You are on page 1of 39

Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia Mestrado em Engenharia Elctrica e Electrnica

Energias Renovveis e Mobilidade Sustentvel

Energia Solar Fotovoltaica

20/04/2011

Nuno Guerreiro N 34457

Introduo
O impacto dos problemas ambientais causados pelo aumento da actividade econmica e industrial desde a revoluo industrial est hoje na ordem do dia. Depois de algumas dcadas de incertezas e hesitaes, os governos das grandes potncias mundiais esto mais do que nunca concentrados na resoluo do problema do aquecimento global, unindo esforos para diminuir os efeitos secundrios e negativos que a actividade humana tem no nosso planeta. O paradigma da produo de energia elctrica aquele que mais rapidamente se est a adaptar nova realidade, o recurso a combustveis fsseis insustentvel a mdio prazo e o recurso s energias renovveis para produo de energia elctrica cada vez mais uma aposta global. No panorama actual das energias renovveis, a electricidade proveniente da energia solar fotovoltaica assume particular relevo. Embora a produo mundial de electricidade recorrendo a sistemas fotovoltaicos seja ainda marginal quando comparada com a produo total, o mercado tem crescido a uma taxa anual de 35%, e o potencial desta tecnologia teoricamente infindvel.

Potencial de Energia Fotovoltaica


O sol como fonte de energia
O Sol fornece energia na forma de radiao, que a base de toda a vida na Terra. No centro do Sol, a fuso transforma ncleos de hidrognio em ncleos de hlio. Durante este processo, parte da massa transformada em energia. O Sol assim um enorme reactor de fuso.

Devido grande distncia existente entre o Sol e a Terra, apenas uma mnima parte (aproximadamente duas partes por milho) da radiao solar emitida atinge a superfcie da Terra. Esta radiao corresponde a uma quantidade de energia de 1x10^18 KWh/ano. A quantidade de energia solar que atinge a superfcie da Terra corresponde, aproximadamente, a dez mil vezes procura global de energia. Assim, teramos de utilizar apenas 0,01 % desta energia para satisfazer a procura energtica total da humanidade.
Contedo energtico da radiao solar na superfcie terrestre, em contraste com o consumo mundial de energia e com as reservas dos recursos de energia fssil e nuclear.

Componentes da radiao
A atmosfera reduz a radiao solar atravs da reflexo, absoro e disperso. Desta forma, a radiao pode-se dividir em trs componentes. Irradincia: potncia que incide na superfcie por unidade de rea (kW/m2). Irradiao: energia que incide na superfcie por unidade de rea durante um perodo de tempo (kWh/m2). Radiao directa: constituda por raios solares recebidos em linha recta do Sol. Radiao difusa: procedente de todo o cu visvel, excluindo o disco solar, e originada pelos raios no directos e dispersos pela atmosfera. Radiao reflectida no albedo: procedente do solo e com origem na reflexo da radiao incidente na superfcie.

Componentes da radiao solar.

Potencial de Energia Fotovoltaica


Distribuio da radiao solar
A insolao de Potncia Mdia de Incidncia em Portugal de cerca de 1900 MW, enquanto que para a Alemanha cerca de 1090 MW, ou seja, quase o dobro. A irradiao solar, em algumas regies situadas perto do Equador, excede 2.300 kWh/m2 por ano, enquanto que no sul da Europa no dever exceder os 1.900 kWh/m2. Em Portugal, este valor poder situar-se entre os 1.300 kWh/m2 e os 1.800 kWh/m2. So notveis as diferenas sazonais existentes por toda a Europa.

Potencial de Energia Fotovoltaica


Portugal apresenta uma forte dependncia energtica do exterior, das maiores da Unio Europeia. No explorando quaisquer recursos energticos fsseis no seu territrio desde 1995, a sua produo de energia assenta exclusivamente no aproveitamento dos recursos renovveis, a gua, o vento, a biomassa e outros em menor escala. Na Unio Europeia, Portugal , depois da Grcia e da Espanha, o pas com maior potencial de aproveitamento de energia solar. Em Trs-os-Montes existe enormes quantidades de Quartz um dos melhores materiais usados na construo de semicondutores em Silcio, mas vendido, por exemplo, para a Alemanha, por no haver procura em Portugal para fins de produo de semicondutores, e mdulos solares, no caso concreto. Portugal possui os recursos naturais mais importantes, Silcio e sol, para ter um grande desenvolvimento na industria fotovoltaica.

Efeito Fotovoltaico
Fotovoltaico significa a transformao directa da luz em energia elctrica, recorrendo-se a clulas solares. Neste processo, so utilizados materiais semicondutores como o silcio, o arsenieto de glio, telurieto de cdmio ou disselenieto de cobre e ndio. A clula de silcio cristalina a mais comum. Actualmente, cerca de 95 % de todas as clulas solares do mundo so de silcio. Numa posio prxima do oxignio, o segundo elemento qumico mais frequentemente utilizado na Terra. O material utilizado nas clulas solares deve ser da maior pureza possvel. Isto pode ser conseguido atravs de sucessivas etapas na produo qumica.
Semicondutores. Clulas solares obtidas a partir do desperdcio da industria electrnica.

Areia de Slica. De onde extrado o silcio como elemento qumico.

Princpios funcionais de uma clula Fotovoltaica


Os tomos de silcio formam um retculo cristalino estvel. Cada tomo de silcio detm quatro electres de valncia. Para que o material de silcio funcione como um gerador de energia, o retculo cristalino propositadamente contaminado com os chamados tomos impuros. Estes tomos possuem um electro a mais (fsforo), ou um electro a menos (boro), do que o silcio na camada externa de valncia. Por este motivo, os tomos impuros causam defeitos no interior do retculo cristalino. Contudo, se virmos individualmente o material de impureza p ou n, as cargas livres no tm uma direco definida durante o seu movimento (conduo extrnseca).

Conduo extrnseca (sem orientao) com silcio dopado com impurezas do tipo n e p.

Princpios funcionais de uma clula Fotovoltaica


Se juntarmos as camadas dos semicondutores n e p impuros, produziremos uma regio de transio pn. Cria-se assim uma nova rea com poucos portadores de carga designada por barreira de potencial. Na rea n da regio de transio, os tomos dopantes positivos so remetidos para trs, acontecendo de modo semelhante com os negativos na rea p. Se um semicondutor pn (clula solar) exposto luz, os fotes so absorvidos pelos electres. As ligaes entre electres so quebradas por este fornecimento de energia. Os electres libertados so conduzidos atravs do campo elctrico para a rea n. As lacunas assim criadas seguem na direco contrria para a rea p. Todo este processo denominado por efeito fotovoltaico.

Barreira de potencial numa regio de transio pn. Conseguida movimentao orientada das particulas.

Estrutura e funo de uma clula solar


A clula solar clssica de silcio cristalino, composta por duas camadas de silcio contaminadas com diferentes impurezas. A camada orientada para o Sol est contaminada negativamente com fsforo, e a camada inferior est contaminada positivamente com boro. produzido um campo elctrico na juno das duas camadas, que conduz separao das cargas (electres e lacunas) libertadas pela luz solar.

No intuito de gerar electricidade a partir da clula solar, so impressos contactos metlicos nas suas partes frontal e posterior. A radiao provoca a separao dos portadores de carga e surge uma corrente caso exista um aparelho de consumo ligado (a imagem mostra uma lmpada).

Estrutura e funo de uma clula cristalina solar.

Balano energtico de uma clula solar

Balano energtico de uma clula solar cristalina.

Tipos de Clulas
Existem essencialmente trs grandes grupos de clulas solares:

- Clulas de silcio cristalino; - Clulas de pelcula fina; -Clulas hbridas.


Para os sistemas solares com ligao rede pblica, geralmente so utilizadas as clulas solares de silcio cristalino (1 gerao): monocristalino e policristalino. A menor eficincia do silcio policristalino contrabalanada pelas vantagens que oferece em termos do preo final, que advm dos menores custos de fabrico.

Clula de silcio monocristalino (esquerda) e policristalina (direita).

Tipos de Clulas
As clulas de pelcula fina (2 gerao) so clulas em que os semicondutores fotovoltaicos so aplicados em finas camadas num substrato (na maioria dos casos vidro). Correspondem a cerca de 10% do mercado actual. O silcio amorfo, o disselenieto de cobre e ndio (CIS) e o telurieto de cdmio (CdTe) so utilizados como materiais semicondutores. Os menores consumos de materiais e de energia, assim como a elevada capacidade de automatizao da produo em larga escala, oferecem um potencial considervel para a reduo dos custos de produo, quando comparada com a tecnologia de produo do silcio cristalino.

Mdulo de pelcula fina

Clulas amorfas.

Tipos de Clulas
Como perspectivas futuras existem as que se baseiam em nanotecnologias para formao de pelculas finas sobre substratos flexveis (3 gerao). Levaro a um melhor aproveitamento de todo o espectro solar (clulas multi-juno com utilizao da concentrao). uma das tecnologias de converso fotovoltaica mais promissoras pelo seu potencial reduzido custo. Consistem na formao de uma clula fotovoltaica a partir de compostos orgnicos (clulas orgnicas) semicondutores, como por exemplo, o dixido de titnio (TiO2). Estas clulas podem ser formadas sobre plsticos e pelculas flexveis, podendo ser parcialmente transparentes e com cores distintas, o que as torna interessantes para aplicaes em edifcios.
Mdulo fotovoltaico de 3gerao.

Tipos de Clulas

Grfico da eficincia das clulas solares em funo de evoluo temporal.

Clulas de Silcio cristalino


O material mais importante para as clulas solares cristalinas o silcio. No um elemento qumico puro, mas uma ligao qumica em forma de dixido de silcio.

Tipos de Clulas

Clula monocritalina

Clula policristalina
Mximo registado em aplicaes 22,7% 15,3% 10,2%

Mdulo de pelcula fina


Rendimento mximo registado em laboratrio 24% 18,6% 12,7%

Rendimento tpico Monocristalino Policristalino Pelcula fina 13-18% 13-15% 6-8%

http://www.youtube.com/watch?v=XK6ylmGm74k&feature=related

Panorama Geral
Tendo por objectivo fazer um enquadramento do interesse desta tecnologia para Portugal, incluindo o seu contexto Europeu e Mundial, bem como apresentar algum do trabalho j desenvolvido por parte dos Centros de Deciso do Poder Central deste Pas com vista desejada promoo da tecnologia fotovoltaica, apresentam-se de seguida algumas referncias sobre Directivas e Protocolos estabelecidos ao nvel da Unio Europeia, e Programas, Decretos-lei e Diplomas j elaborados e apresentados de forma oficial por parte do Governo Portugus.
Imagem relativa ao protocolo de Quioto.

Panorama Geral
Directiva 2001/77/CE de 27 de Setembro de 2001 A Directiva 2001/77/CE de 27 de Setembro de 2001, do Parlamento Europeu e do Conselho, constituiu um inequvoco reconhecimento por parte da Unio Europeia, no que se refere actual prioridade para a produo de energia elctrica a partir de fontes de energia renovvel (FER) no espao Europeu. No mbito desta Directiva, a ttulo indicativo, Portugal apresentou o compromisso de ter como meta em 2010, 39% de energia elctrica produzida a partir de fontes de energia renovveis, no contexto do consumo bruto nacional de electricidade. Assim, para 2010, onde foi estimado para o Continente Portugus um consumo bruto de energia elctrica da ordem dos 62 TWh, implicar que a produo de energia elctrica a partir da FER dever ser superior a 24 TWh.
Repartio da Produo em 2010

Panorama Geral
Protocolo de Quioto, Conveno Quadro das Naes Unidas O crescimento da percentagem do consumo da energia elctrica produzida a partir das FER, ocupa um importante espao no pacote de medidas preconizadas no mbito do cumprimento do Protocolo de Quioto. Em termos da poltica ambiental da Unio Europeia, a produo de energia elctrica a partir das FER, aparece integrada entre as estratgias prioritrias definidas no mbito das preocupaes das alteraes climticas, em particular no mbito da desejada reduo das emisses de gases com efeito de estufa (GEE).

Degelo rctico Efeito do aquecimento global.

Panorama Geral
Programa E4 As aces e metas previstas no mbito do Programa E4, Resoluo do Conselho de Ministros N 154/2001, de 27 de Setembro, organizam-se num contexto de uma estratgia nacional que passa pelas fontes de energia renovvel (FER). Desta forma se procurou responder aos desafios que o Pas se props atingir, nomeadamente no que se refere duplicao da disponibilidade de potncia e de energia elctrica de origem renovvel, num perodo de 10 a 15 anos. Dentro das medidas previstas pelo E4 que se encontram mais directamente relacionadas com o mbito da Directiva 2001/77/CE, e que se destaca o seu interesse no mbito da tecnologia fotovoltaica, temos a agilizao do acesso e incentivo ao rpido desenvolvimento da produo de energia elctrica a partir das FER, a promoo das FER com potencial a mdio prazo (onde se inclui a energia fotovoltaica) e a promoo da microgerao de electricidade a partir da energia solar fotovoltaica. No E4 traada uma primeira meta Nacional para a energia fotovoltaica, nomeadamente de 50 MW.

Panorama Geral
Resoluo do Conselho de Ministros n 63/2003 Com a presente Resoluo do Conselho de Ministros, revogada a Resoluo do Conselho de Ministros n 154/2001, de 19 de Outubro, que aprovou o Programa E4. Neste documento, o Governo Portugus considera que a poltica energtica Portuguesa assenta sobre trs eixos estratgicos, entre os quais se destaca a necessidade de se assegurar a segurana do abastecimento Nacional e fomentar o desenvolvimento sustentvel. Nesta resoluo do Conselho de Ministros, so apresentadas metas indicativas para a produo de energia elctrica a partir das fontes de energia renovvel. A meta de 50 MW traada pelo E4 para a rea da energia fotovoltaica, pelo presente documento ampliada para150 MW.

Sistemas Fotovoltaicos
Os sistemas fotovoltaicos podem ser divididos em sistemas ligados rede e em sistemas autnomos. No ltimo caso, o aproveitamento da energia solar precisa de ser ajustado procura energtica. Uma vez que a energia produzida no corresponde (na maior parte das vezes) procura pontual de energia de um consumidor concreto, torna-se obrigatrio considerar um sistema de armazenamento (baterias) e meios de apoio complementares de produo de energia (sistemas hbridos).

Ilustrao de Sistema Fotovoltaico.

No caso dos sistemas com ligao rede, a rede pblica de distribuio de electricidade opera como um acumulador de energia elctrica. Nestes sistemas, a totalidade da energia produzida injectada na rede pblica de distribuio de energia elctrica, como resultado da receita adicional que conseguida pelo maior valor que pago, por cada unidade de energia elctrica produzida por sistemas fotovoltaicos.
22

Sistemas Autnomos
Os sistemas autnomos constituram o primeiro campo de operao econmica da tecnologia fotovoltaica. A aplicao deste tipo de sistemas autnomos, observa-se onde o fornecimento de energia atravs da rede pblica de distribuio de energia elctrica, no se verifica por razes tcnicas e/ou econmicas. Nestes casos, os sistemas fotovoltaicos autnomos podem constituir alternativas com uma vertente econmica de elevado interesse.
Satlite Sistema Autnomo Fotovoltaico

Este cenrio vem ao encontro do grande potencial para a implementao dos sistemas autnomos nos pases em vias de desenvolvimento, onde se encontram grandes reas que permanecem sem fornecimento de energia elctrica. As sucessivas evolues tecnolgicas e a diminuio dos custos de produo nos pases industrializados, podero tambm contribuir para a generalizao deste tipo de aplicao.
23

Sistemas Autnomos
No campo das pequenas aplicaes solares de fornecimento de energia elctrica, tambm podemos observar considerveis avanos: calculadoras electrnicas, relgios, carregadores de pilhas, lanternas e rdios, so alguns dos exemplos conhecidos do uso bem sucedido das clulas solares em sistemas autnomos de reduzida dimenso.

Carregador de pilhas solar.

Iluminao publica solar.

Barco movido a energia solar.

24

Sistemas Autnomos
Na prtica, os sistemas autnomos precisam de acumular energia, para compensar as diferenas existentes no tempo entre a produo de energia e a sua procura. As baterias recarregveis so consideradas apropriadas como acumuladores de energia. Em geral, a utilizao de acumuladores obriga a que se torne indispensvel a utilizao de um regulador de carga adequado que faa a gesto do processo de carga, por forma a proteger e garantir uma elevada fiabilidade e um maior tempo de vida til dos acumuladores. Assim sendo, um sistema autnomo tpico consta dos seguintes componentes:

1. Gerador fotovoltaico (mdulos fotovoltaicos); 2. Regulador de carga; 3. Acumulador (Baterias); 4. Inversor; 5. Consumidor;

25

Sistemas Autnomos
Falar dos componentes; Referir diferenas em relao ao inversor de microgerao

Esquema de um sistemas autnomo fotovoltaico.

26

Sistemas Autnomos
1. 2. Inmeras vantagens ecolgicas; Painis que corresponde a uma parte significativa do investimento, tem 20 25 anos de garantia. Baterias com mdia de vida pouco superior a 10 anos, sendo que estas tem uma parcela elevada do investimento;

3.

4.

Investimento consoante a carga a alimentar, contudo custo mais elevado do que o sistema ligado rede uma vez que este possui baterias;
Sem apoios do estado; Dificilmente se consegue amortizar o investimento inicial, desta forma s aconselhvel para stios onde fornecimento de energia atravs da rede pblica de distribuio de energia elctrica, no se verifica por razes tcnicas e/ou econmicas;

5. 6.

Sistemas Ligados Rede


Ser de prever na Europa um forte crescimento, no que respeita aos sistemas fotovoltaicos com ligao rede pblica elctrica. Em Portugal, os sistemas fotovoltaicos com ligao rede, foram e esto a ser instalados com maior intensidade aps a entrada em vigor de subsdios governamentais no mbito da Microgerao. De incio, o local preferencial para a instalao tcnica fotovoltaica, foi o topo dos telhados dos edifcios. Posteriormente, a integrao dos sistemas fotovoltaicos em diferentes tipos de prdios (apartamentos, escolas, centros comerciais), tem vindo a ganhar um espao cada vez maior. A utilizao da tecnologia fotovoltaica em diferentes formas de construo, est tambm a crescer de forma acentuada. Um outro tipo de projecto, tambm em franca expanso, refere-se aos grandes projectos fotovoltaicos que so construdos superfcie do solo, formando grandes centrais fotovoltaicas ligadas rede. Este tipo de projecto fotovoltaico tem vindo a ser promovido por empresas operadoras do sector elctrico.
Fachada de um edifcio com sistema fotovoltaico integrado.

Sistemas Ligados Rede


Microgerao Condies de acesso

Sistemas Ligados Rede


Microgerao Mtodo de licenciamento

Sistemas Ligados Rede


Microgerao Regime remuneratrio

Sistemas Ligados Rede


Microgerao Esquema
Componentes: 1. Gerador fotovoltaico; 2. Inversor; 3. Contador;

Esquema de um sistemas fotovoltaico ligado rede.

Sistemas Ligados Rede


Microgerao Incentivos
Para alem do regime bonificado tem-se ainda os seguintes incentivos: . possvel deduzir at 803 nas despesas com este tipo de energias renovveis. Esta despesa dedutvel no IRS. . Possvel emprstimo de bancos com taxas reduzidas. . Apoio de 40% a fundo perdido a agricultores.

Sistemas Ligados Rede


1. 2. 3. Investimento 15.000 - 17.000 (sistemas fixo) Amortizao entre 6 e 7 ano / 7 e 8 ano (emprstimos) Taxa de rentabilizao superior a 10%

4.
5.

Aps amortizao s ganho.


Geralmente em emprstimos bancrios factura cobra a prestao.

6. Painis que corresponde a cerca de 50% do investimento inicial tem 20 25 anos de garantia. 7. Custos de manuteno aproximadamente nulos.

8.

Inmeras vantagens ecolgicas.

Avaliao Energtica
Os sistemas fotovoltaicos no necessitam de combustvel quando esto em funcionamento e no tm emisses prejudiciais. No entanto, devem ser avaliadas questes que se prendem com o consumo de energia durante o processo de fabrico do equipamento, os fluxos de material e as possibilidades de reciclagem dos materiais. Tempo de retorno da energia para um sistema fotovoltaico incluindo todos os seus componentes (Alemanha)
. Sistema fotovoltaico de 3 kWp, instalado no telhado; . Balano energtico na Alemanha (38,4% de eficincia), 30 anos de durao do sistema, energia libertada anual de 800 kWh/kWp (na Alemanha);

Avaliao Energtica
Particularmente no caso das clulas de pelcula fina, so esperados tempos de retorno da energia consideravelmente menores. A produo intensiva por si s implica tempos de retorno da energia inferiores a um ano.

Estes valores podem ser ainda mais baixos nas localizaes onde existem condies climatricas mais favorveis.
Outro factor que contribui para baixar este tempo de retorno a reciclagem dos materiais. Segundo um estudo da Photovoltaik, em 2000 sobre o efeito da reciclagem na cadeia de valor de uma clula, demonstrou-se que uma reciclagem simples pode reduzir o valor original do tempo de retorno da energia em 20 ou 25 %.

Benefcios dos Sistemas Fotovoltaicos


As vantagens genricas de se apostar no desenvolvimento das FER (no apenas no caso fotovoltaico) a contribuio para: - Reduo da dependncia energtica portuguesa; - Reduo de emisses de gases com base em compostos de carbono; - A microgerao descentralizada contribui para uma maior eficincia do sistema electroproductor; - Reduo do risco de interrupo do fornecimento de energia (rede); -Induz um maior desenvolvimento tecnolgico do pas, contribuindo tambm para o desenvolvimento de novas reas de actividade econmica; Vantagens que caracterizam os sistemas FV de microgerao com ligao rede elctrica pblica: - Melhor distribuio da produo energtica face a meios alternativos; - O facto da produo ser feita perto do local de consumo e esta ajustar-se ao perfil dos diagramas de consumo. - A reduo nas perdas de energia activa; - A reduo das concentraes localizadas de carga (branch congestion); - Melhoria dos diagramas de Tenso;

Proteo Ambiental
. Isento de emisses de gases poluidores; . Isento de preocupaes com a segurana ambiental; . Ausncia de rudo durante a operao de gerao FV; . A desinstalao de um sistema fotovoltaico consiste num processo simples e pouco problemtico; .A energia solar pode ter um papel decisivo para o alcance dos compromissos internacionais de reduo das emisses de gases com efeito de estufa, se os governos aprovarem uma utilizao generalizada dos FV como fonte de gerao energtica nacional.
38

Porque existe muita maneira de ajudar o mundo

You might also like