You are on page 1of 7

Instrues de Preenchimento para Inscrio ao ENEM 2010 Para realizar a inscrio ao ENEM 2010, o participante deve ter em mos

seus documentos pessoais: CPF e RG. Alm disso, a informao correta do CEP de sua residncia indispensvel para o recebimento do Carto de Confirmao da Inscrio que contm, entre outras informaes, o local de realizao de sua prova. Uma novidade na inscrio o preenchimento do questionrio socioeconmico. Para respond-lo, sero necessrias informaes como: renda familiar e escolaridade dos pais. Veja abaixo um guia para a realizao de sua inscrio. 1. Acesse a pgina do INEP (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/) e clique em Inscrio Faa j a sua

2. Leia atentamente as instrues. Informe o nmero de seu CPF e sua data de nascimento. Ateno: A data de nascimento deve ser igual quela informada na Receita Federal. Clique em Prximo.

3. Em seguida, so apresentadas as informaes constantes na base da Receita Federal. Caso seu sobrenome ou sexo estejam incorretos, voc pode alter-los. Aps conferir as informaes, clique em Prximo.

4. No bloco Dados Pessoais, informe o seu RG, o rgo expedidor e a UF onde foi emitida sua identidade. Indique tambm sua Cor/ Raa e Estado Civil.

5. No bloco Endereo, indique o CEP de sua residncia. Confira os dados apresentados pelo sistema (Endereo, Bairro, UF e Municpio). Preencha os campos Nmero e Complemento. ATENO: Essas informaes so fundamentais para o recebimento do Carto de Confirmao da Inscrio.

6. O preenchimento de dados do bloco Contato opcional, porm, com essas informaes, voc poder receber mensagens importantes sobre a prova em seu e-mail e celular. O E-mail tambm facilitar a recuperao de sua senha de acompanhamento da inscrio.

7. No bloco Necessidades especiais, caso voc possua alguma deficincia (comprovada em laudo m dico) indique Sim pergunta Possui alguma deficincia?. Em seguida, indique sua(s) deficincia(s) e o(s) tipo(s) de auxlio de que necessitar para realizar a prova.

ATENO: Os participantes com deficincia sero contatados pela empresa contratada para confirmao da deficincia indicada e para verificao da viabilidade do auxlio solicitado. 8. O bloco Atendimento diferenciado direcionado aos (s) participantes sabatistas, lactante s, gestante s, com deficincia de ateno, com dislexia, em classe hospitalar e outra (que deve ser especificada) .

ATENO: Os participantes que indicarem atendimento diferenciado sero contatados pela empresa contratada para confirmao do atendimento solicitado. 9. Neste ano, o ENEM ter questes de Lngua Estrangeira. Voc deve, portanto, optar entre Ingls ou Espanhol.

10. O bloco Certificao do Ensino Mdio direcionado aos(as) participantes que utilizaro seus resultados para pleitear a certificao de concluso do Ensino Mdio. Para tal, devem indicar Sim pergunta Ir utilizar sua nota no Enem para obter certificado de concluso do Ensino Mdio?. Em seguida, indique a UF e a instituio certificadora qual voc solicitar o seu certificado de concluso do Ensino Mdio. Lembre -se que essa indicao no est condicionada ao seu local de residncia e que as entidades certificadoras definiro as formas de utilizao dos resultados obtidos considerando-se a mdia indicada pelo INEP. ATENO: Para solicitar a certificao, o participante deve ter, na data de realizao da primeira prova (06/11/2010), 18 anos completos. Clique em Prximo para continuar sua inscrio.

11. No bloco Local de Prova informe o local onde ir realizar a prova: UF e municpio.

12. Agora, informe uma senha para acompanhamento de sua inscrio. Com ela voc poder conferir seus dados, obter seus resultados, entre outros. Clique em Prximo.

13. Verifique o municpio escolhido para realizao da prova. Caso a informao esteja correta, clique em Sim para continuar sua inscrio. Caso contrrio, clique em No e corrija.

14. Em seguida, o participante dever preencher informaes referentes ao seu Ensino Mdio: Para os concluintes do Ensino Mdio: indique a sua situao, a escola em que estuda, a srie que est cursando e a modalidade de ensino. Clique em Prximo.

ATENO: Para quem concluinte do Ensino Mdio importante a indicao da escola na qual est matriculado. Voc pode pesquisar sua escola de duas formas diferentes: Informando a UF, o municpio e parte do nome da escola. O sistema abrir uma lista de escolas, clique naquela em que voc est estudando.

Ou, informando o cdigo de sua escola no Censo Escolar da Educao Bsica (solicite esse cdigo na sua escola).

ATENO: Caso a escola no seja encontrada na pesquisa, o candidato deve declarar estar matriculado regularmente em uma escola da rede de ensino. Clique em Prximo.

Para os egressos (aqueles que j concluram o Ensino Mdio): indique o ano de concluso e a modalidade de ensino. Clique em Prximo.

Para quem concluir o Ensino Mdio aps 2010: indique essa opo e clique em prximo.

15. Para concluir sua inscrio, responda o questionrio socioeconmico. Para conhecer as perguntas a serem respondidas acesse a pgina do INEP ( http://www.enem.inep.gov.br/) e clique em questionrio socioeconmico 2010. 16. Aps o preenchimento do questionrio socioeconmico, informaes prestadas na inscrio. Verifique essas informaes. faa as correes na pgina de acompanhamento (http://www.enem.inep.gov.br/), utilizando seu CPF e a senha inscrio. so apresentadas as Se houver algum erro, de sua inscrio informada no ato da

ATENO: Ao concluir sua inscrio voc pode: - Gerar boleto: Para quem no isento. Clique em Gerar Boleto e efetue o pagamento da taxa de inscrio at a data indicada para que sua inscrio seja finalizada. O boleto tambm pode ser gerado na pgina de acompanhamento de sua inscrio; - Ser isento: Para os concluintes do Ensino Mdio em 2010 da rede pblica de ensino; - Declarar carncia: Para as pessoas de baixa renda. Leia a declarao apresentada e clique em Declarar carncia.

Pronto! Sua inscrio foi realizada com sucesso.

You might also like