You are on page 1of 4

Instituto UFC Virtual - Curso de Letras Ingls (Licenciatura) Lngua Inglesa III - B: Compreenso e Produo Escrita 64 h Ementa: Estudo

das situaes prtico-discursivas da lngua inglesa, mediante estruturas lxico-gramaticais de nvel intermedirio para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de ler e escrever, sensibilizando o aluno para os aspectos scio-culturais e interculturais das comunidades falantes desta lngua.

Atividade 01 Frum1
(Compreenso escrita, produo de comentrios)
1) 2) 3)

Pesquise no The New York Times em http://www.nytimes.comhttp://www.nytimes.com uma notcia referente ao Brasil. Escolha a notcia que mais lhe chama ateno. Elabore um comentrio (de 5 a 10 linhas) na lngua inglesa, expressando seu ponto de vista. Publique seu comentrio individual no frum 1 e acrescente o link da notcia comentada por voc. Feito isso, veja a postagem de outros colegas. Acesse o link e avalie o comentrio que ele(a) postou. Responda ento a essa postagem com seu comentrio (de 5 a 10 linhas) concordando e/ou discordando. Use argumentos que enriqueam a discusso. Interaja com o maior nmero possvel de colegas na lngua inglesa. Prazos para a concluso da atividade: At quarta, 15 de junho, postagem individual; At tera, 21 de junho, comentrios sobre as postagens dos colegas.

Critrios de Avaliao: 10,0 9,0 1. O comentrio foi devidamente escrito seguindo as orientaes de produo encontradas no material disponibilizado nas aulas. 2. Participao frequente com comentrios e intervenes que prolonguem o debate entre os colegas.. 3. Insero de comentrios prprios, ao invs de apenas repetir as colocaes de outros autores. 4. Produo inteligvel, tanto no que toca postagem inicial como aos comentrios feitos em relao s postagens dos colegas. 8,9 7,0
1. Restringir a participao a apenas dois dos pontos acima.

2. Insero de mensagens apenas quando solicitados pelo professor ou tutor. 3. Comentrios restritos apenas a repetio de ideias de outros autores, sem se posicionar. 4. O texto postado pelo aluno inteligvel, mas no atende aos parmetros de produo que foram abordados nas aulas.
1 Esta atividade foi proposta buscando um contexto real de produo em lngua inglesa com que o estudante autnomo poder se deparar no seu dia a dia em seus contatos com textos autnticos.

6,9 5,0 1. O texto postado pelo aluno pouco inteligvel e no segue as orientaes de produo textual encontradas nas aulas. 2. Comentrios muito curtos com pouco contedo acadmico. 4,9 3,0 1. Postou apenas um texto, sem observar os critrios de produo e no comentou os trabalhos dos demais. 2,9 1,0 1. Apenas comentou uma produo de um colega e no postou a produo textual solicitada. 0 1. No participou do frum (no enviou mensagens). Observao 1: A participao no frum valer tanto nota como presena. Sero atribudas 8 faltas para o aluno que no participar do frum. Observao 2: Conforme a legislao vigente sobre avaliao na EaD, o peso das avaliaes presenciais na nota final do aluno deve superar o peso das avaliaes virtuais. E seguindo os critrios adotados pelo Instituto UFC Virtual, o clculo da nota da avaliao virtual ser NOTA x 0,4. Este resultado ser somado ao resultado do clculo da nota da avaliao presencial que NOTA x 0,6. Exemplo: 10 x 0,4 = 4,0 (nota da avaliao virtual); 10 x 0,6 = 6,0 (nota da avaliao presencial. Soma-se 4,0 + 6,0 = 10,0 - obtendo-se ento uma nota/mdia final. Essa atividade valer de 0 a 10,0. Juntamente com a atividade de Portflio, valer 40 % na mdia.

Atividade 02 Portflio em Grupo 2


(Classificao, correo e produo de textos) Nesta atividade, os alunos sero orientados a formarem grupos com trs ou quatro integrantes. Os grupos recebero um arquivo com vrios gneros textuais. Eles ento devero classificar os mesmos. Num segundo momento os grupos devero escrever um resumo (de 15 a 20 linhas) na lngua inglesa dos seus textos. Ento, os grupos escolhero um gnero textual e produziro um texto prprio sobre um tema livre. Todas as fases desse trabalho devero passar pela troca de mensagens para que o tutor possa acompanhar. Estes so os links dos textos que sero analisados: Complaint letter from business to business America's most wanted j-o-b-s - 10 hottest employment opportunities http://synd.imgsrv.uclick.com/comics/pe/2011/pe110603.gif Salsa Verde The Real Princess

2 Esta atividade foi a mais difcil de implementar, pois princpio queramos introduzir erros nos textos para que os alunos os apontassem (uso indevido de linguagem formal/informal, erro no emprego do plural etc.) mas com os links (ou citao da fonte) os alunos descobririam facilmente o que fora alterado. Aps muita conversa no chat de 14/06, chegamos a um acordo.

Critrios de Avaliao: 10,0 9,0 1. Os alunos trabalharam articuladamente para alcanar o objetivo comum houve envolvimento e colaborao de todos. 2. Alcanaram a proposta do trabalho de avaliao: distinguiram os gneros textuais e produziram corretamente os dois textos pedidos. 3. Houve harmonia na participao de todos. 8,9 7,0 1. Alguns integrantes trabalharam mais e os outros foram muito passivos. 2. Alcanaram, em parte, o objetivo do trabalho com alguns erros. 3. No houve uma harmonia plena entre os integrantes do grupo.

6,9 5,0 1. O trabalho foi pouco colaborativo, prevalecendo a individualidade dos componentes. 2. O produto final do grupo foi pouco satisfatrio, ou seja, no houve xito na distino dos gneros e a produo escrita est, em parte, em desacordo com o que foi estudado durante o curso. 3. A harmonia de trabalho em grupo precisa ser melhorada. 4,9 1,0 1. No houve quase nenhuma interao entre o grupo, o que comprometeu o resultado final do trabalho. 0 1. O aluno faltou ou no resolveu o trabalho proposto.

Observao: Essa atividade valer de 0 a 10,0. Juntamente com a atividade de Frum, valer 40 % na mdia.

Atividade 03 - Atividade Presencial


(Compreenso e produo escrita individual)

Na avaliao presencial, os alunos sero orientados a realizar a prova individualmente. A prova dever ser realizada em, no mximo, quatro horas. Os alunos recebero uma cpia da prova, que tem quatro questes. A primeira uma proposta de redao em que o aluno dever escolher uma modalidade de construo de pargrafos e em seguida aplicar a tcnica escrevendo um texto, em ingls, sobre o tema sugerido. Nessa questo sero avaliados os aspectos: vocabulrio, gramtica, ortografia e adequao proposta textual. A segunda uma questo de compreenso textual de duas fbulas simples, seguidas por um resumo na lngua alvo. A terceira uma questo em formato cloze. As palavras so de diferentes classes gramaticais. Essa questo mede a habilidade de compreenso e produo textual ao mesmo tempo. A ltima questo mede uma habilidade sinttica essencial em produo escrita: a correo de frases run-on (corridas).

Critrios de Avaliao:
A Questo 01 vale 3,0 pontos e a produo dever obedecer ao tema proposto. Cada erro novo de Vocabulrio desconta -0,1, de Gramtica -0,2, de Ortografia -0,1 e de Texto -0,3. Na Questo 02 o aluno dever ler duas fbulas e compreender os elementos da narrativa Ttulo, Tema, Setting, Personagens Trama, Conflito, Climax e Soluo. Logo abaixo, o aluno dever escrever um pequeno resumo do texto. Ser atribuido 1,0 ponto para cada fbula. Esse ponto deve ser distribudo entre (0,8) para o acerto nos elementos da narrativa e (0,2) no resumo. A Questo 02 valer 2,0 pontos.

A Questo 03 em modelo cloze e valer 3,0 pontos.


A Questo 04 envolve a correo de frases coordenadas e subordinadas. Valer 2,0 pontos.

Observao: Esta prova valer de 0 a 10,0. Conforme a legislao vigente sobre avaliao na EaD, essa avaliao escrita valer 60% da mdia do curso. Este resultado ser somado ao resultado do clculo da avaliao virtual que ser a nota do Frum e da atividade de Portflio (40%).

You might also like