You are on page 1of 6

Sumrio Introduo

O que termografia Segurana. Alto rendimento.

Sumrio

Aplicando
Aplicaes. Tcnicas de anlise. Anomalias. Limitaes.

O propsito deste contedo mostrar como a inspeo termogrfica pode auxiliar dentro de um conjunto de opes, na manuteno preditiva e preventiva em diversas reas industriais, permitindo paradas programadas estrategicamente para reparos e verificaes da eficcia dos equipamentos envolvidos em processos ou at mesmo na deteco de descontinuidade do produto final.

Consideraes Concluso Bibliografia

Introduo

O que a termografia? A termografia um dos tantos tipos de inspeo que podemos aplicar na rea industrial. Inspeo termogrfica genericamente definida como a tcnica de inspeo no destrutiva, que se baseia na medio da distribuio de temperatura superficial do objeto ensaiado, quando este estiver sujeito a tenses trmicas (no rmalmente calor). Atravs da utilizao de sistemas infravermelhos por exemplo, torna-se possvel a observao de padres diferenciais de distribuio de calor num componente, com o objetivo de proporcionar informaes relativas condio operacional dest e. Em quaisquer dos sistemas de manuteno considerados, a termo viso se apresenta como uma tcnica de inspeo indispensvel, uma vez que atende as especificaes bsicas, tais como:

 Segurana Permite a realizao de medies sem contato fsico com o it em a ser inspecionado.  Alto rendimento Proporciona a inspeo do equipamento em pleno funcionamento. Realiza a inspeo de muitos itens em pouco tempo.

Aplicando

Aplicaes Atualmente a termografia tem

aplicaes em inmeros setores; na indstria automobilstica utilizada no desenvolvimento desembaador e estudo do comportamento pra-brisa traseiro, freios, de pneumticos, no sistema de

do

refrigerao, turbo etc. Na siderurgia tem aplicao no levantamento do perfil trmico dos fundidos, durante a solidificao, na inspeo de revestimentos refratrios dos fornos. Na indstria aeronutica utilizada no ensaio de materiais compostos para se detectar dupla laminao ou outros tipos de rupturas. Pontos quentes assim como falhas de coeso em compon entes eltricos e eletrnicos podem ser determinados atravs da termografia. A indstria qumica emprega a termografia para aperfeioar o

processo e o controle de reatores e torres de refrigerao. As aplicaes na engenharia civil incluem a avaliao do i solamento trmico de edifcios e a possibilidade de se determinar detalhes construtivos das construes, etc. Nas artes o mtodo tem se mostrado de grande valia na deteco de descascamento de pintura e de massas reconstituintes bem como no diagnstico ger al para conservao e restaurao.

Tcnicas de anlise A termografia considerada uma das tcnicas de Manuteno Preditiva

definida por alguns como uma atividade de monitoramento capaz de fornecer dados suficientes para uma anlise de tendncias. As tcnicas termogrficas geralmente consistem trmicas distribuio na no aplicao objeto, da de tenses da da

medio

temperatura

superfcie e apresentao da mesma, de tal forma que as anomalias que representam as descontinuidades possam ser reconhecidas. definidas: Du as situaes distintas podem ser

 Tenses trmicas causadas diretamente pelo prprio objeto durante a sua operao: equipamento eltrico, instalaes com fludo quente ou frio, isolamento entre zonas de diferentes temperaturas, efeito termo elstico, etc.  Tenses trmicas aplicadas durante o ensaio atravs de tcnicas especiais (geralmente aquecimento por radiao ou conduo) e certas metodologias a serem estabelecidas caso a caso, para que se possa obter boa deteco das descontinuidades.
Em ambas as situaes so necessrias haver um conhecimento prvio da distribuio da temperatura superficial (ou pelo menos que possa ser assumida com certa segurana), como um referencial comparativo com a distribuio real obtida durante o ensaio. O caso mais simples ocorrer quando a distribuio da temperatura for uniforme e as descontinuidades se manifestarem como reas quentes (por exemplo: componentes com maior resistncia eltrica em uma instalao), ou reas frias (fluxo interno de ar nos materiais).

Anomalias A distribuio de temperatura pode ser medida usando -se: Pinturas sensveis ao calor que alteram a sua cor de acordo com a temperatura (termografia por contato); Cmeras de vdeo termogrficas que permitem a coleta de imagens no monitor (branco e preto ou colorido) da distribuio de

temperatura da superfcie focalizada pela cmera, de acordo com a sua temperatura (termo grafia infravermelha). O infravermelho uma freqncia eletromagntica emitida naturalmente por todos os corpos. Neste caso, as anomalias na distribuio da temperatura superficial que correspondentes a possveis descontinuidades, sero mostradas como "manchas coloridas".

Limitaes As variaes na distribuio das temperaturas podem ser muito pequenas para serem detectadas; Discrepncias muito pequenas podem ser mascaradas, pelo "rudo de fundo", e permanecer sem deteco; As principais organizaes de normalizao ainda no reconhecem a termo grafia como um mtodo confivel de END para avaliao e certificao dos produtos ensaiados.

CONSIDERAES

Os melhoramentos nos sistemas de termografia computadorizada e softwares especficos para o processamento de dados termogrficos facilitaro a aplicao dessa tcnica, na medida em que os ensaios ficam mais precisos.

Considerando-se o numeroso potencial de aplicaes do mtodo, o desenvolvimento do ensaio termogrfico em todos os nveis

industriais previsvel. Atualmente, outras tcnicas esto sendo pesquisadas e analisadas quanto aos fenmenos trmicos em amostras de laboratr ios

(misturas, txteis, compostos), associados com os ciclos de fadiga ou tenses de impacto. Recentemente, a termografia foi utilizada nos testes de veculos no tnel de vento; tanto a indstria automobilstica quanto a aeroespacial est realizando pesquisas nesta rea.

Concluso
A minha opinio que de fato a tecnologia tem contribudo muito para os processos de produtos em srie. Visto que, os projetos das malhas industriais esto cada vez mais robotizados e precisando cada vez menos da mo humana para sua operao. Porm, o homem quem programa toda a malha. Mas tambm temos que ressal tar que em todo processo de mudana e melhoramento difcil precis ar (por mais que se calcule) todas as perdas. E justamente a que entra a termografia, medindo com preciso na medida do possvel (claro que a preciso aumentar com o avano tecnolgico) e enxergando alm do alcance da viso humana as mnimas perdas no que diz respeito ao desperdcio, confiabilidade, segurana e qualidade de um produto ou at mesmo em instalaes e equipamentos.

Bibliografia
www.myq.com.br/html/revistas/62/MyQ62ter.pdf

pt.wikipedia.org/wiki/Termografia

www.fzea.usp.br/green

You might also like