You are on page 1of 39

R

IA

PE

L u i z Pa c h e c o
E

LE

texto

ia

de

on

st

pintura

Cruzeiro Seixas

ra

ti

comunidade
va U so Pr oi bi

do

PE R V E G A LE R IA C p ia m on st ra ti va U de

memria de
so Pr oi bi do

Mrio Cesariny de Vasconcelos

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.1

so

Pr

oi

bi

do

um bicho poderoso, este, uma massa animal tentacular e voraz, adormecida agora, lanando em redor as suas pernas e braos, como um polvo, digo: um polvo excntrico, sem cabea central, sem ordenao certa (natural); um grande corpo disforme, respirando por vrias bocas, repousando (abandonado) e dormindo, suspirando, gemendo. Choramingando, s vezes. No est todo vista, mas metido nas roupas, ou furando aos bocados fora delas. Parece (acho eu, parece) uma exploso que atingiu um grupo de gente parada e, agora, o que est ali so restos de corpos mutilados: uma pernita de criana, um brao nu sozinho, um punho fechado (um adeus?... uma ameaa?...), um tronco mal coberto por uma camisa branca amarrotada.
PE R V E G A LE R IA C p ia

Luiz Pacheco

comunidade

de

.2

on

st

ra

ti

macia e morna; viro-me para o lado esquerdo, de costas para a luz do candeeiro; e bafeja-me um hlito calmo e suave; fao um gesto ao acaso no escuro e a mo, involuntria tenaz de dedos, pulso, sangue latejante, descai-me sobre um seio morno nu ou numa cabecita de beb, com um tufo de penugem preta no cocuruto da careca, a moleirinha latejante; respiramos na boca uns dos outros, trocamos pernas e braos, bafos suor uns com os outros, uns pelos outros, to conchegados, to embrulhados e enleados num mesmo calor como se as nossas veias e artrias transportassem o mesmo sangue girando, palpitassem compassadamente silenciosamente duma igual vivificante seiva.
va U so Pr oi bi do

E stendo o p e toco com o calcanhar numa bochecha de carne

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.3

so

Pr

oi

bi

do

beb de dias; para os ps, o mido e a mida mais pequena. Toco com o p numa rosca de carne meiga e macia: a pernita da Lina, que dorme minha frente. Apago a luz, cansado de ler parvoces que s em portugus possvel ler, e viro-me para o lado esquerdo: um hlito levemente soprado, pedindo beij os no escuro que me embala at adormecer. Voltamo-nos, remexemos, tomados pelo medo de estarmos vivos, pela alegria dos sonhos, quem sabe!, e encontramos, chocamos carne, carne que no nossa, que um exagero, um a-mais do nosso corpo, mas aqui, to perto e to quente, como se fosse nossa carne tambm: agarrada (palpitante, latejando) pelos nossos dedos; calada (dormindo, confiante) encostada ao nosso suor.
PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st

.4
Luiz Pacheco

comunidade

ra

S omos cinco numa cama. Para a cabeceira, eu, a rapariga, o


ti va

so

Pr

Ou seria, ento, talvez, um desabamento sbito, uma avalanche de neve encardida, que nos cobriu a todos, ao acaso, aos bocados, e para ali ficmos, quietos e palpitando, espera, quietos e confiantes, dum socorro improvvel, cada vez mais (e as horas passam!) improvvel, incerto, aguardando a luz da manh, que chega sempre, que acaba sempre por chegar, para vivos e mortos, calados ou palrantes, ladinos ou soterrados, os que j desistiram da madrugada e os que, ainda, contra qualquer lgica, contra qualquer quantidade de esperana, confiam ainda e esperam.
oi bi do

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.5

so

Pr

oi

bi

do

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.6

so

Pr

oi

bi

do

Eu comparo-a a uma jangada, onde vamos ns cinco, cercados de noite, de ventos, de ondas caprichosas, perigos desconhecidos. uma imagem literria, esta, da cama-j angada; a literatura, a quem muito, sofregamente l, d isto: comparaes para tudo, referncias imprevistas, casos, tipos, situaes paralelas que j houve ou foram inventadas, uma outra vida ou realidade como a nossa de todos os dias e que se infiltra no sangue, ferve na memria sem que a gente d por isso. No ajuda a viver, certo, porque nada ajuda a viver; antes a figurar-se. Permite, talvez, uma certa coerncia (interior). No importante, afinal - mas que ser importante, afinal?
PE R V E G A
.7
Luiz Pacheco

LE

A cama larga, de madeira, alta, gingona, parece uma jangada.


R IA

lmpada do pequeno candeeiro em tulipa azul de vidro fosco, sinto nos rins o rosto da Irene, a minha pequena deusa de tranas loiras, a sua mo, muito branca e esguia, plida, quase morta, avanou numa aflio de afogado e veio agarrar-se a mim, junto sebenta sem linhas onde a esferogrfica de tinta vermelha deixa riscos e traos, bolinhas abauladas dos OOO e outras argolas mais do alfabeto, um rasto leve de sangue a fingir, sangue inventado, transposto em palavras e sinais, quieto ali vista, seco para sempre, moldado, concentrado numa raiva, sujo de palavras, desconforme, sabe-se l quando mentiroso ou verdadeiro, mas j descansando do seu apressado infatigvel zeloso viajar pelo corpo. Sem a dignidade do sangue quente que gira pelas veias e artrias, ora escuro ora mais oxigenado, mas com a gravidade do que esguicha, raivoso, ou escorre, devagar, delicado, das feridas, sangue que vem l de dentro do corpo com uma fora definida, uma coisa a dizer, um sintoma a revelar. Uma voz, se preferem.
ia de m on st ra ti va U so Pr oi bi do

A gora, sentado aqui na cama e escrevendo inclinado para a

comunidade

moendo e remoendo, abanicando a chupeta, num tique de focinho de coelho. Este (o beb) tem uma vantagem, um privilgio singular, o chamado direito de opo: podia dormir no bero, se quisesse; um bero novinho em folha, de vime seco, barato, sem luxos de colchoaria ou rendas finas ou forros vistosos de chita, mas inda assim confortvel e limpo, arejado, independente, com lenis. E neste Inverno houve tambm noites em que a Lina podia escolher: se quisesse, dormia no cho dentro do gaveto ou sapateira do guarda-vestidos, parecia um caixo aberto, com o anjinho l dentro, em cima de roupas velhas, um casaco e umas calas minhas j intrajveis.
PE R V E G A
.8
Luiz Pacheco

LE

D orme ao lado da me. Uma carinha de velho engelhada, o focinhito


R

IA

( mesmo assim!). Antes de nascer o beb, o Paulo Eduardo, era pior: havia sempre o receio por esse desconhecido, cuja cara no vamos, escondida como estava na barrica barriga da me, e no sabamos quem era e como era e o que queria. Talvez um inimigo. Talvez um diferente de ns. Talvez um descontente. Um intruso. Ele s dava sinais (alis, incompreensveis, para quem no tiver grande prtica) atravs dumas palpitaes, remexidelas, cambalhotas, pontaps no escuro (longa noite primeira, o denso mar original), cabeadas sob a pele de tambor esticada do odre materno. Mas apareceu e j estamos mais sossegados. No um estranho nem um inimigo. um beb, apenas um beb. Um igual a tantos, ao que j fomos, e chora e borra e mij a e mama como todos os bebs. Mama como quem est a puxar a vida do corpo da me, vida quente e docinha, to fcil! to gulosa!, para dentro dele. Caga e mij a como quem ri do mundo, do muito que nele h para a gente rir, misrias e tristezas, aleluias e horas de prazer, que tudo vale o mesmo e tudo o mesmo fumo e tem o mesmo fim. Chora como quem j sabe isso.
ia de m on st ra ti va U so Pr oi bi do

V amos na jangada. J estamos to habituados que nem reparamos

comunidade

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.9

so

Pr

oi

bi

do

vrias posies para nos ajeitarmos a dormir melhor: ora todos em fileira, ao lado uns dos outros, para a cabeceira da cama, ora distribudos como agora, trs para cima, dois para baixo, ou, ento, com um dos midos (a Lina ou o Z) atravessados a nossos ps. E havia, ainda, o problema da colocao ou das vizinhanas: eu e a Irene num lado e os midos noutro, ou ns no meio e eles um de cada lado, isto com insucessos, preferncias, trambolhes cama abaixo, muitos pontaps, mij as, rixas, complicaes de famlia, favoritismos e ciumeiras e choros e berraria s vezes, resolvidos em famlia entre risos e lgrimas, bofetes, beij os, descomposturas, carcias leves... Tambm na cama as posies variavam conforme o frio ou o calor, conforme, principalmente, o frio ou o calor que fazia na cama, pois os cobertores, s vezes, eram convocados (um, ou dois) pressa, num af de salvao pblica (nossa) e seguiam com destino incerto. Depois, no havia trapada pelas gavetas que chegasse para os substituir, e at jornais, so ptimos, ramalham duma maneira rangente, apreciada pelos vagabundos que tm sono e frio. A verdade esta: o frio no entrava connosco!
PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U so Pr oi bi do

D esde que estamos aqui, estudmos, experimentmos

.10
Luiz Pacheco

comunidade

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.11

so

Pr

oi

bi

do

a minha rapariga se vir a palavra escrita deve ach-la muito comprida e custosa de soletrar: pro-mis-cu-i-da-de (pelo mtodo Joo de Deus, em tipos normandos e cinzentos s risquinhas, at faz mal vista!). A promiscuidade: eu gosto. Porque me cheira a calor humano, me sobe em gosto de carne boca, me penetra e tranquiliza, me lembra - e por que no ?! - coisas muito importantes (para mim, libertino se o permitem) como mamas, barrigas, pele, virilhas, axilas, umbigos como conchas, orelhas e seu tenro trincar, suor, leos do corpo, trepidaes de bicharada. E a confuso dos corpos, quando se devoram presos pelos sexos e as bocas. E as mos, que agarram e as pernas, que enlaam. Mquinas que ns somos, mquinas quase perfeitas a bem dizer maravilhosas, inda que frgeis, como no admirar as nossas peas, molas e vlvulas e veias, todas elas animadas por um sopro que lhes parece alheio mas sai do seu prprio movimento, do arfar, dos uivos do animal, do desespero do anjo cado. E a par disso que o trivial, que o que cada um, tosco ou aleij ado, tem para dar e trocar, fatalidades, na sua msera ou portentosa condio de bicho, a beleza, que a surpresa, a harmonia das formas, que a excepo, a inteligncia, que a reminiscncia dos deuses. Ao lado do bicho, natural e informe, a esttua - onde a carne se afeioou em linhas puras, sabe-se l porqu, por quem e para que fim (sim, o fim sabemos e o que irmana todos na caveira desdentada horrvel a rir-se muito da beleza e dos olhos que a gozavam, da esttua viva e das mos que a percorriam demoradamente, enlevadas).
PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U so Pr oi bi do

S omos gente pura: os mais novos no sabem o que a promiscuidade,

.12
Luiz Pacheco

comunidade

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.13

so

Pr

oi

bi

do

A curva flutuante de um seio de donzela, a provocao que a anca do efebo ou da ninfa, to parecidas que se confundem; a amplido do olhar e os seus mistrios, esquivas e trocadilhos - ntima largueza do reino da alma que jamais encontrars seu fundo, e a cor alacre arrebatada duma risada; os passos, o cetim da pele, o emaranhado dos plos do pbis, e a alegria loira duma cabeleira solta, desmanchada nos abraos, saindo triunfal duma cama semidesfeita. A persuaso da fala, a fenda estreita que a porta do paraso e as outras mil maneiras de ver e gostar de ver um corpo ser nosso, subjugado por uma tcnica ou o seu prprio desejo dissoluto; e tudo assoprado por dentro, tudo recheado de novas grutas ainda por explorar e que tambm jamais as conhecers ou iluminars todas, se elas a si mesmas se ignoram. Tudo cativado por uma divindade que o todo, que o Corpo, em risos e gritos, balbuceios de orgasmo e ranger de dentes; e a solido duma lgrima lenta que desce a face no silncio e na amargura; e o resfolegar do moribundo que j nada quer dos homens e com os homens, mas ostenta ainda na severidade da mscara, no desdm da boca desgarrada, uma altaneira nobreza; e a ferida do teu sexo aberta como uma nova ltima esperana de recomear tudo desde o princpio como se fora a primeira vez a fuga para o sono e o sonho. Nem eu me atrevia a falarvos disto, senhores; nem eu nunca me atreveria a repetir coisas to velhas, se no as visse serem atiradas para trs das costas, como se a enterrar em vida o corpo em clculos e tristura os homens fossem mais livres e mais humanos.
PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U so Pr oi bi do

.14
Luiz Pacheco

comunidade

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.15

so

Pr

oi

bi

do

dio ao corpo, andam esses a dizer h dois mil anos, como se neste curto lapso de tempo da histria do homem s devesse haver fantasmas descarnados. dio ao corpo, o teu e o meu, disfarado em tarefas vis e loas absurdas, cobardias pequeninas. Nada disso gente e eu gosto de estar com gente (falo de corpos), um enchimento de gente roda, compacta, onde recebemos e damos, estamos e lutamos, sofremos em comum e gozamos. Onde tudo de ns ampliado, revigorado, e medido pelo colectivo, pelos outros - espelho e limite, cadeia e espao imenso, liberdade e nossa conquista.

que quiserem. a cama do pai de famlia, austero e mando, ou do dorminhoco pesado quando regressa embriagado para casa. a cama do libertino. o leito (suponhamos) Lus-Qualquer-Coisa, XV ou XVI, do milionrio, porque nela somos reis e milionrios de ternura e de abraos, de palavras ciciadas; e o catre sem lenis, fracas mantas, e mau cheiro, do malts que no sabe para onde o destino o manda (e somos isto, e que de longes terras viemos! quantos naufrgios! quanta coisa fomos largando para facilitar a marcha at aqui), a enxerga do pedinte (e ns o somos tambm: porque temos falta de tudo e porque acordamos de manh sem uma bucha de po para dar s crianas e sem saber ainda onde o ir buscar). Podia ser (dava para) um bom ttulo de uma comdia picante, bulevardesca; UMA CAMA PARA CINCO; idem para um filme neorealista, onde nem cama houvesse, s umas palhas podres e mij adas, com gaibus ensonados, embrutecidos do calor e do vinho, fedor de ps, talvez um harmnio desafiando as cigarras e os grilos na clida noite da plancie alentejana. Uma cama para cinco, em herana, constitua um demorado caso de partilhas. Ns dormimos. s vezes, muitas vezes, beij os e abraos.
PE R V E G A LE R IA C p ia de
.16
Luiz Pacheco

C em casa a nossa cama a nossa liberdade imediata. Tem os nomes


on st ra ti va U so Pr

comunidade

oi

bi

do

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.17

so

Pr

oi

bi

do

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.18

so

Pr

oi

bi

do

e escrevo. Em toda a cidade que repousa e se esquece, na Avenida dos Combatentes eu debato-me contra a morte e escrevo diante da minha pequena tribo que dorme.

E m toda a cidade que dorme e respira, eu luto com a dispneia

PE

s vezes, palavras duras, definitivas, a luta dos indivduos (a morte ou a vida), e chacotas pelos fracassos de cada um, e arremessos de mau gnio, e vampirismo, pois ento. Somos puros. E que falta nos fazem lenis, fronhas, almofadas? Os cobertores, quando os h, esto enegrecidos e com manchas, cheiram ao chichi das criancinhas, quando no a coisas que eu no digo. Mas abrindo a janela, que contraste de perfumes com o ar lavado que vem dos montes da Serra de So Lus! com a florescncia das rvores na Avenida! E deixem-me que lhes diga: se precisa a maior vigilncia com as maganas das lndeas e as brincalhonas pulguitas (especialmente daquelas pequeninas, estilo terroristas, so mesmo uns amores!), a graa que tem a Irene na caa bicharada, desporto conceituado nas brenhas beirs onde a fui escolher, e como se alegra dizendo era uma verdadeira toira! ou esta tinha o rabo branco, eram duas s cavalitas, o que s demonstra que na classe agrria, enquanto no chega o dia do tractor e da Reforma, a educao feminina quedou nessas prendas domstico-venatrias do olho atento, dedos que nem setas, unhas como guilhotinas...
G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U so Pr oi bi do

.19
Luiz Pacheco

comunidade

surge nas costas, tumifica a cartida e d-lhe um calor que no gosto; quando a respirao se acelera em busca duma lufada que a renasa, o medo da morte afinal se escancara (medo-mor, tamanha injustia, torpeza infinita), aperto a mo da Irene, a sua mo dbil e branca. Quero acord-la. E digo: no me deixes morrer, no deixes... Penso para comigo, repito para me convencer: esta pequena mo, ncora de carne em vida, estas amarras suas veias artrias palpitantes, este peso dum corpo e este calor, no me deixaro partir ainda...E aperto-lhe a mo com fora, e acabo s vezes por adormecer assim, quase confiante, agarrado sua vida. Ah, so as mulheres que nos prendem terra, a velha terra-me, eu sei, eu sei! So elas que nos salvam do silncio implacvel, do esquecimento definitivo, elas que nos transportam ao futuro, imortalidade na espcie (nem teremos outra) pelo fruto bendito do seu ventre (eu sei, eu sei...).
PE R V E G A LE R IA C p ia
.20
Luiz Pacheco

Q uando a dor no peito me oprime, corre o ombro, o brao esquerdo,


de m

comunidade

on

st

ra

ti

A tribo dorme: a Lina mostra um punho fechado (ideias avanadas ter a mocinha?); o rapaz est de costas e quase destapado (parece um Cupido cansado; na larga queixada, porm, uma expresso terrena, mscula - a cara camponesa e rude do av Matias); o beb ressona ou balbucia qualquer uma esperana que s ele entende. Ela, a Irene, a minha pequena deusa de tranas loiras, encosta-se a mim e calada clida repousa cansada. Sou um deus grego! Fauno serdio, Pan sem flauta, Orfeu decado de quantas desiluses e frios cinismos, um Vulcano cornudo s ordens de Vocncias, do meu espaldar senhorial contemplo o rebanho provisrio que inventei, patriarca e profeta do meu prprio futuro. E receio, oh como receio, que os deuses a valer me castiguem! E desejo, oh como desejo, que chegue a manh e eu esteja respirando ainda pelos foles dos pulmes que o enfizema vai dilatando minguando a elasticidade; que o meu corao eia! sus! bata ainda quando, num quintal que no sei, perto, o galo canta.
va U so Pr oi bi do

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.21

so

Pr

oi

bi

do

pulmes; quatro coraes jovens (certeiros e cheios) com muitos anos de corda para badalar, batem ao lado do meu e do-lhe nimo e companhia, eia! sus! avante! para mais uma jornada. Um grito, um riso, um gemido, um bafo abafado na roupa, uma conversa entaramelada que tento perceber do Lus Jos que se julga (calculo) a brincar na rua com a malta, felizardo ou infeliz, o ptio de recreio dele uma cidade inteira - eu olho, comparo, medito, aflij o-me, respiro pior tomo aminofilina respiro melhor, duvido, estremeo, do-me arrepios e aposto: no futuro, amigos, no futuro que so eles. E deito contas, arrelio-me, barafusto, dou bofetes, pontaps (de que logo me arrependo, mas a biqueira do sapato j encontrou um rabo), procuro criar um tanto de ordem na desordem, porque no se pode viver no caos, sem uma sada para o transcendente, o Supremo Bem que me preocupa so eles, os bambinos, a minha imortalidade, frgil, incerta, to precisada por ora de mim e eu to atormentado e cansado, gasto, velho por dentro e por fora (um velhote), mas orgulhoso dela, mas apostando neles tudo quanto posso, tudo quanto tenho, a minha imortalidade sero talvez eles e mais nada, talvez estes, aqui apertados nesta cama gingona, encalorados ou friorentos mas felizes, pedindo po a rir, inocentes mas felizes porque a misria ainda os no roeu na alma, a minha imortalidade to pequenina e discreta, serena dormindo agora. Trs setas apontadas: aonde? e at quando? e contra mim ou no, e porqu? mistrios esses que nem o Filsofo Maldonado Gonelha, de Setbal, ser capaz de explicar. Alvo incerto como a nossa trajectria, e tudo estremecente de vida, ondulante e diversa.
PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U so Pr oi bi do

M as a minha fora grande. Respiro ao mesmo tempo por cinco

.22
Luiz Pacheco

comunidade

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.23

so

Pr

oi

bi

do

PE

repartido, tm corda prpria e seguiro seus rumos por esse mundo, cada vez mais distantes e dispersos, indiferentes origem, cada vez sabendo menos de mim, comigo vivo ou morto. a Lei. A flor no pergunta abelha para que lhe rouba o plen. A semente surgindo lentamente da terra - quem lhe encomendou o sermo? pensar no futuro? ou o futuro ela que ali est a crescer? Turbilho da Natureza no seu perptuo mvel (mbil). Caos medonho, mas a que estamos. Sei tudo isso. Sei que partiro um dia ou me deixaro partir, sem cuidados, sem remorsos nenhuns, talvez com alegria at. Sinto obscuramente, porm com que certeza, que sou o elo duma cadeia eterna, a comear sabe-se l onde ou quando, a findar talvez nunca mais, e que no a tra; submisso Lei. Alegre e cheio de pavor. Tocando com as mos, to perto! a carne que me continua.
V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U so Pr oi bi do

S ei (e no me esqueo) que eles, fora de mim, pedaos de mim

.24
Luiz Pacheco

comunidade

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.25

so

Pr

oi

bi

do

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.26

so

Pr

oi

bi

do

O Lus Jos tem nos olhos castanhos a mesma doura dos olhos de minha Me e a que ela est ainda viva; uma covinha na face esquerda da Lina, minha; o Paulocas reabre um silncio que meu Pai mantm fechado num coval do cemitrio de Bucelas. Submisso Lei: olhando-me na pequenez e no que tem afinal de cmico a rbula que represento nesta vida e no desesperando de todo em todo do personagem. To rpido tudo e hesitante! Mas aqui, agora no momento em que escrevo (e tudo est certo e tudo permanecer assim, porque o escrevo) antes da luz da manh, enquanto os outros o no sabem e no o podem portanto destruir, nestes dias to to iguais, sou eu o guia e o inventor. Eu, o prudente pastor do meu rebanho. Eu, o chefe. Eu, o sbio. Eu, o Pai. a Lei.
A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U so Pr oi bi do

PE

.27
Luiz Pacheco

comunidade

os fazer mais meus, para que mos vejam como eu quero. Olho-os e estou vivo. A Irene, dormindo enleada em mim, quieta e entorpecida, a trana meio desfeita como uma aurola, quieta e estranha, sonha talvez. Quem pode saber o que sonham mulheres? Rodeados de sombras e cantos matinais da pardalada, folgando nas rvores da Avenida, chegamos lentamente a um novo dia. Os dois garotos, daqui a nada, vo crescer das roupas, desenroscarse com olhos apatetados de sono. A Irene boceja, meio a dormir encosta o bico da mama boquita do filho e d-Ihe do seu sangue, um man de ternura, e olha-o, e pensa. Quem poder saber o que pensa uma me olhando o filho?
G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U so Pr oi bi do

E enquanto dormem a meu lado, eu olho-os e descrevo-os para

PE

.28
Luiz Pacheco

comunidade

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.29

so

Pr

oi

bi

do

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.30

so

Pr

oi

bi

do

PE

LE

de inventar coragem para um novo dia, certezas certezinhas, obedincia a religio ou partido ou rotinas, de inventar-se comodidades necessidades ou ilusrias vaidades de levar melhor vidinha (ceguetas todos eles aos limites da humana criatura que para todos e de repente o coveiro), razes para estar e lutar alm destas, to simples afinal e misteriosas sempre, to naturais e primitivas: uma rapariga nossa que amamenta o filho, duas crianas que pedem po e olham para ti.
IA C p ia de m on st ra ti va U so Pr

.31
Luiz Pacheco

comunidade

oi

T enho pena, ah como eu tenho pena!... dos que precisam


bi do

PE

l onde se confunde a lama com o sangue, as fezes, o pus, o vmito; fui at s entranhas da Besta e no me arrependo. Nada sei do futuro, e o passado quase esqueci. Li muito e foi pior. Conheci gente variada nesta Viagem. Pobre gente: estpidos de medo, doidos espertalhes, toscos patarecos, folies e parasitas da Vida, parasitas (os mais criminosos, estes) chulos do prprio talento desperdiando tudo: as horas do relgio deles e dos outros, e os defeitos de todos, que tudo tem seu calor e seu exemplo; ou frustrados falhados tentando arrastar os mais para o poo onde se deixaram cair por impotncia de criar, lazeira ou cobardia (mas o coveiro nada perdoa). Cadveres adiados fedorentos viciosos de manhas e muito mal mascarados. Uma caca a respirar.
A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U so Pr oi bi do

N o sei nada. Duvido de tudo. Desci ao fundo dos fundos,

.32
Luiz Pacheco

comunidade

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.33

so

Pr

oi

bi

do

O ra deixem-me que lhes diga: um cadver no nunca tem


ter razo, mesmo que a tivesse tido antes. Um estpido um cobardola para rir e chorar, porque a estupidez e o medo no tm medida. Um patareco, d-se-lhe um pontap no cu, um parasita esborracha-se por nojo e a um folio fazemos notar que no lhe achamos graa nenhuma. E fugi dos frustrados e falhados que a malta mais tratante e castradora que existe. Mas um beb! uma rapariga com o filho ao colo! os bambinos em volta! so os bichos mais exigentes e precisados de tudo. E h que lhes dar tudo. Eis, Senhores, porque sado a manh e fao gosto em a ver inda uma vez, eis porque a pardalada me incita. E no riso do meu Paulocas uma leve ironia contente me desperta, babada em leite e ternura. Somos puros. Sabemos e cumprimos. Bemaventurados somos e vs, tambm, S E S A B E I S E S TA S C O I S A S , B E M - AV E N T U R A D O S S E R E I S , SE AS PRATICARDES.
PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U so Pr oi bi do

.34
Luiz Pacheco

comunidade

PE R V E G A LE R IA C p ia de m on st ra ti va U

.35

so

Pr

oi

bi

do

Referncias tcnicas das obras originais de Artur do Cruzeiro reproduzidas em serigrafia neste livro:

Seixas

.1

Assim ficmos a saber que o deserto sabe escrever ler e contar Tmpera e colagem sobre papel 17x12 cm 1970

.3

.21

Sem Titulo Tmpera sobre papel 15,5x12 cm no datada

Sem Ttulo Tmpera e tinta da china sobre papel 23,5x37,5 cm no datada Como s sete horas eram ainda duas horas o amor foi devolvido procedncia Grafite e caneta 27,4x21,3 cm 1968

.5

.6

.11

ia

Sem ttulo Grafite e tinta da china sobre papel 29,5x20,5 cm 1957 Sem ttulo Tinta da china sobre papel 19x14 cm 1955 Sem ttulo Tmpera e colagem sobre papel 41,3x32 cm no datada

de

.13

LE

IA

.15

Sem ttulo Tmpera e tinta da china sobre papel 20,4x14,5 cm no datada

PE

.17

Sem ttulo Tmpera e caneta sobre papel 26x20 cm 1954

.18

Sem ttulo leo sobre esteira de fibras naturais 59x64 cm 1953

on

.9

st

.26

"L onde o negro smen do mundo se gera no mais profundo dos vulces" Tcnica mista sobre papel 24x16,5 cm no datada

.29

Por toda a parte h sonhos que empurram outros sonhos para o abismo Grafite, tinta da china e tmpera sobre papel 28,5x21 cm 2006

.30

Sem ttulo Tmpera e colagem sobre papel 27x35 cm no datada

.33

Sem Ttulo Tinta da china e carvo sobre papel 26x20,5 cm no datada

.35

Sem ttulo Tinta da china sobre papel 28x21,5 cm 1955

ra

Sem ttulo Tmpera, colagem e ocultao sobre papel 28x18 cm no datada

.25

...nascente das palavras e da poesia Tmpera e tinta da china sobre papel 25,5x16 cm no datada

ti

va

so

Sem ttulo Tmpera e tinta da china sobre papel 26,5x21 cm no datada

Pr

oi

bi

do

.23

PE

O livro comunidade ``, com texto da autoria d e L u z Pa c h e c o e c o m p i n t u r a s d a a u t o r i a de Cruzeiro Seixas, e d i t a d o , n o a n o d e 2 0 0 7 , p o r Pe r v e G l o b a l - L d a , empresa situada na Rua das Escolas Gerais, n. 19, em Lisboa. Fo i i m p r e s s o i n t e g r a l m e n t e e m s e r i g r a f i a p e l o A t e l i e r de Serigrafia Artstica Antnio Moreira e teve uma tiragem de 410 exemplares numerados e assinados pelos autores na contracapa, sendo 350 numerados de 1/350 a 350/350, 2 5 PA ( p r o v a s d e a r t i s t a ) n u m e r a d o s d e I / X X a X X / X X , 25 HC (hors commerce) numerados de 1/20 a 20/20, 10 PE (provas de ensaio) numeradas de 1/10 a 10/10. composto por 18 folhas, impressas frente-e-verso, de texto e de pinturas, respectivamente. De quatro pinturas do livro, foram realizadas quatro edies de 125 exemplares cada uma, assinadas pelo autor, sendo 100 numerados de 1/100 a 100/100, 1 0 PA ( p r o v a s d e a r t i s t a ) n u m e r a d o s d e I / X a X / X , 10 HC (hors commerce) numerados de 1/10 a 10/10, 5 PE (provas de ensaio) numerados de 1/5 a 5/5 .

LE

A este exemplar coube o nmero:

IA

ia

de

on

st

ra

ti

va

so

Lisboa, Julho de 2007

Pr
/

oi

bi

do

You might also like