You are on page 1of 64

3

ANA PAULA DIAS MOREIRA

A REPRESENTAO DA IDENTIDADE DO JOVEM:


Uma anlise da representao da identidade do jovem no programa Altas Horas da Rede Globo

Belo Horizonte 2006

INTRODUO

O consumo dos produtos miditicos, em especial da televiso, uma realidade no Brasil e no mundo, principalmente entre os pblicos mais jovens crianas e adolescentes. A quantidade e diversidade de informao que a televiso veicula todos os dias enorme e por isso uma anlise de sua programao se faz necessria. Os adolescentes brasileiros passam em mdia quatro horas por dia em frente televiso, segundo uma pesquisa realizada em 2002 pelo Unicef1. Nesse contexto os programas televisivos apresentam, em diversos casos, contedos sem valores edificantes e pouco educativos, tendo em vista que nessa fase da vida a adolescncia a personalidade e identidade do indivduo ainda est em construo. Considerando-se o lugar ocupado pela mdia em nossa sociedade, a formao da identidade do jovem est relacionada com a divulgao e representao de contedos simblicos nos produtos da mdia. Um dos elementos essenciais nessa formao a projeo-identificao que os jovens vivenciam em relao aos personagens da cultura de massa. Esses personagens se tornam modelos, exemplos identificatrios para o pblico jovem. Nesse processo, o jovem assume elementos da identidade dessas personalidades e passam a agir de maneira parecida. Ainda nesse contexto, os jovens formam grupos em que os participantes se identificam por apresentarem gostos, jeitos, atitudes, personalidade semelhantes. Psicolgos, psicanalistas, socilogos e outros especialistas da cincia do comportamente humano so unnimes ao considerar o papel da TV na formao da criana, do adolescente, do jovem. O programa Altas Horas, da Rede Globo, destinado ao pblico jovem com um diferencial: a participao efetiva desse pblico. So os jovens que juntamente com o

Pesquisa A Voz dos Adolescentes, UNICEF/Fator OM/2002.

apresentador Serginho Groisman fazem o programa. Afinal, so eles que fazem as perguntas e travam debates com os convidados. importante registrar tambm que Serginho Groisman j uma figura de credibilidade no universo juvenil. Esta pesquisa est dividida em trs partes. No primeiro captulo ser tratado a questo da representao social e o processo de formao da identidade juvenil. O segundo captulo cuidar da mdia e da cultura de massa, trazendo um histrico sobre a televiso no Brasil e da TV Globo, emissora na qual veiculado o programa. Alm disso, faz um retrospecto sobre a programao direcionada aos jovens, na televiso brasileira dos ltimos 20 anos. O terceiro captulo sobre a representao do jovem no Altas Horas, atravs de uma anlise baseada no contedo terico. O objetivo da pesquisa identificar e analisar como representada a identidade do jovem no programa Altas Horas da Rede Globo de Televiso. O objeto desta anlise muito importante, do ponto de vista acadmico e social, pois possibilita a sistematizao de conhecimentos, bem como a aplicao destes em um objeto de prtica jornalstica. A cultura e identidade jovem so muito importantes para o entendimento da sociedade hoje, assim como a sua representao nos produtos miditicos, cuja inflencia na orientao das condutas sociais hoje se faz notar.

1 A REPRESENTAO SOCIAL

A idia de juventude est ligada maneira como determinada sociedade e seus participantes representam o tema. O conceito de representao social j foi trabalhado por diversos estudiosos, mas, segundo Maria Ceclia Minayo2, Durkheim (1858-1917)3 foi o primeiro deles a explicar o termo. Segundo ele, pode ser usado com o mesmo sentido de representaes coletivas, que se refere a categorias de pensamento por meio das quais as sociedades elaboram e expressam sua realidade. Essas categorias surgem de fatos sociais passveis de observao e interpretao coletivas. Durkheim acredita que a sociedade pensa. Portanto as representaes no so individuais: elas se referem conscincia coletiva. Durkheim afirma que para se entender a sociedade e como ela se representa, preciso conhecer sua natureza e no a dos indivduos. Todas as representaes correspondem a condies da conscincia humana. Para ele, os smbolos so objetos de estudo tanto quanto as estruturas e as instituies, pois ambas so formas de agir, pensar e sentir, exteriores ao indivduo, mas com um forte poder coercitivo. De acordo com Minayo, outros autores endossam as idias de Durkheim, como Bohannam, Sapir, Malionwski e Kroeber. Representaes Sociais um termo filosfico que significa a reproduo de uma percepo retida na lembrana ou do contedo do pensamento (MINAYO apud GUARESCHI, JOVCHELOVITCH, 1995, p. 89). O antroplogo Marcel Mauss (1872-1950) observa que a sociedade se manifesta atravs de seus costumes, da linguagem, da cincia, da arte, da religio;

Maria Ceclia de Souza Minayo formada em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985).
3

Durkheim (1958-1917) foi socilogo e fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx, que combinava a pesquisa emprica com a teoria sociolgica.

mas ressalta como em outras relaes simblicas, tais como as familiares, as econmicas e as polticas isso tambm ocorre. A viso positivista das relaes sociais apresentadas por Durkheim e outros pensadores criticada por diversas correntes das cincias sociais. Os marxistas, por exemplo, acreditam que a concepo de Durkheim esbarra nas contradies da realidade social, principalmente as lutas e antagonismos de classe. Por sua vez, Max Weber trabalha com a noo de viso de mundo, que para ele, resulta na conduta cotidiana dos indivduos. Weber usa termos como idias, esprito, concepes, mentalidade, como sinnimo de viso de mundo. Os indivduos, nicos agentes que tm vontade, apresentam juzos de valor que so as idias ou as representaes sociais. Ao falar ainda sobre o conceito de viso de mundo, Weber diz que cada sociedade precisa ter concepes de mundo, que na maioria das vezes so formuladas pelos grupos dominantes. Essas concepes envolvem a forma de lidar, por exemplo, com o tempo, o espao, o trabalho, a riqueza, o sexo, e so repassadas para todos os grupos da sociedade. importante ressalta que tanto Weber quanto Durkheim tratam da importncia das idias na configurao da sociedade. Vale lembra que Max Weber um dos principais tericos da Sociologia Compreensiva, que junto com a Fenomenologia, representada por Alfred Schutz, tm um jeito muito peculiar de abordar as representaes sociais. Segundo Minayo (1995), Schutz utiliza o termo senso comum para tratar das representaes sociais do cotidiano. Para ele, o senso comum representa conjuntos de abstraes, generalizaes e formalizaes, que construdo a partir dos fatos do dia-a-dia. Assim, os fatos do cotidiano so dotados de significados e possuem grande importncia para os grupos da sociedade. Schutz afirma tambm que a compreenso do mundo se constri a partir de experincias pessoais e coletivas, repleta de significados capazes de serem interpretados e estudados. Cada

indivduo possui uma histria de vida diferente do outro e de acordo com ela que ele desenvolve sua experincia e seus conhecimentos. Assim, cada ator social interpreta as situaes de sua maneira, atravs do senso comum.

Isto , no s age como atribui significados portadores de relevncias sua ao, de acordo com sua experincia de interao com os que o cercam. O estoque de conhecimento se forma atravs de tipificaes do mundo do senso comum. Isso permite a identificao de grupos, a estruturao comum de relevncias e possibilidade de compreenso de um modo de vida especfico de determinado grupo social. (MINAYO Apud GUARESCHI, JOVCHELOVITCH, 1995, p.97).

1.1 Processo de formao da identidade

Assim como a idia de representao social, o conceito de identidade importante para a anlise da juventude. Na definio de Aurlio Buarque de Holanda Ferreira, identidade conjunto de caracteres prprios e exclusivos de uma pessoa: nome, idade, estado, profisso, sexo, defeitos fsicos, impresses digitais, etc. O aspecto coletivo de um conjunto de caractersticas pelas quais algo definitivamente reconhecvel, ou conhecido. Num outro conceito, identidade pode ser considerada um processo psicolgico pelo qual um sujeito assimila aspectos, propriedades, atributos do outro e apropria-se do modelo desse outro.

Existem trs concepes diferentes de identidade: do sujeito do Iluminismo; do sujeito sociolgico e do sujeito ps-moderno4 (HALL, 2001). A primeira baseada na concepo de pessoa centrada, unificada e dotada da capacidade de razo, de conscincia e de ao. O sujeito possuidor de um ncleo interior que nasce e se desenvolve junto com ele. O sujeito sociolgico reflexo da complexidade das sociedades modernas, entendido a partir da conscincia de que este ncleo interior do sujeito no era autnomo e auto-suficiente, mas era formado na relao com outras pessoas importantes para ele (HALL, 2001, p.11). Essas relaes so as que transmitem valores, concepes, sentidos, ou seja, a cultura. A identidade sociolgica diminui o espao entre interno e externo, vida privada e vida pblica. Ao mesmo tempo em que o homem se projeta nessas identidades culturais, internaliza seus valores e significados para que possa se tornar parte delas. O problema que agora o processo social est mudando. O sujeito que antes possua a identidade fixa e nica, est se fragmentando e agora se constitui de vrias identidades. nesse processo que surge o sujeito psmoderno. Ele no tem uma identidade fixa e permanente. O sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, identidades que no so unificadas ao redor de um eu coerente (HALL, 2001, p.13). Segundo o socilogo Jos Maurcio Domingues, hoje a identidade do sujeito est em aberto e o indivduo a constri a partir de suas escolhas e condies de vida.

Em que tipo de pessoa se transformar, para onde ir, que tipo de vida viver, que profisso praticar, formam agora uma construo que, dentro de limites mais ou menos largos ou estreitos (dependendo dos recursos intelectuais, materiais e de poder de que dispe o sujeito), passa, inevitavelmente, por certas decises, mais ou menos pensadas e pausadas (DOMINGUES, 2001, p.24).

Existe uma polmica entre diversos autores quanto ao uso da expresso ps-moderno e moderno. Alguns autores fazem o uso do termo para se referirem a contemporaneidade, embora outros prefiram os termos modernidade tardia. Aqui usaremos a expresso ps-moderno, conforme trabalhada por Stuart Hall.

10

Mas nem sempre foi assim. Domingues afirma que as identidades pessoais e coletivas eram claramente determinadas, antes do advento da modernidade. As identidades eram formadas de acordo com o pertencimento de cada indivduo s camadas da sociedade, e eram relacionadas em grande parte com a profisso de cada um. A modernidade rompe com essa estabilidade da identidade do indivduo e ele se v forado a adaptar-se em outro tipo de sociedade. Esse processo chamado de desencaixe5. Sua identidade se torna um dado em aberto, e, em conseqncia, em grande medida sua prpria responsabilidade (DOMINGUES, 2001, p.24). A construo de uma nova identidade, nas condies ps-modernas, uma oportunidade de relativa estabilidade nas relaes pessoais e coletivas. Esse processo o inverso dos mecanismos de desencaixe, e chamado de reencaixe. Neste caso, o indivduo passa a perceberse como parte de um grupo, de uma seita, de uma classe, de uma religio. Dessa forma, o sujeito se sente valorizado e participante. Uma importante forma de construo de identidade individual e coletiva nas sociedades modernas so as classes sociais. Mas hoje ela perderam espao para as identidades criadas a partir de raas e etnias, religies, comunidades, tribos, entre outras. Na sociedade ps-moderna, o sujeito pode ter vrias identidades, dependendo do grupo social em que ele est inserido circunstancialmente. Elas podem ser contraditrias ou no. A identidade muda de acordo com a forma como o sujeito interpelado ou representado, a identificao no automtica, mas pode ser ganhada ou perdida (HALL, 2001, p.21). Atualmente existe uma crise de identidade, pois as antigas referncias esto fragilizadas e esto surgindo novas identidades para o sujeito moderno/contemporneo. Essa crise de identidade parte de um processo de mudana nas estruturas da sociedade ps-moderna.

Termo inventado pelo socilogo Anthony Giddens.

11

Uma das principais fontes da identidade cultural moderna est relacionada com o local onde a pessoa nascia. As culturas nacionais unem, sob mesmo teto poltico, pessoas de diferentes etnias, raas e religies. Isso tornou lnguas, moedas e sistemas de alfabetizao universais, fazendo da cultura nacional um importante fator para a industrializao e a modernidade. Uma cultura nacional um discurso - um modo de construrem sentidos que influenciam e organizam tanto nossas aes quanto a concepo que temos de ns mesmos (HALL, 2001, p. 50). A cultura nacional busca unir pessoas, criando entre elas, identidades culturais comuns. Nos estados nacionais, que se constituiram em processos longos, as naes foram unificadas atravs de violncia e guerra. Essa identidade da cultura nacional foi, portanto, historicamente forjada, uma vez que a unio entre diferentes pessoas se deu de forma agressiva e imposta. Alm disso, os dominantes de cada nao acabaram impondo sua viso de mundo sobre os dominados. Em vez de pensar as culturas nacionais como unificadas, deveramos pens-las como constituindo um dispositivo que representa a diferena como unidade ou identidade (HALL, 2001, p. 61, 62). Para se tentar unificar a nao, apela-se para o nico povo, como se todas as pessoas que usassem da mesma lngua, costume, moeda, religio, fossem o mesmo povo, ou seja, tivessem as mesmas caractersticas tnicas. Todavia, no mundo ps-moderno essas idias so descartadas, fato que derruba a idia de cultura nacional como produtora de uma identidade nacional unificada. O que faz com que as identidades culturais no se mantenham fixas em uma cultura nacional a globalizao. Resultado: a cultura e os costumes das pessoas ultrapassam as barreiras de tempo e espao. As conseqncias da globalizao na identidade cultural so fortes e podem ser resumidas em trs: a desintegrao da identidade cultural, com o crescimento da ps-modernidade globalizada; as identidades culturais e locais so, ao mesmo tempo, reforadas pela globalizao;

12

novas identidades esto surgindo no lugar da identidade nacional. As identidades nacionais, locais, continuam importantes na formao do sujeito, pois dizem respeito cidadania e direitos legais. Mas quando relacionada cultura nacional, as identidades globais passam a desarticular, ou at apagar, a identidade nacional. Resumindo, a fragmentao e desvinculao das identidades nacionais so conseqncias do processo de globalizao. Maffesoli, no livro O Tempo das Tribos (1998), pondera que a pluralidade das identidade estimula a criao de tribos. Com efeito, o que tende a predominar nos momentos de fundao o pluralismo das possibilidades, a efervescncia das situaes, a multiplicidade das experincias e dos valores, tudo aquilo que caracteriza a juventude dos homens e das sociedades (MAFFESOLI, 1998, p. 92).

1.2 Identidade e juventude

A juventude brasileira dos dias atuais muito diferente daquela de 50 anos atrs. As mudanas so comportamentais e na forma de participao do jovem na sociedade. Antigamente, fazer parte de grupos, como sindicatos, organizaes de representao estudantil e partidos polticos era a forma tradicional de participao. Hoje, a situao outra: o jovem, na grande maioria das vezes, busca grupos e movimentos culturais e identitrias. O problema que preciso entender a juventude uma categoria abstrata, constituda por tipos diversos. Entretanto, tentaremos definir minimamente o conceito. A legislao brasileira, nos termos do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), considera como adolescente a pessoa que tem idade entre 12 e 18 anos incompletos. J para o Fundo de Populao das Naes Unidas (UNPFA), a juventude formada por pessoas entre 15 e

13

24 anos. Estudos mais abrangentes classificam como populao jovem pessoas de 10 aos 24 anos de idade. a partir desse critrio que focalizaremos a juventude nesse estudo. Usaremos jovem e adolescente com o mesmo significado. O psicanalista Jos Outeiral, em seu livro, Adolescer estudos sobre adolescncia, descreve os comportamentos referentes s idades da juventude: A adolescncia inicial (de 10 a 14 anos) seria caracterizada, basicamente, pelas transformaes corporais e alteraes psquicas que derivam desses acontecimentos. A adolescncia mdia (de 14 a 17 anos), teria como elemento central as questes relacionadas sexualidade. A adolescncia final (de 17 a 20 anos) tem vrios elementos importantes, entre os quais o estabelecimento de novos vnculos com os pais, a questo profissional, a aceitao do novo corpo e dos processos psquicos do mundo adulto (OUTEIRAL, 1994, p. 7). O psicanalista ressalta que na fase final da adolescncia que o jovem busca estabelecer uma identidade estvel. Recorrendo a Erikson6 ele observa que:
A busca da identidade adulta a principal tarefa da adolescncia. Cada idade da vida tem sua prpria identidade e que, portanto, o adolescente tem a sua. Mas uma identidade em crise, discriminadora e questionadora, na qual o sujeito procura discriminar-se do mundo e ter seu prprio self, ser e saber que ele mesmo (ERIKSON; Apud OUTEIRAL, 1994, p. 29).

Erikson destaca, ainda, que nessa idade o jovem apresenta uma tendncia grupal, ou seja, na busca pela afirmao da identidade o adolescente procura identidades similares. atravs do grupo que ele se sente confortvel e transmite uma vivncia de poder. Para o adolescente, o

Erik Homburger Erikson (1902-1994) foi psiquiatra, responsvel pela Teoria do Desenvolvimento Psicossocial na psicologia e um dos tericos da psicologia do desenvolvimento.

14

grupo s vezes funciona como uma instituio, sendo fundamental na estruturao da identidade (ERIKSON; Apud OUTEIRAL, 1994, p. 29). Para alguns autores, essa identidade compe o fenmeno das tribos urbanas. Maffesoli acredita que haja um desgaste quanto idia de individualismo tanto no que diz respeito ao conformismo das geraes mais jovens, paixo pela semelhana, nos grupos ou tribos, aos fenmenos da moda, cultura padronizada (MAFFESOLI, 1998, p. 92). O professor do Departamento de Antropologia da Universidade de So Paulo, Jos Guilherme Magnani, no texto Tribos urbanas: metfora ou categoria?, acredita que o conceito de tribos urbanas aparece de maneira incorreta no uso corriqueiro do senso comum e da mdia. Usada como categoria, no sentido de descrever e explicar algum fenmeno, tribos urbanas significam uma coisa; mas quando usado como metfora, o conceito traz consigo a denotao e todas as conotaes distintivas de seu uso inicial (MAGNANI, 1992).

Num primeiro significado, tribo permitiria agrupar os iguais, possibilitando-lhes intensas vivncias comuns, o estabelecimento de laos pessoais e lealdades, a criao de cdigos de comunicao e comportamento particulares. Em outro contexto, tribo evoca o primitivo e designa pequenos grupos concretos com nfase no j em seu tamanho, mas nos elementos que seus integrantes usam para estabelecer diferenas com o comportamento normal (MAGNANI, 1992).

J para o socilogo francs Michel Maffesoli, a metfora da tribo, por sua vez, permite dar conta do processo de desindividualizao, da saturao da funo que lhe inerente, e da valorizao do papel que cada pessoa chamada a representar dentro dela (MAFFESOLI, 1998, p. 92). O autor afirma que a identidade construda com base na relao do jovem consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente. A identidade diz respeito tanto ao indivduo quanto ao grupamento no qual este se situa (MAFFESOLI, 1998, p. 92).

15

Atitudes de diferenciao atravs do comportamento, da cultura, da moda, so importantes para constituir a estruturao da identidade, sobretudo juvenil. Apesar de comear a ser elaborada desde a infncia, na adolescncia que a identidade se apresenta com um perfil mais definitivo. A identidade, que individualidade e subjetividade pessoal, somente pode ser obtida atravs da renncia dependncia da infncia para alcanar a dependncia adulta da interrelao com o outro em um vnculo criativo (OUTEIRAL, 1994, p.31.). Ainda de acordo com Outeiral, a construo da identidade se inicia no incio da vida atravs de importantes identificaes. Inicialmente com a me, depois com o pai, e em seguida, com parentes, professores e colegas. Na adolescncia, os grupos de amizade so importantes na busca de identificao, pois a assimilao das caractersticas do amigo faz com que o jovem se sinta aceito e igual. Outro elemento importante na construo da identidade juvenil so personagens de grupos musicais, artistas, astros de cinema ou televiso, atletas.

Os adolescentes experimentam, s vezes, uma identificao to macia com um destes personagens que parecem assumir sua identidade: falam com eles, vestem-se da mesma forma, adquirem seus maneirismos, no sendo raro que tal situao se prolongue por um longo tempo (OUTEIRAL, 1994, p. 72).

Na adolescncia, a personalidade ou identidade cultural, ainda no est completamente formada. Na verdade, est ainda em processo de formao. Nessa etapa, a indstria cultural7 contribui na representao de identidades que podem ser tomadas como modelos pelo pblico jovem. As relaes de projeo-identificao entre a adolescncia e a cultura de massa funcionam de maneira menos ordenada do que para os adultos (MORIN, 1997, p. 156).

A expresso "indstria cultural" foi cunhada pelos tericos da Escola de Frankfurt Theodor Adorno e Max Horkheimer e o nome genrico que se d ao conjunto de empresas e instituies cuja principal atividade econmica a produo de cultura, com fins lucrativos e mercantis.

16

Outros aspectos da cultura juvenil podem ser destacados. A pesquisa realizada em 1995, pelo Observatrio de Polticas Culturais da Escola de Comunicao e Artes da Universidade de So Paulo, sob a coordenao de Teixeira Coelho8, para analisar o nvel de conhecimento e a cultura poltica dos jovens, revela que aqueles que esto ingressando na universidade e lem jornais diariamente maior do que o nmero de alunos leitores formandos. Alm disso, a pesquisa mostra que o caderno mais procurado nos jornais o de cultura, seguida do esporte. O dado igual para os calouros e formandos. Em terceiro lugar, os calouros lem o caderno de poltica, o que no acontece com os formandos. Tal caderno deixado quase em ltimo plano. A concluso a que chega Teixeira Coelho que os calouros se interessam pelo caderno de cultura porque vem nele um instrumento para se informar tendo em vista a aprovao no vestibular.

Como grande a disparidade entre as opes pela cultura e pela poltica (30 pontos percentuais no caso dos ingressantes separam as duas opes, contra 40 pontos no quadro dos formandos), no improvvel que a atrao do jovem, universitrio ou no, pela informao cultural seja espontnea e corresponda a algum desejo mais enraizado (COELHO, 1996-97, p.158).

A pesquisa revelou tambm que os calouros esto de fato mais ligados a prticas culturais do que os formandos. Freqentar cinemas, teatros ou espetculos musicais, ficam em segundo plano entre os formandos. Mas ambos preferem atividades societais, como sair e conversar com amigos. Teixeira conclui que os jovens formandos esto mais preocupados com os fatos que esto diretamente ligados a eles, como as notcias sobre seu bairro e o que acontece na sua cidade. O autor acredita que o jovem possua uma identidade cidad, que faz com que suas prticas culturais garantam sua integrao no mundo dos adultos e proporcionem o

Pesquisador e Coordenador do Observatrio de Polticas Culturais da Escola de Comunicao e Artes da Universidade de So Paulo.

17

reconhecimento deles em uma coletividade. Essa identidade cidad cresceu no perodo poltico de manifestaes populares como o caso do impeachment do presidente Collor de Melo. Mas a manifestao dessa identidade cidad espordica, no uma constante. (COELHO, 1996-97). A pesquisa mostrou, ainda, que a maioria dos jovens no sabe o que esperar da cultura, e da cultura poltica. A maior lacuna das polticas culturais de pases como o Brasil continua a ser aquela aberta pela omisso da instncia pblica diante dos meios de comunicao, em particular a TV (COELHO, 1996-97, p.164). Para o autor, a televiso corri a cultura poltica em sua programao aberta e necessria uma reflexo pblica sobre isso.

18

2. MDIA E CULTURA DE MASSA

A comunicao uma forma de ao e pode ser caracterizada como um tipo de atividade social bsica na relao entre os indivduos. Os meios de comunicao constituem a mdia, que representada pelos jornais, revistas, rdio, televiso, livros, filmes. Esses meios tambm so chamados de comunicao de massa. Segundo Thompson, o termo uma expresso infeliz, que induz idia equivocada de que somente podem ser assim classificados aqueles meios que atinjam grande audincia, milhares de pessoas.
Assim, se o termo massa deve ser utilizado, no se pode, porm, reduzi-lo a uma questo de quantidade. O que importa na comunicao de massa no est na quantidade de indivduos que recebe os produtos, mas no fato de que estes produtos esto disponveis em princpio para uma grande pluralidade de destinatrios (Thompson, 2004, p. 30).

Ainda na esteira desse raciocnio, no se deve mais pensar que os indivduos receptores das mensagens miditicas sejam passivos, totalmente influenciveis e acrticos. Os produtos miditicos so recebidos, interpretados e incorporados de formas diferentes por indivduos distintos. Thompson acredita que a comunicao de massa tem cinco caractersticas principais. A primeira diz respeito aos meios tcnicos e institucionais de produo e difuso. As formas de produo e difuso dos produtos miditico evoluem de acordo com as inovaes tecnolgicas. A segunda caracterstica refere-se mercantilizao das formas simblicas. Para ele, os objetos simblicos recebem valor conforme a virtude, o apreo, a estima ou a indiferena dos indivduos e se transformam em mercadorias. A terceira diz que a comunicao de massa estabelece uma dissociao estrutural entre a produo das formas simblicas e a sua recepo

19

(THOMPSON, 2004, p. 34). Essa caracterstica mostra que o contexto em que os bens simblicos so produzidos diferente daquele em que esses produtos so recebidos. A quarta caracterstica se refere extensa disponibilidade dos bens simblicos no tempo e espao. Esses bens so colocados disposio de um grande nmero de indivduos, em espaos mais amplos e rapidez cada vez maior. A quinta e ltima caracterstica est relacionada a essa idia, pois diz respeito circulao pblica das formas simblicas. Os produtos miditicos esto disponveis para um grande nmero de indivduos, diversificados entre si. A cultura de massa nasce na metade do sculo XX, com a proliferao dos meios de comunicao, como imprensa, cinema, rdio e televiso. Surgida nos Estados Unidos, a cultura de massa uma corrente genuinamente nova, que prosperou no ltimo sculo. Ela se desenvolve ao lado das culturas clssicas, religiosas e humanistas, e das culturas nacionais. Proveniente da modernizao industrial, a cultura de massa produzida de acordo com normas macias de fabricao industrial e propagada atravs de tcnicas de difuso em massa (MORIN, 1997).

A cultura de massa uma cultura: ela constitui um corpo de smbolos, mitos e imagens concernentes vida prtica e vida imaginria, um sistema de projees e de identificaes especficas. Ela se acrescenta cultura nacional, cultura humanista, cultura religiosa, e entre em concorrncia com estas culturas (MORIN, 1997, p. 15 e 16).

Foram as inovaes tecnolgicas e invenes tcnicas que permitiram o surgimento da cultura de massa. Antes dela, falava-se em cultura popular, em oposio cultura erudita das classes aristocrticas, em cultura nacional, que formava a identidade de um povo ou em cultura clssica, definida historicamente como de valores estticos e morais. Essas culturas, interagindo entre si, formavam identidades diferenciadas nas populaes. O que mudou com a cultura de massa foi a transformao da cultura em produto de consumo. As mercadorias culturais so

20

produzidas em larga escala e distribudas de forma macia atravs dos meios de comunicao (MORIN, 1997). As inovaes tecnolgicas, que permitiram o funcionamento da indstria cultural, foram destinadas ao divertimento e ao espetculo. O vento que assim as arrasta em direo cultura o vento do lucro capitalista. para e pelo lucro que se desenvolvem as novas artes tcnicas (MORIN, 1997, p. 22). Fazem parte da indstria cultural todos os meios de comunicao de massa, representados pela imprensa escrita, o rdio, a televiso e o cinema. Os produtos da cultura de massa so criados a partir do modelo burocrtico-industrial, que permite a fabricao macia de mercadorias e compromete o aspecto artstico do produto. A tendncia desse tipo de produo de despersonalizar a criao, ao valorizar a organizao racional de produo em detrimento da inveno. Em consequncia, o pblico alvo da indstria cultural reclama por um produto individualizado, novo. Uma exigncia que contraria o sistema da indstria cultural.

A indstria cultural deve, pois, superar constantemente uma contradio fundamental entre suas estruturas burocratizadas-padronizadas e a originalidade (individualidade e novidade) do produto que ela deve fornecer. Seu prprio funcionamento se operar a partir desses dois pares antitticos: burocracia-inveno, padro-individualidade (BAECHLIN, Apud: MORIN, 1997, p. 25-26).

Em geral, a indstria cultural promove uma homogeneizao dos produtos, que pode gerar, consequentemente a homogeneizao do consumo. Na verdade, a indstria de massa busca alcanar todos os pblicos atenuando as diferenas entre eles. Ela forja um pblico comum de seus produtos culturais, bastante distintos por apresentar diferenas etrias, alm de se consituir

21

de classes sociais diversas. O que faz esses grupos se unirem quanto ao gosto de um mesmo produto a homogeneizao da produo (MORIN, 1997). Outro elemento que atrai a ateno para os produtos culturais dos meios de comunicao de massa so os denominados olimpianos, pessoas que ganham fama no s por seus trabalhos na imprensa, no cinema e na televiso, mas tambm por cargos e funes hierrquicas, como reis, rainhas, prncipes. So pessoas que aparecem na mdia e que envolvem o imaginrio coletivo. A informao transforma esses olimpos em vedetes da atualidade. Ela eleva dignidade de acontecimentos histricos destitudos de qualquer significao poltica (MORIN, 1997, p. 105). As estrelas de cinema, por exemplo, tinham sido promovidas a divindades, mas o olimpismo as humanizou, aproximando-as do pblico. A vida dos olimpianos se transforma em assunto recorrente do cotidiano, seus casamentos, amores: tudo faz parte da vida dos mortais. Os olimpianos correspondem simultaneamente a modelos reais e imaginrios. Sua natureza dupla de serem ao mesmo tempo semi-deuses e humanos faz com que sejam modelos de vida, prottipos da existncia humana. Os meios de comunicao de massa concedem aos olimpianos um papel mitolgico, mas, ao mesmo tempo, invadem a vida privada de cada um, objetivando humaniz-los e assim efetuar a identificao entre eles e o pblico. Os olimpianos, por meio de sua dupla natureza, divina e humana, efetuam a circulao permanente entre o mundo da projeo e o mundo da identificao (MORIN, 1997, 107). Por meio dos produtos culturais, os olimpianos transformam-se em modelos, com as pessoas buscando uma identificao com eles: elas passam a imitar e copiar seu comportamento, sua conduta. Uma tendncia que se baseia nos gestos, andar, modo de vestir integrando um modelo global, resultando num estilo de vida.

22

A cultura de massa elabora modelos, normas; mas, para essa cultura estruturada segundo a lei de mercado, no h prescries impostas, mas imagens ou palavras que fazem apelo imitao, conselhos, incitaes publicitrias (MORIN, 1997, p. 109). Assim, os modelos de vida criados pela indstria cultural podem transformar-se em ideais para os jovens cujas identidades culturais esto em formao. Michel Maffesoli (1999) refora a idia relativa de Morin quanto ao endeusamento de personalidades famosas e sugere que essa identificao pode estar na base da formao de grupos e tribos. Podem existir heris, santos, figuras emblemticas, mas eles so, de certa maneira, tipos-ideais, formas vazias, matrizes que permitem a qualquer um reconhecer-se e comungar com os outros (MAFFESOLI, 1999, p. 15).

2.1 A televiso no Brasil

A televiso foi introduzida no Brasil no dia 18 de setembro de 1950, em So Paulo, com a entrada no ar da TV Tupi, primeira emissora do pas. O jornalista Assis Chateaubriand, criador da rede de empresas de comunicao Dirios Associados, foi o responsvel pela chegada da televiso no Pas, que estreou com o Show na taba, programa comandado por Hebe Camargo, constitudo por atraes musicais, dana, humor e dramaturgia. Depois da TV Tupi, outras emissoras foram entrando no ar, como a Tupi do Rio de Janeiro, em 1951, e a TV Paulista, em 1952. Segundo o estudioso Dominique Wolton, a histria da televiso no Brasil pode ser dividida em quatro fases. A primeira vai de 1955 at 1964, e considerada uma fase elitista, pois o aparelho de televiso ainda era um objeto restrito a uma parcela insignificante da populao.

23

Era um bem ainda muito caros e poucos tinham condies de compr-lo. De 1964 at 1975, Wolton classifica como a fase da decolagem. nessa etapa que as classes C e D comearam a ter acesso televiso. A expanso coincide com o perodo mais conturbado da ditadura militar, tempos em que a liberdade de expresso e de imprensa praticamente inexistiu no Brasil. A televiso que estava surgindo e desenvolvendo-se durante a ditadura foi usada pelos militares como instrumento de integrao nacional. Pode-se afirmar, segundo os historiadores, que nas telecomunicaes a ditadura conseguiu o que pretendia, ao oferecer infra-estrutura e equipamentos, antenas e satlites. Em contrapartida, passou a contar com o apoio das grandes emissoras. As redes de televiso se transformaram nos principais instrumentos de propaganda poltica, de modernizao das instituies, de identidade nacional, de integrao cultural. O resultado, entretanto, foi paradoxal: os militares investiram em um meio de comunicao que mais tarde viria a contribuir para a queda da ditadura.
Mas a realidade ainda mais complexa, pois so os prprios militares que oferecem esse instrumento de modernizao e de afirmao da identidade nacional, com a idia de contribuir para a grandeza e fora do Brasil, sem pensar muito nas aspiraes de liberdade que a televiso podia suscitar (WOLTON, 1999, p. 154).

A terceira fase vai de 1975 a 1988. considerada como o perodo do triunfo tecnolgico. poca do incremento da Brasilsat, sistema de satlites que possibilitou a televiso brasileira estar presente em toda parte. Alm disso, permitiu o desenvolvimento da televiso educativa e tambm da afirmao de uma identidade cultural nacional, acelerando a produo. tambm o incio da exportao da programao brasileira. A quarta e ltima fase vai de 1988 e chega aos nossos dias, sendo marcada pelos avanos tecnolgicos que vo possibilitar a introduo de novos contedos e permitir a expanso das redes no nvel internacional.

24

Como se viu, as redes de televiso foram os principais instrumentos da integrao nacional. Elas transformaram um pas descentralizado, cheio de rupturas e dividido, em um Brasil nico, unido como pblico, arrebatado pelo espetculo.

O que temos hoje no Brasil, na era da globalizao, ainda o produto daquele velho projeto autoritrio: a gente brasileira, condenada desigualdade, com a pior distribuio de renda do mundo, o pas que vibra unido na integrao imaginria: na Copa do Mundo, no final da novela, na morte do dolo do automobilismo, na festa cvica das eleies presidenciais (BUCCI, 1997, p.17).

esse espetculo que prende o telespectador, que o segura em frente a tela. possvel dizer que a partir da televiso que as crianas ingressam no mundo do consumo, assim como os jovens e adultos, que costumam pautar suas vidas, em grande parte considervel, pelo que transmitido na tela da TV. Isso porque apesar desse aparente poder conforme observa Eugnio Bucci (1997) a televiso no controla completamente a audincia, no conseguindo impor aquilo que o telespectador vai pensar ou como vai agir. O papel que a televiso assumiu no Brasil de integrao. Ela une pessoas de diferentes regies, classes sociais, idades, culturas, no mesmo sentimento, na mesma emoo. Elas sentem tristeza juntas pela perda de um dolo nacional; comemoram a conquista de um ttulo; emocionam-se com o ltimo captulo de novela. O modelo de televiso hoje existente no Brasil consegue aliar o plano do imaginrio com o plano do real. Fez com que um pas desunido, plano do real, se imaginasse unido. Para muitas pessoas, o Brasil que existe aquele exibido pelas lentes da TV (BUCCI, 1997). As emissoras de TV no Brasil esto cada vez mais modernas, no sentido tecnolgico, e dessa forma constitui-se um debate sobre paradigmas. Ou a televiso mantm a delimitao do espao pblico, ou o espao pblico passa a disciplinar a televiso. Convm lembrar que com a

25

globalizao, ficou mais difcil regulamentar o veculo. O limite tnue entre o espao pblico, a televiso e a dependncia de um do outro, faz com que a TV no se questione, no se critique. Os assuntos que dizem respeito e que interessam a prpria televiso so deixados de lado das discusses do espao pblico, se limitam apenas aos espaos secretos, intra-muros, privados. Muitas vezes a televiso tratada como um fenmeno inferior, como um lixo da indstria cultural. A televiso considerada de baixa qualidade e assistida por falta de opo. Pode-se constatar que, salvo raras excees, seus programas so apelativos e ruins e os telespectadores, so ignorantes. Mas Bucci afirma que para falar de Brasil imprescindvel falar de televiso. Reconheo que h entre ns uma recusa intelectual televiso. Para muitos, ainda hoje, TV no coisa sria. Seria simplria demais, idiotizante demais para ser levada a srio. (BUCCI, 1997, p.26). Contudo, o sucesso da TV vem justamente de suas novelas melodramticas, do jornalismo emocional e da publicidade. Todos esses produtos da TV brasileira s so bem-sucedidos graas sua funo de integrao nacional.

2.2 TV Globo

A TV Globo foi inaugurada no dia 26 de abril de 1965, exatamente s 11 horas, no Canal 4 do Rio de Janeiro. A concesso da emissora fora negada alguns anos antes, ainda no governo JK, e s foi liberada durante o governo militar, implantando no ano anterior, que viu na televiso um importante intrumento de integrao nacional. A empresa foi fundada e dirigida pelo empresrio Roberto Marinho at 2003, ano de sua morte e faz parte do grupo empresarial

26

Organizaes Globo. No primeiro momento, a TV Globo associou-se grupo norte-americano Time Life, que fez pesados investimentos para que a nova emissora entrasse no ar. No ano seguinte, a TV Globo chega a So Paulo, ao comprar o canal da TV Paulista. A emissora sempre foi pioneira no que diz respeito programao e transmisso. A Copa do Mundo de Futebol, realizada na Inglaterra em 1966, foi a primeira a ser transmitida ao vivo. Com o lanamento da nave espacial Apollo IX, em 1968, foi a pioneira na transmisso via satlite. Um ano depois a emissora inovou quando colocou no ar o primeiro programa exibido em rede nacional, o Jornal Nacional. A dcada de 1970 marca a TV Globo como a principal emissora do pas. Nessa poca surge o "Padro Globo de Qualidade", criado por Jos Bonifcio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e Walter Clark, que comandavam a emissora. Em 1973, so lanados programas de sucesso na televiso brasileira que permanecem at hoje no ar: "Globo Reprter", "Esporte Espetacular" e "Fantstico", so exemplos desse sucesso. O Centro de Produo da TV Globo (PROJAC), em Jacarepagu, Rio de Janeiro, foi inaugurado em 1965 e o maior da Amrica Latina. Conta com 1.300.000 metros quadrados, dos quais 150 mil de rea construda. A Rede Globo tem hoje aproximadamente oito mil funcionrios, sendo mais de quatro mil envolvidos diretamente na criao dos programas, como autores, diretores, atores, jornalistas, cengrafos, figurinistas, produtores, msicos e tcnicos. Atualmente, a TV Globo a quarta maior emissora de televiso do mundo, ficando atrs apenas das trs maiores televises norte-americanas, a NBC, ABC e CBS. Com 121 emissoras entre geradoras e afiliadas, a TV Globo pode ser assistida em 99,84% dos 5.0439 municpios brasileiros, com programas 24 horas por dia no ar, sendo a maior parte da programao criada e realizada nos seus prprios estdios, no Rio de Janeiro e em So Paulo. De
9

Fonte site da TV Globo: http://redeglobo3.globo.com/institucional/ acessado no dia 25/10/2006.

27

acordo com o site da TV Globo, a emissora alcana 74% de share10 no horrio nobre, 56% no matutino, 59% no vespertino e 69% de share de audincia no horrio noturno.

2.3 Mdia e juventude

Os meios de comunicao de massa, provenientes da indstria cultural, objetivam atingir o maior pblico possvel, assim como o mximo consumo. Seus produtos so homogeneizados, com o intuito de alcanar e atenuar as diferenas entre as idades. Nesse sentido, A sociedade brasileira oferece, principalmente atravs dos meios de comunicao, da atitude de determinados setores polticos e lderes empresariais, atitudes ticas e valores que no se constituem em modelos identificatrios positivos (OUTEIRAL, 1994, p. 74). Os jovens so o grande fermento da cultura de massa, ou seja, so eles que movimentam a indstria cultural e so os principais consumidores de suas mercadorias. Eles apresentam tamanha afinidade com essa indstria que um se baseia no outro. Grande parte dos adolescentes fundamentam seu comportamento em modelos apresentados pelos meios de comunicao de massa. E a mdia acultura as novas geraes sociedade moderna (MORIN, 1997).

Essa homogeneizao das idades tende a se fixar numa dominante: a dominante juvenil. A temtica da juventude um dos elementos fundamentais da nova cultura. No so apenas os jovens e os adultos jovens os grandes consumidores de jornais, revistas, discos, programas de rdio, (a televiso exceo), mas os temas da cultura de massa (inclusive a televiso) so tambm temas jovens (MORIN, 1997, p. 39).

10

Share o percentual de domiclios sintonizados em determinada emissora, em relao aos domiclios com televisores ligados no mesmo perodo. muito utilizada para anlises de como ou quanto de verba o anunciante deve destinar a cada emissora em uma campanha publicitria.

28

A vontade de descobrir, transcender regras e aventurar-se do jovem explicitada nos meios de comunicao de massa e reforada pela indstria cultural. Na cultura de massa, o jovem pode viver toda a aventura que sempre quis, baseado nos heris e nos modelos de vida apresentados. As emissoras de televiso comearam a destinar parte de sua programao para o pblico jovem h aproximadamente vinte anos. Os precursores vieram da TV Cultura11, com o programa de auditrio, Proibido Colar, uma gincana de escolas, e o Quem Sabe, Sabe, que fazia testes sobre matrias especficas. O formato agradou, levando em conta o apelo que os jogos tm para os adolescentes. A TV Cultura inovou mais uma vez ao colocar no ar o programa Fbrica de Som, que abria espao para bandas novas e desconhecidas. No incio dos anos noventa, surgiram alguns programas com caractersticas juvenis, como o Matria Prima, na TV Cultura, apresentado por Serginho Groisman, hoje frente do Altas Horas, na TV Globo. Ainda na dcada de 1990, a programao voltada para o jovem na televiso aumentou, surgindo o Programa Livre, do SBT e Malhao, da Rede Globo. O Programa Livre foi o precursor do Altas Horas, e tambm era comandado por Serginho Groisman: o programa trazia debates e entrevistas com personalidades, alm de atraes musicais. J o seriado Malhao, que estreou em 1995, na Rede Globo, se resume numa novela para adolescentes, discutindo temas polmicos e atuais, que fazem parte do universo juvenil. Nessa mesma dcada, a estria no Brasil da emissora americana MTV mostrou a importncia de programas destinados ao pblico jovem. A MTV foi inaugurada em 20 de outubro de 1990, inicialmente no Rio de Janeiro e em So Paulo, mas em 2004 chega a 265 municpios em todo o pas. No incio, a MTV apresentava mais videoclipes e atraes musicais, mas com o
11

Pertencente Fundao Padre Anchieta, do governo do Estado de So Paulo.

29

passar dos anos, experimentou programas de discusses e debates, como o Barraco MTV, com a jornalista e apresentadora Soninha Francine, que depois passou pela Tv Cultura, e o Ertica, que tirava dvidas sobre sexualidade. A MTV acreditou em uma linguagem mais jovem e em programas apresentados por pessoas mais jovens, lanando talentos como Maria Paula, Zeca Camargo, Caz Peanha, Astrid Fontenelle, entre outros. A emissora j est no ar h mais de 10 anos no Brasil e uma das mais importantes quanto programao de mdia para os jovens.

Num cenrio em que a TV Cultura, Rede Globo, TVE e MTV se destacam, estes programas contriburam de maneira decisiva para a definio do que seriam as principais caractersticas das linguagens e formatos televisivos dirigidos juventude, conquistando uma liberdade inventiva que dificilmente concedida pelas emissoras s produes voltadas a outros segmentos (VIVARTA, 2004, p.83).

Mesmo a sada de Serginho Groisman o principal contato entre a TV Cultura e os jovens no fez com que a emissora deixasse esse pblico de lado. Um novo programa, o Fanzine, fazia debates com o pblico jovem sobre assuntos atuais e polmicos. Foi apresentado, primeiramente, por Marcelo Rubens Paiva, e depois por Zeca Camargo, de 1992 a 1994. Em 1997, a emissora leva ao ar o programa Turma da Cultura, apresentado por adolescentes, que inovou tanto na estrutura pouco convencional quanto na linguagem proposta. O novo programa da emissora foi o RG, apresentado por Soninha, ex-MTV, que entre outras atraes, proporcionava o encontro de profissionais e jovens que pretendiam seguir a mesma profisso. Mas o programa e a relao atritosa de Soninha com a emissora acabaram quando a apresentadora deu uma entrevista a uma revista de circulao nacional, confessando que era usuria de drogas, no caso a maconha. A direo da TV Cultura cancelou o contrato com a

30

jornalista. Depois desse fato a TV Cultura no recuperou mais o espao e o dilogo que tinha com a juventude brasileira praticamente exauriu-se. Um dos maiores produtos da televiso brasileira, tanto de audincia e horrio na grade de programao quanto de exportao, so as telenovelas e minissries. As emissoras, principalmente a Rede Globo, utilizam a teledramaturgia para investir em merchandising social, ou seja, abordam assuntos polmicos que tem impactado a opinio pblica. Mesmo sem o aprofundamento das questes, trs produes nacionais destinadas ao pblico jovem merecem destaque. O primeiro, o seriado Confisses de Adolescentes, produzido pela TV Cultura e baseado na pea escrita pela ento adolescente, Maria Mariana. O segundo, a minissrie Anos Rebeldes, de Gilberto Braga, da Rede Globo. E, por ltimo, a novela Malhao, que est no ar desde a dcada de 1990, ambos da Rede Globo. Todos os programas relacionados tm temticas juvenis e contriburam no processo de formao cidad do pblico jovem. Em Confisses de Adolescentes, quatro garotas lidavam com situaes importantes na construo da identidade, como namoros, relacionamentos com os pais, menstruao, amizade, auto-estima. O programa marcou diferena ao colocar como protagonistas, garotas comuns, que poderiam ser encontradas em qualquer lugar. O seriado foi um grande sucesso de pblico. A minissrie Anos Rebeldes tambm inovou ao abordar temas sociais e ao conseguir atingir e sensibilizar o pblico jovem. A minissrie evocou a vertigem de transformaes culturais, sociais e polticas, ocorridas no Brasil no final da dcada de 1960, a partir do ponto de vista dos jovens (VIVARTA, 2004, p.94). Por ltimo, a novela Malhao conseguiu, ao longo dos anos, abrir espao para temticas de cunho social. Em 1994, quando foi lanada, Malhao tinha o intuito de entretenimento. Com as mudanas, o programa diversificou-se, passando a discutir assuntos como violncia, gravidez na adolescncia, Aids e homossexualismo.

31

Uma pesquisa realizada pela Agncia Nacional dos Direitos da Infncia (Andi), Mdia dos Jovens 2002/2003, mostrou que, pela primeira vez, a quantidade de matrias socialmente relevantes predominou nos suplementos dos jornais, voltados para o pblico jovem. Alm dos jornais, os programas televisivos buscam cada vez mais trazer assuntos pertinentes ao universo juvenil. Entre os temas de relevncia social apontados pela agncia esto: educao, atualidades, cultura, trabalho, direitos e justia, protagonismo juvenil, sexualidade, sade, drogas, violncia, projetos sociais, AIDS e DSTS, mdia, famlia, informtica e internet, gravidez, pessoas com deficincia e meio ambiente. Curiosamente, os no relevantes so lazer/entretenimento, moda/beleza e comportamento. Esses assuntos esto presentes na maioria dos programas televisivos destinados ao pblico jovem. Alm deles, discusses sobre temas atuais que esto na mdia tambm so aproveitadas pelos programas de televiso. A pesquisa realizada pela ANDI, que resultou no livro Remoto Controle (2004), revela que diferentes tipos de pblico, com diferenas de classe, cor e regio, apresentam gostos distintos, ou seja, tm interesses em assuntos diferentes. O problema que as discusses dos temas muitas vezes no saem do superficial. Como os programas tm vrias atraes, como por exemplo, convidados especiais e bandas musicais, o tema principal quase sempre no aprofundado. Essa freqente dissociao entre tema e qualidade da abordagem pode ser exemplificada pelo contrrio das chamadas questes psicolgicas e de relacionamento afetivo (VIVARTA, 2004, p.157). Como j foi mencionado, A Voz dos Adolescentes12, estudo publicado em 2002 pelo Unicef, mostra que os adolescentes brasileiros passam em mdia quatro horas por dia em frente

12

Pesquisa A Voz dos Adolescentes, UNICEF/Fator OM/2002.

32

TV. Esse nmero representa mais de 21 milhes de meninos e meninas, de 12 a 17 anos. No entanto h na televiso brasileira um programa que consiga entreter e informar ao mesmo tempo. O comunicador Serginho Groisman conseguiu a faanha. Desde o incio da sua carreira, ele elaborou um projeto de programa direcionado ao pblico jovem, que contivesse entretenimento e informao. Comeou com o programa TV Mix, na Gazeta, no fim da dcada de 1980, e trouxe a participao do jovem no programa Matria Prima da TV Cultura, em 1990. O sucesso com o pblico jovem o levou, em 1991, ao Programa Livre, no SBT, onde ficou por nove anos. Dessa vez, Serginho se consagrou e virou sinnimo de credibilidade entre os jovens e adolescentes. Atualmente, o apresentador est no comando do programa Altas Horas, transmitido pela TV Globo, desde 2001.

33

3 ANLISE DO OBJETO

3.1 O programa Altas Horas

Os modernos meios de comunicao de massa, especialmente a televiso, tm um papel importante na formao dos indivduos. A influncia que a programao pode ter sob a construo da identidade dos jovens muito grande, uma vez que estes so muito suscetveis aos meios de comunicao de massa. Isso acontece porque, nessa fase, o jovem ainda est em processo de formao de sua identidade. Este captulo destinado anlise do programa Altas Horas, feito especialmente para a juventude. O programa Altas Horas um dos nicos na televiso brasileira direcionado para o pblico jovem, com discusses importantes sobre diversos temas. O programa estreou na Rede Globo em 2001 e vai ao ar na madrugada de sbado para domingo, aps o Supercine. Diversificado, o programa mescla atraes musicais, entrevistas com personalidades, discusses polmicas, com um diferencial que a participao do pblico. A platia constituda com cerca de trezentos participantes formada exclusivamente de jovens e adolescentes, distribudos em forma de uma arena, e so eles que fazem as perguntas durante o programa. O Altas Horas um programa fragmentado, alternando os momentos de discusses, perguntas e apresentaes musicais. Isso caracterstica do entretenimento contemporneo, principalmente o destinado aos jovens, uma vez que este vive uma realidade fragmentada marcada pela dinmica de mudanas ininterruptas. O advento da globalizao e da mdia digital acompanhado por um rio de informaes que so despejadas por variados veculos e fontes, fazendo com que o jovem receba e absorva os contedos de forma segmentada.

34

Outro diferencial do Altas Horas a entrevista que o apresentador Serginho Groisman faz com algum da platia. Nesse momento, o entrevistado da platia vira a atrao principal. Em entrevista ao site Terra13, Serginho disse que o mais importante no seu projeto de programa foi dar voz ao pblico, principalmente ao jovem. Ele que faz tambm o programa, tanto que a iluminao igual para todo mundo, o entrevistado no tem uma iluminao diferente, s o entrevistado da platia tem uma iluminao especial, justamente para mostrar que as pessoas annimas tm o que falar ressalta Serginho. Os temas discutidos no programa ora apresentam carter polmico ora so questes de interesses do jovem. Para se ter exemplo do tipo de debate normalmente apresentado, na edio do dia 9 de abril de 2006, o Altas Horas trouxe como convidados o rbitro paulista Edlson de Carvalho, acusado de manipulao nos jogos de futebol, a atriz Luana Piovani, a modelo Isabelli Fontana e o cantor Fbio Jnior. A temtica discutida no programa girou em torno da polmica sobre as fraudes e manipulaes que o ento juiz teria feito em alguns jogos do Campeonato Brasileiro. Tanto a platia quanto os outros convidados questionaram a atitude do rbitro. As respostas dadas por ele no convenceram o pblico, que demonstrou seu descontentamento com vaias e perguntas rspidas. O assunto gerou reaes at em outros convidados, como a atriz Luana Piovani e o cantor Fbio Jnior, que chegaram a bater boca abertamente com o rbitro de futebol. O Altas Horas tem uma proposta de aliar informao e entretenimento aos jovens, alm de divulgar atraes culturais. O prprio slogan do programa faz jus a esse objetivo: Altas Horas, vida inteligente na madrugada. Seu objetivo, segundo o apresentador e diretor Serginho Groisman, chamar ateno para o que normalmente no aparece nos programas de auditrio,
13

http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI285373-EI1118,00.html

(acessado no dia 06/04/2006).

35

trazendo idias para que as pessoas reflitam sobre os prprios preconceitos. Serginho afirma que a inteno do Altas Horas de despertar no jovem a vontade da busca do conhecimento, seja atravs de msica ou do debate:
H a inteno de educar no Altas Horas, mas no sentido de despertar a vontade da busca do conhecimento, seja por msica ou debates. No temos pretenso de transformar as pessoas, o mximo que pretendemos esse despertar. Se vamos falar de alfabetizao, no d para ser igual a uma escola, mas a televiso pode funcionar como um auxlio educao formal (GROISMAN, In, VIVARTA, 2004, p. 124).

3.1.1 Caractersticas do programa

O Altas Horas um programa semanal, durando de uma hora a duas horas. Seu roteiro apresenta entrevistas com convidados, constitudos de especialistas, atores, diretores, autores, atletas, msicos e personalidades em geral. Normalmente, so trs entrevistados por programa mais uma atrao musical, alm de mais trs jovens da platia, escolhidos aleatoriamente para tambm serem entrevistados. O Altas Horas feito todo em estdio, e em algumas excees tem alterada sua ambientao. Todo programa comea com uma viso panormica do estdio, mostrando a platia. Inicialmente, os convidados so apresentados em um telo so trs presentes no estdio pelo apresentador Serginho Groisman. Em seguida, os convidados entram no estdio, recebendo o aplauso da platia, com mais entusiasmo para uns do que para outros. Depois de cumprimentar todos os convidados e posicion-los no cenrio, Serginho comea a conversar com um deles. O assunto pode render apenas alguns segundo ou minutos, dependendo do interesse do apresentador.

36

Aps essa conversa inicial, Serginho abre a primeira rodada de perguntas para a platia. Alguns microfones so liberados no auditrio, e para fazer uma pergunta basta que o jovem fique com mo levantada. No caso de mais de um interessado se manifestar, o apresentador escolhe a quem dar a palavra. comum as perguntas serem direcionadas pelo apresentador, mas na maioria das vezes, ele apenas elege o jovem que diz na hora para quem quer perguntar. Depois da primeira rodada de perguntas, Serginho pode continuar a conversa, fazendo ele mesmo alguma pergunta, ou solicitar uma msica. Algumas edies do programa seguem uma trajetria diferente. Como o programa transmitido de madrugada e no tem tanto compromisso com publicidade e comerciais, os blocos no tm um padro definido. Somente o primeiro tem uma mdia de quarenta a cinqenta minutos e costuma ser o maior de todos. nesse bloco que a discusso mais intensa. O segundo bloco tem em mdia trinta minutos. J o terceiro bloco costuma ter mdia de vinte a trinta minutos. No segundo bloco acontece a primeira entrevista com algum jovem. O apresentador convida os presentes para ver quem ele vai entrevistar: o rosto de algum da platia aparece no telo. A imagem captada num momento anterior do programa. O jovem levanta e vai ao centro do cenrio onde feita a entrevista. Ele ganha um adesivo e uma camiseta do Altas Horas de brinde. Essa entrevista no programada, no sentido de no ter as perguntas pr-estabelecidas. O visual do entrevistado conta muito, pois pode ser um gancho para comear e direcionar a entrevista. Por exemplo, no programa do dia nove de abril de 2006, o jovem selecionado usava uma camisa da seleo da Argentina. A primeira pergunta do Serginho foi sobre a camisa do garoto, logo identificado como argentino, fato que possibilitou a Serginho dar o enfoque entrevista. Em cada edio trs jovens da platia so chamados para serem entrevistados. A entrevista dura em mdia trs minutos, mas esse tempo pode variar de acordo com a desenvoltura

37

do jovem ao responder as perguntas. Muitas vezes o jovem no d uma resposta adequada, fixando-se somente no sim, no, no sei e talvez. Em outros casos a entrevista pode render bastante. No programa do dia sete de maio de 2006, uma adolescente foi chamada para dar entrevista. Ela no sabia responder praticamente nenhuma pergunta, apesar delas dizerem respeito aos costumes da garota. A jovem contou, por exemplo, que s estuda na parte da manh e ao ser perguntada o que faz durante o dia, ela no entendeu e perguntou: Como assim?, o que levou a platia a se manifestar praticamente o tempo todo, vaiando e rindo a cada resposta. A manifestao negativa ou positiva do pblico demonstra a presso que o jovem recebe por parte dos outros jovens a ter determinada postura. A cobrana pela auto afirmao do jovem bem representada no programa. Um outro quadro presente no programa chamado pelo apresentador de Os piores da msica brasileira. Serginho convida trs jovens da platia para cantarem um trecho de uma msica qualquer no centro do cenrio. O objetivo do quadro descobrir quem o pior cantor, escolhido atravs de aplausos da platia, mas que, mesmo assim ganhar um brinde do programa. Nesse momento possvel perceber a identificao e necessidade de aprovao de quem vai cantar em relao ao grupo ao qual ele est inserido normalmente, um grupinho de jovens que est na platia. Apesar de ter os quadros diversificados, o Altas Horas segue um padro de estrutura. A maior parte do tempo destinad s perguntas da platia e discusso dos temas. Mas o programa apresenta, ainda, cerca de cinco a seis apresentaes musicais, dependendo do nmero de artistas. Esses so os quadros fixos do Altas Horas. Em algumas edies, o programa pode variar, trazendo reportagens e entrevistas fora do estdio.

38

3.2 Metodologia da pesquisa

A pesquisa analisou oito edies do programa de variedades destinado ao pblico juvenil, Altas Horas. Foram gravados programas nos meses de maro, abril e maio de 2006, e, posteriormente, nos meses de setembro, outubro e novembro. A opo de fazer uma pausa entre as edies analisadas visou verificar se o programa segue um padro, independente da poca em que foi ao ar. Como j expecitado, este trabalho pretendeu identificar e analisar como representada a identidade do jovem no programa Altas Horas da Rede Globo de Televiso. A anlise qualitativa foi realizada a partir de uma observao detalhada de quatro eixos temticos em confronto com o arcabouo terico esboado nos dois primeiros captulos. Os eixos escolhidos, em consonncia com os objetivos propostos, referem-se aos temas debatidos no programa, considerando o tempo destinado ao debate, sua relevncia social observada pelo tipo de editoria e os critrios de noticiabilidade de cada um. Ainda, considerou-se relevncia dos convidados e as atraes na discusso dos temas. Outro ponto foi a anlise das caractersticas do programa, tendo em vista que ele um produto da indstria cultural. E, por ltimo, a identidade dos jovens representada no programa.

3.3 Temas principais

Os temas apresentados no programa dependem, principalmente, dos convidados. O assunto gira em torno deles, sendo que sempre um se destaca dentre os demais. Os temas mais recorrentes no programa so do interesse do jovem, como cultura e entretenimento, relacionamentos afetivos e comportamento, educao, violncia, vestibular. Como o debate tem

39

por base as perguntas feitas pela platia, salvo excees nas quais o prprio apresentador Serginho Groisman sugere um assunto alheio aos convidados, os entrevistados so personagens ou especialistas no assunto. Quando os convidados so artistas a discusso fica em torno de cultura geral, cinema, msica e televiso. De acordo com a pesquisa realizada pela Andi, na qual dez programas direcionados ao pblico juvenil foram analisado entre ele, o Altas Horas os temas mais recorrentes foram: QUADRO 1 TEMAS CENTRAIS ABORDADOS NOS PROGRAMAS TELEVISIVOS PARA JOVENS BRASILEIROS14

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Questes psicolgicas/ Relacionamento afetivo Cultura e entretenimento Direito/Cidadania Escola Comportamento Poltica Crime/Violncia Famlia Mercado de Trabalho Sexualidade Sade Fatos de impacto (atualidades)

13 14,2% 8,8% 6,8% 5,4% 4,7% 2,7% 2,7% 2,7% 2,7% 2,7% 2,7% 2,0% 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Gravidez Interesse humano (pessoas pblicas) Meio ambiente Drogas Educao Sade reprodutiva e sexual Cincia Orientao afetivo-sexual Vestibular Viagem Outros No discusso de temas

2,0% 2,0% 2,0% 1,4% 1,4% 1,4% 0,7% 0,7% 0,7% 0,7% 2,7% 22,3%

Fonte: VIVARTA, 2004, p. 158. Essa tabela referente aos temas discutidos nos dez programas selecionados e analisados pela Andi. So eles: Altas Horas e Malhao, da TV Globo; Intim@o, da Rede Vida; Sobcontrole, da TV Bandeirantes; Interligado Games, da Rede TV; Buzzina e Meninas Veneno,

14

Segundo a metodologia aplicada pela pesquisa, Tema Central aquele que ocupa maior tempo de veiculao em uma determinada edio/captulo analisado. Era permitido apenas um Tema Central por edio/captulo. Dados da pesquisa Remoto Controle (2004).

40

da MTV, Atitude.com, da TVE; Fazendo Escola, da TV Cultura; e Sexualidade, Prazer em Conhecer, do canal a cabo Futura. Eles tm diversas diferenas e semelhanas entre si. A principal semelhana serem destinados ao pblico juvenil. Mas tm como distino formatos, durao, e o tipo de emissora em que exibido: tvs comerciais, segmentadas e pblicas. Foram analisados quinze edies de cada um e alguns deles j esto fora do ar. A pesquisa Remoto Controle (2004) tambm analisou as caractersticas das discusses de temas. O Altas Horas se saiu da seguinte maneira: QUADRO 2 CARACTERSTICAS DAS DISCUSSES DE TEMAS NO PROGRAMA ALTAS HORAS

Programa H discusso de um tema central ao longo da edio/captulo?

Altas Horas

Sim No Fonte: VIVARTA, 2004, p. 160.

H apresentao de informaes objetivas (para alm das impresses)? 66,7% Sim 58,3% Sim 58,3% Sim 50% 33,3% No 41,7% No 41,7% No 50%

Quando so A discusso discutidos dos temas temas superficial? centrais, h apresentao de opinies divergentes?

Houve focalizao na realidade do adolescente/ jovem?

Discusses so exemplificadas com filmes, livros, peas, programas?

Sim 58,3% Sim No 41,7% No

41,7% 58,3%

Na maioria das edies analisadas, os temas principais aqueles que ocuparam maior tempo de debate esto focalizados em questes que contribuem diretamente para um processo de formao do pblico jovem e adolescente. Esse dado reflete a preocupao do Altas Horas em transmitir um contedo de qualidade. De acordo com Mauro Wolf (1999), o que faz com que um acontecimento se transforme em notcia so seus valores notcia, ou seja, se os assuntos so consideravelmente interessantes,

41

significativos e relevantes para serem divulgados. So quatro os critrios substantivos que avaliam a relevncia de um tema, ou seja, seu critrio de noticiabilidade: o grau e nvel hierrquico dos indivduos envolvidos no acontecimento; impacto sobre a nao e sobre o interesse nacional; quantidade de pessoas que o acontecimento envolve; relevncia e significatividade do acontecimento quanto evoluo futura de uma determinada situao (WOLF, 1999). O programa Altas Horas utiliza de assuntos discutidos pela opinio pblica ou que estejam em visibilidade na mdia no decorrer da semana. Por exemplo, na edio do dia 23 de abril de 2006, o Altas Horas levou como tema de debate o documentrio produzido pelo rapper MV Bill e pelo produtor musical Celso Athayde, sobre meninos com envolvimento no trfico, que tinha sido exibido um domingo antes no programa Fantstico, tambm da Rede Globo. O rapper MV Bill foi ao programa explicar melhor sobre o assunto. Nessa edio tambm estiveram presentes o ator Pedro Cardoso, a modelo e atriz Letcia Birkheuer, a cantora Pitty e o cantor e compositor Francis Hime. Outro diferencial do programa o aprofundamento da discusso sobre poltica. Se na maioria dos programas destinados ao pblico jovem a poltica no tema de debates, por ser considerado um assunto chato entre os adolescentes, o apresentador Serginho Groisman tenta, atravs do Altas Horas, levar aos jovens a discusso sobre o assunto, mostrando que importante eles estarem atento essas questes. Em duas edies analisadas, o assunto principal discutido foi poltica. No programa do dia treze de maio de 2006, um dos convidados foi o presidente da Comisso de tica da Cmara dos Deputados, deputado Ricardo Izar. O debate girou em torno das crises no governo Lula e o trabalho realizado pela Comisso de tica. A maioria dos jovens presentes mostrou-se inteiradas

42

das questes do cenrio poltico nacional. Eles questionaram as atitudes de vrios polticos e mostraram-se preocupados com o futuro do pas. J na edio do dia sete de outubro de 2006, o Altas Horas trouxe para debate as eleies presidenciais. Em plena poca de campanha, o jornalista poltico Carlos Monforte foi falar da cobertura jornalstica e do momento poltico. Em diversos momentos Serginho Groisman questionou os jovens quanto ao voto consciente e perguntou platia e aos participantes das entrevistas se j haviam decidido o voto. O apresentador no obteve muito sucesso. Na verdade, pde-se perceber que o pblico jovem tem uma relao de afinidade maior com uma rea especfica: a do cenrio artstico e cultural. Assuntos como msica, televiso e cinema esto sempre em alta no universo juvenil. Na msica, ritmos como o pop, o rock e o rap predominam no gosto adolescente. O programa Altas Horas utiliza esse fato para estimular o interesse dos jovens para outros segmentos. Ele aborda diversos assuntos utilizando como referncia filmes, msicas e livros. Os jovens tm prazer em entender o que j conhecem mais ou menos e tambm em saber de novidades, em fazer descobertas (VIVARTA, 2004, p.167). A entra a participao do apresentador Serginho Groisman para levar at o jovem produtos culturais e artistas que apesar da reconhecida importncia e competncia, no so devidamente conhecidos no universo juvenil. Por isso, estrelas da MPB como Alcione, Adair Jos, Paulinho da Viola, ngela Ror, entre outros, so presenas constantes no programa.

43

QUADRO 3 OS ASSUNTOS E CONVIDADOS EM CADA PROGRAMA ANALISADO Programa do dia: 25/03/2006 Assunto principal: Convidado principal que tratou do tema: Inspetora Marina Maggessi, da Coordenadoria de Inteligncia da Polcia Civil do RJ Ex-rbitro Edlson Pereira de Carvalho. Ricardo Izar (presidente da Comisso de tica da Cmara dos Deputados) Assuntos secundrios: Cinema nacional, lanamento de filme Peas de teatro, carreira de modelo Televiso e msica Convidados relacionados ao tema: Marco Nanini e Ney Latorraca

Violncia.

01/04/2006

Fraude e manipulao de jogos de futebol. Poltica a crise no governo Lula.

13/05/2006

20/05/2006

Carreira de Sandy e Junior e violncia em So Paulo Consequncias do ataque de 11/09. Lanamento do livro Plano de Ataque. Poltica Cobertura jornalstica das eleies.

Sandy, Junior e Caco Barcellos

Copa do mundo e vida de modelo.

09/09/2006

Ivan SantAnna, escritor

07/10/2006

Carlos Monforte

Carreira de modelo e humor na televiso. Msica e lanamento de DVD Desafios das carreiras de jornalista, cantor e ator. Alcolismo

Luana Piovanni, Isabeli Fontana Luiz Fernando Guimares, Flvia Alessandra, Marcelo D2, Alcione Paulo Roberto Falco e Alessandra Ambrsio. Raica Oliveira, Cludia Rodrigues e Lenine Wanessa Camargo, Carlos Monforte, Marjorie Estiano e ngela Ror rica Palomino, Marcos Oliveira e Durval Lelys. Mariana Aydar.

29/10/2006

Igreja Catlica, a relao com vida aps a morte e o casamento gay.

Padre Marcelo Rossi

04/11/2006

Carreira de ator e msico

Vladmir Brichta, Guta Stresser, Inimigos da HP

Cultura Emo, comportamento juvenil, teatro e humor na televiso, msica. Msica

44

O apresentador do Altas Horas, Serginho Groisman, entrevistado para a pesquisa Remoto Controle (2004), traa os objetivos do programa, explicando a seleo dos temas e convidados:

Queremos chamar ateno para o que normalmente no aparece nos programas de auditrio, trazer idias que as pessoas reflitam sobre os prprios preconceitos. Para alcanar nossos objetivos, escolhemos temas atuais, fatos culturais e jornalsticos. A seleo dos convidados acontece a partir do que est ocorrendo na cidade, inclusive shows e peas em cartaz (GROISMAN, In, VIVARTA, 2004, p. 124).

Dessa forma, o Altas Horas consegue disponibilizar ao pblico tanto os jovens quanto outros segmentos uma variedade muito grande de temas. Nos programas analisados, os assuntos variaram de poltica, violncia, esporte, atualidades, religio e o mundo artstico, entre outros. Os convidados eram dos mais diversos segmentos profissionais, representados por atores, cantores, polticos, jornalistas, comentarista esportivo, padre, modelos, e at delegada de Polcia.

3.4 Os convidados do Altas Horas

As fontes no so todas iguais e todas igualmente relevantes, assim como o acesso a elas e o seu acesso aos jornalistas no est uniformemente distribudo (WOLF, 1999, p. 223). As fontes presentes no programa Altas Horas no so todas iguais, no sentido das diferenas de profisso, faixas etrias, sexo e pessoas mais ou menos conhecidas. Como j foi citado anteriormente, os convidados predominantes no programa Altas Horas so atores, msicos, especialistas, jornalistas, modelos e atletas. Segundo Edgar Morin (1997), esses convidados podem ser considerados olimpianos, ou sejam, pessoas famosas por seus trabalhos na imprensa, no cinema e na televiso.

45

Com exceo dos especialistas e de pessoas desconhecidas no cenrio miditico, os demais convidados pertencem ao grupo dos olimpianos. Morin afirma que mesmo com a referncia mitologia grega elas foram humanizadas, aproximadas do pblico pela indstria cultural. Dessa forma, a vida dos olimpianos se transforma em assuntos do cotidiano, como seus casamentos, seus amores. No Altas Horas do dia 1 de abril de 2006, o apresentador ficou alguns minutos conversando sobre casamentos e relacionamentos com os convidados Isabelli Fontana, Fbio Jnior e Luana Piovani. A discusso ficou em torno da vida pessoal de cada um, ao explorar detalhes de seus relacionamentos amorosos. O exemplo serve para mostrar tambm que na maioria das vezes, os convidados, ao discursarem sobre algum tema, emitem opinies pessoais. Em alguns poucos momentos do programa, as informaes so passadas de forma objetiva com nmeros, dados e estatsticas. Morin ressalta que os olimpianos correspondem ao mesmo tempo a modelos reais e imaginrios. Essa natureza dupla faz com que sejam modelos de vida, principalmente do pblico juvenil. Os olimpianos, por meio da dupla natureza, divina e humana, efetuam a circulao permanente entre o mundo da projeo e o mundo da identificao (MORIN, 1997, p. 107). As celebridades tambm possuem outro papel nos programas televisivos, incluindo prprio Altas Horas. Elas servem para atrair e prender a ateno do pblico jovem. S a presena dessas pessoas j um grande chamariz. Outro papel importante a divulgao e discusso de assuntos culturais. Na maioria dos casos, os convidados vo lanar algum CD, DVD, livro, apresentar a nova pea teatral ou o filme em cartaz. Portanto, alm de falar sobre suas vidas, as celebridades (olimpianos), tambm levam os produtos culturais para a pauta no Altas Horas. Outro ponto importante que a presena dessas celebridades ajuda a manter o interesse do jovem em outros assuntos, como, por exemplo, a poltica. No Altas Horas, apesar de um dos

46

convidados estar relacionado com o assunto principal, os outros tambm opinam sobre o tema. Dessa forma, artistas e especialistas trocam idia ao falar sobre poltica, violncia, carreiras, entre outras coisas. No dia vinte de maio de 2006 o Altas Horas contou com a presena da dupla Sandy e Junior, do jornalista Caco Barcellos, do comentarista esportivo Paulo Roberto Falco e da modelo Alessandra Ambrsio. Um jovem perguntou a Caco Barcellos sobre os ataques que o grupo PCC havia feito na cidade de So Paulo e a atitude do governo paulista. Enquanto Caco e Falco discutiam o assunto o cantor Junior pediu a palavra. Ele se atrapalhou um pouco ao comentar um tema que no domina e deixou isso transparecer para o pblico. Principalmente a idia de que os lderes do PCC so muito inteligentes e poderiam usar essa inteligncia para serem lderes de grandes multinacionais. Foi mal interpretado por vrios jovens e o apresentador Serginho Groisman, percebendo a complexidade da situao, tratou logo de mudar de assunto. O psicanalista Jos Outeiral acredita que os meios de comunicao de massa, como a televiso, no oferecem modelos de identificao positivos para o pblico jovem. A sociedade brasileira oferece, principalmente atravs dos meios de comunicao, da atitude de determinados setores polticos e lderes empresariais, atitudes ticas e valores que no se constituem em modelos identificatrios positivos (OUTEIRAL, 1994, p. 74). Na entrevista pesquisa da Andi, Remoto Controle (2004), a psicloga e professora da UnB, ngela Almeida, afirma que no so s os jovens que buscam nas pessoas famosas um modelo, os adultos tambm fazem projees direcionada aos olimpianos. Ela no trata a influncia das celebridades em termos positivos ou negativos. ngela Almeida destaca que sempre possvel aproveitar algo na participao dos olimpianos.

47

Quando as pessoas se relacionam com esses objetos sociais um personagem da mdia, um personagem do mundo musical, do cenrio poltico elas tendem a reter deles aqueles atributos que possam melhorar a imagem de si e de seu grupo. O sujeito, quando se relaciona com o objeto da mdia, na verdade se relaciona com aquilo que acha que aquele personagem pode reafirmar em sua identidade e na de seu grupo (ALMEIDA In: VIVARTA, 2004, p.213).

Em certo sentido, o Altas Horas questiona a idia de Outeiral de que os meios de comunicao no apresentam modelos identificatrios positivos. Mas, a participao de especialistas muito positiva e importante na formao do jovem. Muitas vezes, essa participao serve para ampliar os horizontes de conhecimento e de percepo crtica sobre questes que falam diretamente realidade desse segmento (VIVARTA, 2004, p.207). A pesquisa Remoto Controle destacou tambm os segmentos que participam dos programas em questo, conforme explicitado nos dados que se seguem.

48

QUADRO 4 QUEM FALA NOS PROGRAMAS TELEVISIVOS PARA JOVENS BRASILEIROS15

Executivo Estadual Executivo Municipal Legislativo Federal Judicirio Ministrio Pblico Polcia Civil ou Militar Ginecologistas Hebeatras Outros mdicos Enfermeiros Nutricionistas Psiclogos Outros profissionais da rea de sade16 Advogados Assisitente Social Outros profissionais Conselhos Universidades Fonte: VIVARTA, 2004, p. 206.

0,7% 0,7%

Terceiro Setor Atores que no divulgam trabalho especfico 1,4% Atores que divulgam trabalho especfico 2,1% Msicos que no divulgam trabalho especfico 0,7% Msicos que divulgam trabalho especfico 1,4% Outros artistas 2,1% Esportistas 0,7% Estudantes 4,2% Professores e educadores em geral 0,7% Familiares 1,4% Namorado(a), companheiro(a), parceiro(a) 15,4% Amigo(a) 4,2% Jovens em geral* 5,6% 3,5% 14,7% 1,4% 3,5% Adolescentes em geral* Adultos em geral* Crianas em geral* Outros

2,1% 11,2% 8,4% 9,1% 23,1% 11,2% 2,8% 21,7% 23,1% 16,8% 7,7% 5,6% 51,7% 13,3% 7,7% 0,7% 16,8%

Os especialistas ou personagens do assunto principal so escolhidos sobretudo atravs de alguns fatores como a credibilidade, a respeitabilidade. Nesse momento, a fonte apresenta relevncia na discusso do tema por possuir conhecimento aprofundado sobre o assunto. J os artistas convidados fazem um papel de olimpianos. Eles so o tema de discusso secundrio, ou seja, a pblico pergunta sobre sua vida, namoros, carreira. Mas tambm emitem sua opinio. Por

15 16

Respostas mltiplas, portanto a soma dos percentuais pode ultrapassar 100% Nesse item foram considerados profissionais como diretores de hospitais e terapeutas ocupacionais. * O participante no teve suas caractersticas identificadas pelos programas.

49

serem considerados olimpianos, semi-deuses, os artistas debatem o tema principal com base na sua prpria experincia, que para o pblico jovem tem significativa relevncia. Esses artistas representam um modelo, um ideal a ser seguido pela juventude. Uma preocupao de Serginho Groisman de apresentar aos jovens outras atraes artsticas que no aquelas j conhecidas do grande pblico, da mdia. O programa promove encontros musicais, por exemplo, com artistas que j no esto no centro da popularidade. Na edio do dia treze de maio de 2006, o Altas Horas recebeu os cantores Marcelo D2 e Alcione. Os dois cantaram juntos e separadamente. O cantor de rap e hip hop Marcelo D2 muito conhecido e querido pelos jovens. Ao cantar junto com a Alcione, incentiva o pblico a conhecer o trabalho dela tambm. Mas um problema na veiculao de produtos culturais no Altas Horas a predominncia de artistas de televiso, exclusivamente da Rede Globo, para divulgao de suas produes, que na maioria das vezes fazem parte da programao da prpria emissora. Na verdade essa prtica uma constante na programao da TV Globo e mesmo de qualquer outra emissora comercial, que utiliza seus programas para divulgar seus prprios produtos, tais como novelas, artistas, filmes e msicas.

3.5 O Altas Horas como produto da cultura de massa

Os produtos da cultura de massa so assim chamados por estarem disponveis para a maioria da populao. Programas de televiso e rdio, jornais, revistas e msicas se encaixam nesse perfil. Mesmo que o produto no seja consumido por muitas pessoas, s o fato de estar

50

disponvel o torna um produto da cultura de massa. O Altas Horas pode ser qualificado como um produto da cultura de massa, pois um programa exibido na maior emissora de televiso do pas. O pblico tambm sofre modificaes no que diz respeito recepo da cultura de massa. As fronteiras culturais so quebradas no interior da nova cultura. As formas culturais atravessam as estratificaes sociais com uma intensidade e freqncia inesperada. A identidade construda a partir dos valores de consumo, integrando diversas classes e caracterizando a unidade da cultura de massa.
A cultura industrial se desenvolve no plano do mercado mundial. Da sua formidvel tendncia ao sincretismo-ecletismo e homogeneizao, seu fluxo imaginrio, ldico, esttico, atenta contra as barreiras locais, tnicas, sociais, nacionais, de idade, sexo, educao; ela separa dos folclores e das tradies temas que ela universaliza, ela inventa temas imediatamente universais (MORIN, 1997, p. 44).

Segundo Morin, certos produtos so criados a partir do modelo burocrtico-industrial, que permite a fabricao macia de mercadorias e, para alguns autores, compromete o aspecto artstico do produto. A tendncia desse tipo de produo de despersonalizao da criao, predominando a organizao racional de produo sobre a inveno. Contraditoriamente, o pblico alvo da indstria cultural jovens e adolescentes reagem, ao reclamar por um produto individualizado, novo, exigncia que se choca com o sistema da indstria cultural. Neste sentido, o programa se encaixa adequadamente na teoria de Morin. O Altas Horas um produto individualizado, destinado um pblico segmentado o pblico jovem. Apesar de ser produzido a partir do modelo burocrtico-industrial, o programa busca uma personalizao na criao ao procurar sempre inovar e ousar. O fato de dar voz ao jovem, permitir que ele faa as perguntas e, de certa forma, comandar o programa, exemplo dessa inovao e ousadia. Apesar do Altas Horas ser um produto da cultura de massa e assim tentar abranger o maior nmero de pessoas, o programa voltado para o pblico jovem. A diversidade de temas e

51

convidados atrai outros tipos de pblico alm do juvenil mas o jovem o elemento predominante no programa. Morin (1997) acredita que a cultura de massa estruturada da acordo com a lei de mercado, e assim, as imagens e palavras veiculadas fazem apelo imitao, conselhos e incitaes publicitrias. Como qualquer produto da cultura de massa, o Altas Horas tambm se estrutura conforme as leis de mercado. de bom alvitre no se esquecer que os artistas da Rede Globo, ao promover as novelas, filmes, peas de teatro, cds e dvds a maioria com apoio do grupo Globo esto se submetendo a uma das especifidades caractersticas da cultura de massa. De outra parte, o Altas Horas no abusa de sua condio de produto cultural para divulgar peas publicitrias. O que se divulga, em sua maioria, so produtos culturais. Algumas escolas j anunciaram no programa. Existem tambm alguns produtos que divulgamos, por exemplo chocolates, carto de crdito para jovens, mas sou eu que decido se vamos fazer ou no. No faria nunca de bebidas alcolicas ou cigarro. (GROISMAN, In, VIVARTA, 2004, p. 124). Morin afirma ainda que a cultura de massa opera um processo de promoo da juvenilidade. Processo que comeou h mais de 50 anos e continua at hoje. O tema da juventude no concerne somente aos jovens, mas a todos que envelhecem. Eles no preparam-se para a velhice. Pelo contrrio, lutam para permacerem jovens. Nesse processo, h, no entanto, algumas diferenas.

As relaes de projeo-identificao entre a adolescncia e a cultura de massa funcionam de maneira menos ordenada do que para os adultos: enquanto para os adultos o mundo da gang, da liberdade, do homicdio so pacficas evases projetivas, esses temas pode tornar-se modelos de conduta para os adolescentes (MORIN, 1997, p. 156).

52

3.6 Representao da identidade juvenil

Como diz o socilogo Jos Maurcio Domingues, na construo de uma nova identidade o indivduo passa a perceber-se como parte de um grupo, de uma seita, de uma classe, e dessa forma ele se sente valorizado e participante. Na edio do dia 1 de abril de 2006, dois meninos e uma menina foram chamados a cantar. Um dos meninos, apesar de ter um desempenho pior do que os demais, acabou por ganhar o prmio. Razo: ele tinha mais amigos aplaudindo-o na hora da deciso. As identidades surgidas na sociedade ps-moderna, segundo Domingues, so fruto das desigualdades raciais, tnicas, religiosas, comunitrias e tribais. Nos quadros do Altas Horas, em que h a participao do pblico jovem - como a entrevista e os piores da msica os grupos aparecem de forma mais clara. Os jovens que esto na platia, aplaudem em apoio ao amigo, ou, ao contrrio, vaiam desaprovando a fala ou a ao do colega. De acordo com o psicanalista Jos Outeiral na fase final da adolescncia dos 17 aos 20 anos - que o jovem busca estabelecer uma identidade estvel. Nessa idade o jovem apresenta uma tendncia grupal, ele procura em outros adolescentes identidades similiares. Isso reflete a necessidade de afirmao e participao que o jovem possui. Em um grupo ele se sente participante e aceito, com as caractersticas que apresenta. Nesse contexto surgem as tribos urbanas. De acordo com Maffesoli (1998), as tribos urbanas surgiram do desgaste do individualismo e da necessidade de identificao com um grupo, que foram reforadas pelos meios de comunicao de massa, como a televiso. Para ele, o homem est vivendo a fase do neotribalismo, no qual a fluidez, os ajuntamentos pontuais e a disperso so caractersticas. Os

53

jovens precisam se identificar com um grupo para se sentirem aceitos e pertencentes. Pode-se entender que os jovens presentes na platia do Altas Horas se organizam em grupo, que podem ser chamados de tribos urbanas. As tribos so representadas pelos jovens com maior evidncia, que aparecem nos debates e fazem perguntas, participando ativamente do programa. Outeiral explica que a construo da identidade comea no incio da vida atravs de identificaes com a me, o pai, parentes, professores e colegas, respectivamente. J na adolescncia, os grupos de amizade so importantes na formao da identidade. Outeiral destaca que nessa fase um dos elemento mais importantes so personagens de grupos musicais, artistas, astros de cinema ou televiso e atletas.

Os modelos de identificao, as funes tutelares, desertam, por sua vez, da famlia e do homem maduro para transferir-se para outro lugar: os deuses de carne, os heris imaginrios da cultura de massa apoderam-se de funes tradicionalmente privilegiada pela famlia e os ancestrais (MORIN, 1997, p. 152).

Na platia do Altas Horas possvel localizar grupos distintos entre os espectadores. Atravs de caractersticas comportamentais, modo de se vestir, cabelos, piercings, percebem-se grupos espalhadas na platia. Muitos desses grupos apresentam caractersticas semelhantes com os convidados no palco, principalmente se forem artistas da msica e da televiso. Nos programas dos dias vinte de maio e sete de outubro de 2006, em que compareceram os cantores Sandy e Junior e Wanessa Camargo, respectivamente, grupos de garotas adolescentes vestiam roupas parecidas com as das cantoras.

54

Os adolescentes experimentam, s vezes, uma identificao to macia com um destes personagens que parecem assumir sua identidade: falam com eles, vestem-se da mesma forma, adquirem seus maneirismos, no sendo raro que tal situao se prolongue por um longo tempo (OUTEIRAL, 1994, p. 72).

Isso acontece porque os adolescentes apresentam uma identificao to forte e intensa com esses grupos musicais que parecem assumir sua identidade, ou seja, se vestem iguais a eles, se comportam da mesma forma, falam como eles, adquirindo at mesmo os jeitos e maneirismos dos seus cantores favoritos. No decorrer do programa, o apresentador Serginho Groisman, escolhe trs adolescentes da platia para serem entrevistados. Normalmente, eles apresentam alguns traos caractersticos, como modo de se vestir, raas e aparncia fsica dspar. Por exemplo, j foi entrevistado um garoto que usava saias, descendentes de orientais, e uma garota de cabelo azul. Morin afirma que devido contradio e hipocrisia dos valores estabelecidos, o jovem apresenta repugnncia ou recusa pelas relaes hipcritas e convencionais, pelos tabus, recusa extremada do mundo (MORIN, 1997, p.155). Mas os jovens que se vestem e comportam como rebeldes ou que buscam quebrar tabus so raros no Altas Horas. Por isso quando aparecem, recebem destaque especial. A professora do Departamento de Pedagogia da UnB, Vnia Quinto Carneiro, em entrevista para a pesquisa Remoto Controle (2004), aponta que os programas televisivos ainda constrem a imagem do jovem a partir de dois esteretipos. O primeiro caracterizado por comportamentos e linguagens que refletem a cultura da rebeldia como questo de estilo. J no segundo esteretipo, ao contrrio, os jovens so representados como bonzinhos, bem comportados, sem contradies e sem conflitos. Vnia Quinto acredita que preciso acabar com essas vises caricaturais. Ela sugere que se rompa com a concepo nica de jovem, permitindo que estes surjam como sujeitos reais, em

55

formao, que tm histrias, conflitos, preocupaes para alm de suas prprias relaes amorosas, que so capazes de consumir, de participar, de produzir significados... (VIVARTA, 2004, p. 222). Nesse sentido, o programa Altas Horas tenta solucionar o problema ao abrir espao para que o jovem se manifeste, critique, d sua opinio. Mas apenas a participao do jovem nos programas de televiso no faz com que eles, na sua diversidade, se reconheam nos mesmos. O pblico presente na platia do Altas Horas no muito diversificado, pois representa o jovem de classe mdia das grandes cidades. Mas os adolescentes do interior do pas, do Norte e do Nordeste, principalmente, no fazem parte desses que so mostrados no programa.

3.6.1 Pblico jovem e participao

De acordo com estudiosos como Eugnio Bucci e Dominique Wolton, a televiso um dos principais instrumentos de integrao nacional. Ela transforma um pas descentralizado e dividido em um pas nico, unido como pblico. Bucci entende que o Brasil continua cheio de desigualdades sociais, econmicas e culturais, mas ainda se une diante da TV no final de Copa da Mundo, no final da novela em um processo de integrao imaginria. Mas importante levar-se em considerao de que mesmo esse pas que se unifica na frente da TV, apresenta tambm enormes desigualdades quanto a gostos e preferncias. Assim, um programa televisivo pode no agradar a todos os gostos, em razo das diferenas regionais, faixas etrias ou classes sociais. J foi referido que o pblico do programa Altas Horas formado especialmente por jovens e adolescentes. O perfil da platia consttuido pelo jovem de classe mdia e classe mdia alta, estudantes de escola privada e, em sua maioria, brancos. A mdia de

56

idade do pblico do Altas Horas varia dos 13 aos 24 anos, abrangendo uma faixa etria muito ampla. possvel observar a relao de identificao do jovem com os convidados atravs de certos tipos de perguntas que so formuladas. Quando o convidado algum artista ou personalidade da msica, televiso ou do mundo da moda, a maioria das perguntas giram em torno de dicas para as pessoas que querem tornar-se profissionais como eles. Os jovens pedem conselhos de como seguir em determinada carreira, esperando alcanar o mesmo sucesso. A participao do jovem no programa exclusivamente feita durante a gravao. O Altas Horas no recebe telefonemas durante o programa e nem l cartas nem e-mails de telespectadores. Uma das explicaes para isso o fato do programa ser gravado anteriormente. Os jovens participam na platia, fazendo as perguntas e atravs dos quadros j citados, como a entrevista e Os piores da msica. A pesquisa Remoto Controle analisou tambm as caractersticas da participao nos programas analisados. O equilbrio tnico-cultural e o equilbrio de gneros foram os principais pontos abordados na anlise.

57

QUADRO 5 CARACTERSTICAS DA PARTICIPAO NO PROGRAMA ALTAS HORAS

Programa

Participa o de telespectadores

Participa o de entrevistados na rua

Equilbrio tnicocultural entre os convidados

Equilbrio tnicocultural entre a platia

Equilbrio de gnero entre os convidados

Equilbrio de gnero entre a platia

Os participantes foram, em algum momento, ridicularizados 6,7% 93,3%

Altas Horas

Sim No

----100%

6,7% 93,3%

26,7% 73,3%

20% 80%

46,7% 53,3%

66,7% 33,3%

Fonte: VIVARTA, 2004, p. 216.

Segundo a pesquisa Remoto Controle, o desenho arquitetnico do cenrio e das atraes, j revela o modo de participao. A disposio da platia no cenrio em forma de arena e a proximidade do palco, interfere diretamente na ambientao. A proximidade ou no dos jovens com os demais protagonistas por si s constitui indcio do tipo de dilogo que se pretende empreender (VIVARTA, 2004, p.215). No Altas Horas a platia fica muito prxima dos convidados, permitindo maior interao durante as perguntas. Muitas vezes o convidado cumprimenta um jovem, chamando-o pelo nome, alm de dar a resposta olhando nos seus olhos. A qualidade da participao dos jovens no programa est diretamente ligada qualidade do apresentador. Diferente de muitos apresentadores de programas destinados aos jovens, Serginho Groisman assume uma postura adequada e equiidistante, ao se colocar na posio de mediador do debate, fazendo colocaes pertinentes e sempre tentando aprofundar nas teses em debate.

58

de se notar tambm que a participao depende do desempenho dos convidados e dos prprios temas discutidos. Se eles no so de domnio do adolescente, corre-se o risco da superficialidade, prejudicando assim, sua participao e o aprofundamento da questo.

59

CONCLUSO

A formao da identidade na sociedade moderna composta por diversos fatores. Um dos principais fatores a cultura de massa. Depois da projeo e identificao com os pais, parentes e professores na fase infantil, a adolescncia complementa esse processo com a identificao entre colegas e olimpianos, como artistas da msica e da televiso. Essa projeo reforada e justificada pela cultura de massa. Os produtos miditicos, por sua vez, possuem papel importante para que a formao da identidade do jovem se d de forma positiva. O modo como o jovem se v e participa dos produtos da mdia, como a televiso, fundamental neste contexto. Por ser um programa destinado ao pblico jovem, o Altas Horas se esfora para passar uma imagem no estereotipada, mas isso nem sempre alcanado, pelo fato de lidar constantemente com cones da mdia que reproduzem, de certa forma, uma representao caricata. Estes esteretipos esto imbudos no imaginrio do jovem quando ele se identifica com os olimpianos. Mas, nem sempre esse projeto tem sucesso. Muitas vezes pblico jovem se manifesta de forma caricata. Isso acontece porque no processo de identificao, os jovens quase sempre se organizam em grupos, tribos, com gostos e atitudes semelhantes. Essas tribos podem ser percebidas na platia do programa, assim como na participao do pblico em quadros especficos. Ainda nesse raciocnio, as identidades dos jovens nas sociedades modernas so fragmentadas. Eles no precisam se comportar ou seguir uma mesma tribo o tempo todo. No programa, o jovens vestido todo de preto, como os punks, ou roqueiros, visto cantando junto com o padre Marcelo Rossi. Portanto, as identidades so construdas diariamente e no se mantm fixas, elas variam de acordo com o grupo, o local e a cultura em que se est inserido.

60

Ainda na contribuio para a formao da identidade do jovem, o programa Altas Horas disponibiliza uma gama de assuntos com o objetivo de atrair a ateno dos jovens em questes fundamentais para a solidificao da sociedade. Temas como poltica, violncia e cultura esto constantemente presentes no programa, abrindo um leque de discusso entre os jovens e especialistas. O jovem ainda est com sua identidade em construo, e figuras da mdia os olimpianos fazem parte deste processo. O Altas Horas apresenta modelos identificatrios positivos na formao do jovem. E dessa maneira que o jovem se comporta no programa. Os artistas da msica e da televiso so vistos como exemplos, e os jovens manifestam isso atravs das perguntas que fazem. Por participar do programa, de forma atuante, o jovem representado como protagonista e consciente dos assuntos da sociedade. Um dos problemas analisados por esta pesquisa quanto representao do jovem em relao ao perfil do pblico presente no programa. O adolescente da platia quase sempre o mesmo. Jovens entre 13 e 20, de classe mdia, estudantes de escolas particulares e moradores das grandes cidades brasileiras. Contrariando a lgica da televiso de ser um instrumento de integrao nacional o programa no consegue representar o jovem brasileiro de forma ampla, abrangendo adolescentes do norte, nordeste e interior do pas. Com esta pesquisa foi possvel constatar que o programa Altas Horas um produto positivo na formao do jovem ao tentar cumprir esse papel levando ao seu pblico elementos construtivos e educacionais. A participao tanto dos convidados quanto da platia acontece de maneira semelhante, os dois segmentos so protagonistas no programa. Alguns crticos diro que a televiso ainda est longe de ser perfeita, mas programas como o Altas Horas, podem ser o incio de uma proposta que transforme o fascinante veculo numa ferramenta consciente na formao da identidade do jovem.

61

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BUCCI, Eugnio. Brasil em tempo de TV. So Paulo: Boitempo, 1997. COELHO, Teixeira. Cultura e cultura poltica dos jovens. Revista USP. So Paulo (32): 102107, Dez/Fev 1996/97. DOMINGUES, Jos Maurcio. Sociologia e modernidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (orgs.). Textos em representaoes sociais; 2. ed. Petroplis, RJ: Vozes, 1995. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. 11. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor 1997. MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declnio do individualismo nas sociedades de massa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1998. MAGNANI, Jos Guilherme C. Tribos urbanas, metfora ou categoria?. Cadernos de Campo Revista dos alunos de ps-graduao em Antropologia. Departamento de Antropologia, FFLCH/USP, So Paulo, 1992. MORIN, Edgar. Cultura de massas no sculo XX: o esprito do tempo - I neurose. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1997. OUTEIRAL, Jos Ottoni. Adolescer: estudos sobre adolescncia. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. THOMPSON, J. B. A mdia e a modernidade: uma teoria social da mdia. 6. ed. Petrpolis: Vozes, 2004. 261 VIVARTA, Veet.. Remoto controle: linguagem, contedo e participao nos programas de televiso para adolescentes. Braslia: ANDI; UNICEF; So Paulo: Cortez, 2004. WOLF, Mauro. Teorias da comunicao. 5. ed. Lisboa: Presena, 1999. WOLTON, Dominique. Elogio do pblico grande pblico: uma teoria crtica da televiso.. So Paulo: tica, 1996. http://altashoras.globo.com/index.html acessado no dia 05/04/2006

62

http://www.andi.org.br/ acessado no dia 05/04/2006 http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI285373-EI1118,00.html acessado no dia 06/04/2006 http://www.unicef.org/brazil/ acessado no dia 07/04/2006 http://www.telehistoria.com.br/canais/emissoras/globo.htm acessado no dia 25/10/2006 http://redeglobo3.globo.com/institucional/ acessado no dia 25/10/2006

63

ANEXO 1 Audcia para debater diversidade e questes do gnero17 Entre os temas de especial relevncia para a formao cidad dos jovens, destacam-se aqueles da agenda da diversidade, como a plena incluso social das pessoas com deficincia e das diferentes etnias, os direitos das chamadas minorias sexuais e as questes de gnero (ou seja, o debate entre papis femininos e masculinos na sociedade e os modelos de mulheres e homens que os adolescentes tm como referncia). Com algumas excees, esses so assuntos pouco presentes na pauta dos programas para adolescentes e jovens ou ento recebem tratamento inadequado. Para a antroploga Esther Hamburguer, crtica de televiso e professora da Escola de Comunicao e Artes da Universidade de So Paulo, mais do que dar visibilidade s questes de gnero e diversidade, a tev deveria discutir essas temticas com mais ousadia.

Como a questo do gnero tem sido trabalhada nos programas de televiso voltados para o pblico jovem? Ela tem merecido ateno. A questo do gnero uma das oposies que move a trama dos programas fictcios e tambm dos programas jornalsticos. No meu ponto de vista, a televiso se v como uma instituio feminista. Defende essa causa. Esse um aspecto ligado televiso desde o princpio. Mas o problema que, em alguns casos, as antigos esteretipos e discusses acabam sendo reproduzidos na programao. Como deixar claro que a questo de gnero extrapola as temticas relacionadas mulher e ao feminismo e diz respeito tambm ao homem?

17

Artigo retirado do livro Remoto Controle (2004), da Andi.

64

Para problematizar mais a questo do masculino necessrio, basicamente, que os produtores dos programas pensem nesse assunto. O problema que os responsveis pelos programas de tev no tm noo dessas questes. No debatem o assunto; o tema no chega a eles. Com isso, a televiso contribui para o aumento ou a manuteno dos preconceitos. Muitas vezes, os programas do voz aos senso comum e no percebem. Do outro lado, a televiso, como um meio associado indstria cultural, est muito acostumada a trabalhar a questo da mulher. Ela contribuiu para a expanso dos espao da mulher na sociedade. Mas essa expanso no necessariamente positiva, pois na maior parte das vezes as questes surgem despolitizadas e sem problematizao. Na sua opinio, como o debate sobre a homossexualidade tem sido colocado no televiso? Acredito que a incluso da questo da homossexualidade na televiso faz diferena e lhe d status de tema legtimo e pblico. Mas difcil medir e delimitar os efeitos de maneira mais precisa. A sociedade precisa abrir essas tmticas e discutir com quem faz tev. preciso tornar os programas mais desafiadores. Para mim, os bons programas so aqueles que desafiam o espectador. Em que medida a identidade do jovem representado na tev corresponde diversidade da juventude brasileira? O jovem brasileiro est longe de ser o que a televiso tem mostrado e essa constatao pode ser percebida por vrios aspectos. Um deles que a questo racial tem sido tratada de maneira muito desigual. Quase no se v jovens atores negor atuando, sendo eles a maior parcela da populao. Tambm no h representao nas questes relacionadas etnia, por exemplo. Mas eu no sei se a tev tem a obrigao de reproduzir fielmente a realidade. Talvez isso possa limitar a criatividade que cerca a dramaturgia. Mas deve-se ousar pensar que a tev pode problematizar para o lado positivo.

65

ANEXO 2 Televiso com informao e tica18 No Brasil, Serginho Groisman um dos mais completos apresentadores de programas para jovens. Comeou como produtor de atividades culturais do Colgio Equipe, em So Paulo e, mais tarde, criou o programa Matria Prima primeiro no rdio, depois na televiso. O sucesso levou-o ao SBT, onde apresentou o Programa Livre por oito anos. Em 1999 mudou-se para a Globo, onde comanda o Altas Horas.

De que forma o apresentador de um programa televisivo voltado para adolescentes e jovens deve se preparar? Que diferencial deve ter em relao a outros apresentadores? O apresentador precisa ser bem informado de uma maneira geral, no s sobre espinhas ou rock. preciso ter uma viso jornalstica, mas isso serve para qualquer apresentador de auditrio. importante no se comportar como adolescente. Mesmo se ele for jovem, legal manter uma posio um pouco distanciada, abrindo espao, lembrando que h grandes diferenas de perfil entre os adolescentes. Eu tento estabelecer uma relao do maior respeito pela platia. Isso significa ouvir com ateno as opinies das pessoas, mesmo se elas forem contrrias s minhas. Se acho que so opinies que podem ser conforntadas, fao isso sob forma de pergunta. Assim, vira algo para ele refletir, sem dar uma apalavra final. Quais as suas principais descobertas durante a produo do Matria Prima em relao s possibilidades de trabalho com o pblico jovem na TV? At hoje, o mais importante que descobri a imprevisibilidade das perguntas que so feitas pelo pblico. Quem vai ao programa no tem compromisso algum, nem com editora, nem com jornal, no tem medo de se queimar. Muitas coisas que o jornalismo tem vontade de perguntar, mas no
18

Entrevista retirada do livro Remoto Controle (2004), da Andi.

66

tem coragem, so questionadas neste espao. A energia que essa faixa de idade tem muito grande, so pessoas que esto abertas as novidades musicais, por exemplo. No que no tenham preconceitos, mas esto mais dispostos a conhecer coisas novas. Quais os seus principais objetivos hoje na televiso brasileira em relao ao pblico jovem? Quero trabalhar com uma questo muito conhecida e pouco falada na televiso, que a tica. Mesmo que esse pblico tenha mais informao, apesar de superficial, legal ele traga isso para a discusso. Sobre informar, acredito que na televiso podemos despertar o interesse para determinado tema que poder ser melhor explorado e pesquisado fora da tev. Do tempo do programa Matria Prima para os dias de hoje, voc acha que a programao televisiva voltada para o jovem encontrou uma forma de se apropriar de elementos educativos? Uma questo prpria da televiso aberta a preocupao com a audincia. Existem muitos programas parecidos. O que vejo um nmero maior de produes, mas pouca variedade e qualidade. muito superficial: nenhum jovem pode achar que a televiso o suficiente. No Brasil, se v muito mais tev do que deveria. Para ser bem informado preciso ter uma boa leitura, ir ao cinema. No d pra ficar s na televiso.

You might also like