You are on page 1of 2

UNITA anuncia manifestao anti-governamental

O general Numa que, no fixou uma data para o evidenciar do processo, alegou que, a falta de uma Comisso Nacional Eleitoral (CNE) independente e os constantes abusos do poder em Angola sero uns dos motivos importantes para a reivindicao.

Estamos a dizer que se a prxima lei eleitoral no privilegiar a Comisso Nacional Eleitoral independente do executivo, contemplar os cadernos eleitoras, o controle biomtrico do voto e que os partidos exeram o controlo do voto e que o voto signifique a verdadeira expresso popular, ento vamos dizer aos nossos irmo que tm armas que nos matem, ns vamos enfrenta-los de corpo descoberto.

Ablio Kamlata Numa disse estar confiante de que as Foras Armadas Angolanos ( FAA) no devero matar os manifestantes por serem o garante da integridade nacional.

Eu tenho muito respeito pelas Foras Armadas Angolanas, eu tenho certeza que ningum vai instrumentalizar, as FAA para atirarem contra os prprios angolanos.

Referiu ainda que, o propsito da sua organizao no a destruio do Movimento Popular de Libertao de Angola (MPLA), partido no poder, mas do seu presidente que institucionalizou a corrupo e a m governao no pas.

Lembrou por outro lado que, o seu partido no aderiu manifestao anti-governamental que tinha sido marcada para 7 de Maro do corrente, por uma questo estratgica, admitindo que o pas deixou de ser o memo aps aquela iniciativa que foi impulsionada pelas revoltas populares na Tunsia e Egipto.

No dia 7 de Maro, se a UNITA quisesse entrar naquela confuso Angola se transformaria num caos. Ns de forma responsvel dissemos que no era a altura, mas as portas estaro abertas para manifestaes se o MPLA no der indicaes de um governo serio, de uma democracia seria. Se o MPLA no fizer isso nos ter pela frente.

O dirigente partidrio deu tambm a conhecer que, a sua organizao ir processar o secretrio para informao do MPLA, Rui Falco Pinto de Andrade, por ter acusado o seu partido de estar a se rearmar para criar instabilidade no pas.

O senhor Rui Falco vai responder no tribunal. Conforme vocs viram aquele material de guerra era para um outro pas e no para a UNITA, ficou provado.

Refira-se que, as declaraes de Rui Falco surgiram aps um navio americano ter sido retido no porto do Lobito. O cargueiro esteve detido durante duas semanas, depois de terem sido encontrados a bordo quatro contentores com munies.

Durante aquela fase, Rui Falco acusou os Estados Unidos de estarem a rearmar o Galo Negro para alegadas aces subversivas ligadas s manifestaes de 7 de Maro.

You might also like