You are on page 1of 9

ETEBRAX Escola Tcnica do Brasil

PLO: Currais Novos

ALUNA: Bruna Oliveira da silva

MDULO: Padronizao e Qualidade

PROFESSOR: Joo Digenes

ACI

JUNHO DE 2011

RESPOSTAS .1.
Indstrias Cubo LDTA Junho de 2011 POLITCA DE QUALIDADE A EMPRESA Com 12 anos em mercado, a empresa Cubo possui nove indstrias em trs estados brasileiros, Rio Grande do Norte, So Paulo e Rio de Janeiro. Atuando com 700 funcionrios com tarefas de criao, confeco, acabamento e manuteno de pequenas e mdias peas para indstrias, lojas automotivas e lojas relacionadas. O cargo chefe da empresa continua sendo o idealizador para o nome da empresa. Um cubo de 15 centmetros, metlico cores e designers diferenciados, esta pea chegando a custar R$ 80, com pedidos feitos em mdia ou grande escala, atingindo os anseios de seus principais clientes que querem grandes volumes de produtos em pe quenos prazos. A empresa Cubo LTDA, busca alcanar altos padres de qualidade, pois segue sua viso de que a excelncia se conquista com qualidade em requisitos mnimos e, que com a utilizao de padres no processo produtivo e em suas aes as falhas surgiram em menor escala com rpida soluo. PLANEJAMENTO O planejamento da Poltica de Qualidade constitudo por regras, diretrizes, aes e prtica desta poltica. Constituindo novas regras de produo e estoque anuais, a garantia de qualidade e programao, de acordo com os anseios da empresa atualmente, que a padronizao e fluxo de estoques positivamente, com checagem e atualizaes, prevenes e correes atravs de seus responsveis, diretor geral e chefes de setor. Com aes de verificao e fiscalizao diria sero verificadas a padronizao de todos os itens, exigncias de consumidores, qualidade,

resistncia, tempo guardado em estoque e outras fiscalizaes de acordo com fornecedores e clientela final e intermediaria.

GARANTIA DE MELHORIAS Aspectos para sofrer melhorias: .Validade e resistncia de produtos .Fiscalizaes e sua regularidade .Responsabilizao de falhas .Tempo de confeco e entrega MELHORIAS .Fiscalizaes dirias com foco na padronizao e qualidade, feita pelo chefe de setor, pessoa autorizada ou direo. .Cada fiscalizao dever ter relatrio com assinatura de chefe de setor, pessoa autorizada ou direo e responsvel por tarefa fiscalizada. Assim responsvel por tarefas e, produtos sero convocados a reunies para resolues juntamente com os assinantes dos relatrios guardados em ata. .Contratar empresa terceirizada para realizaes de testes de resistncia, durao de qualidade e tempo com as mesmas caractersticas de uso. Caso haja falhas, adicionar substncias ou itens na confeco e mais caractersticas para resistncia e durabilidade de acordo com estudos. .Para garantir prazos a indstria dever ter funcionamento 24 horas por dia, com fabricao de peas em nvel mximo com responsveis por entregas para checagem de pontos fracos. Trabalhando com entrega de peas pela indstria ou empresa terceirizada de acordo com nveis de exi gncia. OBJETIVOS DE 2011 .Expandir carteira de clientes com planos de fidelidade .Garantir pagamentos de contratos vista, ou 85% de valor total .Criar quatro filiais em dois anos, em estados com caractersticas da indstria. .Garantir a Certificao de Qualidade, seguindo regras de no -conformidade, aes corretivas e preventivas, documentao em dia para a auditoria da ISO 9001:2008. CONTROLE DO PROCESSO

No processo produtivo da empresa devem-se verificar relatrios de entrada, qualidade e tempo de entrega, ambientes de trabalho, relatrios com tempo de produo de peas manualmente e por maquinas. Controlar o tempo, documentaes e burocracias para o processo de sada. Utilizando mtodos de melhoramento e troca de tcnicas em todo o processo.

.2.

Controle do processo produtivo de acordo com a Poltica de Qualidade, sendo as aes registradas e fixadas em ata com responsabilizao de falhas Sendo verificada freqncia de fiscalizaes, responsveis, andamento do processo e controle pessoal e maquinrio.

No processo de entrada os critrios a serem analisados devem seguir uma ordem de checagem e escolha de fornecedores, at os aspectos e caractersticas do material na entrega e 48 horas depois.

Processo de sada com verificao de integridade de produtos, valores at entrega de produto com psvenda.

As mquinas e tecnologias usadas em produo com no mnimo trs anos de uso sero trocadas em 90 dias ou de acordo com garantias. Sendo escolhida de acordo com assistncia tcnica, qualidade, garantia e versatilidade.

.3.

PROCESSO PRODUTIVO CONTROLE -Verificar freqncias de fiscalizaes. -Verificar assinaturas em ata que devem ser de responsveis de setor, pessoa autorizada ou direo e encarregado de tarefa fiscalizada. -Controlar fiscalizadores e aes de setores. ENTRADA -Escolha de fornecedores -Checagem de prazo de entrega e qualidade de produto at 48 horas. -Distribuio de acordo com fluxo de entrada e sada imediata. -Verificao quinzenal de ambiente de estoque, ventilao, temperatura e equipamentos. SADA -Seleo de empresa terceirizada para entrega. -Verificar produo para garantir prazo de entrega. -Verificar e garantir integridade, resistncia e qualidades exigidas do padro ISSO 9001:2008 e clientela. -Valor fixado de pagamento 89% ou a vista. -Ps-venda com verificao de prazo real de entrega e satisfao de cliente. MECANISMO -Controle com auditorias internas -Verificar padro de utilizao de mquina -Ao fora de padro de produo de mquina, troca ou concerto em mximo de 90 dias. -Indstria com 66% de maquinas de uso mdio, especializado e tcnico.

.4.
INDSTRIAS CUBO LTDA

FJ

MANUAL DE QUALIDADE

Junho de 2011

INTRODUO Com 12 anos em mercado, a empresa Cubo possui nove indstrias em trs estados brasileiros, Rio Grande do Norte, So Paulo e Rio de Janeiro. Atuando com 700 funcionrios com tarefas de criao, confeco, acabamento e manuteno de pequenas e mdias peas para indstrias, lojas automotivas e lojas relacionadas. O cargo chefe da empresa continua sendo o idealizador para o nome da empresa. Um cubo de 15 centmetros, metlico cores e designers diferenciados, esta pea chegando a custar R$ 80, com pedidos feitos em mdia ou grande escala, atingindo os anseios de seus principais clientes que querem grandes volumes de produtos em pequenos prazos. Com peas produzidas metlicas, de bronze, plsticas e de papelaria, a empresa Cubo busca conquistar os principais selos de qualidade ISO para diferentes e grandes clientes em nvel nacional.

Respeitando todo o processo produtivo todo o Manual de Qualidade baseado e seguido leis e padres de no -conformidade, aes preventiva e corretiva, organizao de documentos e auditorias . OBJETIVO Seguir um padro nacional de qualidade de ISO 9001:2008 com anseios de atingir pblicos exigentes e que buscam empresas com Certificaes de Qualidade e padres de processo. DOCUMENTAO -Anlise Crtica de Direo-Educao, Treinamento, Habilidades e Experincia -Evidncias do atendimento dos requisitos do Produto - Anlise dos Produtos -Avaliao de Fornecedores-Resultados de Calibrao e Verificao de Disposio de Medio e Monitoramento-Auditorias Internas Evidncias de Conformidade com critrios de aceitao (indicando pessoas autorizadas a liberar o produto) Resultados de Aes Corretivas Resultados de Aes Preventivas MANUAL DA QUALIDADE Em casos de no-conformidade: -Verificar nveis de no-conformes --Determinar razes predominantes e caractersticas para solucionar -Tempo de correo de 2 a 12 meses -Responsvel chefe de setor, pessoa autorizada ou direo AES DE CORREO -Determinar e analisar causas -Com avaliao final, determinar e programar aes padres AES DE PREVENO -Causa de no conformidade -Avaliao -Ao -Registrar ao e resultado e analisar

DOCUMENTAO -Analisar -Criticar -Atualizar -Determinar documentao legvel e de acesso simples AUDITORIA -Seguir normas de ISO 9001:2008 -Adequao 6 meses antes de auditoria -Documentao e registros de acordo com leis HISTRICO DA EMPRESA RAMO QUE ATUA: Industrias de pea metlicas, de bronze, plsticas e de papelaria. PRINCIPAIS CLIENTES: Pequenos e grandes empresrios que confeccionam

You might also like