You are on page 1of 2

Introduo s Teorias da Comunicao 1 Semestre (PROVA 1) Prof. Thiago Quiroga 1) Da atualidade como problematizao inicial de trabalho 1.

1) O problema da histria, a questo do tempo e a incluso do presente como procedimento metodolgico em teoria da comunicao. TEXTO: O que o Iluminismo? (Collge de France, 1983) AUTOR: Michel Foucault a) Anlise de dois importantes textos de Immanuel Kant (Alemanha, 1724/1804) que, segundo Foucault, inauguram a modernidade como questo. Os textos resultam das respostas s perguntas: O que a AUFKLARUNG? e O que a revoluo?. b) Perguntas que caracterizam a poca em que viveu Kant, sculo XVII, considerada a etapa histrica das luzes, o Iluminismo. Perodo em que se acreditou no progresso da humanidade vislumbrado na autonomia da razo, isto , na idia de que o homem poderia sair de seu estado de minoridade e emancipar-se. c) Sobre a AUFKLARUNG (esclarecimento). Projeto de expanso do Iluminismo que acreditou firmemente na idia da razo como iluminadora de toda escurido. Abordagem que se consolida no sculo XVIII, atravs do fortalecimento das cincias empricas como grande motor na produo de verdade do perodo, e que faz da educao seu principal investimento de construo. Trata-se a do modelo de pensamento que fez da razo no apenas o caminho para a autonomia do homem, mas tambm e, sobretudo, o lugar de um constante progresso do gnero humano. d) Sobre o Processo do Gnero Humano Do encontro de uma causa que no apenas atue na realidade, mas uma causa permanente que por toda histria, ela mesma, guiou os homens no caminho do progresso. Causa que mostre que ela agiu outrora, que age agora e agir em seguida. Nesta causa est a idia de acontecimento, no qualquer acontecimento, mas aquele que se chama revoluo. e) Revoluo como acontecimento: Signo do progresso da espcie humana. Revoluo como signo (causa): Rememorativa (o): Revela a disposio de conduzir a humanidade em direo de uma tal constituio desde a origem. Demonstrativa (o): Mostra a eficcia atual desta disposio.

Prognstica (o): Se h muitos resultados da Revoluo, no se pode esquecer a disposio que se revelou atravs dela. Mostra que essa disposio passar em permanncia. Revoluo: Disposio moral da humanidade que se constitui no direito de todos os povos se darem a constituio poltica que lhe convm e no princpio conforme ao direito e moral de uma constituio poltica tal que evite, razo de seus princpios, toda guerra ofensiva.

f) Ontologia da atualidade O presente como acontecimento filosfico ao qual pertence o filsofo que fala. O que se passa hoje?, O que este agora no interior do qual estamos uns e outros?, Experincia do presente cuja originalidade reside no fato de se constituir, ele mesmo, o modo pelo qual se tornou possvel incluir aquele que pensa naquilo que se pensa, ou seja, da radicalidade da atualidade como a prpria instncia em que se pode encontrar aquilo que faz sentido para uma reflexo filosfica. g) Concluso Campo atual das experincia possveis; pertencimento a um ns que se refere a um conjunto caracterstico de sua prpria atualidade.

You might also like