You are on page 1of 7

Matemtica Superior - UVB

Aula 08 Derivadas de Ordem Superior


Objetivos da Aula
Desenvolver tcnicas para o uso de derivadas sucessivas, fazendo uma interpretao da segunda derivada, mostrando aplicaes na Fsica e Economia.

A idia de segunda derivada vem naturalmente em conexo com o movimento de uma partcula P ao longo de uma reta orientada. Seja s = f(t) a funo que determina a localizao de P no tempo t, chamada de equao do movimento da partcula. A velocidade da partcula P denida como a taxa de variao da coordenada s de P em relao ao tempo. Assim, Na Fsica, a variao instantnea de velocidade em relao ao tempo denominada acelerao de P, logo:

Entretanto, a acelerao a derivada da velocidade ou a segunda derivada da coordenada s em relao ao tempo. Exemplo1: Seja s = 2t + 3t, para t > 0, a equao do movimento de uma partcula P, com s em metros e t em segundos. Determine a
Faculdade On-line UVB

Matemtica Superior - UVB

velocidade e a acelerao da partcula quando t = 5 segundos. Soluo: A velocidade da partcula t segundos aps sua partida dado por

para t = 5s, a velocidade de P dado por

A acelerao da partcula t segundos aps sua partida dada pela taxa de variao da velocidade (ou segunda derivada de s), isto :

Uma outra interpretao da segunda derivada de uma funo desta vez na rea de Economia mostrada a seguir. Suponha que o ndice de preos ao consumidor (IPC) de uma economia entre os anos a e b descrito pela funo I (t) (a t b ). Assim, a primeira derivada de I, I(t), fornece a variao da taxa de inao em qualquer instante de tempo t. Assim, quando um economista ou um poltico alega que a inao esta diminuindo, o que ele quer dizer que a taxa de inao esta decrescendo. Matematicamente, isto equivalente a notar que a segunda derivada I(t) negativa no instante t sob considerao. Observe que I(t) poderia ser positiva em um instante de tempo quando I(t) fosse negativa (veja o exemplo 2). Assim, no se pode concluir, da alegao mencionada, que os preos dos bens e dos servios estejam prestes a cair!

Faculdade On-line UVB

Matemtica Superior - UVB

Exemplo 2: O IPC da economia descrito pela funo I (t) = - 0,2t + 3t +100 (0 t 9) Onde t=0 corresponde ao inicio de 1998. Calcule I(6) e I(6) e use estes resultados para mostrar que apesar do IPC estar subindo no inicio de 1994 a inao estava moderada naquele perodo. Soluo: Determinamos I (t) e I (t). I (t) = - 0,2t + 3t +100 I (t) = - 0,6t + 6t I (t) = - 1,2t + 6 Assim, I(6) = -0,6 (6) + 6 (6) = 14,4 I(6)= -1,2(6) + 6= -1,2 Os clculos revelam que no inicio de 1994 (t=6), o IPC aumentava a uma razo de 14,4 pontos por ano, enquanto a taxa de inao estava moderada naquela poca, como mostra a gura abaixo.

Derivadas de ordem n: De um modo geral, se f uma funo diferencivel em algum intervalo aberto, ento a derivada f (derivada primeira) novamente uma funo denida neste intervalo aberto, e podemos perguntar se f diferencivel no intervalo. Se o for, ento sua derivada (f) escrita, por simplicidade, f (l-se f duas linhas). Denominamos f de derivada de segunda ordem, ou simplesmente de derivada segunda da funo f.
Faculdade On-line UVB

Matemtica Superior - UVB

No existe nada que prove ao se tomar, sucessivamente, derivadas de uma funo tantas vezes quantas forem necessrias, que as funes derivadas permanecem diferenciveis em cada estgio. Desta forma, se f uma funo e se f, f, f so diferenciveis num intervalo aberto, ns podemos formar a derivada de terceira ordem, ou derivada terceira, f=(f); se f tambm diferencivel no intervalo, podemos obter a derivada de quarta ordem , ou derivada quarta, f = (f) , assim por diante. Se f pode ser sucessivamente diferencivel n vezes desta forma, dizemos que f n vezes diferencivel e escrevemos sua derivada de n-sima ordem, ou derivada n-sima como f(n) (neste caso, os parnteses ao redor de n so colocados para evitar que seja confundido com um expoente). Se f escrita na forma y = f(x), ento as notaes para suas derivadas so

Exemplo 3: Determine as derivadas de todas as ordem da funo polinomial f(x) = 3x5 - 2 x4 + 5x + 2x - 8

Faculdade On-line UVB

Matemtica Superior - UVB

Soluo: f(x) = 15x4 - 8 x3 + 10x + 2 Visto que uma funo constante, todas as derivadas subseqentes so nulas, isto , f(n)(x) = 0 para n 6 Exemplo 4: Uma certa espcie de tartaruga est ameaada de extino em virtude de comerciantes estarem vendendo supercarregamentos de ovos como afrodisaco. Depois que vrias medidas de preservao forem implementadas espera-se que a populao de tartarugas cresa de acordo com a regra N(t) = 2t + 3t - 4t + 1000 (0 t 10)

Onde N (t) denota o tamanho da populao ao m do ano t . Calcule N(2) e N(8), interpretando os resultados. Soluo: Determinaremos N(t) e N(t). N(t) = 2t + 3t - 4t + 1000 N(t) = 6t + 6t - 4 N(t) = 12t + 6 Para t = 2, temos: N(2) = 12.2 + 6 = 30 Para t = 8, temos: N(8) = 12.8 + 6 = 102 Portanto, N(2) =30 e N(8) = 102. Os clculos revelam que ao nal do segundo ano a taxa de crescimento da populao de tartarugas aumentar a uma razo de 30 tartarugas/ano/ano. Ao nal do oitavo ano a taxa estar aumentando a uma razo de 102 tartarugas/ano/ ano. Claramente, as medidas de preservao tero um grande xito.

Faculdade On-line UVB

Matemtica Superior - UVB

Exemplo 5: Determine o valor da segunda derivada de f no ponto x. a) f(x) = 2x - x + 5; x = 1 b) f(t) = (3t - 2); x = 2 Soluo: a) f(x) = 2x - x + 5 f(x) = 6x - 2x f(x) = 12x - 2 para x = 1, temos: f(1) = 12.1 - 2 = 10 b) f(t) = (3t - 2) fazendo U = 3t - 2, temos U = 3, ento: f(t) = (U) f(t) = 3(U).U = 3(U).3 = 9U f(t) = 18U.U = 18U3 = 54U = 54(3t - 2) para x = 2, temos: f(2) = 54(3.2 - 2) = 216 As derivadas de ordem superior so muitos importantes em certos problemas tericos de matemtica e estatstica. No entanto, em muitos trabalhos aplicados as derivadas de ordem superior segunda no so encontradas com freqncia. As derivadas de segunda ordem so teis para a representao grca das funes, como ser discutido em aulas posteriores, e tambm so teis sempre que a taxa de variao da quantidade representada pela primeira derivada seja de interesse. Por exemplo, a taxa de variao da velocidade a acelerao e a taxa de variao do custo marginal indica se o custo marginal est crescendo, decrescendo ou constante, sob condies variveis de produo.

Faculdade On-line UVB

Matemtica Superior - UVB

Referncias Bibliogrficas
TAN, S.T. Matemtica Aplicada Administrao e Economia. So Paulo: Thomson, 2001. LEITHOLD, L. O Clculo com Geometria Analtica. So Paulo: Harbra,1988.

Faculdade On-line UVB

You might also like