You are on page 1of 10

Unidade V Magnetismo 4.

1 Histrico
Existem vrias histrias sobre como surgiu o magnetismo, porm o real incio desconhecido. Os gregos j sabiam desde a antigidade, que certas pedras da regio da Magnsia, na sia menor, atraam pedaos de ferros. A rocha encontrada era na realidade um tipo de minrio de ferro, chamado magnetita (Fe3O4). As rochas que contm o minrio que apresenta este poder de atrao so chamadas de ims naturais. Os ims naturais foram pouco usados no comeo de sua descoberta, at que se descobriu que um im montado com liberdade de movimento giraria de tal maneira que um de seus extremos apontasse sempre para o norte. Os pedaos de magnetita suspensos por um fio, foram chamados de pedras guias, e foram usados pelos chineses h mais de 2000 anos como bssolas primitivas para viagens nos desertos. Bssolas primitivas, feitos de ims naturais, foram tambm aproveitadas pelos marinheiros nos primeiros descobrimentos martimos. Em 1263, Pierre de Mare Court descobriu ao colocar sobre um im esfrico natural (magnetita), em vrias posies, e marcar as direes do equilbrio da agulha, que as linhas que envolviam o im eram da mesma forma que os meridianos que envolviam a Terra, e passavam por dois pontos situados sobre as extremidades de um dimetro das esferas. Esses dois pontos foram denominados os plos dos ims. Muitos observadores verificaram que, no importando a forma do im, sempre haveria dois plos, o plo norte e o plo sul, onde a fora do im seria mais intensa. Em 1600, William Gilbert descobriu a razo de a agulha de uma bssola orientar-se em direes definidas: a Terra um im permanente. E o fato de plo norte da agulha ser atrado pelo plo norte geogrfico da Terra, quer dizer que este plo , na realidade, plo sul magntico. Isso se verifica ao saber que plos de mesmo nome de dois ims repelem-se e de nomes opostos se atraem. A atrao e repulso dos plos magnticos foram estudadas quantitativamente por John Michele, em 1750. Usando uma balana de toro, Michele mostrou que a atrao e a repulso dos plos de dois ims tinham igual intensidade e variavam inversamente com o quadrado da distncia entre os plos. Estes resultados foram confirmados logo aps por Coulomb. Coulomb admitiu que o magnetismo est contido em cada molcula do im, por isso, os plos sempre so aos pares. Mesmo dividindo-se um im em pedaos muito pequenos, sempre iro haver dois plos.

5.2 O Magnetismo e o Eltron


Embora as foras eltricas e magnticas estejam relacionadas, so de natureza complemente diferentes. As foras eletrostticas e as foras magnticas no interagem na ausncia de movimento. Porm, se um dos campos de fora estiver em movimento, surge um fenmeno que prova a interao entre as foras. Como o eltron a menor partcula da matria, foi desenvolvida uma teoria que estabelece a relao entre eletricidade e o magnetismo, trata-se da teoria eletrnica do magnetismo. O eltron possui uma carga negativa, carga esta que produz um campo eletrosttico, representado por linhas perpendiculares, vindas de todas as direes. O eltron possui movimentos orbitais e rotacionais (SPINS) que do origem a um campo magntico, este campo formado por linhas circulares concntricas em torno do eltron. A combinao dos dois campos chamado de campo eletromagntico.

46

5.3 ms
So substncias que possuem a maior parte ou todos os seus domnios magnticos orientados em um nico sentido, e tem ao seu redor um campo magntico, onde exercem aes magnticas, como por exemplo a magnetita, que um m natural.

Todo m possui duas regies denominadas plos (so os extremos de cada m onde este exerce de forma mais intensa aes magnticas), o Plo Norte e o Plo Sul. Estes nomes foram dados em conseqncia de quando um m suspenso, sem atrito algum, ele se orienta de acordo com os plos geogrficos da Terra.

A existncia do campo magntico facilmente percebida com o auxlio de uma bssola, colocada em vrios pontos ao redor de um im em forma de barra. O campo magntico representado por linhas traadas tangentes ao redor do campo magntico.

47

Campo Magntico de um m O campo magntico a regio do espao em torno de um material magntico onde se observam seus efeitos magnticos; isto , a sua atrao e repulso com outros corpos. O campo magntico invisvel. Para a facilidade do estudo adotou-se o conceito de linhas de induo ou linhas de fora magnticas. Tais linhas so coincidentes com as linhas formadas pela orientao da limalha de ferro quando espargidas sobre um pedao de vidro que se encontra sobre um m em forma de barra. Conforme a distribuio do campo magntico no espao, obtm-se um espectro caracterstico com o formato de cada m. De qualquer forma convencionou-se que o sentido das linhas de induo tal que elas saem do plo norte e entram no plo sul fora do m, e saem do plo sul e entram no plo norte dentro do m.

Inseparabilidade dos Plos Quebrando-se um m em forma de barra, em duas partes, no obteremos dois ms, um com somente um plo sul e o outro somente com o plo norte mas sim dois ms menores com ambos os plos. Se continuarmos dividindo o mesmo m, obteremos sempre o mesmo resultado. Isto se deve ao fato de que as propriedades magnticas so intrnsecas s molculas que constituem o material.

Interao Magntica entre Dois ms Atravs da limalha de ferro pode-se observar o comportamento das linhas de campo quando interagimos plos de mesmo nome e plos de nomes contrrios. Plos de mesmo nome se repelem.

48

Plos de nomes contrrios se atraem.

Tipos de ms Naturais: O nico m natural a magnetita. Sua utilidade , no entanto, apenas histrica, pois rara, fraca e de difcil industrializao. A magnetita no passa de dixido de ferro (Fe3O4). Artificiais: todo e qualquer objeto que tenha adquirido propriedades magnticas atravs de processos de imantao que sero vistos posteriormente. Porm, nos interessa em nosso estudo os que so imantados pelo uso de corrente eltrica, sendo que estes podem ser classificados em artificiais permanentes e artificiais temporrios. Os Artificiais Permanentes tem a caracterstica de conservarem o seu prprio campo magntico, mesmo depois de cessado o campo indutor ou a corrente eltrica, tal como o ao. Os Artificiais Temporrios tem a caracterstica de no conservarem o campo magntico aps cessado o campo indutor ou a corrente eltrica, tal como o ferro.

5.4 Processos de Magnetizao


Como um material pode magnetizar-se alinhando suas molculas, a melhor maneira de faz-lo aplicando-lhe uma fora magntica. Tal fora dever agir contra o campo magntico de cada molcula, orientando-as. Isso pode ser feito principalmente por duas maneiras: Atrito Quando um m atritado sobre a superfcie de um pedao de ferro no magnetizado, o campo magntico do m orienta as molculas do ferro e magnetiza-o. Por Induo A magnetizao ocorre atravs da aproximao entre o indutor e o induzido. As molculas do induzido, imersas no campo magntico do indutor, orientam seus domnios magnticos. Corrente Eltrica Quando uma bobina ligada a uma bateria, a corrente eltrica produz um campo magntico, que magnetiza o ferro. A magnetizao do ferro se produz pela ao do campo magntico, que se origina da corrente eltrica, ao circular pelas espiras. As linhas de fora orientam os domnios magnticos do ferro numa s direo imantando o ncleo.

49

5.5 Classificao dos Materiais Magnticos


Materiais magnticos so aqueles que permitem a orientao de seus ms elementares, tais como ferro, ao e nquel. J os materiais no magnticos so aqueles onde os efeitos magnticos de seus ms elementares anulam-se completamente, no reagindo a um campo magntico externo, tais como plsticos, madeiras e borracha. Materiais Ferromagnticos So aqueles que na presena de um campo magntico so atradas fortemente pelos dois plos dos ims. So compostos de determinadas substncias que se magnetizam intensamente. Ex.: ferro, cobalto, nquel, ao doce. Materiais Paramagnticos So aqueles que, na presena de um campo magntico, so atradas fracamente pelos dois plos dos ims. Ex.: ar, paldio, alumnio. Materiais Diamagnticos So aqueles que, na presena de um campo magntico, so repelidos pelos dois plos dos ims. So substncias que se magnetizam em sentido contrrio. Ex.: bismuto.

5.6 Processos de Desmagnetizao


Um im pode ser desmagnetizado utilizando-se alguma forma de alterar sua estrutura magntica, ou seja, desorientando seus domnios magnticos. Isto pode ser feito atravs de: choque mecnico; aquecimento; aplicao de um campo magntico alternado.

50

5.7 Ponto Curie


Quando a temperatura de um material ferromagntico elevada acima de certo valor crtico, o material perde suas propriedades magnticas tornando-se simplesmente paramagntico. Esta temperatura conhecida como Ponto Curie, e normalmente inferior ao ponto de fuso da substncia. Os pontos Curie para certas substncias ferromagnticas constam na tabela abaixo. Material Ferro Cobalto Nquel Magnetita Ponto Curie 770C 1140C 358C 585C

5.8 Grandezas Magnticas


Fluxo Magntico ( [Wb])
definido como o nmero total de linhas de campo magntico que atravessam determinada seo. Sua unidade no SI o Weber (Wb). Um Weber igual a 1.10 8 linhas de campo magntico.

Induo Magntica (B [T])


Tambm chamada de densidade de fluxo magntico, e representa o fluxo magntico por unidade de rea de uma seco perpendicular ao sentido do fluxo.
=
A

A unidade de induo magntica no SI o Wb/m2 que chamado de Tesla (T).

Intensidade Magntica (H [A/m])


uma grandeza vetorial definida em cada ponto do campo. Para representar, no interior do im , a intensidade de magnetizao e, ao mesmo tempo, a direo e o sentido da orientao dos ims elementares que o constituem, d-se intensidade de magnetizao o carter de um vetor, tendo direo do eixo magntico dos ims elementares orientados e dirigidos no sentido sul-norte. Se cada unidade de volume de um im constituda por um igual nmero de ims elementares, igualmente orientados, a intensidade magntica do im ento constante em valor, direo e sentido.Em todos os outros casos, a intensidade de magnetizao varia em valor e direo de um ponto para o outro do im, sendo a intensidade magntica resultante a mdia das intensidades destes pontos. A unidade da intensidade magntica o A/m.

51

Permeabilidade Magntica ( [T.m /A])


A permeabilidade magntica exprime a facilidade que um determinado meio, com dimenses (comprimento e rea de seo transversal) unitrias, oferece ao estabelecimento de um campo magntico. Esta grandeza expressa pela relao:

B H

No vcuo, o = 4. .10-7 T.m/A. O valor de uma grandeza caracterstica de cada material, pois indica a aptido que um determinado material possui em reforar um campo magntico inicial sendo = . H. Em termos prticos, a permeabilidade magntica de todos os materiais que no so magnticos, como cobre, alumnio, madeira, vidro e ar, praticamente igual a do vcuo. Os materiais diamagnticos possuem permeabilidade um pouco menor que a do vcuo. Os materiais paramagnticos possuem permeabilidade um pouco maior que a do vcuo. Materiais ferromagnticos como ferro, nquel, ao, cobalto e ligas desses materiais tem permeabilidade magntica centenas ou milhares de vezes maior que a do vcuo. A permeabilidade relativa, R, de um determinado material representada pelo quociente entre a permeabilidade do material e a permeabilidade do vcuo, representando assim um fator de proporo relativa permeabilidade do vcuo. A tabela abaixo apresenta as permeabilidades relativas de alguns materiais diamagnticos, paramagnticos e ferromagnticos. Material Diamagnticos Ouro Mercrio Prata gua Zinco Paramagnticos Alumnio Paldio Platina Oxignio Ferromagnticos Cobalto Nquel Ferro Fundido Ao Ferro para Transformador Ferro muito puro Metal um (Ni+Cr+Cu+Fe) 60 50 30 a 800 500 a 5000 5500 8000 100000 1 + 22.10-6 1 + 690.10-6 1 + 330.10-6 1 + 1,5.10-6
R

1 35.10-6 1 12.10-6 1 20.10-6 1 175.10-6 1 10.10-6

52

Relutncia ( [A/Wb])
A relutncia magntica de um circuito magntico, pode ser definida como a dificuldade oferecida pelo circuito passagem do fluxo magntico atravs do mesmo. Sua unidade o Ampre/Weber. A relutncia o inverso da permencia (facilidade oferecida pelo circuito passagem do fluxo magntico).
= l . A

A relutncia diretamente proporcional ao comprimento do caminho magntico e inversamente proporcional a permeabilidade e a seo transversal do material.

5.9 Blindagem Magntica


No se conhece nenhum material que seja isolador do fluxo magntico, nem se observa nenhuma mudana aprecivel no fluxo ou na fora de um im, causada pela interposio do vidro, papel, madeira, cobre ou outro qualquer material no magntico. Entretanto, muitas vezes preciso proteger instrumentos eltricos de medida, bem como cabos condutores de sinais, da ao perturbadora do campo magntico ou de outros campos estranhos, provenientes de geradores, cabos condutores de correntes, etc. Consegue-se este objetivo, cercando-se o instrumento com uma caixa de ferro (baixa relutncia). Esta blindagem, praticamente, desvia todo o fluxo e evita, deste modo, que sua ao se faa sentir nos dispositivos sensveis do instrumento, reduzindo os erros de medida nos medidores e interferncia em sinais transmitidos via cabos. Pode-se, deste modo, obter a reduo da influncia do campo estranho a um valor desprezvel, dentro do espao confinado pela blindagem.

53

Exerccios
1. O que diferencia um material magntico de um material no magntico? 2. Qual a classificao e as principais caractersticas das substncias magnticas? 3. Pode-se separar os plos magnticos de um m ? Porque? 4. Cite e explique os mtodos possveis para magnetizarmos o ferro. 5. Cite e explique os mtodos para a desmagnetizao. 6. O que diz a Lei de Coulomb do magnetismo? 7. Defina da forma mais completa possvel: - Campo Magntico; - Intensidade do Campo Magntico; - Fluxo Magntico; - Induo Magntica; - Permeabilidade Magntica; - Relutncia Magntica. 8. O que significa blindar magneticamente um equipamento? Como funciona a blindagem? 9. O que o Ponto Curie? 10. Para um cilindro de nquel de 75cm de comprimento e 8cm de dimetro percorrido longitudinalmente por um fluxo magntico de 800Wb, determine: a) a relutncia do material; b) a induo magntica; c) a intensidade magntica aplicada ao material; 11. Um ncleo de ao, cilndrico, em forma de anel, possui um B de 0,72 T e uma permeabilidade de 8.10-3 (T.m)/A. Se o comprimento do anel for de 30 cm e a rea de 3 cm2, calcule a relutncia total do percurso. Se esse circuito magntico tiver um entreferro de ar de 0,2 cm, determine o novo valor da relutncia total, admitindo que a rea de ar no entreferro seja a mesma do ncleo. 12. Qual a densidade de fluxo de um ncleo contendo 20.000 linhas e uma rea da seco reta de 5 cm2? 13. Complete a tabela abaixo com os valores que esto faltando. Todas as respostas devem ser dadas em unidades do SI. B A (a) 35 Wb ? 0,001 m2 (b) ? 0,8 T 0,005 m2 (c) 10.000 linhas ? 2 cm2 (d) 90 Wb ? 0,003 m2

54

20. Preencha o quadro com os valores que esto faltando. Todas as respostas devem ser dadas em unidades do SI. (a) (b) (c) (d) B [T] ? ? 0,8 0,1 H [A/m] 1200 1000 ? 150 [T.m/A] 650x10-6 ? ? ? r ? 200 500 ?

55

You might also like