You are on page 1of 3

1

Teste 1
Cerca de grandes muros quem te sonhas. Depois, onde visvel o jardim Atravs do porto de grade dada, Pe quantas flores so as mais risonhas, Para que te conheam s assim. Onde ningum o vir no ponhas nada. Faz canteiros como os que outros tm, Onde os olhares possam entrever o teu jardim como lho vais mostrar. Mas onde s teu, e nunca o v ningum Deixa as flores que vm do cho crescer E deixa as ervas naturais medrar. Faz de ti um duplo ser guardado; E que ningum, que veja e fite, possa Saber mais que um jardim de quem tu s um jardim ostensivo e reservado, Por trs do qual a flor nativa roa A erva to pobre que nem tu a vs
Fernando Pessoa Assrio & Alvim / Herdeiros de Fernando Pessoa

Aps a leitura atenta do poema, responda com clareza e conciso s questes.

1. Considere o conselho dado pelo sujeito potico. 1.1 Transcreva expresses que indicam as aces / etapas do conselho. 1.1.1 Neste contexto, interprete a simbologia dos vocbulos: muros (v. 1), jardim (v. 2), flores (v. 4), as flores que vm do cho crescer (v. 11), ervas naturais (v. 12).

2. Explicite o significado do verso Faz de ti um duplo ser guardado (v.14).

3. Identifique o tema do texto. 3.1 Relacione-o com o ttulo Conselho.

II 1. Identifique as relaes estabelecidas no poema pelos seguintes conectores: Depois (v. 2), Para que (v. 5), Mas (v. 10), E (v. 12), Por trs (v. 17).

2. e nunca o v ningum / Deixa as flores que vm do cho crescer (vs. 10 e 11). 2.1 Classifique morfologicamente as palavras destacadas. 2.2 Divida, classifique e analise as oraes transcritas.

III Elabore um texto expositivo-argumentativo (de cem a duzentas palavras) a propsito da afirmao: Alberto Caeiro, o Mestre, liberta Fernando Pessoa da dor de pensar.

Proposta de correco
I

1.1 As expresses que marcam as etapas do conselho so as seguintes: Cerca de grandes muros quem te sonhas (v. 1), Depois / () / Pe quantas flores so as mais risonhas (vs. 2 e 4), Faz canteiros como os que outros tm (v. 7), Mas / () / Deixa as flores que vm do cho crescer / E deixa as ervas naturais medrar (vs. 10 e 11), Faz de ti um duplo ser guardado (v. 14). 1.1.1 O sujeito potico aconselha o tu a proteger a sua interioridade do olhar dos outros. Assim, os muros, obstculos difceis de transpor, remetem para a ideia de mundo fechado no qual existem os sonhos, os desejos ntimos; o sujeito potico aconselha tambm a plantar no jardim (espao de perfeio, beleza exterior) flores as mais risonhas (smbolos da efemeridade da beleza). Este jardim e estas flores representam o que se deseja mostrar aos outros, sendo que se revela apenas a parte superficial, porquanto as flores e ervas naturais somente crescero na zona interior onde reside a verdadeira essncia do ser. 2. Esta expresso significa que o eu potico aconselha o tu a criar uma identidade fictcia, artificial, que exiba perante os outros, no se revelando, preservando a sua identidade. 3. O tema a fragmentao do eu. 3.1 O conselho do sujeito potico implica uma diviso (fragmentao) do eu num outro eu um duplo como forma de salvaguardar a privacidade. II

1. Depois ligao temporal; Para que relao de fim; Mas relao de posio; E adio; Por trs ligao espacial. 2.1 nunca advrbio de negao; o pronome pessoal, masculino, singular; ningum pronome indefinido; Deixa verbo deixar, Modo Imperativo; que - pronome relativo.

III
Tpicos a desenvolver: Fernando Pessoa fingimento potico, intelectualizao do sentir, dor de pensar Caracterizao de Alberto Caeiro, heternimo de Fernando Pessoa, poeta anti-lrico, anti-metafsico.

You might also like