You are on page 1of 2

ATA DE ASSEMBLIA GERAL ORDINRIA

Aos onze dias do ms de junho de dois mil e onze, nas dependncias do auditrio Oswaldo Goidanich - Memorial do RS, na cidade de Porto Alegre, ocorreu em primeira chamada s nove horas, segunda chamada s nove horas e quinze minutos e terceira chamada s nove horas e trinta e cinco minutos, a Assemblia Geral Ordinria da ANPUH-RS. Aps iniciada a assemblia, com a presena de 27 scios aptos a votar, foi aprovada por unanimidade a pauta, versando sobre os temas: Regulamentao da Profisso de Historiador e Descarte do acervo da Biblioteca Pblica Pelotense. Aps o trmino das discusses, foram encaminhadas as seguintes deliberaes: A Assemblia foi unanimemente favorvel regulamentao da profisso de historiador, defendendo exclusivamente a nomenclatura de Historiador ao profissional contemplado pela regulamentao, sem distines entre bacharis e licenciados, sendo reconhecido aquele que obteve o diploma mediante curso de formao especfica emitido por Instituio de Ensino Superior, conforme o estabelecido em lei. A defesa de profissionalizao visa amparar legalmente profissionais diplomados em cursos de histria presentes nas mais variadas instituies, sejam elas de pesquisa, ensino, extenso, acervos, arquivos, bibliotecas e museus. Alm disso, visa a insero deste profissional em editais concernentes a concursos e selees especficas. Para uma efetiva participao de nossos Associados s presses pela regulamentao, pretende-se articular estratgias de aes, a exemplo de Fruns, integrando os diversos ramos de atuao identificados nos seguintes segmentos: a) Coordenadores de Ps-Graduao em Histria; b) Coordenadores de Cursos de Graduao em Histria; c) Diplomados em Histria: trabalhadores de acervos, educadores, tcnicos em assuntos culturais, produtores culturais, etc. d) Professores de Histria de Ensino Bsico das Redes Pblicas e Privadas As diligncias tambm visam um Plano de Ao, junto s Instituies de Governo como a Cmara Federal e o Senado Federal. Apontando quatro itens bsicos como meio de intensificar este plano: a) Propor que o Projeto tramite na Cmara dos Deputados como substitutivo ao invs de apensado, j que agilizaria a demanda. b) Intensificar o envio de e-mails atravs de uma campanha regional e nacional de presso aos polticos responsveis pelas Comisses de apreciao do Projeto. c) Construir redes de apoio junto ao Corpo Discente das IES do Estado do Rio Grande do Sul.

Associao Nacional de Histria Seo Rio Grande do Sul Rua Caldas Jnior, 20 Sala 24 Porto Alegre RS 90010-260 Site: www.anpuh-rs.org.br E-mail / Messenger: anpuhrs@anpuh-rs.org.br

d) Identificar e envolver polticos partidrios simpatizantes ao reconhecimento da profisso.

Sugestes ANPUH NACIONAL a) Integrar discusso a Federao Nacional dos Estudantes; b) Pressionar as bancadas polticas a favor da regulamentao.

Nada mais havendo a tratar, eu, Arilson dos Santos Gomes, Primeiro Secretrio da ANPUH-RS, lavrei a presente ata, que vai assinada por todos os presentes na Assemblia Geral. Porto Alegre, 11 de junho de 2011.

Associao Nacional de Histria Seo Rio Grande do Sul Rua Caldas Jnior, 20 Sala 24 Porto Alegre RS 90010-260 Site: www.anpuh-rs.org.br E-mail / Messenger: anpuhrs@anpuh-rs.org.br

You might also like