You are on page 1of 2

Direitos e deveres das crianas e adolescentes Foto: Camila de Souza Antonio Carlos Gomes da Costa pedagogo e participou da comisso

o de redao do Estatuto da Criana e do Adolescente Uma das maiores inverdades que correm por ai sobre o ECA que ele trata apenas do s direitos das crianas, deixando de lado seus deveres. Nada mais falso. O Estatut o uma lei que traz em si mesma as regras para sua interpretao. Trata-se do artigo 6: "Na interpretao desta lei levar-se-o em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigncias do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos e a condio peculiar da criana e do adolescente como pessoas em desenvolvimento"

Este artigo a lente atravs da qual todos os demais artigos devero ser interpretado s. E ele fala claramente em "direitos e deveres individuais e coletivos", alm de enfatizar as exigncias do bem comum e os fins sociais da legislao. O que singulariz a o ECA a meno criana e ao adolescente como pessoas em condio peculiar de desenvol ento. O que significa isso? O que nos quis dizer o legislador ao introduzir este critrio de interpretao? Do ponto de vista jurdico, isto significa que os direitos se aplicam a crianas, ad olescentes e adultos de forma diferenciada. Vejamos, por exemplo, o direito ao t rabalho: as crianas no podem e no devem trabalhar. Os adolescentes devem estudar e podem trabalhar dentro dos limites estabelecidos em lei, os adultos devem trabal har e podem estudar, conforme nos ensina o jurista Oris de Oliveira, eminente au toridade nesse tema e membro do grupo de redao do ECA.

Por sua vez, Emlio Garcia Mendez, jurista argentino, aplica o mesmo critrio - pess oa em condio peculiar de desenvolvimento - na anlise da questo do ato infracional. P ara ele, a criana irresponsvel e inimputvel penalmente. O adolescente responsvel, m s no imputvel penalmente. Quando o autor da quebra da lei penal for um adulto, ele dever ser responsabilizado e imputado penalmente. Esta , portanto, uma lei que, alm de rigorosa quanto aos direitos e deveres tambm e xtremamente criteriosa na sua aplicao, pois eles esto transversalizados ao longo de todo o seu contedo. A afirmao de que o ECA enfatiza unilateralmente os direitos in teiramente despida de fundamento, seja na letra, seja no esprito da lei. "Uma vez instalado corretamente na conscincia social, o ECA ampliar em muito seu p oder transformador sobre a realidade" De onde veio, ento, essa afirmao equivocada? Policiais, juzes, promotores, educadore s acostumados ao no-direito da doutrina da situao irregular acabaram formando um juz o distorcido acerca da condio da criana e do adolescente como sujeitos de direitos exigveis com base na lei. O caminho para superar essa situao no io, necessrio capacitar cada vez mais praticarem o novo direito. Temos certeza na conscincia social, o ECA ampliar em dade.

o confronto entre pessoas e instituio, ao cont as pessoas para compreenderem, aceitarem e de que, uma vez instalado corretamente muito seu poder transformador sobre a reali

O que isso implica em termos de poltica pblica? Implica na necessidade de desenvol ver capacidades novas em todos os segmentos sociais responsveis pela aplicao das me didas protetivas e socioeducativas. Essa capacitao deve ter trs dimenses: uma dimenso legalista, uma dimenso tcnica e uma dimenso tico-poltica. No d para tirar de forma na o Estatuto do papel sem enfatizarmos essas trs dimenses. Por que a formao legalista? Porque em sua natureza essencial o ECA a lei que cria

condies de exigibilidade para os direitos da criana e do adolescente que esto na Con stituio da Repblica, nas normas internacionais ratificadas pelo Brasil e em nossa l egislao interna.

E, em termos de competncia tcnica? A competncia tcnica uma forma de compromisso polt co. No adianta conhecer o Estatuto, ser um ardoroso defensor no debate das suas i dias e, na hora de atuar - junto s crianas, adolescentes e jovens - no ter o saber-f azer tcnico requerido pela funo. Finalmente, quando se trata de compromisso tico e vontade poltica, no podemos trans igir. O novo direito da infncia e da juventude uma causa. Trata-se de algo pelo q ual vale a pena trabalhar e lutar. Por isso, ele merece de cada um de ns o que ti vermos de melhor como pessoas, cidados e profissionais. *Os textos publicados na rea Colunistas so de responsabilidade dos autores e no exp rimem necessariamente a viso do portal Pr-menino.

You might also like