You are on page 1of 5

CIBERAT III: Tecnologias de Informao e Comunicao em Sade Mental

http://www.uff.br/psienf/

Workshop: Sade Mental do Trabalhador/Estresse Ocupacional

Ginstica Laboral

Promova sua sade Pratique!

O que Ginstica Laboral?

a atividade fsica orientada, praticada durante o horrio do expediente, visando benefcios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na sade do trabalhador. Consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulaes. Ela moldada de acordo com a funo exercida pelo trabalhador. Classifica-se da seguinte forma: Preparatria - Realizada no incio do expediente, visa ao aquecimento de grupos musculares, preparando-os para o trabalho.

Compensatria - Realizada durante o expediente, visa compensao de posturas inadequadas e esforos repetitivos, atravs do distensionamento da musculatura. Relaxante - Realizada aps o expediente, visa a recuperar o trabalhador do desgaste atravs do relaxamento da musculatura.

Alguns benefcios da ginstica

Fisiolgicos: Provoca o aumento da circulao sangnea em nvel da estrutura muscular, melhorando a oxigenao dos msculos e tendes e diminuindo o acmulo do cido ltico; Melhora a mobilidade e flexibilidade msculo articular; Diminui as inflamaes e traumas; Melhora a postura; Diminui a tenso muscular desnecessria; Diminui o esforo na execuo das tarefas dirias; Facilita a adaptao ao posto de trabalho; Melhora a condio do estado de sade geral.

Psicolgicos Favorece a mudana da rotina; Refora a auto-estima; Mostra a preocupao da empresa com seus funcionrios; Melhora a capacidade de concentrao no trabalho. Sociais Desperta o surgimento de novas lideranas; Favorece o contato pessoal; Promove a integrao social; Favorece o sentido de grupo - se sentem parte de um todo; Melhora o relacionamento.

Pratique alguns destes exerccios para a preveno:


Dores do pescoo e dos ombros: movimento do pescoo; arquear as mos; estender palmas para cima; expandir peito; despregar asas (levantar os braos como se fossem asas); levantar braos. Dores nas costas e regio lombar: empurrar braos para cima e inclinar para o lado; girar cintura e projetar as palmas para frente; rodar a cintura com as mos nos rins; abrir os braos e flexionar o tronco; tocar os ps com as mos;

Dores nos glteos e pernas: rodar joelhos esquerda e direita; flexionar pernas e girar o tronco; flexionar e esticar as pernas; tocar os joelhos e tocar as palmas; abraar joelho contra o peito; passos marciais.

Articulaes doloridas das extremidades: flexionar pernas e projetar as palmas; cruzar as pernas e projetar a palma; circulando de cima para baixo; girar o tronco e olhar para trs; esticar calcanhares direito e esquerdo; chutar para os quatro lados.

A ginstica laboral atua na preveno e no combate ao estresse, os exerccios ajudam a reavaliar o modo de pensar, organizar seu tempo, espao e atuao, compreenso, alimentao saudvel, descontrao, fatores preventivos dos sinais de estresse. Tais atividades quebram a rotina e relaxam o indivduo, o ambiente de trabalho torna-se mais agradvel, motivando e qualificando os trabalhos em equipes.

Datas e local:

> 18/11 e 19/11 no horrio de 12 s 16 horas, no hall do Hospital Universitrio Antonio Pedro (HUAP); > 25/11 e 26/11 no horrio de 12 s 16 horas, no hall da EEAAC ......................................................................................

Universidade Federal Fluminense > Coordenao: Prof Nice > Equipe: Acadmicos 8 perodo
Aline de Carvalho Amand Pilar Ana Paula de Albuquerque Daniel Nascimento de Paula Eliza Nogueira de L. Maia Juliana de Melo Vellozo Pereira Leiliana Maria R. dos Santos Maurcio Cardoso de Assis Nina Paiva dos Santos

You might also like