You are on page 1of 23

1. Apresentao geral do formulrio da famlia.

Figura 1.

2 1

5 4

1 Informaes gerais da famlia 2 Composio Familiar Nome de todas as pessoas residentes no domiclio, acompanhado de um quadro que indica o chefe de famlia e situaes que representem vulnerabilidade: Deficiente, Gestante, Criana, Adolescente, Data de Nascimento, alm de data de nascimento e um quadro geral de Condicionalidades da famlia, indivduo por indivduo. Histrico Social Quadro que mostra todo o trajeto familiar no que diz respeito a participao em programas, projetos, servios oferecidos, benefcios eventuais, participao em ongs ou iniciativas privadas, eventos, cursos, discriminando a data e o indivduo mais diretamente beneficiado, sem perder de vista a referncia na famlia das diversas aes. Informaes individuais gerais informaes bsicas sobre o membro individual selecionado dentro do quadro de composio familiar. Quadro de vulnerabilidade individual Indica individualmente se aquele membro selecionado no quadro de composio familiar tem alguma caracterstica que implique em situao de vulnerabilidade para a famlia.

1.a. Informaes gerais da famlia

O SISCRAS no pretende concorrer com o Cad nico, mas pelo contrrio, trabalhar em harmonia e colaborao com ele, potencializando a interao entre suas informaes e as aes do CRAS e da rede territorial que o CRAS pretende organizar. Fazendo com que seja maior e mais fcil a utilizao do Cad nico pelo CRAS. A diferena que as famlasi referenciadas sero retiradas diretamente das informes do cadastro nico em vez de provir de meras estimativas por zonas em vunerabilidade.

1 Utiliza a ultima atualizao do Cad nico, que permanece como referncia para as operaes do SISCRAS, e fonte de dados da assistncia social.

2 utiliza o mesmo cdigo de identificao da famlia do Cadnico: O Cdigo Domiciliar.

O sistema possui os campos Foto e Trajeto para que seja permitida a organizao de fotografias da famlia, do domiclio, da rua, etc. e trajeto para em caso de armazenamento de arquivos para GPS, para localizao via satelite das famlias, tendo em vista a dificuldade de se achar endereos em algumas zonas em vulnerabilidade como em reas rurais ou as chamadas favelas.

No redundante com as informaes do Cadnico, no exibindo as informaes especficas que esto l contidas. As informaes sobre a famlia do SISCRAS so gerais e apenas aquelas essenciais as operaes que realiza, mantendo mecanismo de articulao com Cadnico para consulta direta sem intermdio de outra ferramenta. Potanto um nmero de campos reduzido e de fcil compreenso na seo Informaes da Famlia

1.b. Quadro de composio familiar

2 1

Acima est o quadro de composio familiar mostra o nome de todos os integrantes de determinado domiclio. Nmero de Ordem (mesmo do Cadnico) que identifica cada membro dentro de uma mesma famlia, Parentesco, Nome, e duas tabelas: Uma de segmentos que aumentam a vulnerabilidade da famlia, e uma outra de condicionalidades a que seus membros esto cada um diretamente submetidos. Tambm existe o campo Data de Nascimento que situa-se antes do quadro de condicionalidades.

1 Nmero de Ordem Nmero que serve para identificar o indivduo entre os outros dentro de uma famlia detentora do mesmo cdigo domiciliar.

Tabela de situaes que impliquem vulnerabilidade O quadro de composio familiar que lista e identifica a famlia membro a membro possui esta tabela que indica se h algum membro da famlia que se enquadre em algumas destas categorias: Criana, Adolescente, Gestante, Deficiente, Dependente Qumico. O forma de calculo do IDF(Indice de Desenvolvimento da Famlia) considera estas categorias como aquelas que aumentam a vulnerabilidade da famlia em que a pessoa est. E a orientao da NOB, que tenhamos ateno especial com estas famlias no trabalho do CRAS, portantpo a necessidade de fcil identificao destes indivduos e famlias que o SISCRAS

Barra de rolagem esquerda. vulnerabilidade todo a mostra em (A).

Tabela

de

Barra de rolagem ao centro. Campo Data de Nascimento e Condicionalidade PETI mostra em B. Barra de rolagem mais direita. mostra a tabela de Condicionalidades em C.

Note que enquanto os campos das Tabelas de Vulnerabilidade e Condicionalidade, alm do campo Data de Nascimento rolam junto com a barra, enquanto os campos Nmero de Ordem, Parentesco e Nome permanecem fixos, servindo como referncia.

O quadro de composio familiar serve tambm para transitar facilmente entre as informaes individuais de cada membro da famlia. Para isto basta ir ao quadro e dar um clique no indivduo de cujo nome o operador deseja as informaes! Veja no exemplo acima na primeira figura, o cursor em Mara (1) dentro do quadro e a abaixo em (A) as informaes individuais de Mara. Ao lado, o cursor em Marineudo (2) e abaixo em (B) as informaes individuais de Marineudo. Tal mecanismo torna o sistema capaz de penetrar nas informaes do indivduo sem perder o foco na famlia, alinahndo-se de acordo com a base estabelecida pela NOB para normatizao dos servios. (matricialidade familiar). (As guias Potencialidades e Condicionalidades, que veremos melhor adiante, tambm so informaes individuais e variam com o nome selecionado).

1.c. Quadro de Informaes Complementares

Do lado direito da seo Informaes da Famlia no Formulrio Famlia, ao lado da guia Histrico Social est a guia Informaes Complementares.

Na guia informaes complementares existe um espao para que o tcnico registre se h na famlia casos de: violncia domstica, negligncia contra deficiente, criana ou idoso. Para encaminhamento para servios espcializados e tratamento diferenciado pelo. A identificao se faz com um simples clique, marcando a caixa de seleo respectiva.

2 Para qualquer tipo de informao que o tcnico julque relevante, como um fato qualquer, ou experincia da famlia, existe um espao adequado para ser descrita, com data e nome do tcnico responsvel pela informao.

Informaes Complementares podem ser adicionadas quantas vzes for necessrio para um mesmo indivduo ou famlia, o que permite o armazenamento de muitas informaes que aparecem durante o processo no trato com a famlia. Basta clicar no boto com a seta (1) e passar para a informao seguinte ou pra uma nova informao a ser digitada. Na figura da esquerda uma informao colhida no dia 12/12 /2002 pela tcnica Maria Carneiro e na direita uma informao tomada em 24/12/2002 pelo tcnico Joo Mendona. Ambas as informaes sobre a mesma famlia.

R1
1.d. Tratamento das Potencialidades e Vnculos

Na seo informaes individuais, do lado esquerdo existe a guia Potencialidades e Vnculos que possui nove questes. So elas: Organizao Social, Associao Esportiva, Grupo Artstico, Comunidade Religiosa, Outros Grupos, Atividades(Bico), Lazer e Hobbies, Cursos, Interesses Diversos. Como mostram as figuras acima, rolase a barra e passamos na lista questes.

Dos itens 6 ao nove: Atividades e Bico, Lazer e Hobbies, Cursos, Interesses Diversos; cada um deles possui dois campos para que sejam registradas mais de uma opo.

Slide 6 R1
Reginaldo; 8/2/2009

1.e. Condicionalidades no Formulrio Famlia

Ao lado da guia potencialidades e vnculos, existe uma guia chamada Condicionalidades. Umas das intenes do SISCRAS dispor dentro do CRAS de mecanismos especializados em informtica para acompanhar de forma rpida e preventiva as Condicionalidades, realizando assim a vigilncia de milhares de famlias referenciadas a partir do Cadastro nico.

4 1 Esta caixa mostra a que condicionalidade o indivduo em questo est submetido. A referncia continua sendo a famlia, porm, a indicao indica, indivduo a indivduo, com qual condicionalidade est comprometido. Tal penetrao informacional torna possvel a busca das informaes que compem cada condicionalidade em cada membro da famlia, em suas respectivas fontes: Escolas e PSFs, como ser demonsntrado mas a frente.

O sistema calcula automaticamente, a partir das infomaes de idade, e se participa do Programa Bolsa Famlia, a que condicionalidade(s) a pessoa est submetida. No exemplo da figura, Marcela Campos de Almeida est submetida a condicionalidade Frequncia Escolar.

As condicionalidades podem ser vistas tambm na Tabela de Condicionalidades no quadro de composio familiar, de forma mais global dentro da famlia, como j foi visto. No exemplo da figura temos Sabrina Ramos de Almeida submetida a condicionalidade Pr-Natal e Melina Ramos de Almeida a Vacinas e Nutrio. 2 Este botes alternam de condicionalidade a condicionalidade, tanto apresentando a informao mais atual quanto permitindo a atualizao da informao. Tendo a informao em mos, a partir do instrumento de busca e coleta adequado gerado pelo prprio sistema ( veremos em outra parte ), este espao serve para que alimentemos as informaes de condicionalidade.

Neste espao definimos o Agente de Sade e Escola do indivduo. A forma de insero simples, escolhendo a partir de uma lista restrita de escolas ou agentes de sade registrados no sistema. O que propicia tanto a preciso da informao quanto o fluxo e interao entre as mesmas, sem que seja necessrio o operador repetir a informao em todos os lugares onde ela necessria no sistema, evitando tambm erros devidos ao preenchimento impreciso. (ver registro de escolas).

2. Formulrio CRAS e suas funes.


6

4 1

1 Informaes sobre o municpio e a unidade As informaes aqui inseridas serviro de base para os comunicados e documentos oficiais do CRAS, alm de relatrios e servios.

Informaes sobre os tcnicos da unidade, como contato e nmero de registro no rgo respectivo. Informao serve de base para comunicados, servios, e relatrios.

3 Agenda de atividades prevista para a unidade 4 Boto Tcnicos: Abre o formulrio Tcnicos da figura. 5 Boto Agendamento: abre o formulrio Agendamento da figura. 6 Barra de comandos CRAS Aqui possvel realizar diversas funes, como ser abordado a seguir.

Para fazer alteraes em Tcnicos ou Agendamento, necessrio o uso dos respectivos formulrios, no sendo possvel realizar a alterao diretamente nos subformulrios que aparecem no formulrio CRAS

2.a. Formulrios e documentos (diversas funes) I Tcnicos.

Formulrio Tcnicos, pode ser Ativado pelo boto ou Comando na barra de comandos CRAS

II Agendamento.

O formulrio Agendamento tambm pode ser ativado pelo boto ou comando na barra. O seu preenchimento seguido do clique em OK gera um documento que deve ser imprimido em duas vias e ficarem uma com o CRAS que se compromete e outra com o usurio ou representante com quem se compromete. Tal procedimento fortalece o carter de Direito dos compromissos do CRAS e seus servios, tal qual est preconizado na Constituio e nas normas da Assistncia Social que a seguiram, afastando-os da informalidade.

III Solicitao de Chaves Primrias.

Chaves Primrias so as informaes que identificam cada famlia no sistema. no caso do SISCRAS sua chave primria o Cdigo Domiciliar combinado ao N de Ordem do Cadastro nico. Ao solicitar as chaves primrias o sistema tambm solicita algumas informaes bsicas que podem ser extradas do cadastro nico, como sexo e idade dos membros da famlia, etc. A partir do recebimento e insero destas informaes do Cadastro nico para o SISCRAS, a famlia est apta para ser tratada pelo CRAS, tendo-se tornado mais fcil o acesso informaes mais especficas para o trabalho no PAIF, como por exemplo aquelas que tangem as Potencialidades e os Vnculos. Assim cada famlia pode receber o direcionamento Adequado ao seu perfil.

Ao clicar em Chaves Primrias, comando que est acompanhado do grfico de uma pequena chave, na barra de comando CRAS, depois do preenchimento do Formulrio CRAS o sistema gera o documento acima, que uma solicitao dirigida ao cadastro nico, de informaes para que sejam adicionadas as pessoas cadastradas daquele territrio abrangido pelo CRAS no Sistema de Informaes do CRAS (SISCRAS). O documento d uma fundamentao legal para justificar-se, e determina de que informaes necessita e delimita os logradouros de acordo com a rea de abrangncia do CRAS que solicita.

IV Formulrios de Papel.

Em formulrios de papel na mesma barra, o sistema apresenta formulrios com as mesmas questes dos formulrios do sistema, pronto para serem impressos. Esta ferramenta facilita que o tcnico para cadastrar as entidades, programas, cursos e etc, possa faz-lo no local onde eles esto. Isto torna mais independente com relao a cartografia, no necessitando esperar que entidade se dirija at onde o sistema est. Unidades de Sade, PAIF, Escolas, Projetos Sociais, Gerao de Renda, Potencialidades e Vnculos, Eventos, Cursos, Agentes de Sade e Lista de Participantes de Cursos e Eventos.

IV Ofcio.

Em Ofcio na Barra lateral do Formulrio CRAS, abre-se um formulrio que preenchido e com clique em OK gera uma correspondncia oficial com todos itens essenciais e assinaturas necessrias. Permite o registro de comunicaes formais do CRAS instancias da secretarias, outras secretarias ou instncias exteriores ao municpio.

V Termo de Parceria.

Em Termo de parc vamos ao formulrio Contrato de colaborao e geramos o documento direita acima: Termo de parceria. Com isto em caso de programas realizados direta ou indiretamente pelo CRAS formalizamos a parceria e discriminamos as responsabilidades divididas nestas parcerias, perodo e etc.

VI Encaminhamento ao Cadastro nico.

Em Cadnico com uma seta em cima, encaminha-se aquelas famlias identificadas como potenciais usurias da Assistncia Social que ainda no so cadastradas no Cadnico.

3. Cursos e Eventos no SISCRAS

Em Cursos e Eventos na barra de menus principal, vemos os comandos para ir tanto para o formulrio Cursos quanto para o formulrio Eventos.

Formulrio Cursos

Formulrio Eventos.

Note que ambos os formulrios tem estrutura semelhante, que ser detalhada mais a frente.

Pela semelhana de estrutura trataremos de uma s vez dos dois formulrios. 1 6 5

Este espao serve para fazer uma ligao entre o formulrio e qualquer outro tipo de arquivo. til para no caso de haver um arquivo do Word, por exemplo, do tipo .doc, que explique o evento de forma mais extensiva, com fotografias, etc., sempre com a finalidade de organizar os eventos ou cursos e dar possibilidade infinita de registro.

2 Informaes gerais sobre o Curso ou Evento Aqui so colocadas algumas informaes que possam dar um idia geral e com preciso sobre o Curso ou Evento, do tipo, durao, data, local, etc.

3 Resumo do Curso ou Evento Aqui pode ser posto um pequeno texto que faa um breve comentrio resumindo a matria do curso ou do evento. 4 Botes de navegao Serve para transitar de um registro para o outro.

5 Botes Desfazer e Excluir Para em caso de recomear preenchimento de formulrio ou de excluir algum curso, caso seja invalidado por algum motivo.

O que faz com que o sistema de informaes seja mais do que um monte de formulrios e instrumentos que j existem no papel transcritos para o computador a interatividade de suas partes, a forma como as informaes se relacionam entre si.

O SISCRAS no somente guarda, separadamente, as informaes sobre Pessoas e sobre Cursos e Eventos, como cruza automaticamente as informaes entre eles.

Os formulrios Cursos e Eventos guardam informaes sobre um Curso ou um Evento concreto e especfico, e no de um tipo de curso ou evento em geral como por exemplo Curso de bordado em geral, ou seminrio da adolescncia em geral, por tanto, cada entrada neste formulrio refere-se a um acontecimento com data, e participantes prprios. Assim, existe um espao para serem informados os participantes de um curso ou de um evento. Os participantes que se incluem aqui devem estar necessariamente no sistema no formulrio Famlia. Os participantes de um Curso ou Evento so includos com preciso a partir do nmero que o identifica no sistema, ou seja, Cdigo Domiciliar e N de Ordem, e com um simples clique, escolhendo-o de uma lista, no sendo necessrio redigit-lo.

7 No necessrio saber o Cdigo Domiciliar e N de Ordem da pessoa, para inclu-la num Curso ou Evento. O sistema informa estes dados, caso a pessoa j tenha seu registro, para isto basta usar o Boto Pesquisar Cdigo.

Escolhendo uma pessoa pelo nome na caixa Cosullta Cdigo e clicando em Incluir, o nome da pessoa vai para os participantes do Curso ou Evento que estiver em foco.

(1)

(2)

Inserindo a informao do nome da pessoa no formulrio Curso ou Eventos automaticamente aquele Curso ou Evento aparecer no histrico da famlia, com discriminao de qual membro teve participao. No exemplo acima na figura (1) foi includo o nome de Beatriz Costa da Silva No evento Palestra ECA realizado no dia 13/8/2008, abaixo na figura (2) a identificao que o sistema faz no formulrio da Famlia de que o membro de N de Ordem 4 daquela famlia, ou seja, Beatriz Costa da Silva participou do evento Palestra Eca. Tal interatividade evita que em caso de registro de eventos, seja necessrio que o Tcnico preencha um registro do Evento, e alm disso tenha que registrar no pronturio de cada uma das famlias participantes a participao dos seus respectivos membros no mesmo Evento, bastando o simples registro do Evento.

Ao selecionar o Evento ou Curso desejado no formulrio Famlia e clicando no boto com o sinal de mais + ao lado do quadro histrico social, o sistema abre o formulrio Eventos no evento selecionado, fornecendo mais informaes sobre o mesmo a partir do histrico social Famlia.

4. Menu Controle

Solicitao de Informao de Condicionalidade Ferramenta essencial do sistema como colaborador na operacionalizao dos CRAS. Atravs desta ferramenta o sistema cobra as informaes que compe as condicionalidades, diretamente da fonte, ou seja, com o mnimo de intermedirios possvel, das entidades no prprio territrio de referncia do CRAS, e o mais importante, de todos aqueles que esto submetidos a alguma condicionalidade, independente de ter cumprido ou no, em vez de receber somente o nome daqueles que no cumpriram, como hoje normalmente ocorre, o que dar mais controle do processo preventivo, atribuio conhecidamente dos CRAS.

Encaminhamentos em aberto - Ferramenta que controla a resposta dos diversos encaminhamentos realizados pelos CRAS, identificando aqueles que esto sem resposta, e gerando uma carta de solicitao de resposta a entidade destino, para no perder de vista as respostas e registr-las no sistema.

Ver famlias por data de atualizao Cadnico Esta ferramenta presta um apoio ao pessoal do Cadastro nico, identificando cadastros prestes a desatualizarem-se, convocando esta pessoas e encaminhando para atualizao. Este auxlio visa evitar situao de atraso e congestionamento de trabalho para o cadastro nico em alguns perodos.

4.a. Solicitao de informaes de condicionalidade

O SISCRAS controla as informaes das seguintes Condicionalidades Vacinao, Nutrio, Pr-Natal, PETI, Frequncia Escolar.

Desde a portaria N666 de 30 de Dezembro de 2005 Que unifica os Programas PETI e Bolsa Famlia, A frequncia nas atividades do PETI considerada Condicionalidade para aquelas famlias que esto no Bolsa Famlia E tem crianas ou adolescentes no PETI.

As fontes das informaes de Condicionalidade so: Escolas, Agentes de Sade (PSFs), Diretor do PETI.

O SISCRAS possui meios de cadastrar cada uma destas fontes: existe um formulrio somente para Escolas, um para Agentes de Sade de cada PSF do territrio, e Programas Sociais entre os quais est o PETI, esta matria ser vista especificamente a frente, adiantamos aqui para compreender melhor o sistema que no pode ser entendido sem integrao entre as partes.

Com o preenchimento dos formulrios Escola e Agentes de Sade, o sistema cria uma lista disponvel no formulrio famlia para que com apenas com uma escolha se possa associar uma pessoa a uma Escola ou Agente de Sade determinados. No exemplo acima est aberta a listagem de Escolas.

Quem esto submetidos as condicionalidades?

Famlias que esto no PBF e tm em sua composio:

Gestantes (Pr-Natal)

Crianas de 0 a 6 anos (Vacinas e Nutrio) Tendo as informaes de idade, se gestante, se participa do PETI, se incluso no PBF, o aplicativo programado para identificar quem est submetido em cada uma das Condicionalidades.

Crianas e Adolescentes de 6 a 18 anos (Frequncia Escolar)

Conhecendo quais so as fontes de cada um das condicionalidades: Escolas, Agentes de Sade (PSFs), Diretor do PETI.

Crianas includas no PETI.

Sabendo com qual Escola ou Agente de Sade especficos cada um dos que respondem Condicionalidade est relacionado, Alm do conhecimento do Coordenador do PETI.

E tendo informaes sobre cada uma dessas entidades fontes de informao de Condicinalidade e seus responsveis.

Obs: No caso da escola, tanto faz informar o nome do estudante no formulrio escola no registro da respectiva escola, quanto informar o nome da Escola no registro de determinada pessoa.Apenas uma das operaes necessria. Como em eventos (3.) slide 15.

O sistema capaz de criar uma solicitao para cada uma das condicionalidades direcionada ao responsvel direto pela informao de todos aqueles que devem cumprir condicionalidades na respectiva entidade.

Para isto basta escolher a Condicionalidade E informar a partir de que data deve no ter sido ela atualizada.

A partir da barra de ferramentas principal o operador pode ir em Controle e depois em Solicitao de Informaes de Condicionalidade e acessar o seguinte formulrio que explicado na sequncia.

So apenas duas informaes necessrias que o CRAS deve oferecer para que o sistema crie uma solicitao. 1

Data a partir da qual no se tem informao sobre uma condicionalidade qualquer.

2 Condicionalidade a qual se deseja fazer a vigilncia preventiva. 3 Para abrir a solicitao d-se um clique sobre o boto de opo. A solicitao pede informaes de todas aquelas pessoas que possuem registro no sistema e que devem cumprir determinada condicionalidade. Desta forma realiza a vigilncia, verificando antecipadamente a situao de cada famlia com relao a Condicionalidade, antes de qualquer situao irregular.

Cada uma das solicitaes, se organiza em diversas solicitaes, em que cada uma destas ultimas se destina para uma entidade especfica e seu respectivo responsvel. Isto permite que em qualquer Condicionalidade se acesse as informaes de todas as entidades ligadas a ela no territrio e se colha informaes ligadas a todas as pessoas presentes em cada uma destas entidades e no total. Fazendo com que cada entidade receba uma solicitao que j vem com o nome das pessoas, e somente o nome daqueles que consta serem atendidos por ela, potencializa-se a capacidade de controle direto do CRAS.

A solicitao se organiza por Escola e se dirige a cada Gestor Escolar

Solicitada a informao sobre escola a partir de 1/1/2000 Numa pgina o sistema lista e solicita informaes sobre indivduos que deveriam cumprir condicionalidade Frequncia Escolar, que no esto relacionados a escola alguma no sistema, podendo ser caso de evaso escolar. Noutra pgina solicita a Diretora Lucivanda Pereira de Oliveira da escola Murilo Serpa que informe sobre a Frequncia Escolar daqueles que esto registrados no sistema e submetidos a Condicionalidade de Frequncia Escolar. Se escolhida a condicionalidade Nutrio, Vacinas ou Pr-Natal a solicitao se dirige aos respectivos agentes de Sade e PSFs. Em caso de PETI se dirige ao coordenador do programa no municpio. A solicitao contm espao em branco para preenchimento e devoluo da solicitao.

You might also like