You are on page 1of 7

APsicanlisedoHomemDesbussoladoAsreaesaofuturoeoseutratamento

JorgeForbes

Palavraschave:homemdesbussolado,laosocial,hipermodernidade,angstia

Oviajantesurpreendidopelanoitepodecantaraltonoescuroparanegarseusprprios temoresmas,apesardetudoisto,noenxergarmaisqueumpalmoadiantedonariz.

ISTANDARDSEPRINCPIOS A prtica lacaniana no tem standards, mas tem princpios. o que afirma o tema centraldesteIVCongressodaAssociaoMundialdePsicanlise. H controvrsias quanto ao que seja um princpio. Restrinjome noo que prepondera: princpio algo que engendra, que vem antes, a cabea primeira. Na etimologia,temaraizdecaput,cabea. Standard,porsuavezumanglicismoparaoquenomeamos,emportugus,padro aquiloqueseadquiredaexperincia. Oprincpioantecedeaexperincia,enquantoostandarddelafruto.

fato que alguns standards podem, com sua consagrao, acabar por ter funo de princpio,noqueantecedemeorientamnovasexperincias.

IINOVOHOMEM.AMUDANACONSEQENTE.

PartodotemadoCongressopararelataroquemecabedesenvolver:APsicanlisedo HomemDesbussoladoAsreaesaofuturoeoseutratamento. Aoescolheressettulo,chamoaatenoaumatransformaodolaosocial,hoje,que exigeumamudananaformadeincidnciadoatoanaltico. Mudanaque spodemospensar porque diferenciamos princpiosde standards. Sem essa distino, a psicanlise arriscaria deixar de existir, engessada em standards inaptosaotratamentodasnovasformasdolao.

Com a expresso homem desbussolado, refirome ao habitante de uma nova era: globalizao, psmodernidade ainda nenhum termo suficientemente bom para nomela,semprecausandopolmicasaquiumanovaera,dizia,diferentedaanterior pornoserprioritariamentepaiorientada. Olaosocialnaeraindustrial,namodernidade,erafrancamenteorientadoporumeixo vertical.Aspessoassejuntavamemnomede,emtornoa.Afamlia,aempresa,a nao eram estruturas triangulares, ou piramidais, com um pice ideal e aglutinador. Tnhamos nafamlia o ptriopoder naempresa, a carreirade officeboya diretorna nao,osentimentodePtria. O pai que tinha as chavesdo saber seguro,edavaadireo ocupava,ele e seus representantes,o pice da pirmide. Lembramos, seainda necessrio reforaressa idia, que, quando no sabamos alguma coisa, ramos convidados a procurar no dicionrio,chamadodequ?Paidosburros.

Poisbem,naglobalizao,osaberconsagrado,desdeosiluministas,virouumgenrico, do mesmo modo que foges e geladeiras brancos so genricos: uns no tm mais valor que outros. Um aperto de boto, um clique, um clique no rato, tudo o que necessrioparaacessarosaber. O homem ficou desbussolado, sem o norte da mo do pai que, por ter o saber, lhe asseguravaocaminhoaseguir.

Freudteveagenialidadedeproporumaestruturacapazdeesquadrinharaexperincia humananessemundopaiorientado:ocomplexodedipo.Umstandardfreudiano,no umprincpio. Durante quase cem anos, fomos capazes de entender muita coisa das relaes humanas a partir dessa estrutura, a tal ponto que vrios chegaram a pensar que o dipofaziapartedohomem,equeforadeleshaveriapsicose.

FoiJacquesLacanquemdeuoalertadaintensidadedeumapsicanlisealmdodipo. Uma psicanlise capaz de acolher um homem cujo problema no est mais nas amarrasde seu passado,queo impedem de atingir o objetivo pretendido, motivoque levou Freud a chamar a psicanlise de cura da memria. Uma psicanlise para o homemquenosabeoquefazer,nemescolher,hoje,entreosvriosfuturosquelhe sopossveis:sempai,semnorte,sembssola.

IIIQUEIXA,LIBERDADE,ANGSTIA. Antes, as pessoas se queixavam por no conseguirem atingir os objetivos que perseguiam.Hoje,quaseaoavesso,aspessoassequeixamounemsequeixamainda, masseangustiampelasmltiplaspossibilidadesqueseoferecem. Frenteresponsabilidadedoquereroquedeseja,ohomemrecua.Elereageaofuturo incerto,preferindoseguranaspassadas.Apocapsmoderna,quechegouaserto festejada,deumsonhodeesperanatransformousenumpesadelodeangstia.Aps modernidade,paraGillesLipovetsky,foiumperododecurtadurao,substitudopela atualhipermodernidade,queeleconceitua. Hipermodernidadequerdizerumamodernidadeilimitada,extensaatodososdomnios da experinciahumana, ancorada em trsfatores: na tecnologia,na individualidade e naeconomia. Ser queestamosfadados a sermos hipermodernoseacompanharmospassivamente

as loucas, seno engraadas, tentativas localizacionistas do id no mesencfalo, prennciodoprximoremdio,possivelmenteoidota?

IVTENDNCIA:SEREMOSHIPERMODERNOS? Noacreditonessedestino,porduasrazes:aprimeira,porqueemboraaindapoucos, podemos notar uma srie de pesquisadores estudando e promovendo novas conceituaes deste lao social que exige, para a sua compreenso, uma nova topologia,aborromeana,navisodeJacquesLacan. Alm do grupo que representamos, na psicanlise, acrescentaria pessoas alm dela, como o filsofo francs Gilles Lipovetsky, recm citado o socilogo polons Zygmunt Bauman o arquiteto americano Ron Pompei no Brasil, os juristas Tercio Sampaio Ferraz Junior e Miguel Reale Junior. Enfim, cito alguns nomes s para provocar em cadaumalembranadeoutros,dediversasreas.Todos,comodiria,profissionaisdo incompleto, que de forma ocasional ou provocada, alm das especificidades de suas disciplinas, em um verdadeiro movimento de desespecializao, contribuem reciprocamente,realizandooqueFreudpreconizavaemsuaquestodaanliseleiga, a saber: a compreenso, pelo paciente, dos fundamentos do tratamento a que se submete. A segunda razo a forte convico de que a essncia desejante e incompleta de saberouseja,inconscientedohomemumprincpioqueresistiratodosostipos debushadastotalitrias.

VANGSTIA:UMPARMETRO.

Angstiaotemadomomento.Sentiroqueosujeitopodesuportardeangstiacoloca vocs analistas o tempo inteiro prova, afirma Lacan na abertura de seu mais recente Seminrio estabelecido por JacquesAlain Miller. A angstia um parmetro, porexcelncia,dadireodotratamento.

Uma angstia do homemdesbussolado vem sendo maltratadae acomodada emneo religiosidades e em neocientificidades. Junto s neoreligies colocaria os neo universitrios que consagram e standardizamos conceitos, em um renovado mercado de ttulos, que lhes confere uma batina respeitvel para acalmar a suposta e temida amoralidadeconseqentequedadopai. Quanto aos neocientistas, empricolocalizacionistas, eles no tm medo do ridculo, dada a avidez cmplice de respostas no importa que sejam absurdas de uma populao a quem se propagandeia que para tudo nessa vida tem remdio. Opsicanalistadohomemdesbussolado,paramantervivososprincpiosdapsicanlise lacaniana,devermudarsuamsica,ternovosstandards. Penseiemalgunsexemplos: Seontemseanalisavaparasecompreendermais,parairmaisfundo,hojesedirigeo tratamento ao limite do saber: a necessidade da aposta, na precipitao do tempo Se ontem se fazia anlise para obter uma ao garantida, livre de influncias fantasiosas, hoje nenhuma ao assegurada em um justo saber, toda ao arriscadaeincluiaresponsabilidadedosujeito Seontemapsicanlisefalavaemsofrimentopsquico,oquealevouaserpatrocinada por psiclogos que a reduziram a uma das disciplinas de seu currculo, hoje necessrio separla do campo da sade mental, como tem insistido JacquesAlain Miller

Se ontem queramos uma certeza verdadeira, hoje, na segunda clnica de Jacques Lacan, separamos certeza subjetiva de verdade lgica. Queremos uma certeza convencida Seontemnoslimitvamosemnossaprxisaoespaocartesianodoconsultrio,hoje

haver psicanlise onde houver um analista, e ele necessrio nos mais diversos locaisdaexperinciahumana,muitoalmdasinstituiesdesade Existem vrias opositores a este caminho, das estatsticas empricas s metanlises, dos remdios salvadores recentemente houve quem propusesse colocar antidepressivojuntocomoflornaguadeSoPauloaoslivrosdeautoajuda.Eda? Nadaquepossadesentusiasmaraquelesquesebeneficiaramdeumtrabalhoanaltico e foram formados no tratamento da angstia pela inveno responsvel.

VICONCLUSO:PRINCPIOSESTVEIS,STANDARDSINCOMPLETOS. No tenho certeza deque no tenhamos standards. Uma vezqueosprincpiosesto almdosenunciados,sendodifcilpositivlos,caberiatalvezentendermosquenossos enunciados so,afinal, standards comfuno de princpios. Porm, so standardsad hoc,usadosacadadecisoanaltica. Assim como acontece com os princpios do direito, na concepo de Tercio Sampaio Ferraz Junior: na deciso jurdica, eles tm aplicao como topoi, lugarescomuns de umaretrica.Standards. A principal diferena entre os standards ortodoxos e os nossos est na posio de quem os enuncia: de uma forma completa, ou de uma forma incompleta. Frente estabilidade dos nossos princpios, nossos standards clnicos sero leves, contraditrios,mltiplos,circunstanciais:sensveissingularidadedecadamomentoda sua aplicao. O analista escolhe quais usar a cada vez, a cada tempo. O analista pode querer o que deseja, no fica no inefvel do que opera na clnica. Concluo, com Freud, mostrando que o que estamos debatendo aqui, os princpios analticos, no novo. Em Inibies, Sintomas e Angstia, em 1926, assim aconselhavaSigmundFreud:Aceitemoshumildementeodesprezocomquenosolham, sobranceiros,dopontodeobservaodesuasnecessidadessuperiores.Masvistoque ns no podemos tambm abrir mo de nosso orgulho narcsico, ficaremos

reconfortados com o pensamento de que tais Manuais para a Vida ficam logo desatualizados,dequeprecisamentenossotrabalhomope,tacanhoeinsignificante queosobrigaaapareceremnovasedies,edequeatmesmoosmaisatualizados delesnadamaissodoquetentativasparaencontrarumsubstitutoparaoantigo,tile todosuficientecatecismodaIgreja.Somenteumapesquisapacienteeperseverante,na qual tudo esteja subordinado nica exigncia da certeza, poder gradativamente ocasionar uma transformao. O viajante surpreendido pela noite pode cantar alto no escuroparanegarseusprpriostemoresmas,apesardetudoisto,noenxergarmais queumpalmoadiantedonariz.

Comandatuba,2deagostode2004 (Trabalho apresentado em plenria do IV Congresso da Associao Mundial de Psicanlise,em4deagostode2004).

You might also like