You are on page 1of 78

COMEANDO SUA JORNADA As SETE CATEGORIAS

DE

DE

AVIVAMENTO

PURIFICAO

PRIMEIRA CATEGORIA

Pecados de Pensamento
Precisamos comear nossa jornada com a purificao da mente e do corao. De acordo com as Escrituras, o pecado comea no corao e na mente (Mateus 15:19). At que seus pensamentos e atitudes estejam sob o controle de Deus, voc no experimentar a vida abundante em Cristo. No toa que Satans ataca nossas mentes com pensamentos inapropriados, pecaminosos. O diabo sabe que se ele puder desenvolver fortalezas em nossos pensamentos, ele facilmente nos levar a pecar e a separar-nos do poder de Deus. Em Provrbios 23:7, Deus revela a enorme importncia de submeter nossas mentes totalmente a Cristo. Porque, como imaginou em sua alma, assim ele o . Em outras palavras, o que voc pensa uma grande parte do que voc ! Em orao considere os seguintes textos e honestamente responda todas as perguntas. Lembre-se de que voc s poder ser cheio por Deus medida que estiver disposto a esvaziar-se de si mesmo. Se voc for completamente honesto e sincero em sua confisso, Deus o purificar completamente e transformar sua vida.
Mateus 7:22-23 - Muitos me diro naquele dia: Senhor, Senhor, no profetizamos em teu nome? Em teu nome no expulsamos demnios e no realizamos muitos milagres? Ento eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocs, que

praticam o mal! Joo 17:3 - Esta a vida eterna: que te conheam, o nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Romanos 8:16 - O prprio Esprito testemunha ao nosso esprito que somos filhos de Deus.

Caro leitor, ao comear sua jornada de purificao, voc precisa ter certeza de sua salvao. O primeiro pecado a ser vencido a dvida sobre sua salvao. De fato, voc no pode agradar a Deus com tais dvidas em seu corao. Voc no pode fazer nenhum progresso espiritual at que esteja absolutamente seguro de seu relacionamento com Cristo. Acerca disto os textos das Escrituras que seguem revelam trs verdades de enorme relevncia: (1) No dia do julgamento, Mateus 7:23 declara que muitos que pensam que so salvos descobriro que no conhecem a Deus; (2) De acordo com Joo 17:3, a salvao consiste em conhecer a Cristo num relacionamento pessoal transformador; (3) Pessoas que so genuinamente salvas tm uma forte certeza sobrenatural de sua salvao (Romanos 8:16). Tragicamente, nas ltimas dcadas por ter sido to fcil ingressar nas igrejas sem ter uma experincia de salvao genuna, h muitos membros antigos que no so salvos e que agora, estamos vendo, se converterem e encontrarem a salvao verdadeira.1 Atualmente Deus est fazendo uma gloriosa obra nova entre os membros de igreja no convertidos! Se voc tem alguma dvida sobre sua salvao, esteja certo de que Deus quer lhe dar esta certeza (1 Joo 5; 13). Ele no quer voc mais nenhum dia sem esta certeza. Ao responder as questes seguintes, por favor, seja totalmente honesto com voc mesmo e com Deus.
1

Reports of Vocational Evangelists: anecdotal

No responda como "acha" que deve responder. Pea a Deus que lhe d um claro discernimento ao considerar estas questes cruciais. Perguntas para Reflexo: Voc tem certeza da sua salvao? Voc sente Deus falando ao seu corao frequentemente? Esta uma idia normal para voc? Voc tem um relacionamento pessoal com Cristo? Voc apenas conhece fatos sobre a vida de Jesus? Voc consegue lembrar de um tempo quando sentiu uma convico profunda de que estava perdido? Voc consegue lembrar quando abandonou o pecado e entregou sua vida totalmente a Jesus? Quando voc fez sua profisso de f, voc experimentou uma grande mudana em sua vida? Voc tem plena paz por ter sido perdoado e por estar indo para o cu? Voc tem desejo de ler a Bblia e de orar? Voc anseia por estar na igreja com o povo de Deus? Voc conhecido como algum que bondoso e amoroso? Se voc respondeu no a qualquer uma destas perguntas, essencial que voc pare agora e acerte seu relacionamento com Cristo. A boa nova que voc pode fazer isto! Deus est ansioso e capaz de lhe dar a certeza de que voc tanto necessita. Se voc tem qualquer dvida sobre sua salvao, eu lhe peo que v ao Apndice A em orao [Como Ter Certeza de Sua Salvao) antes de dar um passo adiante! Atravs de Suas promessas, Deus quer levar voc perfeita segurana e paz. Se voc respondeu sim s perguntas, ento prossiga imediatamente com sua jornada de purificao. Voc pode alegrar-se confiantemente no sangue de Jesus que o limpa de toda a injustia. Regozije-se porque sua eterna segurana est na justia perfeita de Jesus e no na sua performance imperfeita. Vamos continuar sua jornada examinando outras reas importantes de pensamento.

2 Corntios 10:5 - Destrumos argumentos e toda pretenso que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para tornlo obediente a Cristo.

Perguntas para Reflexo: Cuidadosamente e honestamente reflita nos tipos de pensamento que ocupam sua mente. A sua mente est cheia de pensamentos acerca de Cristo ou est consumida com questes terrenas? Voc pensa muito mais em seu trabalho ou lazer do que em seu crescimento espiritual e em servir a Cristo? Freqentemente voc tem pensamentos impuros? Voc est infestado de pensamentos de temor e raiva? Escreva qualquer pensamento pecaminoso que Deus trouxer tona. Para cada um deles, pea o perdo de Deus e confie Nele para renovar sua mente (Romanos 12:2). Resolva levar cativo todo pensamento ao Senhorio de Cristo. Que especficos pensamentos devem substituir estes que so mundanos?
Mateus 5:28 - Mas eu lhes digo: Qualquer que olhar para uma mulher para desej-la, j cometeu adultrio com ela no seu corao.

Perguntas para Reflexo: Pensamentos libidinosos, impuros, frequentemente ocupam sua mente? Voc assiste a programas ou filmes que estimulam pensamentos e sentimentos imprprios? Voc est ciente de seus pensamentos e motivos impuros? Voc frequentemente tem pensamentos que teria vergonha se outros soubessem deles? Seus olhos "se perdem" facilmente? Se voc sente que Deus est-lhe mostrando alguma

coisa, seja especfico em sua confisso. Decida agora como voc vai mudar estes pensamentos para remover os padres de pecado. Seja especfico sobre os pensamentos que voc precisa mudar, pois vital substituir pensamentos impuros por pensamentos que enfoquem Cristo. A memorizao de Escrituras fornecer uma arma potente para remoo de pensamentos inadequados. Cada vez que um pensamento impuro aparecer, voc pode substitu-lo por um versculo e por uma orao. Se voc seguir este processo, logo voc ter uma mente totalmente nova! (Romanos 12:2)
Colossenses 3:1-3 - Portanto, j que vocs ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que so do alto, onde Cristo est assentado direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e no nas coisas terrenas. Pois vocs morreram, e agora a sua vida est escondida com Cristo em Deus.

De acordo com Mateus 22:37, Jesus e Sua obra deveriam ocupar o primeiro lugar em nossos pensamentos e preocupaes dirias. Jesus disse que ns temos que am-lo "de todo o nosso corao, alma, mente e foras." Se voc tem realmente paixo por Cristo, sua mente estar cheia de pensamentos com relao a servi-lo. Perguntas para Reflexo: Suas inclinaes e prioridades frequentemente se revolvem em torno de pessoas e coisas mais do que em Jesus? Voc tem mais paixo pelas coisas terrenas do que pelas coisas espirituais? Voc honestamente se alegra mais com assuntos concernentes ao seu trabalho, esportes ou lazer do que com pensamentos acerca do reino de Deus? Para que ou para quem voc devota a

maioria dos seus pensamentos e energias? Jesus est no centro de suas prioridades ou Ele ocupa apenas um pequeno cantinho dos seus pensamentos e planos? Se muitos dos seus pensamentos so indisciplinados e centrados nas coisas terrenas, imediatamente confesse isto a Deus e pea a Ele que transforme a sua mente. Pela graa de Deus voc pode mudar seus pensamentos e inclinaes! Escreva maneiras especficas atravs das quais voc precisa centrar suas inclinaes e pensamentos em Jesus.
Salmos 1:2 - Ao contrrio, sua satisfao est na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. Salmos 119:15-16 - Meditarei nos teus preceitos e darei ateno s tuas veredas. Tenho prazer nos teus decretos; no me esqueo da tua palavra.

Baseado nestas Escrituras, afirmamos que a vontade de Deus que cada crente esteja saturando sua mente com versos-chave, mas encher sua mente com as Escrituras no acontece por acidente. Voc tem que fazer uma escolha diria de esconder a Palavra de Deus no seu corao. Perguntas para Reflexo: Voc tem o hbito de ler e estudar seriamente a Palavra de Deus diariamente? Voc medita em versoschave ou a Palavra de Deus tem um pequeno espao nos seus pensamentos? Voc falhou em escrever versoschave que tocam diretamente nas suas necessidades? Para encher sua mente com as Escrituras necessrio consistncia.Voc no pode amar a Deus e no amar Sua Palavra. No sentido real, negligenciar Sua Palavra negligenciar o prprio Deus. Confesse o seu pecado de no encher sua mente com textos bblicos. Se voc

colocar textos bblicos em seus pensamentos dirios, Deus vai revolucionar sua vida! (Joo 15:7). Faa um compromisso pessoal de incluir na sua rotina um plano de memorizao das Escrituras.
Tiago 4:3 - Quando pedem, no recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

Motivos inadequados um pecado para o qual frequentemente se faz vista grossa e, por isso, a causa no reconhecida de muitas oraes no atendidas. De fato, comum pessoas tratarem Deus como um catlogo de produtos onde escolhemos o que desejamos. Ns sempre queremos que Ele faa as coisas para ns, mas no estamos preocupados em fazer algo para Ele. Muitas pessoas oram e adoram com motivos muito egostas. Ns quase tratamos Deus como um "gnio" que manipulamos para ter o que queremos. Perguntas para Reflexo: Voc se sente culpado por buscar a Deus mais pelo que Ele pode fazer por voc do que por amor genuno por Ele? Voc sente que seus pensamentos esto misturados com desejos egostas ao invs de estar buscando a glria de Deus? Voc est ciente do seu desejo de ser notado e elogiado pelas pessoas ao invs de estar simplesmente buscando agradar a Deus? Voc tem desejo de orar pedindo que a vontade de Deus se faa, mesmo quando ela no se encaixa nos seus planos? Seu amor e adorao diminuem quando as coisas no saem do seu jeito? Quando voc se decepciona, voc "esfria" com Deus e a igreja? Se for assim, isto revela um nvel significativo de motivos impuros. Se voc est convencido de seus motivos impuros, superficiais ou egostas, imediatamente confesse estes pecados. Pea a Deus que lhe d uma mais profunda

pureza de propsitos com relao ao seu reino. Pea-lhe que lhe d amor incondicional e o desejo de servir-Lhe incondicionalmente. Se voc confiar em Cristo, o Esprito Santo encher seu corao com o incondicional e puro amor de Deus. (Romanos 5:5)
Mateus 15:8-9 a Este povo me honra com os lbios, mas o seu corao est longe de mim. Em vo me adoram. Ams 5:21-22 - Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; no suporto as suas assemblias solenes. Mesmo que vocs me tragam holocaustos e ofertas de cereal, isso no me agradar.

As passagens acima revelam o extremo desprazer de Deus com adorao insincera e rituais vazios. A essncia da adorao prostrar-se diante de Deus em genuna reverncia e submisso. Porm, muitos crentes tm-se esquecido da tremenda santidade e majestade de Deus. Para alguns, como se Deus existisse somente para fazer as suas vontades e suprir as suas necessidades. Ns estamos seriamente envolvidos no pecado e ainda assim esperamos que Deus honre nossas oraes e receba nossa adorao. Parece que muitos se esqueceram que pecar voluntria e habitualmente como pisotear o precioso sangue de Jesus (Hebreus 10:29). ainda mais perturbador ver muitos que recebem a Ceia do Senhor impensadamente. A Ceia do Senhor um momento de santidade suprema, de introspeco e exame interior. Em 1 Corntios 11:28-30, Paulo afirma que enfermidades e at morte podem resultar da irreverncia para com o sacrifcio de Cristo. No entanto, muitos se aproximam da mesa do Senhor sem absolutamente pensar em confisso ou arrependimento. O fato de Deus poder trazer um julgamento catastrfico parece nunca

passar pelas cabeas dos santos de hoje. Outros ainda tratam o Sbado como um outro dia de trabalho, compras ou lazer. Mesmo algumas pessoas que se dizem crists se esqueceram completamente do que santificar o dia do Senhor.1 Ns esquecemos que reverenciar o dia do Senhor um dos dez mandamentos bsicos de Deus. A reverncia genuna a Deus tem sido amplamente abandonada pelos crentes modernos. Muitos esto completamente desatentos a quo longe estamos da reverncia bblica a Deus. Perguntas para Reflexo: Quando voc vem ao culto, seu propsito principal prostrar-se diante de Deus em total reverncia e obedincia? Sua mente est cheia de santo temor e reverncia a Deus? Voc realmente ama e reverencia a Deus ou busca mais os seus benefcios? Voc separa o domingo para Deus ou meramente "tira o seu bon" (na igreja as pessoas tiram o chapu ou bon em sinal de reverncia) por uma hora antes de fazer "suas coisas"? Voc j tomou a Ceia do Senhor sem um exame profundo e arrependimento pessoal? Voc frequentemente canta hinos de louvor sem pensar profundamente em suas palavras? Voc ouve sermes sem nem pensar em obedecer imediatamente s instrues de Deus? Adorao insincera, ritualstica c um dos pecados mais srios que um crente pode cometer! Voc precisa confessar a Deus sua reverncia e adorao superficiais? Imediatamente confesse este pecado to srio. Confie que Deus lhe dar o esprito de reverncia e adorao genunas.

1 1

BARNA, George. The Frog in the Keltle. Ventura, California: Regal Books, 1990, p. 117.

Hebreus 12:14 -Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ningum ver o Senhor. 1 Joo 3:3 - Todo aquele que nele tem esta esperana purifica-se a si mesmo, assim como ele puro.

A busca intensa de santidade deve ser a prioridade principal na vida pessoal de todo cristo. De fato, a busca de santidade uma atitude mental espiritual. A palavra grega para "busca" significa perseguir intensamente ou com paixo. Se algum est cheio do Esprito, haver uma sede incontrolvel de experimentar a santidade de Cristo em cada canto do seu ser. A leitura diria da Bblia e a orao so os principais meios pelos quais perseguimos tal pureza e crescimento. Amigo, se voc no est buscando um aprofundamento contnuo em sua vida de orao e estudo bblico, ento, voc no est buscando, perseguindo, a santidade. Buscar a santidade de Deus uma ao diria, no uma teoria teolgica. Perguntas para Reflexo: A sua mente est cheia se perguntando como voc pode experimentar uma maior santidade? Voc diz frequentemente: "Eu gostaria de ser mais como Cristo" e depois faz pouco em busca da purificao espiritual? Voc consistentemente "faz" tempo para permitir que Deus sonde cada rea de sua vida? A Palavra de Deus deve estar no centro deste processo. Voc l regularmente listas completas de textos que ajudam a examinar profundamente seu corao? Se no, voc no est buscando seriamente a santidade. Em Mateus 6:33, Jesus disse que devemos, buscar primeiro o reino de Deus e a Sua justia. Santidade o que voc mais busca? Se no, pea a Deus que lhe d um corao faminto por santidade genuna. Esta orao Ele sempre responder!

Reflexes Pessoais sobre Pecados de Pensamento


1.Volte e revise as Escrituras especficas atravs das quais Deus lhe mostrou alguma convico especial. Que pensamentos Deus lhe disse que mudasse? Quais os que voc precisa trabalhar primeiro? Seja especfico e faa uma lista deles abaixo. 2. Como estes pecados afetam seu relacionamento com Deus e com os outros? 3. Pea a Deus que lhe d promessas em Sua Palavra para ajud-lo a vencer cada pecado. Faa sua lista abaixo. 4. De que maneiras especficas voc est preparado para mudar seus pensamentos? Que pensamentos substituiro estes que so imprprios? Faa uma lista abaixo.

SEGUNDA CATEGORIA

PECADOS

DE

ATITUDE

Quando Deus examina nossas vidas, Ele no somente v as aes exteriores, Ele v especialmente a atitude por trs delas. De fato, muitas vezes a maneira como se diz alguma coisa tem tanto peso quanto o que dito. Deus est muito interessado com a atitude de nossos coraes. Na verdade, cada um de ns tem uma atitude (ou esprito) que caracteriza nossas aes. Pea a Deus que abra seus olhos para que voc veja claramente as atitudes dentro do seu corao.
Apocalipse 3:15-16 -Conheo as suas obras, sei que voc no frio nem quente. Melhor seria que voc fosse frio ou quente! Assim, porque voc morno, no frio nem quente, estou a ponto de vomit-lo da minha boca.

claro que Deus deseja que seus Filhos O amem com paixo, com um amor fervoroso. Na verdade, a atitude morna literalmente causa nuseas a Deus. Ns devemos entender que a raiz de todo pecado a falta de um amor fervoroso por Cristo; amar e adorar a si prprio e no a Deus. Perguntas para Reflexo: Voc pode sinceramente caracterizar seu amor e servio a Deus como fervoroso, apaixonado? Deus e Seu servio so prioridades ardentes para voc? Em uma escala de 1-10, onde voc estaria no seu zelo por Cristo? Voc tem desejo ardente de orar? Voc tem grande entusiasmo pelo estudo da Bblia, pelo evangelismo e pelo servio a Deus? Houve um tempo em que voc amou

e serviu a Deus de modo mais ardente do que agora? Se voc sente que est morno, confesse honestamente seu pecado a Deus. Somente o Esprito Santo pode lhe dar um amor puro e fervoroso por Jesus. Ore com f que Deus lhe dar um corao que arde com paixo por Ele. Se voc for sincero, Ele o perdoar e lhe dar um novo corao! (Ezequiel 36:26)
1 Pedro 5:5c -...Deus se ope aos orgulhosos, mas concede graa aos humildes. Salmo 51:17b - ...um corao quebrantado e contrito, Deus, no desprezars.

O orgulho um pecado to refinado que muitas vezes passa despercebido. Talvez a pior forma de orgulho na vida de uma pessoa seja uma atitude de satisfao espiritual, que v pouca necessidade de purificao e crescimento. O verdadeiro avivamento comea sempre com uma atitude de humildade e quebrantamento profundos com relao ao pecado (2 Crnicas 7:14). Perguntas para Reflexo: Voc se acha muito espiritual? Voc frequentemente critica ou julga os outros? Voc est quase sempre tentando consertar os outros? Voc gasta tempo diariamente com Deus para permitir que ele sonde profundamente sua vida ou voc sente que no precisa de muita purificao? Voc fica realmente quebrantado e contrito por causa dos seus erros ou voc pensa: "ora, ningum perfeito"? Voc est realmente ansioso para ver o poderoso mover de Deus ou est satisfeito do jeito que est? Voc j se pegou se achando mais santo que os outros? Se

voc acha que j "chegou no ponto" ou que precisa de pouca purificao, voc culpado da pior forma de orgulho espiritual. Deus odeia justia prpria c complacncia, marasmo espiritual. Confesse imediatamente e abandone o pecado do orgulho. Creia que Cristo pode lhe dar um corao com esprito de humildade e contrio verdadeiras.
Filipenses 2:3-4 - Nada faam por ambio egosta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, no somente dos seus interesses, mas tambm dos interesses dos outros.

Perguntas para Reflexo: Voc tende a chamar ateno para si mesmo? Voc frequentemente se promove e rebaixa os outros? Voc tremendamente competitivo, deseja ganhar e ser o primeiro a qualquer custo? Voc busca ser o centro das atenes? Voc normalmente pensa em termos de seus prprios desejos e necessidades? Voc tem uma atitude tal que se sente superior e mais esperto do que os outros? Voc tem uma necessidade desordenada de ser notado e elogiado pelas pessoas? Voc tende a se rodear de smbolos de status para ostentar riqueza ou posio? Deus detesta todas as formas de arrogncia e de autopromoo (Provrbios 8:13, 1 Pedro 5:5). Se voc sente que Deus est-lhe mostrando este pecado, imediatamente o confesse e o abandone. Seja especfico e escreva as mudanas que Deus quer que voc faa.
Tiago 2:1,4 - Meus irmos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, no faam diferena entre as pessoas, tratando-as com parcialidade... no estaro fazendo discriminao, fazendo julgamentos

com critrios errados?

Nos versos acima, notamos a extrema importncia de rejeitar os pecados de preconceito e parcialidade. Porque cada pessoa tem um grande valor para Deus, os crentes nunca devem dar lugar hostilidade e ao preconceito em relao a pessoas de outras raas, aparncias ou classes sociais. um erro gravssimo pr-julgar e desvalorizar as pessoas. Infelizmente, o preconceito aparece em formas sutis e muito comum entre os cristos. Alguns crentes arrogantemente pensam que eles podem julgar as motivaes dos outros. Em muitos casos, tais pecados de preconceito "passam batidos" e no so confessados. Questes para Reflexo: Voc se associa somente a pessoas semelhantes a voc? Voc tende a olhar de cima as pessoas que no so to afluentes economicamente? Ao contrrio, voc se ressente por outros serem mais abastados do que voc financeiramente? Voc s se relaciona mais de perto com pessoas de sua prpria raa ou cultura? Voc desconfia daqueles de raa, cultura ou passado diferentes? Voc se acha bom demais para ser amigo de algum que no fisicamente atraente? Voc tende a se ressentir daqueles que so mais atraentes ou mais brilhantes do que voc? Voc tem tentado se relacionar com pessoas de outras culturas ou se situa na "zona de conforto"? A sua igreja tem colocado como objetivo mximo atingir certas classes de pessoas? Embora possamos disfarar com racionalizaes, devemos rejeitar toda tendncia a evitar qualquer segmento da sociedade. Voc tem colocado uma nfase desordenada em atingir os mais afluentes? A bem do equilbrio, deixe-me afirmar que compreensvel que as pessoas se associem mais de perto

com aqueles que so semelhantes a si mesmos. Tais afinidades, culturais, naturais, no querem necessariamente indicar preconceito. No entanto, se voc guarda qualquer hostilidade ou evita propositalmente outras pessoas, voc, de fato, culpado de preconceito e parcialidade. Se voc raramente entra em contato com outros grupos de pessoas, voc necessita seriamente de confisso e arrependimento.
Hebreus 11:6 -Sem f impossvel agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Falta de f um dos pecados mais mortais que um cristo pode cometer. Foi a falta de f que fez com que os filhos de Israel morressem no deserto. A descrena interrompe o fluir do poder de Deus na vida do crente. Por causa da falta de f, muitos crentes vivem fracos e derrotados, e muitas oraes no so atendidas.(Mateus 13:58) Perguntas para Reflexo: Voc normalmente tem mais dvida do que f? Voc tem a tendncia a se preocupar e se corroer ao invs de confiar cm Deus? Voc est confiando nas promessas de Deus totalmente ou se v frequentemente ansioso? Voc tem-se desculpado do pecado da dvida dizendo que voc um "preocupado de nascimento"? Voc tem deixado que decepes enfraqueam sua f e vida de orao?A ansiedade no s uma fraqueza, mas um pecado intencional contra Deus. Ele promete perfeita paz queles que escolhem confiar ao invs de temer (Isaas 26:3). Voc precisa confessar o pecado de descrena ou ansiedade? (Voc tambm pode conversar com um conselheiro cristo ou mdico sobre as razes de sua

ansiedade.) No importa por quanto tempo voc duvidou, Deus pode lhe dar a f verdadeira e uma paz sobrenatural. No aceite nada menos do que isto!
Efsios 4:2 - Sejam completamente humildes e dceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.

A principal marca de um crente cheio do Esprito bondade, dedicao. A principal marca de um crente carnal um esprito crtico, atitude negativa. Um sinal de carnalidade, sem dvida, uma atitude que abertamente demanda as coisas do seu jeito. Perguntas para Reflexo: Voc tem um esprito manso ou argumentativo e contencioso? Voc geralmente crtico e mordaz com relao aos outros? Voc geralmente insensvel aos sentimentos e necessidades dos outros? Voc procura razes para ficar "pegando no p" dos outros? Voc se zanga com facilidade e diz o que lhe d na cabea? Um esprito manso e quieto tem grande valor para Deus (1 Pedro 3:4). Os outros acham que voc tem um esprito manso e quieto? Voc rpido em apontar os defeitos ou fraquezas dos outros? Voc se desculpa dizendo: "Eu no posso fazer nada, eu sou assim, a minha personalidade?" Seja honesto na avaliao da atitude do seu corao. Pea perdo e purificao a Deus. Procure maneiras especficas para que voc trabalhe na mudana de sua atitude (especialmente com sua famlia).
1 Corntios 13:4 a, 7 -O amor paciente, o amor bondoso ...Tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta.

Mateus 5:44 -Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.

A marca de algum que est com um relacionamento certo com Deus uma atitude de perdo. No entanto, muito comum que pessoas muito religiosas ainda fiquem julgando os outros, que tenham um esprito antiptico, indelicado. Fariseus tm uma grande variedade de formatos. Pela falta de amor e perdo',-membros de famlia constroem barreiras no relacionamento em casa. Embora digam: "Eu te perdo", eles no perdoam de verdade. Perguntas para Reflexo: Voc responde com amor e perdo quando algum o fere? Voc procura fazer o bem queles que lhe fazem mal? Voc est carregando uma listinha de queixas contra amigos e familiares no seu corao? Voc fica remoendo decepes com filhos ou esposo? Voc no se deixa ser bondoso para com eles porque eles "no merecem"? Usa o "tratamento do silncio" com eles? Voc j decidiu amar sua famlia com o amor incondicional de Cristo? Meu amigo, as suas decepes so as melhores oportunidades de voc deixar Jesus viver atravs de voc. Em tempos assim, voc experimentar seu maior crescimento ou seu maior fracasso. Confie que Jesus encher seu corao com Seu amor puro, incondicional, pelos outros.
1 Timteo 6: 6, 8 - De fato, a piedade com contentamento grande fonte de lucro ... por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.

1 Joo 2:15, 16 - No amem o mundo nem o que nele h. Se algum ama o mundo, o amor do Pai no est nele. Pois tudo o que h no mundo a cobia da carne, a cobia dos olhos e a ostentao dos bens no provm do Pai, mas do mundo.

O materialismo e o mundanismo esto entre os pecados mais sutilmente penetrantes (embora no percebidos) dos cristos modernos. Quase sempre os crentes esto cegos para o materialismo que sutilmente satura nossas almas. Ao invs de se aderirem aos padres divinos de moderao, grandes dvidas tm sido a norma na vida de muitos. Muitos cristos cobiam os smbolos mundanos de status e riqueza. De fato, nossa afluncia tem-se tornado um grande impedimento de crescimento espiritual. Ns nos distanciamos do simples mandato de Paulo: Contentai-vos com o que tendes (Hebreus 13:5). Perguntas para Reflexo: Voc mal entrega o seu dzimo, embora pague juros enormes aos seus credores? Nas suas compras, voc mais motivado pela ganncia ou busca a direo de Deus? Sua histria financeira reflete princpios bblicos de ausncia de dvidas e de um jeito simples de viver? Suas dvidas tm feito voc deixar de pagar contas e, portanto, denegrido seu testemunho cristo? Voc cobia coisas? Voc est disposto a viver com menos para adotar um modelo mais centrado em Deus para suas finanas? As presses financeiras desgastam muitos casamentos.1 Suas dvidas esto desgastando o seu? Voc pode realmente dizer que "Jesus Cristo est no controle de seus desejos e finanas"? Voc tem orado ardentemente sobre suas decises financeiras ou est
1 4

BLUli, Hon. Storm Shelter: Protecting Your Personal Finances. Nashville, Tennessee: Thomas Nelson Publishers, 1944, p. 129.

simplesmente se deixando levar pelo materialismo do mundo? Hoje h excelentes livros e recursos para ajudlo a reduzir suas dvidas e libert-lo da escravido da cobia. Por favor, no ignore a condenao de Deus nesta rea to importante de sua vida! Seja especfico a respeito das mudanas que voc quer adotar. Pense um pouco e decida quais sero seus primeiros passos de arrependimento na rea financeira.

Reflexo Pessoal sobre Pecados de Atitude


1. Volte e revise os textos especficos atravs dos quais Deus lhe revelou algo. Que atitudes Deus lhe disse para mudar? Quais as que voc precisa combater primeiro? Seja especfico e faa uma lista abaixo. 2. Como estes pecados afetam seu relacionamento com Deus e com os outros? 3. Pea a Deus que lhe d promessas nas Escrituras que lhe ajudem a vencer cada pecado. Faa uma lista abaixo. 4. De que maneiras especficas voc est preparado para mudar suas atitudes? Que atitudes corretas substituiro as imprprias?

TERCEIRA CATEGORIA

PECADOS

DE

PALAVRA

Deus d uma enorme importncia ao nosso falar. Em Mateus 12:36, Jesus faz uma incrvel afirmao: Mas eu lhes digo que, no dia do juzo, os homens havero de dar conta de toda palavra intil que tiverem falado. A sociedade de hoje est experimentando uma exploso sem precedentes de uma linguagem desprezvel e maliciosa.1 Muitas vezes, sem nem mesmo perceber, muitos crentes esto usando este tipo de linguajar. Pea a Deus discernimento enquanto voc examina em orao seu linguajar.
Efsios 4:29a - Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocs. Efsios 5:4 - No haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que so inconvenientes, mas, ao invs disso, aes de graas.

Perguntas para Reflexo: Voc usa grias que so de baixo calo ou imprprias? Voc usa o nome de Deus de outras maneiras alm de adorao, honra e louvor? Voc tem participado de rodinha de piadas ou de conversas apimentadas? A imundcia de nossa sociedade tem-se infiltrado em seu modo de falar? Voc tem usado a expresso: "juro por Deus", para enfatizar o que voc est dizendo? Em Mateus 5:37, Jesus disse claramente que no precisamos nos justificar usando o nome de Deus em vo. Examine
1

BORK, II. Robert. Slouching Towards Gommorah. New York, New York: Harper Collins Publishers, Inc., 199G, p. 134.

honestamente suas palavras, seu linguajar e pea perdo a Deus. Confesse especificamente que tipo de linguajar inadequado voc est usando e pea que o senhorio de Cristo esteja sobre esta rea da sua vida tambm.
Colossenses 3:9 - No mintam uns aos outros, visto que vocs j se despiram do velho homem com suas prticas.

Perguntas para Reflexo: Voc tem o costume de mentir? Voc exagera quando conta alguma coisa s para "aparecer"? Voc se sente culpado por algum tipo de tapeao que tenha feito? Voc j enganou pessoas ou instituies? Voc tem o cuidado de cumprir suas promessas, votos e compromissos feitos a Deus e aos outros? Suas palavras so o seu penhor ou de certa forma voc tem sido irresponsvel no seu falar? Voc muitas vezes faz bem menos do que disse que iria fazer? Se assim for, isto revela um problema de integridade. Deus odeia a mentira e a inconsistncia. Confesse tudo e renuncie qualquer padro de mentira e irresponsabilidade no seu falar.
1 Corntios 10:10 - E no se queixem, como alguns deles se queixaram e foram mortos pelo anjo destruidor. 1 Tessalonicenses 5:18- Dem graas em todas as circunstncias, pois esta a vontade de Deus para vocs em Cristo Jesus.

Os filhos de Israel reclamavam continuamente da proviso de Deus. Como resultado, eles pereceram no deserto. Como cristos, nos ordenado alegrarmo-nos e

sermos gratos por todas as coisas e em todas as situaes (l Tessalonicenses 5:18). Um estilo de vida de contnuo louvor essencial para agradar a Deus. impossvel ser um murmurador e andar no poder do Esprito de Deus. Perguntas para Reflexo: Voc frequentemente se aflige e reclama de situaes em sua vida? Voc falha em ser grato em todas as situaes e por todas as coisas? Voc est cheio de uma atitude de gratido e louvor ou de queixas e reclamaes? Voc se desculpa de suas queixas dizendo: "Eu tenho uma boa razo para reclamar"? Voc sempre olha o lado ruim das coisas? Voc confia que Deus pode dar uma alegria sobrenatural ou voc se rende murmurao e reclamao? Tal atitude um dos pecados que bloqueiam as bnos de Deus para sua vida. Amigo, se voc quer mudar, Deus vai dar-lhe uma alegria milagrosa! (Voc pode tambm precisar marcar uma entrevista com um conselheiro cristo ou consultar um mdico para se assegurar de que no est deprimido, pois este um fator que influencia este tipo de comportamento). Se voc louv-Lo, Deus promete lhe dar uma alegria sobrenatural apesar de circunstncias difceis. Seja especfico a respeito de coisas que voc precisa fazer para se alegrar e dar graas.
Efsios 4:31 - Livrem-se de toda amargura, indignao e ira, gritaria e calnia, bem como de toda maldade.

Uma trgica tendncia moderna o crescente nmero

de brigas e divises nas igrejas.1 Qual a causa deste flagelo espiritual? A causa mais bvia a infiltrao dos padres mundanos na igreja. Na sociedade de hoje, as pessoas esto prontas a brigar, quebrar votos e at mover uma ao por motivos banais. Deus queria que Sua igreja fosse diferente! Ela deve ser um lugar de cura e transformao, no um lugar de contnuas disputas. Graas a Deus, mais e mais crentes esto comeando a confessar seus pecados e encontrar a gloriosa vitria. E voc pode tambm! Por favor, responda com toda a honestidade as seguintes perguntas. Perguntas para Reflexo: Voc se sente culpado por um linguajar crtico e hostil? Voc discute e briga com os outros? Voc se irrita e fica mal-humorado facilmente? Voc levanta o tom de sua voz rapidamente? Suas palavras refletem um dio latente ou impacincia com aqueles que esto ao seu redor? Voc fala de modo grosseiro com seus familiares? Voc se sente culpado por qualquer tipo de fofoca ou difamao? Voc fala mal dos outros por trs deles? Confesse imediatamente e abandone estes srios pecados de palavra.
1 Corntios 1:10 -Irmos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, suplico a todos vocs que concordem uns com os outros no que falam, para que no haja divises entre vocs; antes, que todos estejam unidos num s pensamento e num s parecer.

Uma das mais eficazes armas de Satans hoje fazer com que os crentes briguem e se dividam. Muitas vezes os cristos brigam por coisas que no so relevantes. Um
1

CROWIiLL, Rodney J. Musical Pulpits: Clergy and Lay Persons Face the Issue of Forced Exits. Grand Rapids, Michigan: Baker Book House, 1992, p. 21.

sinal incontestvel de pecado e imaturidade um esprito de diviso, contencioso. Um dos mandamentos principais para os crentes "amar uns aos outros"! De acordo com as Escrituras, ns temos que colocar as necessidades e os desejos dos outros antes dos nossos. impossvel ser cheio do Esprito e ainda ter um esprito contencioso, argumentativo. Se os crentes simplesmente andassem no princpio do amor, no haveria divises e brigas na igreja. No h nada que desonre mais a Cristo e que alegre mais a Satans do que disputas entre o povo de Deus. Tragicamente, em brigas de igreja, h certos indivduos que parecem sempre ser a raiz do problema. Embora eles sejam minoria, eles frequentemente apagam o Esprito Santo da igreja toda. Eles so rpidos em ver um cisco no olho do irmo, mas esto cegos para enxergar a trava no seu olho. (Lucas 6:41-42). Infelizmente, porque eles normalmente so espiritualmente cegos e imaturos, eles se convencem de que esto "lutando" por uma boa causa. Perguntas para Reflexo: Voc conhecido como um pacificador, como algum que fortalece a unidade da igreja ou voc frequentemente parte de alguma disputa contenciosa? Voc se coloca numa posio de crtico e julga para colocar tudo e todos nos seus devidos lugares? fcil para voc falar das falhas dos outros? Voc faz a f de sua igreja aumentar atravs de uma atitude positiva ou voc a demole enfocando em suas imperfeies? Voc facilmente desune o grupo e toma partido? Voc tende a fazer parte das panelinhas da igreja? Voc conhecido como um reclamo e como algum que se irrita facilmente? Voc critica aqueles que tem um gosto musical e estilo de culto diferentes do seu? Tais sutis pecados de atitude e de palavra so frequentemente mais danosos a uma igreja do que

aqueles ditos bvios, os "pecades". Na verdade, um membro de igreja negativo pode fazer mais mal comunidade do que um alcolico! Deus lhe revelou qualquer tendncia a ser contencioso, negativo ou promover diviso? No se desculpe ou justifique seu comportamento. Se voc for honesto na sua confisso e arrependimento, Deus transformar totalmente o seu corao. Ele lhe dar sabedoria para lidar com as honestas e diferentes opinies sem ficar zangado e promover diviso. Deus tambm o levar a pedir perdo queles a quem voc tem ofendido (Mateus 5:23-24).
1 Timteo 5:17 - Os presbteros que lideram bem a igreja so dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho a pregao e o ensino.

Pastores e lderes leigos tm sido despedidos ou maltratados por razes banais, isto algo que tem aumentado de forma chocante nesta gerao.1 Certamente quando um lder peca, ele ou ela deve ser confrontado. Porm, hoje, muitas igrejas tm-se esquecido do princpio bblico de respeito e honra queles que lideram a igreja. Em muitas igrejas, o Esprito Santo est apagado porque a congregao est pecando contra o pastor ou lder da igreja. Quando as igrejas experimentam um avivamento, eles devem buscar o perdo dos pastores e lderes que tenham maltratado. Muitas igrejas podem tambm precisar pedir perdo a um antigo pastor ou leigo. (Em outros casos, pastores devem pedir perdo s igrejas que eles tenham prejudicado.) Uma tendncia maravilhosa e crescente o nmero de igrejas que esto "fazendo as pazes" com outras
1

RUDIKJER, G. Lloyd. Clergy Killers. Louisville, Kentucky: Westminster J Knox Press, 1997, p. 32.

congregaes que se formaram com uma diviso da sua. Isto no significa que as igrejas tm que se unir novamente, mas que elas devem perdoar-se mutuamente das ofensas passadas. At que vocs faam as pazes com aqueles com que brigaram no passado, no haver o derramamento completo da bno de Deus sobre sua igreja ou sua vida! Perguntas para Reflexo: Voc tem criticado ou difamado lderes cristos? Voc tem desrespeitado aqueles que so chamados para liderar a igreja? Voc tem minado sua autoridade? Voc tende a isol-los em vez de encoraj-los constantemente e apoilos em orao? H lderes ou outros crentes com os quais voc se exaltou e "baixou o nvel"? Voc tem o costume de debochar ou difamar outros grupos denominacionais, ministros ou lderes quando no concorda em tudo com eles? Deus no encher a sua vida at que voc confesse totalmente estes pecados e os abandone.

Reflexo Pessoal sobre Pecados de Palavra


1. Volte e revise as Escrituras atravs das quais Deus lhe mostrou pecados. Que padres de linguajar voc precisa mudar? Seja especfico e faa uma lista abaixo. 2. Como estes pecados afetam seu relacionamento com Deus e com os outros? Seja especfico. 3. Que promessas das Escrituras voc usar para vencer cada pecado? Faa uma lista abaixo. 4. De que maneiras especficas voc est preparado para mudar sua maneira de falar? Que padres especficos vo substituir os padres pecaminosos no uso da palavra?

QUARTA CATEGORIA

PECADOS

NOS

RELACIONAMENTOS

Talvez em nossos relacionamentos seja onde mais comumente percamos a plenitude de Deus. Os pecados de relacionamentos geralmente caem em cinco reas principais; em cada uma delas voc necessita tomar aes especficas de arrependimento. Mas no se preocupe, a graa de Deus capacitar voc para isso! 1) Voc pode-se lembrar de pessoas que possa ter ofendido ou machucado de alguma maneira? Em Mateus 5:23-24, Jesus foi enftico a respeito da importncia de "acertar os ponteiros" com aqueles a quem temos ofendido. Portanto, se voc estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmo tem algo contra voc, deixe sua oferta ali, diante do altar, e v primeiro reconciliar-se com seu irmo; depois volte e apresente sua oferta. Em outras palavras, Cristo estava dizendo, "No se aproxime de Deus at que voc tenha acertado tudo com aqueles a quem ofendeu!" Amigo, eu no estou dizendo que isto seja fcil, mas Cristo claramente diz que absolutamente necessrio. Muitos cristos no tm poder porque ignoram esta ordem fundamental. Gaste algum tempo considerando aqueles a quem voc pode ter ofendido. Quando Deus lhe revelar pessoas que voc ofendeu ou feriu, decida ir at elas e lhes pea perdo. Porm, no v tentando defender-se ou para recomear a batalha. Simplesmente v em humildade e amor. Alm disso, no pense que voc falhou se eles se recusarem a lhe perdoar. Sua responsabilidade fazer sua parte em humildade e amor, a maneira como eles responderem

problema deles. Ocorrem tremendos milagres nas famlias quando algum se humilha e pede perdo por algo de errado que tenha feito. Avivamentos poderosos ocorrem em igrejas inteiras quando um ou dois irmos realmente acertam suas diferenas. Ns precisamos entender que as picuinhas entre cristos podem facilmente apagar o Esprito de Deus em toda a igreja! Amigo, o Esprito Santo muito sensvel e voc precisa levar seus relacionamentos a srio. 2) Voc est amargurado ou guardando ressentimentos contra pessoas que lhe ofenderam? Em Mateus 6:14-15, Jesus fez uma afirmao de enorme importncia. Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial tambm lhes perdoar. Mas se no perdoarem uns aos outros, o Pai celestial no lhes perdoar as ofensas. Muitas oraes no passam do teto porque voc est guardando ressentimento c amargura contra outras pessoas. Na verdade, Jesus diz que devemos perdoar as pessoas de corao. Em Mateus 18:35, lemos: Assim tambm lhes far meu Pai celestial, se cada um de vocs no perdoar de corao a seu irmo. E comum as pessoas dizerem que perdoaram algum, quando em seu corao no o fizeram. Muitas pessoas guardam secretamente amargura contra amigos ou familiares. Em outros casos, pode ser contra estranhos que lhes fizeram mal. Hoje especialmente, os crentes necessitam estar atentos se esto guardando rancor contra maus polticos, ativistas sociais e artistas que atacam nossos valores. No h dvida de que ns devemos ficar firmes na verdade, em nossos valores, mas nunca devemos alimentar dio contra aqueles que nos atacam. Nunca devemos cessar de odiar o pecado, mas devemos sempre amar o pecador. Pea a Deus que sonde o seu corao e revele qualquer

forma de amargura ou falta de perdo. possvel guardarmos uma amargura secreta contra Deus em nosso corao. Algumas pessoas se ressentem do fato de Deus ter permitido alguma tragdia pessoal ou no ter respondido a uma orao urgente. Outros guardam rancor por Deus abenoar outras pessoas de uma maneira que no os tem abenoado. Muitos cristos tm esfriado em seu servio e adorao porque esto decepcionados ou feridos. Perguntas para Reflexo: H alguma situao ou pessoa contra a qual voc est guardando amargura ou ressentimento, por menor que seja? Voc secretamente tem-se ressentido de Deus por causa de alguma situao dolorosa que ele permitiu em sua vida? Voc tem esfriado no seu relacionamento com Deus porque Ele o desapontou de alguma maneira? Seja honesto consigo mesmo e confesse totalmente estes pecados. E lembre-se, o perdo uma escolha, no um sentimento. Se voc escolher perdoar, Deus mudar seus sentimentos. 3) Voc est envolvido em algum relacionamento inadequado? Um relacionamento imprprio vai desde adultrio e fornicao at simplesmente estar inadequadamente prximo de algum. Por exemplo, algum muito jovem pode estar emocionalmente envolvido com algum muito mais velho ou vice-versa. Um esposo pode estar emocionalmente muito prximo de uma amiga ou colega de trabalho. Uma esposa pode estar emocionalmente muito envolvida com um amigo ou companheiro de trabalho. Cnjuges podem estar compartilhando coisas com outras pessoas que deveriam ser partilhadas apenas entre eles. Esposos podem estar gastando mais tempo

com amigos e negligenciando seu relacionamento conjugal. Pais podem estar muito envolvidos na vida de seus filhos casados ou filhos casados serem muito dependentes dos pais. Voc pode estar envolvido com algum e embora diga, "somos s amigos", voc sabe que mais do que amizade... No tente racionalizar ou defender um relacionamento que voc sabe que inadequado. Isto inevitavelmente abrir a porta para Satans e o conduzir a uma escravido cada vez maior. Relacionamentos inadequados envolvem muito mais coisas alm da imoralidade sexual. Porque fcil racionalizar, este pecado tem prevalecido entre cristos. solo de onde frequentemente brotam o adultrio e a fornicao. Pea a Deus que lhe revele qualquer relacionamento que seja imprprio ou esteja desequilibrado. vital que voc pare agora, antes que a situao piore. Seja honesto com Deus e com voc mesmo. E no se desespere, Deus lhe dar a fora para mudar! 4) Voc tem negligenciado uma participao significativa na vida de sua igreja - cultos regulares, comunho com os irmos e servio cristo? De acordo com Hebreus 10:25, pecado negligenciar a comunho e os cultos regulares com o corpo de Cristo. No deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocs vem que se aproxima o Dia. Deus enfatiza a importncia de ficarmos fortemente ligados ao corpo local de crentes. De acordo com 1 Corntios 12:12-14, todos os crentes devem estar em comunho genuna e num relacionamento prximo com uma congregao local. Deus no pretende que ningum seja um ermito ou um solitrio! Em nossos dias de individualismo egosta, muita gente quer participar de

uma igreja grande para ficar perdido na multido.8 Eles vm, recebem bnos, mas voltam para casa sem comunho real ou proximidade com outros crentes (e exata-mente o que eles querem!). Este modelo no de maneira alguma bblico, mas sim inerentemente egocntrico. Outros ainda procuram uma igreja que os abenoe sem se perguntar como eles podem retribuir ou servir. Muitas pessoas egoisticamente buscam uma igreja da mesma forma como escolhem uma academia de ginstica. Eles querem a que lhes d os maiores benefcios com menor custo. Igrejas localizadas em reas em crescimento, normalmente tem gente "saindo pelo ladro", enquanto as igrejas situadas em reas difceis, onde o ministrio to necessrio, frequentemente esto desesperadas com a falta de cristos que queiram trabalhar. Hoje, parece que a maioria quer se sentar e ser servido, mas poucos querem se levantar e servir. Ao procurarmos uma igreja, nossa orao no deve ser, "O que esta igreja pode fazer por mim?" mas ao contrrio, "O que eu posso fazer por esta igreja?" E pecado no estar envolvido e constantemente servindo e adorando a Deus atravs de uma igreja local. Obviamente, este princpio no se aplica aos que esto impossibilitados (doentes e idosos). Tambm constituem uma exceo, os que realizam ministrios itinerantes. (Porm, eles devem, sem dvida alguma, ser membros de alguma igreja!) Um outro tipo comum de pecado ficar "pulando" de igreja em igreja. Isto faz com que algumas pessoas se tornem visitantes permanentes e nunca desenvolvam uma comunho bblica profunda com outros crentes. Eles tambm evitam a responsabilidade pessoal e espiritual de servir para o bem da igreja de Cristo. Como resultado disto, eles no crescem espiritualmente, nem esto em verdadeira comunho com Deus. Satans frequentemente engana este tipo de gente fazendo-os crer que de alguma maneira eles esto cumprindo suas

responsabilidades para com o corpo de Cristo. Pea a Deus que sonde sua vida e revele maneiras como voc tem negligenciado a comunho consistente e o servio substancial na igreja de Cristo local. Perguntas para Reflexo: Voc mais um espectador do que um participante na obra de Deus? Voc consistentemente recebe, mas raramente doa? Voc se tornou um visitante permanente que parece nunca se entrosar e servir a Deus? Amigo, se voc quer "acertar os ponteiros com Deus", voc deve afiliar-se a uma igreja e se dispor a trabalhar na obra! Decida agora obedecer a Deus imediatamente atravs de um compromisso srio com uma igreja local. 5) Seus relacionamentos familiares esto de acordo com a Palavra de Deus? A falta de relacionamentos adequados entre familiares e entre irmos na igreja um dos motivos de falta da plenitude do Esprito e do poder de Deus. Ningum que esteja mal com os outros pode realmente estar bem com Deus. O texto seguinte revela os princpios bsicos de Deus para maridos, esposas e filhos. Palavras especiais de Deus para esposos e pais:
Efsios 5:23 - Pois o mando o cabea da mulher, como tambm Cristo o cabea da igreja, que o seu corpo, do qual ele o Salvador.

Este verso nos mostra que Deus chama o marido a ser o cabea (lder) espiritual do lar. Ele o responsvel por nutrir e dar a direo espiritual sua famlia. Todo marido e pai tem uma responsabilidade especial diante

de Deus e de sua famlia.


Efsios 5:25 - Maridos, amem cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela.

Ao marido ordenado que ame a sua esposa com um amor poderoso e sacrificial. Ele literalmente deve sacrificar-se para suprir as necessidades dela. Ele deve dar-se para suprir as necessidades fsicas, espirituais e emocionais de sua esposa. De todas as maneiras, ele deve colocar as necessidades e o bem-estar de sua esposa acima dos seus.
1 Pedro 3:7a - Do mesmo modo vocs, maridos, sejam sbios no convvio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frgil.

O marido deve ser muito cuidadoso e sensvel s necessidades de sua esposa. Um marido com atitude relapsa, insensvel para com a sua esposa vai ter suas oraes interrompidas (1 Pedro 5:7 a). Um esposo temente a Deus literalmente estuda cada necessidade e desejos peculiares de sua esposa. Nestas necessidades esto includas as fsicas, emocionais, mentais, financeiras e espirituais.
Efsios 6:4 - Pais, no irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instruo e o conselho do Senhor.

Ao pai ordenado que se relacione com seus filhos, dando-lhes direo espiritual em amor, no com raiva ou ira. A disciplina deve ser aplicada com consistncia e

amor. A grande prioridade do pai nutrir e treinar espiritualmente a sua famlia. claro que prover financeiramente importante, mas de longe esta a principal responsabilidade do pai. Perguntas para Reflexo: Esposo, voc tem tomado para si a responsabilidade de liderar sua famlia em momentos devocionais e orao? Voc tem criado uma atmosfera de crescimento e treinamento espiritual em sua casa? Voc coloca as necessidades e desejos de sua esposa adiante dos seus? Voc procura entender e suprir as necessidades emocionais peculiares de sua esposa? Voc j tomou conhecimento c usou os excelentes materiais sobre relacionamento conjugal (livros, vdeos) que esto disponveis? Voc est usando com sabedoria os recursos financeiros para segurana de sua famlia? Voc est liderando seus filhos no seu crescimento e treinamento espiritual? Voc disciplina seus filhos com consistncia e amor? Voc conversa frequentemente com seus filhos sobre valores espirituais? (S um breve momento devocional dirio no pode substituir o valor de uma boa e freqente conversa com seus filhos sobre as questes do dia-a-dia.) Marido, no se desespere! Se voc honestamente confessar suas falhas, Deus lhe dar sua graa poderosa para mudar. Hoje, h muitos recursos e bons livros para ajud-lo. No se sinta assoberbado, mesmo que se sinta inepto. Deus abenoar cada pequeno passo na direo de tomar suas responsabilidades espirituais. Voc poder ver um milagre acontecer em sua famlia! A Palavra especial de Deus para as esposas:

Efsios 5:24,33b -Assim como a igreja est sujeita a Cristo, tambm as mulheres estejam sujeitas a seus maridos...e a mulher trate seu mando com todo o respeito.

A submisso ou sujeio da mulher no quer dizer que seu marido pode trat-la com aspereza ou ficar mandando nela. Eles so parceiros iguais na graa de Cristo. A submisso dela deve ser em amor e por vontade prpria, como vista no relacionamento de Cristo com a igreja. Assim uma esposa segundo o corao de Deus exibe um belo esprito de humildade, amor e honra em relao ao seu esposo. Ela deve ler um esprito dcil e tranqilo.
1 Pedro 3:3-4 -A beleza de vocs no deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos tranados e jias de ouro ou roupas finas. Ao contrrio, esteja no seu interior, que no perece, beleza demonstrada num esprito dcil e tranqilo, o que de grande valor para Deus.

Perguntas para Reflexo: Esposa voc j tratou seu marido com desrespeito e desonra? Voc frequentemente aponta seus erros e fraquezas? Voc pacientemente perdoa e o trata bondosamente apesar de suas falhas? Voc ignora seus desejos e necessidades? Voc anda se descuidando de sua aparncia e sade? Voc demonstra um esprito rebelde para com ele? Voc tem feito de tudo para ter uma atitude segundo o modelo que Deus nos d nas Escrituras? Voc tem uma atitude de amor e gratido ou de reclamao e raiva? A melhor maneira de ver Deus mudar seu marido colocar-se no modelo que Deus tem para uma esposa

piedosa. Esposas, no desistam de seus maridos, nem de vocs mesmas. No dem desculpas como, "Eu simplesmente no tenho uma personalidade dcil e tranqila." Se voc sinceramente se render ao modelo de Deus, voc vai ver um milagre acontecer em sua casa! Palavra especial de Deus para os pais:
Mateus 18:6 -Mas se algum fizer tropear um destes pequeninos que crem em mim, melhor seria amarrar uma pedra de moinho no pescoo e se afogar nas profundezas do mar.

Porque os filhos so tremendamente perceptivos, eles normalmente captam mais daquilo que os pais fazem do que daquilo que eles dizem. Muitas vezes, sem perceber, os pais esto passando valores e hbitos que podem ter efeitos trgicos no desenvolvimento de seus filhos. Ensinar o menino no caminho em que deve andar mais ser um exemplo dirio do que ocasionalmente compartilhar ensinos religiosos. Perguntas para Reflexo: Pai/me, voc demonstra alegria e entusiasmo ao :adorar a Deus? Voc expressa amor pela igreja de Cristo de forma consistente ou uma atitude negativa de murmurao? Se os seus filhos esto expressando uma atitude negativa para com Deus e Sua igreja, voc pode precisar olhar cuidadosamente as atitudes que voc est demonstrando diante deles. Pais, vocs se comunicam amorosamente e consistentemente um com o outro? Vocs frequentemente gastam tempo conversando com seus

filhos? Vocs realmente ouvem quando os seus filhos falam? Vocs respondem com amor e entendimento ou ficam bravos rapidamente? Se seus filhos esto afastando-se, escapulindo de vocs, peam a Deus que lhes revele de que formas vocs contriburam para isto. Pais, vocs esto demonstrando pureza moral no seu falar? Vocs tm demonstrado santidade pelas coisas a que assistem ou lem? Vocs tm comunicado de forma consistente os padres de Deus acerca do sexo e do casamento aos seus filhos? Vocs se comunicam com eles de forma a revelarem seu entendimento de suas tentaes c lutas? Vocs tm sido amorosos e acessveis? Se seus filhos esto se voltando para a imoralidade, peam a Deus que lhes mostre a necessidade de examinarem seus exemplos? Se eles no falam com vocs, perguntem a Deus se vocs contriburam para que esta barreira se formasse. Pais, vocs esto dando exemplo em termos de honestidade e respeito aos outros? Vocs andam acima do limite de velocidade e trapaceiam no pagamento de impostos? Vocs tm desenvolvido a habilidade de prontamente admitir seus prprios pecados e erros? Vocs admitem logo os seus pecados ou tentam se desculpar? Se os seus filhos esto demonstrando tendncias para mentir e enganar os outros, vocs devem examinar profundamente seus prprios exemplos. No estou sugerindo que os problemas dos filhos so automaticamente resultado de erro dos pais. Satans frequentemente joga uma falsa culpa sobre os pais. Ns como pais devemos, entretanto, entender o tremendo poder de nosso exemplo. Que Deus nos d a honestidade de confessar maneiras como temos prejudicado nossos filhos atravs de atitudes e exemplos. Em muitos casos, os pais precisam pedir perdo aos seus filhos, independente da idade dos filhos. Tal honestidade ter um tremendo efeito restaurador,

curador, cm relacionamentos desgastados entre pais e filhos. Algumas das perguntas acima foram tiradas do livro, "A Christian Parent's Checklist" de Sheila Jones (Email: SJones@aol.com). Uma palavra especial de Deus para crianas e adolescentes:
Efsios 6:1-3 - Filhos, obedeam a seus pais no Senhor, pois isso justo. Honra teu pai e tua me este o primeiro mandamento com promessa - para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra.

A lei do Velho Testamento pronuncia severa punio sobre filhos que maldizem e desonram seus pais. Os filhos modernos precisam reaprender a importncia extrema de honrar seus pais. A sociedade corrompida e mpia de hoje reverteu completamente o princpio de honrar os pais. Questes para Reflexo: Crianas ou adolescentes, vocs desobedecem a seus pais? Vocs frequentemente ignoram suas instrues? Vocs tm tratado seus pais com desrespeito ou raiva? Desrespeito aos pais pecado diante de Deus. Jovens, vocs no podem estar bem com Deus se esto desrespeitando seus pais. Como adultos, ns tambm devemos nos perguntar se estamos tratando com respeito nossos pais idosos. Vocs tm deixado de telefonar e visitar seus pais? Vocs esto negligenciando seu pai e sua me no lhes dando tempo e ateno de forma consistente? Vocs os esto negligenciando financeira ou emocionalmente? Vocs tm

falhado em ajud-los em suas tarefas domsticas? H entre vocs coisas mal resolvidas (palavras duras ou sentimentos negativos)? Vocs tm realmente buscado acertar suas diferenas com eles? Lembrem-se de que ningum que maltrata ou negligencia um pai ou uma me pode estar bem diante de Deus!

Reflexo Pessoal Sobre Pecados nos Relacionamentos


1. Volte e revise as Escrituras atravs das quais Deus lhe falou. Que relacionamentos precisam mudar? Que mudanas voc est preparado para fazer? Faa uma lista das necessidades especficas abaixo. 2. Como pecados nos relacionamentos afetam seu caminhar com Deus? Como eles afetam sua famlia? Sua igreja? Seja especfico. 3. Em que textos das Escrituras voc se apia para encontrar vitria em Deus? Escreva alguns abaixo. 4. Que mudanas especficas voc est preparado para fazer em seus relacionamentos? Escreva abaixo os primeiros passos.

QUINTA CATEGORIA

PECADOS

DE

AO

Transgresso qualquer ato em que se quebra a lei de Deus ou fazer alguma coisa que Deus probe. Estes pecados so conhecidos como "pecados de ao". Os textos seguintes descrevem reas comuns de transgresso. Em orao considere cada um.
Efsios 5:5 - Porque vocs podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que idlatra, tem herana no Reino de Cristo e de Deus. Efsios 5:12 - Porque aquilo que eles fazem em oculto, at mencionar vergonhoso.

Questes para Reflexo: Voc cometeu alguma forma de imoralidade, impureza ou perverso sexual? Voc assiste a programas de televiso ou filmes que mostram cenas imorais ou violentas? Voc se desculpa dizendo: "Mas, no h nada mais para assistir"? Voc se veste de forma a incitar pensamentos impuros no sexo oposto? Voc tem o hbito de ler coisas maliciosas ou impuras? Voc tem o hbito de assistir a shows imorais onde piadas sujas e pervertidas so o tema principal? Voc sustenta o veneno de Hollywood indo assistir a filmes inadequados ou comprando vdeos? De acordo com as Escrituras, ningum que faz estas coisas pode realmente estar bem diante de Deus. Nossa sociedade est muito depravada e muitos crentes tm-se condicionado a aceitar imundcia como entretenimento.

Deus infinitamente santo. Se voc conhece seu glorioso poder e bno, voc deve rejeitar filmes, revistas e entretenimentos pecaminosos. Devemos compreender que muitos dos programas apresentados nos horrios nobres hoje seriam censurados h alguns anos atrs. Porm, os padres de Deus no mudaram em nada! E os nossos tambm r\o deveriam. 1 Corntios 3:16-17 - Vocs no sabem que so santurio de Deus e que o Esprito de Deus habita em vocs? Se algum destruir o santurio de Deus, Deus destruir; pois o santurio de Deus, que so vocs, sagrado. Nosso corpo o templo do Esprito Santo e deve ser espiritualmente santo e estar fisicamente em forma para ser usado no reino de Deus. Temos que exercer o autocontrole sobre nossos apetites carnais. Comer demais ou fazer dietas prejudiciais sade so pecados, tanto quanto fumar ou beber. Tambm temos que evitar qualquer forma de imoralidade sexual. Se Deus lhe mostrar algum pecado, confesse-o e no se desculpe nem racionalize. Deus o abenoar sobremaneira pelo seu esforo para lhe entregar um vaso saudvel, santo, preparado para seus propsitos santos. O jejum dirigido por Deus bblico e muito proveitoso como uma disciplina espiritual. Alguns crentes usam o jejum regular para ajudar a quebrar o hbito pecaminoso de comer demais. Quando obedecemos s leis espirituais e fsicas de Deus, nos resguardamos de muitos problemas espirituais, emocionais e fsicos que causam dor para muitos. Questes para Reflexo: Voc tem abusado de seu corpo atravs de qualquer forma de imoralidade ou excesso? Voc peca contra o templo do Esprito de Deus atravs de hbitos como o

uso do lcool, do fumo ou pela gula? O uso de algum tipo de droga faz parte de sua vida? A comida o escravizou de tal forma que voc evita o jejum dando muitas desculpas?
xodo 20:2-3 -Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da terra da escravido. No ters outros deuses alm de mim. Mateus 6:24 -Ningum pode servir a dois senhores; pois odiar um e amar o outro, ou se dedicar a um e desprezar o outro. Vocs no podem servir a Deus e ao Dinheiro.

Embora muitos no se considerem idlatras porque no se curvam diante de imagens, esto cometendo o pecado da idolatria quando colocam algum ou alguma coisa no lugar que pertence a Deus. Perguntas para Reflexo: Voc transgrediu o primeiro mandamento de Deus colocando outras coisas no lugar de Deus? Pessoas ou coisas tm atrapalhado sua adorao e servio a Deus? Voc adora e serve a Deus somente depois que fez as outras coisas? O seu trabalho e o seu dinheiro tm-se tornado seu deus? Voc vota em polticos sem princpios cristos s porque eles so do seu partido? Se voc faz isto, ento voc realmente colocou a poltica acima de Deus e das Escrituras. Qualquer uma das prticas acima pura idolatria. Voc gasta mais tempo se distraindo na Internet ou na televiso do que lendo a Bblia e orando? Voc coloca sua famlia acima de Deus? (A melhor maneira de perder a famlia coloc-la acima de Deus.) Voc tem alguma

atividade recreativa ou hobby que voc d mais valor e tempo do que o servio ao Senhor? Se todos os membros de sua igreja seguissem seu exemplo de servio, quo forte seria o ministrio de sua igreja? Como seriam os cultos de sua igreja se todos tivessem a sua assiduidade? Haveria grupos de orao ou de evangelismo? Quem ou o que tem realmente o primeiro lugar em sua vida? Confesse e abandone estes hbitos que permitiram que outras coisas estivessem acima de Deus. Creia que Ele pode lhe dar um corao adorador genuno.
Malaquias 3:8-10 -Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocs esto me roubando. E ainda perguntam: 'Como que te roubamos?"Nos dzimos e nas ofertas. Vocs esto debaixo de grande maldio porque esto me roubando. Tragam o dizimo todo ao depsito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me prova, diz o Senhor dos Exrcitos, e vejam se no vou abrir as comportas dos cus e derramar sobre vocs tantas bnos que nem tero onde guard-las.

Deus mandou que todos os Seus filhos dessem dzimos e ofertas. No entregar o dzimo roubo e idolatria espiritual. Por causa de sua desobedincia gritante na rea financeira, muitos crentes no esto cheios do Esprito Santo e se privam das bnos de Deus. Recusar-se a entregar o dzimo colocar o dinheiro e as coisas materiais acima de Deus, e, nada mais do que um crime contra Aquele que nos d tudo. perturbador notar como muitos crentes gastam seu dinheiro para atender a caprichos do mundo como roupas de marca e entretenimento, mas no devolvem os dez por cento para Aquele que o doador de toda a vida. O que isto diz acerca de suas prioridades? O que isto diz a respeito de nosso temor e reverncia a Deus?

Perguntas para Reflexo: Voc tem sido honesto dando de seu tempo e de seus talentos a Deus? Voc tem sido honesto no clculo de seu dzimo ou voc tem dado o dzimo do resto ao invs de dar dos "primeiros frutos" (do bruto) de sua renda? Voc d a Deus do que lhe sobra depois de pagar todas as contas? Jesus no pode ser o Senhor de sua vida se Ele no o Senhor de suas finanas. Voc tem calculado o seu dzimo certinho, at os centavos, mas difcil para voc contribuir com qualquer outro tipo de oferta alm do dzimo? Voc estaria disposto a dar mais do que o dzimo se Deus assim lhe mostrasse? Afinal, o dzimo o mnimo que Deus requer. Como no podemos dar com alegria muito mais do que o mnimo? Cristos cheios do Esprito do com alegria, generosamente e sacrificialmente. Crentes carnais colocam o dinheiro e as coisas materiais acima de Deus. Se Deus est mostrando a voc pecado em sua vida financeira, obedea a Ele agora mesmo! Amigo, voc vai descobrir que no pode dar demais a Deus, pois Ele lhe dar muito mais do que voc poderia Lhe dar (Lucas 6:38)!
Provrbios 13; 11 -O dinheiro ganho com desonestidade diminuir, mas quem o ajunta aos poucos ter cada vez mais.

A Palavra de Deus fornece princpios claros com relao ao uso do dinheiro. Em Provrbios, ns vemos Deus honrando o trabalho rduo e a sabedoria no emprego do dinheiro. Os crentes devem trabalhar honestamente e fazer investimentos sbios e seguros. claro que o jogo totalmente contrrio vontade de

Deus! Temos que confiar em Deus e no nos arriscar. Jogar ou ficar rico rapidamente atravs de "esquemas" exatamente o oposto das leis de Deus sobre finanas. O jogo tem-se expandido muito nos ltimos anos, no s na Amrica do Norte.9 Atravs da tecnologia, a sociedade est sendo cada vez mais saturada com novas formas desta doena espiritual. Alguns polticos, por sua vez, tm facilitado este processo porque colocam o dinheiro acima de tudo o que bblico e certo. Que fique bem claro - crentes no devem estar envolvidos com forma alguma de jogo! Perguntas para Reflexo: Se o jogo um bom investimento pessoal, por que os cassinos esto ficando ricos? Se jogar uma prtica saudvel, por que milhares de pessoas esto presas a esse vcio? Se o jogo uma coisa boa, por que ocorrem muitas falncias onde o jogo se enraza? 1 Voc j foi enganado pelo pensamento de que o jogo uma diverso inofensiva? Lembre-se amigo, o seu dinheiro no propriamente seu, mas de Deus. Se voc se envolveu em qualquer tipo de jogo, confesse imediatamente e abandone esse srio mau uso do dinheiro de Deus.
Levtico 19:31 -No recorram aos mdiuns, nem busquem a quem consulta espritos, pois, vocs sero contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocs.

A Bblia no deixa dvida de que Deus abomina o uso de feitiarias, astrologia e de mdiuns espirituais. Porm, hoje, temos testemunhado uma exploso mundial de tal iniqidade." Nos ltimos anos houve um crescimento sem
1

BRAIDFOOT, Larry. Gambling: A Deadly Game. Nashville, Tennessee: Broadman Press, 1985, p. 15. 10 Ibid., p. 148-149.

precedentes de astrlogos e mdiuns e muitas de suas atividades esto sob o movimento geral chamado "nova era". Embora se denomine nova, no h nada de novo sobre este movimento. Nada mais do que velhas prticas de ocultismo.1 Tragicamente, alguns crentes comearam a "brincar" com algo que consideram inofensivamente divertido ou que os ajuda a crescer. A Nova Era endeusa o homem e muitos livros de auto-ajuda contm elementos significativos de tal filosofia. Para o crente, tais prticas so nada mais nada menos do que adultrio espiritual. Quando consultamos a direo das estrelas ou dos videntes, ns rejeitamos a direo de Deus e nos abrimos direta influncia de Satans. Deus disse claramente como deveramos proceder para receber sua direo. Devemos buscar sua face atravs do estudo bblico pessoal e da orao. Falando simples e diretamente, nenhum crente deve envolver-se com astrologia, cristais, mdiuns ou outra forma qualquer de prtica da nova era! Como pais, tambm devemos ter o cuidado de selecionar os programas a que nossos filhos assistem, pois h desenhos animados que esto recheados de conceitos da nova era, de ocultismo. Perguntas para Reflexo: Voc consulta ou j consultou horscopos, videntes ou outra forma qualquer de ocultismo buscando direo para sua vida? Voc tem permitido que a filosofia da nova era entre em sua mente atravs da leitura de livros que exaltam mais o ser humano do que a Cristo? Voc l materiais que promovem mais a exaltao de si mesmo do que a humilde rendio a Jesus Cristo? Voc possui
1

HOYr, Karen. Ihc New Age Rage. Old Tappan, New Jersey: Fleming H. Revell Company, 1087, p. 17-19. " OLF;ORD, Stephen F. Heartrry for Revival. Memphis, Tenessee: F.MI Books, 1987, p. 78.

livros em sua casa que promovem o humanismo ou a filosofia da nova era? Voc deixa seus filhos assistirem a programas que promovem as idias da nova era? Se Deus lhe mostrou algum envolvimento com ocultismo, nova era ou humanismo, confesse e renuncie estes pecados. Tome atitudes especficas para remover estas influncias de sua casa e de seu corao. Se no fizer isto, estar abrindo a porta de seu lar para ataques satnicos que atingiro a todos que l vivem. Apocalipse 2:14-15 -No entanto, tenho contra voc algumas coisas: voc tem a pessoas que se apegam aos ensinos de Balao, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a dolos e a praticar imoralidade sexual. De igual modo voc tem tambm os que se apegaram aos ensinos dos nicolaitas. No contexto desta passagem, temos cristos que flexibilizaram suas crenas. Em nossa sociedade cada vez mais sem Deus, tanto igrejas quanto indivduos, enfrentaro uma grande presso para comprometer-se com o diabo. E infelizmente, muitos esto cedendo. Para estarem "politicamente corretas", muitas igrejas e crentes esto adotando um estilo de vida claramente satnico segundo a Bblia. O Esprito de Deus no poder trabalhar livremente em crentes e igrejas que aceitam transigir a verdade de Deus. Nas Escrituras, Deus mostra claramente os padres do que certo e do que errado. Comprometer a verdade de Deus significa colocar as opinies de homens acima da de Deus; o que prova um temor maior aos homens do que a Deus. Na essncia a transigncia uma outra forma de idolatria espiritual. Especialmente nos prximos tempos, os crentes vo ser severamente testados por uma sociedade ainda mais perversa. Porm, este teste no final pode ser uma das melhores coisas que nos acontea. Nunca devemos orar por um avivamento s para evitar

sofrimento, pois nosso objetivo maior santidade, no a felicidade temporria. Perguntas para Reflexo:

deve

ser

Voc est preparado para defender a verdade de Deus no importa o quanto isto custe? Voc racionaliza e se desculpa por rejeitar padres bblicos? Quando est sob presso voc deixa de lado as Escrituras e "vai com a turma"? Se Deus est mostrando-lhe este pecado, por favor, no se explique ou desculpe mais. Confesse o seu pecado e creia no poder sobrenatural de Deus para ficar firme e forte. H uma recompensa incrvel para aqueles que so perseguidos por amor justia (Mateus 5:1012). Lembre-se de que voc nunca vai perder se defender a causa de Cristo e nunca vai ganhar se deixar-se levar pela multido sem Deus.
Romanos 14:23 - Mas aquele que tem dvida condenado se comer, porque no come com f; e tudo o que no provm da f pecado.

Esta passagem contm um princpio espiritual muitas vezes ignorado. Embora hoje no enfrentemos questes como a de comer carne sacrificada aos dolos, ns enfrentamos um grande nmero de questes que podem violar a conscincia. De acordo com as Escrituras, se voc fizer qualquer coisa sem a firme convico de que da vontade de Deus, est cometendo pecado. Uma outra maneira de dizer isto : "Se voc est envolvido em/com alguma coisa e no sente paz, pecado". De fato, uma grande frase do avivamento gals era: "Irmo ou irm, h alguma controvrsia entre voc e Deus?" Frequentemente, ns racionalizamos e trabalhamos para nos convencer de que alguma coisa aceita por Deus, porm, se no temos paz l no fundo do corao,

ns sabemos que no ! Amigo, se voc ainda est ignorando a voz de Deus, voc no pode andar na plenitude do Seu Esprito. Quando voc resiste ao Esprito de Deus, voc entroniza sua carne e comea a operar em sua prpria fora humana, ao invs de no poder sobrenatural de Cristo. precisamente por isso que muitos crentes esto espiritualmente cansados e com falta de alegria. No importa o quanto voc tente, voc simplesmente no pode viver uma vida crist vitoriosa no poder da carne (Romanos 7:18)! Perguntas para Reflexo: H alguma coisa em sua vida que voc tem que trabalhar constantemente para se convencer de que est certa? H alguma coisa a respeito da qual voc no sente paz, mas ainda no fez nada para mudar? Voc no sente paz perfeita com relao quantidade de tempo e energia que voc est gastando com trabalho ou lazer? Com ganho financeiro? Com a aparncia pessoal? Com a opinio dos outros? Embora estas coisas no sejam tecnicamente erradas, voc sente que sua nfase est errada? O que Deus est trazendo sua mente agora? L no fundo do seu corao, voc sabe exatamente o que ! Purifique-se com Deus e pare de tentar arrazoar com Sua voz. Por favor, pare de tentar convencer-se de que algo certo quando voc sabe que no . Tome a cruz e morra para si mesmo. At que faa isto, voc no poder conhecer a plenitude da bno de Deus. Porm, quando voc fizer isto, descobrir uma liberdade e uma vitria que nunca sonhou que fosse possvel!

Reflexo Pessoal sobre Pecados de Ao


1. Volte e revise os textos bblicos atravs dos quais Deus

lhe falou. Que aes ou hbitos voc precisa mudar? Seja especfico e os anote abaixo. 2. Como estes pecados afetam seu relacionamento com Deus e com os outros? 3. Que promessas das Escrituras voc pode usar para mudar estes padres pecaminosos? 4. De que maneiras voc est preparado para mudar seu comportamento? Que padres certos substituiro os errados?

SEXTA CATEGORIA

PECADOS

DE

OMISSO

Um pecado frequentemente ignorado o de omisso. Tiago 4:17 fala sobre isto: Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e no o faz, comete pecado. Em orao considere os seguintes pecados de omisso.
Joo 15:4-5 - Permaneam em mim, e eu permanecerei em vocs. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se no permanecer na videira. Vocs tambm no podem dar fruto, se no permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocs so os ramos. Se algum permanecer em mim e eu nele, esse dar muito fruto; pois sem mim vocs no podem fazer coisa alguma.

H uma frmula eficaz para permanecermos em Jesus: o estudo dirio da Bblia e a orao relacional. Grave bem isto: impossvel'viver a verdadeira plenitude e poder do Esprito Santo sem uma comunicao diria ntima com Deus. Ao negligenciarmos este tempo dirio com Ele, estaremos impedindo a purificao e o crescimento espiritual. Tragicamente, muitos crentes modernos tm comprado a idia (que no bblica) de que dois ou trs minutos dirios de devoo tudo o que eles precisam. Perguntas para Reflexo: Voc gasta um tempo significativo em orao e leitura bblica diariamente (mais do que dois ou trs minutos)? Como esperamos experimentar uma adorao genuna, atravs da confisso, peties e srias intercesses em

somente dois ou trs minutos por dia? Voc tem estado ocupado demais para dar a Deus um tempo significativo? Lembre-se, sua fora espiritual depende da fora e da qualidade do seu tempo com Deus. Voc deve estar disposto a gastar um tempo significativo com Deus, pelo menos 30-45 minutos. Voc tem negligenciado permanecer neste relacionamento ntimo com Deus? Confesse e abandone este pecado. O estudo bblico e a orao so o cerne do seu relacionamento com Jesus.
Atos 1:8 - Mas recebero poder quando o Esprito Santo descer sobre vocs, e sero minhas testemunhas em Jerusalm, em toda a Judia e Samaria, e at os confins da terra.

Est fora de questo o fato de que Deus chamou todos os Seus filhos para serem testemunhas verbais em sua vida diria! Se falharmos em testemunhar consistentemente, nos tornamos responsveis pela condio de perdidos daqueles ao nosso redor. De acordo com as Escrituras, seu sangue estar sobre nossas mos, seremos culpados por sua morte (Ezequiel 3:18). Definitivamente, no suficiente dizer: "Eu testemunho atravs da minha vida", tampouco, "Testemunhar no meu dom espiritual." Com tais afirmaes estamos na verdade dizendo que no estamos dispostos a suportar o menor desconforto que seja, para falar de Jesus aos outros. De acordo com 1 Pedro 3:15, cada crente deve ser capaz de apresentar o evangelho de forma clara. Perguntas para Reflexo: Voc j fez uma lista de orao incluindo pessoas que voc encontra quase que diariamente? (Vendedores de lojas, frentista que o atende no posto de gasolina, colegas de trabalho e/ou de escola, vizinhos, etc.) Voc ora por

eles regularmente? Voc procura ser bondoso, simptico com eles? Voc fala de Cristo para eles? Voc deixa folhetos nos lugares que voc freqenta? Envergonhar-se de Cristo pecado contra Deus e o ficar em silncio um dos nossos maiores erros (Marcos 8:38). Cada crente deve manter uma lista de pessoas pelas quais ora regularmente por sua salvao. Todos os crentes devem orar e testemunhar para aqueles com quem tem alguma tipo de ligao (vizinhos, colegas, familiares, etc.). Voc deixou de se matricular em algum dos excelentes cursos de treinamento que temos hoje? No h desculpa para qualquer crente no ser treinado para testemunhar. Se voc falhou com Deus nisto, confesse este pecado e obedea a Ele tornando-se um intercessor e uma testemunha consistente.
Efsios 4:8 -Por isso que foi dito: Quando ele subiu em triunfo s alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens.

Deus deu dons espirituais a cada crente e seus dons devem ser usados consistentemente no corpo de Cristo. Deus chama cada crente para servir-lhe e fazer Sua obra abundantemente. E uma desculpa pecaminosa dizer, "Eu no sei qual o meu dom espiritual." Se voc perguntar seriamente a Deus, Ele com certeza vai revelar-lhe. Hoje h muitos materiais teis na descoberta dos dons espirituais. Voc est realmente desejoso de servir-lhe, h listas de muitas necessidades imediatas em sua igreja. Em Lucas 14:15-25, vemos uma trgica histria sobre pessoas dando desculpas para no aceitar o convite de Deus. Perguntas para Reflexo: Voc est sempre buscando maneiras de servir a Deus

ou est contente em estar sentado e ser servido? Voc d desculpas por no estar servindo a Deus atravs de sua igreja? Voc se recusa a servir, a menos que sejam trabalhos que apaream ou de muita importncia? Voc quer que todo mundo trabalhe enquanto voc permanece como um espectador e recebe o ministrio dos outros? Voc preguioso e irresponsvel com as tarefas que aceitou fazer? Voc tem falhado em exercer o seu dom com toda a diligencia? triste, mas verdade dizer que vinte por cento dos membros da igreja fazem oitenta por cento do trabalho e sustentam a obra financeiramente. Em qual porcentagem voc se encontra? Embora haja tempos em que suas habilidades podem estar limitadas, voc deve assegurarse de que no est ignorando o servio a Deus dando desculpas (at os que esto presos ao leito podem servir no ministrio de orao). Deus lhe mostrou que voc precisa descobrir e usar seus dons espirituais? Voc tem sido preguioso espiritualmente? Voc sente que deve tomar-se um membro produtivo na igreja de Cristo? Se voc confessar seu pecado e obedecer a Cristo se envolvendo no Seu servio, voc vai descobrir uma nova e fenomenal alegria!
Romanos 6:14 -Pois o pecado no os dominar, porque vocs no esto debaixo da Lei, mas debaixo da graa. Hebreus 4:1 - Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, que nenhum de vocs pense que falhou.

Deus nos prometeu vitria completa sobre os pecados e fraquezas que nos escravizam. Porm, tragicamente, muitos crentes vivem ano aps ano escravizados aos

mesmos pecados e erros. Em muitos casos, estes crentes no querem realmente ser livres! Perguntas para Reflexo: Voc identificou suas fortalezas espirituais e se apossou da vitria completa em Deus? Voc est determinado a vencer os pecados que continuam aflorando ou voc est acomodado a eles? Voc se desculpa de seu pecado dizendo que uma fraqueza ou uma caracterstica de sua personalidade? Satans o tem enganando dizendo que voc no pode libertar-se? Voc tem falhado em resistir a Satans at obter vitria completa? Voc muito complacente e preguioso espiritualmente para esforar-se para obter a vitria? Seja raiva, medo ou um hbito pecaminoso, voc precisa estar determinado a se livrar disto. Confesse imediatamente o pecado da descrena e se determine a no aceitar nada menos do que a vitria completa que Cristo conquistou na cruz (Joo 8:34). Embora possa requerer um perodo de batalha espiritual, voc experimentar vitria completa se persistir na f!
Tiago 3:1 -Meus irmos, no sejam muitos de vocs mestres, pois vocs sabem que ns que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.

Pastores, professores e lderes receberam uma enorme responsabilidade diante de Deus: guiar Seu povo num sublime e santo chamado. Embora seja um privilgio glorioso, acompanha uma grande possibilidade de julgamento de Deus. muito importante que pastores e professores exercitem seu chamado com toda a diligncia, integridade e santidade pessoal. Os lderes ocupam, de fato, um padro mais elevado diante de Deus. A quem muito foi dado, muito ser exigido. (Lucas

12:48b). Como lderes, somos objeto de todas as tentaes tpicas dos leigos e pela virtude de nossa posio, ns frequentemente enfrentamos batalhas que outros no enfrentam. Por isso, vital que os lderes busquem uma profunda purificao pessoal! Ao contrrio, seremos presas fceis dos pecados espirituais da arrogncia e ambio. De algumas maneiras, tais pecados escravizam mais do que aquelas transgresses aparentes. Perguntas para Pastores e Lderes: Voc tem relaxado no exerccio de sua responsabilidade no servio cristo? Voc prega toda a mensagem de Deus ou se concentra numa pequena parte? Voc prega com ousadia contra todo pecado ou temse retrado por causa do temor aos homens? Voc tem medo de pregar contra assuntos controvertidos como aborto, divrcio, homossexualismo? Voc diligentemente estuda a Palavra de Deus ou est ficando preguioso? Voc est fazendo o seu melhor ou est comeando a fazer tudo mais ou menos? Voc tem alimentado alguma competio com outros pastores ou sentido cime deles? Voc tem guardado alguma amargura ou ressentimento contra membros da igreja? Voc se ressente por causa de seu baixo salrio ou falta de reconhecimento? Voc pratica consistentemente o que prega ou ensina? Houve um tempo em que voc era mais dedicado e zeloso do seu chamado? Voc constante e firme ou tende a ser inconsistente? Voc flexvel ou voc fica facilmente desanimado com mudanas? Voc tem falhado em levar a igreja a um envolvimento agressivo em evangelismo e misses? Voc tem falhado em servir com diligncia porque sua posio no to glamurosa como a de outros? Voc de alguma maneira tem visto a sua igreja como uma ponte para uma "melhor

posio"? Voc verdadeiramente um pastor ou um mercenrio? Pastor ou professor, por favor, seja honesto consigo mesmo e com Deus. Que esperana de avivamento pode ter uma igreja se Ele no pode comear nos lderes? Sendo que o julgamento comea na casa de Deus, ele deve comear com os lderes da igreja! Pea perdo a Deus e deixe que Ele reacenda a chama na sua vida de servio. Creia que Deus pode trazer para fora o dom que est dentro de voc (2 Timteo 1:6).
Jeremias 29:13 -Vocs me procuraro e me acharo quando me buscarem de todo o corao. Tiago 5:16 -Portanto confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A orao de um justo poderosa e eficaz.

Nas passagens acima, ns vemos que Deus deseja seguidores srios. Deus no corre atrs de ns para forar Sua revelao "goela abaixo". Ele fala mais aqueles que o buscam constantemente atravs da orao fervorosa e do jejum. Atravs de toda as Escrituras e na histria dos avivamentos, percebemos que o jejum uma parte importante na busca de Deus (embora no deva ser feito como um esforo legalista para impressionar a Deus ou aos outros). E triste ver como muitos cristos modernos no sabem nada acerca de buscar a Deus com verdadeiro fervor. Normalmente, sua busca conveniente e custa pouco. Infelizmente, muitos santos modernos so to escravizados pela comida que a ideia de jejum e orao parece extremada e anormal (embora nas Escrituras e na histria dos avivamentos seja um modelo a ser seguido).

Perguntas para Reflexo: Voc est buscando a Deus fervorosamente para sentir mais Sua presena e Seu poder diariamente? Voc tem falhado em aprofundar-se em sua experincia de orao e jejum? Voc resiste a idia de qualquer tipo de orao que lhe custe alguma coisa ou que seja demorada? Se nos despertamentos do passado Deus ordenou o jejum e a orao, porque Ele faria uma exceo para ns? Se as pessoas que foram usadas por Deus de maneira poderosa jejuaram e oraram, porque a vontade Dele seria diferente para voc? Se Deus lhe mostrar a necessidade de orao fervorosa e de jejum bblico, por favor, no d desculpas ou ignore sua voz. Se voc buscar a Deus de todo o seu corao, voc O encontrar de maneiras como nunca imaginou!
Tiago 1:23-24 - Aquele que ouve a palavra, mas no a pe em prtica, semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparncia.

Uma omisso comum no obedecer Palavra de Deus no momento em que Ele fala. Eu chamo este pecado de "arrependimento de vitrine". Ns fazemos como que um jogo de dissecar as Escrituras, mas no temos a mnima inteno de obedecer a ela. De acordo com Lucas, muito perigoso adotar este tempo de purificao e de assemblia solene. O perigo fazer um mero "show" de arrependimento. Quando voc exposto a um exame profundo atravs da palavra de Deus, voc duplamente responsvel pelo que voc descobriu. Por esta razo, o livro que voc est lendo chega a ser perigoso, pois agora voc responsvel por tudo o que j ouviu e viu! A palavra de Deus no algo que voc simplesmente considera; algo que deve ser

obedecido imediatamente. O servo que conhece a vontade do seu senhor e no a faz, merecedor de grande punio (Lucas 12:47)! Perguntas para Reflexo: Voc frequentemente sente Deus falando, mas retarda sua obedincia? Voc no diz no para Deus, mas fica postergando sua obedincia. Os crentes cometem o trgico erro de achar que "considerar" obedecer a mesma coisa que obedecer. Voc continua falhando com Deus do mesmo antigo jeito? H reas especficas nas quais voc parece nunca fazer progresso? Se assim for, isto indica que voc no est realmente entristecido ou arrependido desse pecado. vital que voc confesse seus pecados de obedincia parcial ou tardia. Pea a Cristo que lhe d arrependimento verdadeiro. Embora no possamos trabalhar para conseguir arrependimento verdadeiro, podemos nos apropriar dele atravs de Cristo, que habita em ns. Se voc pedir sinceramente, Deus lhe dar um corao obediente! Pois Deus quem efetua em vocs tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele (Filipenses 2:13).

Reflexo Pessoal sobre Pecados de Omisso


1. Volte e revise os textos atravs dos quais Deus lhe mostrou pecados. Faa uma lista das coisas que precisa comear a fazer. 2. Como os pecados de omisso afetam relacionamento com Deus e com os outros? seu

3. Que promessas o ajudaro a vencer seus pecados de omisso? 4. De que maneiras novas voc est disposto a obedecer a Deus? Que mudanas especficas de comportamento vo

substituir seus pecados de omisso? Quais sero seus primeiros passos de obedincia?

STIMA CATEGORIA

PECADOS

DE

AUTOCONTROLE

AUTOCONFIANA

De todas as categorias, esta a que pode exigir um maior discernimento e revelao por parte de Deus. Nesta seo consideraremos as maneiras sutis como a velha natureza permanece no detectada, porm muito viva em reas importantes do nosso corao. Indubitavelmente, na vida de muitos cristos h reas onde seu "eu" no foi crucificado, o que impede que Cristo flua neles e atravs deles. Esta a razo principal de muitos no conseguirem a vitria que Deus, de forma to clara, promete. Embora alguns destes princpios paream superiores ou avanados, na verdade eles representam o fundamento do andar em Cristo. Antes de prosseguirmos, gostaramos de definir o uso de dois termos bsicos. A carne - Nesta seo, eu uso o termo carne no mesmo sentido que Paulo usa em Glatas 5:17-20. Neste contexto, a carne denota nossas aes e pensamentos humanos quando agimos sem o controle direto de Cristo. Morrer para si - Eu me refiro afirmao de Jesus em Mateus 16:24-25. Neste contexto, devemos escolher morrer para os nossos desejos e nos render completamente a Cristo. medida que Deus o santifica, Ele far voc passar por um Processo progressivo de morte para o eu e de vida com Ele e para Ele. Se voc no entendeu o princpio bblico de entrega, voc pode estar confuso a respeito dos necessrios tempos de quebrantamento que Deus permite. Talvez at sem saber, voc esteja resistindo ao mtodo de Deus para conduzi-lo santidade e ao poder espiritual. Pea a Deus discernimento ao considerar os

trs princpios bsicos da vitria sobre o pecado.


Mateus 16:24-25 - Ento disse Jesus aos seus discpulos: Se algum quiser acompanhar-me, neguese a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perder, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrar. Romanos 6:6 -Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destrudo, e no mais sejamos escravos do pecado.

Todos ns crentes enfrentaremos situaes em que deveremos escolher a vontade de Deus e no a nossa (Isaas 55:8). Nossa carne e desejos naturais podem clamar por uma maneira de agir, porm, ns sabemos que Deus quer outra. Somente quando voc escolhe negar a si mesmo, pela f, obedecer a Deus, voc conhecer Seu poder. Mas no se desespere! Cristo que habita em voc pode capacit-lo para morrer para si mesmo! Ento, como voc de fato "morre para si" em sua vida diria? Em termos simples, isto significa dizer no a pensamentos, atitudes ou aes que voc sabe que so da carne. Em outras ocasies, ser dizer sim a aes ou servios espirituais que sua carne naturalmente rejeitaria. Voc nega a si mesmo e recebe a vitria confiando na Sua morte e ressurreio agindo em voc (Romanos 6:3-4). Amigo, Jesus j conquistou a vitria, e Ele est em voc! Mas, voc precisa escolher morrer para si e deixar que Ele reine em sua vida (Romanos 6:12-14). Embora Ele lhe d a fora, s voc pode fazer a escolha de andar Nele a cada momento. De maneira alguma estou dizendo que seja fcil fazer

isto. Haver momentos em que ser extremamente doloroso negar-se a si mesmo e tomar a cruz. De fato, sobre a cruz onde voc "morre". Alm do mais, difcil morrer para si, negar-se a si mesmo, e muitas vezes voc ser tentado a ceder ao clamor do "eu". Porm, a vida centrada no "eu" no pode ser melhorada, ela tem de ser crucificada com Cristo. No se desespere! Cristo, que habita em voc, lhe dar total capacidade de morrer para si. E depois de cada morte verdadeira para o eu, haver uma nova e gloriosa liberao da presena de Deus! Ento, vale pena realmente negar-se a si mesmo? Sim, meu caro, vale muito mais do que voc imagina! Mas o que acontece se voc recuar e recusar-se a tomar sua cruz completamente? O que acontece se voc se recusar a negar-se a si mesmo e obedecer a Cristo? Resumindo, voc perde sua energia e zelo espiritual. Tudo o que espiritual se torna muito pesado e fica difcil resistir tentao. Os resultados de nossas oraes e ministrio se tornam limitados e pequenos. Voc retorna a viver "no seu prprio poder" ao invs de no poder sobrenatural de Cristo. Esta a razo de muitos crentes estarem cansados espiritualmente e lhes faltar o poder sobrenatural! fim algum ponto importante de sua vida, eles se defrontaram com a cruz e recuaram. Eles cederam velha natureza e agora o poder de Deus no chega at eles. Eles conhecem muito pouco da vida abundante e do relacionamento pessoal com Jesus prometidos de forma to clara nas Escrituras. Graas a Deus, h cura para isto! A cura simplesmente arrepender-se e ter f em Cristo que habita em voc. Pela f voc pode morrer para si e deixar Cristo viver em voc e atravs de voc. Perguntas para Reflexo: Deus j lhe disse para fazer alguma coisa e voc tentou ignor-Lo? Deus lhe disse para fazer algo e voc ainda

no fez? Deus lhe disse para parar de fazer alguma coisa e voc continua fazendo? H alguma rea de sua vida em que voc est resistindo voz de Deus? Voc tem dificuldade de entregar sua famlia, seus relacionamentos ou trabalho no altar de Deus? Deus lhe disse para abandonar algo que no realmente um pecado patente, mas que um obstculo? Alm dos pecados propriamente ditos, devemos deixar de lado tudo que nos atrapalha, cada peso (Hebreus 12:1). No haver vitria completa nem poder, at que voc negue a si mesmo e O siga. Por favor, seja honesto com Deus e com voc mesmo. E nunca se esquea de que bnos gloriosas esto reservadas para aqueles que realmente tomam sua cruz e O seguem.
Joo 12:24 - Digo-lhes verdadeiramente que, se o gro de trigo no cair na terra e no morrer, continuar ele s. Mas se morrer, dar muito fruto. Provrbios 17:3 -O crisol para a prata e o forno para o ouro, mas o Senhor prova o corao.

Estas passagens descrevem o princpio vital do quebrantamento espiritual. Quando a casca da semente quebrada, a vida dentro dela pode produzir mais sementes. Porm, se a casca nunca for quebrada, a vida dentro dela no vai sair, no vai brotar. Este princpio pode ser verificado na morte e ressurreio de Jesus Cristo. Embora sem pecado, Ele estava pronto para ser quebrado, para que a vida eterna de Deus pudesse fluir para todos. Mas, muitos crentes resistem firmemente ao mtodo divino de quebrantamento da sua velha vida. A casca na vida dos crentes representada pelas coisas que pertencem velha natureza e ao "eu". Ou seja, os sutis

pensamentos e atitudes que procedem de nossa natureza pecaminosa e da fora humana. Embora a perfeita vida de Cristo habite em voc, a velha "caixa" de pensamentos carnais vai obstruir grandemente o fluir de Deus atravs de sua vida. Afinal, ns ainda estamos num corpo corrompido, vivendo num mundo corrompido. Ento, como que Deus quebra padres velhos para liberar Sua vida em ns? O mtodo principal de Deus a convico e a revelao do Esprito Santo atravs das Escrituras. Pela Palavra e pelo Esprito Santo, Deus abre nossos olhos para as maneiras sutis em que o "eu" ainda se agarra ao nosso ser (Hebreus 4:12). Embora esta convico possa ser inicialmente dolorosa, Deus est fazendo isto para libert-lo, no para conden-lo! Quando Deus abre seus olhos para as reas no crucificadas de pecado e do "eu", Ele o chama a imediatamente confessar seu pecado e a confiar totalmente o seu viver a Cristo. Seu milagroso poder da ressurreio brotar de seu reconhecido quebrantamento e rendio! Um segundo mtodo de quebrantamento atravs das circunstncias da vida. Deus s vezes permite provaes significativas para esgotar toda sua fora humana natural (2 Corntios 12:10). Voc pode tambm ser atacado com grandes tentaes que parecem muito mais fortes do que a sua capacidade humana de resistir. Quando sua fora humana natural destruda, voc forado a uma dependncia mais profunda no Cristo vivo dentro de voc. O prprio Jesus se torna sua fora e justia. Tal quebrantamento o leva a uma total dependncia de Cristo e seu poder. O quebrantamento pe fim s maneiras de ser escondidas nas quais voc ainda est apoiado na fora da carne e na justia prpria. Tragicamente muitos crentes resistem a este quebrantamento que pode libert-los... Frequentemente

lutamos contra os mtodos de Deus. Provrbios 17:3 nos d um esclarecimento importante no que tange aos mtodos de quebrantamento e purificao de Deus. O refinador de metais preciosos esquenta o objeto at que comece a partir-se. Sob o fogo do refinador, as impurezas no percebidas previamente comeam a aflorar na superfcie. O calor faz com que as impurezas fiquem evidentes. Somente ao aflorar na superfcie, elas podem ser detectadas e totalmente removidas. Sem o calor intenso, as impurezas no teriam sido descobertas e removidas. Da mesma forma, o Senhor limpa e transforma nossos coraes! Deus permite tribulaes e tentaes para esquentar (ou quebrantar) nossas vidas. reas de pecado e onde o "eu" ainda dominava, que passavam despercebidas (mas, que estavam l o tempo todo), de repente vm tona sob presso intensa. Ns podemos ento dizer que estamos mortos para aqueles pecados especficos e crer que Cristo vai substitu-los com sua prpria vida e santidade (Romanos 6:6). Sem quebrantamento, ns nunca poderemos ver as maneiras sutis como o "eu" ainda se agarra ao nosso ser. Perguntas para Reflexo: Voc se torna defensivo e foge da convico e do quebrantamento de Deus? Muitas pessoas evitam tempos de exame profundo e de purificao diante de Deus; eles preferem "andar em ponto morto" espiritualmente e assumir que necessitam um pequeno quebrantamento mais adiante. Eles sentem que atingiram tal maturidade espiritual que no tm que se preocupar com uma purificao ou santidade mais profunda. O apstolo Paulo certamente no teve esta atitude (Filipenses 3: 1314). Voc est acomodado numa vida espiritual "em ponto morto"? Talvez voc realmente no queira crescer se para isto voc precisar entrar numa zona de

desconforto ou tenha que buscar a Deus. Voc se ressente das dificuldades fsicas e emocionais ao invs de aproveit-las como oportunidades de experimentar Cristo de uma forma mais completa? Voc tem desperdiado seus sofrimentos no atentando para os ensinamentos de Deus contido neles? Embora Deus alivie muito de nossas tribulaes em resposta a oraes, h algumas que Ele permite que permaneam. Mas descanse com esta certeza: Ele permite tribulaes porque elas tm um glorioso propsito em sua vida! O prprio Paulo orou pedindo que fosse removida uma tribulao de sua vida (2 Corntios 12:9), mas como entendeu que a tribulao o trouxe para mais perto de Jesus, ele regozijou-se no sofrimento e nas fraquezas ordenados por Deus. Voc se alegra em seus sofrimentos e fraquezas? Voc se alegra em suas provaes como ordenado em Tiago 1:2? Imediatamente confesse qualquer tendncia para reclamar e resistir ao quebrantamento que Deus permite em sua vida. No fuja do quebrantamento de Deus, abrace-o! A vida gloriosa resultado do quebrantamento que recebido com f. Como precauo, deixe-me avis-lo que Satans pode engan-lo fazendo voc aceitar passivamente um ataque demonaco como "quebrantamento" do Senhor. Eu sei que esta afirmao vai gerar a pergunta: "Mas como eu vou saber a diferena?" Deixe-me simplesmente dizer que se voc gasta tempo em orao regularmente, Deus lhe dar o discernimento. Se voc pedir, por certo receber a sabedoria de Deus (Tiago 1:5-7).
2 Corntios 12:9-10 - Mas ele me disse: Minha graa suficiente para voc, pois o meu poder se aperfeioa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguies, nas angstias. Pois,

quando sou fraco que sou forte. Glatas 2:20 - Fui crucificado com Cristo. Assim, j no sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo~a pela f no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Estes textos revelam o princpio espiritual vital da total dependncia da fora de Cristo ao invs da capacidade humana. De fato, Paulo regozijava-se nas coisas que acabaram com sua fora, pois assim ele teria que depender totalmente de Cristo. Afinal, Deus no pode receber aquilo que tentamos fazer para Ele; somente o que permitimos que Ele faa atravs de ns. importante entender que nossa fora natural pode facilmente se atravessar no caminho da dependncia total de Sua presena. "Na vida moderna, isto pode ser visto na maneira como damos mais importncia aos mtodos humanos do que orao fervorosa e santidade. Se falharmos cm incluir a orao fervorosa e a purificao profunda entre nossas estratgias, corremos o risco de tentar fazer tarefas espirituais na fora humana. Mesmo os pregadores, professores e testemunhas com um treinamento avanado no podem fazer nada sem uma profunda purificao e sem estar cheios do Esprito Santo. Sem dvida, devemos agradecer a Deus pelos tremendos mtodos de pregao, ensino e estratgias de evangelismo que temos hoje. Eu conclamo todos os crentes a usarem estes mtodos maravilhosos! Mas nunca devemos assumir que os mtodos e treinamentos podem substituir os requisitos fundamentais dirios de profunda purificao e total dependncia da plenitude de Cristo que em ns habita. Se fizermos a obra do Senhor sem a purificao e a plenitude do Esprito Santo, acabaremos falando mais s

suas mentes do que aos seus coraes. Como resultado, teremos convertidos que so "nossos" ao invs de "Deus". Somente o Esprito de Deus pode produzir fruto que permanece (Joo 15:16). Embora as recentes geraes tenham sido as mais treinadas tenham ao seu alcance o maior nmero de programas em toda a histria da igreja, nossos ndices revelam que as denominaes com mais recursos de treinamento no so necessariamente as que mais batizam. Isto mostra a grande urgncia de combinar uma purificao profunda e a dependncia de Cristo no uso de cada estratgia e mtodo. No importa quo bons nossos mtodos sejam, eles s sero poderosos se quisermos ser purificados e cheios do Esprito. No foi por acidente que virtualmente todos os grandes avivamentos foram liderados por pessoas fervorosas na orao e que davam profunda ateno santidade. A questo no a fora ou qualidade de nossas estratgias, mas a profundidade de nossa purificao pessoal e de nossas oraes (embora precisemos de estratgias boas tambm). Perguntas para Reflexo: Voc tem realmente dado mais importncia s suas habilidades naturais e ao seu treinamento do que sua purificao diria e plenitude do Esprito Santo? Voc se sente culpado frequentemente por estar preparado mentalmente mas no espiritualmente? Por comparao, sua igreja enfoca mais as estratgias, mtodos e programas do que a orao e o arrependimento profundo? Que Deus possa nos livrar de confiarmos em nossas prprias foras! Devemos nos lembrar da lio de Gideo em Juzes 7:2. Embora ns certamente precisemos de estratgias excelentes, no devemos colocar uma nfase maior nelas do que na profunda purificao diria e na orao fervorosa. Atravs da histria

dos avivamentos vemos que Deus nunca partilha sua glria com homens e programas (1 Corntios 1:29)!

Reflexes Pessoais sobre Autocontrole e Autoconfiana


1. Volte e revise os textos e perguntas atravs dos quais Deus lhe trouxe convico. Faa uma lista de reas especficas nas quais precisa negar-se a si mesmo e abraar a cruz. 2. Faa uma lista das coisas que Deus est quebrando em sua vida carnal para traz-lo a uma dependncia mais profunda em Cristo. Como voc tem resistido a este processo ou mtodo? Que mudanas voc precisa fazer? 3. De que promessas voc se apossa para encontrar vitria completa? 4. De que maneiras novas voc est disposto a tomar a cruz e seguir a Jesus? Seja especfico. H reas nas quais voc tem resistido aos mtodos de Deus para levlo ao quebrantamento e humildade? Seja especfico. De que maneiras novas voc pode cooperar com os mtodos de Deus para torn-lo mais como Jesus? De que maneiras voc tem mostrado dependncia das virtudes e capacidades humanas? Como voc precisa se arrepender? Seja especfico.

AVANANDO

PARA E

UMA VIDA DE ORAO PODEROSA SERVIO DINMICO


Concluso

Se voc foi honesto e consciente na confisso de seus pecados, ento est pronto para ser purificado pelo poder de Deus. Pecados admitidos e abandonados so totalmente apagados. importante confiar na promessa de perdo dada por Deus, no nos seus sentimentos (1 Joo 1:9). H trs passos para ajud-lo na sua confisso: (1) Se voc pecou contra Deus, confesse seu pecado a Ele e restaure seu relacionamento com Ele. (2) Se voc pecou contra outra pessoa, confesse o pecado a Deus e restaure seu relacionamento com a pessoa. (3) Se voc pecou contra um grupo de pessoas, confesse seu pecado a Deus e restaure seu relacionamento com o grupo. Se houve confisso completa, haver purificao completa e uma transformao gloriosa. Ao confessar seus pecados, pea a Deus que o encha do Seu Santo Esprito. No desanime se alguns pecados parecerem difceis de serem vencidos. Alguns vo requerer um processo de freqente confisso e a reivindicao da plenitude de Cristo. Nunca desista e no se sinta condenando no processo desta batalha. Se voc persistir na confisso diria e verdadeiramente confiar que Deus lhe conceder o poder de ter Cristo habitando em voc, com certeza experimentar vitria completa. Nunca diga que voc no pode mudar, quando Deus diz que voc

pode (Filipenses 4:19)! Amigo, vital que voc creia que a morte e ressurreio de Cristo lhe concedem a vitria sobre o poder do pecado e da sua condenao. De acordo com Romanos 6:6, devemos nos apossar da vitria de Cristo sobre nossos pecados. medida que rejeitamos o pecado e negamos a ns mesmos, devemos confiar que Cristo vai encher-nos com Seu poder e justia. Podemos ento, experimentar a gloriosa declarao de Paulo em Glatas 2:20a: Fui crucificado com Cristo. Assim, j no sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Experimentado este processo contnuo de purificao e preenchimento, voc estar preparado para um dinmico caminhar dirio com Deus. Porm, a parte mais importante sua vida de orao. Deus quer que todo o crente experimente uma vida de orao dinmica. Ele quer que voc caminhe em vitria espiritual e experimente respostas milagrosas s suas oraes. Deus quer que voc seja capaz de ouvir sua voz claramente e de aprender como ser um intercessor de poder. Ele quer ensinar voc a ador-Lo diariamente e como caminhar sob sua contnua direo. Mas como voc desenvolve uma vida de orao diria, equilibrada e bblica? Os passos seguintes vo dar-lhe um ponto de partida.

Cinco Passos Para Uma Vida de Orao Poderosa


1. Faa um compromisso de gastar consistentemente um tempo significativo a ss com Deus em orao ininterrupta. essencial que voc comece a dar um tempo significativo a Deus diariamente. Devocionais de dois ou trs minutos no so de modo algum o padro estabelecido por Jesus, pela igreja primitiva, nem por

ningum que tenha sido poderosamente usado por Deus. Voc deve rejeitar a noo moderna de que se pode desenvolver uma vida de orao s pressas. Trinta minutos a uma hora uma boa sugesto para uma vida de orao vibrante. Lembre-se de que a nica maneira de aprender a orar " orando". Se voc passa um tempo significativo a ss com Jesus, Ele transformar sua vida! claro que ns tambm adotamos o estilo de vida de "orar continuamente" (1 Tessalonicenses 5:17). Em outras palavras, ns aprendemos a viver cada momento com conscincia da presena de Deus. Embora devamos ser muito firmes neste compromisso ntimo de orao, nunca devemos abord-lo de forma legalista. 2. Venha para seu tempo de orao entendendo que um tempo de relacionamento com Deus, no um ritual exigido. A orao verdadeira um relacionamento! No h frmulas ou programas, um relacionamento de amor entre voc e Deus. Ver seu tempo de orao como algo menos do que isto no ter a mnima noo do que seja orao. Mais do que qualquer coisa, Deus quer seu amor e isto significa separar tempo para estar com Ele. Ns precisamos refletir na histria de Marta e Maria (Lucas 10:38-42). Muitos esto to ocupados servindo a Deus que negligenciam o tempo a ss com Ele, o que inevitavelmente impede nosso crescimento e bloqueia o fluir de seu poder em nossas vidas. Quando voc aborda a orao como um relacionamento, voc tambm aprende a ouvir a voz de Deus diariamente. Voc no somente estar falando com Deus, mas Ele estar falando com voc! Afinal, a verdadeira orao comea com o "ouvir" Deus. A orao genuna sempre comea no corao e na mente de Deus! Ao aprender a ouvir, voc ter a certeza de que o que voc est pedindo da vontade Dele.

De muitas maneiras, aprender a ouvir Deus o maior segredo das oraes respondidas. Esta a confiana que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvir. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos (1 Joo 5:14-15). 3. Comprometa-se a ter uma vida de orao equilibrada praticando regularmente os quatro tipos diferentes de orao. essencial que nossa vida de orao seja mais do que uma lista de "preciso disso e quero aquilo"; Deus quer que Seus filhos experimentem diariamente o louvor e a adorao em profundidade. Alm disto, ns precisamos experimentar a purificao diria ou no poderemos manter o poder do Esprito Santo. Ele tambm quer aprofundar nossas peties e intercesses. No h dvida de que um relacionamento vibrante com Jesus requer a prtica consistente dos quatro tipos bsicos de orao: (1) louvor, aes de graas e adorao, (2) Confisso e arrependimento completos, (3) Petio e splicas bblicas, e (4) Intercesso. E claro que voc s vai experimentar estes quatro tipos de orao se voc gastar um tempo significativo dirio com Deus (o que impossvel em dois ou trs minutos de devoo). Meu caro, no se desespere! Pela graa de Deus, voc poder comear a experimentar todos os tipos de orao diariamente. 4. Em suas peties dirias, enfoque mais as questes de carter e santidade pessoal do que as necessidades temporais. triste quando nossa vida de orao consiste principalmente de questes como sade, finanas e outras preocupaes terrenas. Afinal, a prioridade maior

de Deus conform-lo imagem e semelhana de Cristo (Romanos 8:29). Ele est profundamente preocupado em preencher seus pensamentos e atitudes com Sua presena e santo poder. Mas, voc bem pode perguntar, "Como eu posso orar de forma eficaz para que tal transformao ocorra em minha vida?" Uma sugesto fazer das nove partes do fruto do Esprito sua petio pessoal diria (Glatas 5:22). O fruto do Esprito Santo representa o carter e a santidade do prprio Deus. Ao pedir diariamente que Deus o encha deste fruto, pea-lhe tambm que lhe mostre como voc no reflete certas caractersticas. Quando voc ora assim, pedindo que a Palavra de Deus se aplique em sua vida, Ele milagrosamente transforma cada parte do seu ser! As caractersticas especficas das bem-aventuranas providenciam excelentes peties pessoais (Mateus 5). Deus tambm lhe mostrar outras caractersticas de carter contidas na Palavra para voc orar regularmente. Alguns exemplos de palavras que Deus pode mostrar-lhe so: humildade, zelo, discernimento, sabedoria, adorao verdadeira, firmeza, ousadia, pureza, motivao adequada, revelao, etc. Pea a Deus que o ajude a concentrar suas peties em carter, pureza e santidade. Se voc fizer estas peties do fundo do seu corao, Deus vai revolucionar a sua vida! 5. Nas suas intercesses dirias, concentre-se mais nas questes de evangelismo e misses do que em preocupaes temporais. trgico ver o quanto das intercesses se concentram na sade e outras questes temporais. Sem dvida, as prioridades maiores de Deus so a evangelizao do mundo e um avassalador avivamento na igreja. (Mateus 28:18). Se estas so as prioridades de Deus, ento, elas devem ser o foco principal de nossas intercesses. Deus faz coisas incrveis quando concentramos nossas

intercesses nas pessoas perdidas, misses e avivamento! Porm, voc pode estar pensando, "Corno eu posso concentrar minhas intercesses nas maiores prioridades de Deus?" Eu tenho cinco poderosas estratgias para lhe passar: (1) Desenvolva uma lista de pessoas sem Cristo e interceda por elas diariamente. (2) Faa uma lista com os nomes dos principais lderes e estratgias de ministrio de sua igreja e ore regularmente por eles. (3) Compile uma lista de orao com os nomes dos principais lderes espirituais e polticos e ore regularmente por eles. (4) Ore regularmente pelas estratgias essenciais de sua associao, estado e denominao (voc pode obter diariamente ou semanalmente um relatrio do que est acontecendo em sua denominao no seu estado e no seu pas). (5) Interceda diariamente pelo avivamento e despertamento espiritual em sua cidade e nao. No meu livro Como Desenvolver Uma Vida de Orao Poderosa, eu fao uma lista de oraes bblicas para ajud-lo a interceder. (Veja fontes mencionadas adiante) Querido amigo, por favor, no sinta que uma vida de orao poderosa est fora do seu alcance. Se voc quiser, Deus revolucionar sua orao e assim seu caminhar com Ele. O livro Como Desenvolver Uma Vida de Orao Poderosa foi desenvolvido para lev-lo passo a passo a um relacionamento pessoal dinmico com Jesus Cristo. Ele foi desenvolvido para ser usado junto com este material. De uma maneira bem simples, mas completa, ele o leva s profundezas do relacionamento pessoal com Jesus.

Ao concluir este livro, voc tem agora um instrumento poderoso para uma profunda purificao diria e para uma orao que move montanhas. No deixe que nada o impea de caminhar cm completa purificao e dinmica orao. No importa quo fraco voc tem sido, voc pode tornar-se um intercessor bblico poderoso. Se Deus por voc, quem ser contra voc? E creia, meu querido cristo, Deus por voc (Romanos 8:31)!

You might also like