You are on page 1of 2

DERMATOPATIAS CAUSADAS POR PIOLHOS Ordem anoplura: piolhos sugadores. Ocorrem somente em mamferos. Ordem Mallophaga: piolhos mastigadores.

Ocorrem em mamferos e aves. Ciclo evolutivo: do ovo eclode uma nina (larva), semelhante ao adulto, embora bem menor. Depois de 3 mudas, est presente o adulto totalmente desenvolvido. Os anopluros, com peas bucais perfurantes so hematfagos, enquanto que os malfagos, com aparelho mastigador, tm uma dieta mais variada, como camadas externas das hastes pilosas, escamas da derme e crostas sangneas; os piolhos das aves tambm se alimentam de escamas cutneas e crostas, mas ao contrario dos piolhos de mamferos, digerem queratina, de tal modo que tambm ingerem penas e penugens. Patofisiologia da infestao por piolhos mastigadores: a presena do piolho causa prurido, com conseqente irritao, causando perda do rendimento animal, levando a uma dermatite crnica. Patofisiologia da infestao por piolhos sugadores: a presena do piolho causa prurido, com conseqente irritao, causando perda do rendimento animal, levando a uma dermatite crnica. O habito alimentar dos mesmos leva ao aparecimento de anemia. Mallophaga Damalinia bovis parte superior da cabea (principalmente o topete, fronte, pescoo, espduas, dorso, ancas e ocasionalmente vassoura da cauda; Damalinia ovis denominado de piolho do corpo dos ovinos mais ativo que a espcie sugadora, vagando na l sobre todo o corpo. Damalinia caprae Felicola subrostratus desenvolvem-se sob a pelagem principalmente naqueles animais de plo longo, mal cuidado. Menopon gallinae o piolho da base das penas, nutre-se somente de penas e no um patgeno grave. Anoplura Haematopinus suis mais frequentemente observado nas pregas cutneas do pescoo e da queixada, no flanco e na face interna das patas de animas de pelagem fina. Nas infestaes macias os animais ficam inquietos e deixam de se desenvolver, mas apesar da espcie ser hematfaga, no se observa anemia. Haematopinus euristernus ocorre no topo da cabea, base dos chifres, orelhas e ao redor dos olhos e mesmo em infestaes moderadas na vassoura da cauda. Pode causar anemia grave e perda de peso. Linognathus setosus piolhos de ces, sendo comum a infestao concomitante com Trichodectes canis (espcie mastigadora). Em alguns casos esto associados senilidade, mas na

maioria dos casos acomete animas jovens. Em infestaes macias e mistas por esses dois gneros, os filhotes podem ir a bito por anemia e debilidade. Linognathus stenopsis Diagnstico Parasitolgico: presena do piolho em pelos, l, penas. Tratamento, profilaxia e controle Cuidados com a pelagem do animal.

You might also like