You are on page 1of 13

TCNICO(A) DE CONTABILIDADE I

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.


01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 70 questes das Provas Objetivas, todas com valor de 1,0 ponto, sem repetio ou falha, assim distribudas:

LNGUA PORTUGUESA I Questes 1 a 10

MATEMTICA Questes 11 a 20

ATUALIDADES Questes 21 a 30

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 31 a 70

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior -BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por razes de segurana, o candidato no poder levar o Caderno de Questes. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no segundo dia til aps a realizao das provas na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).

06

07 08

09 10

11 12 -

DEZEMBRO / 2005

LNGUA PORTUGUESA I
Poluio na floresta Na semana passada, o ar da capital do Acre, em plena Amaznia, estava mais poludo que o da cidade de So Paulo. O fenmeno, que se repete nos meses de agosto e setembro, uma espcie de maldio geogrfi5 ca combinada irresponsabilidade ambiental. Localizado em uma confluncia de correntes de vento que passam sobre o Par, Mato Grosso e Rondnia, o Acre recebe boa parte da fumaa gerada pelas queimadas nos trs estados, os lderes do ranking dos incndios florestais. 1 0 Para piorar, tem um relevo que amplia o problema. A barreira das correntes de vento representada pela Cordilheira dos Andes faz as nuvens de fumaa pararem sobre o Acre. Com a tendncia de aumento das queimadas na regio, sabe-se que a situao se tornar cada vez mais grave. 1 5 Neste ano, a questo ganhou dimenso ainda mais dramtica porque o estado vive uma das piores secas de sua histria. Os nveis de umidade do ar num lugar cercado de floresta mida chegam a rivalizar com os de Braslia, uma das cidades com o ar mais seco do pas. 20 O ar seco e a falta de chuvas deixam a vegetao mais vulnervel ao fogo. O resultado que os primeiros focos de queimada na regio comeam a aparecer pelo menos um ms antes do esperado. O prprio Acre est produzindo muito da fumaa que o sufoca, explica 2 5 o agrnomo Evandro Orfan Figueiredo, da Embrapa. Segundo o cientista, cada hectare de mata consumido pelo fogo lana na atmosfera cerca de 115 toneladas de carbono. Isso o mesmo que dizer que o peso das rvores dissolvido e diludo no ar. S em agosto, o nmero de fo3 0 cos de incndio no estado foi cinco vezes maior que o registrado ao longo de todo o ano de 2004. O fsico Saulo de Freitas, do Centro de Previso de Tempo e Estudos climticos do INPE, explica que a fumaa apenas a parte visvel do problema. No Hospital de Base de Rio Branco, 3 5 mais de 30% dos atendimentos mdicos registrados em agosto foram de crianas e idosos com problemas respiratrios provocados pelo ar contaminado.
Revista Veja, 31 ago. 2005

2
A irresponsabilidade ambiental a que se refere o texto se deve a: (A) nuvens de fumaa pairando no ar. (B) barreira de correntes de vento. (C) falta de chuvas da estao. (D) clima seco na regio. (E) aumento de queimadas.

3
A causa de a capital do Acre receber parte da fumaa proveniente das queimadas que: (A) h muitas florestas na regio atingida pelos recentes incndios. (B) a altura das Cordilheiras dos Andes no deixa o ar circular o suficiente. (C) ela se localiza no encontro de correntes de vento vindas de outros estados. (D) o relevo geogrfico da regio favorece a estagnao das nuvens de poluio. (E) o ar seco e a falta de chuvas deixam a vegetao mais favorvel ao fogo.

4
O trecho Os nveis de umidade do ar num lugar cercado de floresta mida chegam a rivalizar com os de Braslia, uma das cidades com o ar mais seco do pas. (l. 17-19) traz uma noo de: (A) causa-efeito. (B) contraste. (C) detalhamento. (D) exemplificao. (E) escalonamento.

5
A palavra isso, na frase Isso o mesmo que dizer que ...( l. 28), se refere ao fato de que: (A) diariamente, so lanadas cerca de 115 toneladas de carbono. (B) a quantidade de fumaa do incndio dissolvida e espalhada no ar. (C) a fumaa vem de cada hectare de mata consumido pelo fogo. (D) jogado no ar um tanto de carbono equivalente quantidade de mata queimada. (E) o peso das rvores de 115 hectares em todo o territrio queimado.

6 1
De acordo com o texto, os estados que so os maiores responsveis por incndios florestais so: (A) Acre, Amazonas e So Paulo. (B) Acre, So Paulo e Par. (C) Acre, Amazonas e Rondnia. (D) Par, Mato Grosso e Rondnia. (E) Par, Mato Grosso e Amazonas. Os incndios florestais que ocorrem ___ partir de agosto caminham em direo ___ grandes cidades e tendem ___ se alastrar pela regio. Preenche corretamente as lacunas do perodo acima a opo: (A) a s a (B) a as a (C) s a (D) s (E) as

2
TCNICO(A) DE CONTABILIDADE I

7
A questo ganhou dimenso ainda mais dramtica porque o estado vive uma das piores secas de sua histria. Assinale a nica opo em que o trecho em destaque NO equivale ao trecho sublinhado no perodo acima. (A) Como o estado vive uma das piores secas de sua histria, a questo ganhou dimenso ainda mais dramtica. (B) Em virtude de o estado viver uma das piores secas de sua histria, a questo ganhou dimenso ainda mais dramtica. (C) Por menos que o estado viva uma das piores secas de sua histria, a questo ganhou dimenso ainda mais dramtica. (D) Pelo fato de o estado viver uma das piores secas de sua histria, a questo ganhou dimenso ainda mais dramtica (E) J que o estado vive uma das piores secas de sua histria, a questo ganhou dimenso ainda mais dramtica.

MATEMTICA
11
Diesel 3 (mil m )

16.888 16.584 16.244

2001

2002

2003

ano

Disponvel em: http://www.oglobo.com.br/petroleo 8 out. 2005

8
Indique a opo que avalia corretamente como verdadeira (V) ou falsa (F) cada afirmao abaixo sobre o segundo pargrafo do texto. ( ) As condies climticas favoreceram o incndio na Amaznia. ( ) O nmero de focos de incndio quintuplicou em agosto. ( ) Velhos e crianas constituem 1/3 dos que procuraram ajuda hospitalar. A seqncia correta : (A) V V F (C) V F F (E) F F V (B) V F V (D) F V V

O grfico acima apresenta as vendas de leo diesel pelas distribuidoras brasileiras, em milhares de metros cbicos, nos anos de 2001 a 2003. Se o aumento linear observado de 2001 para 2002 fosse mantido de 2002 para 2003, as vendas em 2003 teriam sido x milhares de m3 maiores do que realmente foram. Desse modo, o valor de x seria: (A) 304 (B) 608 (C) 754 (D) 948 (E) 1.052

12
Joo retirou uma carta de um baralho comum (52 cartas, 13 de cada naipe) e pediu a Jos que adivinhasse qual era. Para ajudar o amigo, Joo falou: A carta sorteada no preta, e nela no est escrito um nmero par. Se Jos considerar a dica de Joo, a probabilidade de que ele acerte qual foi a carta sorteada, no primeiro palpite, ser de:

9
A expresso que, no texto, substitui, de acordo com a norma culta, o adjetivo destacado em irresponsabilidade ambiental ( l. 5) : (A) at o ambiente. (B) ao ambiente. (C) do ambiente. (D) com o ambiente. (E) para o ambiente.

1 4 8 (C) 13 5 (E) 26
(A)

4 13 1 (D) 16
(B)

13
Desde 1975 acreditava-se que o Monte Everest, ponto mais alto do mundo, tinha 8.848,13 m de altura. Mas um novo estudo, realizado pelo Escritrio Estatal de Pesquisa e Mapeamento da China, com auxlio de satlites e altmetros de ltima gerao, constatou que a altura do Monte Everest , na verdade, 8.844,43 m. A diferena, em metros, entre as duas medidas de: (A) 3,3 (B) 3,7 (C) 3,9 (D) 4,3 (E) 4,7

10
Indique a opo em que o verbo haver est empregado de modo INCORRETO. (A) H muito tempo que no se via incndio to grande. (B) Haviam incontveis problemas decorrentes do incndio. (C) Haja vista os exemplos que nos do o descaso com a natureza. (D) Aquele fulano tem de se haver comigo! (E) Eles ho de conseguir salvar o Amazonas do desmatamento!

3
TCNICO(A) DE CONTABILIDADE I

14
No Campeonato Brasileiro de Futebol, cada vitria vale trs pontos e cada empate, um ponto. Um time jogou algumas partidas e, sem sofrer qualquer derrota, marcou 23 pontos. Se o nmero de vitrias foi o maior possvel, quantas partidas esse time jogou? (A) 7 (B) 8 (C) 9 (D) 10 (E) 11

18
Ao negociar a compra de certa mercadoria com um fornecedor, um comerciante lhe disse: Se voc me der R$1,00 de desconto em cada pea, poderei comprar 60 peas com a mesma quantia que eu gastaria para comprar 50. Se o fornecedor der o desconto pedido, o comerciante pagar, em reais, por pea: (A) 9,00 (B) 8,00 (C) 7,00 (D) 6,00 (E) 5,00

15
Para comprar um sanduche, um refresco e um sorvete, gastei R$9,00. Se eu comprasse um refresco, trs sorvetes e um sanduche, gastaria R$15,00. Com a quantia necessria para comprar um sanduche e um refresco, quantos sorvetes posso comprar? (A) 2 (B) 3 (C) 4 (D) 5 (E) 6

19
Um levantamento feito em determinada empresa, sobre o tempo de servio de seus funcionrios, apresentou o resultado mostrado na tabela abaixo:

16
C D P R S A Na figura acima, os tringulos ASD, ARB, CQB e DPC so congruentes. Os pontos P, Q, R e S so pontos mdios dos segmentos DS, PC, QB e RA, respectivamente. Se PQRS um quadrado cujos lados medem 2cm, a medida do segmento AB, em cm, igual a:
(A)

Homens Mulheres 10 anos ou mais 33 21 Menos de 10 anos 48 24 Total 81 45

Total 54 72 126

Um prmio ser sorteado entre os funcionrios que trabalham h pelo menos 10 anos nessa empresa. A probabilidade de que o ganhador seja uma mulher de: (A)
1 6 4 9

(B) (D)

5 6

(C) (E)

7 18

11 18

20

(B) 2 5

(C) 2 6

(D) 5

(E) 6

17
Um restaurante oferece cinco ingredientes para que o cliente escolha no mnimo 2 e no mximo 4 para serem acrescentados salada verde. Seguindo esse critrio, de quantos modos um cliente pode escolher os ingredientes que sero acrescentados em sua salada? (A) 25 (B) 30 (C) 36 (D) 42 (E) 50

Uma bola de borracha perfeitamente esfrica tem 2,6cm de raio. A altura mnima h, em cm, de uma embalagem cilndrica na qual possvel acomodar 3 bolas, como mostra a figura acima, de: (A) 7,8 (B) 9,8 (C) 12,6 (D) 14,6 (E) 15,6

4
TCNICO(A) DE CONTABILIDADE I

ATUALIDADES
21
A ao do homem sobre a natureza tem gerado preocupaes de que estaramos tocando os limites da biosfera terrestre. Abaixo esto indicados aspectos relacionados a essa ao, EXCETO um. Assinale-o. (A) Ocorrncia de intensos terremotos e maremotos em reas de choque de placas tectnicas. (B) Multiplicao do uso da gua gerando reas carentes de gua limpa, habitadas por um tero da humanidade. (C) Elevao da temperatura mdia da Terra, provocando o derretimento do gelo nas calotas polares. (D) Extino de centenas de espcies de seres vivos catalogadas e degradao de seus ambientes. (E) Crescimento da emisso de gases poluentes na atmosfera, aumentando as mortes ligadas poluio.

24
A Confederao Nacional da Indstria revisou suas principais projees para a economia brasileira, ajustando, em setembro, as estimativas apresentadas em julho de 2005, conforme quadro abaixo.

As estimativas
INDICADORES PIB PIB industrial Vendas (indstria transformao) Exportaes Importaes Taxa mdia de juros Superavit primrio IPCA Consumo das famlias Custeio governo Investimentos Agropecuria Servios
Fonte: CNI
Jornal O Globo, 28 set. 2005.

SETEMBRO / 2005 3,5% 4,4% 4% US$ 117 bilhes US$ 76 bilhes 19,1% 4,85% 5,1% 3,2% 1,8% 4% 3,2% 2,5%

JULHO / 2005 3,2% 4,2% 3,8% US$ 114 bilhes US$ 76 bilhes 19,1% 4,5% 6% 2,9% 1% 4% 2,2% 2,5%

22
A respeito de um dos programas mais centrais do Ministrio do Desenvolvimento Social, o Bolsa Famlia, afirma-se que: I - compe a poltica social do governo federal, visando, dentre outros, ao combate sistemtico fome do pas; II - tem como pblico-alvo famlias com renda mensal per capita inferior a R$ 100,00; III - tem cerca da metade das famlias beneficirias vivendo nos estados da regio Norte. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

23 A pedra deu lugar ao bronze, o bronze ao ferro, o ferro ao ao. Cada um desses materiais teve um melhor substituto que seu antecessor. Mas, hoje, v-se o contrrio. Ainda no temos uma alternativa eficiente e barata para o petrleo.
Revista Veja, ed. 1925, 05 out. 2005.

Com base nessa reviso de estimativas, correto afirmar que o(a): (A) poltica monetria far retroceder o consumo das famlias. (B) inflao tender a superar o acmulo das sucessivas deflaes. (C) saldo da balana comercial ter uma elevao do superavit. (D) produto interno bruto acompanhar o ritmo dos investimentos. (E) setor industrial manter maior crescimento do que o agropecurio.

25
No Brasil, comenta-se sobre a necessidade de um novo pacto federativo, a fim de que se redistribuam competncias entre os nveis de governo. Sabe-se que nas prefeituras tm subido os custos com servios de responsabilidade de estados ou da Unio. A razo que explica essa situao dos municpios brasileiros a(o): (A) reduo do nmero de estatais federais, nos ltimos dois anos. (B) presso da populao para que as prefeituras cubram servios bsicos. (C) diminuio da carga tributria, nos ltimos cinco anos. (D) terceirizao de servios pblicos, por parte dos estados e da Unio. (E) descaso estadual com o cumprimento da lei de responsabilidade fiscal.

A opinio acima de Colin Campbell e refere-se a um dos aspectos do atual estado da crise energtica. Assinale a alternativa que apresenta uma conseqncia diretamente vinculada crise do setor petrolfero. (A) Desestatizao massiva das principais empresas petrolferas. (B) Onda de fuses empresariais, como o exemplo da Exxon com a Mobil. (C) Reduo global do consumo de barris dirios, sobretudo na Europa. (D) Surgimento de combustveis mais energticos que o petrleo, como o etanol. (E) Atuao estratgica da OPEP para aumentar sua produo e reduzir preos.

5
TCNICO(A) DE CONTABILIDADE I

26
Leia os argumentos sobre o projeto de transposio das guas do rio So Francisco. Texto I:

28

O projeto pretende pr fim indstria da seca, que usa a gua levada por carros-pipa para conseguir votos. Assim, a prioridade levar gua para a populao. Se houver sobra, ela ser usada na irrigao.
Texto II:

Jornal do Brasil, 07 out. 2005.

A proliferao de bolsas de apostas e o afastamento, por corrupo, de alguns rbitros vm afetando o futebol, tanto no Brasil quanto em outros pases, sobretudo da Europa e da sia.

A distribuio de gua pelo projeto ficar sob controle dos governadores, que tero sua fora poltica ampliada. Como o custo da gua ser alto, ela somente ser usada em grandes fazendas. A populao pobre no ter benefcios.
Jornal Folha de So Paulo, 09 out. 2005.

Os sites de apostas, que tm verses pelo menos em duas lnguas, so mais uma faceta da globalizao. Depois de preencher um cadastro, o internauta pode escolher o resultado de jogos do mundo inteiro e pagar suas apostas em depsito bancrio e carto de crdito. Os prmios so depositados na mesma conta-corrente.
Jornal O Globo, 02 out. 2005.

A leitura comparativa dos Textos I e II permite afirmar corretamente que: (A) ambos se restringem a uma viso tcnica do problema. (B) ambos preconizam o fim da ideologia por meio da poltica. (C) a perspectiva do primeiro se contrape do segundo. (D) a concepo ambiental do primeiro refora a do segundo. (E) o segundo texto justifica e explica o primeiro.

Assinale a alternativa que apresenta o ttulo mais adequado ao texto e imagem acima. (A) Mundo sem tica. Os parasos fiscais postos em questo. (B) Planeta desigual. Triunfo no Norte, crise no Sul. (C) Globalizao perversa. Investimentos estrangeiros e crise do emprego. (D) Nos pores da globalizao. O crescimento difuso das prticas mafiosas. (E) Mquina de guerra virtual. Dinheiro, Internet e conflito entre naes.

27
O Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2003, trata, em seu primeiro artigo, do Sistema Nacional de Armas (SINARM), sobre o qual correto afirmar que: (A) coordena os planos de trabalho das Secretarias de Segurana Pblica dos estados e do Distrito Federal. (B) tem por objetivo identificar e cadastrar as armas de fogo das Foras Armadas e Auxiliares. (C) vinculado ao Congresso Nacional e foi criado para realizar o referendo popular de outubro de 2005. (D) institudo no Ministrio da Justia, no mbito da Polcia Federal, com circunscrio em todo o Pas. (E) foi responsvel pelas frentes de campanha do sim e do no, para o referendo previsto no artigo 35 daquele Estatuto.

29
A concluso da Rodada de Doha, a cargo da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), ser efetivada em dezembro de 2005. Neste sentido, dilogos bilaterais vm sendo realizados, como aquele entre Brasil e Estados Unidos. Nesse contexto, acerca da situao do governo brasileiro com relao OMC e aos Estados Unidos, correto afirmar que o(a): (A) governo brasileiro espera do governo dos E.U.A. a reduo do ndice dos subsdios agrcolas. (B) governo brasileiro, ao defender a sua liderana no Mercosul, afasta-se das negociaes comandadas pela OMC. (C) governo dos E.U.A. recusa-se a colaborar com o Brasil, devido resistncia brasileira criao da ALCA. (D) governo norte-americano pressiona Braslia por um maior acesso ao mercado brasileiro, contrariando a OMC. (E) OMC mantm uma relao tensa com o Brasil, em virtude do bilateralismo praticado por Braslia.

6
TCNICO(A) DE CONTABILIDADE I

30 O Clima entre China e Taiwan pode manter-se sempre tenso devido ameaa constante de guerra. Depois da aprovao, no incio do ano, da Lei Anti-Secesso chinesa, que autoriza o uso da fora contra separatistas da ilha, a sensao de paz por um fio ainda maior.
Jornal O Globo, 09 out. 2005.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
31
Analise o registro contbil a seguir, como um conjunto nico das operaes realizadas. Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2005 Diversos a Bancos c/Movimento Banco A Mveis e Utenslios Pago Industria Mobiliria, conforme 2.900,00 NF n 1234 Veculos Pago Campe Renault F.1 Ltda. 35.000,00 Conforme NF n 5421

Sobre as relaes entre a Repblica Popular da China e Taiwan, marcadas por convergncias e tambm, srias divergncias, est correto afirmar que: (A) a Lei Anti-Secesso, criada pelos chineses, busca impedir que se repita com Taiwan a mesma situao de Hong-Kong, hoje isolada da China. (B) a insistente proposta de Taiwan de tornar-se membro da ONU, como pas independente, agrava a dbil relao comercial entre a China e a ilha. (C) o desempenho econmico da ilha uma decorrncia dos investimentos chineses, ao longo de dcadas, em funo dos planos socialistas de Pequim. (D) o embate entre nacionalistas taiwaneses e socialistas chineses refora a posio, por parte de Pequim, de que a ilha no faz parte da China. (E) cerca da metade dos investimentos feitos por empresas taiwanesas no exterior est na China, atestando ntidos laos econmicos entre ambas.

37.900,00

Pode-se afirmar que tal conjunto apresenta os requisitos necessrios a uma partida de: (A) Caixa. (B) Conta corrente. (C) Dirio. (D) Razo. (E) Razonete.

32
Analise os razonetes abaixo, referentes a um determinado fato administrativo . Caixa SA 200.000,00 (1) 50.000,00 correto afirmar que eles correspondem ao registro contbil de: (A) aumento de capital, com parte em dinheiro. (B) integralizao em dinheiro, de capital subscrito. (C) pagamento aos acionistas, em dinheiro. (D) pagamento de capital a realizar, em dinheiro. (E) subscrio de capital, em dinheiro. SA Acionistas c/ capital 500.000,00 50.000,00 (1)

33
A frase No h dbito (s) sem crdito (s) correspondente(s). indica a(o): (A) essncia do mtodo das partidas dobradas. (B) encerramento das contas de resultado. (C) encerramento das contas patrimoniais. (D) registro contbil pelo regime de caixa. (E) registro contbil pelo regime de competncia.

7
TCNICO(A) DE CONTABILIDADE I

34
A Neves Ltda. conserta equipamentos de ar condicionado central. Em out. 2005, recebeu, da Empresa Vero Ltda., R$ 50.000,00, por conta de servios futuros a realizar, nos equipamentos da mesma, nos meses de dezembro a janeiro. Sem considerar data e histrico, qual deve ser o lanamento deste recebimento na Neves Ltda., em out. 2005?
(A) Adiantamento de Clientes a Receita de Servios (B) Caixa a Clientes (C) Caixa a Receita de Servios (D) Caixa a Adiantamento de Clientes (E) Servios Futuros a Realizar a Adiantamentos a Pagar

37
Considere o seguinte registro contbil: Despesa de Materiais de Escritrio a Estoque de Materiais de Escritrio 2.250,00

50.000,00

O lanamento descrito, sem a data e o histrico, representa a operao de: (A) apurao do estoque de material de escritrio. (B) compra do material de escritrio, no perodo. (C) consumo de material de escritrio, no perodo. (D) desembolso do gasto com material de escritrio. (E) despesa na compra de material de escritrio.

50.000,00

38
Pelo regime de competncia de exerccios, as despesas so consideradas em funo do: (A) ato de sua contratao. (B) desembolso do gasto realizado. (C) efetivo pagamento. (D) fato gerador. (E) gasto efetuado.

50.000,00

50.000,00

50.000,00

39
A Companhia Flores S/A, em 1 nov. 2004, fez uma aplicao temporria em Ttulos Mobilirios (Valores Mobilirios), para resgate em 30 jun. 2005. Em 31 dez. 2004, quando da elaborao do Balano, foram apurados os seguintes valores, em reais, relativos a tais Ttulos Mobilirios: Custo de Aquisio Juros Calculados at a data do Balano Atualizao dos Ttulos at a data do Balano Valor de Negociao dos Ttulos na data do Balano 500.000,00 20.000,00 10.000,00 550.000,00

35
As partidas de 2a frmula so compostas por uma conta a dbito e duas ou mais contas a crdito. Considerando tais aspectos, analise o seguinte lanamento de 2a frmula: Caixa a Diversos a Duplicatas a Receber a Juros de mora Ativos

10.000,00 500,00

10.500,00

O registro contbil acima indica que ocorreu um aumento, em reais, de (A) 500,00 no ativo disponvel. (B) 500,00 no patrimnio lquido. (C) 10.000,00 no ativo disponvel. (D) 10.500,00 no ativo circulante. (E) 10.500,00 no patrimnio lquido.

Considerando exclusivamente as informaes acima e os critrios tcnicos de avaliao dos ativos, o valor considerado para esses Valores Mobilirios, no Balano de 31 dez. 2004, em reais, foi: (A) 550.000,00 (B) 530.000,00 (C) 520.000,00 (D) 510.000,00 (E) 500.000,00

36
Considerando os conceitos tcnicos dos lanamentos de 2a e 3a frmulas, correto afrimar que a(s): (A) 2a frmula facilita os registros a dbito. (B) 3a frmula facilita os registros a dbito. (C) duas frmulas possuem as mesmas caractersticas. (D) duas frmulas so de uso obrigatrio, na escriturao. (E) duas frmulas so utilizadas para facilitar a escriturao.

40
O valor do Imposto de Renda suportado pelas sociedades annimas de capital fechado, registrado no seu passivo, na data do Balano, avaliado pela(o): (A) inflao ocorrida entre os dois balanos. (B) mutao patrimonial do perodo. (C) variao cambial ocorrida no perodo. (D) valor do registro original. (E) valor conhecido ou calculvel.

8
TCNICO(A) DE CONTABILIDADE I

41
A Companhia Nobre S/A, que compra e vende um s tipo de mercadoria, encerrou um determinado exerccio social com um estoque no valor de R$1.250.000,00. No mesmo dia do encerramento, por uma questo conjuntural, todos os fornecedores dessa mercadoria anunciaram uma deflao de 10% nos preos por eles praticados. Considerando os dados acima e os critrios de avaliao dos ativos, determinados pela legislao societria (Lei 6.404/76), que dispe sobre as Sociedades por Aes, a Companhia deve: (A) manter a situao atual do estoque. (B) aumentar o valor do estoque, para ajust-lo ao valor de mercado. (C) ajustar o custo do estoque com a reduo do seu valor original. (D) realizar o diferimento do ajuste, para apropriao futura. (E) constituir proviso, para ajustar o estoque ao valor de mercado.

44
So as contas representativas do capital subscrito e por deduo a parcela ainda no realizada A definio acima representa o conceito de: (A) Acionista conta Capital. (B) Capital a Integralizar. (C) Capital disposio da empresa. (D) Capital prprio. (E) Capital Social.

45
No seguinte conjunto de informaes apresentado por uma sociedade annima, a nica Reserva de Capital : (A) Subvenes para investimento. (B) Reavaliao de imveis. (C) Lucros no realizados. (D) Dividendo obrigatrio no distribudo. (E) Expectativa de ocorrncia de inundaes.

42
Em 1 jul. 2004, a Laminados S/A contraiu um emprstimo no Banco do Brasil, em reais, para pagamento do principal e dos encargos remuneratrios, atualizao monetria e juros, no vencimento em junho de 2005. Em 31 dez. 2004, antes do levantamento do Balano, a rea financeira apresentou as seguintes informaes sobre o emprstimo, apuradas at 31 de dezembro, ao Departamento de Contabilidade, para o registro contbil cabvel no aludido balano de 2004: Valor do emprstimo R$ 200.000,00; Atualizao pela Taxa CDI R$19.840,00; Juros R$32.976,00; Atualizao pela variao cambial R$16.320,00. Considerando as informaes acima e os critrios de avaliao dos passivos, o valor do emprstimo, no balano de 31 dez. 2004, em reais, foi: (A) 219.840,00 (B) 232.976,00 (C) 249.296,00 (D) 252.816,00 (E) 269.136,00

46
No balancete de verificao final, antes do levantamento do Balano, em 31 dez. 2004, foram apuradas as seguintes informaes, relativas aos saldos das contas. Em reais Capital Social 1.250.000,00 Reserva Legal 125.000,00 Reserva Estatutria 100.000,00 Lucros Acumulados 75.000,00 Total 1.550.000,00 No mesmo exerccio social de 2004, na Demonstrao do Resultado do Exerccio, foi apurado o prejuzo de R$ 515.200,00. No Balano encerrado em 2004, a Conta Prejuzo Acumulado dever apresentar, em reais, o saldo devedor de: (A) 215.200,00 (B) 315.200,00 (C) 340.200,00 (D) 440.200,00 (E) 515.200,00

43
Entende-se por perodo contbil: (A) qualquer perodo de tempo estabelecido pela empresa. (B) qualquer perodo de tempo, desde que no ultrapasse 31 de dezembro de cada ano, obrigatoriamente. (C) perodo de doze meses. coincidente com o ano-calendrio, obrigatoriamente. (D) perodo de doze meses. no coincidente com o ano-calendrio, exclusivamente. (E) o espao de tempo escolhido para a contabilidade apresentar a situao patrimonial e financeira.

47
Uma Companhia que adotava o Mtodo da Mdia Ponderada Mvel para avaliar seu estoque de mercadorias passou a adotar o Mtodo PEPS. Esta mudana redundou numa reduo de R$ 220.000,00 no Custo das Mercadorias Vendidas. A diferena apurada deve ser contabilizada como: (A) reduo do estoque. (B) aumento do estoque. (C) ajuste de exerccios anteriores. (D) despesa operacional do exerccio. (E) aumento do custo das mercadorias vendidas.

9
TCNICO(A) DE CONTABILIDADE I

48
As informaes a seguir foram extradas dos registros da Companhia Centauro S/A. Exerccio Social 2003 Lucros Acumulados 750.000,00 Exerccio Social 2004 Lucro Lquido do Exerccio 2.550.000,00 Proviso para Imposto de Renda 382.500,00 Proviso para Contingncias 105.000,00 Reserva Legal 127.500,00 Reserva de gio 220.550,00 Dividendos Propostos 2.275.000,00 Considerando, exclusivamente, os dados propostos na questo, o saldo da Demonstrao do Lucro ou Prejuzo Acumulado, em 2004, em reais, : (A) 2.951.950,00 (B) 2.464.450,00 (C) 1.714.450,00 (D) 897.500,00 (E) 676.950,00

51
Em abril.2004, a companhia Notas S/A baixou de sua carteira uma duplicata a receber, considerada incobrvel, no valor de R$ 12.000,00, contra a respectiva proviso. Em novembro do mesmo ano o cliente compareceu na companhia Notas e pagou a aludida duplicata em dinheiro. O registro contbil deste recebimento ser feito a Dbito de Caixa e a crdito de: (A) Duplicatas a Receber. (B) Proviso para Devedores Duvidosos. (C) Despesa de Devedores Duvidosos. (D) Clientes. (E) Outras Receitas Operacionais.

52
A demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido fornece a movimentao ocorrida, num exerccio, nas contas integrantes do patrimnio lquido. Por isso ela uma demonstrao: (A) exigida pela Comisso de Valores Mobilirios, para as companhias abertas (B) exigida pela Comisso de Valores Mobilirios, para as companhias fechadas (C) exigida pela Comisso de Valores Mobilirios, para as sociedades annimas; (D) obrigatria pela lei das sociedades annimas, para as sociedades annimas; (E) obrigatria pela lei das sociedades annimas, para todos os tipos de sociedade.

49
Anotaes feitas pela Contabilidade, antes dos ajustes patrimoniais cabveis, no encerramento do exerccio social, para a elaborao do balano de 2004, demonstram.
Duplicatas a Receber Duplicatas Descontadas Duplicatas Consideradas Incobrveis, ainda no baixadas Cheques a Receber Proviso para Devedores Duvidosos (antes dos ajustes) Experincia da inadimplncia, da Cia. 2.540.000,00 840.000,00 40.000,00 120.000,00 80.000,00 8%

53
A demonstrao contbil que objetiva apresentar, de forma ordenada e sumariada, principalmente as informaes relativas s operaes de financiamento e investimento da empresa, durante um o exerccio, denominada: (A) Balano Patrimonial. (B) Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos. (C) Demonstrao do Resultado do Exerccio. (D) Demonstrao do Lucro ou Prejuzo Acumulado. (E) Demonstrao do Valor Agregado.

O saldo da Conta Proviso para Devedores Duvidosos, em reais, no Balano do 2004, : (A) 132.800,00 (B) 145.600,00 (C) 200.000,00 (D) 216.000,00 (E) 240.000,00

50
Uma das providncias que o antecede a elaborao do Balano consiste no encerramento das contas de resultado. O encerramento das Contas de Despesas feito por
DBITO Demonstrao do Resultado (A) do Exerccio (B) Lucros Acumulados CRDITO Cada conta de Despesa Cada conta de Despesa Demonstrao do Resultado do Exerccio Cada conta de Despesa Lucro Acumulado

54
Uma Companhia tem um investimento permanente, considerado de pequeno valor, em outra sociedade. Neste caso, qual deve ser o procedimento da investidora em relao s perdas consideradas definitivas na investida? (A) Ajustar o valor original ao de mercado. (B) Ajustar o valor do investimento por estimativa. (C) Ajustar o valor do investimento pela equivalncia patrimonial. (D) Fazer uma proviso para perda, no investimento. (E) Reduzir o investimento em valor proporcional ao da perda na investida.

(C) Cada conta de Despesa (D) Resultado do Exerccio (E) Resultado do Exerccio

10
TCNICO(A) DE CONTABILIDADE I

55
A Companhia Norma S/A, no encerramento do exerccio, em 31 dez. 2004, antes de elaborar as demonstraes contbeis, fez as seguintes anotaes, em reais: Lucro Lquido do Exerccio 2004 1.150.000,00 Receitas includas no aludido Lucro Lquido do Exerccio Ganho no Investimento, pela Equivalncia Patrimonial 365.000,00 Vendas de Longo Prazo Vencimento em 2005 100.000,00 Vencimento aps 2005 287.500,00 Reserva Legal, constituda em 2004 57.500,00 Dividendos previstos no Estatuto da Companhia 50% do lucro Sabendo que a Companhia, adotando as prerrogativas estabelecidas pela Lei que dispe sobre as Sociedades por Aes (lei 6.404/76), aprovou a constituio da Reserva de Lucros a Realizar, o valor, em reais, de dividendos mnimos propostos pela administrao : (A) 340.000,00 (B) 397.500,00 (C) 497.500,00 (D) 546.250,00 (E) 575.000,00

57
So mtodos de valiao de estoque permitidos pela teoria Contbil: I II III IV PEPS; UEPS; Mdia ponderada mvel; Preo especfico.

Para fins fiscais, so considerados Mtodos de Avaliao, apenas: (A) I. (B) I e II. (C) I e III. (D) I e IV. (E) I, III e IV.

58
Uma empresa adquiriu um determinado bem, cuja vida til original estimada em 5 anos, por R$ 200.000,0. Pagou ainda R$ 6.000,00 de frete e R$10.000,00 de instalaes, indispensveis para o bom funcionamento do bem. A depreciao simples, no segundo ano de uso, calculada pelo Mtodo da Soma dos Dgitos , em reais, igual a: (A) 13.600,00 (B) 28.800,00 (C) 40.000,00 (D) 43.200,00 (E) 57.600,00

56
A Lemos S/A, que em 2002 adquiriu 20% das aes da Fonte S/A, seu nico investimento em participaes societrias, apresentou, no balano de 2003, a seguinte informao: ATIVO PERMANENTE INVESTIMENTOS Avaliados pela Equivalncia Patrimonial Cia. Fonte

59
A Companhia Comercial Sulca S/A, enquadrada na tributao pelo lucro real, ao final de um determinado exerccio social, apresentou as seguintes informaes:
Custo das Vendas Despesa de Depreciao Despesa de Devedores diversos (PDD) Despesas Comerciais Despesas Financeiras Llquidas Dividendo recebido, Investimento Avaliado pelo Custo Ganho na Venda de Imobilizado Perda pelo Mtodo da Equivalncia Patrimonial Vendas Lquidas 300.000,00 25.000,00 10.000,00 100.000,00 80.000,00 8.000,00 15.000,00 20.000,00 800.000,00

1.250.000,00

Em 2004, a Fonte S/A. apresentou em suas demonstraes contbeis e respectivas notas explicativas,as seguintes informaes: Lucro lquido do exerccio 2004 Reserva de reavaliao constituda em 2004 Dividendos propostos, em 2004 2.125.500,00 555.200,00 1.260.480,00

Considerando as informaes acima, o resultado da avaliao do investimento em 2004, pelo Mtodo da Equivalncia Patrimonial, em reais, foi: (A) 536.100,00 (B) 425.100,00 (C) 284.100,00 (D) 173.100,00 (E) 111.000,00

Considerando as determinaes fiscais no livro de apurao do lucro real LALUR, quais foram os valores apurados , em reais, referentes ao lucro contbil (LAIR) e ao lucro real, respectivamente? (A) 288.000,00 e 300.000,00 (B) 280.000,00 e 290.000,00 (C) 288.000,00 e 310.000,00 (D) 288.000,00 e 318.000,00 (E) 300.000,00 e 298.000,00

11
TCNICO(A) DE CONTABILIDADE I

60
Considere as seguintes informaes: Em 2003, saldo do prejuzo fiscal, parte B do LALUR (Livro de Apurao do Lucro Real): R$ 85.500,00. Em 2004, Demonstrao do Lucro Real (parte A do LALUR): Lucro lquido do exerccio (+) Adies (-) Subtraes (=) Lucro Real 175.200,00 28.150,00 (3.350,00) 200.000,00

63
A Empresa ALFA vende para a empresa BETA R$ 50.000,00 em mercadorias, estando inclusos neste montante 17% de ICMS. O registro correto desta operao, em reais, na empresa BETA, : (A) Diversos a Fornecedores Estoque de Mercadorias 41.500,00 ICMS a Recuperar 8.500,00 50.000,00 (B) Diversos a Fornecedores Estoque de Mercadorias ICMS a Recuperar (C) Diversos a Diversos a Receita de Vendas a ICMS a Recuperar (D) Diversos a Diversos a Duplicatas a Receber a ICMS a Recuperar (E) Diversos a Duplicatas a Receber Estoque de Mercadorias ICMS a Recuperar

Considerando as informaes e a Lei do imposto de renda sobre a compensao de prejuzos fiscais de exerccios anteriores, o valor dessa compensao, em reais, em 2004, foi: (A) 85.500,00 (B) 60.000,00 (C) 59.850,00 (D) 52.560,00 (E) 25.650,00

50.000,00 10.240,96

60.240,96

61
A Empresa DELTA vendeu empresa GAMA mercadorias a prazo, no valor de R$ 25.000,00. Entretanto, a GAMA alegou que as mercadorias vieram com defeito de fabricao e informou que vai devolv-las. A DELTA, ento, para evitar a devoluo de mercadorias, prope uma reduo, no valor de pagamento de 20%, o que aceito pela GAMA. O registro desta operao, na empresa DELTA, em reais, ser: (A) Abatimento sobre vendas a Duplicatas a receber 5.000,00 (B) Despesa com descontos a Abatimento dobre vendas 5.000,00 (C) Fornecedores a Abatimento sobre compras 5.000,00 (D) Devoluo de vendas a Duplicatas a receber 20.000,00 (E) Descontos financeiros concedidos a Custo das mercadorias vendidas 25.000,00

50.000,00 10.240,96

60.240,96

41.500,00 8.500,00

50.000,00

41.500,00 8.500,00

58.500,00

64
Foram extradas do balancete de verificao da Cia. Brasil as seguintes contas: Em R$ Em R$
Receita Bruta Despesa com Vendas ICMS a Recolher Despesas Administrativas CMV 11.200.000,00 850.000,00 1.070.000,00 2.100.000,00 6.080.000,00 Despesa com Amortizao Despesa com Depreciao Receitas financeiras Despesas no Operacionais Despesas Financeiras 85.000,00 220.000,00 130.000,00 118.000,00 600.000,00

62
A empresa Amazonas adquiriu da Indstria Amap mercadorias sobre as quais incidiram IPI e ICMS. Sendo a Amazonas empresa comercial, o IPI constante desta aquisio dever ser: (A) registrado em conta separada, visando sua compensao com o IPI a pagar no futuro. (B) somado ao valor do ICMS e registrado na conta ICMS e IPI a recuperar. (C) segregado da operao de compra e registrado como despesa no operacional do perodo. (D) lanado simplesmente como despesa do perodo, visto no ser recupervel. (E) considerado como custo das mercadorias adquiridas.

Sabendo que a Companhia Brasil recolhe seus impostos, impreterivelmente, no prprio ms e considerando os dados acima, o RCM - Resultado com mercadorias, em reais, foi: (A) 10.130.000,00 (B) 6.080.000,00 (C) 4.050.000,00 (D) 325.000,00 (E) 207.000,00

12
TCNICO(A) DE CONTABILIDADE I

65
A Cia. SIGMA teve a seguinte movimentao de estoques:
Data Entrada Quantidade 10.01.05 20.01.05 31.01.05 12.000 18.000 Preo Unitrio 2,00 2,20 Sada Quantidade 25.000 Preo Unitrio ?

69
Foram extrados da Cia. PERNAMBUCANA os seguintes dados, em reais, referentes ao ms de setembro de 2005: Vendas Lquidas Mo-de-obra Direta (MOD) Mo-de-obra Indireta (MOI) Luz e fora da Fbrica Materiais Diversos da Fabrica Outros Custos de Fbrica Salrios de Vendedores Despesas de Viagens Publicidade e Propaganda Salrios do Escritrio Despesas Diversas do Escritrio Lucro Bruto do Exerccio Compras Lquidas
Inventrios Matria prima Produtos em Processo Produtos acabados Inicial 8.000,00 6.000,00 5.000,00

Sabendo-se que havia em estoque, em 31 dez .2004, 5.000 unidades, ao custo de R$ 1,80 a unidade, e utilizando-se o mtodo PEPS de avaliao de estoques, correto afirmar que o custo, em reais, das mercadorias vendidas em janeiro de 2005 foi: (A) 50.600,00 (B) 50.000,00 (C) 33.000,00 (D) 23.600,00 (E) 22.600,00

200.000,00 24.000,00 25.000,00 8.500,00 1.500,00 10.500,00 10.500,00 10.000,00 8.500,00 15.000,00 2.400,00 64.400,00 63.100,00
Final 7.000,00 5.000,00 4.000,00

66
O lanamento que registra a requisio de matrias-primas feita pela fbrica ao almoxarifado : (A) Estoque de Matria-prima a Produtos em Elaborao (B) Produtos em Elaborao a Estoques de Matrias-primas (C) Produtos em Elaborao a Fornecedores a Pagar (D) Produtos em Elaborao a Produtos Acabados (E) Fornecedores a Produtos em Elaborao

Com base nos dados acima, o custo dos produtos vendidos, em reais, montou a: (A) 144.600,00 (B) 135.600,00 (C) 134.600,00 (D) 88.100,00 (E) 64.100,00

70
Assinale a opo que apresenta a principal diferena entre o critrio de custeio por absoro e o critrio de custeio direto ou varivel.
Critrio de custeio por absoro (A) S aloca aos produtos o custo varivel (B) Considera como custo at despesas fixas (C) Apropria aos produtos tanto os custos variveis quanto os fixos (D) Acumula, nos produtos, os custos diretos, indiretos, fixos e variveis, alm dos custos imputados (E) Apropria aos produtos todos os custos, exceto o custo de oportunidade Critrio de custeio direto ou varivel Apropria todos os custos aos produtos Contabiliza como custos somente o custo direto e as despesas variveis Apropria os custos variveis, tratando os fixos como se fossem despesas do perodo Somente apropria aos produtos os custos variveis, lanando os custos fixos, na produo do perodo seguinte Apropria aos produtos os custos variveis e o de oportunidade

67
Todo o custo varivel, necessariamente, , tambm: (A) alocado aos produtos, por meio de rateio. (B) considerado um custo de transformao. (C) elemento a ser desprezado na apurao do custo real. (D) um custo indireto. (E) um custo direto.

68
Em relao a custos diretos e indiretos, assinale a afirmativa correta. (A) Matria-prima custo indireto, porque no se identifica com os produtos. (B) Depreciao das mquinas custo direto, porque se relaciona com o equipamento utilizado na produo. (C) A manuteno das mquinas custo direto, porque varia proporcionalmente ao aumento de vendas. (D) Matria-prima e mo-de-obra direta so custos diretos, porque podem ser apropriados perfeitamente aos diversos produtos fabricados. (E) O aluguel de fbrica no um item aproprivel na contabilidade de custos.

13
TCNICO(A) DE CONTABILIDADE I

You might also like