You are on page 1of 11

A Expanso Martima

A expanso ultramarina Europia deu incio ao processo da Revoluo Comercial, que caracterizou os sculos XV, XVI e XVII. Atravs das Grandes Navegaes, pela primeira vez na histria, o mundo seria totalmente interligado. Somente ento possvel falar-se em uma histria em escala mundial. A Revoluo Comercial, graas a acumulao primitiva de Capital que propiciou, preparou o comeo da Revoluo Industrial a partir da segunda metade do sculo XVIII. Apenas os Estados efetivamente centralizados tinham condies de levar adiante tal empreendimento, dada a necessidade de um grande investimento e principalmente de uma figura que atuasse como coordenador no caso, o Rei. Alm de formar um acmulo prvio de capitais, pela cobrana direta de impostos, o rei disciplinava os investimentos da burguesia, canalizando-os para esse grande empreendimento de carter estatal, ou seja, do Estado, que se tornou um instrumento de riqueza e poder para as monarquias absolutas.

FATORES QUE PROVOCARAM A EXPANSO - Centralizao Poltica: Estado Centralizado reuniu riquezas para financiar a navegao; - O Renascimento: Permitiu o surgimento de novas idias e uma evoluo tcnica; - Objetivo da Elite da Europa Ocidental em romper o monoplio rabe-Italiano sobre as mercadorias orientais; - A busca de terras e novas minas (ouro e prata) com o objetivo de superar a crise do sculo XIV; - Expandir a f; OBJETIVOS DA EXPANSO - Metais; - Mercados; - Especiarias (Noz Moscada, Cravo...) - Terras; - Fiis; PIONEIRISMO PORTUGUS - Precoce centralizao Poltica; - Domnio das Tcnicas de Navegao (Escola de Sagres) * - Participao da Rota de Comrcio que ligava o mediterrneo ao norte da Europa; - Capital (financiamento de Flandres); - Posio Geogrfica Favorvel; ESCOLA DE SAGRES Centro de Estudos Nuticos, fundado pelo infante Dom Henrique, o qual manteve at a sua morte, em 1460, o monoplio rgio do ultramar. O "Prncipe perfeito" Dom Joo II (1481-1495) continuou o aperfeioamento dos estudos nuticos com o auxlio da sua provvel Junta de Cartgrafos, que teria elaborado em detalhe o plano de pesquisa do caminho martimo para as ndias.

Bssola

Astrolbio EXPANSO ESPANHOLA

Quadrante

To logo completou a sua centralizao monrquica, em 1492, a Espanha inicia as Grandes Navegaes Martimas. Os Reis Catlicos (Fernando e Isabel) cederam ao navegador Cristvo Colombo trs caravelas. Com elas, Colombo pretendia chegar s ndias, navegando na direo do oeste. Ao aportar nas Antilhas, ele chega em Cuba, El Salvador e Santo Domingo acreditando ter chegado ao arquiplago do Japo. Com a entrada da Espanha no ciclo das grandes navegaes, criou-se uma polmica entre esta nao e Portugal, pela posse das terras recm-descobertas da Amrica. Essa questo passa pelo Papa, que escreve a Bula "Inter Coltera" (as terras da Amrica seriam dividas por uma linha a 100 lguas das Ilhas de Cabo Verde, em que Portugal ficaria com as terras orientais e a Espanha ficaria com as terras ocidentais). Portugal fica insatisfeito, recorre ao Papa -> Tratado de Tordesilhas. (Foto)

As viagens ibricas prosseguiram at que a descoberta de ouro na Amrica, pelos espanhis, aguou a cobia de outras naes europias que procuravam completar seu processo de centralizao monrquica. Passam a contestar o Tratado de Tordesilhas, ao mesmo tempo em que tentavam abrir novas rotas para a sia, atravs do Hemisfrio Norte, e se utilizavam da prtica da Pirataria. Afirmavam ainda que a posse da terra descoberta s se concretizava quando a nao reivindicasse a ocupasse efetivamente, o princpio do "Uti Possidetis" (usucapio). Frana foi uma das mais utilizarias desse pretexto.

EXPANSO NO SCULO XVI - Aps a crise do sculo XVI, a economia europia sofreu transformaes essenciais, na medida em que as riquezas exteriores, adquiridas na expanso martima, no s ampliou o grande comrcio, como tambm elevou o nvel cientfico. Foram intensificados os estudos para desenvolver a bssola, novos modelos de embarcaes (caravelas, nau), o astrolbio, portulanos (livrinho

que continha a observao detalhada de uma regio, feita por um piloto que estivera l antes) e cartas de navegao. Esses novos conhecimentos, aliados a nova viso do mundo e do homem, preconizada pelo Renascimento, ampliaram os horizontes europeus, facilitando o pleno desenvolvimento da expanso ultramarina. Essa expanso foi a responsvel pelo surgimento de um mercado mundial, baseado no capital gerado pelas atividades comerciais, que afetou todo o sistema produtivo e favoreceu a consolidao do Estado Nacional. No sculo XVI, as naes pioneiras (Portugal e Espanha) prosseguiram suas viagens conquistando territrios na Amrica, frica e sia. Inglaterra e Frana procuravam romper tal domnio na tentativa de conseguir mercados e reas de explorao.

Embarcaes: A caravela possua um casco estreito e fundo, com isto ela possua uma grande estabilidade, por baixo do convs havia um espao que servia para transportar os mantimentos, o castelo que era os aposentos do capito e do escrivo se localizava na popa do navio, porm a grande novidade deste navio foi a utilizao das velas triangulares em mar aberto, as quais permitiam que a caravela avanasse em zig-zag mesmo com ventos contrrios, as caravelas no possuam os mesmos tamanhos, as pequenas levavam entre vinte e cinco a trinta homens e as maiores chegavam a levar mais de cem homens a bordo, geralmente a tripulao era formada por marinheiros muitos jovens, os capites podiam ser rapazes de vinte anos de idade eles eram o chefe mximo, que tinham a competncia de organizar a vida a bordo e tomar as decises sobre as viagens, o escrivo tinha a competncia de registrar por escrito o rol da carga.

O piloto encarregava-se da orientao do navio, geralmente viajava na popa do navio com os seguintes instrumentos, uma bssola, um astrolbio e um quadrante, ele orientava aos homens do leme que manejavam o navio de acordo com as instrues do piloto e do capito e em dia de mar revolto era necessrio dois homens ao leme do navio, o homem da ampulheta era o marinheiro que vigiava o relgio de areia para saberem as horas, os marinheiros a bordo das caravelas tinham que fazer todos os tipos de servios, desde iar, manobrar e recolher as velas, esfregar o convs, carregar e descarregar a carga e outras fainas a bordo, os grumetes eram constitudos em sua maioria por rapazes de dez anos de idade que iam a bordo para aprender e fazer as rotinas das viagens. A construo das caravelas era executada a beira do Tejo na Ribeira das Naus junto ao Palcio Real, onde trabalhavam os mestres de carpinteiros os quais no se serviam de planos, nem de desenhos tcnicos.

MERCANTILISMO - Conjunto de medidas econmicas adotadas pelos Estados Nacionais modernos no perodo de Transio (Feudalismo p/ Capitalismo), tendo os Reis e o Estado, o poder de intervir ma economia. Esse sistema buscava atender os setores feudais visando conseguir riquezas para a sua manuteno. O mercantilismo no um modo de produo, mas sim um conjunto de prticas de produo. No existe uma sociedade Mercantilista. Tais medidas variavam de Estado para Estado, logo, no existiu apenas um mercantilismo. No se pode generaliz-lo.

PRINCPIOS: (Variavam de Estado para Estado) - Metalismo ou Bullionismo; - Balana Comercial Favorvel (Vender mais e comprar menos -> visando garantir o acmulo de ouro e prata);

- Protecionismo Alfandegrio (grandes tarifas aos produtos estrangeiros); - Construo Naval (frota Mercante e Marinha de Guerra); - Manufaturas; - Monoplio (Rei vende monoplio para as Companhias de Comrcio nas cidades); - Sistema Colonial (Pacto Colonial, Latifndio, Escravismo); - Interveno do Estado na Economia; POLTICA DOS ESTADOS -Espanha Bullionismo (metais) -Holanda Comercialismo -Frana Colbertismo (Manufaturas de luxo) -Inglaterra Comercialismo COLNIAS DE EXPLORAO: As colnias de explorao atendiam as necessidades do sistema mercantilista garantindo, atravs de uma economia complementar e do pacto colonial, lucros para a metrpole. Nesse tipo de colonizao, no havia o respeito devido pelo povo ou pela terra. Juberto de O. Santos professor de Histria, bacharel e licenciado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, lecionando atualmente em cursos pr-vestibulares e preparatrios. Quaisquer dvidas: historiador_ufrj@yahoo.com.br

Navegar preciso
Em 1415 os portugueses venciam os mouros e tomavam a cidade de Ceuta no norte da frica. Em 1492 a Espanha, atravs do navegador genovs Cristvo Colombo chagava na ilha de So Salvador nas Antilhas. Dois marcos importantes que inauguram a expanso ultramarina, liderada por Portugal e Espanha, que foram as duas grandes naes europias entre os sculos XV e XVI, na passagem para Idade Moderna.

PORTUGAL FOI O PRIMEIRO


Se fizermos um paralelo entre a realidade scio-poltico-econmica de Portugal e Espanha encontraremos a resposta para o pioneirismo portugus na expanso martima, mesmo porque, este pioneirismo deve ser explicado, frente ao atraso da Espanha . Em primeiro lugar deve ser destacada a precoce formao de uma Monarquia Nacional em Portugal (desde 1385 com a Revoluo de Avis), enquanto que a Espanha somente alcanar essa condio em 1469, com o casamento dos reis catlicos Fernando de Arago e Isabel de Castela. A situao de paz externa e interna do reino portugus e uma dinmica burguesia mercantil aliada ao Estado, tambm foram fatores importantes. Os reinos da Espanha ainda continuavam participando da longa Guerra de Reconquista contra os mouros, que terminou somente em 1492 com a derrota muulmana em Andaluzia na cidade de Granada. Alm desses fatores, temos o apoio do Estado portugus aos estudos nuticos a cargo do infante D. Henrique, que transformou a cidade de Sagres em um grande centro de estudos nuticos por volta de 1418. Destaca-se ainda a posio geogrfica privilegiada de Portugal , situado na rota e na escala mar Mediterrneo-Atlntico, que atinge o mar do Norte e valiosos centros comerciais dessa regio.

O CICLO ORIENTAL
Conhecido como "ciclo oriental" os empreendimentos martimos portugueses prosseguem rapidamente pela costa atlntica africana aps a tomada de Ceuta, quando em 1434, o navegador Gil Eanes conquista a regio do Cabo Bojador, tendo sua frente as ilhas Canrias. Paralelamente, as ilhas do Atlntico africano (arquiplagos de Madeira, Aores e Cabo Verde), vo sendo anexadas por Portugal. Nesses arquiplagos, Portugal introduziu a agricultura aucareira e a pecuria, com mo-de-obra escrava e sistema de capitanias hereditrias. Na costa sul-africana, o portugus Diogo Co atinge a foz do rio Congo e a regio de Angola em 1485.

Este contorno da frica foi completado em 1498, quando Bartolomeu Dias atingiu o Cabo da Boa Esperana, anteriormente chamado de Cabo das Tormentas. No entanto, o apogeu do "ciclo oriental", ocorre somente quando Vasco da Gama atinge a costa da ndia em 1498, seguida pela expedio cabralina, que chega ao Brasil em 1500. Com a inteno de formar um grande imprio no Oriente, os portugueses, ainda atingem a regio do Golfo Prsico (Aden), prosseguindo pela ndia at a ilha do Ceilo e atingindo a Indonsia, onde foi conquistada a importante ilha de Java. Com a conquista de Macau no litoral da China, os portugueses firmaram diversos acordos com importantes centros comerciais da China e do Japo entre 1515 e 1520.

A corrupo administrativa e os excessivos gastos burocrticos e militares, associados queda nos preos dos produtos orientais, foram determinantes para o declnio do comrcio portugus no Oriente, a partir da dcada de 1530. Com a penetrao de outros pases no comrcio oriental, o imprio lusitano, j controlado pela Espanha, conhecer seu desmantelamento entre os sculos XVI e XVII.

CICLO

OCIDENTAL

Aps a chegada de Colombo na Amrica em 12 de outubro de 1492, os espanhis prosseguiram em sua expanso em busca de um novo caminho martimo para as ndias. Nesse contexto, o almirante Vicente Pinzn, um dos companheiros de Colombo, atingiu a foz do rio Amazonas entre 1499 e 1500. O navegador florentino Amrico Vespcio realiza quatro viagens Amrica, confirmando que Colombo havia chegado em um novo continente.

O objetivo de atingir o oceano Pacfico, efetiva-se somente em 1513, com Vasco Nnes Balboa. Os resultados deste feito no foram os esperados, pois alm da distncia com o Oriente ser considervel, nesta ocasio, os portugueses j formavam um vasto imprio na regio. A primeira viagem de circunavegao da terra iniciada pelo almirante portugus Ferno de Magalhes (contratado pela Espanha), sendo concluda pelo espanhol Sebastio del Cano em 1522.

A primeira rea importante para o colonialismo espanhol, foi o antigo Imprio Asteca, conquistado a partir de 1518 sob o comando de Ferno Cortz, seguido por Francisco Pizarro, que conquistou o Imprio Inca entre 1531 e 1538. Nessas regies, inicia-se uma grande explorao de metais raros, paralelamente a um grande extermnio das populaes indgenas pelas tropas espanholas.

DIVISO

DAS

NOVAS

TERRAS

A inevitvel rivalidade entre Portugal e Espanha, pela disputa das terras recm descobertas, determinam uma srie de acordos entre os reinos ibricos.

Pelo Tratado de Toledo em 1480, Portugal cedia Espanha as ilhas Canrias e recebia o monoplio do comrcio e navegao no litoral africano ao sul da linha do Equador. Em 1493 o papa Alexandre VI de nacionalidade espanhola estabeleceu pala Bula Inter Coetera, um meridiano divisrio, que passaria 100 lguas a oeste de Cabo Verde, onde a Espanha ficaria com as terras situadas a oeste (recebendo toda Amrica), enquanto que Portugal ficaria com a poro leste (Oceano Atlntico). Esta pseudo diviso provocou uma forte reao de Portugal, dando origem ao tratado de Tordesilhas, que estabelecia uma nova linha imaginria passando, agora, 370 lguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. Para as terras orientais foi assinado o tratado de Saragoa em 1529, criando tambm uma linha imaginria e divisria que passaria pelas proximidades da regio das ilhas Molucas. Essa srie de acordos, provoca uma forte reao das regies marginalizadas, como Inglaterra, Frana e Holanda, que a partir do sculo XVI, iniciam uma srie de saques e invases das possesses ibricas, inclusive do Brasil.

Estudando a Histria
O HISTORIANET esta desenvolvendo um conjunto de atividades com o intuito de dar suporte a estudantes e aos interessados no conhecimento histrico. Essas atividades so presenciais, para cidades da Grande So Paulo, e no esto disponveis pela Internet. Preparao para Vestibular: Principalmente para os vestibulares que exigem reflexo e anlise crtica da histria. nfase em histria comparada e temas atuais. Recomendado principalmente para vestibulandos que faro provas escritas de histria. Trabalho de interpretao e elaborao de texto (individual ou em grupo) Estudo Dirigido: Para grupos de estudantes (de 3 a 5), com o objetivo de desenvolver temas especficos, a partir de anlise de textos e discusso. Trabalho com temas de interesse do grupo, que podem coincidir com a matria do ensino mdio ou de provas, e orienta o processo de formao do conhecimento. Historia Atual: Retrospectiva atravs da leitura de jornais, para estudantes e profissionais que necessitam conhecer as tendncias nacionais e internacionais, para rpida tomada de decises. Destaca os principais acontecimentos no Brasil e no mundo, suas origens e suas implicaes na sociedade e no mercado de trabalho. Aulas Particulares: Para estudantes do ensino mdio que se preparam para provas especificas ou de recuperao em suas escolas. Anlise das provas j realizadas, orientao de estudo, fichas resumo. (individual) Acompanhamento: Para estudantes que possuem dificuldade em compreender a historia, com nfase em mtodo de estudo. Retoma os conceitos bsicos utilizados na histria; orienta o estudante a partir dos materiais utilizados pelos professores na escola, com fichas resumos, exerccios de fixao e interpretao de textos. (individual) Para saber mais entre em contato -- estude@historianet.com.br

Europa - A expanso ultramarina europia ltima atualizao em 03/01/2008 11:42:25

ndice Geral Capa Fatos da Histria


A expanso ultramarina europia iniciada no sculo XV, transformou profundamente a Histria mundial, ao colocar povos de continentes distantes em um processo de interao econmica, poltica e cultural. Um conjunto de fatores favorveis explica a dianteira dos portugueses na expanso martima do sculo XV. Os mais importantes so a precoce centralizao poltica do reino, posio geogrfica, rpida formao de uma burg uesia comercial e, o mais significativo, uma dinastia que aposta na expanso comercial.

A expanso ultramarina envolveu somas milionrias. Para financi-la, a Coroa portuguesa aumentou impostos, recorreu a emprstimos junto a grandes comerciantes e banque iros, inclusive italianos, e aos recursos acumulados pela Ordem de Cristo, herdeira da antiga Ordem dos Templrios.

Brao armado da Igreja, a Ordem dos Templrios enriqueceu com os saques realizados no Oriente Mdio durante as cruzadas, nos sculos XII e XIII. Com hierarquia prpria, homens armados e muito dinheiro, transforma-se em um poder paralelo dentro da Igreja. Dissolvida pelo papa, os integrantes da ordem so perseguidos por toda a Europa. Portugal acolhe os templrios e suas fortunas durante o rei ado de dom Diniz, de 1279 a 1325. Eles n fundam a Ordem de Cristo. Dom Henrique, membro da ordem e administrador de seus recursos, usa essa riqueza para financiar o projeto ultramarino.

O surgimento de Portugal como nao independente estava vinculado s lutas travadas na pennsula Ibrica pela expulso dos muulmanos. Antecipando-se aos demais pases europeus, Portugal j era uma nao centralizada politicamente em torno de um nico monarca no sculo XII. O primeiro rei de Portugal, Afonso I, assumiu o trono pelas armas em 1139. Ele inaugurou a dinastia dos Borgonha, reconhecida pelo papa em 1179.

Na porta de sada do Mediterrneo para o Atlntico, os portos de Portugal eram pontos de passagem obrigatria para as embarcaes que percorriam a rota entre as cidades italianas e os mercados do norte da Europa. Cedo surgiram ricos comerciantes e armadores, e os marinheiros portugueses conheceram todos os portos da Europa e do norte da frica.

Na poca das grandes navegaes e descobrimentos, reinava em Portugal a Casa de Avis, dinastia fundada por dom Joo I, o Mestre de Avis, em 1385, aps uma crise sucessria no reino. Ele conquistou a Coroa pelas armas,

apoiado pela pequena nobreza, camponeses, comerciantes, armadores e ricos representantes dos ofcios urbanos. Todos tinham um interesse em comum: a expanso comercial e martima.

A busca de uma nova rota para o Oriente exigiu o aperfeioamento das tcnicas de navegao at ento conhecidas. Portugal fez isso sob a direo do infante dom Henrique, irmo do rei dom Joo I. O infante reuniu no promontrio de Sagres, no Algarve, os maiores especialistas em navegao, cartografia, astronomia, geografia e construo naval. Formando, assim, o mais completo e inovador centro de estudos nuticos da poca.

Os especialistas de Sagres aperfeioaram instrumentos de navegao, como a bssola, o astrolbio, o quadrante, a balestilha e o sextante. Desenvolveram a cartografia moderna e foram os primeiros a calcular com preciso a circunferncia da Terra em lguas, numa poca em que poucos acreditavam que o planeta fosse redondo.

Em Sagres nasceu a caravela latina: robusta para poder enfrentar mar alto e tempo ruim, pequena para explorar litorais recortados e gil para navegar com ventos contrrios. Com essa embarcao exclusiva dos portugueses, os navegadores do reino enfrentaram os perigos e surpresas do "mar Oceano", exploraram o litoral da frica e encontraram o caminho martimo para o Oriente.

A tomada de Ceuta, no norte da frica, em 1415, marcou o incio da expanso portuguesa rumo frica e sia. Em menos de um sculo, Portugal dominou as rotas comerciais do Atlntico sul, da frica e da sia. Sua presena foi to marcante nesses mercados que, do sculo XVI ao XVIII, o portugus era usado nos portos como lngua franca aquela que permitia o entendimento entre marinheiros de diferentes nacionalidades.

Entre 1421 e 1434 os lusitanos chegaram aos arquiplagos da Madeira e dos Aorese avanaram para alm do cabo Bojador. Em 1436 atingiram o Rio Douro e comearam a conquista da Guin. Ali se apropriaram da Mina, centro aurfero explorado pelos reinos nativos em associao aos comerciantes mouros, a maior fonte de ouro de toda a histria de Portugal. Em 1441 os portugueses chegaram ao cabo Branco. Em 1444 atingiram a ilha de Arguim, onde instalaram a primeira feitoria em territrio africano, e iniciaram a comercializao de escravos, marfim e ouro. Entre 1445 e 1461 descobriram Cabo Verde, navegaram pelos rios Senegal e Gmbia e avanaram at Serra Leoa. De 1470 a 1475 exploraram a costa de Serra Leoa at o cabo Santa Catarina. Em 1482 chegaram a So Jorge da Mina e avanaram at o rio Zaire, o trecho mais difcil da costa ocidental africana. Cinco anos mais tarde, em 1487, Bartolomeu Dias atinge o cabo das Tormentas, no extremo sul do continente que passa a ser chamado de cabo da Boa Esperana , e atinge o ndico. Conquistava, assim, o trecho mais difcil do caminho para as ndias.

Na poca em que os portugueses atingiram a foz do rio Zaire, Cristvo Colombo trabalhava para Portugal e integrava a equipe de pilotos de Sagres. Ali elaborava seus clculos errados sobre a circunferncia da Terra em

lguas: imaginava as ndias muito mais prximas da Europa. Em 1483 ofereceu ao rei de Portugal, dom Joo II, seu projeto de alcanar as ndias pelo ocidente. Como os portugueses j tm seus prprios planos chegar s ndias contornando a frica , rejeitam a proposta de Colombo, mais tarde bancada pela Espanha.

You might also like