You are on page 1of 16

COMPANHIA MUNICIPAL DE TRNSITO E URBANIZAO DE LONDRINA

CONCURSO PBLICO
12/06/2011 INSTRUES
1. Conra abaixo: seu nome, nmero de inscrio e emprego correspondente sua inscrio. Assine no local indicado. 2. Verique se os dados impressos no Carto-Resposta correspondem aos seus. Em caso de irregularidade, comunique-a imediatamente ao Fiscal. 3. No sero permitidos: emprstimos de materiais; consultas e comunicao entre os candidatos; uso de livros, apontamentos, relgios, aparelhos eletrnicos e, em especial, aparelhos celulares, os quais devero ser desligados e colocados no saco plstico fornecido pelo Fiscal. O no cumprimento dessas exigncias ocasionar a excluso do candidato deste Concurso. 4. Aguarde o Fiscal autorizar a abertura do Caderno de Prova. Aps a autorizao, conra a paginao antes de iniciar a Prova. 5. Este Caderno de Prova contm 40 (quarenta) questes objetivas, cada qual com apenas 1 (uma) alternativa correta. No Carto-Resposta, preencha, com tinta preta, o retngulo correspondente alternativa que julgar correta para cada questo. 6. No Carto-Resposta, anulam a questo: marcar mais de 1 (uma) alternativa em uma mesma questo; rasurar; preencher alm dos limites do retngulo destinado a cada marcao. No haver substituio do Carto-Resposta por erro de preenchimento. 7. No so permitidas perguntas ao Fiscal sobre as questes da prova. 8. A durao desta prova ser de 4 (quatro) horas, j includo o tempo para preenchimento do Carto-Resposta. 9. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao Fiscal. 10. Aguarde autorizao para devolver, em separado, o Caderno de Prova e o Carto-Resposta, devidamente assinados.

Transcreva abaixo as suas respostas, dobre na linha pontilhada e destaque cuidadosamente esta parte. .................................................................................................................................... RESPOSTAS

01 21

02 22

03 23

04 24

05 25

06 26

07 27

08 28

09 29

10 30

11 31

12 32

13 33

14 34

15 35

16 36

17 37

18 38

19 39

20 40

....................................................................................................................... O gabarito ocial provisrio estar disponvel no endereo eletrnico www.cops.uel.br a partir das 17 horas do dia 13 de junho de 2011.

LINGUA PORTUGUESA Leia o texto a seguir e responda s questes de 1 a 4. Texto I As regras de ouro do e-mail
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Mais antigo do que a prpria internet, o e-mail uma das ferramentas mais importantes da comunicao virtual, e seu surgimento foi importante para que a rede mundial de computadores fosse aperfeioada e desenvolvida. A primeira troca de mensagens eletrnicas foi em 1965 e possibilitava a comunicao entre vrias pessoas ao mesmo tempo. A velocidade dessas mensagens pode ser um prato cheio para desatenes por parte de redatores, resultando em erros muitas vezes constrangedores. Para que isso no ocorra, o texto de um e-mail deve ser simples, exigindo cuidados com sua releitura e acertos no tom da mensagem. No trabalho, onde a comunicao pode custar dinheiro ou mesmo o sucesso prossional, um e-mail deve ser redigido com toda a ateno para no dar margem a mal-entendidos. Deve priorizar trs pontos: simplicidade, clareza e objetividade. O vocabulrio deve pertencer linguagem usual, sem expresses rebuscadas que possam complicar a mensagem; Simplicidade no pode ser sinnimo de descuido. preciso estar atento repetio de termos sem necessidade, s abreviaes obscuras ou s construes truncadas; Para um texto conciso e claro, basta rel-lo e cortar termos desnecessrios, evitando dizer em muitas palavras o que se poderia dizer em poucas; Ter em mente o receptor de sua mensagem e tentar adequar o tom, com o cuidado de reler no nal o texto; Cuidado com palavras mal colocadas e destinatrios errados. Uma simples mensagem destinada pessoa errada por engano pode causar grandes estragos.
(Adaptado de: MURANO, E. O texto na era digital. Revista Lngua Portuguesa. Edio 64. Disponvel em: <http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12239>. Acesso em: 15 fev. 2011.)

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

1 De acordo com o texto, as mensagens eletrnicas a) foram as primeiras ferramentas virtuais disponibilizadas pela rede mundial de computadores. b) possibilitaram a resoluo de problemas de comunicao entre parceiros internacionais. c) destinavam-se comunicao entre grupos especcos de setores corporativos estratgicos. d) eram utilizadas como meio de comunicao virtual bem antes do surgimento da internet. e) desenvolveram-se rapidamente nos meios prossionais a partir do aparecimento da internet. 2 Com relao s regras de ouro do e-mail, considere as armativas a seguir. I. Os e-mails devem ser respondidos rapidamente porque, no ambiente prossional, tempo dinheiro. II. Ao redigir um e-mail, o redator deve tomar cuidado com o tom da mensagem para que ela no seja mal interpretada. III. Ao escrever um e-mail, o redator deve ir direto ao ponto e evitar linguagem prolixa e repeties. IV. Independentemente do ambiente, deve-se dar preferncia ao tom coloquial da linguagem para facilitar a compreenso da mensagem do e-mail. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e III so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas II e III so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 1 / 14

3 correto armar que a orao A velocidade dessas mensagens pode ser um prato cheio para desatenes por parte de redatores (linha 5) poderia ser substituda, sem alterao de signicado, pela seguinte orao: a) O fato de as mensagens eletrnicas serem trocadas muito rapidamente faz com que haja maior probabilidade de aqueles que as enviam cometerem erros por falta de ateno. b) A presena de muitos erros nas mensagens eletrnicas se deve ao fato de os redatores desviarem rapidamente sua ateno dos objetivos reais das suas relaes comerciais. c) A desateno de quem redige e-mails maior quando h mais presso prossional por resultados e prestao de contas e as respostas tm de ser enviadas com mais urgncia. d) A diculdade em escrever mensagens eletrnicas rapidamente de forma clara e concisa pode causar desateno e constrangimentos no ambiente prossional e prejudicar a carreira. e) O descuido dos redatores em relao ao envio rpido e atento das mensagens eletrnicas pode se transformar em assunto recorrente em almoos e jantares de negcios. 4 A palavra mal-entendido est pluralizada no texto (linha 9). Assinale a alternativa em que a palavra forma o plural da mesma maneira. a) tenente-coronel b) mestre-de-obras c) bola-ao-cesto d) papel-moeda e) abaixo-assinado Observe a charge a seguir e responda s questes 5 e 6.

(Disponvel em: <http://www2.uol.com.br/millor/aberto/charges/003/010.htm>. Acesso em: 27 fev. 2011.)

5 Sobre a palavra ambos empregada na charge, correto armar que ela a) remete ao notebook e ao laptop, que so equipamentos anlogos. b) refora a ideia de inutilidade da mquina na atualidade. c) se refere mquina de escrever e ao funcionrio que a utiliza. d) foi usada erroneamente por reunir uma pessoa e um objeto. e) produz um sentido de ambiguidade que confere humor charge. 6 Pela observao da charge, correto armar que a) a mquina de escrever ainda um equipamento essencial. b) o funcionrio mais antigo e a mquina surpreendem pela funcionalidade. c) o funcionrio mais antigo mais produtivo do que os jovens executivos. d) a mquina de escrever ainda melhor do que computadores e notebooks. e) experincia e funcionalidade tm tanto valor quanto inovao tecnolgica.

2 / 14

Leia o texto a seguir e responda s questes de 7 a 9. Texto II Os riscos trazidos pela m gesto do lixo so assustadores. Em Cubato (SP), por exemplo, h o caso de um condomnio popular construdo h mais de 20 anos sobre solo contaminado por um lixo qumico, o que prejudicou a sade de seus moradores e gerou uma srie de aes na Justia em busca de indenizaes. No Rio de Janeiro, so muito comuns os casos de dengue em reas onde se acumulam carcaas de pneus velhos, que acabam virando criadouros dos mosquitos transmissores da doena. Para evitar a repetio de eventos como esses, o Brasil est adotando a Poltica Nacional de Resduos Slidos (PNRS), instituda em agosto de 2010 pela Lei 12.305. Alm de promover a sustentabilidade em termos ambientais, a nova lei tambm contribui para proteger a populao, pois estabelece a obrigatoriedade de planos integrados de gesto de resduos. Com isso, governo, indstria, comrcio e consumidores passam a ter a responsabilidade conjunta de cuidar para que aquilo que resulta do consumo, normalmente embalagens e restos, seja recolhido e tenha destinao ambientalmente correta. Esse processo conhecido como logstica reversa, porque recolhe coisas, ao contrrio da logstica tradicional, que distribui produtos. Cada item de consumo gera resduos ao nal de seu ciclo de vida - que consiste em produo, distribuio, consumo e destinao nal. Entre os resduos h materiais que podem ser reutilizados ou reciclados, como papel, metal ou plsticos de embalagens em geral. Tudo o que no tem possibilidade de reaproveitamento considerado rejeito, e nessa categoria esto restos de comida ou produtos cuja manipulao oferece algum risco - como agulhas e seringas usadas, lmpadas uorescentes (que tm mercrio lquido em seu interior) etc. A PNRS determina que os resduos aproveitveis sejam levados a unidades recicladoras, enquanto os rejeitos devem ser encaminhados a aterros sanitrios ou incinerados, conforme o caso. At agora, a obrigatoriedade de recolhimento e destinao correta desses materiais se restringia a alguns itens mais crticos, como pneus e embalagens de agrotxicos, por exemplo. Com a PNRS, dentro de quatro anos praticamente tudo o que chega ao nal de seu ciclo de vida no pas deve ser objeto de um plano de gesto de resduos e ter destinao correta (do ponto de vista ambiental e sanitrio). Cada setor obrigado a implantar seu plano de resduos, com participao multilateral: governo, indstrias, comrcio e consumidores. A forma como isso ser feito, porm, ainda fonte de dvidas, pois so processos extremamente complexos e caros.
(Adaptado de: KOCHEN, S. Uma lei para no jogar a sade no lixo. Revista Problemas Brasileiros. No. 403 -jan/fev 2011. Disponvel em: <http://sescsp.uol.com.br/sesc/revistas_sesc/pb/artigo.cfm?Edicao_Id=391&breadcrumb=1&Artigo_ID=6023&ID Categoria=6935&reftype=1>. Acesso em: 15 fev. 2011.)

7 correto armar que o objetivo do texto a) explicar de modo geral em que consiste a PNRS. b) criticar o disposto pelos artigos da lei da PNRS. c) questionar as decises provenientes da PNRS. d) comparar a nova PNRS com leis anteriores a ela. e) sugerir parmetros para a implantao da PNRS. 8 De acordo com o texto, a PNRS vem com a principal misso de a) evitar o acmulo de lixo qumico e de carcaas de pneus nas cidades. b) legislar sobre o destino de resduos hospitalares e de alto risco sade. c) criar estaes de reciclagem do que consumido nos grandes centros. d) obrigar os diversos setores da sociedade a praticar a logstica reversa. e) combater a disseminao de doenas causadas por resduos slidos. 9 Com base no texto, considere as armativas a seguir. I. O recolhimento e a destinao correta de rejeitos tm impacto direto na conservao do meio ambiente e na qualidade de vida da populao. II. A PNRS obriga governos, indstrias e hospitais a instalarem unidades recicladoras e incineradores para eliminar resduos perigosos. 3 / 14

III. A PNRS contribui para que a responsabilidade pelo planejamento da gesto de resduos seja compartilhada por diversos setores da sociedade. IV. A maneira como a gesto de resduos e rejeitos ser feita ainda uma incgnita devido complexidade e aos custos do processo. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas II e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas I, III e IV so corretas. 10 Leia a tirinha a seguir.

(Disponvel em: <http://geoprofessora.blogspot.com/2008/06/mafalda-e-geograa.html>. Acesso em: 18 fev. 2011.)

Diante da pergunta Voc estuda?, a personagem Mafalda a) divaga ao responder com outra pergunta sobre impostos. b) acentua a ideia de obviedade em sua resposta armativa. c) aproveita a oportunidade para cobrar uma atitude. d) revela-se gentil e bem-educada ao conversar com o homem. e) nega-se a responder um questionamento sobre obrigaes.

4 / 14

CONHECIMENTOS GERAIS 11 Observe a charge.

(Folha de So Paulo. So Paulo, 22 fev. 2011, Opinio, A2.)

A charge se refere s manifestaes realizadas em fevereiro de 2011 pedindo a renncia do presidente lbio Muammar Gadda. Com base na charge e nos conhecimentos sobre o tema, considere as armativas a seguir. I. As manifestaes na Lbia apresentaram-se como desdobramento das mobilizaes realizadas em 2011, na Tunsia e no Egito, com a deposio dos respectivos governantes desses dois pases. II. A proliferao de redes sociais na internet revelou-se, para os acontecimentos recentes de 2011 no norte da frica, como potente instrumento de ao poltica. III. No caso lbio, a raiz da revolta, que se expressou em manifestaes de rua, foi a proibio do uso da internet pelos habitantes daquele pas. IV. A fora da ditadura lbia, em relao da Tunsia e do Egito decorre do apoio norte-americano ao governo Gadda. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as armativas I e II so corretas. Somente as armativas I e IV so corretas. Somente as armativas III e IV so corretas. Somente as armativas I, II e III so corretas. Somente as armativas II, III e IV so corretas.

12 A crise econmica mundial que eclodiu em 2008 trouxe para o primeiro plano o debate sobre as polticas neoliberais adotadas por governos de diversos pases, nos vrios continentes. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, considere as armativas a seguir. I. As privatizaes de empresas constituram um dos eixos das polticas neoliberais, justicadas com o argumento de que quanto menor o peso do Estado, mais eciente a economia se torna. II. Na base da crise econmica mundial de 2008, esteve o maior investimento dos Estados em assistncia social, ponto central defendido pelo iderio neoliberal. III. Por possurem o liberalismo como referencial, as polticas neoliberais revelaram-se incompatveis com regimes ditatoriais, como o Chile e o Peru, nos anos 1970 e 1980. IV. O movimento de globalizao do capitalismo, favorecido pela adoo de polticas neoliberais pelos governos, intensicou a nanciarizao das economias e os riscos de bolhas especulativas. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as armativas I e II so corretas. Somente as armativas I e IV so corretas. Somente as armativas III e IV so corretas. Somente as armativas I, II e III so corretas. Somente as armativas II, III e IV so corretas. 5 / 14

13 Leia o texto a seguir. Nessa dcada que se inicia, as perspectivas para ocupao e renda so completamente diferentes daquelas que o pas tinha em 2001. A economia restabeleceu sua capacidade de crescimento, gerao de empregos formais e recuperao de renda. Como resultado global para a dcada passada, ocorreu reduo acentuada do desemprego e queda da informalidade nas diversas regies brasileiras, e que foram relativamente mais favorveis s mulheres.
(DEDECCA, Claudio Salvadori, Mercado de trabalho, ganhos e desaos para as mulheres. In: Folha de So Paulo, So Paulo, 9 mar. 2011. Mercado, B3.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, correto armar: a) Os avanos conquistados na dcada de 2000, no Brasil, foram signicativos para eliminar a imagem do pas como nao onde intensa a informalidade do trabalho. b) A dinmica do mercado de trabalho nos anos 2000 permitiu ao salrio mnimo resgatar o poder de compra que possua quando de sua criao, em 1940. c) A participao crescente da mo de obra feminina no mercado de trabalho decorreu da maior proibio ao trabalho infantil. d) Durante a dcada de 2000, o mercado de trabalho no pas se mostrou favorvel s mulheres, embora, na mdia, elas continuem a receber menos que os homens para o desempenho das mesmas funes. e) O setor de servios representou, no conjunto, o elo mais dbil do dinamismo do mercado de trabalho no Brasil, inclusive em sua capacidade de absorver a mo de obra feminina. 14 Leia os ttulos das matrias publicadas em uma nica edio, em jornal de grande circulao nacional. (Folha de So Paulo, 15 out. 2010, Mercado). Fuses e aquisies crescem 28% no ano, diz consultoria (p. B2) Brasil entra na rota dos fundos bilionrios (p. B4). Google tem lucro de US$ 2,2 bilhes no 3 trimestre, alta de 32% (p. B5). Vale vai investir US$ 400 mi em mina de cobre na frica (p. B9). Pases andinos vo formar segunda maior Bolsa da AL (p. B2). Com base nos ttulos e nos conhecimentos sobre o tema, considere as armativas a seguir. I. A penetrao de capital estrangeiro nas economias perifricas continua a ser marcadamente de carter especulativo, sem produzir, necessariamente, o desenvolvimento econmico dos pases que recebem estes uxos monetrios. II. A crise econmica mundial do nal da dcada de 2000 colocou em xeque os postulados neoliberais, os quais serviram de base para a orientao poltica de diversos governos em dcadas anteriores. III. A economia globalizada, ao possibilitar a criao de novas grandes empresas, de dimenses transnacionais, restabeleceu o carter concorrencial dos primrdios do capitalismo. IV. O aporte nanceiro de diversos governos para controlar a ltima grande crise do capitalismo (20082009) marcou o retorno das polticas de bem-estar social do perodo ps 2 guerra. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as armativas I e II so corretas. Somente as armativas I e IV so corretas. Somente as armativas III e IV so corretas. Somente as armativas I, II e III so corretas. Somente as armativas II, III e IV so corretas.

15 Os aplicativos salvam (gravam) seus arquivos utilizando extenses em seus nomes com o objetivo de facilitar a identicao do tipo de contedo armazenado. Relacione as extenses da primeira coluna com seus respectivos contedos apresentados na segunda coluna. (I) (II) (III) (IV) (V) .odt .xls .ppt .htm .jpg (A) (B) (C) (D) (E) Apresentao Pgina Web Imagem Documento de texto Planilha 6 / 14

Assinale a alternativa que contm a associao correta. a) b) c) d) e) I-B, II-E, III-A, IV-D, V-C. I-B, II-E, III-C, IV-A, V-D. I-C, II-D, III-B, IV-A, V-E. I-D, II-A, III-B, IV-E, V-C. I-D, II-E, III-A, IV-B, V-C.

16 A criao de frmulas uma prtica comum na elaborao de planilhas por meio dos aplicativos Microsoft Excel 2003 e BrOfce Calc. Analise a planilha apresentada a seguir.

Assinale a alternativa que indica a associao correta entre a clula e sua frmula. a) Clula A2 contm a frmula =MXIMO(A1:E1). b) Clula D1 contm a frmula =MDIA(B2:D2). c) Clula D2 contm a frmula =MXIMO(D1:E1). d) Clula E1 contm a frmula =SOMA(A1:D1). e) Clula E2 contm a frmula =SOMA(A1:D1). 17 Os editores de texto Microsoft Word 2003 e BrOfce Writer so teis para a construo de documentos que podem incluir textos formatados. A gura a seguir apresenta um pargrafo antes e depois, respectivamente, da aplicao de uma operao de formatao em um desses editores de texto.

Com base na gura e nos conhecimentos sobre os editores de texto Microsoft Word 2003 e BrOfce Writer, considere as armativas a seguir. I. O alinhamento do pargrafo foi formatado para alinhamento direita. II. O recuo esquerdo do pargrafo foi formatado para 1 cm. III. O recuo de primeira linha do pargrafo foi formatado para 3 cm. IV. O recuo direito do pargrafo no foi alterado. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas II e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas I, III e IV so corretas. 7 / 14

18 Para tentar diminuir a poluio ambiental e incentivar as pessoas a tomarem leite, uma usina de laticnios fez a seguinte campanha: Na compra de 1 garrafa de 1 litro de leite e levando 3 garrafas de 1 litro vazias, voc ganha uma garrafa de 1 litro cheia de leite. Quantos litros de leite uma pessoa pode ganhar se possuir 7 garrafas vazias de 1 litro fazendo vrias dessas trocas a partir do lanamento da campanha? a) b) c) d) e) 2 3 5 6 10

19 Observe a gura a seguir.

Uma van escolar tem 2 partes: a da frente, onde se sentam o motorista e sua ajudante, e a de trs, onde cam os estudantes, composta de trs leiras: duas leiras com 2 assentos e uma com 3 assentos, totalizando 7 lugares. Existem, na parte traseira, 3 janelas do lado do motorista e 1 janela do lado da ajudante apenas na ltima leira. De quantas maneiras podem se sentar 7 estudantes se um deles, que tem problemas de falta de ar, deve se sentar na janela? a) 168 b) 216 c) 288 d) 360 e) 504 20 Nas eleies, os candidatos A, B, C, D e E obtiveram um total de 11.400 votos. Um dos mesrios percebeu que se o candidato A tivesse 600 votos a mais, se o candidato B tivesse 400 votos a menos, se o candidato C tivesse o dobro de votos, se o candidato D tivesse a metade de votos e se o candidato E tivesse o triplo de votos, ento todos teriam a mesma quantidade de votos. Quais foram os candidatos mais e menos votados, respectivamente? a) b) c) d) e) BeA BeE CeE DeB DeE

8 / 14

CONTADOR 21 O processo oramentrio que se caracteriza por apresentar duas dimenses do oramento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as aes desenvolvidas, e cuja nfase reside no desempenho organizacional denominado a) Oramento Participativo. b) Oramento de Investimentos. c) Oramento Programa. d) Oramento Tradicional. e) Oramento de Desempenho. 22 As regras que cercam a instituio oramentria, visando a dar-lhe consistncia, principalmente no que se refere ao controle pelo Poder Legislativo, so chamadas de a) Lei Federal n 4.320/64. b) Lei Complementar n 101/2000. c) Princpios Oramentrios. d) Constituio Federal. e) Princpios Contbeis. 23 O Patrimnio Pblico o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor pblico, que seja portador ou represente um uxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor pblico e suas obrigaes. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa em que os bens pertencentes ao Patrimnio Pblico no esto sujeitos ao regime de depreciao. a) Os bens imveis. b) Bens mveis de natureza cultural. c) Os bens de natureza industrial. d) Todos os bens, tanto os mveis como os imveis. e) Os bens dominicais. 24 A Resoluo CFC 1.129/08, que aprova a NBC T 16.2 Patrimnio e Sistemas Contbeis, aplicveis ao setor pblico, determina que o Patrimnio Pblico estruturado em grupos, que so: a) Ativo Financeiro, Passivo Financeiro, Ativo Permanente e Passivo Permanente. b) Ativo Financeiro, Passivo Financeiro, Dvida Flutuante e Dvida Fundada. c) Ativo Circulante, Ativo no Circulante, Dvida Flutuante e Dvida Fundada. d) Ativo, Passivo e Patrimnio Lquido. e) Ativo Circulante e No Circulante, Passivo Exigvel e No Exigvel e Resultado do Exerccio. 25 A avaliao e a mensurao dos elementos patrimoniais nas entidades do setor pblico obedecem aos critrios estabelecidos pela Resoluo CFC n 1.137/2008. Com base nesta premissa, como devem ser mensuradas ou avaliadas as participaes em empresas e em consrcios pblicos ou pblico-privados, sobre cuja administrao no se tenha inuncia signicativa? a) De acordo com o custo de aquisio. b) Pelo mtodo da equivalncia patrimonial. c) Pelo valor original, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do Balano Patrimonial. d) Pelo valor realizvel lquido. e) Custo ou mercado, dos dois o menor.

9 / 14

26 A Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico organizada na forma de sistema de informaes, cujos subsistemas, conquanto possam oferecer produtos diferentes em razo da respectiva especicidade, convergem para o produto nal, que a informao sobre o Patrimnio Pblico. Dentro desta premissa, qual subsistema registra, processa e evidencia os atos de gesto cujos efeitos possam produzir modicaes no patrimnio da entidade do setor pblico, bem como aqueles com funes especcas de controle? a) Oramentrio b) Financeiro c) Patrimonial d) Compensao e) Custo 27 O patrimnio das entidades do setor pblico, o oramento, a execuo oramentria e nanceira e os atos administrativos que provoquem efeitos de carter econmico e nanceiro no patrimnio da entidade devem ser mensurados ou avaliados monetariamente e registrados pela contabilidade: a) No Regime Misto, as receitas pelo regime de caixa, e as despesas pelo regime de competncia. b) No Regime Misto, as receitas pelo regime de competncia, e as despesas pelo regime de caixa. c) Integralmente, no momento em que ocorrerem. d) No momento da execuo oramentria. e) No momento do efetivo pagamento. 28 A Alnea a, do inciso VI, do artigo 150, da Constituio Federal, promulgada em 5 de outubro de 1988, estabelece que vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios instituir impostos sobre o patrimnio, renda ou servios uns dos outros. A Instruo Normativa SRF n 480, de 15 de dezembro de 2004, dispe sobre a reteno de tributos e contribuies nos pagamentos efetuados pelos rgos da administrao federal direta s autarquias, s fundaes federais, s empresas pblicas, s sociedades de economia mista e s demais entidades em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social sujeito a voto a outras pessoas jurdicas pelo fornecimento de bens e servios. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, os servios prestados pela CMTU a um rgo da administrao direta da Unio a) no esto sujeitos reteno de tributos na fonte devido iseno dada pela Constituio Federal. b) no esto sujeitos reteno, uma vez que a CMTU uma empresa prestadora de servios pblicos essenciais. c) esto sujeitos reteno de impostos na fonte, j que servios prestados por entidades pblicas e sociedades de economia mista no so classicados como patrimnio e/ou renda. d) no esto sujeitos reteno de tributos na fonte, haja vista a imunidade dada pela Constituio Federal. e) esto sujeitos reteno dos impostos na fonte, visto que o dispositivo constitucional no abrange as empresas constitudas na forma de economia mista. 29 Com relao classicao da despesa, segundo a sua natureza, correto armar que se compe de a) categoria econmica, grupo de natureza da despesa e modalidade de aplicao. b) categoria econmica, grupo de natureza da despesa, modalidade de aplicao e elemento de despesa. c) categoria econmica, grupo de natureza da despesa, modalidade de aplicao, elemento de despesa e item de despesa. d) categoria econmica, grupo de natureza da despesa e elemento de despesa. e) categoria econmica, grupo de natureza da despesa, elemento de despesa e subelemento. 30 Qual o instrumento legal que organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Oramento Federal, de Administrao Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal? a) b) c) d) e) Lei n 10.180/01. Lei n 8.666/93. Lei n 4.320/64. Lei n 6.404/76. Lei Complementar n 101/00. 10 / 14

31 O padro contbil seguido pelas sociedades de economia mista regulamentado pela Lei a) 6.404/76. b) 4.320/64. c) 8.666/93. d) 10.180/01. e) Complementar n 101/00. 32 O princpio contbil que pressupe o emprego de certo grau de precauo no exerccio dos julgamentos necessrios s estimativas em certas condies de incerteza, no sentido de que ativos e receitas no sejam superestimados e que passivos e despesas no sejam subestimados, atribuindo maior conabilidade ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais, denominado a) Princpio da Continuidade. b) Princpio da Oportunidade. c) Princpio da Prudncia. d) Princpio da Entidade. e) Princpio da Competncia. 33 A receita decorrente de uma reteno de Imposto de Renda na fonte, pelo Tesouro Municipal, de pagamento realizado a um fornecedor classicada, oramentariamente, como a) Receita Patrimonial. b) Transferncia Corrente. c) Operaes de Crdito. d) Receita Tributria. e) Receita Patrimonial. 34 Ao nal do terceiro bimestre, o administrador toma conhecimento de que houve queda na arrecadao, portanto a receita prevista no oramento no se concretizar; consequentemente no ser possvel o cumprimento das metas de resultado primrio estabelecido no anexo de metas scais da Lei de Diretrizes Oramentrias. Assinale a alternativa que indica corretamente o procedimento que esse administador dever adotar. a) Estornar empenhos. b) Limitar empenhos. c) Cancelar restos a pagar. d) Realizar operaes de crdito. e) Abrir crdito adicional. 35 Assinale a alternativa que apresenta corretamente a demonstrao contbil das entidades denidas no campo da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, que indica o uxo de caixa das operaes compreendendo os ingressos, inclusive decorrentes de receitas originrias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ao pblica e os demais uxos que se qualicam como de investimento ou nanciamento. a) Demonstrao das Variaes Patrimoniais. b) Demonstrao dos Fluxos de Caixa. c) Demonstrao do Resultado Econmico. d) Balano Patrimonial. e) Balano Financeiro.

11 / 14

36 O balancete, em reais, de vericao de determinada empresa, levantado em 31 de dezembro de um determinado exerccio, apresentava contas com os seguintes valores em reais: Bancos Conta Movimento Caixa Capital Social Duplicatas a Pagar Duplicatas a Receber Duplicatas Descontadas Estoque de Materiais de Consumo Estoque de Mercadorias Impostos a Pagar Lucros Acumulados Valores Mobilirios no disponvel para venda 2.000,00 1.600,00 3.000,00 2.700,00 2.400,00 1.500,00 1.020,00 2.400,00 450,00 2.610,00 840,00

Durante a conciliao das contas, constataram-se alguns fatos no abordados pela contabilidade: I. Emisso de um cheque de R$ 2.400,00, no sacado pelo portador, porm j contabilizado. II. Na contagem fsica de caixa, vericou-se a existncia de um vale para viagem, no valor de R$ 680,00, em nome de um diretor, cuja viagem ainda no havia sido realizada. III. Receitas antecipadas no valor de R$ 480,00, contabilizada como vendas de mercadorias. IV. Despesas antecipadas, no valor de R$ 700,00, que no haviam sido contabilizadas. Aps a contabilidade efetuar as atualizaes contbeis necessrias, qual ser o valor do Ativo Circulante? a) R$ 7.920,00 b) R$ 8.620,00 c) R$ 8.760,00 d) R$ 10.320,00 e) R$ 11.020,00 37 A avaliao de valores mobilirios disponveis para venda, no classicados como investimentos, estabelecida no artigo 183 da Lei n 6.404/76, utiliza como base os critrios contbeis a) do denominador comum monetrio. b) do custo histrico e da materialidade. c) de valor justo ou valor de custo de aquisio. d) do custo ou do mercado, dos dois, o menor. e) da prudncia e do custo de oportunidade. 38 Qual o prazo mnimo, antes da assembleia geral, para que os administradores comuniquem, por anncio publicado na forma prevista no artigo 124 da Lei n 6.404/76, que o Relatrio de Administrao e as Demonstraes Financeiras se encontram disposio dos acionistas? a) Oito dias. b) Dez dias. c) Quinze dias. d) Vinte e cinco dias. e) Um ms.

12 / 14

39 De acordo com o que estabelece a Lei n 6.404/76, atualizada pela Lei n 11.638/07, assinale a alternativa correta. a) Os direitos e ttulos de crdito, e quaisquer valores mobilirios no classicados como investimentos, so avaliados pelo custo de aquisio ou pelo valor do mercado, se este for menor. b) Os investimentos em participao no capital social de outras sociedades so avaliados pelo custo de reposio, deduzido de proviso para perdas provveis na realizao do seu valor, quando essa perda puder ser arbitrada. c) Os ativos so avaliados pelo seu valor justo, quando se tratar de investimentos de longo prazo no destinadas negociao ou disponveis para venda. d) Os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comrcio da companhia, assim como matrias-primas, produtos em fabricao e bens em almoxarifado, so avaliados pelo custo de aquisio ou produo, deduzido de proviso para ajust-lo ao valor de mercado, quando este for inferior. e) Os direitos, encargos e riscos, conhecidos ou calculveis, inclusive imposto a recuperar com base no resultado do exerccio, sero computados pelo valor atualizado at a data do balano. 40 Com base nos conhecimentos sobre contabilidade aplicada ao setor pblico, considere as armativas a seguir. I. As entidades do setor pblico devem desenvolver procedimentos que garantam a segurana, a preservao e a disponibilidade dos documentos e dos registros contbeis mantidos em sistemas eletrnicos. II. A Demonstrao do Resultado Econmico permite aos usurios projetar cenrios de uxos futuros de caixa e elaborar anlise sobre eventuais mudanas em torno da capacidade de manuteno do regular nanciamento dos servios pblicos. III. Os registros e as informaes contbeis devem possibilitar a anlise da situao patrimonial de entidades do setor pblico, ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identicao de semelhanas e diferenas dessa situao patrimonial com a de outras entidades. IV. A Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidencia as variaes quantitativas, incluindo os critrios utilizados na elaborao das demonstraes contbeis, as informaes de naturezas patrimonial, oramentria, econmica, nanceira, legal, fsica, social e de desempenho e outros eventos no sucientemente evidenciados nas demais demonstraes. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas.

13 / 14

CONTADOR

GABARITO OFICIAL PROVISRIO


Questo Alternativa correta Assinalada 1 D 2 C 3 A 4 E 5 C 6 B 7 A 8 D 9 E 10 B 11 A 12 B 13 D 14 A 15 E 16 E 17 B 18 C 19 C 20 E 21 E 22 C 23 B 24 D 25 A 26 D 27 C 28 E 29 D 30 A 31 A 32 C 33 D 34 B 35 B 36 A 37 C 38 E 39 D 40 B

14 / 14

You might also like