You are on page 1of 17

Divisor de tenso

(Teoria 3) CUIDADO! Segundo informaes de consulentes, uma firma sediada em


Campinas - SP, com filial em Santos e outras cidades, plagiou meus textos e os esto vendendo a seus alunos em forma de livro. Comuniquem-me e denunciem! Prof. Luiz Ferraz Netto leobarretos@uol.com.br
Direitos Reservados Rua Argentina, 2357 - Amrica Barretos - 14783-192 - SP

Nessa Teoria III voc descobrir como funcionam os circuitos divisores de tenso e saber porque eles so importantes nos circuitos eletrnicos em geral.

Tpicos (para navegar)


O divisor de tenso Sensores de temperatura Ponte de Wheatstone Sensores de som Sinais de interruptores Concluso

O divisor de tenso Voc vai ficar sabendo o que isso, mas no tenha pressa. Acompanhe atentamente o captulo e deixe a explicao aparecer naturalmente.

A ilustrao acima mostra um resistor dependente da luz, um LDR, e seu smbolo nos circuitos de eletrnica. A parte sensvel luz, no LDR, uma trilha ondulada feita de sulfeto de cdmio. A energia luminosa inerente ao feixe de luz que atinge essa trilha, provoca uma liberao de portadores de carga eltrica alm do normal, nesse material. Essa quantidade extra de portadores faz com que a resistncia do elemento diminua drasticamente conforme o nvel de iluminao aumenta. Um sensor de luz usa um LDR como parte de um divisor de tenso. O circuito bsico de um divisor de tenso, por vezes tambm denominado "divisor de potenciais eltricos" o ilustrado a seguir:

Como voc pode ver, foram conectados dois resistores em sries, sendo a associao alimentada pela tenso Uentrada, freqentemente proveniente da fonte de alimentao. A tenso de sada, Usada, recolhida sobre o Rde baixo e a expresso que permite seu clculo a indicada sob a figura. recomendvel a memorizao (e "traquejo") dessa expresso visto o grande nmero de aplicaes desse simples divisor de tenso. O que acontecer se um dos resistores do divisor de tenso for substitudo por um LDR?

No circuito acima, o Rde cima um resistor de 10 k e o Rde baixo foi substitudo por um LDR.

Suponha que o LDR adquirido tenha resistncia de 500 (0,5 k ) sob luz brilhante e 200 k na sombra (esses valores so bem razoveis). Quais as tenses de sada, sob iluminao e sombra? Faamos alguns clculos: a) Quando o LDR estiver sob iluminao intensa a Usada , aplicando a frmula, ser de: Rde baixo 0,5 Usada = x Uentrada = x 9 = 0,43 volts Rde baixo + Rde cima 0,5 + 10 b) Quando o LDR estiver sombra, a Usada , aplicando a frmula, ser de: Rde baixo 200 Usada = x Uentrada = x 9 = 8,57 volts Rde baixo + Rde cima 200 + 10 Em outras palavras, esse circuito "sensor de luz" entrega na sada uma tenso BAIXA quando o LDR est intensamente iluminado e uma tenso ALTA quando o LDR est na sombra. O circuito do divisor de tenso d uma tenso de sada que se altera com a iluminao. Que tal pensar num circuito "sensor de escuro"? Ele poderia ser utilizado para controlar a iluminao de um ambiente ao escurecer acendendo as luzes e apag-las ao raiar do dia. Talvez isso no lhe parea terrivelmente excitante mas, fique sabendo que, praticamente todos os circuitos sensores que voc possa imaginar utiliza, de algum modo, um divisor de tenso. A menos que voc invente um outro processo para isso!

Nesse divisor de tenso, substitumos o Rde cima pelo LDR. O resistor de 10 k passou para baixo e a tenso de sada est sendo recolhida entre seus terminais. Que efeito ter essa inverso sobre a Usada? A ao do circuito fica invertida, ou seja, Usada torna-se ALTA quando o LDR est sob iluminao e BAIXA quando mantido sombra. Substitua os valores adequadamente na frmula do divisor de tenso para se convencer de que isso verdadeiro. Voltar aos Tpicos

Sensores de temperatura Um resistor sensvel temperatura chamado de termstor. H vrios tipos diferentes:

Na maioria dos tipos comuns de termstores a resistncia diminui medida que a temperatura aumenta. Eles so denominados termstores de coeficiente negativo de temperatura e indicados como NTC. Na sua simbologia, note o "- to". Um termstor NTC tpico feito de material semicondutor base de um xido metlico. Lembre-se, os semicondutores exibem a propriedade de resistncia eltrica a meio caminho entre os bons condutores e os bons isolantes. Com a elevao da temperatura, mais portadores de carga tornam-se disponveis e, conseqentemente a resistncia eltrica diminui. Embora no seja de uso freqente, fabricam-se tambm os termstores com coeficiente positivo de temperatura, os PTC. So confeccionados com outros materiais e exibem um aumento de resistncia com a temperatura. Como poderamos fazer um circuito sensor para atuar como alarme de incndio? Vejamos; como opo pretendemos um circuito que fornea uma ALTA tenso quando elevaes de temperaturas forem detectadas. Para tanto, vamos precisar de circuito divisor de tenso, com um termstor NTC na posio Rde cima. A Usada ser recolhida no Rde baixo. Acompanhe:

Veja que esse circuito satisfaz plenamente o propsito para o detetor de incndio. Vejamos outro desafio: Em pases de clima bem frio comum a formao de gelo sobre as estradas. Como voc faria um circuito sensor para detectar temperaturas abaixo dos 4oC e com isso advertir os motoristas da possibilidade de gelo sobre a pista? Dessa vez, queremos um circuito que entregue na sada uma ALTA tenso sob baixas temperaturas. Para tanto devemos preparar um divisor de tenso, usando um termstor NTC na posio Rde baixo e recolher a Usada sobre ele. Veja o esquema bsico:

Esta ltima aplicao levanta uma pergunta importante:

Como saberemos que valor a Usada vai assumir quando a temperatura chegar aos 4C? Para responder a essa pergunta, voc precisa calcular (ou saber de antemo) a resistncia do termstor a 4C. So fabricados muitos tipos de termstores, cada um com seu prprio padro caracterstico de alterao da resistncia em funo da temperatura. Os fabricantes publicam grficos que mostram as curvas caractersticas desses termstores. A ilustrao que segue mostra a curva caracterstica de um particular termstor:

No eixo dos "y" (ordenadas) so postos os valores de resistncia em escala logartmica. Esse procedimento tem por finalidade comprimir o grfico verticalmente de forma a facilitar a visualizao dos valores de resistncia com os aumentos de temperatura. Note que, entre 100 e 1000 , cada intervalo horizontal corresponde a 100 ohms, apesar de aparentar "larguras diferentes". Entre 1000 e 10000 , cada intervalo horizontal corresponde a 1000 ohms. Dos 10000 aos 100000 , cada intervalo indica 10000 ohms. No eixo dos "x" (abscissas) so postos os valores de temperatura em escala linear (divises e intervalos igualmente espaados).

Como voc pode observar esse particular termstor tem uma resistncia ao redor dos 70 k 0 oC e aproximadamente 1 k 100 oC. Os fabricantes normalmente catalogam seus termstores indicando suas resistncias aos 25 oC esse que ilustramos apresenta resistncia de 20 k 25 oC . Marque esse ponto no grfico para mostrar que voc entendeu mesmo o jeito da coisa. Se voc quiser avanar um pouco mais no assunto eis outra informao: usualmente os fabricantes acrescentam em seus catlogos outra informao a respeito do termstor, o seu beta ou o fator- . Em posse desses dois dados RT0 (resistncia de referncia) e o fator- , possvel calcular um valor aproximado da resistncia RT do termstor para qualquer particular temperatura usando da seguinte expresso: { [(1/T) - (1/T0)]} RT = RT0 x e onde RT a resistncia calculada na temperatura absoluta kelvin (T = toC + 273), RT0 a resistncia de referncia a T0 em kelvin. Quando a temperatura de referncia 25oC, T0 = 25oC + 273. e a base dos logaritmos naturais, elevado potncia [ ((1/T) - (1/T0))], nessa expresso, o fator-beta, especfico desse termstor. Voc no precisa se preocupar em aplicar essa expresso no momento, mas bom saber que as informaes colhidas nos catlogos so suficientes para voc predizer o bom desempenho do termstor em seu projeto. Dica: Existem programas que montam e traam grficos. O Excel um deles. Voc entra com a frmula (essa que mostramos acima) e os valores de temperatura numa dada faixa (digamos entre 0 e 100, com passos de 5 graus clsius). O programa incumbe-se de calcular e traar a curva caracterstica do termstor em questo. Com RT0 = 20 k e b = 4200, e temperaturas de 0 a 10oC (passo de 1oC) eis a curva caracterstica desse termstor:

Do grfico, a resistncia a 4oC, mostra um valor algo menor que 60 k ; por clculo obtemos o valor 58,2 k . IMPORTANTE: A maior alterao em Usada, no divisor de tenso, obtida quando Rde cima e Rde baixo tm mesmo valor hmico. Isso significa que, selecionando-se um valor para Rde cima perto de 58,2 k , far o divisor de tenso usado como "alarme de gelo" ficar o mais sensvel possvel aos 4oC. O valor mais prximo desse valor ideal nos padres E12/E24 o 56 k . Esse detalhe importante uma vez que grandes alteraes em Usada facilitam o projeto do sensor de gelo tornando-o mais confivel para detectar temperatura abaixo dos 4oC. Dispositivos usados como sensores variam consideravelmente em resistncia e voc poder sempre usar dessa regra em seus divisores de tenso para torna-lo to sensvel quanto possvel no ponto crtico escolhido. Termstores so utilizados nos lugares "mais estranhos" que voc possa imaginar. Nos projetos automotivos, por exemplo, citamos: * injeo eletrnica de combustvel, na qual, monitora-se a quantidade de ar na mistura ar/combustvel, para a concentrao ideal; * ar condicionado e controle automtico de temperatura;

* indicador de temperatura do leo, nvel do leo etc; * controle do motor do ventilador, baseado na temperatura da gua de refrigerao; * sensores para freezers, em relao temperatura externa; * etc. Voltar aos Tpicos

Ponte de Wheatstone Charles Wheatstone era um cientista talentoso e verstil. Ele inventou a concertina, experimentou com a fotografia estereoscpica, inventou o estereoscpio e teve uma participao importante no desenvolvimento das comunicaes com o telgrafo da poca. Ele no reivindicou ter inventado o circuito que mais tarde veio a receber o seu nome, mas foi certamente um dos primeiros a explorar o circuito para fazer medidas de resistncias. Ento, vamos ver como uma ponte de Wheatstone. Esse o circuito:

bvio que o circuito consiste de dois divisores de tenso. Suponha que RX seja um valor desconhecido de resistncia. RA e RB so resistores de resistncias fixas e conhecidas.

Vamos ajustar RC at que a Usada sobre ele fique igual Usada do divisor que contm RX. Quando esses valores tornarem-se iguais, a ponte ser dita "em equilbrio". O "ponto de equilbrio" (atuando-se sobre RC) pode ser visualizado, conectandose um voltmetro ou um ampermetro aos terminais de sada. Ambos os tipos de medidores daro uma leitura ZERO quando o equilbrio for alcanado. Quando o equilbrio for obtido, a razo RX/RA ser igual razo RB/RC. Reorganizando: RA x RB RX = RC Em outras palavras, conhecendo-se RA, RB e RC, fcil calcular RX. Nos instrumentos baseados na ponte de Wheatstone, RA e RB so fixos e RC ajustado a uma escala corredia de tal modo que o valor de RX lido diretamente nessa escala mvel. Atualmente, a ponte de Wheatstone no mais corriqueiramente usada para a medida de resistncia, mas sim para artificiosos circuitos sensores. O varimetro, por exemplo, que detecta mudanas na presso do ar devido s mudanas sbitas de altitude, muito usado em planadores, um sensor que usa dos recursos dessa ponte. O circuito desses varimetros apresentam dois termstores NTC, cada um deles medindo a temperatura do fluxo de ar que se movimenta sob a diferena de presso ocasionadas pela alterao da altitude.

O varimetro alerta o piloto para uma corrente trmica ascendente e, com isso, ele pode ganhar altura e voar durante um tempo maior. Quando o instrumento inicialmente aferido, o resistor prefixado ajustado para uma tenso de sada ZERO. A vantagem da ponte de Wheatstone que s diferenas de temperatura entre os dois sensores colocaro a ponte fora de equilbrio. A propsito, os circuitos com ponte de Wheatstone so supostos prematuramente difceis de entender. Isso no deve acontecer com voc.

Via de regra, muito devido s aulas de Fsica, esse circuito normalmente desenhado sob a forma de um losngulo.

Sob esse formato fica menos bvio o circuito bsico de dois divisores de tenso mas, uma vez que voc sabe disso, torna-se fcil entender a ao do circuito. Voltar aos Tpicos

Sensores de som Talvez voc conhea um sensor de som com outro nome; que tal, microfone. A ilustrao a seguir mostra um tipo de microfone que mistura cermica com metal. Pode ser identificado pelo nome CerMet ou eletreto. Essa mistura utilizada na parte sensvel ao som. Para que essa parte funcione adequadamente, deve permanecer sob uma determinada tenso eltrica, cerca de 1,5 volts. No circuito que apresentamos ao lado do microfone, a fonte de alimentao fornece 9 volts. Portanto, um divisor de tenso faz-se necessrio.

O resistor de 4,7 k e o de 1 k constituem um divisor de tenso que prov uma sada de 1,6 V sobre o microfone. As ondas sonoras que ele recebe geram pequenas variaes de tenso, normalmente na faixa dos 10 a 20 mV. Para isolar essas pequenas variaes, dos 1,6V que permanece fixo, usamos um capacitor. Os capacitores sero tratados em aulas futuras. Com certeza voc conhece outros tipos de microfones; capacitivo, dinmico, cristal, eletreto etc. Sero estudados oportunamente. Voltar aos Tpicos

Sinais de interruptores Quando um interruptor usado para prover uma entrada em um determinado circuito, seu pressionamento normalmente gera um sinal de tenso. esse sinal de tenso que ativa o circuito propriamente dito. Do que voc precisa para fazer o interruptor gerar um sinal de tenso? Resposta perfeita ... isso mesmo, voc precisa de um divisor de tenso. As ilustraes a seguir mostram dois caminhos possveis:

A tenso de sada no circuito da esquerda sempre BAIXA, exceto quando o boto pressionado. Ao pressionar o boto essa tenso alta utilizada para por em ao o circuito restante. No circuito da direita a tenso de sada sempre ALTA (a prpria tenso da fonte, no caso), exceto quando o boto pressionado. Pressionando esse boto, a tenso de sada cai a ZERO. Para o resistor dos circuitos, um valor de 10 kW o recomendado. Em suma; quando o boto pressionado o primeiro circuito fornece uma Usada ALTA e o segundo uma Usada BAIXA. Nos circuitos que processam sinais lgicos, uma BAIXA tenso denominada "lgica 0" ou simplesmente "0", enquanto que uma ALTA tenso denominada "lgica 1" ou simplesmente "1". Esses circuitos divisores de tenso, com interruptores de boto, so perfeitos para proverem entradas de sinais lgicos. [H um probleminha de "reboot" ... mais isso outra histria.] Que tipos de interruptores voc usaria nesses circuitos? H uma grande variedade de interruptores de boto (presso). Os botes miniaturas trabalham adequadamente e freqentemente esto inseridos em uma matriz de contatos.

Como voc observa, o boto tem externamente quatro pequenos terminais que so unidos, aos pares e internamente, por tiras de metal. O boto leva um anel metlico. Ao ser apertado, o anel toca as tiras, fechando o circuito. Voltar aos Tpicos

Concluso Circuitos eletrnicos so construdos a partir de sub-circuitos com finalidades especficas. Cada um deles deve operar em termos de entrada, processamento, sada. H permanente transferncia de informaes entre subcircuitos. Essas informaes, sob a denominao de sinais, via de regra esto sob a forma de tenses variveis. Isso torna inevitvel que tais circuitos incluam divisores de tenso como parte integrante de suas estruturas. Divisores de tenso no so apenas pequenos detalhes num circuito geral, eles so fundamentais para a compreenso do circuito eletrnico como um todo. Uma vez que voc os entenda e saiba como procura-los voc os encontrar em todos os circuitos. Voltar aos Tpicos

Segue: Praticando com os sensores

You might also like