You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS CURSO DE FILOSOFIA

TICA A NICMANO: A FELICIDADE PARA ARISTTELES

Por: Fabio Jos Alfredo Santos da Rocha Professora: Izabela Bocayuva Matria: tica 1

RIO DE JANEIRO 2007


1

A escolha do tema deste trabalho surgiu com uma interpretao gradual, medida em que se lia vrios trechos do tica para Nicmano, do que era o conceito de felicidade para Aristteles. Com essa nova (e bela) viso do que era ser feliz, pareceu-me fundamental contrastar aqui essa perspectiva com a que temos hoje da felicidade, to absurdamente distante e, como o prprio Aristteles diz, infantil. Portanto, no escolhi aqui um trecho apenas da sua obra, mas tentarei resumir dos livros 1 e 10 da tica, o que era a felicidade. Hoje, pode-se afirmar que a imensa maioria da populao passa seus dias em atividades de que no gosta (trabalho), aspirando ganhar na loteria ou tentando acumular dinheiro para justamente poder parar com essa atividade desprazerosa e, ainda assim, sobreviver. As horas que sobram no fim do dia, geralmente so desperdiadas assistindo-se passivamente televiso ou outro tipo de passatempo, onde a felicidade vendida pelo marketing como objetos a serem comprados, status, fama, ou seja, pequenos prazeres ou recompensas por um trabalho sem prazer nenhum. Mas diz Aristteles:
Ora, esforar-se e trabalhar com vistas na recreao parece coisa tola e absolutamente infantil. (...) A relaxao, por conseguinte, no um fim, pois ns a cultivamos com vistas na atividade. (livro 10, captulo 6).

O conceito de felicidade para Aristteles inverso a essa vontade de parar, esse cansao (talvez causado por uma falta de rumo, de propsito) que nos assola. Tambm difere de um estado passageiro, por termos comprado um carro novo, por exemplo. Para o autor, felicidade agir. Constantemente. E agir bem, graciosamente, na justa medida: no tempo correto, na intensidade correta, na direo correta, buscando cuidadosamente a excelncia de cada ato. Com o mesmo cuidado que um bom poeta tem com cada palavra em seus versos. Como o guerreiro grego que Nietzsche exalta em suas obras. tica ligada a esttica. Atividade bela e vital! Lembra, inclusive, o conceito nietzscheano de fazer da prpria vida uma obra de arte. Nas palavras de Aristteles:
Os primeiros (se referindo ao vulgo, diferenciando-o dos sbios) pensam que seja alguma coisa simples e bvia (a felicidade), como o prazer, a riqueza ou as honras (...) como a sade quando se est doente ou como a riqueza quando se pobre. (livro 1, captulo 4).

Agora, notemos a distncia disso tudo com ganhar na loteria para poder no fazer nada... E a importncia de repensar urgentemente a felicidade, hoje. Esse movimento no individualista, como pensamos a felicidade contempornea. Ao contrrio. belo tambm por visar o bem geral, o bem poltico (lembrando que a expresso poltico vem da plis grega, totalmente diferente do conceito atual de poltica, aplicado a pases, estados ou cidades enormes, com uma enormidade de pessoas, leis e instituies desconhecidas, onde se perde com muito mais facilidade a idia de bem comum). No livro 1, isso fica bem claro nas passagens abaixo, sobre a poltica:
Ningum duvidar de que seu estudo pertena arte mais prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar de arte mestra. (...) a finalidade dessa cincia deve abranger as das outras , de modo que essa finalidade ser o bem humano . (livro 1, captulo 2). O objetivo da vida poltica o melhor dos fins, e essa cincia dedica o melhor de seus esforos a fazer com que seus cidados sejam bons e capazes de nobres aes. (livro 1, captulo 9).

Cabe aqui um pargrafo para aprofundar um pouco mais a noo de bem para Aristteles. Essa busca pelo bem, ou pelo sumo bem Aristotlico, no tem nada em comum com o conceito de bem cristo que nos vem logo a mente hoje ao se falar de bem. No um bem ligado bondade e resignao. Mas sim um bem viver, ligado a excelncia (bem fazer). E tambm no uma idealizao retrica ou utpica, separada de nossa vida prtica. algo que podemos efetivamente alcanar em nosso agir, nos tornando mais felizes em cada mnimo ato:
O que ns buscamos aqui algo de atingvel . (livro 1, captulo 6).

Voltando ao tema da felicidade, o seu ponto mximo, mais constante, duradouro e prazeroso, para Aristteles, seria gerado pela atividade contemplativa. O prazer completa essa atividade, tornando-a um fim em si mesma. Prazer que se confunde com vida, movimento, atividade, criao. Essa atividade de viver de acordo com o que h de melhor em ns, s seria possvel graas a um pequeno detalhe presente no homem: o Nous. Detalhe esse que nos diferencia dos outros animais e nos d a possibilidade de se aproximar dos deuses, do todo, do

eterno. Nos imortaliza. Uma obra de arte humana que me d sempre essa impresso a msica clssica, que inspirou o poema com que termino este trabalho: NOTURNO No, no nos basta o cho. Por isso, preciso vestir-se de estrelas e cavalgar o sonho no ritmo do divino. Esmagados contra a terra pela grave e forte gravidade voltamos a face para o cu. Na alma humana cabe o universo infinito. (Fabio Rocha - 14/08/04 )

Bibliografia:

ARISTTELES. So Paulo, Ed. Abril Cultural, 1973 (Os Pensadores).

You might also like