You are on page 1of 8

VIPSSANA E SADE

Dr R.M. Chokhani

Vipssana Research Institute Dhammagiri, Igatpuri 422403 Maharashtra, India

VIPSSANA E SADE
Dr R.M. Chokhani
A palavra sade derivada da palavra anglo-saxnica hal, que significa todo; e por sua vez implica a existncia integral de uma pessoa. Ela normalmente representada no modelo bio-psicosocial, onde fatores biolgicos, psicolgicos e sociais operam juntos, em um dinmico sistema interativo. Entre eles, a psiqu ou a mente a mais importante, tendo em vista que a fora central diretriz da nossa atividade e de nossa vida inteira. Assim sendo, a psicossomtica, que estuda o relacionamento entre o corpo e a mente, considerada como sendo o personagem central das cincias da sade; tendo inmeras variantes como a psiconeuroimunologia, a psico-endocrinologia, a psico-cardiologia, a psico-dermatologia, etc. Sade positiva, um conceito desenvolvido para englobar a qualidade de vida total, uma utopia que a humanidade est sempre se esforando para realizar. A meditao Vipssana uma tcnica cientfica de auto-observao dentro da moldura da prpria mente e do prprio corpo; uma cura pela observao e pela participao nas leis universais da natureza (Dhamma), que opera sobre os prprios pensamentos, sentimentos, julgamentos e sensaes. Visa total erradicao das negatividades mentais e condicionamentos para a aquisio da verdadeira paz de esprito, levando a uma vida feliz e sadia.
2

Os cursos de Vipssana so abertos a alunos de quaisquer religiosidades, nacionalidades, cores e formaes; mesmo os aflitos por enfermidades podem participar, com a condio de que possam cumprir com o cdigo de disciplina, seguir as instrues para meditao e pratic-la adequadamente; e que as instalaes e o apoio disponveis no centro de meditao sejam adequados s necessidades de todos. Existe uma valiosa gama de dados a respeito dos efeitos benficos da Vipssana em relao a muitos problemas de sade, tanto fsicos quanto mentais. Tais benefcios so considerados apenas efeitos colaterais. Recomenda-se que no sejam perseguidos como se fossem o objetivo principal, o que seria contraproducente. A cura no a cura da doena, mas a cura essencial do sofrimento (dukkha) humano o propsito da Vipssana. Com alegria e equanimidade; a nossa abordagem com relao vida totalmente transformada, nos possibilitando enfrentar todas as vicissitudes, inclusive as doenas, e at mesmo a morte, com serenidade e coragem. A prtica da medicina uma confluncia das correntes gmeas da cincia e da arte. Um terapeuta precisa ter no apenas o conhecimento adquirido de diagnstico e tratamento, mas tambm uma compreenso do ser humano, com amor e compaixo por aqueles que sofrem. Alm disso, a exposio constante ao sofrimento humano pode levar o profissional a um esgotamento a no ser que o mesmo se esforce constantemente para desenvolver a sua prpria autonomia e o seu autoconhecimento, aumentando a sua habilidade de servir de ncora profissional para os demais, no tumulto de suas vidas. Como diz o ditado: Mdico, cure-se a si mesmo! A Vipssana mostra um caminho.
3

Vipssana aceitvel e relevante para terapeutas de vrias disciplinas, tendo em vista que toca o ponto comum da cura. Com a sua prtica, os terapeutas crescem no s pessoalmente, mas tambm em sua vida profissional; a sensibilidade emptica e a preciso no diagnstico aumentam e a eficincia teraputica facilitada. Muitos profissionais de sade que praticam meditao ensinam Anapana a seus pacientes, um passo preparatrio no treino da Vipssana - em complementao administrao do tratamento mdico convencional. Os pacientes so, ento, encorajados a assumir a responsabilidade pessoal por sua prpria sade e seu prprio bem-estar. Vipssana verdadeiramente o caminho para a cura total, inclusive da autocura e de outras curas. O posicionamento existencial da Vipssana, ou seja, a inevitabilidade do sofrimento (dukkha) e sua exortao ao trabalho rduo at o eventual alcance do objetivo supremo que o alcance da total libertao (Nibbna), a torna uma ferramenta perfeita de auto-atualizao. De fato, uma medida de sade mental positiva. Consequentemente, o foco principal de pesquisa na rea da sade consiste no estudo e na avaliao dos benefcios psicolgicos da Vipssana, em termos de transformaes de personalidade e atitudes; os padres de comportamento disfuncionais frente o estresse; o desempenho e a adaptao no lar, estudo e trabalho; em suma, a qualidade de vida. Dr Vithaldas Modi A cura natural cr que todas as enfermidades sejam uma s e sua cura tambm seria uma s. Estar doente por si s j implica a deteriorao do estado natural do corpo. Isso ocorre por vivermos de maneira incorreta, por irmos contra a natureza. O homem o filho da natureza. Deveria viver como
4

os outros animais, como os outros seres. A natureza quer que ele funcione como tem sido sempre desde tempos imemoriais. Deveria comer o alimento que a natureza produz para ele e no deveria polu-lo acrescentando ou removendo algo dele. Deveria inalar ar puro, beber gua pura e dormir o suficiente. Mas, onde o homem vive dessa maneira? O resultado que seu corpo torna-se poludo, em outras palavras: fica cheio de poluentes. verdade que a natureza criou no corpo um sistema de drenagem dos poluentes que so normalmente produzidos. Mas ainda que eles sejam removidos, poluentes adicionais causados pela maneira errnea de viver, se no forem drenados, se manifestam em forma de doena. Ento, perdemos o apetite, temos o desejo de descansar e o desejo de beber gua persiste. Esses so os sinais da natureza. Se o homem os reconhece e vive de forma adequada, o seu corpo ficar livre de poluentes. E se ele no o poluir mais, ficar limpo (livre de poluentes) e saudvel. A mente funciona dentro dos limites deste corpo. Nosso corpo tambm poludo por uma mente contaminada, ou seja, pelos pensamentos impuros que surgem nela. A poluio gerada mais mortal do que veneno. Existe apenas diferena em grau. O homem sobreviver se a quantidade de poluentes for pequena. Ento, para manter uma boa sade, dever-se-ia viver uma vida natural, como lembra a natureza, e tomar medidas para manter a mente pura. As maneiras de se atingir a pureza mental so inmeras e variadas, mas em meu ponto de vista, a melhor a Vipssana. A nica tcnica de meditao ensinada pelo Buda. Tanto simples quanto infalvel. Ele prprio atingiu a iluminao praticando-a e ensinando-a aos outros por simples compaixo.

Uma mente s somente pode viver em um corpo so. Portanto, a primeira exigncia para a prtica de Vipssana manter seu corpo puro e saudvel. Para conseguir isso, deve-se aceitar a observncia de cinco preceitos: 1. No matar. 2. No roubar. 3. No ter conduta sexual inadequada. 4. No mentir. 5. No fazer uso de intoxicantes. Com base nesses preceitos morais, aliados concentrao adequada da mente, estaremos prontos para iniciar a prtica de Vipssana. O que quer que seja, correto ou incorreto, bom ou mau, que uma pessoa faa, fica armazenado em sua mente. Ento, a mente de extrema importncia, pois todos os resultados dos feitos malficos ficam acumulados nela e sero a causa do nosso prximo nascimento. Se a nossa mente se tornar ultrapura, diz-se que se atinge a iluminao. Mas isso s ocorre no espao de tempo de muitas existncias. Entretanto, um primeiro passo se faz necessrio, e este s pode ser dado pela mente ao longo da vida de um ser humano. O Buda pde atingir seu caminho de iluminao em virtude de aes benficas praticadas em inmeras vidas passadas. Ns somos privilegiados por esta tcnica
6

de Vipssana, em sua forma pura, estar disponvel para ns. Ela havia desaparecido da ndia, mas foi cuidadosamente preservada em seu pas vizinho, Mianmar. Em sua pureza original, essa mesma tcnica foi trazida de volta ndia em 1969 por Goenkaji. Desde ento, muitas centenas de milhares de pessoas da ndia e de todo o mundo j usufruram benefcios dessa tcnica de meditao ensinada por ele. Aquele que pratica Vipssana sem consider-la como um ritual, atinge a pureza da mente. Em outras palavras, sensualidade, raiva, desejo e averso, que agitam a mente do homem, se tornam cada vez mais fracos em funo da prtica da meditao. medida que as negatividades diminuem, a pessoa experimenta uma profunda paz. Vipssana definitivamente uma tcnica para livrar a si mesmo do ciclo de nascimento e de morte. Alm do mais, tambm uma tcnica que purifica a mente e que proporciona paz de esprito. E isso desejvel para todos. Caminhar pela trilha de Vipssana um mtodo nico de viver a vida feliz. Quem caminha nessa trilha usufrui os benefcios imediatamente. Alm do mais, esta pessoa permeia e impregna o ambiente ao redor de si com uma fragrncia de boa vontade, e, em troca, tambm recebe boa vontade de todos.

Vipassana Research Institute

Informaes sobre Vipassana www.dhamma.org/pt/ Informaes para Alunos Antigos www.santi.dhamma.org/os/

You might also like