You are on page 1of 18

O Livro de 1 e 2 Timteo

- por Carl Ballard

Introduo a 1 e 2 Timteo: Cartas para um Jovem Evangelista 1 Timteo 1:1-20 "Combate o Bom Combate" 1 Timteo 2:1-15 "Levantando Mos Santas" 1 Timteo 3:1-7 "Uma Excelente Obra" 1 Timteo 3:8-16 "Como Proceder na Casa de Deus" 1 Timteo 4:1-16 "Torna-te Padro dos Fiis" 1 Timteo 5:1-25 Como lidar com vrios irmos 1 Timteo 6:1-21 A Verdadeira Riqueza 2 Timteo 1:1-18 "Reavives o Dom de Deus" 2 Timteo 2:1-26 "O Obreiro Aprovado de Deus" 2 Timteo 3:1-17 Sobreviro Tempos Difceis 2 Timteo 4:1-22 Prega a Palavra

Introduo a 1 e 2 Timteo

Cartas para um Jovem Evangelista


Timteo, amado "filho" na f. O jovem Timteo morava na cidade asitica de Listra, e era filho de uma judia crente e um pai grego (veja Atos 16:1). provvel que Timteo e sua me fossem convertidos pela pregao de Paulo durante a primeira viagem missionria do apstolo (veja Atos 14). Ao visitar Listra novamente durante sua segunda viagem, Paulo ouviu o bom teste munho dos irmos sobre Timteo e decidiu lev -lo consigo para o trabalho da pregao do evangelho (Atos 16:2 -3). Sendo que o pai de Timteo no era cristo, Paulo logo se tornou como um "pai" na f para este discpulo. O apstolo mostra grande respeito, confiana, e amor por Timteo, mencionando o discpulo com muita afeio em 8 das 13 cartas que escreveu.

O tema das cartas. A tarefa de Timteo na cidade de feso no era


pequena. Paulo o havia deixado com o cargo de corrigir "certas pessoas" que estavam promovendo erro doutrinrio (1 Timteo 1:3). Na primeira carta, para ajud-lo a combater estes falsos mestres, Paulo ensina a Timteo "como se deve proceder na casa de Deus" (1 Timteo 3:15). Embora que Timteo fosse ainda jovem (1 Timteo 4:12), ele teria que ensi -nar e ordenar estes mandamentos de Deus aos irmos de feso (1 Timteo 4:6,11,16).

Na segunda carta, Paulo encoraja Timteo a continuar pregando a palavra, corrigindo e repreendendo "com toda a longanimidade e doutrina" (2 Timteo 4:2), mesmo no meio de muitas perseguies pelas mos dos infiis (2 Timteo 1:8; 2:3; 3:12-13; 4:5). A nfase de Paulo nestas duas cartas est semp re voltada palavra de Deus. Tudo o que Timteo precisava, tanto para corrigir erros doutrinrios como para ficar firme no meio de tribulao, ele poderia achar na palavra do Senhor. Por este motivo, Paulo exorta a Timteo: "aplica -te leitura, exortao, ao ensino" (1 Timteo 4:13), e "procura apresentar -te a Deus aprovado, como obreiro...que maneja bem a palavra da verdade" (2 Timteo 2:15). Paulo sabia que Timteo precisava da palavra de Deus para fazer o trabalho de evangelista. Ele no ordenava que Timteo se apoiasse na sua "experincia", e nem que ele estudasse teologia para aprender pregar. Em vez disso Paulo mandou: "tem cuidado de ti mesmo e da doutrina...porque, fazendo assim, salvars tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes" (1 Timteo 4:16).

O carter das cartas. Paulo, embora tendo grande intimidade como um


"pai" para Timteo, comea as duas cartas falando da sua autoridade como apstolo (1 Timteo 1:1; 2 Timteo 1:1). Estas no so meramente cartas particulares, mas contm a revelao divina de Deus (veja 1 Corntios 14:37; Efsios 3:3-5; 2 Pedro 3:15-16). As cartas foram escritas inicialmente para Timteo, e assim contm muitas referncias particulares, que no podemos aplicar como mandamento do Senhor (veja 1 Timteo 1:3 e 5:23; 2 Timteo 4:21). Mesmo assim, elas tm um segundo nvel de aplicao universal, revelando a vontade de Deus sobre o papel das mulheres (1 Timteo 2:11 -15), as qualificaes dos bispos e diconos (1 Timteo 3:1-13), a inspirao das Escrituras (2 Timteo 3:14 -17), e vrias outras coisas. -por Carl Ballard
Leia mais sobre este assunto: Lutar ou Fugir Jovens Sbios Como algum pode tornar-se um pastor? Quanta devoo deveria ser dada a um pregador?

1 Timteo 1:1-20

"Combate o Bom Combate"


Saudao (1:1-2). Ao escrever para encorajar o jovem Timteo, Paulo assume os dois papis de apstolo e de "pai" espiritual. Como apstolo "pelo mandato de Deus", suas palavras carregam a autoridade da

revelao divina, e devem ser obede -cidas como sendo de Deus (veja 1 Corntios 14:37). Como "pai" escrevendo para seu "verdadeiro filho na f", suas palavras tm um tom de afeio e oferecem conforto.
Contra doutrinas falsas (1:3 -11). Paulo lembra Timteo do propsito do seu trabalho como evangelista em feso: a correo do er ro. "Certas pessoas" estavam deixando de ensinar a doutrina de Cristo em favor de "outra doutrina" e "fbulas e genealogias sem fim". Por causa destas coisas, alguns no estavam crescendo no "servio de Deus", mas estavam se perdendo em discusses inteis (1:3-4). Timteo precisava exortar a igreja acerca de "amor... de corao puro, e de conscincia boa, e de f sem hipocrisia" (1:5). Onde no h amor pela verdade de Deus e pelas pessoas que precisam da salvao, a conscincia se engana, e ao seguir e ensi nar com fervor as doutrinas de homens, a f e as obras se tornam vs e hipcritas (1:6 -7; veja 2 Tessalonicenses 2:9-12; 1 Timteo 4:1-2; 2 Timteo 4:1-4; Mateus 15:7-20).

O uso legtimo da lei (doutrina) de Deus a correo dos que erram, e no a criao de polmicas e discusses (1:8-11; veja 2 Timteo 3:16; Romanos 7:7; Glatas 3:19). Quem discute a doutrina de Deus sem primeiramente ouvi -la e obedec-la comete um grande erro (veja Mateus 22:23 -33)! Com muito cuidado devemos compreender, falar e pratica r ousadamente somente a doutrina que o Senhor nos revelou no seu evangelho.
O poder do evangelho (1:12 -17): Ningum sabia mais sobre engano do que o prprio apstolo Paulo. Ele acreditava estar fazendo o que era reto perante Deus, mas na sua ignorncia e incredulidade, ele perseguia com fervor a igreja do Senhor (1:12-13; veja Atos 8:1-3; 9:1-2). Porm, pela graa de Deus atravs do evangelho, at este "principal" dos pecadores recebeu perdo quando creu "para a vida eterna" (1:14 -17). O evangelho que salvo u Paulo no incluiu a doutrina de "certas pessoas" em feso! Era este o evangelho que Timteo precisava pregar, confiante no poder dele tanto para corrigir erro como salvar os que nele crem (veja Romanos 1:16 -17). O bom combate (1:18-20). Timteo precisava ficar firme na luta contra falsa doutrina (1:18-19; veja Judas 3-4). Hoje h muitos que tm "rejeitado a boa conscincia" e ensinam como doutrina coisas que no fazem parte do evangelho do Senhor (1:19; veja 1 Timteo 4:1 -3; 2 Joo 8-9). Devemos manter a f assim como Timteo, pregando fielmente a palavra do Senhor para corrigir os que "blasfemam" com doutrinas falsas (1:20).

Perguntas para mais estudo:


Qual o resultado quando pessoas deixam de ensinar a doutrina de Cristo? (1:3-11) O fervor de algum prova que a doutrina de Deus? Qual a prova certa? (1:3 17) O que necessrio para no "naufragar" na f? (1:18 -20)

-por Carl Ballard


Leia mais sobre este assunto: Lutar ou Fugir A Graa Concedida

1 Timteo 2:1-15

"Levantando Mos Santas"


A prtica de orao (2:1-8). Visto que Timteo precisava de firmeza na luta contra falsa doutrina (1:3 -20), Paulo o exortou que comeasse "antes de tudo" orando (2:1). Jesus falou muito da importncia de orao (veja Marcos 9:14 -29; Lucas 18:1-8), e orao constante evidente nas vidas dos seus discpulos (veja Atos 1:12-14; 4:23-31). Paulo exortou a Timteo que praticasse a orao em todas as suas formas: splicas: pedidos especficos, baseados em necessidades. Timteo precisava de coragem para pregar apenas a verdade. oraes: palavras direcionadas a Deus. A orao uma conversa com o Pai celeste, o Criador do universo. intercesses: pedidos em favor de outras pessoas. O cristo tem acesso ao Pai atravs de Jesus (veja Romanos 5:2; Efsios 2:18 e 3:12) e deve ajudar aos outros que esto perdidos. aes de graas: agradecimento por tudo que Deus j fez. A orao certa no pensa em si s, mas f eita em favor de outros. Paulo exortava que as oraes fossem feitas em favor de todos, e especificamente em favor das autoridades, a fim de que todos vivessem uma "vida tranqila" (2:1-2). Deus deseja a salvao de todos, e a vida tranqila facilita que a s pessoas "cheguem ao pleno conhecimento da verdade" para que sejam salvas (2:3-4). Orando "antes de tudo" daria a Timteo a perspectiva certa. Ele no precisava lutar para defender a si mesmo, mas para defender a verdade de Deus, a testemunha do sacrifcio de Jesus "por todos" (2:5-7). Falsos mestres lutam contra Deus e no contra evangelistas. Por isso, necessrio que os homens orem em santidade, "sem ira e sem animosidade" (2:8). A orao certa feita para salvao e no para condenao. Acerca das mulheres (2:9-15). As mulheres tambm devem refletir a santidade em suas vidas. A mulher no deve chamar ateno para si com a sua aparncia fsica, mas pelas suas boas obras deve mostrar a sua piedade (2:9 10; veja 1 Pedro 3:1-6). A mulher piedosa sub missa, e aprende "em silncio" (2:11). Muitos tropeam com esta palavra, dizendo que as mulheres tm tanta habilidade quanto os homens para ensinar a palavra de Deus, e por isso seria at errado se elas se mantivessem caladas. Porm, a questo no de hab ilidade, e sim de

autoridade. Paulo no disse que a mulher no capaz, mas que ela no permitida. Sem a permisso de Deus para falar, ela deve manter "silncio" (2:12; 1 Corntios 14:34 -37). Ainda outros se justificam dizendo que esta palavra reflete as "injustias" da poca contra as mulheres. Porm, Paulo no falava da sua poca, mas de uma diferena nos papis de homens e mulheres desde a criao (2:13-15; veja Gnesis 3:16-17). A mulher piedosa respeitar os limites de Deus. Perguntas para mais estudo: Qual o motivo de orao correta? (2:1 -8) A palavra de Deus permite mulher ensinar ou exercer autoridade de homem? (2:12) Ento, o plano de Deus que a mulher seja pastora? Bispa? Paulo revelou filosofias sociais da sua poca, ou a palavra de Deus? (2:9-15; veja 1:1) por Carl Ballard
Leia mais sobre este assunto: Senhor, Ensina-nos a Orar Mantendo-nos Salvos Quando a orao abominvel Respeitar a me Duas Mulheres de Sidom A Vestimenta Que Agrada a Deus A mulher crist pode usar jias? Um Desafio Especial para as Mulheres O Papel das Mulheres no Plano de Deus

1 Timteo 3:1-7

"Uma Excelente Obra"


Na instruo para combater erro doutrinrio em feso, Paulo inclui ensinamento sobre os presbteros. o plano de Deus que cada igreja local eleja presbteros qualificados (veja Atos 14:23; Filipenses 1:1; Tito 1:5). Paulo no oferece a Timteo sugestes para esta escolha, mas d qualificaes, dizendo que " necessrio..." (3:2). Portanto, quem no tiver todas estas qualidades reveladas por Deus no deve ocupar o cargo de presbtero.
Qualificaes dos bispos (3:1 -7). As palavras "episcopado" (3:1) e "bisp o" (3:2) traduzem uma s palavra grega ( episkopos) que quer dizer "supervisar" ou "pastorear". Na Bblia, bispos tambm so chamados de "presbteros" ("ancios"), e sua funo a obra de pastorear o rebanho de Deus (veja Atos 20:17-28). Logo, as palavras "pastor", "bispo", e "presbtero" descrevem o mesmo cargo, e a distino feita entre elas por homens no tem base bblica. Assim, o que necessrio para ser bispo necessrio tambm para ser pastor ou presbtero.

As qualificaes do bispo ressaltam seu carter provado como servo fiel a Deus, e nada tm a ver com posio social ou grau de escolaridade. Olhando para todas as qualificaes juntas, tiramos algumas observaes gerais sobre bispos:
O cargo de bispo uma obra (3:1): "bispo" no um mero ttulo de honra, mas uma obra de muita responsabilidade espiritual (note as fortes advertncias de Paulo em Atos 20:28 -32). Esta obra deve ser feita somente por homens preparados e qualificados pela palavra de Deus! O bispo deve ser irrepreensvel (3:2): a palavra "irrepreensvel" fala da necessidade do bispo ser reconhecido por seu bom comportamento e domnio prprio. Veja como as outras qualificaes descrevem esta qualidade: "temperante", "sbrio", "modesto" (3:2); "no dado ao vinho", "no violento", "inimigo de contendas", "no avarento" (3:3); tendo "bom testemunho dos de fora" (3:7). O bispo deve ser fiel em casa (3:2, 4 -5): Como "esposo de uma s mulher" (3:2), o bispo mostra fidelidade e respeito para a aliana feita por Deus (veja Mateus 19:6). Como quem governa "bem a prpria casa" (3:4 -5), o bispo mostra fidelidade em cuidar das almas dadas a ele por Deus (veja Salmo 127). Se os filhos o obedecem com respeito, isto mostra sua capacidade como lder e disciplinador, a qual ser necessrio para l idar com "crianas espirituais" na igreja (veja 1 Pedro 2:1-2).

[Estas qualificaes exigem mais duas observaes importantes: O bispo deve ser casado e ter filhos. Na Bblia no h bispos solteiros. O bispo tem que ser homem "esposo". A Bblia no menciona "bispas", "pastoras", ou "presbteras".]
Perguntas para mais estudo:
y y y

Qual a distino bblica entre presbteros, bispos e pastores? (3:1 -2; Atos 20:17-28) Qual o foco principal das qualificaes dos bispos? (3:1 -7) Pelo que Paulo escreveu, podemos concluir que a vontade de Deus que um pastor seja solteiro? Que seja uma mulher? (3:1 -7; veja Tito 1:6) -por Carl Ballard

Leia mais sobre este assunto: Pastores Aprovados por Deus Liderana na Igreja O que a Bblia Ensina Sobre a Organizao da Igreja? Construam, lembrando-se dos erros do passado Precisamos Estar Alertas e Vigilantes At que ponto vai a superviso dos pastores? Servos especiais

O rebanho de Deus Quais so as qualificaes bblicas de um pastor? Quem so os "guias" de Hebreus 13? Como algum pode tornar-se um pastor? Lderes Cegos

1 Timteo 3:8-16

"Como Proceder na Casa de Deus"


Acerca dos diconos (3:8-13). Depois de falar das qualidades
necessrias para um homem ser bispo (3:1 -7), o apstolo Paulo tambm fala das qualificaes para os diconos. "Dicono" traduz a palavra grega "diakonos", que descreve um servo em relao a seu trabalho. Embora todos os cristos devem servir a Deus (Romanos 6:22-23) e uns aos outros (Marcos 10:42-45), o dicono um servo com um trabalho definido para fazer na igreja (veja Atos 6:1-5 como exemplo deste tipo de servio). O dicono, assim como o bispo, deve ser algum aprovado por Deus (3:8). Estas qualidades so necessrias para ser dicono na igreja do Senhor:
"respeitvel" (3:8): o dicono vai servir, e assim deve ser algum cujo carter como servo de Deus notvel pelo seu comportamento srio e pela con fiana que os outros tm nele. "de uma s palavra" (3:8): o dicono deve ser convicto e honesto, e no algum que muda sua opinio e sua palavra de acordo com a situao no que trabalha (compare Efsios 4:11 -16). "no inclinados a muito vinho" (3:8): o dicono precisa tomar decises no seu servio, e quem bebe logo perde a capacidade para reto juzo (veja Provrbios 31:4-5; Isaas 28:7). "no cobiosos de srdida ganncia" (3:8): o trabalho do dicono talvez o coloque em contato com o dinheiro da igreja, e ele deve ser algum que no cairia na tentao da riqueza. "conservando o mistrio da f com a conscincia limpa"(3:9): Paulo refere ao evangelho como "o mistrio da f" (veja Efsios 3:3 -5. 1:9-10). O dicono deve ser algum que tem a conscincia limpa com respeito ao evangelho, ou seja, um servo fiel de acordo com a palavra de Cristo (veja 1 Corntios 4:1 -2). "primeiramente experimentados" (3:10): o dicono deve ser aprovado antes de assumir a funo, no depois. provados em casa (3:11 -12): quem vai servir na igreja ("a casa de Deus" veja 3:5, 15) deve ser algum que j provou seu servio na sua prpria casa. Um homem ("marido" s homem) deve ser escolhido como dicono somente se ele fiel esposa e se a esposa e os filhos so fiis a ele. Ser marido e pai

um servio adequado para provar o carter do homem de Deus (veja Efsios 5:22-6:4). O bom servio do dicono resulta em ainda mais confiana e respeito dos outros e no crescimento espiritual do dicono (3:13).

Na casa de Deus (3:14-16). A igreja, sendo a casa de Deus, deve apoiar e promover a verdade do Pai, muito como o carter do lar manifesta o carter do dicono. A casa de Deus nunca deve ter o foco em si mesma, mas no evangelho, o qual ensina a encarnao, justificao, pregao, e glorifcao de Cristo (3:16; veja 1 Corntios 15:1 -4). Perguntas para mais estudo:
possvel ser um "servo" sem ser um dicono? (3:8-13; Marcos 10:42-45) possvel ser um dicono solteiro? Ser dicono sem filhos?(3:11 -12) Qual deve ser o foco da igreja? (3:14 -16) -por Carl Ballard
Leia mais sobre este assunto: O que um "dicono"? O que a Bblia Ensina Sobre a Organizao da Igreja? Liderana na Igreja O Homem Bem Sucedido

1 Timteo 4:1-16

"Torna-te Padro dos Fiis"


Alguns se afastaro da f (4:1 -5). Quando o apstolo Paulo partiu da sia pela ltima vez, ele severamente avisou os presbteros de feso sobre "lobos vorazes" e "homens falando coisas pervertidas " que se levantariam no meio deles (veja Atos 20:17, 29 -30). Na sua carta enviada a Timteo em feso (veja 1:3), Paulo novamente avisa pelo Esprito que "alguns apostataro da f" (4:1). Este desvio da f seria o resultado de obedincia a "espritos engana dores e a ensinos de demnios" (4:1). Pessoas encantadas pelas mentiras de falsa doutrina agem contra a sua prpria conscincia (4:2; veja Romanos 2:14 -16) e fazem coisas que os "que conhecem plenamente a verdade" jamais devem fazer (4:3-5; veja os avisos em 2 Tessalonicenses 2:9-12 e 1 Joo 4:1). "Ordena e ensina estas coisas" (4:6 -11). Para que as pessoas no caiam no erro, necessrio que homens fiis como Timteo ensinem cada vez mais "as palavras da f e da boa doutrina" que eles mesmos praticam (4:6) e que rejeitem as "fbulas profanas" que so as tradies de homens tolos (4:7; ve ja 1:4). O ensinamento da verdade dar aos homens o que necessrio para a prtica espiritual. Assim como necessrio o exerccio fsico para manter o

corpo em boa forma, tambm necessrio exercitar a alma "na piedade" (4:7). Este exerccio espiritual mais proveitoso do que o fsico, pois prepara pessoas para terem a fora de lutar e se esforar na esperana da salvao (4:9-10). Jesus morreu para salvar a todos, conforme a vontade de Deus (veja 2:3-6). Porm, a esperana desta salvao somente para os fiis (4:10). Muitos se desviam e perdem a salvao porque no se exercitam na prtica da verdade, e assim esto fracos e facilmente enganados quando a falsa doutrina surge (veja Glatas 1:6-7; Efsios 4:11-14; Hebreus 5:12-14; etc.).
"Torna-te padro dos fiis" (4:12-16). Paulo no queria que a juventude de Timteo impedisse a sua eficcia como pregador da palavra de Deus. Afinal, o que faz de um servo de Cristo um bom ministro no a sua idade ou formao teolgica, e sim a sua fidelidade para com a palavra a ele conferida (4:12 -13, 16; veja 1 Corntios 4:1-4). O servo de Cristo precisa se dedicar diligentemente para mostrar o "padro" da vida crist na sua prpria vida (4:12) e para exortar e ensinar a outros (4:13 -15). Sem dar o esforo necessrio para estudar e viver verdadeiramente a palavra do Senhor, muitos que se chamam "ministros" de Deus levam pessoas destruio eterna (veja Mateus 15:12 -14; 23:13-28). O resultado, porm, da prtica e do ensino fiel da doutrina de Cristo a salvao de todos que a obedecem (4:16).

Perguntas para mais estudo:


  

Proibio de casamento e abstinncia de certos alimentos realmente faz parte da doutrina de Cristo? (4:1 -5) Quais so algumas maneiras que algum pode se exercitar "na piedade"? (4:6-11) Qual a prova verdadeira de que algum seja um ministro fiel de Cristo? (4:12-16)

-por Carl Ballard


Leia mais sobre este assunto: Cartas para um Jovem Evangelista O que a Bblia ensina sobre a Organizao da Igreja? "Combate o Bom Combate" Jovens Sbios Bastante velho para decidir A Deciso de Daniel Cuidado com o Fermento!

1 Timteo 5:1-25

Como lidar com vrios irmos


Com os irmos em geral (5:1 -2). O jovem Timteo precisava manter o relacionamento certo com cada membro da igreja. Ele no foi deixado em feso para domin-los, mas para exort-los em amor (veja 1:3-5). Os membros da casa de Deus (veja 3:15) devem ser tratados como pais, mes, irmos

e irms no Senhor. Os idosos merecem respeito, e a conduta do evangelista entre os da mesma idade deve ser temperada com amor e cautela (5:1 -2).
Com as vivas (5:3-16). As vivas entre os irmos devem ser honradas (5:3). A palavra traz o duplo sentido de respeito e recompensa financeira (veja 5:4; compare Atos 6:1-2). Enquanto todas as vivas devem receber respeito dos membros como mes, nem todas elas se qualificam para receber sustento financeiro da igreja. As seguintes regras determinam as vivas verdadeiras que podem receber essa ajuda: No h filhos ou netos para cuidar dela (5:4, 8, 16). necessrio que os filhos tenham cuidado dos pais idosos porque isto a vontade de Deus e evita que a igreja seja sobrecarregada. Mente espiritual (5:5-6). A viva verdadeira pensa nas coisas espirituais. O dinheiro da igreja no deve ser usado para sustentar quem vai se entregar aos prazeres da carne. Idade suficiente (5:9, 11 -15). A verdadeira viva tem pelo menos 60 anos de idade. As mais novas devem casar e ter famlias para no cair nas tentaes que vm com uma vida sem direo. Carter provado (5:9-10). O carter da viva provado pela sua fidelidade ao marido e pelas suas boas obras j reconhecidas entre os irmos. Com os presbteros (5:17-19). Os presbteros que se afadigam no seu trabalho com a palavra tambm merecem dobrados honorrios pela igreja. Esta honra inclui ambos a possibilidade de um salrio (5:17 -18), e respeito pelo carter dele. O trabalho do presbtero de atender pelo rebanho de Deus (veja Atos 20:28-32) o coloca como alvo dos que esto insatisfeitos. Por isso, a honra insiste que uma denncia contra um presbtero seja aceita somente com testemunho incontestvel (5:19). Outros conselhos (5:20-25). Ao lidar com irmos que vivem no pecado, s vezes necessrio repreend-los publicamente como lio para todos (5:20). Tal ato muito srio, e no deve ser feito com parcialidade ou precipitadamente, pois possvel pecar ao repreender a lgum por motivos errados ou sem examinar os fatos (5:21-22). melhor agir com pacincia, pois com tempo os pecados se manifestam, assim como boas obras no permanecem escondidas (5:24-25). Perguntas para mais estudo:

Como os membros da igreja devem ver e tratar um ao outro? (5:1 -2) aresponsabilidade da igreja do Senhor cuidar de todas as vivas? Quem o primeiro responsvel? Por qu? (5:3 -16) Quais so algumas maneiras que a igreja pode honrar um presbtero? (5:17 19)

-por Carl Ballard


Leia mais sobre este assunto: Filhos que Do Prazer ao Senhor Visitar rfos e Vivas O Cristo e seu Dinheiro Pastores Aprovados por Deus Servos especiais As ltimas Palavras de Estvo Ofertando com propsito O que a Bblia Ensina Sobre a Igreja e seu Dinheiro? A Benevolncia de uma Igreja Local Cristos,Igrejas e Benevolncia Igrejas devem sustentar orfanatos?

1 Timteo 6:1-21

A Verdadeira Riqueza
Ensino para servos (6:1-2). Deus quer que trabalhemos para suprir as necessidades de nossas famlias e as de outras pessoas (veja 1 Timteo 5:8; Efsios 4:28). Portanto, a maneira que trabalhamos mostra muito sobre a nossa relao com Deus, pois todo trabalho deve ser feito como ao Senhor, e no como aos homens (veja Efsios 6:5-8; Colossenses 3:22-25). Um trabalho mal feito por um trabalhador preguioso ou irresponsvel que se chama de "cristo" d oportunidade para outros falarem mal de Deus e da sua doutrina (6:1). O bom trabalho beneficia tanto ao trabalhador quanto ao chefe. Por isso, o cristo que trabalha para outro cristo no deve trabalhar menos, esperando levar vantagem ao ser favorecido entre os outros servos. De fato, o amor exige que ele trabalhe ainda mais para que os dois possam compartilhar dos frutos do trabalho que Deus lhes concedeu (6:2). Carter dos falsos mestres (6:3-5). Os falsos mestres em feso eram facilmente reconhecidos pela maneira que trabalhavam. Eles no procuravam um bom fruto do seu trabalho para todos, mas ensinavam o que no era da verdade, promoveram discusses em vez de entendimento, e visavam seu dinheiro como o nico fim de seu trabalho. Os perigos da riqueza (6:6-16). Muitos hoje apelam a Deus em busca de bens materiais. Porm, Paulo exorta que o cristo se contente ao ter as necessidades bsicas supridas (6:8; veja Filipenses 4:10 -13). A procura da riqueza traz somente tristeza e tropeos na vida de quem quer servir a Deus, pois vem de um corao enraizado no mundo e no no Senhor (6:9 -10; veja Colossenses 3:1-2). De fato, o servo de Deus no deve procurar a riqueza, porque tal procura v e gasta tempo que deve ser usado na busca da piedade e da vida eterna (6:11 -16; veja tambm Mateus 6:24-34).

A verdadeira riqueza (6:17 -19). Mesmo sem buscar a riqueza, alguns cristos tero muitos bens materiais. Para estes necessrio lembrar que tudo dado por Deus, e que se deve confiar nele e no na prpria riqueza, que passageira (6:17). De fato, a riqueza verdadeira consiste na prtica da vo ntade de Deus, usando as ddivas dele para fazer o bem a outros. Tal servio preparar o tesouro real para a vida verdadeira aps esta (6:18 -19). Exortaes finais (6:20-21). Para ajudar os irmos efsios, Timteo precisava "guardar" a verdade do evangelho (6:20; veja 1:18-19; 3:14-15; 4:6, 11, 16). As discusses e contradies na sabedoria da palavra dos outros somente iriam desviar pessoas da f, porm a palavra de Deus que Timteo falava traria a graa do Senhor para todos (6:21).
Perguntas para mais est udo: Por qu importante a maneira em que trabalhamos? (6:1 -5)

 a vontade de Deus que busquemos muitos bens materiais? (6:6 -16) Qual o perigo do desejo de ficar rico? (6:9 -10)  pecado ser rico? Como deve o rico visar o que Deus o concedeu? (6:17 19). -por Carl Ballard
Leia mais sobre este assunto: Jesus e uma Disputa de Herana:O Perigo da Avareza Entendendo as Promessas de Deus Quanto s Bn os Materiais Riquezas efmeras O Salmo da "Loucura das Riquezas" Tragam Seus Dzimos e Recebam as Bnos de Deus: Esta, Hoje em Dia, a Vontade de Deus? Errado Ser Rico? O Cristo e seu Dinheiro O Cristo e os Problemas Financeiros Contentamento "Deus ama quem d com alegria" a vontade de Deus que seus filhos sejam prsperos e saudveis?

2 Timteo 1:1-18

"Reavives o Dom de Deus"


Na sua primeira carta a Timteo, Paulo falou muito do trabalho que Timteo teria que fazer entre os efsios (veja 1 Timteo 1:3,18; 3:14 -15; 4:6,11; 5:21; 6:11-16,20). Nesta segunda carta, porm, ele focaliza mais no prprio Timteo, exortando-o a no desfalecer no servio do Senhor para o qual ele foi chamado (veja 2 Timteo 1:6,8; 2:1,8; 3:14; 4:1 -2). Para anim-lo, o apstolo lembra Timteo das seguintes coisas:

A f verdadeira (1:1-5). A f do apstolo Paulo se manifesta em duas maneiras. Primeiro, ele est cumprindo seu apostolado "de conformidade com a promessa da vida que est em Cristo Jesus" (1:1). Convencido das promessas de Deus em Cristo, ele mesmo acreditou no evangelho e agora ensina para convencer outros (veja Atos 26:13 -20). Segundo, por causa da sua confiana em Deus e seu amor para seu "amado filho" (1:2), Paulo ora "noite e dia" a favor de Timteo (1:3).

A f de Timteo tambm se manifesta verdadeira. Mesmo tendo um pai incrdulo (veja Atos 16:1), Timteo escolheu servir a Deus, convencido pela instruo e exemplos da sua av e sua me (1:5). Sua f era tal que os irmos de Listra e Icnio a notaram e davam bom testemunho dele ( veja Atos 16:2). At o prprio apstolo Paulo disse: "estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria pela recordao que guardo de tua f sem fingimento" (1:4-5). Se Paulo no desfaleceu, mas continuava sua misso confiando em Deus mesmo dentro da priso (veja 1:8,16), Timteo deveria continuar seu trabalho com esta mesma confiana no seu estado livre.
"Dons" de Deus (1:6-14). Timteo recebeu um dom espiritual pela imposio das mos do apstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa us -lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderao de Deus (1:6 -7).

Alm deste dom espiritual, Paulo lembra Timteo de um outro "dom" que recebeu - o chamado na graa de Deus para sofrer junto com Paulo no ensino das "ss palavras" que manifestam a todos a vida e imortalidade (1:8 -14; veja Atos 5:40-42). Sofrer por fazer o bem um dom de Deus que faz o servo fiel crescer (veja Hebreus 12:4-13; Tiago 1:2-4).
Exemplos dos outros (1:15 -18). Mesmo quando muitos deixaram de atender a Paulo na priso, Onesforo se esforou sozinho, alm do que se esperava (1:15-17). Servindo Paulo, Onesforo estava servindo Cristo (veja Mateus 25:37-40). O exemplo de Onesforo iria encorajar Timteo a ficar firme no seu servio a Cristo, mesmo se estivesse sofrendo sozinho, ciente de que o galardo vir da parte do Senhor "naquele Dia" (1:18). Perguntas para mais estudo:

Como a f de Paulo e de Timteo se manifestou? ( 1:1-5) Como sofrimento um dom de Deus? (1:6 -14) O que podemos aprender sobre o servio cristo pelo exemplo de Onesforo? (1:15-18) -por Carl Ballard

2 Timteo 2:1-26

O Obreiro Aprovado de Deus


Tendo encorajado Timteo a continuar no seu servio de evangelista (veja 2 Timteo 1:6-8,13-14), Paulo agora o exorta a encarar os sofrimentos deste trabalho, desenvolvendo as seguintes caractersticas do ministro fiel:
Mestre da palavra (2:1-2). Em sofrimento, o servo de Deus deve procurar fora na graa de Deus, e no em sua prpria capacidade ou sabedoria (2:1; veja Hebreus 12:28; Tito 2:11 -14; 2 Corntios 12:7-10). Assim fortificado, necessrio que o servo ensine a palavra da graa de Cristo para outros (2:2; veja Atos 20:32). Nisto notemos duas coisas importantssimas:
y

a vontade de Deus que a mesma palavra se passe de uma gerao para outra. Paulo disse, "o que da minha parte ouviste... isso mesmo transmite a homens...para instruir a outros" (2:2). Deus no quer que novas geraes ensinem coisas novas (veja Glatas 1:8). O que preciso em quem vai ensinar a palavra fidelidade, e no eloqncia ou sabedoria prpria (veja 1 Corntios 4:1 -2). Quem se fortifica na graa de Deus e no no orgulho de homens ensinar apenas a palavra de Deus.

Soldado, atleta, lavrador (2:3 -13). O servo do Senhor precisa ser bem treinado e disciplinado para que possa alcanar os alvos de Deus. Como soldado, ter que sacrificar certos confortos e seus prprios desejos para conquistar o objetivo do seu capito. Como atleta , ter de seguir regras, sacrificando a sua liberdade para receber o prmio. Como lavrador, ter que trabalhar duro com muita pacincia, para depois receber o fruto (2:3 -7). Jesus e Paulo so exemplos perfeitos. Eles sofreram em servir a Deus, confiantes que ele d a cada um de acordo com as suas obras (2:8 -13; veja 2 Corntios 5:9-10).
Obreiro diligente (2:14-19). Enquanto muitos no mundo religioso se enrolam com questes de doutrinas de igrejas e teologia humana, o servo de Deus precisa se afadigar no estudo da palavra da verdade (2:15). Quem busca contendas de doutrinas e segue toda idia nova gasta seu tempo e corrompe outros com sua falta de confiana na simples palavra de Deus (2:14,16 -19; veja Marcos 12:24,27; Efsios 4:11-14). Vaso santificado e disc iplinado (2:20-26). O servo de Deus deve disciplinar a sua prpria vida, fugindo das coisas que no convm, e seguindo as que o tornam til para servio na casa de Deus (2:20 -23). Com a sua prpria vida em ordem, o servo ento deve exortar a outros, lhes e nsinando a pura palavra de Deus com a esperana de que sejam convencidos a se arrepender e parar de servir o diabo (2:24 -26). Perguntas para mais estudo:

1. Para ensinar a palavra de Deus, mais importante ser telogo ou ser fiel? (2:1-2) 2. De que maneira o servo de Deus como um soldado, atleta, e lavrador? (2:3-13) 3. Qual a nossa responsabilidade perante a "palavra da verdade"? (2:14 26) -por Carl Ballard
Leia mais sobre este assunto: A Humildade Pastores Aprovados por Deus As Desculpas de Moiss O que um "dicono"? O rebanho de Deus Como algum pode tornar-se um pastor? O que a Bblia Ensina Sobre a Organizao da Igreja? Quais so as qualificaes bblicas de um pastor? Liderana na Igreja Lderes Cegos Servos especiais Coisas que Deus aborrece Os ltimos Pecados a Morrer: O Cime, a Inveja e a Contend a Discrdias, Dissenses e Faces: Obras da Carne

2 Timteo 3:1-17

Sobreviro Tempos Difceis


Ao preparar os apstolos para pregar o evangelho, Jesus nunca deixou de avis-los das dificuldades e perigos que fariam parte deste trabalho (veja Mateus 10:16-23). Assim, Paulo tambm advertiu a Timteo, a fim de prepar lo para lidar com os tem-pos difceis que certamente chegariam (3:1).
A fonte das dificuldades (3:2 -9). O cristo cidado do cu (veja Filipenses 3:20) mas vive no mundo, um territrio hostil governado pelo "deus deste sculo" (veja Joo 17:14-18; 2 Corntios 4:3-4). Timteo teria que lidar com homens que rejeitaram a verdade de Deus para seguirem os desejos deste mundo. Paulo faz uma lista de seus atributos, destacando seu egosmo e seu "amor" para tudo aquilo que contra a vontade de Deus (3:2 -4).

Tais homens complicam a vida do servo fiel, pois no somente fazem o errado como tambm encorajam outros a rejeitarem a verdade. At parece ndo ser espirituais, eles levam sua falsidade s casas dos mais fracos e daqueles que no conseguem distinguir a verdade da mentira (3:5 -7). As maneiras e mtodos destes homens no so uma novidade: at mesmo Moiss foi desafiado por homens que agiram assi m (3:8-9; veja 2 Pedro 2:5-8; Judas 14-16).

Os piedosos sero perseguidos (3:10 -13). Em forte contraste com estes homens infiis, h o exemplo do apstolo Paulo. Desde o momento em que Timteo se converteu, testemunhou a vida do apstolo, vendo a maneira d ele ensinar e viver em verdadeira piedade. Timteo viu a firmeza de Paulo mesmo no meio de muitas tribulaes. A vida de Paulo no era fcil, mas sua plena confiana no Senhor o livrou do desespero (3:10 -11; veja Atos 13:14-14:22). Paulo sabia que as apar ncias deste mundo freqentemente enganam, pois o servo fiel sofrer perseguio enquanto os mpios parecem "prosperar" (3:12 13; veja Salmos 73; 94). Porm, a confiana do servo fiel deveria ser no Senhor e no nas aparncias deste mundo. Firmeza pela palavra (3:14-17). Mais importante ainda do que o bom exemplo de Paulo, Timteo teve sua disposio a coisa mais til na luta contra a corrupo dos homens. Mesmo antes de conhecer o apstolo, Timteo havia aprendido a confiar nas "sagradas letras" de Deus ( 3:14-15). A palavra inspirada do Senhor foi feita justamente para preparar os seus servos. Instruindo e corrigindo, ela d ao homem tudo que ele precisa para fazer "toda boa obra" de Deus (3:16 -17). O servo fiel, inteirado e confiante na palavra do Senhor, ter toda a preparao necessria para lidar com qualquer dificuldade deste mundo.

Tempos difceis certamente sobreviro. preciso hoje homens como Paulo e Timteo, que confiam plenamente na palavra, e que tm a coragem de ensin la em verdade, temendo mais a Deus do que aos homens (veja Mateus 10:28).
Perguntas para mais estudo:
y y y

Por que haver tempos difceis para o cristo? (3:1 -9) Deus promete ao cristo uma vida fcil e sem tribulaes aqui na terra? (3:10-13) O que preciso para que o homem de Deu s seja "perfeitamente habilitado" para as obras do Senhor? (3:14 -17)

-por Carl Ballard


Leia mais sobre este assunto: Gerados de Novo para uma Viva Esperana Respostas a algumas perguntas comuns sobre o livro de Apocalipse Calculando o custo Guerras e Rumores de Guerras Quando vai comear a Grande Tribulao? Um Dia de Deciso

2 Timteo 4:1-22

Prega a Palavra

Cumpre o ministrio (4:1-8). Nestas cartas para Timteo, Paulo tem enfatizado a importncia da pregao da s doutrina (veja 1 Timteo 1:3 -7, 1820; 4:1-3; 6:3-5; 2 Timteo 1:13; 3:1-9). Este servio para Deus e no para homens, pois Deus quem julgar a todos (4:1). Portanto, observemos algumas consideraes importantes do trabalho de evangelista:
y

"Prega a palavra" (4:2): deve-se pregar a palavra de Deus, e no as idias dos homens. Somente a palavra de Deus suficiente para corrigir, repreender, e exortar pessoas para salvao (veja 2 Timteo 3:16-17). "Quer seja oportuno, quer no" (4:2): por causa da certeza do julgamento de Deus, ser pregador do evangelho da salvao um trabalho de urgncia (veja Atos 17:30 -31). Portanto, o evangelista deve pregar a palavra em todo lugar e sob todas as condies. "Pois...no suportaro a s doutrina" (4:3-5): necessrio sempre pregar a verdade do evangelho justamente porque muitos no a pregam. Alguns procuram atualizar o evangelho para que este seja mais agradvel aos ouvintes. A Bblia, porm, ensina que a palavra de Cristo julgar a todos no ltimo dia (veja Joo 12:48), e que qualquer mudana trar somente a condenao (2 Joo 8 -11).

A vida de Paulo um exemplo notvel deste trabalho. Encarando a certeza de sua morte (4:6), ele reflete com confiana sobre seu servio ao Senhor. Combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a f, exatamente como ensinou Timteo a fazer (4:7; veja 1 Timteo 1:18; 2 Timteo 2:3 -7; 1:1314). Todos aqueles que amam a vinda de Cristo estaro se preparando e preparando outros, com a pregao do evangelho puro, para que possam receber o galardo de Deus (4:8).
Consideraes finais (4:9 -22). Paulo mostra seu desejo de ver Timteo e diz que todos, exceto Lucas, foram embora (4:9 -11, 21). Alguns foram pregar em outros lugares (4:10-12). Outros abandonaram Paulo na sua hora de aflio (4:10,16). Antes, Paulo chamou Demas de "cooperador" (Filemom 24), mas agora, v que os interesses dele so do "presente sculo" e no das coisas do Senhor (veja 2 Timteo 2:4). Alexandre resistiu fortemente palavra que Paulo pregava (4:14-15). Mesmo assim, Paulo no desfaleceu, porque o Senhor permaneceu fiel (4:17-18). Se o nosso foco for o Senhor e a sua palavra, o trabalho do evangelho sempre continuar.

A carta termina com a tradicional troca de saudaes entre irmos fiis (4:1921), e com os desejos de Paulo pela graa e a presena do Senhor para com Timteo (4:22). O amor do Senhor e dos servos fiis deve motivar o evangelista a pregar para que outros possam se converter a Deus.
Perguntas para mais estudo:
y y

Por que h tanta necessidade de pregar a verdade de Deus? (4:1 -5) Quem que pode receber "a coroa da justia"? (4:5 -8)

Quem ficou fiel a Paulo, mesmo quando todos o abandonaram? Qual o resultado disso? (4:9-22)

-por Carl Ballard


Leia mais sobre este assunto: Se Voc Tivesse Sido No As ltimas Palavras de Estvo Um Dia de Deciso O Livro de Atos

You might also like