You are on page 1of 4

Aprenda a configurar redes sem fio

Aprenda os passos bsicos para configurar uma rede wireless.


Voc j deve ter usado, ou ouvido falar, em redes wireless tambm chamadas de redes sem fio. O Baixaki j abordou este assunto e explicou com detalhes o significado e como funcionam as redes desse. Clicando aqui possvel acessar o artigo O que so redes Wi-Fi? e ficar ligado nesta nova tendncia. Em resumo Voc pode utilizar redes sem fio em casa ou no trabalho. Para isso precisar de um roteador especial, que capta toda a banda do seu modem e converte os dados para uma determinada freqncia, que pode ser distribuda entre vrias mquinas. Instalando o Roteador Wireless

Normalmente os roteadores wireless possuem uma entrada de rede (Porta Wan) e quatro sadas (Portas LAN). Na porta de entrada deve ser conectado o cabo de rede que sai do modem ADSL, e nas portas de sada os cabos dos computadores que no iro receber o sinal da Internet por meio do sinal wireless. As antenas presentes nos aparelhos so responsveis por enviar a Internet at os computadores que possuem receptores. Quando voc liga o roteador, normalmente sua rede sem fio j est funcionando, mas est desprotegida, aberta para todos que quiserem us-la. Posicionamento dos aparelhos O local no qual os aparelhos sero colocados interfere diretamente na qualidade do sinal que chega at os computadores. prefervel colocar os equipamentos em locais altos, em um ponto mais central, longe de locais que possam criar interferncia no sinal.

Em locais com paredes muito grossas poder ser necessrio o uso de um repetido de sinal que, como o prprio nome sugere, recebe o sinal original e o repete com maior intensidades, garantindo que ele chegue em locais mais distantes da fonte original.

Hora de configurar Agora hora de configurar a rede sem fio atravs do programa do roteador. Para fazer isso, voc abra o seu navegador de Internet favorito e digite o endereo IP do roteador. Normalmente o endereo 192.168.1.1 ou 192.168.0.1, caso voc digite qualquer um dos dois IPs e nada acontecer, consulte o manual de utilizao do aparelho para saber qual o endereo correto. Por padro, o login e a senha solicitados admin (sem as aspas), mas para ter certeza consulte o manual ou entre em contato com a central de atendimento do produto. Antes de continuar com as configuraes preciso ter certeza que sua placa de rede est configurada com IP dinmico. Acessando o Painel de Controle escolha a opo Conexes de rede. Na tela seguinte, clique com o boto direito do mouse sobre a conexo sem fio e clique em Propriedades. Na pequena lista de opes que surgir, selecione Protocolo TCP/IP e clique em Propriedades. Na tela de configuraes, tenha certeza que as opes Obter endereo IP automaticamente eObter endereo dos servidores DNS automaticamente esto selecionadas.

A melhor forma de descobrir como alterar as configuraes da forma correta procurando no site Google pela marca e modelo do seu roteador. Com certeza diversos fruns, blogs e sites que possuem dicas valiosas sobre o assunto aparecero na busca.

PROTEO
Existem vrias formas de proteger sua rede sem fio, desde sites que podem ser acessados at computadores que podem utilizar a rede. Duas configuraes bsicas sero abordadas: Chave de Rede e MAC Address. Chave de Rede Uma chave de rede nada mais do que uma senha que o usurio deve digitar para poder acessar a rede sem fio. Existem dois tipos de chave de rede: WAP e WEP. A mais indicada a WAP, pois existem atualmente programas que quebram chaves WEP em menos de dois minutos. Atualmente j existe tambm chaves WAP2. MAC Address

MAC Address um cdigo atravs do qual as placas de rede so identificadas. como se fosse a impresso digital, pois no existe no mundo duas placas com o mesmo cdigo. Como o MAC Address nico, possvel utiliz-lo a fim de garantir a segurana em sua rede, autorizando apenas determinados cdigos para ter acesso rede. Os MAC Address so compostos por doze nmeros, agrupados em seis duplas. As trs primeiras duplas identificam o fabricante da placa, enquanto que as outras trs representam o nmero de srie da sua placa.

00
Concluindo

00

5E

00

01

03

Cada roteador, computador e placa possuem uma forma distinta de configurao. Por isso complicado criar um guia passo-a-passo genrico. Mas, como supracitado, realizando uma pesquisa em qualquer portal de busca com a marca e modelo do seu roteador voc encontra inmeros sites e fruns bem conceituados que ensinam nos mnimos detalhes as configuraes.

You might also like