You are on page 1of 12

TITULO: Observando e Fazendo voc aprende Texto: Esquentando a mente, com desafios visuais, construes e resoluo de problemas.

Conhecer crescer todos os dias, num processo permanente e procurar disposio para ensinar com maior flexibilidade. ATIVIDADES Observaes 1. Voc j observou com alguma ateno tudo o que se encontra ao seu redor? Tente fazer isso, na sala de sua casa, numa rua, no ptio da escola, na sala de aula . . . ou olhando para o cu . . . So tantos os lugares por onde voc passa e tantos objetos que esto neste lugares! Olhe para a escada do desenho. Em geral os objetos que nos cercam so planos e no-planos e aparecem juntos. a) Veja quantas partes planas e no-planas existe na escada? b) Observe que existem retas paralelas, perpendiculares e ngulos retos e agudos. Identifique-os. c) Prolongue uma reta passando pelo corrimo e mea os ngulos formados com o piso e a parede.

DESENHO DE NGULOS ATIVIDADES Desenhando ngulos 1. Para desenhar um ngulo de 75o , primeiro desenhe um segmento de reta que um lado do ngulo. Marque um ponto nesta linha para representar o vrtice. Coloque a marca do centro do transferidor no ponto que voc quer o vrtice. Faa uma pequena marca de lpis no caderno ao lado do ponto do transferidor que identifique o ngulo de 75o . Coloque o transferidor ao lado e ponha uma borda alinhada com o vrtice e com a marca de lpis. Trace um segmento de reta to longa quanto voc precisar. Os dois segmentos de reta que desenhamos formam os lados de um ngulo de 75o . Ver passos na figura seguinte.

2.

Agora desenhe ngulos com as seguinte medidas:30o , 45o , 90o, e 135o

ATIVIDADES Construo de ngulos 1. Trace uma circunferncia, de raio igual a 4 cm. Recorte o crculo e corte setores de vrios tamanhos. Utilize no exerccio 2.

2.

Risque ngulos quaisquer numa folha do seu caderno e verifique quais so maiores de 90o e quais so menores de 90o . Use os setores que voc cortou do crculo acima.

3.

Um ngulo raso, ou meia volta tem 180o . De quantas maneiras diferentes voc pode montar 180o ? Corte setores com 30o, 60o, 45o, 15o, 75o, 105o, como indicam as figuras a seguir. Trace meia volta de circunferncia. Trace o dimetro e coloque os setores. Veja todas as possibilidades.

Resposta: Maneiras de fazer 180o com os setores que voc cortou: (30o, 30o, 60o, 45o e 15o); (30o, 60o, 75o e 15o); (105o,60o e 15o); (105o, 30o e 45o); (105o, 30o, 30o e 15o).

ATIVIDADES - Calculando ngulos:

1. Calcule os ngulos que faltam nestes desenhos. 2. Uma circunferncia mede 360o , meia volta de circunferncia mede 180o .

ATIVIDADES Medindo ngulos 1. Para medir ngulos usamos o transferidor. Olhe cuidadosamente os ngulos a seguir e medir em graus cada um deles. Nessa atividade voc usar o transferidor. Coloque o centro do transferidor no vrtice do desenho, alinhe um dos lados com a linha de f do transferidor e verifique por qual medida passa o outro lado do transferidor.

2.

Nesse exemplo, figura acima, medio de ngulos diferentes de 90 o . importante conhecer qual ngulo precisamos medir. Na figura, note qual o ngulo que se deseja medir, 30o ou 150o . Deve-se alinhar cuidadosamente a linha horizontal do transferidor com a linha marcada como nvel do solo. A rampa cortar a leitura de 30o na escala anti-horria 0o 180o e aos 150o na escala horria 0o 180o . Veja como os alunos entendem estas duas escala para medir ngulos direita ou 30 o ou esquerda ou 150o .

ATIVIDADES Brincando com ngulos 1. QUEBRA CABEA COM NGULOS Desenhe no caderno um quadrado, e, a seguir trace segmentos de reta que cortem esse quadrado, como mostra a figura, no necessrio ser igual.

2. Recorte as peas do quadrado, colorindo-as de duas cores diferentes. Forme ngulos diversos com as peas, como mostra o desenho. Brinque como no jogo do domin, com duas pessoas.

MEDIDOR PARA NGULOS 1. Recorte 2 crculos de cartolina ou papelo. 2. Tire 2 cpias de um transferidor de 360o e recorte-as, cole nos crculos de cartolina. Corte os crculos at o centro. Encaixe-os como mostra a figura a seguir e rode. Use 2 cores diferentes para os crculos. A visualizao ser melhor. 2. Ao girar os crculos voc estar formando ngulos com diferentes medidas, sendo que em cada giro se formam ngulos complementares e suplementares, isto , de duas medidas e que a soma deles ser 360o (uma volta) ou 180o (meia volta).

3. Figura a seguir.

ATIVIDADES ngulos Internos do Tringulo 1. 2. 3. 4. Conecte-se Internet; Buscar: cabri java; 3 site clique tringulos; 2 pgina temos: a) tringulos; b) quadrilteros podes verificar alguma atividade ali sobre ngulos; c) planificao de slidos. 5. Clique em tringulos - O exerccio mostra que ao arrastarmos o ponto B para qualquer posio, a soma dos ngulos internos mantm-se igual a 180o . NGULOS NA CONSTRUO DE EMBALAGENS 1. Usando rgua, lpis, borracha, compasso construir a seguinte caixa. Ver a figura a seguir: 2. Esta embalagem pode ser feita em cartolina ou papelo coloridos. Esquema de uma caixa, embalagem para doces ou presentes. As medidas esto em cm.

PROCEDIMENTO: 1. Com o auxlio de uma rgua, reproduza com preciso, no lado avesso da cartolina o desenho da caixa. 2. Corte com um estilete as linhas externas (linhas inteiras). 3. Depois sulque levemente, sempre com o estilete, as linhas tracejadas que indicam as dobras. Neste caso, como a caixa feita com uma nica folha de cartolina, voc dever passar o estilete apenas sobre o lado interno. 4. Dobre a cartolina para dentro ao longo das linhas tracejadas com exceo das duas abas que devero, ao contrrio, ser dobradas para fora. 5. Conforme a ocasio, voc poder decorar a caixa com uma inscrio, recortando as letras de uma revista ou decorando-a com flores de papel. Se voc colocar uma torta no se esquea de coloc-la sobre uma bandeja de confeiteiro.

ENCAMINHAMENTO DAS ATIVIDADES E AVALIAO ENCAMINHAMENTOS Aulas expositivas (terico e prtica); Trabalhos em grupos e pesquisa; Utilizao de tcnica diversificada que venham proporcionar abrangncias de vrios estilos e preferncia de aprendizagem, tais como: - uso de calculadora; - materiais manipulativos; - livros, fotos, ilustraes, etc. - rgua, compasso, lpis, transferidor; - computador, em escolas com laboratrio de informtica; AVALIAO A avaliao ser feita de forma contnua, diagnstica, acumulativa e acompanhada de recuperao paralela, cuja mdia mnima de 6,0 no seja atingida. Produo de materiais gerados pelos alunos de forma individual ou em grupos no decorrer do projeto. Observao do desempenho e manipulao dos materiais. Limpeza, clareza e capricho. CONCLUSO: Ao fazermos, em sala de aula, atividades diversificadas, o aluno tem oportunidade de desenvolver muitas potencialidades: lgica, raciocnio, habilidades manuais e destreza no manuseio dos materiais que forem utilizados.

You might also like