You are on page 1of 11

As "pesquisas" de Fiorini sobre ectoplasma, transcomunicao instrumental e mediunidade de efeitos fsicos: uma farsa

Em decorrncia de Joo Alberto Fiorini de Oliveira, delegado de polcia hoje aposentado, ter conseguido espao na mdia esprita recentemente para propagar suas lorotas e mentiras de praxe, inclusive sendo um dos escalados para se apresentar no Congresso Esprita FEESP (1) 2011 (evento pago, diga-se de passagem), que ocorrer nos dias 8, 9 e 10 de julho prximo, sinto-me na tarefa desagradvel mas necessria de escrever as linhas que seguem. Meu primeiro contato com as ditas "pesquisas" do referido aconteceu em fins de 2002, mais ou menos quando inicivamos nossos estudos espiritualistas. Foi atravs do nmero 3 da revista Espiritismo & Cincia, datado de 2001. Informaes sobre o trabalho dele apareceram ali em dois momentos: em uma matria intitulada "Pesquisas sobre a Reencarnao", do editor-chefe da revista, Gilberto Schoereder (GS), e em uma coluna do mesmo articulista denominada "Pesquisas Recentes", inserta no artigo "Ectoplasma - Rompendo a Fronteira Fsica", de Alex Alprim. Conquanto a matria "Pesquisas sobre Reencarnao" seja de fato interessante, o mesmo no podemos dizer da coluna "Pesquisas Recentes", relacionada ao assunto ectoplasma. Ali, entre outras coisas, GS escreve:
Nas pesquisas do dr. Joo Alberto Fiorini, que devero ser publicadas em livro, ele informa que o ectoplasma sensvel ao da luz comum (branca) e reage ao pensamento. Por outro lado, suporta bem as radiaes pouco energticas do espectro da luz, como o vermelho e o infravermelho. A temperatura um pouco inferior do ambiente em que se encontra o mdium, e sua cor pode ser acinzentada, branca, amarelada, malhada ou negra. Tambm se encontra em todos os estados, ou seja, invisvel, visvel, gasoso, plasmtico, tangvel, morfo, foculoso, filamentoso, slido e estruturado.

Ora, estas propriedades do ectoplasma j eram conhecidas desde o incio do sculo XX, em decorrncia das pesquisas de Charles Richet, William J. Crawford, Albert von Schrenck-Notzing, Julian Ochorowicz, etc. O editor-chefe no sabia?... A partir da passei a olhar com certa reserva as ditas "pesquisas" de Fiorini e a prpria Espiritismo & Cincia. Meses mais tarde adquiri o nmero 6 da supracitada revista, datado de 2003. Na matria "Investigao Cientfica da Reencarnao", tambm de Schoereder, que tratou dos estudos de Fiorini a respeito, lemos coisas curiosas, como: "Fiorini est cursando Cincias Biolgicas, e dever defender a tese da reencarnao na faculdade". Hilrio! Nem mal comeava o curso e j estava prometendo tese a respeito... E sobre nada menos do que reencarnao!... Curiosamente, Fiorini
1 Esta instituio esprita receber o presente texto to logo o terminarmos.

nem mesmo terminou a graduao referida... Mais frente na matria, dito que a ideia de comprovar a reencarnao atravs de exames de DNA mais cedo ou mais tarde poderia ser realizada. E segue um falatrio sem p nem cabea! dito de tudo, menos como o exame de DNA poderia contribuir para desvendar a reencarnao... Finalmente, a matria aborda questes de interesse cientfico: um jovem que dizia lembrar-se de episdios de suas vidas passadas e que apresentava alguns pontos de semelhana facial com aquele que dizia ter sido, e uma jovem que, alm de apresentar 70% de semelhana facial com sua aludida encarnao passada, tinha ainda escrita semelhante a dela e apresentava tambm uma mesma marca de nascena, sobre o seio esquerdo. Passados mais alguns meses, comprei a Espiritismo & Cincia n. 9, tambm datada de 2003. E foi a "p de cal", como se diz por a... A matria que tratou das "investigaes" de Fiorini, denominada "Imagens e Vozes dos Espritos", novamente de Schoereder, apresenta inmeros problemas. Ela comea assim: "Depois de vrios anos levantando evidncias de casos de reencarnao, o delegado e pesquisador Joo Alberto Fiorini [...]". Ora, no nmero 2 da mesma revista(2), o mesmo articulista informa-nos que Fiorini comeou a se interessar por pesquisas a respeito da reencarnao em 1999. Seria lcito nos referirmos a quatro anos como "vrios anos"?... No pargrafo seguinte, o editor-chefe da revista escreve: [...] "Quando o esprito sai da quarta dimenso", explica Fiorini, "e entra na terceira, a nossa, ele esfria a
temperatura ambiente em cerca de 10 a 15 graus, devido ao fato dele se locomover pelo hiperespao. impossvel se comunicar com a quarta dimenso, exceto pelas ondas mentais, da telepatia".

Vemos a tanto problemas de terminologia quanto informacionais. Enumeremos: 1) Ainda que a existncia de espritos esteja relacionada diretamente a dimenses espaciais extras, coisa que no acho crvel (e tenho vrios motivos para isso), no correto dizer que "o esprito sai da quarta dimenso e entra na terceira, a nossa". Se fosse o caso, a coisa deveria ter sido dita assim: "o esprito sai de seu mundo, num espao quadridimensional, e entra no nosso, espacialmente tridimensional". 2) No fato que toda vez que espritos adentrem em nosso mundo a temperatura ambiente abaixe de 10 a 15 graus centgrados, pois no h nem mesmo indcios de que eles estejam fora de nosso espao. Talvez Fiorini tenha tido a inteno de referir-se, especificamente, a espritos materializados, mas, mesmo assim, no houve sempre controle da temperatura ambiente durante materializaes de espritos para que possamos afirmar a ocorrncia factual de resfriamento e mais de resfriamento exatamente entre 10 e 15 graus centgrados. 2 Disponvel em http://www.espirito.org.br/portal/publicacoes/esp-ciencia/002.

3) Ainda que consideremos a possibilidade de que os espritos se locomovam em um hiperespao, isto, por si s, no explicaria um aludido abaixamento da temperatura quando eles se materializassem aqui. 4) Se a quarta dimenso espacial nem mesmo reconhecida, obviamente no tem sentido algum afirmar que " impossvel se comunicar com a quarta dimenso, exceto pelas ondas mentais". Em seguida, o articulista reproduz uma fala de Fiorini referente a suas "pesquisas" em Transcomunicao Instrumental (TCI):
[...] "Acopla-se um gravador em um computador", explica Fiorini, "utilizando-se de um programa especial chamado Cool Edit, o qual grava em CD Rom. Aps efetuar a gravao do CD, deve-se ampliar a rotao do CD de quatro a dez vezes, isso , a rotao amplificada, girando de quatro a dez vezes mais rpido do que o normal. Quando a velocidade do CD aumenta dessa forma, passamos a ouvir vozes, sons antes inaudveis aos ouvidos humanos, pois com esse processo entramos na baixa freqncia ou ondas curtas".

Bastou!... 1) Por que teramos de aumentar a rotao do CD exatamente na faixa de quatro a dez vezes?... 2) obviamente inverdica a "informao" de que sempre que aumentamos a velocidade de reproduo de um CD com gravaes ambientes passamos a ouvir vozes antes inaudveis. Pode at ser que isso acontea em alguns casos, mas no coisa comum. 3) No campo ondulatrio, baixa frequncia equivalente a ondas longas... Depois das leituras comentadas acima, havia ento ficado claro pra mim que Fiorini no s no era um investigador de fato dos fenmenos ectoplsmicos, apenas fazendo-se passar por tal, como no entendia patavina de Fsica ou de TCI. E tambm cheguei concluso de que o editorchefe de Espiritismo & Cincia, pelo simples fato de reproduzir aqueles sandices, era inapto a escrever sobre as relaes entre Espiritismo e Cincia. Nunca mais comprei a revista. Pois bem. O tempo passou, e em meados de julho de 2007, em uma lista de debates sobre questes cientficas ligadas ao Espiritismo, eis que me aparece o delegado... Continuava o mesmo, iludido em sua ignorncia cientfica, sempre acreditando ter provas disso ou daquilo, mas nunca mostrando-as de fato. Porm, da ignorncia safadeza existe certa distncia, mas no caso de Fiorini tais coisas, infelizmente, coexistiam... Como em 28/08/07 eu havia questionado sua afirmao, constante de um anexo que ele enviara em uma mensagem anterior, de que sua proposta que o ectoplasma teria origem em nossos glbulos brancos estava baseada em pesquisas laboratoriais de William Crookes e Charles Richet, uma vez que, como mostrei com um trecho do prprio Richet, nem este nem Crookes chegaram a analisar laboratorialmente o ectoplasma, Fiorini em 29/08/07 responde minha mensagem com outra

aparentemente contendo o mesmo anexo analisado, na qual, entre outras coisas, ele dizia que estava com a conscincia tranquila com as afirmaes que tinha feito... Acontece que, sordidamente, ele havia modificado o texto anexo! Onde estava escrito (erros no original):
Sugerimos essa hiptese, tendo em vista as pesquisas realizadas atravs de notveis cientistas da histria como: Charles Richet e William Crookes que atravs das anlises em laboratrio das substncias colhidas em casos de materializaes apresentaram grandes quantidades anticorpos (clulas inteligentes) e de clulas do epitlio.

passou a constar o seguinte (erros no original):


Sugerimos essa hiptese, tendo em vista as pesquisas realizadas atravs do notveis cientistas da histria em 20 de fevereiro de 1916 como: SHERENCH -NOTZING, LEBIEDCZINSKY, pesquisador polons, onde ambos pesquisavam a mdium Stanislawa, quando em transe teria expelido uma certa quantidade de ectoplasma, que colhida em um recipiente de porcelana esterilizado pelo ltimo pesquisador foi enviado ao DR. RAOUL FRANC , em munich para o Instituto de Biolgico, sendo que a outra metade foi para o Laboratrio de Bacteriolgico do museu de Agricultura e Industria de Varsvia. O material coletado pelos cientistas tinha um dimetro de 10mm, uma espessura de 5mm e pesava 0,101 gramas. atravs das anlises em laboratrio das substncias colhidas apresentaram grande nmero de leuccitos.

Denunciei o fato ao grupo e a partir da deixei de procurar um dilogo com o camarada. Eu no estava diante de uma pessoa intelectualmente honesta. At mesmo deixei de ler as posteriores mensagens do cidado enviadas para a lista, que denominada "Estudos Cientficos Avanados sobre Espiritismo" (ECAE) e destinada a pesquisadores do tema mas que, pelo simples fato de ter albergado (e provavelmente ainda albergar, pois no fao parte da mesma h mais de um ano) Fiorini dentre seus membros, mostra-nos que no corresponde bem quilo que se prope. At agora temos indicado que o delegado, hoje aposentado, at meados de 2007 era um apedeuta em termos de Cincia e que no agia com lisura intelectual. Mas como ficar bem claro mais adiante, teremos de acrescentar a estas caractersticas outra ainda pior: o camarada mentiroso... Dando uma olhada agora em mensagens posteriores enviadas pelo sujeito para o grupo, pude constatar que suas mentiras, que sero desmascaradas mais frente, j vm desde aquela poca. Em uma mensagem de 29/09/07, lemos: "Faz um ms que venho pesquisando Magnetismo, inclusive j criei um aparelho que imita um sistema de comunicao espiritual". Poucos dias depois, em uma mensagem de 03/10/07 (erros no original): "Desenvolvi dois aparelhos um a cpia do Dimmer da casa esprita que visitei em So Paulo(3) [...] O segundo trata-se de um equipamento contendo dois ims bastante fortes conectados numa espcie de agulha magntica grande". Tudo mentira! Chamou-me a ateno, tambm, certa mensagem enviada por Fiorini em 14/11/07 ao
3 Esta simples cpia de um "dimmer", dispositivo destinado a controlar a intensidade luminosa de lmpadas, passou a ser designada por Fiorini de "psicoscpio" um autntico atestado de seu destrambelho...

grupo onde ele diz (erros no original): "Atualmente sou o Coordenador emrito de Pesquisas Inovadoras sobre: Reencarnao e Cincia Psicobiofsica do Laboratrio de Cincia Avanada do Esprito da Faculdades Integradas 'Esprita' [...]". Mas constato que no h qualquer referncia ao dito laboratrio no site das FIES. Funcionaria "s escusas"? Teria acabado? Ou nunca teria existido? Ficam as perguntas... Conforme afirmei anteriormente, a partir de fins de agosto de 2007 deixei de abrir as mensagens de Fiorini enviadas ECAE e tambm os retornos que ele obtinha (sim, pois havia uns poucos camaradas ali que viviam a "dar corda" para o nosso delegado, inclusive um f, que o tratava de "Dr. Fiorini"...) Entretanto, por volta de setembro de 2009, na esperana de que o delegado havia mudado (sempre tenho esperana de que as pessoas mudem para melhor), voltei a l-las, e, para o meu espanto, Fiorini continuava o mesmo de 2 anos atrs... Foi ento que em 08/10/09 comentei sua ltima mensagem enviada para a lista. O caso deu o maior bafaf... E, numa troca de e-mails com o grupo, percebi a necessidade de analisar outras mensagens do delegado, para que os colegas pudessem perceber mais claramente as diversas classes de erros cometidos por Fiorini, o que parecia no ter ocorrido at ento, incrivelmente. Propus-me, assim, a avaliar as mensagens dele enviadas de abril a outubro daquele ano, mas por motivos de tempo (e tambm de pacincia, no vou negar) s analisei aquelas de abril a junho de 2009, trabalho crtico que, enfeixado, totalizou 17 laudas corridas e que posso enviar queles que tiverem interesse. Sinceramente, aps minhas anlises das mensagens de Fiorini, imaginei que o delegado, dali por diante, iria comear a exercer a faculdade do pensamento antes de propagar suas "investigaes cientficas". Pensei que ele passaria ento a ter um mnimo de autocrtica, que seria mais cuidadoso nos comunicados de suas "teorias" e "pesquisas", etc. Mas engano meu! Suas recentes entrevistas em certa rdio que o digam... No bastassem o costumeiro embarao de ideias do nosso delegado e sua patente inpcia em lidar com conceitos de cincia bsica e com metodologia de pesquisa, o cidado agora mostrava-se mesmo sem quaisquer princpios ticos!... o que veremos a seguir. Programa "Cincia da Alma", Rdio Boa Nova, Guarulhos - SP. A rdio pode ser ouvida atravs da Internet, e disponibiliza gravaes de seus programas em sua pgina. Fiorini foi entrevistado no "Cincia da Alma" de 02/04/11(4). Irei me abster de comentar a ignorncia histrico-cientfica inescondvel apresentada pelo camarada, que resultou em confuses e erros evidentes no programa, mas no posso me silenciar perante os pontos em que ele faltou com a verdade. Vamos l... A faixa de tempo entre colchetes aps cada trecho reproduzido da fala de Fiorini indica mais ou menos sua posio no arquivo de udio.
4 Este programa estava disponvel at 25/06/11 em http://www.radioboanova.com.br/novo/programacao.php? PROCODIGO=161&pagina=2&inicio=5, mas, por razes que desconhecemos, foi retirado do ar (observem l a lacuna). Porm, ainda possvel ouvi-lo. Basta, por exemplo, colocar no mecanismo de busca do Google os termos da descrio do programa que constava no site, "Entrevista com Dr. Joo Alberto Fiorini falando de Magnetismo e Ectoplasma", e, no resultado exibido, clicar em "Em cache".

1) "E essa pesquisa, alm desse aparelho que ns criamos em um laboratrio de Fsica, ns utilizamos
tambm aparelhos canadense e russo, e foi um desses aparelhos que comprovou a presena do centro de fora e justamente do perisprito" [3:15-3:32]

O laboratrio de Fsica ao qual o "pesquisador" se refere, como veremos na anlise que faremos mais frente, de um outro programa tambm na Rdio Boa Nova no qual Fiorini foi entrevistado, o Laboratrio de Fsica das Faculdades Integradas "Esprita", mas, conforme ser mostrado, no s Fiorini nunca estivera vinculado ao referido laboratrio, como no teve qualquer participao na construo do aparelho ao qual se referiu (que ele costuma chamar de "psicoscpio") e o aparato no se constitui em inveno alguma, sendo totalmente baseado em um circuito de domnio pblico, encontrado facilmente em revistas de eletrnica bsica. Agora, quanto a Fiorini ter comprovado a existncia dos centros de fora e do perisprito, ouam l as "explicaes" dele pra ver se vocs se convencem... 2) "Esse trabalho um trabalho que envolve a parte da geofsica do Laboratrio de Geofsica Aplicada da
Universidade Federal l do estado do Paran. At ento eu trabalhava l, n, Guaraciara, eu j me aposentei faz 1 ano (...)" [3:42-3:56] "Foi o seguinte: como essas pessoas [mdiuns] tiveram uma escala de magnetizao, de imantao, no corpo, (...) inclusive constou no laudo da Universidade Federal do Paran que consta no livro (...)" [7:52-8:05]

Descarada mentira! Fiorini nunca fez parte do corpus do Laboratrio de Pesquisas em Geofsica Aplicada (LPGA) da UFPR e muito menos teria se aposentado l. Alm disso, o referido laboratrio no teve qualquer participao nas "pesquisas" de Fiorini, conforme constatei diretamente com o responsvel pelo LPGA/UFPR, Prof. Dr. Francisco J. F. Ferreira. Indagado se o trecho acima transcrito procedia, respondeu-me em um e-mail de 15/06/11: "Prezado Jos Edmar, estas informaes so IMPROCEDENTES!! O LPGA/UFPR NO realizou quaisquer ensaio de medidas do campo geomagntico para o Sr. Joo Alberto Fiorini. Em consequncia, no emitiu nenhum laudo sobre a matria". Muito claro, no? 3) "Fiorini, ento a matria do perisprito voc conseguiu pela sua pesquisa comprovar?" (uma das
apresentadoras) "Perfeitamente, Liriam, perfeitamente" (Fiorini) [12:35-12:43]

s rindo pra no chorar... 4) "Na minha pesquisa, Guaraciara, na verdade ele [o ectoplasma] oriundo da mdula ssea, que produz o
glbulo vermelho, o glbulo branco, que o nosso exrcito de defesa, e as plaquetas. Ento, eu considero que o ectoplasma oriundo dos leuccitos ... e ele justamente um desses tipos de leuccitos, que produz essa

energia que hoje os cientistas esto mais interessados em descobrir" [16:51-17:22] "H inmeras pesquisas nesse sentido, e o meu livro apresenta esse trabalho mais laboratorial do que de observao, que at ento tinha sido feito, n, Liriam" [18:51-19:01]

Nada disso. Fiorini, nunca realizou qualquer coleta de ectoplasma, em consequncia nunca submeteu tal substncia a anlises laboratoriais. Nesse aspecto, ele simplesmente reproduz as pesquisas de outrem a respeito, e nem sempre com a correo necessria, como j vimos acima. 5) "Que justamente aquele aparelhinho que t ali, que eu fui chamado para investigar aqui em S. Paulo, que
se comunicava com a Espiritualidade piscando aquela lmpada. Inclusive consta planta para que cientistas possam se utilizar desse trabalho para desenvolver outros nesse mesmo sentido da psicotrnica ou tambm da transcomunicao instrumental" [25:02-25:27] "Eu investiguei, desenvolvi um aparelho similar, no Laboratrio de Fsica tambm l da faculdade de Curitiba... inclusive existem laudos de professores de engenharia eltrica nessa parte de eletrnica pra dizer se isso era um problema tcnico ou se poderia realmente haver essa comunicao. (...)" [27:04-27:27]

Alm de ter tornado a mentir ao dizer que desenvolveu o tal aparelho (vide item 1, acima), acrescentou outra mentira: a de que existiriam laudos de professores de engenharia eltrica a respeito da origem das piscadas do aparato... 6) Diz uma das apresentadoras: "Eu queria te fazer uma pergunta no seguinte sentido. Eu t lendo aqui numa
pgina do seu livro que voc coloca: 'a partir do momento em que se chega ao entendimento de que o ectoplasma tem sua origem nas clulas humanas...' Eu queria que voc abordasse um pouco essa questo em relao ao que ns tivemos j, h um tempo atrs, o dr. Matthieu Tubino, que, na verdade, como qumico ele dizia que o ectoplasma no era possvel de ser..." A entrevistadora simplesmente interrompida por Fiorini neste ponto, que diz: "Eu, data vnia, como se diz, peo licena pra discordar dele e do Dr. Luciano Minardi [trata-se, na realidade, de Luciano Munari, mdico que publicou h trs anos um livro sobre ectoplasma], que ambos foram pesquisadores, mas eles foram pesquisadores apenas atravs da observao (...) Mas o trabalho dele no um trabalho assim mais laboratorial. Ento eu tenho a dizer o seguinte: eu confirmo que a origem viria dos leuccitos, se eu no me engano eso... esonfilos ["eosinfilos", corrige a apresentadora], e tambm confirmo que nas plantas ele est localizado nos alcalides" [32:03-33:27]

Vemos neste trecho que, alm de mentiroso (mentiu novamente ao dizer que teria realizado um trabalho laboratorial sobre ectoplasma), o camarada mal educado e arrogante. 7) A apresentadora Guaraciara Maia diz: "Alberto, dr. Alberto vou cham-lo de doutor agora , existem
algumas pessoas perguntando como encontrar o seu livro (...)". Responde Fiorini: "Esse livro [Magnetismo e Ectoplasma], Guaraciara, um livro gratuito, eu no tenho qualquer interesse em fama, em primeiro lugar, n, tanto que uma produo independente, e esses livros eu do e tambm no fao autgrafo. Por que?

Porque isso cria uma certa vaidade pra gente, e, depois, um livro que, quanto mais outras pessoas tiverem conhecimento, melhor, porque podem tambm desenvolver pesquisa. (...) " [33:58-34:38]

Mais mentira... Alm de fama ser talvez a nica coisa que Fiorini esteja interessado, seu livro no gratuito! Est sendo vendido, por exemplo, na Distribuidora e Livraria Ponto de Luz, de Curitiba, que fora referida por Fiorini mais adiante em sua fala acima transcrita. E vale deixar registrado aqui o seguinte: entrei em contato por e-mail com a livraria referida aps ter ouvido o programa, tecendo algumas ponderaes sobre as "pesquisas" de Fiorini, e a mulher que respondeu minha mensagem veio com pedras e tacapes pra cima de mim, acusando-me de falar sem conhecimento de causa, de ser um caluniador, etc. No bastasse, acrescentou que Fiorini teria apresentado seu livro para a apreciao do Prof. Dr. Matthieu Tubino antes de public-lo. bvio que no acreditei. E, entrando em contato com Tubino para averiguar a questo, eis a resposta que obtive: "(...) o meu conhecimento pessoal com ele [Fiorini] se restringe a um programa de entrevistas na Rdio Boa Nova, em Guarulhos, onde tivemos participao conjunta. Assim, no tenho nenhuma participao nos seus estudos e pesquisas sobre este importante e estimulante assunto ao qual nos dedicamos de modo totalmente independente". Fica claro ento que, se a responsvel pelo atendimento virtual da Distribuidora e Livraria Ponto de Luz representa de fato o iderio desta, no poderia haver lugar melhor para o livro de Fiorini estar sendo vendido. a lei da afinidade em ao... Juntamente com outros comentrios, enviei em 16/06 ltimo todos estes 7 pontos apresentados acima para Guaraciara Maia, uma das responsveis pelo programa "Cincia da Alma", terminando minha mensagem dizendo:
Frente a tudo isso, penso que o mnimo que se espera de voc e Liriam, em respeito aos ouvintes do "Cincia da Alma", que esclaream pelo menos que, ao contrrio do que foi dito por Fiorini, ele nunca fora vinculado ao LPGA/UFPR e este laboratrio no s no esteve envolvido nas "pesquisas" constantes do livro dele, como no emitiu qualquer laudo para ele. A mentira foi propagada a partir do "Cincia da Alma", portanto, nada mais natural que a verdade seja posta no seu devido lugar tambm a.

Nem resposta recebi, e nada foi dito no programa de 18/06, que fiquei a ouvir. Deixo para o leitor concluir se esse tipo de "silncio obsequioso" razovel. Analisemos agora trechos de uma entrevista mais recente com Fiorini na mesma Rdio Boa Nova, ocorrida em 11/06 ltimo, no programa "Conscincia Esprita", apresentado por Afonso

Moreira Jr. e de responsabilidade da FEESP(5). Apesar de ter ouvido o programa e tomado as notas que seguem em 18/06/11, nem mesmo cheguei a envi-las ao mencionado apresentador, uma vez que ele boicotou um comentrio meu em certo post de um blog seu que tratava de um programa de TV que teve a participao de Fiorini(6), mostrando com isso que, alm de no ter o bom senso de discernir pesquisadores espritas srios de picaretas iludidos, tambm no permite a livre expresso daqueles que se posicionam contra sua postura irresponsvel. Como na anlise anterior, irei me abster de comentar as aberraes cientficas e as confuses de Fiorini. 1) "E ns estamos recebendo com alegria o doutor Joo Alberto Fiorini de Oliveira (...)" (apresentador)
[13:21-13:24]

Durante todo o programa o ex-delegado foi tratado por Dr. Fiorini... 2) "Dr. Fiorini, eu quero parabenizar o seu trabalho, o seu trabalho de pesquisa, a sua dedicao, o senhor
que j viaja muito, que divulga o Espiritismo. Onde o senhor t, o Espiritismo t junto! E o senhor um apaixonado pela pesquisa esprita. Bom. Ns temos aqui em mos... Aos amigos que esto em casa, ns temos aqui em mos um belssimo livro, que um edio do prprio autor; por enquanto, n, porque as editoras j esto interessadas na publicao do livro. 'Magnetismo e Ectoplasma', que o tema da sua palestra, dr. Fiorini, no Congresso [trata-se do Congresso Esprita FEESP 2011]. (...)" (apresentador) [13:53-14:37]

Vo vendo... 3) "E l no Paran, Curitiba, quando eu ainda trabalhava l, que eu j sou aposentado, j faz 1 ano, n, Afonso,
ns desenvolvemos [o aparelho - "psicoscpio" fiornico] no Laboratrio de Fsica da Faculdade Esprita. At ento o diretor ... o fundador, alis ... o Olyssa era vivo, e ns elaboramos esse sistema l no Laboratrio de Fsica da faculdade (...)" (Fiorini) [16:02-16:25]

Entrei em contato com a pessoa que, segundo Fiorini em uma mensagem enviada ECAE em 23/09/08, seria ligada ao Laboratrio de Fsica das Faculdades Integradas "Esprita" (FIES) e o teria ajudado na melhoria da "inveno". Entre outras coisas, o pesquisador, que me pediu para no ter seu nome declinado aqui, asseverou-me (em e-mails de 24/06 e 25/06): (1) apenas reconstruiu um "dimmer" para Fiorini; (2) o circuito eletrnico do dispositivo comum e de domnio pblico, com diagramas encontrados em revistas de eletrnica bsica e em sites da Internet; e (3) na poca em que prestou este favor particular para Fiorini era apenas um estudante de Fsica das FIES.
5 Este programa estava disponvel at pelo menos 25/06/11 em http://www.radioboanova.com.br/novo/ programacao.php?PROCODIGO=14, mas constato agora que foi retirado do ar (observem l a lacuna). Suspeitamos da razo disso, que ser comentada em nossa anlise. Como nem mesmo no "cache" do Google encontramos mais o programa, disponibilizei-o em http://www.4shared.com/audio/XpvyPXAq/ Consciencia_Espirita_110611.html. 6 Vide detalhes em http://espiritismobrasileiro.blogspot.com/2011/06/mais-censura-na-blogosfera-espirita.html.

Portanto, da fala do nosso delegado transcrita acima constatamos: (1) mentira que o "psicoscpio" fiornico tenha sido desenvolvido ou elaborado, pois o aparato no envolve novidade alguma; (2) mentira que Fiorini tenha at mesmo apenas contribudo na construo do aparelho; e (3) mentira que o Laboratrio de Fsica das FIES tenha tido qualquer ligao com tudo isso. Em uma de suas mensagens sobre o assunto (de 25/06), enviada pra mim apenas como cpia (o destinatrio principal era a FEESP), a pessoa mencionada pedia, sob as penas da Lei, que fosse retirado do ar o udio do programa, uma vez que o Laboratrio de Fsica das FIES havia sido citado de forma inapropriada. Eis talvez a razo de no o encontrarmos mais... 4) "Esse livro [Magnetismo e Ectoplasma], quando eu escrevi, no foi pra agradar o pblico, porque trata-se
de um tema tcnico-cientfico e certas pessoas no se agradam muito com essa linha de pensamento, de estudo, mas a minha obrigao, como voc mesmo deixou bem claro... eu fui delegado de polcia por 30 anos no setor de Inteligncia (...) E tambm, na poca, Afonso, aqui em S. Paulo, eu tive a grande oportunidade de conhecer um professor, que foi da Unicamp ... o Dr. Rubens Murilo Marques, que formado em Fsica e Matemtica, e ele foi meu diretor na Fundao CEAD, que um rgo, antigamente era Coordenadoria de Dados Estatsticos do Estado de S. Paulo, e esse professor que me levou pra essa linha de pesquisa, rea de estatstica, e com isso eu adquiri conhecimento nessa parte da matemtica, de estatstica, processamento de dados, e depois que eu entrei na carreira de delegado de polcia, eu apresentei que tinha conhecimento na rea de pesquisa com essa finalidade. Ento eu fui direcionado, n, Afonso, pra esse setor de Inteligncia e, posteriormente, pra rea de polcia cientfica, que eu tambm sou formado em Cenrios de Crimes (...) Acho que foi uma aptido que j veio da infncia, e eu conheci muito essa rea de laboratrio, na rea forense, e com isso me trouxe bastante conhecimento, e eu aproveitei toda essa bagagem, Afonso, pra depois levar pra essa pesquisa da cincia esprita" (Fiorini) [24:17-26:13]

Oh, quanto conhecimento e importncia!... Mas vamos perscrutar um pouco essa falao toda. No posso opinar sobre o que sabe de fato o delegado aposentado sobre matemtica, estatstica e processamento de dados. Agora, o que posso dizer que no verdade que ele fora direcionado para o setor de Inteligncia da Polcia Civil do Paran (no qual teria trabalhado por 30 anos) e, posteriormente, para a Polcia Cientfica do mesmo estado. Fiorini era adido e aposentou-se no Servio de Registros Policiais para Investigaes (SRPI), rgo que se tornou vinculado por subordinao Agncia de Inteligncia da Polcia Civil somente em 13/09/01(7) e que, at onde sei, no tem ligao direta com a Polcia Cientfica. No mais, quanto formao de Fiorini em "Cenrios de Crimes", penso ser desnecessrio comentar. Simplesmente hilrio!... 5) Fala o apresentador: "O senhor conviveu com ele [Hernani Guimares Andrade]..." Acrescenta Fiorini:
"Convivi... muitos anos com ele" [26:50-26:53]

7 Vide Decreto No. 4703, de 13/09/01, publicado no Dirio Oficial No. 6071, de 14/09/01.

Bem, no o que diz a Profa. Suzuko Hashizume, colaboradora direta de Hernani Guimares Andrade e que sempre o acompanhou de perto: "Com respeito ao senhor Joo Alberto Fiorini, posso esclarecer que ele teve apenas um contato pessoal, de cerca de duas horas, com o Eng. Hernani Guimares Andrade, em Bauru, em 2002, e troca de algumas correspondncias sobre assuntos relacionados pesquisa da reencarnao" (e-mail de 19/06/11). No preciso dizer mais nada, no ?... 6) "Como eu tinha acesso UFPR, pelo fato de ser delegado de polcia, e a universidade tinha um elo com o
departamento de polcia, um dos professores eu solicitei se numa sesso esprita ele poderia monitorar com equipamentos sofisticados como o magnetmetro e um aparelho chamado leitor de susceptibilidade magntica (...)" (Fiorini) [28:19-28:44]

Cmico! Imaginem a "intimao", se real tivesse sido: "Sr. professor de geofsica aplicada, como delegado de polcia, no exerccio de minhas funes, estou solicitando sua presena imediata em uma sesso esprita para monitor-la com magnetmetro e leitor de susceptibilidade magntica". S rindo... 7) Sobre os temas que sero abordados no Congresso Esprita FEESP 2011, Fiorini diz: "(...) diversos assuntos
sobre a Doutrina Esprita, seja filosfico, religioso e at o cientfico, que o meu caso" [39:08-39:14]

Pois , minha gente, Fiorini ser um representante do ponto de vista cientfico do Espiritismo no Congresso Esprita FEESP 2011... 8) "Dr. Fiorini, no fao mais do que a minha obrigao em valorizar aqueles que levam adiante a mensagem
da Doutrina Esprita com honestidade e desprendimento, como o seu caso" (apresentador) [41:00-41:13]

, t vendo mesmo, sr. Afonso Moreira Jnior!... Cansei. S espero que o tempo que despendi na transcrio de todos os trechos apresentados e na redao deste material no tenha sido em vo. Sem mais para o momento, Jos Edmar Arantes Ribeiro (SBC-SP, 02/07/11).

You might also like