You are on page 1of 14

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO PAR PLANO NACIONAL DE FORMAO DE PROFESSORES LICENCIATURA EM COMPUTAO

ANTONIO NEUDES DANTAS DE PAIVA

ANLISE DOS ELEMENTOS PR-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PS-TEXTUAIS DE UM TEXTO

Altamira PA 2011 ANTONIO NEUDES DANTAS DE PAIVA

ANLISE DOS ELEMENTOS PR-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PS-TEXTUAIS DE UM TEXTO

Atividade de anlise de artigo realizada no Curso de Licenciatura em Computao do Plano Nacional de Formao de Professores (PARFOR), como requisito de avaliao da disciplina Metodologia Cientfica, orientado pela Professora Msc. Vanessa Souza lvares de Mello.

Altamira PA 2011

ANTONIO NEUDES DANTAS DE PAIVA

ANLISE DOS ELEMENTOS PR-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PS-TEXTUAIS DE UM TEXTO

Avaliado por:

Prof. M.Sc. Vanessa Souza lvares de Mello

Data: 18/08/2011

Altamira PA 2011 A anlise dos elementos do texto foi realizada usando esquema de cores, destacando partes do texto conforme esquema a seguir:
PR-TEXTUAIS TEXTUAIS PS-TEXTUAIS

1
A INFORMTICA NA EDUCAO: As Representaes Sociais e o Grande Desafio doProfessor Frente ao Novo Paradigma Educacional

Bernardete Maria Andreazza Gregio Mestranda / Programa de Mestrado em Educao/UCDB e-mail: dani.msi@terra.com.br - Campo Grande/MS

RESUMO:

O presente texto foi escrito com o objetivo de inserir a discusso do tema A Informtica na Educao, um estudo realizado na disciplina de Novas Tecnologias e Educao Escolar do Programa de Mestrado em Educao UCDB no primeiro semestre de2003. O artigo discute as exigncias da sociedade contemporn ea na mudana de um novo paradigma educacional, que impe a demanda de cidados mais autnomos e competentes. Busca compreender o processo de construo do conhecimento escolar mediado pelas Representaes Sociais dos professores, quanto utilizao do co mputador como recurso didtico, a funo da escola e do professor. Analisa as contribuies e limitaes do uso das novas tecnologias na educao escolar e pontua algumas ideias sobre as modificaes nos paradigmas educacionais de ensino-aprendizagem desencadeados pela transposio da sociedade de informao para o conhecimento.
Palavras-chave : Informtica Educacional; Representaes Sociais; Paradigma

Educacional;
ABSTRACT:

The present text was written with the objective of inserting the discussion of the themethe Computer science in the Education, a study accomplished in the discipline of NewTechnologies and School Education of the Program of Master's degree in Education UCDBin the first semester of 2003. The article discusses the demands of the contemporary society inthe change of a new education paradigm, which imposes the more autonomous and competentcitizens' demand. Search to understand the process of construction of the school knowledgemediated by the teachers' Social Representations, as the use of the computer as didacticresource, the function of the school and of the teacher.It analyzes the contributions and limitations of the use of the new technologies in theschool education and punctuates some ideas about the modifications in the educationpa radigms of teaching-learning unchained by the transposition of the society of informationfor the knowledge.
KEY WORDS:

Education computer science; Social representations; Education paradigm; No incio do terceiro milnio consta nte a presena macia das novas tecnologias decomunicao e informao que possibilitam a inovao, a interao, a troca e a pesquisa eminmeros segmentos da sociedade e do conhecimento humano. As novas tecnologias trazemconsigo muitas facilidades, mas tambm introduzem novas exigncias e competncias noparadigma educacional, impondo adaptaes. Adaptaes difceis de superar, novos desafios,seja na formao inicial ou continuada do professor, que no momento atual ocorrem de formalenta, conforme revela Valente (1999), se comparada com as mudanas em outros segmentosda sociedade que so incomparavelmente rpidas e que afetam diretamente o comportamentohumano. O paradigma educacional emergente requer a insero de novas prticas curriculares emetodologias inovadoras, para fazer frente s necessidades de uma sociedade globalizada, quealtera padres de vida das pessoas, seja na maneira de se comunicar, nas habilidadesprofissionais de atuao ou na forma de aquisio do conhecimento e do pensar. Para Belloni (2001) as exigncias das socie dades contemporneas so visveis enotrias e exigem um novo tipo de indivduo e trabalhador, dotado de um conjunto decapacidades que incluem habilidades de competncia, que o torne qualificado e capaz derealizar um trabalho mais responsabilizado, com maio r mobilidade, capaz de gerir situaesde grupo, de se adaptar a situaes novas, sempre pronto a aprender, um trabalhador maisinformado e mais autnomo. A escola tem que dar conta disso seja em qual for o setor dasociedade em que atua. Roldo (1999) enfatiza que essas mudanas rpidas que ocorrem na sociedade emfuno das tecnologias da informao e comunicao, exigem do professor sua capacitaopara o uso de tecnologias cada vez mais sofisticadas. Essa capacitao est ligada naturezade sua formao ini cial e continuada. Sabemos que a formao inicial apenas uma etapa ecapacitar no significa fornecer receitas e sim conscientizar o profissional para o desempenhode uma funo com qualidade e que fornea subsdios para que este acompanhe a dinmica dasociedade. Leite et al. (2000) tambm evidencia o papel da escola e do professor comogrande desafio, o de trabalhar em busca da formao de cidados aptos na utilizao datecnologia no seu cotidiano de forma crtica e criativa.

Para Lvy (1998) o futuro papel do professor no ser mais o de difusor de saberes,mas o de animador da inteligncia coletiva dos estudantes, estimulando -os a trocar seusconhecimentos. Lvy (1999) adverte que para falar em tecnologia necessrio cuidar parano us -la a qualquer custo, mas sim acompanhar consciente e deliberadamente uma mudanade civilizao que questiona profundamente as formas institucionais, as mentalidades, acultura dos sistemas educacionais e, sobretudo, os papis de professor e de aluno. Quando Lvy fala em os papis de professor e de aluno entende-se que muitoimportante que o professor saiba conduzir de maneira organizada e pedaggica o seu papel eque o aluno seja um gerenciador de seu prprio saber, pois o maior risco confundir esseprocesso psicopedaggico de ambientao online com o mero adestramento tcnico operacional.Considerar apto e ambientado um aluno apenas porque sabe clicar nas reascorretas da tela no compreender os aspectos que realmente importam num processo deeducao on -line. Valente (1999) tambm endossa a cobrana da sociedade na mudana do novoparadigma educacional que exige dos cidados uma postura autnoma, criativa, crtica ereflexiva, capazes de aprender a aprender, saber pensar, saber tomar decises e saberbuscar a informao de que necessita, construindo seu prprio conhecimento onde atravsdesses conceitos, ele perceber a sua importncia dentro da sociedade e a refletir sobre seupapel contido nela. Essa a escola ideal que a sociedade cobra, portanto, responsvel pela formao desseprofissional, e ao professor, cabe uma nova postura, on de possa mediar esse processo naformao dos seus alunos, criando novas estratgias e um ambiente motivador e desafiador,mesmo com tantas implicaes e dificuldades. O fato de que a educa o trilha caminhos difceis, em passos lentos no exerccio dasua funo social especfica, pede um estudo das Representaes Sociais da informtica e docomputador no contexto da educao para compreender supostos medos, resistncias oufascnios, ele mentos presentes no imaginrio individual e coletivo, no que se refere representao da informtica no cotidiano, particularmente, na educao. Preocupaoevidenciada por (CARNEIRO 2002, p.15). Diante de tantos conceitos epistemolgicos norteados por um a tecnologia modernaonde o processo deslumbra a capacidade criativa de cada um, fundamental compreender oconceito de Representao Social que percebido e

est relacionado ao modo como osprofessores reagem frente s questes da informtica educacional. A origem da expresso Representao Social Europeia. Ela remete ao conceito derepresentao coletiva de mile Durkheim, esquecido por muito tempo, e que o psiclogofrancs Serge Moscovici retomou para desenvolver uma teoria das representaes sociais nocampo da psicologia social. Na teoria de Moscovici, a representao social refere -se ao posicionamento elocalizao da conscincia subjetiva nos espaos sociais, com o sentido de constituirpercepes por parte dos indivduos. Nesse contexto, as Representa es de um objeto socialpassam por um processo de formao entendido como um encadeamento de fenmenosinterativos, fruto dos processos sociais no cotidiano do mundo moderno. Segundo Chaib (2002), no se pode esquecer a importncia do significado social que ocomputador representa para os professores, traduzido no senso comum. O autor confirma odespreparo dos professores na adaptao modernidade e ressalta a sua preocupao com aaverso por parte dos professores diante das mudanas necessrias e impostas pela evoluotecnolgica. Para o autor, os professores esto fortemente arraigados concepo tradicionaldo seu papel, do papel da educao e dos mtodos de ensino. Para compreender melhor essarealidade fundamental compreender como as informaes sobre in formtica se instalam nopensamento dos professores, ou seja, entender essas representaes dos professores sobre anova tecnologia da informao fundamental. 5 Segundo Moscovici (1986) as Representaes Sociais, determinam a interpretao doscomportamentos, designa uma forma de pensamento social onde o conhecimento provm daobservao. Nesta perspectiva, as Representaes Sociais da realidade esto semprevinculadas s experincias, cultura assimilada no decorrer de sua vida, linguagem queu tiliza nas relaes sociais, enfim prpria histria pessoal e do grupo social com o qualconvive e se relaciona. O conhecimento dessas representaes oferece a compreenso decomo os sujeitos sociais apreendem os acontecimentos da vida diria, as caracter sticas domeio, as informaes que circulam, as relaes sociais. Carneiro (2002) elucida bem as representaes sociais do uso da informtica, suasvariveis e nuances. Considerar a representao social da informtica fundamental para sediscutir sua utilizao ou no nos diversos contextos sociais,

bem como os verdadeiros objetivos aplicados educao, seu significado social, seus efeitos ou impactos. Ignor -laseria o mesmo que negar o mundo em que vivemos, a sociedade da informao ecomunicao. Madeira (1998, p. 239) faz uma reflexo da abordagem das Representaes Sociais,relacionando -as a uma postura frente educao e ao aprender, tomando as representaessociais como um saber prtico, como sistema de interpretao que regem nossa relaocom o mundo e com os outros e organizam as comunicaes e as condutas sociais.Considera um esforo para entender os problemas da educao. A representao social trazem si a histria, na histria particular de cada um. Nas varincias de sua estrutura esto aspart icularidades de cada sujeito e, em suas invarincias, as marcas do sentido atribudo, pordeterminados segmentos ou grupos ou, por sua totalidade, a dado um objeto. Dentro dessa percepo de contextualizao das Representaes Sociais, gostaria deenfocar u m aspecto do trabalho que desenvolvo no campo da informtica educacional, comocoordenadora pedaggica, oriento o trabalho de professores na utilizao do computador esuas ferramentas em suas atividades pedaggicas. Neste longo tempo dedicado informticae ducacional, percebo a enorme dificuldade e at mesmo certa resistncia de muitoseducadores no uso do computador. Acredito que essa dificuldade possa ser uma das causas da enorme carncia deprofissionais com competncias didtico -pedaggicas que incluem o saber na utilizao dosrecursos da informtica aplicada educao no processo educativo, justificando assim acontratao de tcnicos, que evidentemente entendem muito de informtica e pouco deeducao, sem nenhuma formao pedaggica e didtica. Belloni (2001) enfatiza a realidadede perplexidade e despreparo dos professores na escola, frente s mudanas trazidas pelasnovas tecnologias da informao e comunicao que representam um grande desafio a serincorporado no cotidiano da escola. Essas evidncias merecem uma investigao detalhadapara conhecermos efetivamente a realidade na qual o professor est inserido, levando emconta que a prtica docente pouco mudou ao longo do tempo e, no entanto os alunos no so mais os mesmos. Se por um lado, no temos profissionais da educao bem preparados para o uso docomputador como ferramenta no processo ensino -aprendizagem, fica evidente tambm, queequipar laboratrios com modernos computadores e treinar professores no garanteefetivamente avanos na qualidade do ensin o, segundo

concepo de Cysneiros (1998).Tomar posicionamento sobre que utilidade ter a escola, em qualquer de suas modalidades ponto de partida. Lima (2000) tambm evidencia, que oferecer ao professor oportunidade de formaocontnua no basta, fundamental que o professor queira, e sinta necessidade dessa formao.De nada adianta apenas a escola fazer o seu papel, montando laboratrios de informtica, poissegundo VALLIN, (1998), no que diz respeito s iniciativas que objetivam empreender amelhoria do d iscente na escola, devero estar relacionadas ao professor, bem como autilizao de qualquer ferramenta. Isto significa dizer que o professor deve conhecer e ter o domnio primeiramente para si para depois ensinar seu aluno, caso contrrio o laboratriopermanecer fechado e os computadores sem uso, ou quando muito usado indevidamente. Os professores representam o elemento-chave para que o trabalho possa cumprirseus objetivos. Inicia-se assim, um processo contnuo de formao dos professores, queabrange conhecimentos especficos sobre Informtica, e conhecimentos sobre o processo deensino -aprendizagem onde as teorias subsidiam a escolha de diferentes ferramentascomputacionais e suportam a aplicao educacional das mesmas. Freire et al (1999) endossamque apr ender um processo e como tal gradual e contnuo, necessita que as informaesadquiridas sejam aplicadas ao contexto paras serem reelaboradas, modificadas, etc... Assim, a maior funo do ensino nos dias de hoje preparar o aluno para saber buscar ainformao de que necessita. Certamente, as consultas na Internet so cada vez maisimportantes para o aprendizado, pois est se tornando uma das mais ricas fontes deinformao do mundo. A Internet pode ajudar em qualquer lio de casa. Na escola, alm deauxiliar na soluo de problemas especficos, em vrias disciplinas, a informtica podemelhorar a capacidade de aprendizado, de anlise, de motivao. O computador tambm tilpara desenvolver a habilidade de leitura, comunicao, pesquisa e vocabulrio. Em mu itasreas do conhecimento se faz necessrio utilizao da tecnologia para alcanar umaformao plena, como por exemplo, os mdicos e pilotos, entre outros, graas a simuladoresmuito realistas de situaes complexas. Perrenoud (2000) alerta que tais conhe cimentos dependem necessariamente de comoo professor media essas atividades, suas habilidades tcnicas ajudam, mas devem ser levadasem conta as habilidades didticas de relao com o saber, alm

dos riscos de aumentar asdiferenas na democratizao do sabe r. Segundo Lvy (1999) a simulao exerce um papelcrescente nas atividades de pesquisa cientfica, de concepo industrial, de gesto, deaprendizado, mas tambm para o jogo e a diverso. Como j mencionado anteriormente, a resistncia por parte de uma gran de parcela deeducadores tecnologia, ainda uma desconfiana que merece investigao profunda paraque se percebam as verdadeiras razes de tal comportamento. Segundo ( OLIVERIA, 1997 p. 8)[...] Esta repulsa s pode ser compreendida e superada medida que, alm deconhecermos a origem, apontemos para uma nova compreenso da importncia do uso datecnologia educacional no processo ensino-aprendizagem. Sobral (1999) enfatiza que aInternet tambm representa uma grande mudana na escola e como tal provoca re sistncia. Naintroduo de cada inovao tecnolgica, o velho sempre convive com o novo, efeito de todatransio. Na reflexo dessas questes, percebe -se que no possvel estudar o homem ps-moderno sem levar em conta sua insero em uma sociedade altamente tecnolgica. imprescindvel ressaltar que a tecnologia est presente em nosso dia-a-dia, um processo histrico e no se pode neg-lo e nem pensar em retrocesso, mesmo embora seja um perodode transio. A informtica nessa sociedade globalizada traz implicaes direta ou indireta aomodo de vida de todos e conhecer as representaes dos professores no uso do computadorem seu cotidiano, til para tomar conscincia da realidade, dos problemas e contribuir naconstruo do conhecimento e apontar caminhos. Navegar nesse mundo de transformaes radicais, onde o desenvolvimentodastecnologias digitais e a profuso das redes interativas quer queira ou no, colocam ahumanidade diante de um caminho sem volta, pois o Modo de Produo Capitalista seencarrega de criar novas necessidade a cada dia passa em um cenrio de incertezas. A realidade que o cotidiano das pessoas est cada vez mais integrado ao computadore seu conhecimento pr-requisito para as principais profisses, pois a tecnologia nada mais do que uma ferramenta para o saber, que deve ser acompanhada de perto por pais eprofessores e estes deveriam receber na sua formao inicial a oportunidade de desenvolverconhecimentos de informtica

aplicada educao, aprender o que e como ensinar,assumindo o p apel de facilitador da construo do conhecimento pelo aluno e no mais umtransmissor de informaes. Enfim, a escola, as prticas, atitudes, modos de pensamento e valores esto, cada vezmais, sendo condicionados pelo novo espao da informao e da comunicao que surge dainterconexo mundial dos computadores e para vencer tantos desafios na Educao, serpreciso a mudana de paradigmas. Uma educao voltada na formao de cidados crticos, conscientes de seus direitos e deveres, participantes ativos na co nstruo de uma sociedademais justa, democrtica e humana. Concluo assim o presente artigo, sem a pretenso de esgotar o assunto, mas sim,provocar uma reflexo sobre o tema em questo e motivar novos pesquisadores a continuar odebate.
SOBRE A AUTORA

Autora: Bernardete Maria Andreazza Gregio Aluna do Programa de Mestrado em Educao na Universidade Catlica Dom Bosco/UCDB. Bacharel em Histria pela UCDB. Atualmente atua como coordenadora de Informtica na Escola Paulo Freire em Campo Grande MS. E-mail: dani.msi@terra.com.br
NOTA

Este artigo foi elaborado a partir do estudo realizado na disciplina de NovasTecnologias semestre de 2003.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Educao

Escolar

do

Programa

de

Mestrado

em

Educao/UCDB, sob aorientao da Dr Claudia Maria de Lima durante o primeiro

CARNEIRO, R. Informtica na Educao: representaes sociais do cotidiano . SoPaulo: Cortez, 2002 CHAIB, M. Franskstein na sala de aula: as representaes sociais docentes
sobreinformtica. Nuances, n 8, set. 2002, p.47 -64

CYSNEIROS, Paulo Gileno. Novas Tecnologias na Educao Texto em Construo Recife,1998. BELLONI, M. L. O que mdia-educao . Campinas: Autores Associados, 2001. JORDELET, Denise.(org.)
As Representaes Sociais. Rio de

Janeiro .Eduerg,2001.

LEITE. Et. Al. Revista Tecnologia Educacional Ano XXVII N 148. LVY, P. Cibercultura . So Paulo: ed. 34, 1999. LIMA, C. M. Educao distncia e TV Escola: apropriaes de professores em
formao contnua. Tese de doutoramento. Campinas: PUC-Campinas, 2000

PERRENOUD, Philipppe; trad. Patrcia Chittoni Ramos. Utilizar Novas Tecnologias. In: Dez Novas Tecnologias . Porto Alegre: Artes Mdicas, 2000. FREIRE, F.M.P.; PRADO, M.E.B.B. Professores Construcionistas : A Formao emServio. Anais do III Congresso Ibero-americano de Informtica EducativaRIBIE. Barranquilla, Colmbia, 1996. MOSCOVICI, S. A Era das representaes sociais . Trad. Maria Helena Fvero, 1986 OLIVEIRA, R.de; Informtica na Educao . In: Informtica Educativa. 3 ed. Campinas:Papirus, 1997. p. 117 28. OLIVEIRA, R .de : Informtica Educativa. 3 ed. Campinas: Papirus, 1997.

ROLDO. M.C. Formao de professores: qualidade dos modelos aos modelos para aqualidade In: Os professores e a gesto do currculo . Perspectiva e prticas em anlise.Lisboa: Porto Editora, 1999. SOBRAL, A. A Internet Na Escola. In : Internet na Escola. So Paulo: Edies Loyola,1999. p. 87 102. VALENTE, J. A. ANLISE DOS DIFERENTES TIPOS DE SOFTWARES USADOS
NA EDUCAO. In: III Encontro Nacional do PROINFO MEC, 1998, Pirenoplis

GO VALLIN, C. Como Usar o Computador na Escola . So Paulo: Moderna 1998.

You might also like