You are on page 1of 16

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB NEAD NCLEO DE EDUCAO A DISTNCIA DEPARTAMENTO DE EDUCAO - CAMPUS I CURSO DE ESPECIALIZAO EM EDUCAO A DISTNCIA

Raimundo Mario Oliveira Neto

SOFTWARE GEOGEBRA, APPLETS-JAVA: VISUALIZAO E MANIPULAO DE FUNES E GEOMETRIA NA EDUCAO DISTNCIA

4 PAULO AFONSO BA 2009

RAIMUNDO MARIO OLIVEIRA NETO

SOFTWARE GEOGEBRA, APPLETS-JAVA: VISUALIZAO E MANIPULAO DE FUNES E GEOMETRIA NA EDUCAO DISTNCIA

Projeto de pesquisa apresentado professora Dr. Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes como meio de avaliao da disciplina de Metodologia da Pesquisa do curso de Especializao em Educao Distncia.

PAULO AFONSO BA

4 2009

SUMRIO A) TEMA............................................................................................................................... 4 B) DELIMITAO DO PROBLEMA.............................................................................. 4 C) HIPOTESE...................................................................................................................... 4 D) JUSTIFICATIVA DO TEMA....................................................................................... 5 E) OBJETIVOS DA INVESTIGAO CIENTFICA.................................................... 6 OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECFICOS F) REFERNCIAL TERICO.......................................................................................... 6 G) PROCEDIMENTOS METODOLGICOS................................................................. 9 H) CRONOGRAMA.......................................................................................................... 11 I) REFERNCIAS............................................................................................................. 12

A) TEMA SOFTWARE GEOGEBRA, APPLETS-JAVA: Visualizao e Manipulao de Funes e Geometria na Educao Distncia. B) DELIMITAO DO PROBLEMA Aps a renovao do convnio firmado entre o Ministrio da Educao (MEC) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para a implantao do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), a UNEB ofereceu os cursos de graduao em Licenciatura em Qumica, Matemtica e Histria, e a Especializao em Educao a Distncia, atendendo 33 plos, onde 32 so na Bahia e um na cidade de Aracaju, em Sergipe. Sabendo disto, este trabalho busca avaliar se a utilizao do software de visualizao Dinmica Geogebra, o qual um software livre disponibilizado na internet, pode auxiliar os tutores em suas aulas no curso de Matemtica em EaD (UNEB) de maneira positiva, j que o mesmo permite construir, visualizar e manipular, operaes matemticas na internet por meio da linguagem JAVA, podendo ser introduzido tambm no ambiente virtual Moodle por meio dos Applets-Java e desta forma facilitar a compreenso dos conceitos e dos elementos envolvidos durante as disciplinas do curso.

C) HIPTESES Tratando-se de ambientes virtuais de ensino esses vem surgindo e melhorando a disponibilizao de ferramentas para a atividade docente. Porm, algumas pesquisas comprovam que ainda existe uma lacuna no que se refere a ferramentas de apoio didtico e pedaggico, que auxiliem no planejamento, avaliao e respectiva mediao dos docentes. O software GeoGebra uma ferramenta que pode ser utilizada como um instrumento educacional, promovendo uma aprendizagem significativa, crtica e eficaz, apoiando

5 prtica docente nos ambientes virtuais de ensino, semi-presencial ou presencialmente e, na formao continuada dos discentes distncia. D) JUSTIFICATIVA DO TEMA O mundo est tomado pelo acelerado crescimento das tecnologias e todos os dias desenvolvem-se novas formas de associar essas tecnologias ao cotidiano, modificando a forma de fazer, ver e pensar, esta situao representa uma fora determinante no processo de mudana social e da contribuindo para o surgimento de um novo tipo de sociedade, a sociedade da informao. Essa presena tecnolgica esta cada vez mais marcante no mundo moderno, fazendo com que seja importante refletir e discutir sobre a incluso de softwares e novas mdias para o ensino da matemtica, pois muitas vezes ensinada de maneira no atrativa. Diante do fato que no Brasil, atravs de programas governamentais a Educao a Distncia j realidade, e a utilizao da tecnologia educacional na educao no est mais limitada a experincias isoladas em algumas instituies, o professor e os tutores de curso devero fazer com que os discentes atrelem-se a nova aprendizagem da matemtica utilizando as novas tecnologias disponveis e que a toda hora se atualizam. Assim como o material impresso, os softwares devem ser usados principalmente para motivar e instigar os discentes fazendo-os participar mais ativamente das aulas ministradas e trazendo um novo encanto, deixando o ambiente mais atrativo e moderno. Este projeto de extrema importncia para o ensino de Matemtica em EaD, j que o mundo passa por transformaes com mais freqncia, e em menor espao de tempo, que no passado, temos que tornar o desenvolvimento dos contedos matemticos na EaD de forma contextualizada, prazerosa e interativa em um ambiente de descoberta. Assim, sabendo da dificuldade de o aluno atribuir um significado para os conceitos da Matemtica muitas vezes sendo este o fator que prejudica o aprendizado, e criando averso disciplina.

6 A construo de grficos de forma manual um exemplo disso, pois desta forma no h como analisar diferentes pontos de vista rapidamente, e o software GeoGebra facilita essa interao instantnea oportunizando ao professor/aluno testar inmeras hipteses e fazer generalizaes.

E) OBJETIVO DA INVESTIGAO CIENTFICA

GERAL:
Explorar variados mtodos da ferramenta tecnolgica GeoGebra que possam auxiliar e influenciar o processo de ensino aprendizagem da Matemtica na Educao Distncia.

ESPECFICO:
Explorar, utilizando o Geogebra, alguns assuntos do Ensino Fundamental e Mdio, tais como Funes, Trigonometria, Geometria Plana e analtica; Apresentar algumas possibilidades de aulas de matemtica atravs do GeoGebra; Preparar os discentes do curso de Matemtica em EaD para explorar algumas possibilidades do GeoGebra; Verificar se o software GeoGebra pode ser uma ferramenta til e eficaz no ensinoaprendizagem distncia. F) REFERENCIAL TERICO comprovado que desde que a linguagem surgiu ajudou-nos a garantir nossa sobrevivncia, e por muitos sculos s informaes eram transmitidas aos jovens de forma oral, pois no se existia a figura do professor nas salas de aula. A partir do sculo 5 a.c os sofistas, ganhavam a vida como educadores ambulantes sendo eles neste perodo os primeiros a utilizarem as tecnologias educacionais como o giz a lousa e os livros didticos.

7 No entanto em nossa sociedade atual, um dos grandes desafios dos professores adaptar a educao tecnologia moderna. No Brasil em meados da decada de 80, a insero de computadores nas escolas caracterizaram-se pela busca de novos modos de trabalhar o campo educacional. E isso refletiu sobre a aplicao de variadas tcnicas para a soluo de problemas educativos visando controlar o sistema de ensino-aprendizagem de forma que se adequasse tanto necessidade quanto realidade dos educandos. Para Papert (1997), uma das maiores contribuies do computador a oportunidade para as crianas experimentarem a excitao de se empenharem em perseguir os conhecimentos que realmente desejam obter. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio (1999), uma das habilidades a serem desenvolvidas em Matemtica, dentro do contexto scio-cultural do educando, utilizar adequadamente calculadora e computador, reconhecendo suas limitaes e potencialidades. Kensky (1998), afirma que o estilo digital engendra, obrigatoriamente, no apenas o uso dos novos equipamentos para a produo e apreenso do conhecimento, mas tambm novos comportamentos de aprendizagem, novas racionalidades, novos estmulos perceptivos e seu rpido alastramento e multiplicao, em novos produtos e em novas reas, obrigam-nos a no mais ignorar sua presena e importncia. Continuando nesta linha necessrio pensar em tornar o ensino da matemtica mais dinmico, moderno e dessa forma preparar os alunos para uma participao ativa dentro da sociedade, logo, extremamente importante identificar ferramentas que realmente podem ser utilizadas como instrumentos educacionais e avaliar sua aplicao de modo a promover a aprendizagem significativa, crtica e eficaz. Desta forma uma idia estruturante dessa nova educao a insero da tecnologia na sala de aula por meios de softwares para o ensino, conscientizando sobre a importncia de se utilizar estas mdias adequadamente na sala de aula e os benefcios que elas proporcionam neste processo educacional sendo eles ferramentas capazes de contriburem significativamente na obteno do conhecimento.

Para Sales (2005), o desenvolvimento de softwares educativos deve estar fundamentado em dois alicerces, que so caractersticas tanto tecnolgicas quanto pedaggicas e DAmbrosio (1986), afirma que a incorporao de toda a tecnologia disponvel no mundo de hoje essencial para tornar matemtica uma cincia de hoje A geometria e a lgebra so temas fundamentais para o entendimento da matemtica e como tal, os currculos de matemtica, nas escolas em torno do mundo do a elas posies de destaque, especialmente no ensino bsico. A maioria dos jovens acredita que esses temas no tenham ligao e sejam desinteressantes e desta forma no aprendem e tm um desempenho desastroso nas avaliaes. DAmbrsio (1996) aborda essa questo afirmando que o problema maior do ensino de cincias e matemtica o fato das mesmas serem apresentadas de forma desinteressante, obsoleta e intil, e isso di para o jovem. O avano dos recursos da informtica na rea educacional significativo em todos os nveis de ensino e em todas as disciplinas. No caso da matemtica, em termos de ensino bsico e superior possvel encontrar no mercado brasileiro alguns softwares sobre temas especficos. Entretanto, uma busca na internet e leitura de revistas especializadas mostram que so raros e caros os softwares mais abrangentes que contemplem todo o contedo de uma determinada matria, e que possam ser usados por professores e alunos de forma permanente, como um livro eletrnico ao longo do ano letivo. Sabendo disto alguns estudos mostram que a utilizao de softwares conhecidos como dinmicos, ajudam e facilitam a aprendizagem dos alunos, j que permite uma interao maior entre aluno-mquina, principalmente com relao s propriedades matemticas quanto as suas representaes (desenhos). E ainda assim para Oliveira e Moreira (2001) o emprego correto desta tecnologia realmente ter sentido quando se atribuir aos alunos e aos professores o papel de sujeitos investigativos, condio que obrigam docentes e alunos a modelarem suas tarefas no processo de ensino aprendizagem.

9 O software de estudo o GeoGebra (http://www.geogebra.org/cms/) que foi criado em 2001 por Markus Hohenwarter da Universidade de Salzburg (ustria) que apresentou resultados do mesmo em sua tese de mestrado e posteriormente em seu doutorado. Este software destaca-se na comunidade acadmica por ser um programa dinmico tanto para o ensino de geometria quanto de lgebra e reuni em sua plataforma recursos operacionais variados, podendo ser utilizado em ambientes virtuais por ele ser um APPLET-JAVA pode rodar por meio do navegador WEB ou mesmo no computador sem a necessidade de sua instalao por meio da Java Virtual Machine (JVM). Por ser um programa de cdigo aberto ele conta com a colaborao de programadores das mais variadas partes do mundo, todos com a inteno de melhorar sua interface grfica e seu desempenho. O GeoGebra nos fornece uma ligao mais estreita entre a manipulao e a visualizao dos SCA e a dinmica proveniente dos (SGD). De maneira particular o software Geogebra um software dinmico, que permite a abordagem de vrios contedos de geometria e lgebra proporcionando a utilizao da linguagem algbrica que aprendida na escola atravs da manipulao de suas ferramentas possibilitando abordagens de conhecimentos mais complexos. Entre as vantagens desse programa nas salas de aula destacamos a utilizao dele tambm na Educao a Distncia j que a partir do endereo http://www.geogebra.org/cms/ por meio da linguagem JAVA este software poder ser utilizado on-line sem a necessidade de sua instalao e inclui tambm a possibilidade de ser empregado dentro dos ambientes de aprendizagem distncia, ou seja, o GeoGebra uma opo muito importante j que o aluno poder desenvolver os exerccios em qualquer lugar usufruindo da internet ou no.

G) PROCEDIMENTOS METODOLGICOS As pesquisas desenvolvidas na rea de educao, entre elas as de educao matemtica e suas metodologias na EaD , baseiam-se na abordagem de pesquisas de campo exploratrias,

10 experimentais, laboratoriais e bibliogrficas, pois estas possibilitam um conhecimento mais profundo da realidade do educando, objetivando dados qualitativos. A principal caracterstica das pesquisas qualitativas o fato de que estas seguem a tradio compreensiva ou interpretativa (LAKATOS e MARCONI, 2001). Alm disso, na pesquisa qualitativa o pesquisador dever conhecer a situao ou fenmeno em toda a sua extenso, procurando levantar variveis e seus significados aspirando construir um quadro terico (LAKATOS e MARCONI, 2001). Assim, utilizando a abordagem exploratria qualitativa, pretendemos compreender de que forma as pessoas, em um contexto particular, pensam e agem, compreendendo os indivduos em seus prprios termos, reconhecendo e contextualizando os assuntos, pesquisas bibliogrficas e os levantamentos de dados obtidos. Outrossim, a pesquisa exploratria qualitativa possui algumas caractersticas bsicas ou vantagens, como o acumulo de informaes sobre determinado fenmeno, que tambm podem ser analisados por outros pesquisadores, com objetivos diferentes (LAKATOS e MARCONI, 2001). O questionrio um instrumento de coleta de dados, constitudo por uma srie ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito e sem a interferncia do entrevistador (Lakatos e Marconi, 2001, pg. 201). Um questionrio ser selecionado como forma de coleta de dados j que ele propiciar uma economia de tempo, grande nmero de dados, respostas mais rpidas e precisas alm de atingir um maior nmero de pessoas simultaneamente Estes questionrios sero entregues a todos os alunos do curso de EaD em matemtica da UNEB Plo Paulo Afonso, com vistas a analisar se os alunos j tiveram algum contato com softwares matemticos e se a partir da utilizao do GeoGebra eles obtiveram uma aprendizagem significativa.

11 Em um segundo momento, ser realizada uma pesquisa experimental no laboratrio de informtica do NTE-11 em Paulo Afonso com o intuito de se aplicar algumas atividades de funes, geometria plana e analtica, primeiramente sem o apio do software, almejando com isso colocar frente e frente a aprendizagem sem o apio do mesmo e logo aps utilizlo demonstrando assim um melhor metodologia para ser abordada nas aulas em EaD. Esta pesquisa ir ocorrer no NTE 11 em Paulo Afonso-BA com os alunos do curso de matemtica distncia. Sendo assim, dispomos de um laboratrio de informtica e como o software que ser utilizado livre, estar disponvel na Internet e conseqentemente ir ser introduzido no ambiente virtual como arquivos em um frum especfico para a pesquisa, no sendo necessrio programas especficos para sua aplicao.

H) CRONOGRAMA

2009/2010 Elaborao do projeto de pesquisa Coleta do acervo bibliogrfico Aplicao de atividades com o software GeoGebra Elaborao dos instrumentos para coleta de dados (p/ pesquisa de campo) Pesquisa de campo Apresentao do projeto em painel

Out

Nov

Dez

Jan

12

I) REFERNCIAS ALVES, LYNN R. GAMA. Novas Tecnologias: instrumento, ferramenta ou elementos estruturantes de um novo pensar. Revista da FAEEBA, Salvador, p.141-152, 1998. BICUDO, Maria Aparecida (org). Pesquisa em Educao Matemtica: Concepes e Perspectivas. So Paulo: UNESP, 1999. BORBA, M. Informtica trar mudanas na educao brasileira?. Campinas: Zetetik v.4, p.123 134, 1996. BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informtica e Educao Matemtica. Belo Horizonte: Autntica Editora, p. 98, 2001. CARRAHER, DAVID WILLIAM. Educao Tradicional e Educao Moderna. In: Terezinha Nunes Carraher (Org) Aprender Pensando: contribuies da Psicologia Cognitiva para a Educao. Petrpolis. Vozes, 1986.

13 ______. A aprendizagem de conceitos com o auxlio do computador. In: Alencar, Eunice M. S. Soriano (organizadora). Novas Contribuies da Psicologia aos processos de ensino e aprendizagem 4. Ed. So Paulo: Cortez, 2001. D'AMBROSIO, U. Da Realidade Ao, Reflexes sobre Educao (e) Matemtica. Campinas. Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1986. ______. Educao Matemtica: da teoria prtica. Campinas. Papirus, 1996. ______.Educao para uma Sociedade em Transio, Campinas, Papirus, 1999. KENSKY, Vani Moreira. Novas Tecnologias: O redimensionamento do espao e do tempo e os impactos no trabalho docente. In: Revista Brasileira de Educao n 8. Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao, mai.- ago. 1998. LAKATOS, E.M. Marconi, M.A. Fundamentos de Metodologia cientifica. 4 Ed. So Paulo: Editora Atlas, 2001. LVY, Pierre. As tecnologias da inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. Rio de janeiro: 34, 1994. MACHADO, N. Jos. Matemtica e Realidade. So Paulo SP, Cortez Editora, 1997. MORAN, J. M. Interferncias dos Meios de Comunicao no Nosso Conhecimento. In: Revista Brasileira de Comunicao. So Paulo: Vol. XVII n.2, 1994. Disponvel em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/interf.htm#audiovisuais> Acesso em 03 Nov. 2009. __________.As mdias na educao. Acesso em:

<http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm>. Acesso em: 27 Nov. 2009 OLIVEIRA, C. C.; COSTA, J. W.; MOREIRA, M. Ambientes informatizados de aprendizagem: produo e avaliao de software educativo. So Paulo: Papirus, 2001.144p.

14 Parmetros Curriculares Nacionais: Introduo aos Parmetros Curriculares Nacionais / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997. Parmetros Curriculares Nacionais: Matemtica / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. RICHIT, A.; MALTEMPI, M. V. Geometria Analtica e Software de Geometria Dinmica: Uma proposta formao inicial docente em Matemtica. Disponvel em: <http://www.rc.unesp.br/igce/demac/maltempi/Publicacao/RichitMaltempi-ciem.pdf>. Acesso em 16 Ago. 2009 RUIZ, JOO LVARO. Metodologia cientfica. So Paulo: editora Atlas, 1991. SANDHOLTZ J.H., RINGSTAFF C., DWYER D. C; Trad. Marcos Antonio Guirado Domingues. Ensinando com tecnologia: Criando salas de aula centradas nos alunos Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. SILVA, CLUDIA MARIN DA. As novas tecnologias de informao e comunicao e a emergncia da sociedade informacional. Disponvel em:<http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/claudia.html>. Acesso em 08 Ago. 2009.

You might also like