You are on page 1of 3

DISCIPLINA: HIDROGINSTICA Prof Roseny Maria Maffia HIDROGINSTICA DEFINIO: um programa de condicionamento, desenvolvido na gua, que inclui exerccios

s aerbicos e exerccios para o desenvolvimento da resist. muscular localizada, fora muscular e flexibilidade (http://acquaraciness.com.br/hidro.html ). Hidroginstica no uma forma de hidroterapia, que uma cincia aplicada por fisioterapeutas, mas alguns exerccios da hidroginstica tm efeito teraputico, proporcionando ao aluno, melhorar a capacidade funcional dos msculos e aumentar a amplitude articular. Leva o indivduo a uma boa forma fsica, tem como objetivo, melhorar a sade e o bem estar fsico e mental, sendo destinada s pessoas de ambos os sexos, independente de saberem ou no nadar (BONACHELA, V., 1994). HISTRICO: A partir de depoimentos de diversos autores, a histria da hidroginstica pode ser contada. A utilizao da gua como agente teraputico conhecida desde a antiguidade por diversas civilizaes. A atividade aqutica muito antiga, praticada h mais de mil anos pelos romanos e gregos. H relatos e livros mencionando esta prtica em piscinas pblicas onde as pessoas se reuniam para sesses de hidroterapia. Na Grcia antiga isso era to comum quanto a sauna e proporcionava bastante bem-estar. Os romanos usavam a gua com finalidades curativas e recreacionais. As famosas termas, banhos pblicos, comearam a surgir em Roma no sculo II a.C. (BONACHELA, 2001). Existem tambm alguns relatos de massagens e movimentos feitos por japoneses e chineses em banheiras e piscinas. E por isso, a hidroterapia dita como me da hidroginstica, propriamente dita. A histria mostra que a gua vem sendo utilizada h sculos e de diversas formas, visando a melhoria da qualidade de vida atravs de atividades fsicas e teraputicas, que vai desde uma simples caminhada at a execuo de exerccios mais elaborados para as diversas partes do corpo, com objetivos e finalidades diferentes. Porm, a hidroginstica surgiu e se desenvolveu na Alemanha, para atender inicialmente um grupo de pessoas com mais idade, que precisava praticar uma atividade fsica segura, sem causar riscos ou leses articulares e que lhes proporcionassem bem estar fsico e mental (ABDALA, D.W.,s.d.). Esta prtica chegou aos Estados Unidos, onde os mdicos desenvolveram programas de reabilitao na gua, a hidroterapia. L, ela foi aperfeioada, passando a uma esfera maior, tornando-se uma atividade fsica de melhor qualidade, incorporando-se ao mundo da FITNESS, podendo ser praticada por todas as pessoas.

Segundo a Profa. Mercs Nogueira Paulo, os exerccios aquticos, como so praticados atualmente, iniciaram a partir de 1958. No Brasil esta atividade praticada h, aproximadamente 28 anos, sendo desenvolvida em vrios locais como: clubes, academias, clnicas, spas, etc. O nome hidroginstica acabou sendo incorporado por ser um nome "que se vende bem" e trata-se de uma metodologia especfica criada pelo Prof. Roberto Pavel. O nome foi criado pelo Prof. J. Kleber e deve ser dada a ele esta referncia. Hoje, a hidroginstica uma realidade nos grandes centros do mundo. CONSIDERAES SOBRE A HIDROGINSTICA: A Hidroginstica uma atividade para todos. Pode ser praticada por uma clientela bastante diversificada, desde que se respeitem os objetivos e as limitaes de cada grupo ou indivduo. Destina-se a pessoas de diferentes faixas etrias e nveis de condicionamento, como adolescentes, adultos, idosos, gestantes, atletas, pessoas que necessitam de cuidados especficos, etc. S no deve ser utilizada quando existir uma contra-indicao mdica, temporria ou permanente. uma atividade fsica muito mais abrangente e eficaz do que normalmente se imagina. Compara-se o seu trabalho ao de musculao, somado ao aerbico, recebendo ainda os benefcios de uma constante massagem corporal. importante perceber que ela nos d possibilidades variadas de trabalho. Baseando-se no aproveitamento da gua como sobrecarga, pode-se exercitar com intensidades extremas, ou seja, realizar trabalhos fceis e pouco intensos bem como trabalhos difceis e muito intensos. Muitas vezes as pessoas se exercitam aqum de suas possibilidades devido ao relaxamento provocado pela gua. Cabe ao professor despertar em seus alunos a percepo de que eles devem utilizar a gua de acordo com suas reais possibilidades. Sua principal vantagem justamente a segurana que proporciona ao praticante. Dentro da gua, os movimentos ficam mais seguros, e essas regies se tornam menos vulnerveis, inclusive durante saltitos. essa segurana que permite ao praticante at superar seus limites naturais, sem riscos. A resistncia natural da gua multiplica o esforo exigido em um movimento, por mais simples que seja. Por outro lado, segundo as leis da fsica, a gua responde na mesma intensidade a uma fora aplicada sobre ela, ou seja, a resistncia oferecida pela gua vai ser proporcional fora do movimento, seja ela grande ou pequena. Isso permite que qualquer pessoa possa se exercitar, independente do seu nvel de condicionamento fsico: jovens, crianas, idosos, obesos, magros, gestantes (http://acquaraciness.com.br/hidro.html ). A estrutura bsica de uma aula so os exerccios de aquecimento, alongamento, exerccios aerbicos, exerccios localizados, relaxamento muscular (BONACHELA, V., 1994). - Objetivos dos Alunos: De acordo com (BONACHELA, V., 1994), so objetivos dos alunos de hidroginstica:

Praticar uma atividade fsica; Melhorar os sistemas: respiratrio, circulatrio, cardaco; Perder peso; Fortalecer a musculatura; Aliviar dores na coluna vertebral; Aliviar tenso, stress; Manuteno da forma fsica; Condicionamento Fsico; Treinamento Fsico; Recuperar leses. Praticar hidroginstica regularmente melhora todos os cinco componentes do condicionamento fsico: * aerbico, melhorando o corao, os pulmes e o sistema circulatrio; * fora muscular, capacitando a segurar uma caixa mais pesada e empurrar um mvel; * resistncia muscular, possibilitando repetir vrias vezes atividades que requerem resistncia; * flexibilidade, tornando as articulaes capazes de se movimentarem dentro da normalidade; * composio corporal, ou seja, a proporo da gordura em relao massa magra. Cada um destes componentes desempenha um papel vital na sade do organismo. Deve-se procurar o condicionamento no maior nmero possvel destes componentes.

You might also like