENTO DO KUNG-FU WUSHU 1) Eu me comprometo a treinar o corpo e o esprito para a paz. 2) Eu me comprometo a reverenciar nossos ancestrais e a respeitar mestres e colegas. 3) Eu me comprometo a no ser falso, e a seguir o caminho da verdade. 4) Eu me comprometo a persistir no aperfeioamento fsico, mental e espiritual. 5) Eu me comprometo a ser paciente e humilde, galgando um a um os degraus do conhecimento.

By Shifu Samir dos Reis Macedo

18

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


6) Eu me comprometo a contribuir para que o nosso meio no oferea abrigo aos maus intencionados. 7) Eu me comprometo a respeitar as demais filosofias e artes marciais. 8) Eu me comprometo a zelar pelo respeito devido ao Wushu Kung-Fu. 9) Eu me comprometo a ser exemplo vivo da filosofia e da tica dos mestres.

REGRAS DA ESCOLA: I. Voc est representando a Uberaba Wushu Society Brasil, um dos mais altos institutos de Wushu reconhecido no mundo. Fique com orgulho, dignidade e integridade; II. Voc reverenciar seu Shi-Fu quando v-lo e deixa-lo. Eu sou seu mestre e mentor, nunca tenha medo de compartilhar seus problemas comigo. III. Pontualidade muito importante para mim. EU IMPONHO ISSO; IV. Nosso ambiente familiar, se voc criar caos, ser removido (a); V. Nossa aula no um ponto de encontro ou diverso, treine serio e aprender muito; VI. No toque nas armas e ou equipamentos. Voc quebra, voc pagar por isso! VII. Voc no est aqui para desperdiar meu tempo ou seu dinheiro. Voc ganha elogios aqui. Trabalhe duro e eu trabalharei com voc. Eu no carregarei peso morto!!! Se voc precisa de motivao todo o tempo, v embora e volte motivado; VIII. Mantenha seu aprendizado e seus pagamentos em dia. Considerao por favor, (vencimento das mensalidades todo dia 1 de cada ms); IX. Alguns estudantes so atletas excepcionais e alguns aprendem devagar. Eu posso trabalhar com qualquer um, todavia necessrio por parte do aluno dedicao e persistncia; X. dever do aluno participar dos exames de graduao; XI. direito do aluno participar de cursos, seminrios e competies; XII. Todas as faltas devero ser comunicadas, se possvel com antecedncia; XIII. O aluno deve fazer a matricula todo ms de janeiro. (Filiao UWSB) XIV. Acompanhar sempre as notcias da academia que so enviadas via email e tambm atravs do site WWW.uwsb.com.br XV. Disciplina a chave para toda a nossa vida. Lembre-se Enquanto possuirmos atitudes que desrespeitam as normas (e o prximo), surgir em nossa vida alguma pessoa ou coisa que nos infelicitar (desrespeitar) e esta uma das normas do Universo.

LINHAGEM WUSHU KUNG-FU: SHIGUNG EDWARD AGUIRRE SHIFU SAMIR DOS REIS MACEDO

Shandong Province, Jinan City ** Tsong Hai & Hai Yu. Beijing Institute of physical Education ** Jiansan Ding & The Beijing Wushu Team. Shanghai Athletic Association ** Sang Kang Shao & The Shanghai Wushu Team.

By Shifu Samir dos Reis Macedo

19

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU

SHIGUNG EDWARD AGUIRRE

SHIFU SAMIR MACEDO

FILOSOFIA APLICADA WUSHU KUNG-FU E TAI CHI CHUAN: 1. Manteremos sempre: a mente alegre, boas palavras, muita sinceridade, muita fora. 2. Eu j possuo originalmente a capacidade de aprender tudo com facilidade; 3. Quanto mais eu uso minha capacidade e minha energia, mais forte eu me torno; 4. Desejo conservar na mente o frescor e a energia do raiar do sol; 5. Nosso lema : ser forte como uma rocha, leve como o vento, flexvel como a gua e vencer as dificuldades pela persistncia; 6. Eu prometo respeitar meus colegas e superiores e as regras desta escola; 7. Que tambm nesta aula eu possa manifestar toda a minha capacidade e perfeio; 8. FI JIN CI XI N (MUITO OBRIGADO).

RESUMO DAS MODALIDADES: WUSHU KUNG-FU

Os primeiros colonos chineses no ocidente apresentaram as artes marciais chinesas para o mundo ocidental como Kung-Fu, que significa literalmente habilidade em fazer algo. O termo original para as artes marciais chinesas Wushu que pode ser traduzido como a arte de para a violncia. O Wushu um desafio fsico e mental que tem componentes tradicionais e contemporneos. Requer intensa expresso artstica e incorpora movimentos graciosos, acrobticos, esquivas, golpes poderosos, areos, dentre outros. Uma arte marcial de extrema eficcia na luta e defesa pessoal. SANSHOU OU SAN-DA

Kickboxing em chins, utiliza chutes e punhos numa movimentao parecida com o boxe, luta de contato.

By Shifu Samir dos Reis Macedo

20

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


TAI CHI CHUAN OU TAIJIQUAN Literalmente pode ser traduzido como: Suprema energia dos punhos um sistema integral de sade fsica e mental, e tambm um excelente mtodo de defesa pessoal. Tem como principal objetivo equilibrar o sistema nervoso central, diminuir a carga de trabalho do sistema cardiovascular, harmonizar a respirao, fortalecer os rgos internos e combater males como: depresso, stress, ansiedade e outros. XI SUI JING: um dos mais respeitados exerccio internos de Kung-Fu do templo Shaolin Songshan. Praticando o Bodhidharma Xi Sui Jing, limpa e purifica no apenas o corpo, mas a mente atravs da regulao e melhoramento da energia interna (QI), sangue, fluidos e nutrientes. Lavando e recirculando a energia. Rejuvenesce os rgos doentes e transforma o corpo externo em um estado extremamente forte. O Xi Sui Jing consiste de alongamento, respirao, visualizao em combinao com varias posturas, que lidera para a paz interior, fora externa e unio da mente e do corpo. JIN GANG QUAN: Punhos do Diamante, uma das mais velhas formas de arte marcial ensinada no templo de Shaolin Songshan. Originalmente criada para ajudar monges velhos na prtica da meditao atravs das artes marciais. Jin Gang Quan utiliza movimentos lentos, respirao e alongamentos para circular a energia interna (Qi) por todo o corpo melhorando o praticante em todos os aspectos da sade. Praticando-o regularmente conduz para consistncia e harmonia entre a atividade interna e externa do corpo e ainda ter um corpo com a consistncia de um diamante. BAGUAZHANG OU PA KUA CHUAN: Passos nicos, com giro do torso, desenvolve grande poder interno e externo, melhora a flexibilidade, ateno, concentrao, coordenao e a memria. tambm uma poderosa forma de defesa pessoal, seus movimentos circulares permitem absorver energia de todas as direes, confundir e cansar o adversrio. TONGZIGONG: Refere-se ao Kung-Fu praticado pelas crianas a partir dos seis anos ate a sua adolescncia, durante este perodo, devido sua relativa pureza, elas tem menos distraes e mais concentrao durante os diferentes estgios do treinamento, suas virtudes, sabedoria e corpo todos so beneficiados pelo treinamento que desenvolve todos os aspectos da mente e do corpo, o Tong Zi Gong fornece uma slida base para treinamento futuro nas artes marciais chinesas, desenvolvendo externo e internamente e proporcionando uma incrvel flexibilidade. YI JIN JING: o cultivo da energia interna, desenvolvido no monastrio de Shaolin. Este lendrio exerccio muito respeitado pelos praticantes de Kung-Fu e Qi Gong. Fortalece

By Shifu Samir dos Reis Macedo

21

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


msculos, tendes, ossos e ligamentos e ainda equilibra a energia interna. O Yi Jin Jing consiste de alongamentos, respiraes e visualizao para proporcionar a sade perfeita. A pratica constante aumenta a energia e melhora a circulao sangunea, cura doenas e corrige desordens. BA DUAN JING OU PA TUAN CHIN: So exerccios compostos de movimentos que fortalecem os tendes e msculos. Pode ser considerada uma pratica externa de Chi Kung. Melhora a sade como um todo, a energia flui melhor, evitando a estagnao de energia (Qi). Os Zang-Fu (rgos e vsceras) relaxam e o esprito acalma. O BaDaunJing consiste na execuo de uma serie de oito exerccios que devem ser repetidos 12 vezes. Cada exerccio tem uma inteno e um direcionamento especifico da energia (Qi). TAI CHI CHI KUNG: Conjunto d exerccios que ajuda a sentir o chi (energia) regula o corpo, a respirao e a mente. Ele relaxa o corpo e a medula. O Tai Chi Chi Kung utiliza tanto a respirao Budista como a Taosta. A respirao Budista usada para o relaxamento e a Taosta para expandir o Chi. O Tai Chi Chi Kung acalma e concentra a mente. Ajuda a usar a sua mente para levar o Chi onde se deseja eficientemente. Ajuda a circular o chi nos doze meridianos principais, no Ren Mai (vaso concepo) e Du Mai (vaso governador). Ajuda a expandir o chi pra a superfcie da pele e condensar a medula, energiza os msculos. O objetivo final conduzir o praticante ao domnio do vazio de forma que o seu chi e o da natureza tornem-se unificados. YOGA TAOSTA OU CHI KUNG: Uma antiga arte chinesa que inclui exerccios de alongamento, respirao e meditao com movimento, visualizao e filosofia, criada para aumentar a flexibilidade, a fora (fsica e mental). Cultiva fora vital interior (Chi), proporciona tranqilidade mental, relaxa as tenses e melhor conhecimento interior (fsico e mental). CHI KUNG OU QI GONG: Chi ou Qi fora fundamental da vida que permeia todas as coisas. O Chi conecta e anima tudo no universo. Chi Kung ou Qi Gong a arte e a cincia de utilizar a respirao, os movimentos, a mente e a meditao para purificar, fortalecer e fazer circular o sangue e a energia vital. Essa arte ensina a desenvolver e a usar intencionalmente a energia que temos em ns. Quando voc est feliz e relaxado, seu Chi flui, ento voc alcana seus objetivos com maior facilidade. LIAN GONG SHI BA FA (LIAN GONG): A ginstica Lian Gong foi desenvolvida, h mais de 30 anos, na China pelo ortopedista dr. Zhuang Yuan Ming, para aliviar dores musculares e trabalhar a postura corporal. Desde ento, ela passou a ser usada por pessoas de todas as idades e considerada como a ginstica da alegria, por causa do bem estar geral que ela proporciona a quem pratica. Esta ginstica teraputica foi criada para tratar e prevenir sndromes doloridas no pescoo, nos ombros, na regio lombar e nas pernas, bem como

By Shifu Samir dos Reis Macedo

22

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


outros tipos de doenas crnicas como reumatismo, artrite ou tendinite, fibromialgia, LER (leso por esforo repetitivo), DORT (distrbios osteomusculares relacionados ao trabalho), presso alta, dentre outros. A serie constituda de 03 partes de 18 exerccios cada. LIAN GONG SHI BA FA XU JI (I QI GONG): O I Qi Gong, continuao do Lian Gong em 18 terapias, composto de 18 exercicios teraputicos que previnem e tratam a bronquite crnica e a debilidade funcional do corao e dos pulmes. Bem como outras doenas crnicas. Esta tcnica tem como objetivo fortalecer o Qi, traduzido como bioenergia, correto para resistir ao ataque de Qi perverso. O I Qi Gong favorece a concentrao da mente, regula a respirao e exercita os membros. Alem disso, o treinamento consolida a pratica do Lian Gong, pois num corpo forte e bem modelado (sem excesso ou faltas), no h barreiras para a circulao do Qi. Se o Qi circula continua e fluidamente, ento os msculos, tendes, ossos e rgos internos ficaro fortes. Portanto Lian Gong e I Qi Gong completam-se mutuamente. SHUAI JIAO (SHUAI CHIAO): Jud Chins o estilo de combate mais antigo que foi praticado com fins de eficincia em situaes reais. Esta modalidade constitua a guarda pessoal do imperador. QIN-NA OU CHIN-NA: Literalmente agarrar (Qin) e pressionar (Na). O Qin-Na designa um conjunto completo e muito rico de tcnicas de controle, um elemento constitutivo das escolas de Wushu Kung-Fu externas e internas. Foi sob o impulso da policia e do exrcito que estas tcnicas foram reagrupadas e estruturadas num sistema independente de defesa pessoal. Certas escolas de Wushu como o Baguazhang colocam nfase nestas tcnicas. O Shaolin Qin-Na foi originalmente desenvolvido no templo de Shaolin. O Qin-Na composto por quatro grupos principais de tcnicas. NA JING Agarrar os msculos; NA GU Luxar as articulaes; NA XUE Atacar os pontos vitais; NA QI Interromper a circulao da energia e sangue. BAJIQUAN Bajiquan ou a forma dos oito extremos tambm conhecido como porta-de-entrada dos oito extremos, que uma das tradicionais escolas Chinesas de boxe. Bajiquan conhecido pela sua fora completa, simplicidade e tcnicas de combate. De acordo com os provrbios de Wushu: "Para ministros, Taijiquan usado para governar o pas, e para Generais, Bajiquan usado para defender o pas." A partir disso podemos ver que o Bajiquan tem uma posio significativa entre vrias escolas de Boxe Chins. A vila Meng de Cangzhou, na provncia Hebei o local de nascimento do Oito Extremos e enquanto ele muito praticado no norte da China, tambm encontrado em alguns lugares ao sul. O Estilo-Wu dos Oito Extremos dito ter

By Shifu Samir dos Reis Macedo

23

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


uma histria de mais de 260 anos. E foi passado por um Senhor Monge viajante Wu Zhong da vila Meng. O livro dos Segredos da Forma dos Oito Extremos, inclusive, proclama que o Monge foi o criador da Forma dos Oito Extremos e Wu Zhong foi seu primeiro discpulo. Devido sua excelente percia com a lana, Wu Zhong ficou conhecido como Wu, Deus da Lana, o nmero um em luta com lana de Nanjing a Beijing. A Forma dos Oito Extremos simples e clara. Consiste em movimentos curtos e vigorosos, poderoso e abrupto, e demonstra dureza em ataque e defesa. Cotovelos so frequentemente usados em modos diretos-frontais. O poder explosivo gerado simulado atravs da respirao, que articulada por dois sons de "Heng" e "Ha". Poderosos golpes so desferidos dos cotovelos e ombros em combate a curta distncia. CHA QUAN Cha Quan uma das formas de Wushu, ele uma das formas que formaram o Chang Quan. Cha enfiar ou cruzar, a forma Chan Quan tem esse nome justo por ter inmeras formas de enfiar palma e a base cruzada. a sua origem mais provvel na provncia de ShanDong, por um oficial chamado ChaMier que criou. E que de ShangDong se difundiu para resto da China. Dentro do Cha Quan existem dez seqncias bsicas, mais trs seqncias de Hua Quan, trs seqncias de Pao Quan, quatro seqncias de Hong Quan e duas seqncias de Tui Quan. A demonstrao de formas do Cha Quan semelhante a do Chang Quan, movimentos longos e abertos, leves e altos. s que ele tambm possuem suas caractersticas prprias. Durante a execuo de seqncias de Chan Quan, o brao e o soco forma ngulos para dentro tornando os movimentos mais redondos e escorregadios; enquanto as pernas executam diversos tipos de chutes durante um ataque de brao, formando assim a frase conhecida como "As mos so as portas, e quem bate so as pernas". Dentro do Cha so utilizados diversos tipos de armas como Faco Cha, Lana Cha, Gancho Cha, Espada Cha, e ainda possuem enumeras formas de lutas combinadas.

FONTE: ARQUIVO PARTICULAR DO SHIFU SAMIR

Ano: 2010 * 11 edio. ltima reviso: quinta-feira, 6 de maio de 2010 Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo total ou parcial sob qualquer forma.

Uberaba Wushu Society Brasil


Shifu Samir dos Reis Macedo Rua Tenente Cel. Bento Ferreira, 85 Mercs. CEP: 38.060-240 * UBERABA / MG.

By Shifu Samir dos Reis Macedo

24

APOSTILA DE WUSHU KUNG-FU


Tel.com. 0xx34-3322-2589 Tel. Res. 0xx34-3314-1249 Tel.cel. 0xx34-9972-8914 E-mail: contato@uwsb.com.br samirkungfu33@gmail.com Website: www.uwsb.com.br ** samirkungfu@terra.com.br **

American Wushu Society USA


Shigung Edward Aguirre Website: www.wusociety.com E-mail: wusociety@aol.com Tel.: 00xx1-718-204-7966

Uberaba Wushu Society Brasil escrita em chins.

By Shifu Samir dos Reis Macedo

25

You might also like