You are on page 1of 5

Regulamento

REGULAMENTO DO CURSO Este Regulamento um instrumento normativo que descreve os processos acadmicos e administrativos relativos ao desenvolvimento do Programa Trilhas de Desenvolvimento e Competncias no mbito da parceria entre a Escola de Servio Pblico do Estado do Esprito Santo e o FGV Online, nele estando definidas as atribuies e responsabilidades das partes envolvidas, assim como os procedimentos que o nortearo. Dos Cursos Art. 1. Os cursos do Programa Trilhas de Desenvolvimento e Competncias so ofertados de forma gratuita aos servidores pblicos do Poder Executivo do Estado do Esprito Santo, estando, entretanto, previstos mecanismos de ressarcimento ao Estado, em caso de cancelamento de matrcula ou abandono do curso pelo servidor. 1. No Programa Trilhas de Desenvolvimento e Competncias so ofertados Cursos Livres, Cursos de Extenso e MBA Executivo em Gesto Pblica. 2. O MBA Executivo em Gesto Pblica pauta-se em Regulamento especfico. Art. 2. Os cursos do Programa de Qualificao Continuada contemplam as seguintes cargas horrias e durao: a. Cursos Livres com cargas horrias e durao distintas; b. Cursos de Extenso com 30 horas e durao mxima de 9 semanas. Art. 3. Os cursos so ofertados a distncia, com acesso, por meio da internet, ao ambiente virtual de aprendizagem. 1. Os Cursos Livres no necessitam de login e senha para seu acesso, sendo seu contedo veiculado na internet. 2. Os Cursos de Extenso necessitam de login e senha para seu acesso, sendo seu contedo veiculado na internet, e apresentado em CD e em apostila. Dos professores-tutores Art. 4. O acompanhamento acadmico dos Cursos de Extenso feito por professores-tutores, capacitados para atuar em educao a distncia e com titulao acadmica mnima de especialista na rea de conhecimento do curso. Pargrafo nico Os Cursos Livres independem de tutoria.

Regulamento

Art. 5. So atribuies e responsabilidades do professor-tutor: a. orientar os participantes, juntamente com o suporte, sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem e das ferramentas de software utilizadas nos cursos; b. manter o foco nos objetivos do curso; c. articular o contedo do curso s diferentes problemticas postas pelos participantes; d. comentar e aprofundar as questes colocadas pelos participantes; e. valorizar e encorajar a participao individual; f. promover a integrao entre os participantes; g. realizar acessos dirios sala de aula virtual; h. fornecer, com rapidez, feedback individual e para a turma sobre as tarefas do curso; i. garantir o agendamento das atividades e o total cumprimento do contedo do curso; j. informar ao FGV Online os problemas observados, to logo eles ocorram. Da inscrio e matrcula Art. 6. Podem inscrever-se nos cursos do Programa os servidores pblicos do Poder Executivo que atendam s condies estabelecidas pela Escola de Servio Pblico do Estado do Esprito Santo. Art. 7. As inscries nos cursos devem considerar o calendrio e o nmero de vagas por curso, estipulados para cada oferta do Programa. 1. As ofertas dos cursos obedecem ao calendrio fixado e divulgado no hotsite do Programa <www.fgv.br/fgvonline/esesp>. 2. O FGV Online e a Escola de Servio Pblico do Estado do Esprito Santo se reservam o direito de, excepcionalmente, alterar datas ou cancelar cursos que no atendam ao requisito de nmero mnimo de 40 participantes matriculados ou por outro motivo de fora maior. 3. No caso de cancelamento da ocorrncia de um curso, fica assegurado ao participante o direito de efetuar nova inscrio, a critrio da Escola de Servio Pblico do Estado do Esprito Santo, ou transferir sua inscrio para a oferta seguinte do mesmo curso. Art. 8. O participante pode matricular-se, a cada vez, em um nico curso de Extenso. 1. Os Cursos Livres no contemplam formao de turmas. 2. Os Cursos de Extenso dependem da formao de turmas de, no mnimo, 40 (quarenta) alunos e, no mximo, 50 (cinquenta) participantes. 3. Ao fazer sua matrcula, o participante deve declarar estar de acordo com este Regulamento e com o Termo de Compromisso, por meio de assinatura digital com o registro de data, hora e IP do computador utilizado na inscrio.

Regulamento

Do cancelamento de matrcula Art. 9. O participante pode cancelar sua matrcula no curso, podendo, entretanto, incorrer em custos e no impedimento de se matricular na prxima oferta do Programa. 1. O aluno deve solicitar o cancelamento de sua matrcula Secretaria Acadmica do FGV Online, por meio de e-mail. 2. Em caso de cancelamento do curso, esto previstas as seguintes situaes: a. o participante que cancelar sua matrcula no curso, at o final do prazo de inscrio, no incorre em qualquer custo, podendo ainda matricular-se na prxima oferta do Programa; b. o participante que cancelar sua matrcula, aps o incio do curso, tem de reembolsar ao Estado o valor total do custo unitrio de sua vaga no curso, no podendo ainda matricular-se na prxima oferta do Programa. 3. O valor a ser pago pelo servidor descontado em folha de sua remunerao pessoal e depositado na conta do Estado do Esprito Santo. Do abandono do curso Art. 10. considerado abandono de curso, o caso em que o participante deixar de frequentar o curso, sem que tenha solicitado o cancelamento de sua matrcula. 1. O participante que abandonar o curso ou que no entregar as atividades on-line pontuadas previstas no curso tem de reembolsar ao Estado o valor total do custo unitrio de sua vaga no curso, no podendo ainda matricular-se na prxima oferta do Programa. 2. O valor, a ser pago pelo servidor, descontado em folha de sua remunerao pessoal e depositado na conta do Estado do Esprito Santo. Da avaliao Art. 11. Cada curso conta com atividades on-line, a partir das quais realizada a avaliao do participante. 1. Nos Cursos Livres, a avaliao feita por meio de uma prova on-line, com questes objetivas, disponibilizada no ambiente virtual de aprendizagem. 2. Nos Cursos de Extenso, a avaliao feita por meio de uma atividade individual, um frum e sua respectiva reunio on-line, assim como pela participao individual ao longo do curso. Art. 12. Para ser aprovado no curso, o participante deve obter, no mnimo, mdia final 7,0 (sete) nas avaliaes realizadas.

Regulamento

1. A mdia on-line (MO) dos Cursos Livres obtida a partir da nota da prova on-line constituda de 10 (dez) questes objetivas: a. a prova on-line avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez); b. cada questo da prova vale 1 (um) ponto; c. a prova on-line corrigida automaticamente pelo computador. 2. A mdia on-line (MO) dos Cursos de Extenso obtida a partir: a. da nota da atividade individual (AI), avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez); b. da nota do frum (FO), avaliado na escala de 0 (zero) a 6 (seis); c. da nota da reunio on-line do frum (RO), avaliada na escala de 0 (zero) a 4 (quatro); d. da nota de participao individual (PI), avaliada de 0 (zero) a 10 (dez). 3. A avaliao das atividades on-line dos Cursos de Extenso realizada pelo professor-tutor, a partir de grades de correo, as quais so apresentadas ao participante desde o incio do curso. 4. O clculo da mdia on-line (MO) dos Cursos de Extenso assim computado: MO = [AI + (FO+RO) + PI] /3 Art. 13. Caso se verifique qualquer tipo de comportamento atentatrio s regras do Termo de Compromisso, quando da realizao das atividades on-line, esta considerada nula e a nota a ela atribuda 0 (zero). Art. 14. Em caso de reprovao, o participante no pode se inscrever na prxima oferta de cursos do Programa. Art. 15. Ao final do Curso de Extenso, as mdias obtidas pelos participantes devem ser registradas, at 10 (dez) dias aps o final do curso, pelo professor-tutor no ambiente virtual de aprendizagem. 1. As notas e mdias obtidas pelo participante so grafadas na escala de 0 (zero) a 10,0 (dez), aceitando-se uma casa decimal. 2. As notas e os comentrios do professor-tutor ficam disposio dos participantes, at 60 (sessenta) dias aps o trmino do curso, na rea de desempenho do ambiente virtual de aprendizagem. 3. As notas permanecem disponveis na rea de Alunos do site do FGV Online <http://www.fgv.br/fgvonline> por tempo indeterminado. Art. 16. Tem direito certificao o participante que, tendo obtido mdia para aprovao, dentro dos parmetros deste Regulamento, estiver em dia com as exigncias acadmico-administrativas relativas ao curso.

Regulamento

1. Os atestados de concluso dos Cursos Livres so emitidos pelo FGV Online, devendo ser impressos no prprio site pelo participante, aps a aprovao no curso. 2. Os certificados dos Cursos de Extenso so emitidos pelo FGV Online e enviados, por correio, aos participantes, aps a aprovao no curso. 3. A emisso de 2 via de certificado dos Cursos de Extenso deve ser solicitada Secretaria Acadmica do FGV Online, devendo o participante se responsabilizar, para esta emisso, pelo pagamento da taxa administrativa vigente poca. Da avaliao do curso Art. 17. Para avaliar os cursos, o participante deve preencher o Formulrio de Avaliao do Curso que disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem ao final do curso. Das disposies gerais Art. 18. No mbito das atividades definidas pelas partes, as disposies deste Regulamento prevalecem sobre quaisquer outras que possam estar determinadas em qualquer outro regulamento. Art. 19. Os casos omissos so resolvidos pelo Diretor Executivo do Programa FGV Online e pelo Diretor Presidente da Escola de Servio Pblico do Estado do Esprito Santo. Art. 20. Este Regulamento entra em vigor nesta data. Rio de Janeiro, 24 de setembro 2010.

You might also like