You are on page 1of 4

CURSO ON-LINE PROFESSOR: FLVIO SPOSTO POMPO

Comentrios prova de Administrao Geral ATRFB 2009 Ol, pessoal! Hoje vou comentar rapidamente as questes de Administrao Geral cobradas pela Esaf no concurso de ATRFB 2009. No geral, a prova esteve dentro do esperado, mas em vrias questes a Esaf cometeu pequenas imprecises e as pessoas que sentiram prejudicadas podem e devem elaborar recursos. Pela anlise abaixo, destaco as questes 53, 56 e 60 como as que merecem maior carinho dos candidatos para a elaborao de recursos. Este comentrio tem como base a prova 2, gabarito 1. Questo 51 De uma forma geral, pode-se afirmar que os projetos possuem as seguintes caractersticas, exceto: a) tm objetivos definidos. b) so no-repetitivos, ou seja: inexistem dois ou mais projetos iguais. c) eliminam a incerteza quanto aos resultados. d) ocasionam mudanas na organizao. e) tm um perodo de tempo limitado, com incio e fim bem definidos. Gabarito: C. Projetos minimizam, mas no eliminam incertezas. No cabe recurso. Questo 52 Sobre o planejamento baseado em cenrios, correto afirmar que: a) suas linhas metodolgicas deram origem s escolas de lgica intuitiva, de tendncias probabilsticas e de anlise prospectiva. b) considera eventos como sendo sries mtricas que se modificam gradualmente ao longo do tempo, apresentando variaes de longo prazo e causando mudanas contnuas no sistema. c) a escola de tendncias probabilsticas despreza o uso da opinio de especialistas. d) considera tendncias como sendo fenmenos categricos que podem ocorrer ou no, em determinado momento no futuro, repentina e inesperadamente, ocasionando impacto importante no comportamento do sistema. e) contribui para diminuir a flexibilidade do planejamento, uma vez que, estabelecida a viso de futuro, no mais se deve alterar o plano estratgico.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: FLVIO SPOSTO POMPO

Gabarito: A. No cabe recurso. Busquei no Google e aparentemente a Esaf, nessa questo, copiou a alternativa correta e parte das outras alternativas do seguinte artigo: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rege/v15n4/v15n4a01.pdf Questo 53 Uma adequada compreenso do tema processo decisrio implica ter como corretas as seguintes afirmaes, exceto: a) um problema cuja soluo no dispe de alternativas j est, por si s, resolvido. b) um nico problema pode ser percebido de formas diferentes por diferentes indivduos. c) o processo racional de tomada de deciso no exclui o uso da subjetividade. d) mesmo a melhor deciso pode acarretar um resultado desastroso. e) a tomada de deciso em equipe prefervel tomada de deciso individual. Gabarito: E. Cabe recurso. Muitos candidatos tm questionado essa questo, principalmente a alternativa A. A questo pede que encontremos a alternativa errada, e realmente a alternativa E, dada como gabarito, claramente errada. o contexto da deciso e suas caractersticas que devem revelar o melhor tipo de deciso (individual ou em equipe). Quanto alternativa A, creio que possa, sim, ser considerada ambgua. Ela fala de um problema que tem uma soluo, mas a soluo no apresenta alternativas. Mesmo que a soluo no disponha de alternativas, ela ainda precisa ser implementada, ento no podemos considerar resolvido o problema. Questo 54 O trabalho em equipe pressupe que a (o): a) equipe trabalhe, simultaneamente, no mesmo locus. b) lder delegue responsabilidade. c) lder seja sempre democrtico. d) crtica seja evitada. e) diversidade seja respeitada. Gabarito: E. O respeito diversidade um valor importante. As demais alternativas no expressam condies obrigatrias do trabalho em equipe. No cabe recurso. Questo 55 Ao optar pela liderana situacional, um gestor de pessoas deve: a) conduzir a maturidade de trabalho do liderado, com o cuidado de no interferir em sua maturidade psicolgica. b) adotar um estilo diretivo para quem apresenta maturidade mdia ou alta. c) identificar a maturidade mdia do grupo e, com base nisso, adotar um estilo nico para todos os liderados.
2

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: FLVIO SPOSTO POMPO

d) levar os indivduos ao seu mais elevado nvel de desempenho, mediante a liderana eficaz de um a um. e) saber que competncia a combinao da motivao e da confiana do indivduo em sua capacidade de atingir um objetivo ou de realizar uma tarefa. Gabarito: D. A liderana situacional pressupe que o gestor deve adotar diferentes estilos de liderana, de acordo com a situao, de forma a maximizar o desempenho de cada indivduo da equipe. No cabe recurso. Questo 56 Sobre o tema comunicao organizacional, correto afirmar que: a) tanto o emissor quanto o receptor so fontes de comunicao. b) redigir com clareza condio suficiente para que a comunicao seja bem-sucedida. c) quando operada em fluxo descendente, a comunicao considerada formal. d) a comunicao informal deve ser evitada e desprezada. e) o uso do melhor canal disponvel elimina a ocorrncia de rudos. Gabarito: A. A maior parte da literatura especializada define fonte como sinnimo de emissor. Por exemplo, Robbins (Comportamento Organizacional, 11 Edio), p. 11, apresenta o processo de comunicao organizacional em que a fonte inicia a mensagem. Cabe recurso. Questo 57 No mbito da gesto da informao e do conhecimento, correto pressupor que: a) o uso intensivo da tecnologia da informao visa criao de um repositrio de solues prontas, a serem aplicadas pela organizao na resoluo de novos problemas. b) o conhecimento pode ser obtido no ambiente externo da organizao, inclusive junto a organizaes concorrentes. c) a adoo de uma base tecnolgica de primeira linha garante uma cultura do conhecimento no seio da organizao. d) o conhecimento tcito diz respeito aos indivduos, no devendo ser alvo de interesse da organizao. e) medida em que o repositrio de conhecimentos ampliado, a experimentao passa a ser desnecessria. Gabarito: B. No cabe recurso. Questo 58 Para uma adequada prtica da funo controle, necessrio saber que: a) todos os possveis objetos devem ser controlados de forma censitria. b) o controle prescinde do estabelecimento de padres. c) controlar , eminentemente, comparar.
3

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: FLVIO SPOSTO POMPO

d) o controle prvio no gera feedback. e) a avaliao quantitativa prefervel avaliao qualitativa. Gabarito: C. No cabe recurso. Questo 59 Assinale a afirmativa correta. a) Tudo que efetivo tambm eficiente. b) Tudo que eficaz tambm eficiente. c) Algo no pode ser efetivo se no for eficiente. d) Algo pode ser eficaz e no ser eficiente. e) Algo no pode ser eficaz se no for eficiente. Gabarito: D. Essa quase um exerccio de lgica, no de administrao. Se lembrssemos das definies simples de eficincia e eficcia, perceberamos as diferenas entre ambos os conceitos e veramos que o gabarito a letra D: algo pode ser eficaz (alcanar a meta almejada) e ao mesmo tempo no ser eficiente (usar mais recursos que recomendado ou mais que o inicialmente planejado). No cabe recurso. Questo 60 Sobre a incorporao de novas tecnologias de informao, correto afirmar que: a) pouco influencia a estrutura organizacional. b) representa uma fonte de incerteza para as organizaes. c) dificulta o controle, por tornar mais amplo o acesso ao fluxo informacional. d) contribui para a ampliao dos nveis gerenciais. e) seu objetivo maior a reduo de custos operacionais. Gabarito: B. A incorporao de novas tecnologias pode ter inmeras funes, inclusive melhorar os processos de controle. Pode ter como consequncia a diminuio da incerteza. Assim, cabe recurso.

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like