You are on page 1of 9

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

MATERIAIS DE CONSTRUO Campos dos Goytacazes, maio de 2011

MADEIRA PRODUO

FERNANDO SOARES LEITE; IGOR CARDOSO

DE ABREU; LUAN DE OLIVEIRA BARRETO; LUCAS PINHO MULIN

A madeira um dos materiais de construo mais importantes, sendo usada para vrios fins desde os primrdios, a madeira est presente na histria da humanidade desde o seu princpio onde mesmo com tcnicas arcaicas o ser humano j a manipulava, ela est em nosso cotidiano desde uma coisa mais simples como uma colher, como nossa prpria moradia ou at como componente principal de um meio de transporte. Mesmo com o advento de novos materiais na poca da revoluo industrial a madeira no deixou de ser usada em larga escala, provando assim o seu valor construtivo. A madeira encontrada no meio ambiente na forma de vrias espcies de rvores e cada uma com suas particularidades e produzidas para seus devidos fins ou para vrios fins diferentes dependendo da sua versatilidade. As tcnicas de manipulao e produo da madeira passaram por uma evoluo muito grande proporcionando assim novas formas de us-la. Junto com essa evoluo vieram novas formas de extrair a madeira que era produzida acelerando o processo. A acelerao na forma da extrao gera a preocupao com a degradao do meio ambiente, sendo assim empresas srias pesquisam formas de tornar o impacto ambiental dessa extrao o menor possvel. Dificilmente a madeira vai deixar de ser um material de construo to primordial visto todo esse tempo que utilizada com xito.

PALAVRAS-CHAVE: Madeira, Extrao, Produo.

1 1

Fernando Soares Leite; 4 Perodo; fernandosoaresleite9@gmail.com Igor Cardoso de Abreu; 4 Perodo; mangafacao@gmail.com 1 Luan de Oliveira Barreto; 4Perodo; luan.dbarreto@gmail.com 1 Lucas Pinho Mulin; 4 Perodo; lucaspmulin@gmail.com

INTRODUO

Um dos maiores avanos da humanidade com certeza foi o fato de poder manipular a madeira, que pode ser usada de vrias formas em nosso cotidiano, desde os utenslios mais simples at as nossas prprias casas, tudo pode e foi construdo a base de madeira ao longo da histria do ser humano. Para poder fazer um uso livre da madeira existente no planeta o ser humano teve que dispor de algumas tcnicas para produzir e assim renovar a oferta de madeira. As espcies de rvores variam muito suas caractersticas sendo cada uma utilizada para seus fins individuais e outras tambm mais versteis podendo ser usadas em mais de um fim, variando assim as tcnicas de plantio e extrao para cada uma, existem plantas que produzem madeira para ser usada na confeco de mveis, outras para componentes estruturais de casas e at para utenslios de cozinha.

DESENVOLVIMENTO

A madeira um excelente material de construo que pode ser encontrada em grandes extenses de terra cobertas por rvores que constituem as florestas que fornecem a madeira necessria indstria. A produo de madeira um processo a longo prazo, em mdia 12 anos para produzir madeira de eucalipto por exemplo dependendo do fim para qual vai ser destinada a madeira.

Plantio O plantio que pode ser por sementes ou por mudas dependendo da espcie da rvore. As mudas so geralmente armazenadas em viveiros e depois de um tempo so levadas para o plantio no solo. As empresas procuram sempre estar pesquisando formas de melhorar a qualidade da sua madeira e na teoria visando tambm no explorar de forma indevida o meio ambiente. As empresas extrativistas podem ter sua prpria rea de produo de madeira ou ter parceiros que produzem e repassam a madeira para as empresas para depois fazer os devidos procedimentos para os fins procurados. Os tipos de madeiras podem ser classificados da forma listada abaixo:

Pinho tem cor amarelo-clara, moderadamente dura e pesada, fcil de trabalhar e aplica-se na fabricao de mobilirio, construo civil, fabrico de aglomerados e carpintaria. Carvalho tem cor acastanhada, dura e moderadamente pesada, fcil de trabalhar e muito durvel. utilizada na marcenaria, tanoaria e fabrico de tacos. Eucalipto de cor clara ou castanho rosado, dura e pesada, fcil de trabalhar mas empena e fende facilmente. utilizada no fabrico da pasta de papel, marcenaria e construo civil. Castanho de cor castanho-clara, dura e leve, muito durvel e fcil de trabalhar. Utiliza-se na marcenaria, carpintaria, tanoaria e construo civil. Pltano de cor clara, moderadamente dura e pesada, fcil de trabalhar, apresenta boa apresentao no mbito da decorao, mas empena quando no est bem seca. utilizada na marcenaria. Faia clara ou castanho rosada, dura e moderadamente pesada, tem boa conservao. Utiliza-se em revestimentos interiores, material de escritrio e mobilirio. Sobreiro de cor avermelhada, muito dura e pesada, tem tendncia para fender e aplica-se na marcenaria, carpintaria e construo civil.

Alm das madeiras apresentadas existem outras de origem estrangeira, tais como: Mogno, cmbala, mussibi, sucupira e tola branca, pau-rosa, pau-preto, teca, pau-santo, etc.

Extrao O tempo do plantio at a extrao da madeira da rvore depende da espcie da rvore e do fim para qual a madeira est sendo produzida. A extrao da madeira feita de forma a aproveitar o seu interior de forma responder aos vrios fins a que ela se destina, como ripas, barrotes, tbuas entre outros. As partes integrantes do interior da rvore so o cerne, borne e casca e no centro se situa a medula que uma pequena coroa central tambm chamada de madeira primria. O corte pode ser feito manual ou mecanicamente, no abate mecnico usada a moto serra, pode ser usada para cortar troncos com mais de 1 metro de dimetro leve e porttil e a mais utilizada para a extrao de madeira. Tratamento curativo e preventivo da madeira
Face ao ataque da madeira por agentes biolgicos, necessrio suster a progresso da degradao (aco curativa) e impedir a recorrncia dos problemas (aco preventiva). Em termos gerais, devem ser implementadas as seguintes aces: - secagem da madeira (baixando o teor em gua pelo menos para valores abaixo de 20%); - limpeza (da madeira podre ou seriamente atacada por insectos - pulverulenta ou facilmente desagregvel); - tratamento preservador insecticida e/ou fungicida da madeira que permanece no local; - tratamento preservador da madeira susceptvel de ataque que venha a ser introduzida na obra. Alm disso, a escolha e a especificao de caractersticas das madeiras a introduzir no edifcio (resistncia, durabilidade/tratabilidade, tratamento preservador, teor em gua e estabilidade dimensional) devem ter em conta as normas relevantes [9] e as condies de aplicao especficas. Resta referir que s aps a identificao e a resoluo dos problemas, incluindo a secagem dos materiais e o eventual tratamento preservador das madeiras, que as reparaes e substituies devero ser realizadas.

Transporte A principal forma de transporte de madeira no Brasil o transporte rodovirio, sendo na maior parte das vezes responsvel pela maior parcela do custo da madeira para os fabricantes. Existem vrios tipos de caminhes responsveis por esse transporte e algumas leis que regem o tamanho da carga, o limite de altura, entre outros parmetros. Quanto mais prxima a floresta das unidades industriais mais as empresas se tornam competitivas. Chegando unidade industrial a madeira moldada para os devidos fins da sua produo.

Modelagem

Os produtos de madeiras utilizados na construo variam desde peas com pouco ou nenhum processamento.

Madeira rolia A madeira rolia o produto com menor grau de processamento da madeira. Consiste de um segmento do fuste da rvore, obtido por cortes transversais (traamento) ou mesmo sem esses cortes (varas: peas longas de pequeno dimetro). Na maior parte dos casos, sequer a casca retirada.. Tais produtos so empregados, de forma temporria, em escoramentos de lajes (pontaletes) e construo de andaimes. Em construes rurais, freqente o seu uso em estruturas de telhado. Madeiras nativas na forma rolia so empregadas somente nas regies produtoras, como na Amaznia, onde se destaca a acariquara (Minquartia guianensis), pela sua resistncia mecnica e alta durabilidade natural.

Madeira serrada A madeira serrada produzida em unidades industriais (serrarias), onde as toras so processadas mecanicamen- te, transformando a pea originalmente cilndrica em peas quadrangulares ou retangulares, de menor dimenso. A sua produo est diretamente relacionada com o nmero e as caractersticas dos equipamentos utilizados e o rendi- mento baseado no aproveitamento da tora (volume serrado em relao ao volume da tora), sendo este funo do dimetro da tora (maiores dimetros resultam em maiores rendimentos).

Pranchas e pranches No desdobro, a tora sofre cortes longitudinais resultando em pea com duas faces paralelas entre si, mas com os cantos irregulares (mortos) e com casca. A prancha deve apresentar espessura de 40 mm a 70 mm e largura superior a 200 mm. O comprimento varivel. O prancho caracteriza-se por espessura superior a 70 mm e largura superior a 200 mm. O comprimento tambm varivel.

Vigas e vigotas As vigas so peas de madeira serrada utilizadas na construo civil. Apresentam-se na forma retangular, com espessura maior do que 40mm, largura entre 110 e 200 mm e comprimento varivel, de acordo com o pedido do solicitante. As vigotas ou vigotes so uma variao de vigas, de menores dimenses, apresentando espessura de 40 mm a 80 mm e largura entre 80 e 110 mm.

Tbuas e caibros As tbuas do origem a quase todas as outras peas de madeira serrada por reduo de tamanho. Apresentam-se na forma retangular, com espessura entre 10 e 40 mm, largura superior a 100 mm e comprimento varivel, de acordo com o pedido do solicitante. Estes produtos so gerados a partir de toras, pranchas e pranches. Os caibros, ripas e sarrafos tm mltiplas aplicaes tanto na construo civil como na fabricao de mveis. Os quadradinhos so variaes do sarrafo, com menores dimenses, utilizadas normalmente para confeco de cabos de vassoura e pincis.

Madeira beneficiada A madeira beneficiada obtida pela usinagem das peas serradas, agregando valor s mesmas. As operaes so realizadas por equipamentos com cabeas rotatrias providas de facas, fresas ou serras, que usinam a madeira dando a espessura, largura e comprimento definitivos, forma e acabamento superficial da madeira. Podem incluir as seguintes operaes: aplainamento, molduramento e torneamento e ainda desengrosso, desempeno, destopamento, recorte, furao, respigado, ranhurado, entre outras. Para cada uma destas operaes existem mquinas especficas, manuais ou no, simples ou complexas, que executam vrios trabalhos na mesma pea.

Painis Os painis de madeira surgiram da necessidade de amenizar as variaes dimensionais da madeira macia, diminuir seu peso e custo e manter as propriedades isolantes, trmicas e acsticas. Adicionalmente, suprem uma necessidade reconhecida no uso da madeira serrada e ampliam a sua superfcie til, atravs da expanso de uma de suas dimenses (a largura), para, assim, otimizar a sua aplicao. O desenvolvimento tecnolgico verificado no setor dos painis base de madeira tem ocasionado o aparecimento de novos produtos no mercado internacional e nacional, que vm preencher os requisitos de uma demanda cada vez mais especializada e exigente.

Compensado Os compensados surgiram no incio do sculo XX como um grande avano, ao transformar toras em painis de grandes dimenses, possibilitando um melhor aproveitamento e, conseqente, reduo de custos. O painel compensado composto de vrias lminas desenroladas, unidas cada uma, perpendicularmente outra, atravs de adesivo ou cola, sempre em nmero mpar, de forma que uma compense a outra, fornecendo maior estabilidade e possibilitando que algumas propriedades fsicas e mecnicas sejam superiores s da madeira original. A espessura do compensado pode variar de 3 a 35 mm, com dimenses planas de 2,10 m x 1,60 m, 2,75 m x 1,22 m e 2,20 m x 1,10 m, sendo esta a mais comum.

Chapas de fibra: Chapa dura As chapas duras ouh a r d b o a r d s so obtidas pelo processamento da madeira de eucalipto, de cor natural marrom, apresentando a face superior lisa e a inferior corrugada. As fibras de eucalipto aglutinadas com a prpria lignina da madeira so prensadas a quente, por um processo mido que reativa esse aglutinante, no necessitando a adio de resinas, formando chapas rgidas de alta densidade de massa, com espessuras que variam de 2,5 mm a 3,0 mm.

Concluso
Os processos de produo de madeira esto cada vez mais avanados, procurando se adequar realidade de hoje em dia onde a proteo ao meio ambiente est em alta. A madeira passou por vrios estgios na histria da humanidade chegando ao nvel atual onde pode ser muito mais facilmente manipulada, sendo assim ainda mais anexada a nossa vida de vrias formas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://www.aracruz.com.br/show_prd.do?act=stcNews&menu=true&id=646&lastRoot=16&lang =1 Acesso em 22/06/2011 http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/eductecnol/eductecnol_trab/madei ra.htm Acesso em 22/06/2011 http://www.ipef.br/silvicultura/transporte.pdf Acesso em 22/06/2011 http://www.radar64.com/ler.php?doc=3572 Acesso em 22/06/2011

You might also like