You are on page 1of 15

2

APRESENTAO

O presente trabalho consiste em um Relatrio Tcnico a cerca do programa HIPERDIA Programa que objetiva o controle da Hipertenso Arterial e Diabetes realizado no PSF da comunidade de Itacaranha. Esse relatrio foi confeccionado pelos estagirios do Estgio Supervisionado em Nutrio Social, do Departamento da Cincia da Nutrio, da Escola de Nutrio, da Universidade Federal da Bahia, sob a orientao da professora Andria Gomes, que atuaram na ao dessa interveno. A finalidade contribuir para que os portadores de Diabetes e HAS acompanhados no programa entendam a patologia e possam control-las com qualidade e vida. O programa existe h vrios anos no PSF de Itacaranha e tem participao ativa do grupo que esto sempre presentes nas reunies mensais. Os temas abordados so diversos e envolvem sempre a adaptao do grupo ao que imposto pela patologia considerando sua realidade scio-econmica e os aspectos diversos da sua vida diria. Desse modo, a interveno por parte dos formandos de nutrio tem grande importncia neste programa a fim de orientar e auxiliar os pacientes.

1. REFERENCIAL TERICO

O crescimento epidmico das Doenas Crnicas No Transmissveis (DCNT), principalmente a Hipertenso arterial e Diabetes Mellitus (DM) do tipo 2, pode ser atribudo ao aumento da exposio aos principais fatores de risco para essas doenas e s mudanas na pirmide demogrfica, com o aumento da longevidade da populao, concomitantemente com o processo de transio nutricional, que pode ser evidenciado pelo declnio da desnutrio energtico-protica (DEP) em crianas e adultos, associada elevao da prevalncia da obesidade com consequente aumento da incidncia dessas doenas (COTTA et al.,2009 & FILHO;RISSIN, 2003). Nesse contexto, acumulam-se evidncias de que caractersticas qualitativas da dieta so igualmente importantes na definio do estado de sade, em particular no que se refere a doenas crnicas da idade adulta. (MONTEIRO; MONDINI; COSTA, 2003). Pois, da natureza dos padres de consumo alimentar a sua maior ou menor capacidade de gerao (ou no) da sade (SICHIERI; CASTRO; MOURA, 2003). Dentre essas doenas que esto relacionadas diretamente ao consumo alimentar, esto a diabetes mellitos tipo 2 e a hipertenso arterial cujo aumento est ocorrendo em sociedades nas quais houve grandes alteraes no tipo de dieta consumida, na reduo da fsica atividade, e consequentemente aumento da prevalncia de sobrepeso e obesidade. As dietas em causa so tipicamente energticas, ricas em cidos graxos saturados e sdio e empobrecidos em fibras dietticas (WHO/FAO, 2003). A hipertenso arterial uma doena cuja evoluo clnica lenta e possui uma multiplicidade de fatores e, quando no tratada adequadamente, traz graves complica es, temporrias ou permanentes. Representa elevado custo financeiro sociedade, principalmente por sua ocorrncia associada a agravos como doena cerebrovascular, doena arterial coronria, insuficincia cardaca e renal crnicas, doena vascular de extr emidades. Sua caracterstica crnica e silenciosa dificulta a percepo dos sujeitos portadores do problema. Torna-se assim perversa por sua invisibilidade, e acaba por comprometer a qualidade de vida. Traz, ainda, como conseqncias, internaes e procedimentos tcnicos de alta complexidade, levando ao absentesmo no trabalho, bitos e aposentadorias precoces, comprometendo a qualidade de vida dos grupos sociais mais vulnerveis (TOLEDO, RODRIGUES, CHIESA, 2007). De acordo com Passos et al.,(2006) essa multiplicidade de conseqncias coloca a hipertenso arterial na origem das doenas cardiovasculares e, portanto, caracteriza-a como

uma das causas de maior reduo da qualidade e expectativa de vida dos indivduos.O impacto das modificaes dos hbitos alimentares na reduo do risco cardiovascular tem sido avaliado em diversos estudos e como resultados tm sido observados a diminuio do peso corporal, melhora da tolerncia glicose, a reduo da presso arterial e a melhora do perfil lipdico do plasma (ALVAREZ; ZANELLA, 2009). Visto que a dieta, por vezes tem carter determinante, e um fator passvel de modificao, torna-se necessrio o desenvolvimento de polticas para a preveno das DCNTs atravs de estratgias de promoo da sade, de preveno e controle no devendo estas ser autoritrias e normativas, mas sim dialgicas. De acordo com a portaria 648/2006 A estratgia de Sade da Famlia deve promover aes dirigidas aos problemas de sade de maneira pactuada com a comunidade onde atua, buscando o cuidado dos indivduos e das famlias ao longo do tempo, mantendo sempre postura pr-ativa frente aos problemas de sade-doena da populao, tendo como foco a famlia e a comunidade (BRASIL, 2006). Nesse contexto, Seguindo o princpio da integralidade, as atividades de educao em sade esto includas entre as responsabilidades dos profissionais do PSF (ALVES, 2005). Em conformidade com o princpio da integralidade, a abordagem do profissional de sade no deve se restringir assistncia curativa, buscando dimensionar fatores de risco sade e, por conseguinte, a execuo de aes preventivas, a exemplo da educao para a sade (ALVES, 2005). Por conseguinte se faz necessrio entender os comportamentos da populao ligados sade e doena, que essencial para o desenvolvimento de aes de preveno, em parte pelos resultados frustrantes que aes de interveno baseadas somente no enfoque m dico e biolgico vm apresentando nos vrios ramos da sade pblica, em parte devido aos resultados negativos dos programas de sade (LERVOLINO; PELICIONE, 2001). Pois, a sociedade ocidental composta por grupos sociais com diferentes formas de trabalhar e viver e, por isso adoecem de maneiras diversas. Diante do exposto, os usurios no podem ser considerados somente por parmetros biolgicos universais e as necessidades de sade especficas precisam ser conhecidas para serem incorporadas aos processos t eraputicos dos trabalhadores da sade. medida que a vivncia dos processos de adoecimento/ fortalecimento influenciada pela insero social (formas de vida, trabalho e sade) e pela subjetividade (percepes, crenas, valores) dos grupos sociais. Busc ar compreender as reais necessidades de sade da populao, bem como os perfis de (re) produo social, auxiliam-nos a compreender como se d essa insero social, que carreia consigo distintas

condies de vida, potencialidades de sade e sobrevivncia dos sujeitos (TOLEDO, RODRIGUES, CHIESA,2007). O PSF prope que as equipes realizem regularmente atividades educativas, visto que o programa constitui-se num modelo pautado no desenvolvimento de aes preventivas e de promoo sade dos indivduos, famlias e comunidades. A unidirecionalidade dos tcnicos de sade presente nos processos educativos limitante e negligencia esse conceito (TOLEDO, RODRIGUES, CHIESA, 2007) A educao em sade trata-se de um recurso por meio do qual o conhecimento cientificamente produzido no campo da sade, intermediado pelos profissionais de sade, atinge a vida cotidiana das pessoas, uma vez que a compreenso dos condicionantes do processo sade-doena oferece subsdios para a adoo de novos hbitos e condutas de sade (ALVES, 2005). Dentre essas estratgias, pode-se destacar as dinmicas de grupo que evidenciado como possibilidade de multiplicao dos recursos assistenciais e construo de novos e eficazes modelos que possam ser mais abrangentes, multidimensionados, de maior alcance e de mais fcil acessibilidade. Acredita-se que, considerar os sujeitos a partir de suas condies objetivas, valores e experincias socioculturais, alm de reforar a confiabilidade mtua, implica uma conveniente compreenso das informaes prestadas; deve-se analis-los como a medida e a referncia para as aes e estratgias preventivas que lhes so dirigidas. (MAFFACCIOLLI; LOPES, 2005) Somado a isso, o formato de grupo possibilita o senso de incluso, valorizao e identificao entre os participantes, sendo que muitos buscam amparo diante de seus problemas de sade. Desenvolve-se uma relao onde cada indivduo v-se acolhido: a situao do outro reflete a sua situao pessoal. A partir disso, constitui-se uma base de sustentao e fortalecimento de relaes, em que as vivncias individuais transformam-se em aprendizado (MAFFACCIOLLI; LOPES, 2005). Uma de suas maiores riquezas do trabalho em grupo baseia-se na tendncia humana de formar opinies e atitudes na interao com outros indivduos. Ele contrasta, nesse sentido, com dados colhidos em questionrios fechados ou entrevistas individuais, onde o indivduo convocado a emitir opinies sobre assuntos que talvez nunca tenha pensado anteriormente. As pessoas, em geral, precisam ouvir as opinies dos outros antes de formar as suas prprias, e constantemente mudam de posio (ou fundamentam melhor sua posio inicial) quando expostas discusso em grupo. exatamente este processo que o grupo focal tenta captar (LERVOLINO; PELICIONE, 2001)

Consegue-se dessa forma ampliar conhecimentos e melhor conduzir o processo de educao em sade, de modo que as pessoas possam superar suas dificuldades, obtendo maior autonomia e podendo viver mais harmonicamente com sua condio de sade (MAFFACCIOLLI; LOPES, 2005). O hiperdia uma estratgia de grupo que trabalha educao em sade com indivduos hipertensos e/ou diabticos acompanhados pela USF de um bairro localizado no subrbio ferrovirio de Salvador. Foi criado a aproximadamente a 5 anos e desde ent o vem trabalhando periodicamente com uma reunio por ms.

2. OBJETIVOS

2.1 Geral Contribuir, junto s equipes do PSF, com a melhoria da qualidade de vida dos portadores de hipertenso arterial e com a diminuio dos custos sociais, mediante a conscientizao do pblico alvo a adotar estilos de vida mais saudveis.

3. 2 Especfico Discutir aspectos associados ao valor energtico dos alimentos; Relacionar a ingesto calrica com o gasto energtico; Ressaltar a importncia dos alimentos hipossdicos e de baixo ndice glicmico; Estimular a automontagem de cardpios nutricionalmente adequado ao perfil do grupo. Avaliar o cardpio montado e discutir possveis substituies.

3. METODOLOGIA O presente estuda trata-se do relato de atividade educativa, realizada em um dia, no turno vespertino do ms de maio, referente por tanto, a atividade do ms. Inicialmente o grupo responsvel por realizar a atividade foi apresentado, em posteriormente cada componente se apresentou e respondeu questes referentes quando descobriu a doena se tinha hipertenso e /ou diabetes e quando comeou a participar do grupo. Em seguida foi apresentada a necessidade calrica mdia de homens e mulheres, logo aps iniciou-se a estratgia de apresentao das gravuras de alimentos e foram lanadas ao grupo questes a respeito do valor energtico dos alimentos que estavam expostos nas gravuras, aps a apresentao das gravuras o valor energtico dos alimentos eram apresentados

respectivamente e ento era feita uma relao entre os alimentos de alta densidade energtica com alimentos de baixa densidade energtica e ressaltando-se a capacidade que esses alimentos tem de alterar a glicemia, bem como a quantidade de sdio dos mesmos e os benefcios dos alimentos saudveis, durante toda a discusso todos os participantes tinha total liberdade de levantar questionamentos como tambm de falar dos hbitos e dificuldades que tem em retirar ou inserir algum alimento no consumo habitual, nenhum questionamento foi descartado durante a apresentao, quando surgia duvida de algum participante lanavamos a questo para o grupo e os integrantes que sentiam a vontade para responder, respondia. Aps todo o debate a respeito dos alimentos foi discorrido a relao entre consumo e gasto de energia e a importncia de ingerir o necessrio para o desempenho timo do organismo, tambm foi discorrido a relao entre ganho de peso e hipertenso e diabetes. Por ultimo foi apresentado um cartaz que exemplificou a relao entre alimentos e gasto energtico demonstrando visualmente a necessidade de atividade mais intensa para o consumo da energia proveniente de alimentos calricos enquanto alimentos menos calricos necessitariam de atividades menos intensas para que sua energia fosse consumida. O cartaz foi divido em dois lados, lado direito com alimentos mais saudveis, do hbito alimentar do brasileiro e lado esquerdo com alimentos essencialmente calricos e pouco nutritivos ao lado da figura dos alimentos tinha duas linhas verticais: linha azul referente ao tempo necessrio de corrida e linha rosa referente ao tempo necessrio de caminhada. A metodologia utilizada foi considerada de expositiva e dialogada. Aps, toda a discusso a respeito dos alimentos e atividade fsica os participante foram dividido em dois grupos que se reuniram em salas diferentes, cada grupo com 3 monitores, para que pudessem responder os possveis questionamentos que surgiriam no decorrer da atividade. Foi solicitado que cada grupo

montasse um cardpio adequado (tanto em relao a qualidade dos alimentos proposto quanto a possibilidade que este pudesse ser cumprido), aps a montagem do cardpio o grupo foi novamente reunido e os cardpio foram apresentados por dois integrantes de cada grupo, em seguida foram discutidos aspectos especficos de cada cardpio. Ao final da atividade foi entregue a cada participante uma lista com equivalentes nutricionais dos alimentos normalmente consumidos.

10

4. DENSENVOLVIMENTO A apresentao juntamente com o discurso sobre as questes que se relacionavam ao processo sade-doena de cada membro do grupo foi essencial para o decorrer da atividade, pois permitiu que houvesse uma troca de experincias. Procurou-se, por tanto, compreender os aspectos sociais envolvidos em todo o processo sade doena, procurando-se ter uma viso biopsicossocial do individuo. Alves (2005) afirma que o princpio da integralidade contrape-se abordagem fragmentria e reducionista dos indivduos. O olhar do profissional, neste sentido, deve ser totalizante, com apreenso do sujeito biopsicossocial. Assim, seria caracterizada pela assistncia que procura ir alm da doena e do sofrimento manifesto, buscando apreender necessidades mais abrangentes dos sujeitos. O cuidado em sade deve ser participativo e humanizado, visto que imprescindvel integrar o saber tcnico ao saber popular para melhor direcionar as aes de sade. Deve-se ento intervir de forma mais efetiva envolvendo a populao e/ou os grupos populacionais no processo de cuidado, proporcionando mudanas no estilo de vida. importante adapt-lo realidade de cada indivduo e dos grupos populacionais de maneira que este possa ser aplicado em conformidade realidade socioeconmica e educacional e, dessa forma, associado a algum aspecto da vida e da famlia desses indivduos. Para os autores Toledo, Rodrigues & Chiesa (2007) A incorporao de novos conceitos, pelos profissionais de sade, a respeito da compreenso ampliada do processo sadedoena, a humanizao das prticas, a busca da qualidade da assistncia e de sua resolutividade, possibilitam o investimento no modelo dialgico de educao em sade, acreditando-se ser este o modelo mais pertinente para a efetivao de mudanas paradigmticas, incentivando a autonomia de escolha dos sujeitos, reconhecendo-os como portadores de um saber que, embora diverso do saber tcnico-cientfico no deve ser deslegitimado pelos servios. Por tanto, adotou-se uma metodologia fundamentada na exposio dialogada. Pois, a exposio dos itens que se relacionavam ao assunto tratado permitiu que o objetivo principal fosse traado e, dialogado paralelamente com os participantes, o que permitiu que os mesmos pudessem expor seus conhecimentos, duvidas e dificuldades que era compartilhado por outros membros dos grupos, que por vezes sugeriram solues sem que fosse necessria a nossa fala.

11

Essa participao atribuda ao fato dos integrantes do grupo no serem considerados meros ouvintes, mas sujeitos do seu processo educacional. De acordo com Toledo, Rodrigues & Chiesa (2007) Os usurios de sade no devem ser considerados consumidores apenas,

das orientaes, dos grupos educativos, so, alm disso, agentes/co-produtores de um processo educativo. Possuem uma dupla dimenso no processo: so ao mesmo tempo objetos de trabalho dos agentes educativos e sujeitos de sua prpria educao. A construo de um cuidado aderente s necessidades dos grupos sociais e incorpor a essa dimenso educativa emancipatria. O usurio deve ser reconhecido como sujeito portador de um saber sobre o processo sade-doena- cuidado, capaz de estabelecer uma interlocuo dialgica com o servio de sade e de desenvolver uma anlise crtica sobre a realidade e o aperfeioamento das estratgias de luta e enfrentamento. Considerou-se por tanto, na atividade em questo, que o processo educativo um processo poltico, cujos mtodos e tcnicas devem favorecer a desalienao, a transformao e a emancipao dos sujeitos envolvidos, a educao em sade no deve ser exclusivamente informativa, todavia levar os usurios a refletirem sobre as bases sociais de sua vida, passando a perceber a sade no mais como uma concesso, e sim, como um direito social (TOLEDO, RODRIGUES, CHIESA, 2007). Quando questionados em relao descoberta da doena, foi observado que o tempo em que houve a descoberta da doena foi semelhante ao tempo em que iniciaram sua participao no grupo, o tempo observado foi de no mximo 5 anos e no mnimo 3 meses, sendo que o tempo de 3 meses foi semelhante ao tempo de descoberta da doena. Dos participantes apenas um era do sexo masculino. Os participantes relataram a dificuldade inicial de se adaptar as orientaes que so dadas de restrio alimentar devido doena. As respostas encontradas assemelharam-se com as encontradas pelos autores Cotta et al. (2009) que verificaram que dentre os alimentos mais evitados pelos hipertensos e diabticos destacam-se, principalmente: gordurosos, alimentos ricos em carboidratos: como massas, bolo, arroz, angu e carne suna e sal. No estudo destacado tinham como principais causas para evitar tais alimentos: a preveno ou o tratamento das doenas apresentadas, principalmente, diabetes ou medo de se tornar diabtico, dislipidemias, hipertenso arterial ou medo de se tornar. Dos entrevistados dos hipertensos e dos diabticos sabiam que os alimentos citados podiam causar algum mal sade, mas no souberam relacion-lo a nenhuma doena. No estudo citado, mais da metade dos entrevistados relataram terem sido orientados quanto importncia da ingesto de uma alimentao saudvel, recebendo tais informaes

12

principalmente de mdicos e embora tenham recebido as orientaes, 22,4% dos hipertensos e 40,0% dos diabticos afirmaram no seguir tais orientaes, sendo os principais motivos atribudos a isto os hbitos, fatores econmicos e no acreditar dos hipertensos (COTTA et al.,2009). Deflagrando as limitaes do modelo de assistncia ainda predominante na ateno bsica. Pois, devido a mesma viso curativa que ainda predomina entre os profissionais de sade, em que a assistncia sade fortemente ancorada no atendimento queixa-conduta e alm disso, permeada por prescries multifatoriais, as quais, no sendo cumpridas, acabam na avaliao subjetiva do profissional de sade, por classificar o usurio como no cooperativo CHIESA,2007) Embora o tempo de acompanhamento com a ESF, aps a descoberta da doena, associadas s reunies mensais, que ocorre com o grupo, na maioria dos casos por um perodo longo (aproximadamente 5 anos), as abordagens anteriores no foram consideradas suficientes para tratar todos os aspectos relacionados a alimentao. Pois, Quando foram questionados a respeito de calorias observou-se uma duvida geral em relao ao que de fato so calorias, embora fosse um assunto que muitos j ouviram falar; alguns integrantes a relacionaram com o contedo lipdicos dos alimentos. Quando as figuras foram apresentadas observou-se um desconhecimento, em relao ao contedo energtico dos alimentos, que para os mesmos estavam muito mais relacionados quantidade do que a composio. Considerando a relevncia do tema para o grupo, as questes levantadas na exposio dialogada deveriam estar bem esclarecidas, na medida em que j est bem estabelecida a relao do ganho de peso corporal com a elevao da hipertenso arterial e a diabetes mellitus tipo 2. Isso ressalta outro aspecto deficitrio no tratamento das DCNT, no mbito da ateno bsica, que a ausncia do nutricionista na ESF. Embora, segundo avaliaes realizadas at o momento, a composio mnima das ESF vem produzindo bons resultados em termo de extenso e cobertura, com efeito positivo sobre a reduo das taxas dos indicadores de morbi-mortalidade, ela apresenta limites tcnicos e fsicos, diante da necessidade de fazer uma sade diferente, isto capaz de estender a prtica clnica para fora dos muros da unidade de sade e prestar ateno integral sade da populao em consonncia com os princpios norteadores da sua criao (ASSIS et al., 2002) ou no aderente ao regime teraputico (TOLEDO, RODRIGUES,

13

Como componente interdisciplinar, oportuno destacar as aes de alimentao e nutrio em quaisquer formas de interveno, como estratgias indispensveis a todo programa cuja finalidade seja elevar a qualidade de vida da populao a partir do princpio da integralidade. Neste sentido, importa ressaltar os aspectos especficos sobre o perfil dos profissionais que compem a equipe do PSF em relao prestao da ateno particularmente voltada para o campo da alimentao e nutrio. Assim, pode-se questionar se a equipe mnima proposta para o PSF conseguir em mdio prazo avanar na integralidade da ateno. Focalizando particularmente a rea da alimentao e nutrio, pode-se pressupor que se encontram ausentes na equipe, hoje formada, condies tcnicas e operacionais para inovar na ateno, em direo segurana alimentar (ASSIS et al., 2002). A competncia do nutricionista para integrar a equipe do Programa Sade da Famlia est estabelecida em sua formao acadmica, a qual o instrumentaliza a realizar o diagnstico nutricional da populao, tornando-o, assim, o nico profissional a receber uma instruo especfica que lhe permite, a partir desse diagnstico e da observao dos valores socioculturais, propor orientaes dietticas cabveis e necessrias, adequando-as aos hbitos da unidade familiar, cultura, s condies fisiolgicas dos grupos e disponibilidade de alimentos. Trata-se, portanto, de um profissional apto a participar efetivamente da recriao das prticas de ateno sade no Brasil. Por este caminho, pode-se afirmar que uma assistncia sade da famlia brasileira, cujo objetivo seja transformar a histria das prticas e dos resultados das intervenes, no poder prescindir da atuao do nutricionista. A montagem do cardpio de um dia foi usada como estratgia de avaliao que considerou todos os conhecimentos prvios dos seus integrantes associando-os aos aspectos sociais na medida em que o cardpio que os mesmos montaram se adequavam as suas condies socioeconmicas. Na avaliao do cardpio observamos que os mesmos tinham conhecimento qualitativo do cardpio adequado a cada individuo, porm do ponto de vista quantitativo existem muitos questionamentos. As reunies mensais do grupo so muito importantes, pois um momento em que os mesmos podem compartilhar seus saberes. No estudo realizado por Alvarez e Zanella (2009) observou-se que um programa de interveno foi capaz de promover alteraes favorveis no consumo alimentar habitual aps cinco meses de acompanhamento que resultaram em perda de peso, reduo da presso arterial e melhora do perfil metablico. Mesmo que no se possa inferir que as alteraes tenham ocorrido estritamente por conta da modificao nutricional educativa e dirigida, os resultados deste estudo revelam uma tendncia em favor da modificao da dieta em

14

decorrncia desta ao. O aumento dos conhecimentos e a discusso em grupo das situaes do cotidiano alimentar possibilitam melhores escolhas, que podem resultar em mudana duradoura no comportamento alimentar, embora avaliao em longo prazo no tenha sido feita. Neste estudo foram comparados tambm dois esquemas de reunies peridicas com freqncias diferentes, para verificar a hiptese de melhores resultados nos pacientes com maior freqncia de atendimentos. Esta hiptese, entretanto, no se confirmou sendo os resultados muito semelhantes em ambos os grupos, embora um maior nmero de pacientes tenha permanecido no G14 do que no G35. Portanto deve-se questionar a relao custobenefcio de atendimentos quinzenais, podendo estes serem realizados mensalmente, o que propiciaria o atendimento a um maior nmero de pacientes e reduziria os custos do Sistema nico de Sade(ALVAREZ; ZANELLA,2009).

15

5. CONSIDERAES FINAIS

A modificao dos paradigmas biomdicos e os novos conceitos sobre o processo sadedoena facilitam o entendimento das reais causas e determinantes do problema da hipertenso e diabetes, bem como a adequao dos servios s necessidades da populao. Portanto, torna-se inevitvel conhecer os indivduos para os quais se destinam as aes de sade, incluindo suas crenas, hbitos e papis e as condies em que vivem buscando envolv-los com a efetiva participao comunitria para que seja possvel assegurar sustentabilidade e efetividade das aes de sade. Conhecer o perfil dos usurios pr-requisito base para formulao de estratgias educativas adequadas. Dentre as alternativas a grupal destaca-se sendo este um espao de socializao com suporte emocional, mas para que haja sucesso alm dos aspectos j mencionados deve haver um planejamento de aes de estratgias de educao e capacitao da equipe de sade. Viu-se pelo relato do grupo em questo que o sucesso na ao implementada se deu por vrios aspectos: grupo pr-formado e j consolidado na Unidade, conhecimentos adquiridos ao longo do tempo de tratamento, escolha do tema, troca de experincia entre os participantes, dentre outros. O resultado encontrado atravs da montagem e apresentao do cardpio demonstrou que os participantes do grupo adquiriram conhecimento satisfatrio cerca do que foi abordado sendo capazes de realizar escolhas que levariam a melhorias em sua sade. Portanto, a terapia grupal se faz um instrumento importante para os profissionais de sade devendo, dessa forma, serem repensadas as estratgias utilizadas primariamente nas unidades de sade.

16

6. REFERNCIAS ALVAREZ, Tatiana Souza; ZANELLA, Maria Teresa. Impacto de dois programas de educao nutricional sobre o risco cardiovascular em pacientes hipertensos e com excesso de peso. Rev. Nutr., Campinas, v. 22, n. 1, Feb. 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141552732009000100007&lng=en&nrm=iso>. access on 31 May 2011. ALVES, Vnia Sampaio. Um modelo de educao em sade para o Programa Sade da Famlia: pela integralidade da ateno e reorientao do modelo assistencial. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 9, n. 16, fev. 2005 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141432832005000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 01 jun. 2011. ASSIS, Ana Marlcia Oliveira et al . O Programa Sade da Famlia: contribuies para uma reflexo sobre a insero do nutricionista na equipe multidisciplinar. Rev. Nutr., Campinas, v. 15, n. 3, set. 2002 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141552732002000300001&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 02 jun. 2011. COTTA, Rosngela Minardi Mitre et al . Hbitos e prticas alimentares de hipertensos e diabticos: repensando o cuidado a partir da ateno primria. Rev. Nutr., Campinas, v. 22, n. 6, dez. 2009 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141552732009000600004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 29 maio 2011. FILHO, M. B.; RISSIN, A. A transio nutricional no Brasil: tendncias regionais e temporais. Cad. Sade Pblica., vol.19, suppl.1, p. 181-191, 2003. MAFFACCIOLLI, Rosana; LOPES, Marta Julia Marques. Educao em sade: a orientao alimentar atravs de atividades de grupo. Acta paul. enferm., So Paulo, v. 18, n. 4, dez. 2005 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010321002005000400014&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 02 jun. 2011. MONTERO, C. A.; MONDINI, L. Mudanas no padro de alimentao da populao urbana brasileira (1962-1988). Revista de Sade Pblica, vol.28, n.6, p 433 442, 1994. LERVOLINO, Solange Abrocesi; PELICIONI, Maria Cecilia Focesi. A utilizao do grupo focal como metodologia qualitativa na promoo da sade. Rev. esc. enferm. USP, So Paulo, v. 35, n. 2, jun. 2001 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S008062342001000200004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 02 jun. 2011 PASSOS, V. M. A. et al. Hipertenso arterial no Brasil: estimativa de prevalncia a partir de estudos de base populacional. Epidemiologia e Servios de Sade, Braslia, v. 15, n. 1, p. 35-45, jan.-mar. 2006. SICHIERI, R.; CASTRO, J. F. G.; MOURA, A. S. Fatores associados ao padro de consumo alimentar da populao brasileira urbana. Caderno de Sade Publica, vol.19 p 47 53. 2003. TOLEDO, Melina Mafra; RODRIGUES, Sandra de Cssia; CHIESA, Anna Maria. Educao em sade no enfrentamento da hipertenso arterial: uma nova tica para um velho problema. Texto contexto - enferm., Florianpolis, v. 16, n. 2, jun. 2007 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010407072007000200004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 31 maio 2011.

You might also like