You are on page 1of 109

1

ARQUITETURA E PROPRIEDADES FSICAS DO SOLO

As propriedades fsicas do solo influenciam a funo do ecossistema e a escolha do melhor manejo a ser adotado. O sucesso ou fracasso de projetos agrcolas ou de engenharia muitas vezes dependente das propriedades fsicas do solo utilizado. A ocorrncia e crescimento de diferentes espcies vegetais e o movimento de gua e solutos esto diretamente relacionados s propriedades fsicas do solo. A cor, textura e outras propriedades fsicas do solo so utilizadas na classificao de perfis e em levantamentos sobre a aptido do solo para projetos agrcolas e ambientais. O conhecimento bsico sobre as propriedades fsicas do solo servir como base para a compreenso de muitos aspectos que sero abordados posteriormente. As propriedades fsicas discutidas neste captulo dizem respeito s partculas slidas do solo e maneira como elas se unem formando agregados. Se pensarmos no solo como uma casa, as partculas slidas so os tijolos com os quais a casa construda. A textura do solo descreve o tamanho das partculas. As fraes minerais mais grosseiras so normalmente cobertas por argila e outros materiais coloidais. Quando houver predomnio de partculas minerais de maior dimetro, o solo classificado como cascalhento, ou arenoso; quando houver predomnio de minerais coloidais, o solo classificado como argiloso. Todas as transies entre estes limites so encontradas na natureza. Na construo de uma casa, a maneira como os tijolos esto dispostos determina a natureza das paredes, quartos e corredores. A matria orgnica e outras substncias atuam como agente cimentante entre as partculas, formando os agregados do solo. A estrutura do solo descreve a maneira como as partculas so agregadas. Esta propriedade, portanto, define a configurao do sistema poroso do solo. As propriedades fsicas estudadas neste captulo descrevem a natureza das partculas slidas e a maneira como influenciam a gua e o ar contidos no espao poroso do solo. Textura e estrutura do solo contribuem na capacidade de fornecimento de nutrientes, assim como na reteno e conduo de gua e ar, necessrios para o desenvolvimento radicular das plantas. Estes fatores tambm determinam o comportamento do solo quando utilizado em estradas, construes, fundaes, ou cultivo. Pela sua influencia no movimento da gua atravs do solo e fora dele, as propriedades fsicas tambm exercem uma grande influncia sobre a degradao do solo pelo processo erosivo.

1.1 Textura do Solo (Distribuio do Tamanho de Partculas)


A determinao das propores dos diferentes tamanhos de partculas (textura do solo) importante para o entendimento do comportamento e manejo do solo. Durante a classificao do solo em um determinado local, a textura dos diferentes horizontes muitas vezes a primeira e mais importante propriedade a ser determinada e, a partir desta informao muitas concluses importantes podem ser tomadas. Alm disso, a textura do solo no prontamente sujeita a mudanas sendo, portanto, considerada como uma propriedade bsica do solo.

Natureza das Fraes do Solo


O dimetro de partculas do solo subdividido em 6 ordens de magnitude, de mataces (1m) a argilas submicroscpicas (<10-6 m). Diversos sistemas de classificao so utilizados para agrupar as diferentes fraes do solo, como mostrado na Figura 1.1. A classificao estabelecida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos utilizada neste texto. Os limites empregados neste sistema de classificao no so puramente arbitrrios, sendo baseados em mudanas no comportamento das partculas e nas propriedades fsicas do solo por elas determinadas. Mataces, cascalhos, seixos rolados e outros fragmentos grosseiros > 2 mm de dimetro podem afetar o comportamento do solo, mas no so considerados como parte da frao terra fina, para a qual o termo textura do solo aplicado. Fragmentos grosseiros reduzem o volume disponvel de solo para reteno de gua e crescimento de razes, entretanto, em solos densos, os espaos entre fragmentos podem fornecer caminhos para drenagem de gua e penetrao de razes. Fragmentos grosseiros, especialmente aqueles constitudos de minerais resistentes como o quartzo, interferem no cultivo ou escavao. Areia - Partculas de areia so aquelas com dimetro entre 0,05 mm e 2 mm. Elas podem ser arredondadas ou angulares (Figura 1.2), dependendo do grau de desgaste a que elas tenham sido sujeitas pelos processos abrasivos durante a formao do solo. Partculas arenosas grosseiras podem ser compostas de fragmentos de rocha contendo vrios minerais, mas a maioria dos gros de areia constituda por um s mineral, normalmente quartzo (SiO2) ou outro silicato primrio (Figura 1.3). Gros de areia podem possuir colorao marrom (ou bruna), amarela, ou vermelha como resultado de camadas de xidos de ferro ou alumnio. Em alguns casos, a predominncia de quartzo significa que a frao areia geralmente tem um contedo muito pequeno de nutrientes disponveis para as plantas, em relao a partculas de menor dimetro. As partculas de areia so speras ao tato e geralmente so visveis a olho nu (Figura 1.4). Estas partculas so relativamente grandes, deste modo, os espaos entre elas tambm possuem um dimetro relativamente grande, promovendo a drenagem livre da gua e entrada de ar no solo. A relao entre dimetro de partcula e rea superficial especfica (rea superficial para um dado volume ou massa de partculas) ilustrada na Figura 1.5. Devido ao seu maior tamanho, partculas de areia tm superfcie especfica relativamente baixa. Deste modo, apresentam pequena capacidade de reteno de gua e solos com predominncia desta frao so mais propensos a serem deficientes em umidade em perodos de estiagem. Partculas de areia so consideradas no coesivas; isto , no se mantm unidas a outras partculas.

FIGURA 1.1. Classificao das partculas por tamanho. A escala sombreada localizada no centro segue o sistema do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o qual muito utilizado por todo o mundo. Os outros dois sistemas so tambm utilizados na cincia do solo e na engenharia. O desenho ilustra os tamanhos proporcionais das fraes do solo. Silte - Partculas menores que 0,05 mm e maiores que 0,002 mm de dimetro so classificadas como silte. Partculas de silte no so visveis a olho nu (Figura 1.2) nem apresentam sensao de aspereza quando esfregadas entre os dedos. So micro partculas de areia com o quartzo sendo, geralmente, o mineral dominante. Partculas de silte, devido a seu dimetro reduzido, so mais propensas ao do intemperismo, liberando rapidamente quantidades significativas de nutrientes para as plantas.

Embora o silte seja composto de partculas com formato similar ao das partculas de areia, apresenta sensao de sedosidade ao tato. Os poros entre partculas de silte so menores (e muito mais numerosos) que os poros presentes entre as partculas de areia, deste modo, o silte retm mais gua e permite uma menor taxa drenagem. Entretanto, quando seca, a frao silte exibe pouca pegajosidade ou plasticidade (maleabilidade). A baixa plasticidade, coeso (viscosidade) e capacidade de adsoro que algumas fraes de silte apresentam , em grande parte, devida a filmes de argila aderidos superfcie das partculas. Devido sua baixa pegajosidade e plasticidade, solos siltosos, de maneira geral, so facilmente carregados por fluxos de gua, num processo chamado piping. O quadro 1.1 ilustra uma conseqncia do piping e a importncia da distino entre silte e argila no solo.

FIGURA 1.2 Uma pequena seo de um solo franco visto atravs de um microscpio empregando luz polarizada (poros vazios aparecem em preto). As partculas de areia e silte mostradas so irregulares em tamanho e forma, sendo o silte representado pelas partculas menores. Embora o quartzo (q) predomine na frao areia e silte deste solo, vrios outros minerais silicatados podem ser observados (p = plagioclsio, k = feldspato). Filmes de argila podem ser vistos revestindo as paredes dos poros maiores (setas). A microscopia eletrnica de varredura, em gros de areia, mostra partculas de quartzo (abaixo esquerda) e feldspato (abaixo direita) com aumento de cerca de 40 vezes.

Argila - Partculas menores que 0,002 mm so classificadas como argila, pelo fato de possurem uma grande rea superficial especfica, apresentam uma enorme capacidade de adsoro de gua e outras substncias. Uma colherada de argila pode possuir uma rea superficial do tamanho de um campo de futebol. Este grande poder de adsoro faz com que partculas de argila mantenham-se unidas em uma massa coesa depois de seca. Quando mida, a argila pegajosa e pode ser facilmente moldada. Partculas de argila so to pequenas que comportam-se como colides, quando suspensas em gua no depositam-se facilmente. Diferentemente da maior parte das partculas de areia e silte, partculas de argila possuem forma de pequenas lminas ou placas planas. Os poros entre partculas de argila so muito pequenos e irregulares, ocasionando lento movimento de gua e do ar no solo. Cada mineral de argila atribui diferentes propriedades aos solos nos quais so predominantes. Por esta razo, propriedades do solo como contraoexpanso, plasticidade, capacidade de reteno de gua, resistncia do solo e adsoro de elementos qumicos, so dependentes do tipo e da quantidade de argila presente no solo.

FIGURA 1.3 Relao entre o tamanho das partculas e o tipo de mineral presente. O quartzo dominante na frao areia e em fraes mais grosseiras de silte. Silicatos primrios como o feldspato, hornblenda e mica esto presentes na areia e em menores quantidades na frao silte. Minerais secundrios, como xidos de ferro e alumnio, so predominantes na frao silte de menor dimetro e na frao argila mais grosseira.

FIGURA 1.4 Relao entre a rea superficial de um cubo de massa conhecida e o tamanho de suas partculas. No cubo maior (a) cada lado possui 64 cm2 de rea superficial. O cubo tem seis lados, com rea superficial total de 384 cm2 (6 lados x 64 cm2). Se o mesmo cubo fosse dividido em cubos menores (b) de modo que cada um tenha 2 cm de lado, o mesmo material ser agora representado por 64 cubos pequenos (4 x 4 x 4). Cada lado do cubo pequeno ter 4 cm2 (2 x 2) de rea superficial, resultando em 24 cm2 de rea superficial (6 lados x 4 cm2). A rea superficial total ser de 1536 cm2 (24 cm2 x 64 cubos). Deste modo, a rea superficial deste cubo ser quatro vezes maior do que a rea superficial do cubo maior. Como partculas de argila so muito pequenas e possuem formato laminar, sua rea superficial milhares de vezes maior do que a rea superficial de uma mesma massa de partculas de areia.

Influncia da rea superficial em outras propriedades do solo


medida que diminui o dimetro das partculas, a rea superficial e propriedades relacionadas aumentam significativamente, como mostrado graficamente na Figura 1.5. Argila de tamanho coloidal possui rea superficial cerca de 10.000 vezes maior do que a mesma massa de areia de tamanho mdio. A textura do solo influencia muitas outras propriedades (Tabela 1.1) como resultado de cinco fundamentais fenmenos de superfcie: 1. 2. A gua retida como pequenos filmes aderidos superfcie das partculas do solo. Quanto maior a rea superficial, maior a capacidade de reteno de gua. Gases e substncias qumicas so atrados e adsorvidos pela superfcie das partculas minerais. Quanto maior a rea superficial, maior a capacidade de reteno de nutrientes e outras substncias qumicas do solo. O processo de intemperismo que ocorre na superfcie das partculas minerais libera elementos constituintes para a soluo do solo. Quanto maior a rea superficial, maior a taxa de liberao de nutrientes para as plantas. As superfcies das partculas minerais apresentam cargas negativas e positivas, filmes de gua presentes na superfcie destes minerais fazem com que as partculas mantenham-se unidas. Quanto maior a rea superficial, maior a tendncia das partculas manterem-se unidas em uma massa coesa ou como pequenos agregados. Os microorganismos tendem a se desenvolver e colonizar as superfcies das partculas. Por estas e outras razes, reaes microbiolgicas nos solos so altamente afetadas pela rea superficial especfica.

3.

4.

5.

Figura 1.5 Quanto mais fina a textura do solo, maior a superfcie efetiva exposta por suas partculas. Note que a adsoro, a expanso e outras propriedades fsicas (plasticidade e coeso, calor de umedecimento) seguem a mesma tendncia e aumentam rapidamente medida que se aproximam da dimenso coloidal.

Tabela 1.1 Influncia das fraes (areia, silte e argila) em algumas propriedades e comportamento do solo.a
Propriedades/Comportamento do solo Capacidade de reteno gua Aerao Taxa de drenagem Teor de matria orgnica no solo Decomposio da matria orgnica Aquecimento na primavera Susceptibilidade compactao Susceptibilidade a eroso elica Susceptibilidade a eroso hdrica Areia Baixa Boa Alta Baixo Rpida Rpido Baixa Moderada Baixa Silte Mdia a alta Mdia Lenta a mdia Mdio a alto Mdia Moderado Mdia Alta Alta Argila Alta Pobre Muito lenta Alto a mdio Lenta Lento Alta Baixa Solo agregado baixa Solo no agregado - alta Moderado a muito alto Alta

Potencial de expanso e contrao Muito baixo Baixo Adequabilidade para construo de Baixa Baixa represas e aterros Capacidade de cultivo aps chuva Boa Mdia Baixa Potencial de lixiviao de poluentes Alto Mdio Baixo Capacidade de armazenamento de Baixa Mdia a alta Alta nutrientes Resistncia mudana de pH Baixa Mdia Alta a excees estas generalizaes ocorrem, como resultado da estrutura do solo e mineralogia da argila

QUADRO 1.1 SILTE E A FALHA DA REPRESA TETONa


Uma das mais trgicas falhas de engenharia da histria americana aconteceu ao sul de Idaho em 5 de junho de 1977, menos de um ano aps o trmino da construo de uma grande represa de terra no Rio Teton. Onze pessoas foram mortas e 25.000 ficaram desabrigadas nas cinco horas que foram necessrias para esvaziar o lago de 28 km de comprimento que havia sido formado pela represa. $ 400 milhes (1977 dlares) foi o valor dos prejuzos causados pelo grande volume de gua liberado pelo desmoronamento da represa no vale abaixo. A destruio da represa iniciou com pequenas infiltraes que rapidamente tornaram-se grandes volumes de gua, arrastando at mesmo mquinas designadas para reparos no local. A represa Teton foi construda de acordo com um modelo padro, testado para diques de terra dividido em zonas. Depois de preparar uma base sobre riolito abaixo do solo, a parte central (zona 1) foi construdo com material firmemente compactado e coberto com uma camada (zona 2) de material grosseiro de solo aluvial para proteger da eroso hdrica e elica. A parte central deveria ser construda com uma camada impermevel que impedisse o movimento de gua atravs da represa. Normalmente, materiais argilosos so escolhidos para o centro, por possurem caractersticas de plasticidade e pegajosidade, estes materiais quando midos podem ser compactados em uma massa impermevel e malevel que permanece unida e no apresenta fissuras desde que seja mantida mida. O silte, por outro lado, ainda que possa parecer semelhante a argila no campo, tem pequena ou nenhuma viscosidade ou plasticidade e portanto no pode ser compactado em uma massa coesa como a argila. Uma massa mida e compactada de silte poder apresentar fissuras pela falta de plasticidade. Alm disso, se a gua penetra nestas fissuras, o material siltoso ser carregado pelo fluxo de gua, aumentando as fissuras e conduzindo mais gua. O processo de aumento rpido dos canais de infiltrao chamado de "piping". Este processo pode ser certamente a causa principal do fracasso da represa Teton, pelo fato dos engenheiros construrem a zona 1, (centro da represa), usando material de um depsito de silte de origem elica ("loess") em lugar de argila. Esta uma trgica mas til informao sobre a importncia da textura no comportamento do solo.

_________________________ Baseado no relatrio do U.S. Departament Of Interior Teton Dam Failure Group (1977).

1.2 Classe textural do solo


Trs grupos principais de classes texturais so conhecidos: solo arenoso, argiloso e franco. Dentro de cada grupo, classes texturais especficas fornecem uma idia da distribuio de tamanho de partculas e indicam o comportamento das propriedades fsicas do solo. As 12 classes texturais encontradas Tabela 1.2 apresentam uma seqncia gradual desde partculas de areia, as quais possuem textura grosseira e fcil manejo, partculas de argila, que possuem textura muito fina e so mais dificilmente manejadas. Em solos arenosos e franco arenosos ocorre predomnio das propriedades da areia, quando esta compreendem pelo menos 70% do material em peso (solos com menos do que 15 % de argila). Caractersticas da frao argila predominam em solos argilosos, argilo-arenosos e argilo-siltosos. Franco - Este grupo contm muitas subdivises. Uma maneira ideal de definirmos seria uma mistura com propriedades quase que em propores iguais de partculas de areia, silte e argila. Esta definio no significa que as trs fraes esto presentes em quantidades iguais (como pode ser visto por um estudo da Figura 1.7). Esta anormalidade existe porque uma pequena percentagem relativa de argila suficiente para atribuir ao solo propriedades referentes esta frao, com relao a uma pequena quantidade de areia e silte que possuem menor influncia sobre o comportamento do solo. Deste modo, propriedades da frao argila so utilizadas para classificar solos com valores to pequenos quanto 20% de argila; ao passo que solos para serem classificados como arenosos ou siltosos devem ter no mnimo 40 ou 45% destas fraes, respectivamente. A maioria dos solos so classificados como determinado tipo de solo franco. Eles podem possuir uma composio ideal, conforme foi descrito e serem classificados simplesmente como franco. Portanto, um solo franco no qual partculas de areia predominam classificado como franco arenoso. Da mesma forma podem ocorrer solos franco-siltosos, franco-argilo-siltosos, franco-argilo arenosos e franco-argilosos. Fragmentos grosseiros - Nomenclaturas adicionais para solos com predominncia de pedras, cascalhos e diferentes fraes de areia so utilizadas na classificao textural destes solos. Fragmentos com dimetro entre 2 mm e 2 cm so denominados cascalhos; os que variam de 2 cm a 20 cm so chamados calhaus; sendo os maiores que 20 cm denominados mataces. Um solo franco arenoso cascalhento um bom exemplo de uma classificao textural levando em considerao a presena de fraes grosseiras.

Alterao da Classe Textural do Solo


Durante longos perodos de tempo, processos pedolgicos como eroso, deposio, iluviao e intemperismo podem alterar a textura de diferentes horizontes do solo. Prticas de manejo, geralmente no alteram a classe textural de um solo. A textura s pode ser alterada pela mistura de outros tipos de solos com classes texturais diferentes. Por exemplo: a incorporao de grandes quantidades de areia pode alterar as propriedades fsicas de um solo argiloso, para uso em casa de vegetao ou em gramados. Porm, no aconselhvel fazer a mistura de solos com diferentes classes texturais, deve-se utilizar solos com textura de ocorrncia natural, ao invs de alter-los pela mistura de areia ou argila1. Deve ser observado que o acrscimo de uma pequena quantidade de material turfoso (material orgnico) a um solo no provocar mudana na textura, devido ao fato que esta propriedade refere-se somente a partculas minerais. O termo textura do solo no est relacionado a meios artificiais que contenham materiais sintticos ou outros materiais que no sejam constituintes do solo.

A adio de areia deve ser feita com cuidado para melhorar as propriedades fsica de solos com textura fina. Se a areia no de tamanho adequado e no adicionada em quantidades suficientes, materiais de baixa qualidade podem ser originados. Entre partculas de areia h formao de poros de grande tamanho, o mesmo no ocorre quando misturadas em uma matriz siltosa ou argilosa 8

Tabela 1.2 Termos gerais utilizados para descrever a textura do solo em relao ao nome das classes texturais
Termos Gerais Nomes Comuns Solos Arenosos Textura Grosseira Moderadamente grosseira Classe textural Arenoso Areia franca Franco arenosa Franco Mdia Solos Franco Franco siltosa Siltosa Franco argiloarenosa Moderadamente fina Franco argilosiltosa Franco argilosa Argiloso arenosa Solos Argilosos Fina Argiloso siltosa Argilosa

Determinao da Classe Textural pelo Mtodo do Tato


A determinao da classe textural uma das primeiras habilidades de campo que um cientista da rea de solos deve desenvolver. A determinao da classe textural pelo tato de grande valor prtico em pesquisas de campo, como tambm na classificao e qualquer estudo no qual a textura poder ter um papel importante. A preciso desse mtodo depende em grande parte da experincia e prtica do observador, portanto recomendvel sempre que se comece com solos de textura conhecida. O tringulo textural (Figura 1.6) dever ser mantido em mente quando se vai determinar a classe textural pelo mtodo do tato, como explicado no Quadro 1.2.

Anlise Laboratorial do Tamanho das Partculas


O primeiro e s vezes o passo mais difcil na anlise do tamanho de partculas a disperso completa de uma amostra de solo, de modo que mesmo menores agregados sejam fracionados em partculas individuais ou primrias. A disperso normalmente realizada com utilizao de tratamentos qumicos e um agitador de alta velocidade. Um conjunto de peneiras pode ser utilizado para separar as diferentes fraes de areia, a sedimentao normalmente utilizada para determinao das fraes silte e argila. O princpio envolvido simples. Como as partculas do solo so mais densas que a gua, elas tendem a depositarem-se numa velocidade proporcional ao seu tamanho. Em outras palavras: "quanto maior o tamanho da partcula mais rapidamente elas se depositam". A equao que descreve esta relao chamada de lei de Stokes. A equao apresentada no Quadro 1.3, em sua forma mais simples, a velocidade V proporcional ao quadrado do dimetro d das partculas, onde k uma constante que relaciona a acelerao da gravidade, densidade e viscosidade da gua. V= kd2

FIGURA 1.6 A classe textural do solo definida pela percentagem de areia, silte e argila de acordo com as linhas mais escuras mostradas no tringulo textural. Se estas percentagens forem determinadas para uma amostra de solo por anlise do tamanho de partcula, o tringulo de classe textural poder ser utilizado para determinar a classe textural aplicada a esta amostra de solo. Para usar o grfico, primeiro dever ser localizada a adequada percentagem de argila ao lado esquerdo do tringulo, aps uma linha transversalmente ao grfico paralela a base do tringulo ser desenhada. Depois encontre a percentagem de areia na base do tringulo, e ento desenhe uma linha paralela ao lado do tringulo relativo a percentagem de silte. As pequenas setas indicam a direo proposta no qual as linhas devero ser desenhadas. O ponto no qual as duas linhas se interceptam indica a classe textural da amostra de solo. Somente a percentagem de duas das trs fraes so necessrias. A percentagem de areia, silte e argila somam 100%, portanto a terceira percentagem pode ser facilmente calculada se somente duas so conhecidas. Se as trs percentagens so utilizadas, as trs linhas se interceptaram no mesmo ponto. Considerando como exemplo, um solo que contenha 15% de areia, 15% de argila e 70% de silte. Este exemplo mostrado pelas linhas pontilhadas que se interceptam na classe franco siltosa. Qual a classe textural de uma outra amostra de solo que possua 33% de argila, 33% de silte e 33% de areia? As linhas pontilhadas para este segundo exemplo se interceptariam na classe franco argilosa.

10

QUADRO 1.2 UM MTODO PARA DETERMINAO DA TEXTURA PELO TATO Este mtodo melhor A primeira e mais crtica etapa no mtodo da textura pelo tato amassar a amostra, do tamanho de uma noz, mida at formar uma massa apreendido utilizando-se amostras com consistente uniforme, adicionando gua lentamente se necessrio. de classe textural conhecida. Com Esta etapa pode levar alguns minutos, mas uma determinao precipitada, prtica, a determinao acurada da provavelmente, ocasionar erros, pois agregados de argila e silte podem classe textural pode ser feita de comportar-se como gros de areia. O solo pode estar mido e no espalhar imediato. completamente. Tente amassar a amostra com apenas uma das mos, guarde a outra limpa para escrever no caderno de anotaes de campo (e apertar a mo do seu cliente). Enquanto comprime e amassa a amostra, observe sua maleabilidade, pegajosidade e resistncia, todas as propriedades associadas com o contedo de argila. Um alto contedo de silte se traduz numa sensao de maciez e sedosidade, com pouca pegajosidade ou resistncia deformao. Solo com um contedo significativo de areia apresenta sensao de aspereza e faz um som de rangido quando prximo ao ouvido. Sinta a quantidade de argila atravs da compresso de uma massa de solo devidamente mida entre o polegar e o indicador, fazendo um fio. Faa um fio to longo quanto possvel, at que este quebra-se com o prprio peso (veja Figura 1.7) Interprete suas observaes com os seguintes itens: 1. O solo no adere como uma esfera, desfazendo-se: areia. 2. O solo forma uma esfera, mas no formar um fio: franco-arenosa 3. Fio do solo frivel e quebra-se quando est com menos de 2,5cm de extenso a. Rangido audvel; sensao de aspereza: franco-arenosa. b. Maciez, sensao de sedocidade; no consegue ouvir o rangido: franco-siltosa. c. Ligeiramente spera e macia, rangido no claramente audvel: franco. 4. Solo exibe moderada pegajosidade e firmeza, forma fios alongados de 2,5 a 5 cm, e: a. Rangido audvel; sensao de aspereza: franco-argiloarenosa. b. Maciez, sensao de sedocidade; rangido no audvel: francoargilosiltosa. c. Ligeiramente speros e macios, rangido no claramente audvel: franco-argilosa. 5. Solo exibe dominante pegajosidade e firmeza, forma fios alongados FIGURA 1.7 Mtodo do Tato para do que 5 cm, e: determinao da classe textural do a. Rangido audvel; sensao de aspereza: argiloarenosa. solo. Uma amostra de solo mido b. Maciez, sensao de sedocidade; rangido no audvel: esfregada entre o dedo indicador e argilosiltosa. o polegar, e amassada para formar c. Ligeiramente speros e macios, rangido no claramente audvel: um fio. (Topo) O fio curto, mostra aparncia no coesiva, argila. Uma melhor estimativa do contedo de areia (e por isso sua arenoso de textura franco-arenosa disposio na dimenso horizontal do tringulo de classes texturais) pode com cerca de 15% de argila. ser obtida atravs do umedecimento, na palma da mo, de um agregado de (Centro) O fio uniforme de solo do tamanho de uma ervilha, trabalhando ele entre os dedos at que a aparncia frivel caracterstico de palma da sua mo torna-se suja, coberta com material proveniente do solo. textura franco-siltosa. (Baixo) Os gros de areia permanecero completamente visveis, enquanto seu Maciez, aparncia lustrosa e fios e flexveis so volume em comparao a ervilha original poder ser estimado a partir do longos caractersticos de textura argilosa. tamanho relativo do fio moldado (fino, mdio, grossa, etc.). (Fotos cortesia de R. Weil)

11

Medindo-se a quantidade de solo em suspenso depois de diferentes tempos de sedimentao (usando pipeta ou um hidrmetro, como mostrado na Figura 1.8), determina-se as percentagens de cada frao areia, silte e argila, e a classe textural do solo. Curvas de distribuio do tamanho das partculas so mostradas na Figura 1.9. A Figura 1.9 apresenta curvas de distribuio do tamanho de partculas para solos de trs diferentes classes texturais. O fato de essas curvas apresentarem formas suaves mostra que no h nenhuma transio abrupta na separao das fraes areia, silte e argila, e sugerem uma mudana gradual das propriedades com a variao do tamanho de partculas do solo. importante observar que as classes texturais do solo so baseadas, somente, nas partculas minerais da frao areia ou com dimetro menor; e que, as percentagens de areia, silte e argila totalizam 100%. A quantidade de pedras e pedregulhos so avaliadas separadamente. Materiais orgnicos normalmente so separados da amostra do solo pelo processo de oxidao, que realizada antes da separao mecnica das fraes do solo. A relao entre as anlises citadas e a classe textural do solo normalmente associada a um tringulo de classe textural (veja Figura 1.6). O tringulo textural tambm permite usar a anlise dos dados do tamanho de partculas feita em laboratrio, para verificar a preciso da determinao textural feito no campo pelo mtodo do tato.

12

FIGURA 1.8 A anlise do tamanho das partculas envolve a separao de uma amostra de solo em suas partculas primarias e posterior determinao da proporo de cada frao. A amostra de solo inicialmente tratada para remover a matria orgnica e posteriormente dispersa em gua. No mtodo da pipeta, a suspenso de solo primeiro peneirada para separar a frao areia utilizando uma peneira de 0,05 mm de abertura; as fraes silte e argila so coletadas num cilindro de sedimentao (a). A suspenso de silte e argila agitada e deixada em processo de sedimentao (b). O contedo de argila determinado de uma amostra extrada da suspenso com uma pipeta a uma determinada profundidade depois de transcorrido o tempo de decantao calculado pela lei de Stokes. A areia coletada na peneira secada e logo fracionada em outras peneiras com aberturas correspondentes a areia grossa, mdia fina e muito fina. Alternativamente, no mtodo do hidrmetro, a amostra dispersada colocada numa proveta e um hidrmetro usado para determinar o peso das partculas que permanecem em suspenso aps diferentes tempos de sedimentao (d). (Foto cortesia de R. Weil).

FIGURA 1.9 Distribuio do tamanho de partculas de trs solos com ampla variao de textura. Note que h uma transio gradual na distribuio do tamanho de partculas em cada um destes solos.

13

QUADRO

1.3

LEI DE STOKES E O CLCULO DO DIMETRO PARTCULAS PELO MTODO DA SEDIMENTAO

DE

A deduo da Lei de Stokes mostra que a velocidade (V) de uma partcula em sedimentao atravs de um fluido diretamente proporcional acelerao da gravidade (g), diferena entre a densidade de partculas e a densidade do fluido (Dp Df) e ao quadrado do dimetro de partculas efetivoa (d2). A velocidade de deposio inversamente proporcional viscosidade do fluido . Como velocidade igual distncia (h) sobre tempo (t), pode-se escrever a Lei de Stokes da seguinte maneira:
2 h d g (D p D f V= = 18 t

na qual: g = acelerao da gravidade = 9,81 Newton por quilograma (9,81 N/kg); = viscosidade da gua a 20 C = 1/1000 Newtonsegundos por m2 (10 3 Ns/m2); Dp = densidade das partculas slidas, para muitos solos = 2,65 x 103 kg/m3; Df = densidade do fluido (gua) = 1,0 x 103 kg/m3; Substituindo esses valores na equao, podemos escrever:

h d 2 9,81N / Kg 2,65 10 3 Kg / m 3 1,0 10 3 kg / m 3 v= = t 18 10 3 Ns / m 2


=

9,81N / Kg 1,65 10 3 kg / m 3 d2 3 2 18 10 Ns / m
=

16,19 10 3 N / m 3 d2 2 0,018 Ns / m 9 10 5 na qual: k = sm


=

9 10 5 d = kd2 sm

Note que V = kd2 a frmula simplificada mostrada no texto. Considerando solo em suspenso em um recipiente com 0,1 m (10 cm) de profundidade. Pode-se calcular o tempo de sedimentao necessrio para que haja apenas partculas de argila em suspenso. Estabelecendo-se: h = 0,1 m d = 2.10-6 m (0,002 mm, menores partculas de silte) Colocando-se t em evidncia:

h t h 1 = d 2k = 2 t = 2 t h d k d k
Assim: t

(2 10

m ) 9 10 5 s 1 m 1
2

0,1m

t = 27.777 segundos =463 minutos = 7,72 horas

Para partculas de areia mais grosseiras (d = 0,05 mm), o tempo de sedimentao seria de apenas 44 segundos. ________________
A Lei de Stokes aplica-se a partculas lisas e arredondadas. Como a maioria das partculas do solo no so lisas nem arredondadas, as tcnicas de sedimentao indicam os dimetros efetivos, no necessariamente o dimetro real das partculas do solo.
a

14

1.3 Estrutura dos Solos Minerais


O termo estrutura refere-se ao arranjamento das partculas primrias do solo em agregados ou unidades estruturais. A disposio dos poros e agregados, definida pela estrutura do solo, possui grande influncia sobre movimento de gua, transferncia de calor, aerao e porosidade. Desmatamento, arao, cultivo, trfego, drenagem, calagem e adio de material orgnico, so exemplos de prticas que afetam diretamente a estrutura do solo, principalmente nos horizontes superficiais. Os processos envolvidos na formao, estabilidade e manejo da estrutura do solo sero discutidos nas sees 1.6 e 1.7.

Tipos de Estrutura
Diferentes tipos de unidades estruturais ocorrem nos solos, muitas vezes esta diferenciao observada entre horizontes de um mesmo perfil de solo. A estrutura do solo classificada de acordo com a forma, o tamanho e o grau de desenvolvimento das unidades estruturais. Os quatro principais tipos de estrutura do solo so: granular ou esferoidal, laminar, prismtica e em blocos. Estes tipos de estrutura (e alguns subtipos) so mostrados na Figura 1.10 e descritos a seguir. Esferoidal - Estrutura granular consistindo de unidades estruturais esferoidais ou grnulos livres em um arranjamento pouco compacto (Figura 1.10a). Quando estas unidades estruturais so muito porosas, so denominadas grumos (crumb2). Os grnulos normalmente variam de <1 a >10 milmetros em dimetro. Estruturas granular e em grumos so caractersticas de horizontes superficiais (horizonte A), particularmente aqueles com alto teor de matria orgnica. Consequentemente, so os principais tipos de estrutura afetados pelo manejo. Ocorrem principalmente em solos de pastagem e em solos com atividade de macrorganismos (minhocas, etc.). Laminar - Estrutura achatada, caracterizada por unidades estruturais ou placas horizontais relativamente finas, que pode ser encontrada tanto nos horizontes superficiais como subsuperficiais. Na maioria dos casos, este tipo de estrutura originada nos processos de formao do solo. Entretanto, ao contrrio de outros tipos de estrutura, a estrutura laminar tambm pode ser herdada do material de origem do solo, especialmente aqueles depositados por gua ou gelo. Em alguns casos, a compactao em solos argilosos por mquinas pesadas, pode ocasionar este tipo de estrutura. (Figura 1.10b). Blocos Unidades estruturais em forma de blocos so irregulares e polidricas, (Figura 1.11) e variam de 5 a 50 mm de comprimento. Os blocos no so formados individualmente, mas em conjunto com blocos adjacentes. Quando as unidades estruturais apresentam faces planas e ngulos agudos na maioria dos vrtices so chamados blocos angulares (Figura 1.10c). Quando as unidades estruturais apresentam mistura de faces arrendondadas e planas com muitos vrtices arredondados, so chamados blocos subangulares (Figura 1.10d). Estes tipos de estrutura so normalmente encontrados no horizonte B, onde promovem boa drenagem, aerao e penetrao radicular. Prismtica - Estruturas colunar e prismtica so caracterizadas por unidades estruturais semelhantes a prismas ou pilares, que variam em comprimento entre diferentes tipos de solos e podem ter dimetro de 150 mm ou mais. Estrutura colunar (Figura 1.10e), a qual possui colunas com parte superior arredondada, muito comum em subsolos com alto teor de sdio (ex. Horizontes Ntricos). Quando a parte superior dos prismas angular e horizontalmente plana, a estrutura chamada prismtica (Figura 1.10f). Estes tipos de estruturas so normalmente associados a argilas expansivas e comumente ocorrem em horizontes subsuperficiais de regies ridas e semi-ridas. Quando bem desenvolvidas estas estruturas so caractersticas do perfil. Em regies midas, a estrutura prismtica muitas vezes ocorre em solos mal drenados e em fragipans. Os fragipans tipicamente apresentam prismas com 200 a 300 mm de dimetro.

O termo crumb no mais uma nomenclatura oficial do USDA. 15

FIGURA 1.10 Diferentes tipos de estrutura de solos minerais e sua localizao no perfil. Os desenhos ilustram suas caractersticas essenciais e as fotos indicam como aparecem no campo. Para comparao, observe o lpis (15 cm de comprimento) em (e) e a faca (lmina de 3 cm de largura) em (d) e (f). (foto (e) cortesia de J. L. Arndt, restantes cortesia de R. Weil).

16

FIGURA 1.11 Estrutura forte, mdia com blocos angulares no horizonte B de um Alfisol (Ustalf) em uma regio semi-rida. A faca mostrada separando uma unidade estrutural (bloco). Observe os filmes de argila iluvial, de colorao clara, que definem e unem as unidades estruturais (Foto cortesia de R. Weil).

Descrio da Estrutura do Solo no Campo


Na descrio da estrutura do solo, no observada somente a forma das unidades estruturais, mas tambm o tamanho (pequeno, mdio ou grande) e grau de desenvolvimento (forte, moderado, ou fraco). Por exemplo, o horizonte do solo mostrado na Figura 1.10d pode ser descrito como fraco, pequeno com blocos subangulares. Geralmente, a estrutura do solo facilmente observada quando o solo est relativamente seco. Quando midas, as unidades estruturais podem expandir e unir-se s demais, tornando mais difcil a diferenciao dos agregados individuais. O arranjo estrutural das partculas e o espao poroso entre unidades estruturais influenciam a densidade, um aspecto da arquitetura do solo que ser examinado em detalhes a seguir.

1.4 Densidade de partculas e Densidade do solo


Densidade de Partculas
A densidade de partculas Dp definida como a massa por unidade de volume de slidos do solo (ao contrrio do volume do solo, que inclui o espao poroso). Assim, se 1 metro cbico (m3) de slidos do solo pesa 2,6 megagramas (Mg), a densidade de partculas ser de 2,6 Mg m-3 (ou 2,6 gramas por centmetro cbico)3. A densidade de partculas basicamente o mesmo que massa especfica de uma substncia slida. A composio qumica e estrutura cristalina de um mineral determinam sua densidade de partculas. A densidade de partculas no afetada pelo espao poroso, e conseqentemente no est relacionada com o tamanho ou o arranjo das partculas (estrutura do solo).

Como 1 Mg = 1 milho de gramas e 1 m3 = 1 milho de centmetros cbicos, 1 Mg m-3 = 1 g cm-3.

17

Para a maioria dos solos minerais a densidade de partculas varia de 2,60 a 2,75 Mg m-3, o que se deve predominncia de minerais como quartzo, feldspato, mica e colides silicatados que possuem densidades dentro desta faixa. Para clculos em geral, considerando a camada arvel (1 a 5% de matria orgnica), caso a densidade de partculas real no seja conhecida, assume-se uma densidade de aproximadamente 2,65 Mg m-3. A densidade de partculas de 2,65 Mg m-3 dever ser corrigida para certos tipos de solos. Solos com predominncia de minerais de alta densidade (magnetita, zircnio, turmalina e hornblenda) podem apresentar densidades de partculas superiores a 3,0 Mg m-3. Matria orgnica, com uma densidade de partculas de 0,9 a 1,3 Mg m-3, muito menos densa que solos minerais. Solos minerais superficiais com alto teor de matria orgnica (15 a 20%) podem apresentar densidade de partculas menor que 2,4 Mg m-3. Solos orgnicos (Histosols) possuem densidade de partculas entre 1,1 e 2,0 Mg/m3.

Densidade do Solo
A densidade do solo Ds definida como a massa por unidade de volume de solo seco. Este volume inclui partculas slidas e o espao poroso do solo. A Figura 1.12 evidencia a distino entre densidade de partculas e densidade do solo. Para clculo da densidade de partculas e densidade do solo considera-se somente a massa de slidos do solo, excluindo a massa de gua presente. Existem diversos mtodos para determinao da densidade do solo baseados na obteno de um volume conhecido de solo, secando-o para remoo da gua, e obtendo-se sua massa seca4. Atravs de um equipamento especial de amostragem (Figura 1.13) obtm-se uma amostra indeformada e de volume conhecido. Para camadas superficiais, talvez o mtodo mais simples seja cavar um pequeno buraco, coletar todo o solo escavado e impermeabilizar o buraco com um filme plstico e preench-lo completamente com um volume conhecido de gua. Outro mtodo envolve a impermeabilizao de um torro de solo. O volume do torro determinado pelo volume deslocado quando o mesmo suspenso em gua.

Fatores que Afetam a Densidade do Solo


Solos com maior proporo de espao poroso em relao ao volume de slidos possuem menor densidade que solos mais compactados e com menor espao poroso. Conseqentemente, qualquer fator que influencie o espao poroso afetar a densidade do solo. A amplitude de variao da densidade para diversos tipos de solos e condies ilustrada na Figura 1.14. Efeito da textura do solo Como ilustrado na Figura 1.14, solos de textura fina como franco siltosos, argilosos e franco argilosos, geralmente possuem menor densidade em relao a solos arenosos5. Isto ocorre porque as partculas dos solos com textura fina tendem a organizar-se em unidades estruturais porosas, principalmente se o solo possui um teor de matria orgnica adequado. Nestes solos, alm do espao poroso entre os agregados, existe o espao ocupado por poros internos aos agregados. Esta condio garante um alto espao poroso total e baixa densidade do solo. Em solos arenosos, entretanto, o contedo de matria orgnica geralmente baixo, as partculas slidas esto menos predispostas a formarem agregados e a densidade do solo normalmente mais alta que em solos de textura mais fina. A Figura 1.15 ilustra que, quantidades similares de macroporos esto presentes em solos arenosos e em solos de textura fina, mas os solos arenosos possuem poucos poros internos em suas partculas e deste modo apresentam menor porosidade total.

Um mtodo instrumental que mede a resistncia do solo passagem de raios gama usado nas pesquisas com solos, mas no discutido aqui. 5 Os solos arenosos comumente so chamados de solos leves, enquanto os argilosos e franco argilosos so chamados de solos pesados. Os termos pesado e leve, neste contexto, no se referem massa por unidade de volume de solo, mas a dificuldade de manejo com implementos a argila, pela sua pegajosidade, oferece maior dificuldade ao preparo.

18

FIGURA 1.12 Densidade do solo Ds e densidade de partculas Dp. Densidade do solo a massa de slidos em um volume conhecido de solo (slidos mais espao poroso ocupado por ar e gua). Densidade de partculas a massa de slidos em um volume conhecido de partculas slidas. Uma anlise cuidadosa dos clculos propostos esclarece a diferena entre os termos utilizados. Neste caso particular a densidade do solo a metade da densidade de partculas, e o volume ocupado por poros de 50 %.

FIGURA 1.13 Um amostrador especialmente projetado para retirar um volume indeformado de solo, ou seja, sem causar distrbios ou compactao (a). O amostrador contm um cilindro interno que

19

conduzido atravs do solo por meio de impactos de um martelo. O cilindro interno (b), contendo uma amostra indeformada de solo, removido e o excesso de solo retirado com uma faca de modo que o solo ocupe apenas o volume interno do cilindro, conhecendo-se assim seu volume atravs do dimetro e altura do cilindro. O peso das amostras determinado aps a secagem em estufa.

FIGURA 1.14 Densidade de vrios tipos de solos e outros materiais.

20

FIGURA 1.15 Comparao entre solos arenosos e argilosos mostrando as quantidades de macroporos e microporos presentes em cada um deles. Em solos arenosos o espao ocupado por poros menor que nos argilosos, devido ao fato que os solos argilosos possuem um grande nmero de microporos internos em seus agregados (a), as partculas de areia (b) embora similares em tamanho aos agregados de argila no contm poros em seu interior. Por esta razo solos superficiais, com textura grosseira so normalmente mais densos que os de textura fina.

21

Solos arenosos geralmente possuem alta densidade, afetada pelo arranjamento das partculas (Figura 1.16). Em solos pouco compactados as partculas preenchem em torno de 52 % do volume total, enquanto nos mais compactados podem preencher at 75 % do volume8. A densidade do solo menor se as partculas de areia forem uniformes em tamanho, uma mistura de diferentes tamanhos de partculas tende a possuir alta densidade. Neste caso, partculas menores preenchem parcialmente os espaos entre partculas maiores. Solos mais densos so aqueles caracterizados por uma mistura de diferentes fraes de areia em um arranjo firmemente compactado.

FIGURA 1.16 A uniformidade das partculas de areia e o grau de compactao (arranjamento das partculas) afetam significativamente a densidade de solos arenosos. A compactao das partculas aumenta a densidade do solo e diminui sua porosidade.

Profundidade no perfil do solo - A densidade do solo tende a aumentar com o aumento da profundidade no perfil, isto se deve, provavelmente, ao menor teor de matria orgnica, menor agregao, pouca quantidade de razes e compactao causada pela massa das camadas superiores. Subsolos muito compactos podem apresentar densidade de 2,0 Mg m-3 ou superior. Muitos solos formados no perodo glacial possuem subsolos extremamente densos, como resultado da compactao sofrida pela enorme massa de gelo que existiu em tal perodo.

Importncia da Densidade do Solo


Para engenheiros envolvidos na movimentao de solo durante a execuo de obras, ou para arquitetos que precisam calcular cargas de solo para planejamento e cobertura de reas ou jardins, o conhecimento da densidade de diferentes tipos de solos de grande utilidade para clculo da massa de solo a ser movimentada. Um solo mineral tpico de textura mdia possui densidade em torno de 1,25 Mg m-3 ou 1250 quilogramas em um metro cbico9. O quo pesado o solo realmente geralmente surpreende as pessoas.
Se assumirmos que a densidade partculas constitudas de quartzo de 2,65 Mg m-3, ento a faixa correspondente de densidade de um solo arenoso pouco compactado seria de 1,38 a 1,99 Mg m-3 (0,52 x 2,65 = 1,38 e 0,75 x 2,65 = 1,99) no muito diferente da faixa realmente encontrada em solos muito arenosos. 9 A maioria dos arquitetos e engenheiros dos Estados Unidos da Amrica ainda utilizam unidades inglesas. Para converter valores de densidade do solo dados em Mg m-3 para lb yd-3 multiplica-se por 1686. Ento 1 yd3 de um tpico solo mineral de textura mdia com a densidade de 1,25 Mg m-3 pesaria mais de 1 tonelada (1686 x 1,25 = 2108 lb yd3)
8

22

Imagine-se dirigindo sua caminhonete para um local onde solo vendido por volume e enchendo sua carroceria. Claro que voc no gostaria realmente de faz-lo, pois isto provavelmente quebraria o eixo traseiro de seu veculo. A capacidade de carga normalmente encontrada nas caminhonetes, de meia tonelada (1000 lb ou 454 kg) poderia suportar apenas 0,4 m3 de solo embora em volume a capacidade da carroceria seja em torno de seis vezes maior. O planejamento de jardins em coberturas oferece outra aplicao prtica para valores de densidade. Neste caso, a massa de solo envolvida deve ser conhecida para que se possa projetar uma estrutura suficientemente forte para suport-la. Pode-se optar por cultivar apenas gramado e outras plantas de razes superficiais, assim uma camada relativamente pequena de solo pode ser utilizada (algo em torno de 30 cm) o que faria com que a massa de solo no fosse to elevada. Tambm vivel restringir os gastos com reforo de estrutura empregando-se solo com baixa densidade e conseqentemente com menor massa. Entretanto, se o suporte das razes de rvores e outras plantas um ponto importante a ser considerado, solos com densidades muito baixas como turfosos ou misturas de perlita/solo no seriam adequados. A massa de solo em 1 ha da camada arvel (15 cm) pode ser calculada conhecendo-se sua densidade. Se tomarmos a densidade de 1,3 Mg m-3 a massa de solo existente em 1 ha ser de aproximadamente 2 milhes de kg10. O conhecimento da massa de solo em um hectare muito til para clculos de calagem, adubao e taxas de mineralizao da matria orgnica. No entanto, esta massa deve ser corrigida para densidades diferentes de 1,3 Mg m-3 ou se a profundidade considerada for superior ou inferior a 15 cm.

Prticas de Manejo Afetando a Densidade do Solo


Mudanas na densidade do solo so facilmente medidas e podem ser um indicador de alteraes na qualidade do solo e no funcionamento do ecossistema. Aumentos na densidade geralmente implicam em diminuio na qualidade do solo para crescimento radicular, reduo da aerao e mudanas indesejveis no comportamento da gua no solo, como reduo da infiltrao. Solos de floresta - Horizontes superficiais da maioria dos solos de floresta possuem densidades muito baixas (Figura 1.14). O crescimento de rvores e o ecossistema florestal so particularmente sensveis a aumentos na densidade. O cultivo convencional de madeira geralmente causa distrbios e compacta 20 a 40 % da camada superficial da rea utilizada (Figura 1.17) e especialmente prejudicial nos carreadores onde toras so arrastadas e locais onde so empilhadas e carregadas em caminhes (Tabela 1.3). Um sistema eficiente, porm de alto custo de se minimizar a compactao e degradao de solos de floresta o uso de cabos suspensos. Acampamentos e trilhas em solos de floresta podem causar degradao da estrutura, pelo aumento da densidade, ocasionado pelo intenso trfego de pessoas (Figura 1.18). Uma conseqncia importante do aumento da densidade a diminuio da capacidade de infiltrao de gua no solo, aumentando o escorrimento superficial. Os danos podem ser minimizados restringindo o trfego a trilhas previamente planejadas e demarcadas que podem incluir uma camada de serragem, ou at mesmo passarelas, no caso de reas intensamente trafegadas sobre solos frgeis, como vrzeas. rvores plantadas em solos compactados podem apresentar falhas no crescimento, levando at mesmo morte. Muitas prticas podem ser adotadas para melhoria do desenvolvimento radicular e crescimento da planta. Em algumas reas florestais, no preparo do solo para replantio aps o corte (principalmente em locais relativamente planos), so adotadas prticas convencionais de cultivo. Tais operaes podem causar compactao e perda de matria orgnica do solo. Em alguns projetos paisagsticos urbanos, o plantio de rvores ocorre em solos muito compactados. Como no possvel modificar completamente a zona radicular, outras prticas podem ser adotadas tais como plantio em covas largas e profundas proporcionando uma camada de solo solto para o crescimento inicial da raiz e aplicao de uma camada de cobertura morta sobre a projeo da copa (no muito perto do tronco) promovendo aumento do crescimento radicular, principalmente prximo superfcie. O crescimento radicular pode ser facilitado cavando-se trincheiras preenchidas com solo solto e fertilizado, a partir da cova de plantio.

10

10.000 m2 ha-1 x 1,3 Mg m-3 x 0,15 m = 1950 Mg ha-1 2 milhes de kg ha-1 a 15 cm de profundidade. Um valor similar no sistema ingls seria 2 milhes de libras por acre a 6 - 7 polegadas de profundidade.

23

Solos agrcolas Apesar dos efeitos benficos do cultivo curto prazo, longo prazo o cultivo intensivo, provoca aumento na densidade do solo, devido diminuio do teor de matria orgnica e degradao da estrutura. Estes efeitos podem ser observados na Tabela 1.3 que apresenta um estudo a longo prazo em diferentes locais, onde solos no cultivados foram comparados a reas adjacentes sob cultivo, por perodos de 20 a 90 anos. Houve aumento da densidade do solo nas reas sob cultivo. O efeito do cultivo pode ser minimizado adicionando resduos culturais ou adubos orgnicos e realizando rotao com pastagens.

FIGURA 1.17 (a) Colheita convencional de madeira em uma floresta boreal em Alberta, Canad e (b) danos resultantes aos horizontes superficiais do solo. Tal prtica causa compactao significativa do solo, prejudicando o ecossistema por muitos anos.

TABELA 1.3 Efeitos da colheita de madeira na densidade de solos de floresta, a diferentes profundidades em dois Ultissolos (Georgia).
Observe os maiores valores de densidade no solo franco-arenoso e nas linhas de trfego. Profundidade do solo (cm) Franco-arenoso 0-8 8-15 15-23 23-30 Franco-argiloso 0-8 8-15 15-23 23-30 Antes da colheita Densidade do solo (Mg m-3) Aps a colheita, no Aps a colheita nas linhas interior dos talhes de trfego 1,50 1,55 1,61 1,62 1,36 1,49 1,51 1,46 1,47 1,71 1,81 1,77 1,52 1,67 1,66 1,61

1,25 1,40 1,54 1,58 1,16 1,39 1,51 1,49

24

FIGURA 1.17. Degradao causada pelo uso em solos sob floresta, pelo aumento da densidade e suas conseqncias na taxa de infiltrao e escorrimento superficial (setas brancas). Em acampamentos, a rea degradada estende-se at aproximadamente 10 m da fogueira ou da barraca. No manejo de reas recreativas deve-se procurar meios de proteger solos susceptveis compactao. A compactao destas reas pode levar morte da vegetao e aumento do processo erosivo. Na agricultura moderna, mquinas pesadas, utilizadas para puxar implementos, aplicar corretivos ou fazer colheitas podem causar nveis de compactao limitantes produo das culturas. Certos implementos de preparo como arado de aiveca e grade de disco, compactam o solo abaixo da sua profundidade de trabalho. O uso destes implementos ou o trfego de mquinas pesadas pode formar uma camada compactada abaixo da camada arvel, chamado p de grade (plow pans or traffic pan) (Figura 1.19). Outros implementos de preparo como escarificadores e subsoladores, no compactam o solo abaixo da camada arvel e, por isso, so usados para quebrar a camada compactada (ou p de grade) e remove o solo com uma compactao mnima. Alguns tipos de arados com uma base pontiaguda (Figura 1.20) podem ser usados na subsolagem para quebrar camadas adensadas no subsolo, permitindo, deste modo, a penetrao das razes (Figura 1.21). Porm, em alguns solos, o efeito da subsolagem temporrio. O cultivo tende a reduzir a resistncia do solo, tornando-o mais susceptvel compactao. O trfego particularmente prejudicial em solos midos. Em solos midos, cargas pesadas, provocam compactao severa e profunda no perfil do solo. Para prevenir redues na produtividade e

25

rentabilidade decorrentes da compactao, o nmero de operaes de preparo e trfego de equipamentos pesados deve ser minimizado e escalonado para perodos em que o solo se encontre em uma umidade ideal para cultivo. No entanto, o trfego em solos sob condies inadequadas de umidade muitas vezes inevitvel, principalmente na primavera e outono em regies temperadas midas. Outra medida para minimizar a compactao restringir o trfego a carreadores, evitando a compactao do restante da rea (em at 90% ou mais). O sistema de trfego controlado amplamente utilizado na Europa, principalmente em solos argilosos. Este sistema pode ser adaptado para canteiros de hortalias ou flores, estabelecendo-se linhas de trfego entre as plantas. Estas linhas podem receber cobertura morta, serem gramadas ou cobertas com pedriscos. Algumas prticas de manejo propem a reduo da compactao, pelo aumento da largura de pneus de mquinas pesadas, distribuindo o peso sobre uma maior rea superficial de solo, reduzindo a fora aplicada por unidade de rea (Figura 1.22a). Pneus largos diminuem o efeito da compactao, mas aumentam a percentagem da superfcie do solo que pressionada. Em uma prtica semelhante, adotada por jardineiros, tbuas de madeira so colocadas sobre o solo mido na preparao de sementeiras, evitando a concentrao do peso do corpo em poucos centmetros quadrados sob os ps (Figura 1.22b).

TABELA 1.3 Efeito da colheita florestal na densidade do solo para diferentes profundidades em dois Ultisols sob floresta na Georgia
Pneus de borracha skidders foram usados para a colheita dos troncos. Nota-se, geralmente, alta densidade do solo nos solos com textura franco arenosa quando comparado com os de textura franco argilosa, e o maior efeito da colheita florestal foi na linha de trfego. Densidade do solo Profundidade do solo Antes da colheita Depois da colheita Depois da linha na fora da linha linha de trfego
cm --------------------------------------------- Mg cm3 -------------------------------------Plancie do litoral, franco arenosa 0-8 1,25 1,50 1,47 8-15 1,40 1,55 1,71 15-23 1,54 1,61 1,81 23-30 1,58 1,62 1,77 Piedmont, franco argilosa 0-8 1,16 1,36 1,52 8-15 1,39 1,49 1,67 15-23 1,51 1,51 1,66 23-30 1,49 1,46 1,61 Dados retirados de Gren et al (1984, 1986). SSSAJ, 48:173-177, 50:443-446.

26

FIGURA 1.19 Tratores e outros equipamentos pesados compactam o solo a profundidades considerveis, aumentando a densidade e reduzindo o crescimento e produo das culturas. Os efeitos so especialmente prejudiciais em solos midos. (a) Pneus de veculos pesados compactam um solo franco-arenoso at aproximadamente 30 cm, criando uma camada compactada. O cultivo causa descompactao temporria (camada arvel), mas aumenta a compactao abaixo da camada arvel. Densidades superiores a 1,8 g cm-3 impediram a penetrao das razes de algodo neste caso. (b) A produo de batatas foi reduzida no segundo ano de cultivo em um solo franco-argiloso em Minnesota. Redues da produo so normalmente mais severas em anos relativamente secos.

FIGURA 1.20 Na recuperao de solos severamente compactados como aqueles formados por veculos pesados durante construo e uso de aterro sanitrio, necessrio muitas vezes quebr-los mecanicamente para permitir o estabelecimento de rvores ou outra vegetao natural. Isto comumente realizado pelo uso de um subsolador com hastes penetrantes como apresentado acima esquerda. Estas hastes so arrastadas

27

triturando, desprendendo e suspendendo completamente o solo, resultando no rompimento da condio compacta. direita, so apresentadas zonas de solo deturpadas segundo o uso de (a) um subsolador convencional com duas hastes verticais, mas sem ps, (b) equipada com duas hastes e acoplada a ps suspensas (como apresentado esquerda), e (c) um subsolador com hastes mais rasas que desprendem a camada superficial do solo antes da passagem das linhas principais. Observe o aumento quantitativo de solo compactado deturpado pelo mais amplo tratamento. Subsoladores so tambm utilizados para desprender algumas camadas subsuperficiais muito coesas de Argilosos usados para fins agrcolas [Modificado de McRae (1999); uso com permisso de CRC Press, Boca Raton, Fla.]

Influncia da Densidade do solo na resistncia penetrao e Crescimento radicular


Altas densidades podem ocorrer naturalmente no perfil do solo (por exemplo, fragipan) ou podem ser decorrentes da compactao proveniente da ao humana. De qualquer modo, o crescimento radicular inibido em solos excessivamente densos por diferentes razes, incluindo a resistncia penetrao do solo, m aerao, reduo do fluxo de gua e nutrientes e acmulo de gases txicos e exsudados radiculares. As razes penetram no solo atravs dos poros. Em poros muito pequenos, a raiz deve empurrar as partculas de solo aumentando assim o dimetro do poro. At certo ponto, o aumento da densidade do solo restringe o crescimento radicular medida que a raiz encontra poros menores e em menor nmero. Porm, o crescimento radicular tambm limitado pela resistncia penetrao. Uma maneira de quantificar a resistncia penetrao medir a fora requerida para penetrao de uma haste com cone padronizado (penetrmetro). A compactao geralmente aumenta a densidade e a resistncia penetrao do solo. Pelo menos dois fatores (relacionados resistncia penetrao) devem ser considerados na determinao do efeito de densidade do solo sobre a capacidade de penetrao das razes. Efeito do contedo de gua no solo - O contedo de gua e a densidade do solo influenciam a resistncia penetrao (Figura 1.23). A resistncia penetrao aumenta com a compactao do solo medida que o solo seca. Deste modo, o efeito da densidade no crescimento radicular mais intenso em solos relativamente secos. Em solos midos, uma maior densidade necessria para restringir a penetrao radicular. Por exemplo, uma camada compactada pelo trfego, com densidade de 1,6 Mg m-3 pode restringir completamente a penetrao radicular em solo muito seco e permitir a penetrao radicular em solo mido. Efeito da textura do solo - Quanto maior o teor de argila no solo, menor ser o tamanho dos poros e maior a resistncia a penetrao a uma dada densidade. Deste modo, a uma mesma densidade, as razes podem penetrar mais facilmente em um solo arenoso mido do que em um solo argiloso na mesma condio. O crescimento radicular em solos midos geralmente limitado a densidades variando de 1,45 Mg m-3 em solos argilosos a 1,85 Mg m-3 em areia franca (Figura 1.14). Neste contexto, o crescimento de razes foi provavelmente inibido devido a densidade do solo nas linhas de trfego em ambos os solos ilustrados (Tabela 1.3).

28

FIGURA 1.21 Distribuio radicular de uma planta de algodo. direita, trfego de trator e cultivo na entrelinha ocasionaram o aparecimento de uma camada compactada que restringiu o crescimento radicular. O melhor desenvolvimento de razes se deu esquerda, onde no havia ocorrido trfego recente de mquinas agrcolas. As razes penetraram no subsolo atravs de uma zona de solo mais solta criada pela subsolagem. (Cortesia USDA, Laboratrio Nacional de Mquinas de Cultivo).

FIGURA 1.22 Um meio de reduzir a compactao do solo distribuir o peso aplicado em uma maior rea na superfcie do solo. Como exemplo podemos citar o uso de mquinas com pneus largos para aplicao de corretivos no solo (esquerda) e a utilizao de uma tbua de madeira sob os ps para preparao de canteiros (direita). (Fotos cortesia de R. Weil).

29

FIGURA 1.23 Ambos, contedo de gua e densidade do solo afetam a resistncia do solo como medido pelo penetrmetro de resistncia. Os dados so para um horizonte Bt de textura argilosa de um solo da Virginia (Hapludults), que foi severamente compactado (densidade do solo 1,7 Mg/m3) ou no (densidade do solo 1,3 Mg/m3). Observe que a resistncia do solo diminui com o aumento do contedo de gua e muito pouco considerada a densidade do solo quando o solo est aproximadamente saturado por gua. [Dados no publicados de R. Gilker, R. Weil, e D. Krizek (2000) University of Maryland and USDA/ARS]

1.5 Espao Poroso de Solos Minerais


Uma das principais razes para o conhecimento da densidade o fato de que este valor pode ser utilizado no clculo do espao poroso do solo. Para solos com a mesma densidade de partculas, quanto menor a densidade do solo, maior a percentagem de espao poroso (porosidade total). O Quadro 1.4 mostra a deduo da frmula que expressa tal relao.

Fatores que influenciam o Espao Poroso Total


Para um solo ideal de textura mdia, com estrutura adequada e boas condies para o crescimento de plantas, aproximadamente 50 % do volume ocupado por poros e deste espao poroso, metade ocupada por ar e metade por gua. A porosidade total possui grande variao entre solos pelas mesmas razes que a densidade. A porosidade total varia de 25 % em subsolos compactados a mais de 60 % em solos superficiais agregados e com alto teor de matria orgnica. O manejo do solo pode exercer uma influncia decisiva na densidade e no espao poroso do solo (ver Tabela 1.4). Resultados de diversos trabalhos mostram que o cultivo tende a diminuir o espao poroso do solo. Esta reduo normalmente associada diminuio no teor de matria orgnica do solo e, conseqentemente, a diminuio da agregao.

30

TABELA 1.4 Densidade do solo e espao poroso de solos superficiais cultivados e no cultivados (incluindo um subsolo)
Em todos os casos, a densidade do solo aumentou e o espao poroso diminuiu proporcionalmente. Solo Textura Tempo de Cultivo
anos Udalf (Pennsylvania) Udoll (Iowa) Aqualf (Ohio) Ustoll (Canad) Cambid (Canad) Cambid, subsolo (Canad) Mdia de 3 Ustalfs (Zimbabwe) Franco Franco siltoso Franco siltoso Franco siltoso Argila Argila Argila 58 50+ 40 90 70 70 20-50

Densidade do Solo Solo Solo no Cultivado Cultivado


-------- Mg m-3 -----1,25 1,13 1,31 1,30 1,28 1,38 1,44 1,07 0,93 1,05 1,04 0,98 1,21 1,20

Espao Poroso Solo Solo no Cultivado Cultivado


-------- % ------50 56,2 50,5 50,9 51,7 47,9 54,1 57,2 62,7 60,3 60,8 63,0 54,3 62,6

Mdia de 3 Ustalfs Franco arenoso 20-50 1,54 1,43 42,9 47,2 (Zimbabwe) Dados de solos do Canad de Tiessen, et al. (1982) e solos do Zimbabwe de Weil (no publicado) e outros solos Lyon et al. (1952).

Tamanho dos poros


Valores de densidade do solo determinam apenas a porosidade total. Os poros no solo possuem ampla variedade de tamanhos e formas e o tamanho determina sua funo no solo (Figura 1.24) Os poros so classificados, de acordo com seu dimetro em: macroporos, mesoporos, microporos, etc. (Tabela 1.5). Simplificando, podemos separar os poros em macroporos (> 0,08 mm) e microporos (< 0,08 mm). Macroporos - Permitem livre movimentao de ar e conduo de gua durante o processo de infiltrao. So grandes o suficiente para permitir o desenvolvimento do sistema radicular e abrigar organismos de menor tamanho que habitam o solo. A Figura 1.25 ilustra diferentes tipos de macroporos. Os macroporos podem ocorrer como espaos entre partculas de areia em solos de textura grosseira. Deste modo, apesar dos solos arenosos possurem baixa porosidade total, a predominncia de macroporos permite um rpido movimento de gua e ar. Em solos bem estruturados, os macroporos so geralmente encontrados entre as unidades estruturais. Estes poros podem ocorrer como espaos entre os agregados ou como fissuras entre blocos e/ou prismas. Macroporos criados por razes, minhocas e outros organismos constituem um tipo muito importante de poros chamados bioporos. Os bioporos, normalmente, possuem formato tubular e podem ser contnuos, atingindo um metro de comprimento ou mais. Em alguns solos argilosos, os bioporos so a forma predominante de macroporos, facilitando o desenvolvimento radicular (Tabela 1.6). Vegetaes perenes, como florestas e certas gramneas, so particularmente eficientes na criao de bioporos, aps a morte e decomposio das razes. Estrutura e textura influenciam as quantidades relativas de macroporos e microporos presentes no solo. A Figura 1.26 mostra que a diminuio do teor de matria orgnica e aumento do contedo de argila que ocorre em profundidade em muitos perfis associada ao aumento da quantidade de microporos. Microporos Ao contrrio dos macroporos, os microporos geralmente so ocupados por gua. Mesmo quando no preenchidos por gua, seu tamanho reduzido no permite uma movimentao adequada do ar no solo. O movimento de gua nos microporos lento, e a maior parte da gua retida nestes poros no est disponvel para as plantas. Apesar do grande volume total de poros, solos de textura fina, especialmente aqueles sem estrutura estvel, podem possuir predominncia de microporos permitindo assim um lento movimento de gua e ar.

31

A aerao, principalmente no subsolo, pode ser inadequada para um bom desenvolvimento radicular e atividade microbiolgica. Enquanto os microporos de maior tamanho acomodam plos capilares e microorganismos, os de menor tamanho (tambm chamados de ultramicroporos e criptoporos) so muito pequenos para permitir at mesmo a entrada das menores bactrias. Entretanto, podem servir como abrigos nos quais compostos orgnicos podem permanecer intocveis por sculos. QUADRO 1.4 CLCULO DA PERCENTAGEM DO ESPAO POROSO A densidade do solo pode ser facilmente quantificada e a densidade de partculas, para a maioria dos solos com predominncia de minerais silicatados, pode ser assumida como 2,65 Mg m-3. Medidas diretas do espao poroso do solo requerem utilizao de tcnicas de alto custo e grande dispndio de tempo. Deste modo, o espao poroso pode ser mais facilmente calculado conhecendo-se a densidade do solo e densidade de partculas. A deduo da frmula para o clculo da percentagem do espao poroso apresentada a seguir: Ds = densidade do solo, Mg m-3 Vs = volume de slidos, m3 -3 Dp = densidade de partculas, Mg m Vp = volume de poros, m3 Ms =massa do solo, Mg Vs+Vp = volume total do solo, m3 Por definio:

MS = DP VS
Isolando Ms: Ms = Dp x Vs Portanto: Dp x Vs = Ds(Vs + Vp) Como: e e

MS = Ds VS + V P
Ms = Ds (Vs + Vp)

VS D = s VS + VP DP
% de slidos =

VS 100 = % de slidos VS + VP

ento:

Ds 100 DP

Como a % de poros + % de slidos = 100 e a % de poros = 100 % de slidos. Ento: Espao poroso (%) = 100

Ds 100 DP

Exemplo: Considerando o solo argiloso cultivado, localizado no Canad (Cambid) apresentado na Tabela 1.3. A densidade do solo foi determinada como sendo 1,28 Mg m-3. Como a densidade de partculas no conhecida assumiu-se o valor aproximado para a maioria dos solos compostos por minerais silicatados (2,65 Mg m-3). Calculou-se a percentagem do espao poroso utilizando a frmula apresentada anteriormente: Espao poroso (%) = 100

Para certos tipos de solos, no adequado assumir uma densidade de partculas de 2,65 Mg m-3. Um solo com alto teor de matria orgnica pode apresentar uma densidade de partculas menor que 2,65 Mg m-3. Do mesmo modo, um solo rico em xidos de Fe pode apresentar uma densidade de partculas maior do que 2,65 Mg m-3, devido ao fato destes minerais apresentarem altas densidades de partculas (3,5 Mg m-3). Como exemplo, consideremos o solo argiloso do Zimbabwe (Ustalfs) descrito na Tabela 1.3. Este solo possui textura argilosa, colorao avermelhada e alto teor de xidos de ferro. A densidade de partculas foi determinada como sendo 3,21 Mg m-3 (no mostrado na Tabela 1.3). Utilizando este valor e a densidade do solo da Tabela 1.3, pode-se calcular o espao poroso (%) da seguinte maneira: Espao poroso (%) = 100

1,28 100 = 100 48,3 = 51,7 2,65

1,20 100 = 100 37,4 = 62,6 3,21

A alta percentagem de espao poroso apresentada um indicativo que este solo no est compactado e possui estrutura granular tpica dos solos sob vegetao natural. 32

O tamanho dos poros e no seu volume total o fator importante na drenagem, aerao e outros processos do solo. A estruturao e agregao de solos de textura fina melhoram a aerao no apenas pelo aumento do volume total, mas tambm pelo aumento da proporo de macroporos.

TABELA 1.5 Classificao dos poros do solo e algumas funes de cada classe
Classes simplificadas Macroporos Classes1 Macroporos Dimetro efetivo, mm 0,08 +5 Caractersticas e funes Geralmente encontrados entre unidades estruturais; drenagem da gua gravitacional; difuso de gases; tamanho suficiente para acomodar razes e habitat de certos animais do solo. Reteno de gua; movimento de gua por capilaridade; habitat de fungos e razes mais finas. Geralmente encontrados dentro das unidades estruturais; reteno de gua disponvel s plantas e habitat da maioria das bactrias. Presentes em solos argilosos; reteno de gua no disponvel s plantas; seu tamanho exclui a maioria dos microrganismos. Seu tamanho exclui todos os microrganismos e molculas de maior tamanho.

Microporos

Mesoporos Microporos Ultramicroporos Criptoporos

0,03-0,08 0,005-0,03 0,0001-0,005 < 0,0001

Classes e dimetro de poros, citados por Brewer (1964), Soil Science Society of America (1996).

FIGURA 1.24 Representao tridimensional de uma rede de poros em um pequeno bloco de solo no deformado da Frana (borda de 2mm de comprimento). Os poros (cores claras) exibem grande variabilidade no tamanho e rea. Observe que os tubos porosos so tortuosos e que nem todos esto conectados entre si, alguns esto isolados daqueles canais que podem conduzir gua ou ar para dentro ou fora do solo. Isto sugere que diminutos volumes de gua e ar podem estar aprisionados em certos bolses, assim impedindo seu movimento ascendente ou descendente nos solos. (Imagem cortesia da Dr. Isabelle Consin, INRA Unit de Science du Sol-SESCPF Centre de Recherche dOrlans Domaine de Limere, Ardon, France)

33

FIGURA 1.25 Diferentes tipos de poros do solo. (a) Muitos poros ocorrem como espaos deixados entre as partculas primrias do solo. O tamanho e forma desses espaos dependente do tamanho e forma das partculas primrias de areia, silte e argila e de seu arranjamento. (b) Em solos estruturados, os poros so encontrados entre as unidades estruturais. Estes poros podem ser planos, como fissuras entre unidades estruturais prismticas, ou podem ser irregulares, como aqueles presentes entre agregados granulares. (c) Bioporos, so poros formados por organismos como minhocas, insetos e razes de plantas, podendo ser longos e algumas vezes ramificados.

Cultivo e Tamanho de Poros


Cultivo contnuo, em solos originalmente com altos teores de matria orgnica, normalmente resulta em reduo da macroporosidade. Dados de um solo de textura fina do Texas (Tabela 1.7 e Figura 1.27) ilustram claramente este efeito. A gradagem reduz significativamente o contedo de matria orgnica e o espao poroso total. Mais relevante o efeito do cultivo no tamanho dos poros do solo, a macroporosidade necessria s trocas gasosas, foi reduzida pela metade. Amostras retiradas a um metro de profundidade mostraram que a reduo do tamanho de poros se estendeu no perfil.

TABELA 1.6 Distribuio de diferentes tamanhos de razes de Pinus na matriz do solo e em bioporos na camada superficial em um Ultissolo (Carolina do Sul).
Os bioporos (canais radiculares) possuam geralmente 1 a 5 cm de dimetro e eram preenchidos com solo superficial solto e matria orgnica em decomposio. Eles facilitaram a penetrao radicular e possuam melhor fertilidade e aerao do que a matriz do solo ao redor. Tamanho das razes, dimetro Razes finas <4 mm Mdias 4-20 mm Grandes >20 mm Matriz do solo 211 20 3 Nmero de razes por m2 de solo Bioporos Aumento comparativo na densidade de razes nos bioporos 3617 94 361 95 155 98

Calculado de Parker e Van Lear (1996).

Atualmente, prticas de manejo conservacionista que minimizam o cultivo e outras manipulaes do solo, tm sido adotadas. Devido ao acmulo de matria orgnica prximo superfcie do solo e o desenvolvimento de uma rede de canais (especialmente bioporos), alguns sistemas conservacionistas aumentam a macroporosidade nas camadas superficiais. Estes benefcios so particularmente observados em solos com grande atividade de minhocas, que produzem canais que permanecem inalterados na ausncia de cultivo. Tais melhorias na porosidade nem sempre so observadas. Em alguns casos, uma menor quantidade de espao poroso tm sido observada em solos sob cultivo conservacionista do que sob cultivo convencional, ocasionando problemas em solos com m drenagem interna.

34

TABELA 1.7 Efeito de 50 anos de cultivo contnuo sobre a macroporosidade e microporosidade de um Vertissolo de textura fina (Texas).
Comparado ao solo no perturbado, o solo cultivado apresentou menor macroporosidade e um aumento da microporosidade devida a destruio dos agregados, transformando os poros presentes entre as unidades estruturais em microporos. A diminuio da macroporosidade provavelmente resultado da perda de matria orgnica do solo. Solo Matria Orgnica Porosidade total Macroporosidade Microporosidade Densidade do solo Mg m-3 1,11 1,33 1,16 1,31

no perturbado 50 anos de cultivo no perturbado 50 anos de cultivo

--------------------------------- % -------------------------0-15 cm de profundidade 5,6 58,3 32,7 25,6 2,9 50,2 16 34,2 15-30 cm de profundidade 4,2 56,1 27 29,1 2,8 50,7 14,7 36,0

Dados de Laws e Evans (1949).

FIGURA 1.26 Distribuio de matria orgnica, silte, argila, areia, macroporos e microporos em um solo franco-arenoso (a) e em dois solos franco-siltosos, com boa estruturao (b) e com m estruturao (c). Os solos franco-siltosos possuem maior espao poroso total que o francoarenoso, porm, o solo franco-siltoso com m estruturao possui menor volume de macroporos que os outros solos. Observe que em maiores profundidades, nos solos franco-siltosos, cerca de um tero da frao mineral composta por argila, o suficiente para caracteriz-los como franco argilosos.

35

1.6 Formao e Estabilizao dos Agregados do Solo


A formao e manuteno de um alto grau de agregao do solo uma das mais importantes e difceis tarefas no manejo do solo. A formao de agregados na superfcie provoca diminuio da densidade e aumento da macroporosidade do solo. Alguns agregados so destrudos pelo impacto das gotas de chuva e pelo preparo do solo. Outros resistem desintegrao, tornando mais fcil a manuteno da estrutura do solo. Geralmente, os agregados de menor tamanho so mais estveis, sendo mais difcil a manuteno dos agregados de maior tamanho. Os meios prticos de manejo da estrutura do solo sero discutidos aps serem considerados os fatores responsveis pela formao e estabilidade dos agregados. Como estes fatores operam simultaneamente, difcil caracterizar separadamente seus efeitos na estabilidade dos agregados do solo.

FIGURA 1.27 Agregados de um Mollisol em Iowa so mais estveis sob vegetao nativa de pradaria do que quando cultivado por culturas que tm sido estabelecidas por 90 anos. Neste estudo, as amostras de solo foram colhidas de uma rea de pradaria e de dois campos vizinhos, onde milho ou soja tinham sido plantados a pelo menos um ano. Diferenas no manejo anterior podem em parte contribuir para as diferenas entre os campos de milho e soja, mas o solo de ambas as culturas apresentam distintos colapsos de agregados comparados com o de reas de gramado nativo. [Desenhado dos dados de Martens (2000)]

Organizao Hierrquica dos Agregados do Solo11


Os agregados de maior tamanho (>1mm), desejveis no manejo do solo, so formados por agregados menores, que por sua vez so compostos por agregados ainda menores at agrupamentos de argila e hmus menores que 0,001 mm. Pode-se facilmente demonstrar a existncia de uma hierarquia de agregao selecionando alguns agregados de maior tamanho e separando-os cuidadosamente em agregados de menor tamanho at a obteno do menor agregado possvel, em seguida esfregando estes agregados entre o polegar e o indicador. Muitos destes se dividiro em agregados ainda menores, compostos por silte, argila e hmus. A organizao hierrquica dos agregados (Figura 1.28) parece ser uma caracterstica da maioria dos solos, com
11

O papel da material orgnica e dos processos biolgicos na organizao hierrquica dos agregados do solo foi, primeiramente, apresentada por Tisdall & Oades (1982) no J. Soil Sci., 33:141-163, e posteriormente elaborada por Oades (1993) Geoderma, 56:377-400, e Tisdall (1994) Plant and Soil, 159:115-121. 36

exceo de certos Oxisols e alguns Entisols jovens. Em cada nvel hierrquico, diferentes fatores so responsveis pela agregao das sub unidades.

Fatores que Afetam a Formao e Estabilidade dos Agregados


Processos biolgicos e fsico-qumicos (abiticos) esto envolvidos na formao dos agregados do solo. Os processos fsico-qumicos tendem a ser mais importantes nos agregados de menor tamanho, enquanto que os processos biolgicos nos maiores. Alm disso, os processos fsico-qumicos de agregao esto principalmente associados com a frao argila, possuindo assim maior importncia em solos de textura fina. Em solos arenosos, com pouco contedo de argila, a agregao dependente, principalmente dos processos biolgicos.

(a)

(b)

(c)

(d)

FIGURA 1.28 Agregados de maior tamanho so normalmente compostos de aglomeraes de agregados de menor tamanho. A ilustrao mostra quatro nveis hierrquicos de agregao no solo. Diferentes fatores responsveis pela agregao em cada nvel so indicados. (a) Um macroagregado composto por muitos microagregados unidos principalmente por uma rede de hifas de fungos e razes finas. (b) Um microagregado, consistindo principalmente de partculas de areia fina e pequenos aglomerados de silte, argila e substncias orgnicas unidas por plos radiculares, hifas de fungos e gomas produzidas por microrganismos. (c) Um submicroagregados consistindo de partculas finas de silte cobertas com matria orgnica e pequenas partes de plantas e microorganismos, cobertas com arranjamentos ainda menores de argila, hmus, e xidos de Fe ou Al. (d) Aglomerados de partculas de argila interagindo com xidos de Fe ou Al e polmeros orgnicos na menor escala. Estes aglomerados organo-arglicos so ligados s superfcies das partculas de hmus e partculas minerais de menor tamanho.

Processos fsico-qumicos
Os dois mais importantes processos fsico-qumicos so (1) coeso entre partculas de argila e (2) expanso e contrao de solos argilosos. Floculao das argilas e funo dos ctions adsorvidos - Exceto em solos muito arenosos, que so praticamente isentos de argila, o processo de agregao se inicia com a floculao das partculas de argila em agregados microscpicos (Figura 1.29). A floculao pode ser explicada pelo fato da maior parte das partculas de argila possurem superfcies carregadas com cargas negativas que normalmente atraem um grande grupo de ctions da soluo do solo. Se duas partculas de argila aproximarem-se o suficiente, ctions comprimidos na camada entre elas atrairo as cargas negativas das duas partculas, servindo assim como uma ponte, que mantm as partculas unidas. Este processo repetido at que um pequeno conjunto de partculas

37

paralelas de argila seja formado. Outros agrupamentos de argila so formados por partculas orientadas ao acaso. Estes tipos so formados quando as cargas positivas nas bordas das partculas de argila atraem as cargas negativas nas superfcies planas destas partculas (Figura 1.29). As partculas de argila interagindo com os colides orgnicos (hmus) eletricamente carregados formam pontes que os unem s partculas de silte (principalmente quartzo), criando o menor grupo na escala hierrquica de agregao do solo (Figura 1.24d). O poder floculante de ctions polivalentes (ex: Ca2+, Fe2+ , Al3+) e do hmus so responsveis pela estabilidade em longo prazo dos microagregados menores (<0,03 mm). A ao cimentante dos componentes inorgnicos, como do xido de ferro, produz agregados pequenos muito estveis, muitas vezes chamados de pseudo-areia em certos solos argilosos (Ultisols e Oxisols) de regies quentes e midas. Quando o Na+ (ao invs de outros ctions polivalentes como Ca2+ ou Al3+) o on adsorvido, como em alguns solos de regies ridas e semiridas, as foras de atrao no so capazes de superar as foras de repulso que ocorrem naturalmente entre partculas negativamente carregadas. As partculas laminares de argila no se aproximam o suficiente para que ocorra a floculao, e assim permanecem dispersas. As partculas de argila na sua forma dispersa, em condio semelhante a um gel, fazem com que o solo se torne quase sem estrutura, impermevel a gua e ao ar, em uma condio pouco adequada para o crescimento de plantas.

FIGURA 1.29 A funo dos ctions na floculao das argilas do solo. Os ctions di e trivalentes, como Ca2+ e Al3+, so firmemente adsorvidos e podem, efetivamente, neutralizar as cargas negativas na superfcie das partculas de argila. Estes ctions tambm podem formar pontes que unem as partculas de argila. ons monovalentes, especialmente o Na+, com um raio hidratado relativamente grande, podem provocar repulso entre as partculas de argila, criando uma condio de disperso. Dois fatores contribuem com a disperso: (1) o on hidratado de sdio, com tamanho relativamente grande, no se aproxima o suficiente da partcula da argila para efetivamente neutralizar as cargas negativas e (2) a nica carga do sdio no eficiente em formar pontes entre as partculas de argila. Mudanas de volume em materiais argilosos. medida que o solo seca, as partculas de argila se aproximam, fazendo com que a massa de solo se contraia em volume. Quando a massa de solo se contrai, fissuras so abertas ao longo dos planos de fraqueza. Ao longo de muitos ciclos (como ocorre entre perodos de chuva ou irrigao), fissuras so abertas e fechadas ao longo dos mesmos planos de fraqueza. A rede de fissuras torna-se mais extensa e os agregados entre as fissuras melhor definidos. As razes das plantas tambm possuem influncia na secagem do solo, atravs do processo de absoro. A absoro de gua, especialmente

38

por gramneas, acentua os processos fsicos de agregao associados aos ciclos de umedecimento e secagem. Este efeito mais um dos exemplos da interao entre processos fsicos e biolgicos no solo. Os ciclos de congelamento e descongelamento tm efeito similar, a formao de cristais de gelo um processo de secagem, que tambm retira gua do solo. A expanso e contrao que acompanham os ciclos de congelamento-descongelamento e umedecimento-secagem nos solos criam fissuras e presses que, alternadamente, separam grandes massas de solos e comprimem partculas em unidades estruturais definidas. Os efeitos de agregao destes ciclos de temperatura e umidade so mais pronunciados em solos com alto contedo de argilas expansivas, especialmente Vertisols, Molisols e alguns Alfisols.

Processos Biolgicos
Atividades de organismos do solo. Dentre os processos biolgicos de agregao, os mais importantes so: (1) atividade de minhocas, (2) arranjamento de partculas por redes de razes e hifas de fungos e (3) produo de gomas orgnicas por microrganismos, especialmente bactrias e fungos. Em solos cultivados e no cultivados, minhocas (e cupins) deslocam partculas de solo, muitas vezes ingerindo-as e transformando-as em grumos. Em solos de floresta, o horizonte superficial consiste principalmente de agregados formados por minhocas (ver, por exemplo, Figura 1.10a). As razes das plantas tambm movem partculas medida que penetram no perfil do solo. Este movimento faz com que as partculas de solo se aproximem estimulando a agregao. Ao mesmo tempo, canais criados pelas razes das plantas e pelos organismos do solo servem como macroporos, quebrando torres maiores e ajudando a definir unidades estruturais de maior tamanho. As razes das plantas (principalmente plos radiculares) e hifas de fungos exsudam polissacardeos semelhantes a acares e, outros compostos orgnicos, formando redes pegajosas que unem as partculas individuais do solo e os pequenos microagregados em aglomerados maiores denominados macroagregados (Figura 1.28a). Os fungos associados razes de plantas (denominados micorrizas) so particularmente eficientes em proporcionar este tipo de estabilidade aos agregados maiores curto prazo, pois secretam protenas denominadas glomulinas, que so eficientes como agente cimentante (Figura 1.30 e Quadro 1.5). As bactrias tambm produzem polissacardeos e outras gomas orgnicas medida que elas decompem os resduos de plantas. Os polissacardeos bacterianos so mostrados misturados com partculas de argila em uma escala muito pequena (Figura 1.31). Muitas destas razes e gomas orgnicas produzidas por microrganismos so resistentes dissoluo pela ao da gua e no apenas aumentam a formao dos agregados do solo, como tambm asseguram sua estabilidade por perodos de meses at anos. Estes processos so mais observados em solos superficiais, onde a atividade de razes, animais, e a acumulao de matria orgnica so maiores. Influncia da matria orgnica. Em muitos solos, a matria orgnica o principal agente responsvel pela formao e estabilidade dos agregados (Figura 1.32). Em primeiro lugar, a matria orgnica fornece substrato energtico que torna possvel a atividade de fungos, bactrias e animais do solo. Segundo, medida que os resduos orgnicos so decompostos, formam-se gel e outros produtos viscosos que, juntamente com bactrias e fungos associados estimulam a formao de agregados. Os exsudados orgnicos das razes das plantas tambm participam da formao dos agregados. Produtos da decomposio orgnica, tais como polmeros complexos, interagem quimicamente com partculas de argilas silicatadas e xidos de ferro e alumnio. Estes compostos orientam as partculas de argila formando pontes entre elas e, unindo-as em agregados estveis em gua (Figura 1.28d) Durante o processo de agregao, as partculas minerais do solo (silte e areia fina), so cobertas com resduos decompostos de plantas e outros materiais orgnicos. Mesmo na menor escala, partculas microscpicas de resduos decompostos de hmus se misturam com partculas de argila. Os complexos organominerais resultantes promovem a formao de agregados. A Figura 1.31 mostra uma evidncia direta dos complexos organominerais na unio de partculas do solo.

39

QUADRO 1.5 AGREGADOS DO SOLO E FUNGOS MICORZICOS A influncia favorvel dos microrganismos do solo, e especialmente dos fungos, sobre a formao e estabilidade dos agregados do solo h muito conhecida. Entretanto, ns estamos ainda desvendando os mecanismos especficos pelos quais esses efeitos favorveis se manifestam. Uma das descobertas relata os efeitos da agregao e estabilizao da glomalina, uma glicoprotena que secretada por hifas de fungos micorzicos. Estes organismos vivem num estado de simbiose com as razes de muitas plantas, incluindo diversas espcies de rvores. Os grficos seguintes apresentam a relao entre contedo de glomalina e estabilidade de agregado.

Observe a elevada estabilidade de agregados e contedo de glomalina numa pastagem assinalados e um baixo nvel de cada cultivo marcado (anualmente arados). O solo deste experimento foi um Ultisol, contudo os efeitos semelhantes da glomalina ter sido notado sobre outros solos de regies temperadas. O nvel de dixido de carbono na atmosfera afeta os nveis de glomalina e formao de agregados, como tem sido observado. O resultado de um estudo no sudeste da Califrnia ilustra esta relao.

Aparentemente, alto teor de CO2 atmosfrico estimula o desenvolvimento das razes das plantas, que, por seu turno, aumentam o incremento de associaes com fungos micorzicos que produzem glomalina. Aumento no contedo de dixido de carbono na atmosfera nas ltimas dcadas pode ter tido alguma influncia sobre a formao de agregados nos solos. Fontes dos grficos: Superior, Wright et al. (1999). Inferior, desenhado dos dados de Rillig et al. (1999).

40

Hifas Esporos

FIGURA 1.30 Hifas de fungos unindo partculas de solo em agregados (a) viso microscpica de uma hifa crescendo sobre a superfcie de uma partcula mineral incrustada com clulas microbianas e fragmentos (barra = 10 m). (b) Um estgio de agregao avanado durante a formao de um solo de dunas arenosas. Note a rede de hifas de fungos e os gros minerais incrustados com fragmentos orgnicos (barra = 50 m). (c) Hifas de fungos do gnero Gigaspora associadas a razes de plantas, unindo partculas de um solo franco arenoso do Oregon. Observe tambm o esporo do fungo e a raiz da planta (barra = 320 m). (Fotos (a) e (b) cortesia de Sharon L. Rose, Willanette University; foto (c) cortesia de R.P. Scheiner, USDA-ARS, Corvallis, Oregon).

41

FIGURA 1.27. Uma seo ultra fina ilustrando a interao entre os materiais orgnicos e argilas silicatadas em agregados hidro-estveis. Os materiais de colorao preta (C) so grupos de partculas de argila que esto interagindo com FIGURA 1.31 Uma seo ultrafina mostrando as interaes entre materiais orgnicos e argilas silicatadas em um agregado estvel em gua. Os materiais de colorao escura (C) so grupos de partculas de argila interagindo com polissacardeos orgnicos (P). Uma clula bacteriana (B) tambm rodeada por polissacardeos. Observe a orientao horizontal das partculas de argila, influenciada pelos materiais orgnicos. [de Emerson, et al. (1986); fotografia fornecida por R.C. Foster, CSIRO, Glen Osmond, (Austrlia)].

FIGURA 1.32 Agregados de solos com alto teor de matria orgnica so muito mais estveis que aqueles provenientes de solos com baixo teor deste constituinte. Os agregados com baixo teor de matria orgnica se desfazem quando umedecidos; aqueles com alto teor em matria orgnica mantm sua estabilidade.

42

Influncia do cultivo do solo. Avanos na tecnologia de herbicidas e equipamentos de plantio permitem o controle de ervas daninhas e estabelecimento das plntulas sem cultivo. No entanto, muitos agricultores ainda consideram o preparo como sendo uma tcnica normal e necessria para o uso agrcola do solo. O cultivo do solo pode ter efeitos favorveis ou desfavorveis sobre a agregao. Se o solo no est muito mido ou muito seco quando o cultivo realizado, o efeito a curto prazo do preparo geralmente favorvel. Implementos de cultivo quebram os torres maiores, incorporando matria orgnica ao solo, eliminando ervas daninhas e geralmente criando uma condio mais favorvel para a germinao (Quadro 1.6). Imediatamente aps o cultivo, a superfcie do solo torna-se mais solta (sua fora de coeso reduzida) e h aumento da porosidade total. Em longo prazo, as operaes de cultivo possuem efeitos negativos sobre a estrutura superficial do solo. Em primeiro lugar, a mistura e movimentao do solo, aceleram a oxidao da matria orgnica, reduzindo assim, os efeitos da agregao deste componente. Segundo, operaes de cultivo, especialmente se conduzidas com solo mido, tendem a destruir os agregados estveis do solo, resultando em reduo da macroporosidade e criao de camadas compactadas, deixando o solo com excesso de umidade. O cultivo tambm expe a matria orgnica localizada no interior dos agregados, acelerando sua perda por decomposio. A grande diferena estrutural entre um solo intensamente cultivado e um no cultivado (pastagem) mostrada na Figura 1.33.

FIGURA 1.33 Solo desestruturado ( esquerda) e solo bem granulado ( direita). Razes de plantas e especialmente hmus so fatores principais na granulao do solo. Deste modo, gramneas tendem a estimular o desenvolvimento de uma estrutura granular no horizonte superficial (Cortesia do USDA - Servio de Conservao de Recursos Naturais). Influncia dos xidos de ferro e alumnio. Cientistas observaram que solos muitos intemperizados dos trpicos tem uma agregao mais estvel quando comparados com solos de climas temperados com nveis maiores de matria orgnica. O comportamento foi atribudo ao efeito de agregao dos sesquixidos de ferro e alumnio que so abundantes em muitos solos tropicais. Filmes de tais compostos revestem os agregados do solo, prevenindo sua a rpida ruptura quando o solo trabalhado. A Figura 1.34 ilustra a grande estabilidade dos agregados desses solos comparada com a estabilidade de agregados de solos tropicais.

43

FIGURA 1.34 A interao da matria orgnica do solo com a frao argila para solos moderadamente intemperizados como para os das sries Duroc explica a estabilidade dos agregados destes solos. Conseqentemente, quando esses solos so cultivados, a estabilidade dos agregados declina desde o cultivo e diminuindo o contedo de matria orgnica, especialmente quando as condies de manejo so seguidas. Em contraste, em solos mais intemperizados como os das sries Maury, a estabilidade dos agregados menos dependente dos teores de matria orgnica que da interao dos compostos de xido de ferro com certos silicatos de argila como a caulinita. Nestes solos com maior intemperismo, o sistema de manejo usado tambm tem causado efeitos na estabilidade dos agregados. Esta figura sugere que solos cultivados nos trpicos altamente intemperizados tm maior estabilidade de agregao em comparao com solos similares de zonas temperadas. [Fonte: Six et al. (2000), SSSAJ, 64:1042-1049].

44

QUADRO 1.6 PREPARANDO UMA BOA CAMADA PARA A SEMEADURA No comeo da poca de crescimento da cultura, uma das principais atividades de um agricultor a preparao de uma boa camada de semeadura para assegurar que o plantio seja uniforme e as plantas cresam rpido, e bem espaadas. Uma boa camada de semeadura consiste de solo solto suficiente para possibilitar fcil alongamento das razes e emergncia das sementes [ver figura (a)]. Ao mesmo tempo, deve ser acondicionado de forma firme de maneira a assegurar um bom contato entre a semente e a gua do solo para que a semente poa embeber-se de gua facilmente no inicio do processo de germinao. A camada deveria ser tambm livre de grandes torres. O manejo poderia ser preciso para desfazer camadas de solo compactado, ajudando no controle de ervas daninhas e em climas gelados, ajudando o solo a secar se tornando mais quente rapidamente. Por outro lado, o canteiro pode ser preparado com ou sem manejo dependendo das condies de solo e clima e tambm se uma camada morta ou herbicida so usados para controlar ervas daninhas. Plantadores mecnicos podem ajudar para manter um bom canteiro. Muitos plantadores so equipados com discos de metal afiados designados para cortar a parte entre os resduos da planta e a superfcie do solo. Mquinas de plantio direto, usualmente so compostas de discos de metal afiados com um par de rodas afiadas chamadas de disco duplo abridor que abre uma vala no solo at que as sementes caiam [ver as figuras (b) e (c)]. Muitos plantadores tambm tm um roda que pressiona e segue atrs do colocador de sementes e acomodando solo suficiente para assegurar que a vala se feche e a semente seja pressionada at o contato com a gua contida no solo. Idealmente, apenas uma estreita faixa na linha de semeadura preparada para criar uma zona de germinao da semente, enquanto que o solo entre as linhas da cultura deixado to solto quanto possvel para possibilitar uma boa zona de enraizamento. A superfcie de enraizamento pode ser desfeita com o aumento da rugosidade da superfcie do solo para aumentar a infiltrao de gua e diminuir a eroso. Os mesmos princpios podem ser aplicados para um jardineiro que esteja fazendo a semeadura das sementes com as mos.

(a) Uma semente de feijo emergindo em um canteiro (Foto cortesia de R. Weil)

(b) Uma mquina de plantio direto em ao e (c) um diagrama mostrando como ela funciona. [Foto (b) e diagrama (c) cortesia de Beere & Company, Moline, III.]

45

1.7 Preparo e Manejo Estrutural do Solo


Quando protegidos sob vegetao densa e no perturbados pelo cultivo, a maioria dos solos (exceto alguns com vegetao esparsa em regies ridas), possuem estrutura superficial suficientemente estvel para permitir uma rpida infiltrao de gua e prevenir o encrostamento. Porm, em solos cultivados, o desenvolvimento e manuteno da estabilidade estrutural o desafio mais importante. Muitos estudos tm mostrado que agregao e propriedades como a taxa de infiltrao, diminuem sob longos perodos de cultivo (Tabela 1.8).

Cultivo e Manejo do Solo


O manejo adequado relaciona a condio fsica do solo ao crescimento de plantas. O manejo no objetiva apenas a formao e estabilidade dos agregados, mas tambm outros fatores como densidade, teor de gua, aerao, taxa de infiltrao, drenagem e reteno de gua. As condies de cultivo mudam rapidamente e consideravelmente. Por exemplo, a trabalhabilidade de solos de textura fina pode ser alterada drasticamente por uma pequena mudana no seu teor de umidade. Solos argilosos so particularmente propensos a condies de encharcamento e compactao devido sua alta plasticidade e coeso. Quando estes solos secam, eles normalmente tornam-se densos e duros. A restrio do trfego umidades adequadas mais difcil em solos argilosos do que em solos arenosos, pelo fato de que solos argilosos levam mais tempo para reduzir seu teor de umidade a condies adequadas e, por outro lado, podem tambm tornar-se muito secos para o cultivo. Alguns solos argilosos de regies tropicais midas so mais facilmente manejados que aqueles descritos anteriormente. A frao argila destes solos dominada por xidos e hidrxidos de ferro e alumnio, os quais no so to plsticos, pegajosos e difceis de serem trabalhados. Estes solos apresentam propriedades fsicas favorveis, retendo grandes quantidades de gua, porm com agregados estveis o suficiente para que respondam como solos arenosos ao cultivo aps chuva. Na maioria das vezes, em regies tropicais e subtropicais com longa estao seca, o solo cultivado quando est muito seco, de modo a prepar-lo para o plantio no incio da estao chuvosa. O cultivo do solo quando seco pode ser difcil de ser realizado e resultar em torres muito duros, caso o solo contenha argilas silicatadas de alta atividade. Em regies temperadas, o solo pode encontrar-se muito mido para o plantio (no incio da primavera), enquanto que em regies tropicais, o solo pode encontrar-se muito seco para o cultivo na ocasio do plantio (final da estao seca).

TABELA 1.8 Efeito do tempo de cultivo de milho na matria orgnica do solo, estabilidade dos agregados e infiltraoa, em cinco solos franco-siltosos do sudeste da Frana.
Em solos com baixos nveis de matria orgnica, os agregados facilmente so destrudos pela ao da gua, formando agregados menores e materiais dispersos que selam a superfcie do solo e inibem a infiltrao. Um nvel de 3% de matria orgnica no solo, pode ser suficiente para uma boa estabilidade estrutural nestes solos franco-siltosos de regies temperadas. Tempo de Cultivo, anos 100 47 32 27 15 Matria Orgnica, % 0,7 1,6 2,6 3,1 4,2 Estabilidade de Agregados (DMP b), mm 0,35 0,61 0,76 1,38 1,52 Infiltrao % da chuva total Antes do selamento, mm 25 34 38 47 44 6 9 15 25 23

a Infiltrao a quantidade de gua que entra no solo quando 64 mm de chuva so aplicados durante um perodo de 2 horas. bDMP = dimetro mdio ponderado, ou tamanho mdio dos agregados que permaneceram intactos aps peneirados em gua.

46

Preparo Convencional
Desde a idade mdia, o arado tm sido o implemento de preparo primrio mais utilizado no mundo ocidental. O seu propsito inverter o solo, incorporando resduos de culturas e fertilizantes orgnicos na camada arvel (Figura 1.35). A arao normalmente complementada com gradagem, utilizada para cortar os resduos e incorpor-los parcialmente ao solo. Nas prticas convencionais, o cultivo primrio seguido por numerosas operaes secundrias, como gradagens, para eliminar plantas daninhas e quebrar torres maiores, de forma a preparar uma sementeira adequada. Aps o plantio, o solo pode receber outras operaes secundrias de cultivo, com o objetivo de controlar plantas daninhas e eliminar o encrostamento superficial. Na agricultura mecanizada, todas as operaes de cultivo convencional so realizadas com tratores e outros equipamentos pesados, que podem trafegar sobre a rea diversas vezes, at a ocasio da colheita. Em muitas partes do mundo, o cultivo realizado com implementos de trao animal. Apesar de humanos e animais no serem to pesados quanto tratores, seu peso aplicado sobre uma rea relativamente pequena, podendo causar uma compactao considervel.

Cultivo Conservacionista
Nos ltimos anos, tm sido desenvolvidos sistemas de manejo que minimizam a necessidade de cultivo do solo. Estes sistemas deixam considerveis quantidades de resduos vegetais sobre a superfcie do solo, protegendo-o contra a eroso. Por esta razo, as prticas adotadas nestes sistemas so chamadas de conservacionistas12. A Figura 1.36 ilustra uma operao de plantio direto, onde uma cultura implantada sobre resduos de outra, com mobilizao mnima do solo. Outros sistemas de cultivo mnimo permitem alguma mobilizao do solo, mas ainda assim deixam uma grande quantidade de resduos de culturas na superfcie. Estes resduos orgnicos protegem a superfcie do solo do impacto das gotas de chuva e da ao abrasiva do vento, reduzindo a eroso elica e hdrica e mantendo a estrutura do solo.

Encrostamento Superficial
Gotas de gua durante chuvas pesadas ou irrigao por asperso destroem os agregados expostos na superfcie do solo. Em alguns solos, os sais diludos na gua de irrigao estimulam a disperso das argilas. Com a disperso dos agregados, pequenas partculas de argila dispersas tendem a serem carregadas, obstruindo os poros do solo. A superfcie do solo ento coberta com uma fina camada de material sem estrutura definida, num processo chamado selamento superficial. O selamento superficial reduz a infiltrao de gua e aumenta as perdas por eroso. medida que esta superfcie seca, forma-se uma crosta endurecida. Plntulas somente podem emergir atravs do trincamento desta crosta. Um solo com formao de crostas comparado com outro de agregados estveis na Figura 1.37. A formao da crosta logo aps a semeadura pode impedir a germinao de grande parte das sementes, fazendo com que a cultura tenha que ser replantada. Em regies ridas e semiridas, o selamento e encrostamento do solo pode aumentar as perdas por escorrimento superficial, reduzindo assim a gua disponvel para o crescimento de plantas. O encrostamento pode ser minimizado mantendo-se o solo coberto por vegetao ou cobertura morta reduzindo o impacto das gotas de chuva. Caso a crosta se forme aps o plantio, pode ser necessrio um cultivo leve, realizado preferencialmente com o solo ainda mido, para facilitar a germinao e evitar redues na populao de plantas.

12

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos define preparo conservacionista como qualquer sistema que deixe pelo menos 30% da superfcie do solo coberta por resduos.

47

FIGURA 1.35 A ao exercida pelo arado de aiveca se restringe s camadas superiores do solo (15 a 20 cm) compactando as camadas mais profundas. Este efeito ocorre, pelo fato do implemento apoiar-se sobre as camadas inferiores para revolver a camada arvel. Isto pode ser facilmente compreendido se imaginarmos que ao levantarmos um peso nossos ps pressionam o cho abaixo (Foto cortesia de R. Weil).

FIGURA 1.36 Um sistema de cultivo conservacionista. O trigo est sendo colhido (no fundo) e a soja est sendo plantada (em primeiro plano). O sistema de plantio direto permite economia de custos em combustveis, tempo e ajuda a conservar o solo. (Cortesia da Corporao de Allis-Chalmers)

48

FIGURA 1.37 Micrografia eletrnica de uma camada superficial de 1 mm de solo com agregados estveis (a) comparada com uma camada de agregados no estveis (b). Note que os agregados na camada superior foram destrudos formando uma crosta superficial. A plntula de feijo (c) deve quebrar esta crosta superficial em seu processo de germinao. [Fotos (a) e (b) de ONofiok e Singer (1984), usadas com permisso da Sociedade Americana de Cincia do Solo; foto (c) cortesia de R. Weil].

Condicionadores de solo
Gesso. O gesso (sulfato de clcio) amplamente disponvel relativamente puro na forma mineral ou como subproduto industrial. O gesso tem sido apresentado como um condicionador efetivo na melhora das condies fsicas dos principais tipos de solo. Os produtos mais solveis que o gesso providencia so suficientes eletrlitos (ctions e anions) para promover a floculao e inibir a disperso dos agregados, assim como o encrostamento superficial. Experimentos de campo tm apresentado que solos tratados com gesso permitiram uma maior infiltrao e, portanto so menos afetados pela eroso. Alm disso, o gesso pode reduzir a resistncia de camadas sub-superficiais favorecendo a penetrao das razes e a absoro da gua pelas mesmas. Polmeros Organicos. Alguns polmeros orgnicos sintticos podem estabilizar a estrutura do solo no mesmo sentido que polmeros orgnicos como polissacardeos. Enquanto as grandes aplicaes destes polmeros poderiam no ser econmicas, tem sido apresentado que pequenas quantidades podem prevenir a formao de crosta quando aplicadas apropriadamente. Por exemplo, a pliacrialima (PAM) efetiva na estabilizao de agregados superficiais quando aplicada em quantidades to baixas como 1 a 15 mg/L na gua de irrigao ou espalhadas como polmero sinttico a 1 a 10 kg/ha. A Figura 1.38 apresenta o efeito de estabilizao de poliacrilamidas usadas na gua de irrigao. Um conjunto de investigaes indicou que os melhores resultados se obtiveram com a combinao de gesso e PAM.

49

FIGURA 1.38. O efeito da estabilizao de uma poliacrilamida sinttica observado no sulco na direita comparado com o sulco no tratado da esquerda. A gua da irrigao degradou muito a estrutura do solo no tratado mas no teve efeito no sulco do solo tratado.[Mitchell (1986)]

Guia geral para o manejo do solo


Embora cada solo apresente problemas nicos, os seguintes princpios so relevantes no manejo do solo: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Minimizar na lavoura especialmente arao, discagem e gradagens pesadas que promovem perdas de matria orgnica, a qual contribui na estabilizao dos agregados do solo. Regulao do trfego de mquinas para perodos com o solo o mais seco possvel e restringir as operaes nas lavouras a perodos nos quais a umidade do solo tima, visando minimizar a destruio dos agregados do solo. Manter a cobertura do solo ou adicionar uma camada de material orgnico para estimular a atividade de minhocas, e proteger os agregados do solo do impacto das gotas de chuva e da radiao solar direta. Adio de resduos de culturas, compostos e esterco de animais ao solo so medidas efetivas na estimulao da atividade dos microorganismos e na proviso de produtos que ajudam na estabilizao dos agregados do solo. A incluso de gramneas na rotao favorece a estabilizao de agregados porque ajuda a manter a matria orgnica, as razes finas das plantas providenciam mxima influncia na agregao e asseguram um perodo sem lavoura. Usando cultivos de cobertura e adubo verde, onde praticvel, providencia uma outra forma de ao das razes e matria orgnica para o manejo estrutural do solo. A aplicao do gesso (ou calcrio se o solo cido) ou em combinao com outros polmeros sintticos podem ser muito teis na estabilizao dos agregados superficiais especialmente em solos irrigados.

50

Propriedades do Solo Relevantes para Uso na Engenharia


Consistncia. A consistncia um termo usado pelos cientistas para descrever a resistncia do solo ao estresse mecnico ou manipulao em variados contedos de umidade do solo. Os solos so avaliados pela consistncia como parte da descrio de perfis e na estimativa da convenincia do trafego e lavouras. Esta propriedade depende da expresso de foras de atrao entre as partculas e entre as partculas e poros com gua determinando a facilidade com a qual o solo pode ser fraturado ou deformado. A consistncia determinada no campo pela manipulao do solo na mo. Um agregado de solo tomado entre o dedo indicador e o polegar fazendo-se observaes da forca necessria para quebrar o agregado e na forma na qual o agregado responde fora. O grau de cimentao do solo por materiais como slica, calcita e ferro so tambm considerados na determinao da consistncia do solo.

Resistncia do Solo
Talvez a mais importante propriedade do solo para uso na engenharia seja a resistncia. A resistncia uma medida da capacidade da massa do solo para suportar o estresse sem ceder ao estresse por ruptura ou deformao. Solos Coesivos. A resistncia dos solos coesivos (solos com teor de argila superior a 15%) definida por dois componentes: (1) foras de atrao eletrosttica entre as partculas de argila e entre as superfcies destas partculas e a gua retida nos microporos e (2) foras de atrito entre partculas do solo de diferentes tamanhos. Diferentes testes de laboratrio so utilizados para estimar a resistncia do solo, o mais simples deles consiste de um teste direto de compresso em amostras no confinadas utilizando o aparelho ilustrado na Figura 1.39. Uma amostra cilndrica de solo colocada verticalmente entre duas placas porosas de pedra e uma fora descendente aplicada lentamente. A coluna de solo ir deformar-se um pouco e, partir-se quando a fora exceder a resistncia do solo. A resistncia dos solos coesivos decresce se o material esta muito mido e os poros preenchidos como gua. Num outro sentido, quando o solo se seca, a resistncia se incrementa porque existe um maior contato entre as partculas e como resultado afetado tanto o crescimento das plantas como o uso na engenharia.

FIGURA 1.39 Dois testes importantes na determinao de propriedades do solo para propsitos de engenharia. (a) Teste de compresso em amostras no confinadas para avaliar a resistncia do solo. (b) Teste de Proctor para avaliao da densidade de solo mxima e umidade crtica para compactao.

51

Solos No Coesivos. A resistncia de materiais no coesivos e secos tais como a areia, depende totalmente de foras de atrito incluindo a rugosidade da superfcie das partculas. Um reflexo da resistncia de materiais no coesivos seu ngulo de repouso, a inclinao do ngulo ao qual pode ser empilhado sem cair. Os gros de areia arredondados e lisos no podem ser empilhados, se uma pequena quantidade de gua preenche os espaos entre as partculas, a atrao eletrosttica das molculas de gua com a superfcie dos minerais incrementar a resistncia do solo (Figura 1.40). Essa a explicao de porque os carros podem ser dirigidos nos limites das praias onde a areia est mida, mas os pneus afundam e a trao deve aumentar onde a areia seca ou est saturada. Solos Colapsveis. Solos que exibem considervel resistncia em baixos contedos de gua e perdem sua resistncia de forma repentina quando so umedecidos. Esses solos podem colapsar sem ser advertido embaixo de fundaes e estradas (Figura 1.41). A maioria dos solos colapsveis so materiais no coesivos nos quais os gros de areia so cimentados atravs de pontes de contato formada por pequenas quantidades de gesso, argila ou gua sob tenso. Esses solos usualmente ocupam regies ridas e semi-ridas onde os agentes cimentantes so estveis. Muitos solos colapsveis tem derivado o seu arranjamento aberto de partculas dos processos de sedimentaes que ocorreram no passado ou de corpos de gua atuais. Quando esses solos so molhados, o excesso de gua pode dissolver os agentes cimentantes como gesso ou argila dispersa que formam unies entre partculas causando a repentina perda da resistncia. Em alguns casos, esse comportamento tem sido exibido em solos altamente intemperizados como Oxisolos de regies tropicais midas, porm, sem a presena de argila dispersa ou cimentantes solveis em gua. O mecanismo de colapso nestes Oxisolos no ainda claro.

(c) (b) (a) FIGURA 1.40. O conceito da resistncia de um solo para materiais arenosos se apresenta ao longo de uma praia, como apresentado na foto acima. A areia seca (a) oferece pouca resistncia e permite que o p afunde facilmente. No existe nada que permita a unio entre as partculas de areia, formando uma base firme. Ao movimentar-se na praia, onde as ondas umedecem a areia (b) o solo est firme, indicando considervel aumento na resistncia do solo. Finos filmes de gua fazem pontes entre as partculas de areia e, portanto, aumentam a resistncia penetrao do p. No local onde o p est molhado pela gua do mar (c), outra vez o p penetra na superfcie da areia indicando que a resistncia do solo foi reduzida. Cada partcula de areia completamente rodeada por gua, a qual atua mais como lubrificante do que na unio entre as partculas. Se um automvel conduzido em alguma dessas reas, somente a areia mida providencia uma base firme.

52

FIGURA 1.41. Casas danificadas pelo escorregamento de lama que ocorreu quando os solos de uma montanha escarpada em Oregon se tornaram saturados com a gua depois de um perodo de longas chuvas. O peso do solo molhado excedeu sua fora de cisalhamento, causando o fracasso do declive. Escavaes para estradas e casas prximos do p de um declive, a remoo de rvores e razes em grande escala no prprio declive limpando-o podem contribuir para a falta de estabilidade do declive. (Foto cortesia de John Griffith, Coos Bay, Ore.)

Determinao da Compresso Gradual


Controle da Compactao. Antes da construo de estradas e prdios os solos so de propsito compactados, porm quando a finalidade o crescimento das plantas a compactao dever ser evitada. A compactao a uma tima densidade freqentemente atingida em solos argilosos por rolos especiais (Figura 1.42). Para solos arenosos, rolos vibradores ou martelos de impacto fazem o trabalho porque eles podem favorecer um novo arranjo das partculas. Algumas partculas de solo, como alguns silicatos de argila coloidal, e de micas de todos os tamanhos podem ser comprimidos quando uma carga aplicada acima deles. Quando a carga removida, as partculas tm a tendncia de recuperar sua forma original, com o efeito de reverter sua compresso. Como resultado, solos ricos em esse tipo de partculas no so facilmente compactados em bases de estradas e prdios. O teste de Proctor o mtodo mais comum na obteno de dados para compactao do solo para fins de engenharia. Uma amostra de solo umedecida a um determinado contedo de gua e colocada em um aparelho onde compactada por um martelo especialmente desenvolvido para este fim (2,5 kg para o teste de Proctor padro). A densidade do solo ento medida. O processo repetido com diferentes contedos de gua at que se obtenham dados suficientes para a construo da curva relacionando densidade e teor de gua (curva de Proctor), como mostrado na Figura 1.39. A curva indica a densidade mxima que o solo pode ser compactado por uma dada fora. O teste indica tambm a umidade crtica do solo para compactao. Quando o solo encontra-se em umidades diferentes da umidade crtica, o processo de compactao dificultado. Na construo de locais, sero usados caminhes tanque fornecendo gua, se necessrio, que permitam alcanar a umidade tima e equipamento para compactao do solo como o apresentado na Figura 1.42 para atingir a densidade final desejada. Compressibilidade. O teste de consolidao deve ser efetuado no solo para determinar a compressibilidade, isto , quanto o volume do solo ser reduzido ao aplicar uma fora. Devido relativamente baixa porosidade e

53

forma uniforme dos gros minerais, os solos muito arenosos tm maior resistncia a compresso uma vez que estabelecido um arranjo empacotado das partculas. As argilas de alta porosidade floculam na forma de lamelas e fornecem ao solo uma maior compressibilidade. Solos contendo muita matria orgnica tm uma grande compressibilidade e no so utilizveis para embasamentos. No campo, a compresso de solos argilosos midos pode ocorrer muito lentamente porque a gua precisa escapar dos poros do solo, processo no muito rpido em poros finos de solos argilosos. O exemplo mais famoso de lenta compresso e o processo de inclinao da Torre de Pizza na Itlia. Desafortunadamente, na maioria dos casos o problema resulta em dores de cabea e no em turismo.

Solos Expansivos
O prejuzo causado por solos expansivos nos Estados Unidos, raramente, faz com que se criem novos programas, embora o custo total anual exceda aquele causado por tornados, inundaes, terremotos e outros tipos de desastres naturais. As argilas expansivas aparecem em 20% da rea das terras dos Estados Unidos e causam mais de 4 bilhes em danos anualmente em estradas e fundaes. Os danos podem ser severos em todas as partes do pas onde existem perodos secos e chuvosos. Algumas argilas, particularmente as esmectitas, se expandem quando midas e contraem quando secas. Os solos expansivos so ricos neste tipo de argilas. As cargas eletrostticas na superfcie das argilas atraem molculas de gua de grandes poros nos espaos interlaminares das argilas. Alm disso, ctions associados com a superfcie das argilas tm tendncia a hidratar-se adicionando gua na estrutura da argila. A gua expande as lamelas as quais se separam, causando que a massa de solo aumente seu volume. O processo inverso acontece quando o solo seca e a gua sai das lamelas das argilas causando contrao e formao de fendas. Depois de prolongados perodos secos, o solo com alta quantidade de esmectitas pode ser reconhecido no campo pela presena de rachaduras profundas (Figura 1.43).

FIGURA 1.42 Compactao do solo usado em embasamento de estradas feito por equipamento pesado como rolos. (Foto cortesia de R. Weil)

54

FIGURA 1.43 Alguns tipos de argila, especialmente as esmectitas, apresentam significativas mudanas de volume com a variao no contedo de gua. Na figura, um solo expansivo tem se contrado num perodo seco originando um padro de fendas abertas na superfcie. (Cortesia do USDA Natural Resources Conservation Service)

Limites de Atterberg
Quando seco, solos argilosos absorvem quantidades crescentes de gua, suportando mudanas drsticas e distintas no seu comportamento e consistncia. De duro e slido no estado seco, ele passa a comportar-se como um semi-slido frivel quando um certo teor de gua alcanado (limite de contrao). Caso contenha argila expansiva, o solo tambm expandir em volume medida que o limite de contrao excedido. Quando se encontra acima do limite de plasticidade, o solo se tornar malevel e plstico. O solo permanecer neste estado at que seu limite de liquidez seja alcanado, quando apresentar propriedades de um lquido viscoso. Estes contedos crticos de umidade (medidos em percentagem) so denominados limites de Atterberg. Engenheiros utilizam os limites de Atterberg no estudo da consistncia do solo, para ajudar a predizer o comportamento de solos utilizados com o objetivo de construes. ndice de plasticidade - O ndice de plasticidade (IP) a diferena entre o limite de plasticidade (LP) e o limite de liquidez (LL), e indica a faixa de contedo de gua na qual o solo possui propriedades plsticas.

IP = LL - LP
Os solos com alto ndice de plasticidade (maior do que 25) so normalmente argilas expansivas pouco adequadas para construo de estradas e fundaes. A figura 1.34 mostra a relao entre os limites de Atterberg e mudanas no volume do solo associadas ao aumento do contedo de gua. As esmectitas, geralmente possuem elevados limites de liquidez e de plasticidade, especialmente se saturadas com sdio. Caulinita e outras argilas no expansivas tm baixos valores de limite de liquidez. Coeficiente de extensibilidade linear - A expansibilidade de um solo podem ser quantificada atravs do coeficiente de extensibilidade linear (COLE). Suponha que uma amostra de solo umedecida at seu limite de plasticidade e moldada na forma de uma barra com dimenso LM. Se a barra de solo seca ao ar, ela se contrair at a dimenso LD. O COLE a percentagem de reduo de comprimento da barra de solo aps a contrao: COLE = LM-LD x 100 LM A Figura 1.44 indica como as mudanas de volume utilizadas para o clculo do COLE esto relacionadas com os limites de Atterberg.

55

FIGURA 1.44 Uma descrio usual dos limites de Atterberg, que evidencia as principais mudanas no comportamento de solos coesivos com a variao do contedo de gua (esquerda para direita). medida que gua acrescenta a um certo volume de solo seco, primeiramente o ar ser deslocado; quando mais gua adicionada o volume total do solo aumentar (se o solo possuir propriedades expansivas). Quando o limite de contrao (LC) atingido, o solo torna-se um semi-slido frivel. Com adio de mais gua, o limite de plasticidade (LP) alcanado, tornando o solo plstico e moldvel. Ele permanece plstico at que o limite de liquidez (LL) seja atingido, a partir do qual o solo se comportar como um lquido viscoso. A mudana de volume para o clculo do coeficiente de extensibilidade (COLE) mostrada esquerda.

Sistema Unificado de Classificao Para Materiais de Solo


Tem sido estabelecido um sistema de classificao de materiais de solo em ordem a estabelecer o comportamento de diferentes solos. Para cada tipo de solo fornecida uma designao de duas letras embasadas em primeiro lugar na textura, limites de Atterberg, e contedo de matria orgnica (Figura 1.45). O sistema primeiro agrupa os solos em solos de gros-arenosos (mas de 50% retido numa peneira de 0.075) mm e solos de gros-finos (mas de 50% passa numa peneira de 0.075) Os materiais arenosos so divididos de acordo ao tamanho dos gros (grava e areia), quantidade de material fino presente e uniformidade do tamanho dos gros. Os solos de gros-finos so divididos em materiais siltosos, argilosos e orgnicos. Essas classes por sua vez so divididas de acordo ao limite liquido (acima ou embaixo de 50) e seu ndice de plasticidade. A classificao de materiais ajuda aos engenheiros a predisser resistncia, expansibilidade, compresibilidade, e outras propriedades que so necessrias no desenho em engenharia.

56

FIGURA 1.45. O Sistema Unificado de Classificao. Note que esse sistema utilizado para classificar materiais do solo, no corpos naturais do solo. As das letras da designao (SW, MH, etc) auxiliam engenheiros na predio do comportamento dos materiais do solo quando utilizados com propsitos de construo. A primeira letra uma das seguintes: G = gravel (cascalho), S = sand (areia), M = silts (silte), C = clays (argila), e OM = organich-rich materials (material rico em compostos orgnicos). A segunda letra indica se a areia ou o cascalho so bem separados (W) ou fracamente separados (P), e se o silte, argila e o material orgnico possuem alto (H) ou baixo ndice de plasticidade (L). Entre os materiais mais finos (finegrained soils), os que se localizam mais ao topo da tabela so mais recomendados para fundaes e base para estradas.

1.11 CONCLUSO
As propriedades fsicas exercem uma marcada influncia no comportamento do solo relacionado com o crescimento das plantas, hidrologia, manejo do ambiente e usos na engenharia. A natureza e propriedades das partculas individuais, seu tamanho e distribuio, e seu arranjo nos solos determina o volume do espao poroso influenciando assim as relaes gua e ar. As propriedades individuais das partculas e sua distribuio (textura) esto sujeitas a pouco controle por parte do homem no campo. Porem, possvel exercer algum controle sobre o arranjo destas partculas em agregados (estrutura do solo) e na estabilidade dos agregados. As lavouras e o trfego devero ser

57

convenientemente controlados para evitar danos nos solos das lavouras, especialmente quando o solo esta mais mido. Geralmente a natureza toma cuidado da estrutura do solo e o homem pode apreender muito sobre o manejo do solo estudando sistemas naturais. O crescimento vigoroso e diverso das plantas gera um retorno de resduos orgnicos e minimiza a perturbao, simulando o que acontece em sistemas naturais. A apropriada seleo de espcies de plantas , rotao de culturas, e manejo de fatores fsicos, qumicos e biolgicos podem ajudar a garantir a manuteno da qualidade fsica do solo. Em anos recentes, esses objetivos de manejo tm sido aplicados com sistemas de cultivo conservacionistas que minimizam a manipulao do solo decrescendo a eroso e a enxurrada superficial. O tamanho das partculas, o contedo de umidade, e a plasticidade da frao coloidal determinam a estabilidade do solo em resposta a foras de carga como trfego, lavouras ou construes. As propriedades fsicas apresentadas neste capitulo influenciam grandemente outras propriedades e usos como os discutidos anteriormente.

58

2
GUA NO SOLO: CARACTERSTICAS E COMPORTAMENTO

A gua um componente essencial para todos os seres vivos. Embora seja uma das mais simples substncias qumicas da natureza, possui propriedades nicas que promovem uma ampla variedade de processos fsicos, qumicos e biolgicos. Estes processos influenciam consideravelmente quase todos os aspectos do desenvolvimento e comportamento do solo, desde o intemperismo dos minerais decomposio da matria orgnica e, do crescimento das plantas contaminao do lenol fretico. A gua familiar a todos ns. Ns bebemos, lavamos, nadamos e irrigamos nossas culturas com ela. Mas a gua que bebemos completamente diferente da gua no solo. No solo, a gua est intimamente associada com partculas slidas, particularmente quelas de tamanho coloidal. A interao entre gua e slidos do solo altera o comportamento de ambos. A gua promove a expanso e contrao das partculas do solo, a aderncia e a formao estrutural dos agregados. A gua participa de inmeras reaes qumicas que liberam ou retm nutrientes, criam acidez ou intemperizam minerais de modo que seus elementos constituintes eventualmente contribuem para a salinidade dos oceanos. A atrao s superfcies slidas restringe o movimento livre das molculas de gua, proporcionando um comportamento menos lquido e mais slido. No solo, a gua pode movimentar-se tanto ascendentemente como descendentemente. As plantas podem murchar e morrer em um solo cujo perfil contenha um milho de quilos de gua por hectare. Uma camada de areia e cascalho no perfil do solo pode inibir a drenagem, tornando os horizontes superficiais saturados durante grande parte do ano. Estes e outros fenmenos da gua no solo parecem contradizer nossos conhecimentos sobre o comportamento da gua. As interaes solo - gua influenciam muitas funes ecolgicas e prticas de manejo do solo. Estas interaes determinam quanto da gua da chuva infiltra atravs do solo ou escorre sobre sua superfcie. O controle desses processos determina o movimento de substncias qumicas para os lenis subterrneos e de substncias qumicas e partculas erodidas para rios e lagos. As interaes afetam a taxa de gua perdida atravs da lixiviao e evapotranspirao, o balano entre ar e gua nos poros do solo, a taxa de variao na temperatura do solo, a taxa e o tipo de metabolismo dos organismos do solo e a capacidade do solo em armazenar e disponibilizar gua para as plantas. Os princpios apresentados neste captulo so fundamentais para um conhecimento do funcionamento do sistema solo.

2.1. Estrutura e Propriedades da gua


A habilidade da gua em influenciar diversos processos do solo determinada principalmente pela sua estrutura molecular. Esta estrutura tambm responsvel pelo fato de que a gua um lquido, e no um gs em temperaturas encontradas na Terra. A gua , com exceo do mercrio, a nica substncia inorgnica (sem carbono) lquida encontrada na Terra. A gua um composto simples, suas molculas individuais contm um tomo de oxignio e dois tomos de hidrognio muito menores. Os elementos so ligados covalentemente, cada tomo de hidrognio compartilhando seu nico eltron com o oxignio. Polaridade O arranjo dos trs tomos na molcula de gua no simtrico. Ao invs dos tomos estarem arranjados linearmente (H-O-H), os tomos de hidrognio so ligados ao oxignio em um arranjamento em

59

forma de V com um ngulo de apenas 105. Como mostrado na Figura 2.1, isto resulta em uma molcula assimtrica com os pares de eltrons compartilhados passando mais tempo prximos ao oxignio do que ao hidrognio. Consequentemente, a molcula da gua exibe polaridade, isto , as cargas no so igualmente distribudas. Pelo contrrio, o lado no qual os tomos de hidrognio esto localizados tende a ser eletropositivo e o lado oposto eletronegativo. O fato de que a gua constituda de molculas polares responsvel por muitas propriedades que fazem com que ela desempenhe funes nicas no ambiente do solo. A polaridade ajuda a explicar como molculas de gua interagem entre si. Cada molcula de gua no atua independentemente, mas est ligada a outras duas molculas vizinhas. O hidrognio (positivo) na extremidade de uma molcula atrai o oxignio (negativo) de outra, resultando em um agrupamento em cadeia (polmero). Devido a unio de suas molculas, a gua tem um ponto de ebulio alto, quando comparado a outros lquidos de baixo peso molecular (por exemplo, lcool metlico). A polaridade tambm explica porque molculas de gua so atradas por ons carregados eletrostaticamente e superfcies coloidais. Ctions tais como H+, Na+, K+ e Ca2+ tornam-se hidratados devido a sua atrao pelo oxignio (negativo) na extremidade da molcula de gua. Do mesmo modo, superfcies de argila carregadas negativamente atraem a gua, atravs do hidrognio (positivo) na extremidade da molcula. A polaridade tambm promove a dissoluo de sais na gua, pelo fato de que os componentes inicos tm maior atrao pelas molculas de gua do que entre si. Quando molculas de gua so atradas por ons carregados eletrostaticamente ou pelas superfcies das partculas de argila, elas se tornam mais prximas do que na gua pura. Neste estado de arranjamento seu movimento livre restrito e seu estado de energia menor do que na gua pura. Assim, quando ons ou partculas de argila tornam-se hidratados, energia deve ser liberada. Esta liberao de energia evidenciada como o calor de soluo, quando ons so hidratados, ou como calor de umedecimento, quando as partculas de argila so umedecidas. Este ltimo fenmeno pode ser demonstrado colocando-se um pouco de argila seca na palma da mo e adicionando algumas gotas de gua, um pequeno aumento na temperatura pode ser sentido.

Pontes de Hidrognio
Atravs das pontes de hidrognio, um tomo de hidrognio pode ser compartilhado entre dois tomos eletronegativos tais como O e N, formando uma ligao de relativamente baixa energia. Devido sua alta eletronegatividade, um tomo de oxignio em uma molcula de gua exerce atrao pelo tomo de hidrognio na molcula vizinha. Este tipo de ligao responsvel pela polimerizao da gua. As pontes de hidrognio tambm so responsveis pelos altos, ponto de ebulio, calor especfico e viscosidade da gua, em comparao com as mesmas propriedades de outros compostos hidrogenados, tais como H2S, que possui alto peso molecular mas no apresenta pontes de hidrognio. Estas pontes tambm so responsveis pela rigidez estrutural de alguns cristais de argila e pela estrutura de alguns compostos orgnicos, tais como protenas. Coeso versus adeso As pontes de hidrognio determinam as duas foras bsicas responsveis pela reteno e movimento da gua no solo: a atrao entre molculas de gua (coeso) e atrao das molculas de gua pelas superfcies slidas (adeso). Pela adeso (tambm chamada adsoro), algumas molculas de gua so firmemente retidas nas superfcies das partculas slidas do solo. Por sua vez, estas molculas de gua retidas por adeso retm por coeso outras molculas de gua mais distantes das superfcies slidas (Figura 2.2). Juntas, as foras de adeso e coeso tornam possvel que as partculas slidas do solo retenham gua, controlando seu movimento e uso. A adeso e coeso tambm tornam possvel a plasticidade das argilas.

60

FIGURA 2.1 Representao bidimensional de uma molcula de gua mostrando um grande tomo de oxignio e dois tomos de hidrognio muito menores. O ngulo H-O-H de 105 resulta em um arranjo assimtrico. Um lado da molcula de gua (com dois hidrognios) eletropositivo e o outro eletronegativo. Isto explica a polaridade da gua.

Tenso superficial Outra importante propriedade da gua, que influencia seu comportamento nos solos a tenso superficial. Esta propriedade normalmente evidenciada nas interfaces lquido - ar e resulta da maior atrao das molculas de gua umas pelas outras (coeso) do que pelo ar (Figura 2.3). A tenso superficial uma fora que atua na superfcie, em direo ao lquido, que faz com que a gua se comporte como se sua superfcie fosse coberta com uma membrana elstica, o que pode ser facilmente constatado observando-se insetos caminhando sobre a gua em um lago (Figura 2.4). Devido a atrao relativamente alta entre molculas, a gua apresenta uma alta tenso superficial (72,8 N/mm a 20C) quando comparada com a maioria dos outros lquidos (por exemplo, lcool etlico, 22,4 N/mm). Como veremos, a tenso superficial um fator importante no fenmeno da capilaridade, o qual determina como a gua se move e retida no solo.

2.2 Fundamentos da Capilaridade e gua no Solo


O movimento ascendente da gua num tubo capilar representa o fenmeno da capilaridade. Duas foras so responsveis pela capilaridade: (1) atrao da gua por superfcies slidas (adeso ou adsoro) e (2) tenso superficial da gua, que em grande parte devida atrao entre as molculas de gua (coeso).

61

FIGURA 2.2 As foras de coeso (entre molculas de gua) e adeso (entre gua e superfcies slidas) em um sistema solo - gua. Essas foras so, em grande parte, resultado das pontes de hidrognio representadas pelas linhas pontilhadas. A fora de adeso ou adsoro diminui rapidamente com a distncia da superfcie slida. A coeso entre molculas de gua resulta na formao de agrupamentos temporrios que esto constantemente mudando de tamanho e forma, a medida que molculas individuais de gua so liberadas ou se unem outras. A coeso entre molculas de gua tambm faz com que a fase slida restrinja indiretamente a liberdade do movimento da gua at determinada distncia, alm da interface slido - lquido.

FIGURA 2.3 Foras comparativas atuando nas molculas de gua na superfcie e abaixo dela. As foras que atuam abaixo da superfcie so iguais em todas as direes, pelo fato de que cada molcula de gua igualmente atrada por todas molculas vizinhas. Entretanto, na superfcie a atrao do ar pelas molculas de gua muito menor do que das molculas de gua entre si. Consequentemente, h uma fora descendente nas molculas superficiais que resulta em um efeito semelhante um filme comprimido ou membrana contrtil. Este fenmeno chamado tenso superficial.

62

Mecanismo da Capilaridade A capilaridade pode ser demonstrada colocando-se a extremidade de um tubo fino de vidro, limpo, na gua. A gua subir no tubo; quanto menor o dimetro do tubo maior a altura de ascenso. As molculas de gua so atradas pelas paredes do tubo (adeso) e comeam a se espalhar ao longo da superfcie de vidro em resposta a esta atrao. Ao mesmo tempo, as foras coesivas mantm as molculas de gua unidas e criam uma tenso superficial, causando uma curvatura da superfcie (menisco), na interface entre gua e ar (Figura 2.5c). A menor presso sob o menisco (P2) permite que a maior presso (P1) sobre a gua livre empurre a gua atravs do tubo. O processo continua at que a gua no tubo tenha se erguido o suficiente para que seu peso equilibre a diferena de presso atravs do menisco (para maiores detalhes veja o Quadro 2.1). A altura de ascenso em um tubo capilar inversamente proporcional ao raio r do tubo. A ascenso capilar tambm inversamente proporcional a densidade do lquido e, diretamente proporcional tenso superficial do lquido e ao grau de atrao adesiva superfcie slida. Se considerarmos o lquido como sendo gua, a 20C, podemos usar uma equao simples para calcular a altura de ascenso capilar h: h = 0,15 r Onde h e r so expressos em centmetros. Esta equao evidencia que quanto menor o dimetro do tubo, maior a fora capilar, e maior a ascenso da gua no tubo (Figura 2.6a).

FIGURA 2.4 Diariamente podem ser constadas evidncias da tenso superficial da gua (acima) como insetos deslocandose sobre a gua, e foras de coeso e adeso (abaixo) como uma gota de gua mantida entre os dedos (cortesia de R. Weil).

63

Ascenso capilar no solo Foras capilares so atuantes em todos os solos midos. Entretanto, a taxa de movimento e a ascenso so menores do que se espera, considerando apenas o dimetro dos poros do solo. Uma razo que os poros do solo no so uniformes como tubos de vidro. Alm disso, alguns poros contm ar aprisionado diminuindo ou impedindo o movimento capilar da gua (Figura 2.6b). O movimento ascendente devido capilaridade no solo ilustrado na Figura 2.6c. Normalmente, a ascenso resultante da capilaridade maior em solos com textura fina, mas a taxa de fluxo pode ser muito baixa, devido fora de atrito nos pequenos poros. Os poros maiores encontrados em solos arenosos apresentam pouca resistncia por atrito ao rpido movimento capilar da gua. Entretanto, como pode ser observado na discusso sobre a equao da capilaridade, o maior raio dos poros entre partculas de areia resulta numa pequena ascenso capilar1.

FIGURA 2.5. A interao da gua com uma superfcie hidroflica (a,c) ou hidrofbica (b,d) resulta em um ngulo de contato caracterstico (). Se a superfcie slida constitui-se de um tubo, forma-se uma interface gua - ar curva, denominada menisco, devido s foras de adeso e coeso. Nesta interface, a presso no lado convexo da curvatura menor que no lado cncavo. (c) A ascenso capilar ocorre em um tubo hidroflico fino (vidro) porque a presso abaixo do menisco (P2) menor que a presso na gua livre. (d) A depresso capilar ocorre se o tubo hidrofbico, e o menisco invertido. A capilaridade tradicionalmente ilustrada como um fenmeno ascendente. Mas o movimento se d em qualquer direo, devido ao fato de que a atrao entre os poros do solo e gua, eficiente em formar meniscos tanto em poros no sentido horizontal como vertical (Figura 2.7). A importncia da capilaridade no
1

Por exemplo, se a ascenso por capilaridade de 37 cm sobre o lenol fretico em solo arenoso (como mostrado no exemplo da Figura 2.6c), ento pode-se estimar (ajustando-se a equao da capilaridade para r = 0,15/h) que o raio equivalente dos poros deve ser de 0,004 cm (0,15/37 = 0,004).

64

controle do movimento da gua em poros pequenos, se tornar evidente quando abordarmos os conceitos de energia da gua no solo.

2.3 Conceitos da Energia da gua no Solo


A reteno e o movimento da gua no solo, sua absoro e translocao nas plantas, e sua perda para a atmosfera so fenmenos relacionados energia. Diferentes tipos de energia esto envolvidos, incluindo energia potencial e cintica. A energia cintica certamente um fator importante no movimento da gua em um rio, mas o movimento da gua nos solos to lento que o componente da energia cintica pode ser desprezado. A energia potencial a mais importante na determinao do estado e movimento da gua no solo. Por questo de simplicidade, usaremos neste texto o termo energia em referncia energia potencial. Ao considerarmos a energia, devemos ter em mente que todas as substncias, incluindo a gua, tendem se mover ou mudar de um estado de maior energia para um de menor. Portanto, se conhecermos os nveis de energia em diferentes pontos no solo, pode-se prever a direo do movimento. So as diferenas nos nveis de energia entre locais vizinhos que influenciam o movimento da gua. Foras que afetam a energia potencial A discusso sobre estrutura e propriedades da gua nas sees anteriores, sugere trs importantes foras afetando o nvel de energia da gua no solo. Em primeiro lugar a adeso ou a atrao da gua pelos slidos do solo (matriz), promovem uma fora mtrica (responsvel pela adsoro e capilaridade) que reduz consideravelmente o estado de energia da gua prximo s superfcies das partculas. Em segundo lugar, a atrao da gua aos ons e outros solutos, resulta em foras osmticas, que tendem a reduzir o estado de energia da gua na soluo do solo. O movimento osmtico da gua pura atravs de uma membrana semipermevel em direo a uma soluo (osmose) uma evidncia do menor estado de energia da gua na soluo. A terceira principal fora que atua sobre a gua no solo a gravidade, que sempre puxa a gua para baixo. O nvel de energia da gua no solo a uma dada elevao no perfil maior do que da gua a um nvel inferior. Essa diferena de energia faz com que a gua flua descendentemente. Potencial da gua no solo A diferena entre os nveis de energia de um local ou condio (por exemplo, solo mido) para outro (por exemplo, solo seco) determina a direo e a taxa de movimento da gua no solo e nas plantas. Em solo mido, a maior parte da gua retida nos poros maiores ou como filmes espessos de gua envolvendo as partculas. Assim, a maioria das molculas de gua em um solo mido no esto muito prximas da superfcie das partculas e, desse modo, no so fortemente retidas pelos slidos do solo (matriz). Nessa condio, as molculas de gua possuem uma considervel liberdade de movimento, ento seu nvel de energia prximo ao da gua pura. Por outro lado, em um solo seco, a gua remanescente localizada nos poros menores e em finos filmes de gua, sendo fortemente retida pelos slidos do solo. Assim as molculas de gua em um solo seco possuem pouca liberdade de movimento, e o seu nvel de energia muito menor que o da gua em solos midos. Se amostras de solo mido e seco so colocadas em contato, a gua se movimentar do solo mido (maior estado de energia) para o solo seco (menor estado de energia). A determinao do nvel absoluto de energia da gua no solo uma tarefa difcil e muitas vezes, impossvel. Felizmente, no necessrio conhecer o nvel absoluto de energia da gua para predizer como ser seu movimento no solo e no ambiente. O conhecimento dos valores relativos de energia da gua no solo suficiente. Normalmente, o estado de energia da gua num determinado local do perfil comparado ao da gua pura a presso e temperatura constantes, sem a influncia do solo e localizada em uma altura de referncia. A diferena entre os nveis de energia da gua pura no estado de referncia e a gua no solo chamada potencial da gua no solo (Figura 2.8), o termo potencial, do mesmo modo que o termo presso, implica em uma diferena no estado de energia. Se todos os valores do potencial da gua considerados tm um ponto de referncia comum, (o estado de energia da gua pura), as diferenas no potencial da gua entre duas amostras de solo refletem a diferena em seus nveis absolutos de energia. Isso significa que a gua se mover de uma zona do solo possuindo um alto potencial para outra que tenha menor potencial. Este fato deve ser considerado sempre que se abordar o comportamento da gua do solo.

65

QUADRO 2.1 - O MECANISMO DA CAPILARIDADE


A ao da capilaridade devida s foras combinadas de adeso e coeso, como verificado quando uma gota de gua colocada sobre uma superfcie slida. Substncias slidas que possuem uma superfcie eletronegativa (devida por exemplo, aos tomos de oxignio nos tetraedros de silcio, presentes no quartzo ou vidro) atraem fortemente a extremidade eletropositiva do hidrognio H na molcula de gua. Essas substncias so chamadas hidroflicas (afinidade pela gua), pois a atrao das molculas de gua pelas superfcies slidas (adeso) maior que a atrao entre as molculas de gua (coeso), a adeso far com que uma gota de gua colocada sobre uma superfcie slida hidroflica, como vidro limpo, se espalhe ao longo desta superfcie formando assim um ngulo agudo (< 90) entre a interface gua-ar e superfcie slida (Figura 2.5a). Esse ngulo de contato especfico para interaes entre diferentes substncias lquidas e slidas (exemplo: gua e vidro). Quanto maior a atrao das molculas de gua pela superfcie slida, mais prximo de zero ser o ngulo de contato. Por outro lado, molculas de gua colocadas sobre uma superfcie hidrofbica (que repele a gua) adquirem forma esfrica. O ngulo de contato resultante obtuso (> 90), indicando que a adeso no to forte quanto a coeso (Figura 2.5b). Se ao invs de uma superfcie plana e uma gota dgua, considerarmos um tubo de dimetro reduzido, de vidro limpo, colocado sobre a gua, a adeso far com que a gua se espalhe sobre a superfcie, formando o mesmo ngulo de contato com o vidro, como observado no caso da gota dgua. Ao mesmo tempo, a coeso entre as molculas de gua cria uma tenso superficial, que faz com que uma superfcie curva (chamada menisco), se forme na interface entre gua e ar no interior do tubo (Figura 2.5c). Se o ngulo de contato prximo a zero, a curvatura do menisco ser semelhante a um semi crculo. A interface curva entre a gua e ar faz com que a presso seja menor no lado convexo (P2, Figura 2.5c) do que no lado cncavo do menisco. A presso atmosfrica (P1) atua sobre o menisco e a superfcie livre da gua no recipiente. Pelo fato da presso no menisco P2 ser menor que a presso na superfcie livre da gua, a gua empurrada no interior do tubo capilar. A ascenso da gua no tubo se dar at que o menisco alcance uma altura h, no qual o peso da gua no tubo equilibra a diferena de presso P2-P1. Nesta condio, as foras empurrando a gua no tubo estaro em equilibro com as foras puxando-a para baixo. As foras ascendentes so determinadas pelo produto da tenso superficial (T), o comprimento da superfcie de contato entre o tubo e o menisco (circunferncia do tubo = 2r) e o componente ascendente dessa fora (cos ). As foras descendentes so determinadas pelo produto da densidade da gua (d), o volume da gua acima da superfcie livre (hr2) e a acelerao da gravidade g. Deste modo, quando a ascenso capilar cessa, temos a seguinte igualdade: Foras ascendentes = Foras descendentes T x 2r x cos = d x h x r2 g Note que se o raio do tubo tivesse metade do dimetro (0,5r), a fora de ascenso seria reduzida metade, mas as foras descendentes seriam 0,25 vezes maiores (0,5r)2= 0,5r * 0,5r = 0,25r) assim, a ascenso seria o dobro. Esta a razo pela qual a ascenso capilar maior em tubos de menor dimetro. A equao de equilbrio entre as foras ascendentes e descendentes pode ser matematicamente rearranjadas isolando-se a altura de ascenso capilar: h = 2 T cos / rdg A maior parte das interaes entre gua e slidos no solo do tipo hidroflica como mostrado na Figura 2.5a e c. A atrao entre gua e superfcie das partculas do solo normalmente to forte, que o ngulo de contato muito prximo a zero, fazendo com que o coseno seja aproximadamente igual a 1. O cos pode ento ser ignorado sob tais circunstncias. Os outros trs fatores que afetam a ascenso capilar (T, d e g) so constantes a uma dada temperatura e podem ser combinados em uma nica constante. Assim, a equao simplificada da capilaridade, pode ser escrita da seguinte forma: h (cm) = 0,15 (cm2) / r (cm)

Como esperado, a ascenso capilar s ocorrer se o tubo for feito de material hidroflico. Se um tubo hidrofbico (por exemplo um tubo encerado) colocado dentro de um recipiente com gua, o menisco ser convexo, ao invs de cncavo, e deste modo ocorrer a depresso capilar (Figura 2.5d). Esta situao ocorre em certas camadas de solo que repelem a gua.

66

FIGURA 2.6 Movimento capilar ascendente da gua atravs de tubos de diferentes dimetros e solos com diferentes tamanhos de poros. a) A equao da capilaridade pode ser esquematizada para mostrar que a altura de ascenso (h) duplica quando o raio do tubo reduzido metade. A mesma relao pode ser demonstrada utilizando tubos de vidro de diferentes dimetros. b) O mesmo princpio relaciona o tamanho dos poros no solo e a ascenso capilar, mas a ascenso da gua no solo irregular, devido a tortuosidade e variabilidade em tamanho dos poros (e tambm devido ao ar aprisionado nos poros). c) Quanto mais fina a textura do solo, menor o dimetro mdio de poros e, assim, maior a ascenso capilar acima do lenol fretico. Entretanto, devido a maior intensidade das foras de atrito nos poros menores, a ascenso capilar menor nos solos de textura fina do que nos solos arenosos. O potencial da gua no solo devido diversas foras, cada uma delas um componente do potencial total da gua no solo t. Estes componentes so originados das diferenas nos nveis de energia resultantes das foras gravitacional, mtrica, presso e osmtica, e so chamados de potencial gravitacional g, potencial mtrico m, potencial de presso e potencial osmtico o, respectivamente. Todos esses componentes agem simultaneamente influenciando o comportamento da gua no solo. A relao geral entre o potencial da gua no solo e os nveis de potenciais mostrados na Figura 2.8 pode ser expressa como: t= g + m + o +. Onde as reticncias (...) indicam a possvel contribuio de outros potenciais no ainda mencionados.

67

FIGURA 2.7 Como mostra a imagem esquerda, a gua move-se ascendentemente no sulco de irrigao por capilaridade. A foto direita ilustra o movimento horizontal da gua em ambos os lados do sulco de irrigao. Potencial gravitacional A fora gravitacional atua na gua do solo do mesmo modo que em qualquer outro corpo, sendo a atrao gravitacional em direo ao centro da Terra. O potencial gravitacional g da gua do solo pode ser expresso matematicamente como: g = gh Onde g a acelerao da gravidade e h a altura da ascenso da gua no solo acima do nvel de referncia. O nvel de referncia normalmente escolhido dentro do perfil ou no seu limite inferior, para assegurar que o potencial gravitacional da gua no solo, acima do ponto de referncia, seja sempre positivo. Aps chuvas pesadas ou irrigao, a gravidade desempenha um papel importante na remoo do excesso de gua dos horizontes superficiais e no reabastecimento do lenol fretico abaixo do perfil de solo. Potencial de Presso e Mtrico Este componente considera os efeitos de todos os fatores com exceo da gravidade e concentrao da soluo. Incluindo (1) a presso hidrosttica positiva, ocasionada pelo peso da gua em solos saturados e aqferos e (2) a presso negativa causada pelas foras de atrao entre a gua e os slidos do solo ou a matriz do solo2. A presso hidrosttica responsvel pelo que chamado de potencial de presso (p), um componente que s considerado em reas saturadas. Qualquer pessoa que tenha mergulhado at o fundo de uma piscina pode sentir a ao da presso hidrosttica nos ouvidos. A atrao da gua pelas superfcies slidas responsvel pelo que chamado de potencial mtrico (m), o qual sempre negativo, pois a gua atrada matriz do solo tem estado de energia menor que o da gua pura. Estas presses negativas so algumas vezes chamadas de suco ou tenso. O potencial mtrico ocorre em condies no saturadas, acima do lenol fretico, enquanto o potencial de presso se aplica a condies saturadas ou abaixo do lenol fretico (Figura 2.10).

Alm das foras mtricas e hidrostticas em algumas situaes o peso da sobrecarga e a presso do ar tambm contribuem para o potencial total da gua no solo.

68

FIGURA 2.8 Relao entre energia potencial da gua pura em um estado de referncia padro (presso, temperatura e elevao) e da gua no solo. Se a soluo no solo contm sais e outros solutos, a atrao mtua entre as molculas de gua e estas substncias qumicas reduz a energia potencial da gua, o grau de reduo chamado de potencial osmtico. Do mesmo modo, a atrao mtua entre os slidos do solo e as molculas de gua no solo tambm reduz a energia potencial da gua. Neste caso, a reduo chamada potencial mtrico. Como estas interaes reduzem o nvel de energia da gua com relao ao da gua pura, as mudanas no nvel de energia (potencial osmtico e mtrico) so considerados em valores negativos. Por outro lado, mudanas no estado de energia devidas ao da gravidade (potencial gravitacional) so sempre positivas. Isto ocorre porque o nvel de referncia da gua pura propositadamente estabelecido em um local no perfil do solo abaixo do ponto considerado. Uma raiz de planta ao absorver gua do solo mido deve superar as trs foras simultaneamente.

FIGURA 2.9 Se considerarmos o potencial mtrico, osmtico ou gravitacional (como na figura) a gua sempre se movimenta para onde o estado energtico menor. Neste caso a energia perdida pela gua usada para movimentar uma roda para moer farinha (Foto cortesia de R. Weil).

69

Enquanto cada uma destas presses significante em situaes especficas de campo, o potencial mtrico importante em todos as condies de solos no saturados pois neste caso as interaes entre os slidos do solo e gua esto sempre presentes. O movimento da gua no solo, a disponibilidade de gua s plantas, e as solues para muitos problemas em engenharia civil so em grande parte determinados atravs do potencial mtrico. Consequentemente, o potencial mtrico receber especial ateno neste texto, juntamente com os potenciais gravitacional e osmtico. O potencial mtrico (m), que resultado do fenmeno de adeso (ou adsoro) e da capilaridade, influencia a reteno e/ou movimento de gua no solo. Diferenas de m entre duas zonas adjacentes de um solo estimulam o movimento da gua de zonas mais midas (alta estado de energia) para as zonas mais secas (baixa estado energia) ou de poros maiores para menores. Apesar deste movimento ser lento, ele extremamente importante, especialmente no suprimento de gua para as razes das plantas. Potencial Osmtico O potencial osmtico atribudo presena de solutos na soluo de solo. Os solutos podem ser sais inorgnicos ou componentes orgnicos. Sua presena reduz a energia potencial de gua, principalmente por reduzirem a liberdade de movimento das molculas de gua que se agrupam em torno de cada on soluto ou molcula. Quanto maior a concentrao de solutos, menor o potencial osmtico. Como sempre, a gua tender a se mover de onde seu nvel de energia for menor, neste caso a zona com maior concentrao de solutos.

FIGURA 2.10 O potencial mtrico tambm um potencial de presso. O potencial mtrico sempre negativo e o potencial de presso sempre positivo. Quando gua se encontra em solos no saturados acima do lenol fretico (parte superior da zona saturada) est sujeita influncia do potencial mtrico. A gua abaixo do lenol fretico em solo saturado est sujeita ao potencial de presso. No exemplo mostrado, o potencial mtrico decresce linearmente com a elevao acima do lenol fretico, significando que a ascenso da gua por atrao capilar a partir do lenol fretico a nica fonte de gua neste perfil. Chuva ou irrigao (linha pontilhada) alterariam ou curvariam a linha reta, mas no mudariam a relao fundamental descrita. Entretanto, a gua se mover em resposta diferenas de potencial osmtico (osmose) somente na existncia de uma membrana semi permevel entre as zonas de alto e baixo potencial osmtico, permitindo o fluxo da gua, mas impedindo o movimento do soluto. Na ausncia de membranas, ao invs da gua, o soluto geralmente se move para equilibrar a concentrao.

70

Pelo fato das zonas do solo no serem separadas por membranas, o potencial osmtico (o) tem pouco efeito sobre o movimento em massa da gua no solo. Seu principal efeito se d sobre a absoro de gua pelas clulas das razes das plantas, que esto isoladas da soluo do solo pelas suas membranas celulares semi-permeveis. Em solos com alta concentrao de sais solveis, o o pode ser mais baixo (ter um alto valor negativo) na soluo de solo do que nas razes das plantas. Isto leva a restries na absoro de gua pelas plantas. Em solos muito salinos, o potencial osmtico da gua no solo pode ser to baixo que causar o colapso (plasmlise) das clulas em plntulas jovens, a medida que a gua sai das clulas em direo a uma zona de menor potencial osmtico, no solo. O movimento aleatrio das molculas de gua faz com que algumas delas escapem de um volume de gua, entrem na atmosfera, e se tornem vapor dgua. Como a presena de solutos restringe o movimento das molculas, algumas delas escapam com o aumento da concentrao de solutos. Deste modo, a presso de vapor da gua menor no ar sobre gua salina do que no ar sobre gua pura. Por afetar a presso de vapor da gua, o potencial osmtico afeta o movimento de vapor dgua nos solos. O processo de osmose e a relao entre os componentes mtrico e osmtico do potencial total de gua no solo, so mostrados na Figura 2.11.

FIGURA 2.11 Relaes entre os potenciais: osmtico, mtrico, e a combinao de ambos. Assumindo um recipiente com solo separado da gua pura por uma membrana permevel apenas gua (veja o detalhe mostrando a osmose atravs da membrana) (esquerda). A gua pura conectada a uma vasilha de mercrio atravs de um tubo. A gua se mover para o solo em resposta s foras mtricas que a atraem aos slidos do solo e as foras osmticas que atraem a gua aos solutos. No equilbrio, a altura da coluna de mercrio acima do nvel da vasilha A a medida dos potenciais da gua no solo (mtrico mais osmtico). Assumindo um segundo recipiente colocado entre a gua pura e o solo, separado do solo por uma fina tela permevel a solutos e gua (direita). Os ons se movero para o solo deste segundo recipiente at a que concentrao de solutos na gua e no solo tenha se equilibrado. Ento a diferena entre as energias potenciais da soluo e da gua pura fornece uma medida do potencial osmtico. O potencial mtrico, como medido pela coluna de mercrio acima da vasilha B, seria ento a diferena entre os componentes do potencial de gua no solo, combinados, e o potencial osmtico. O potencial gravitacional (no mostrado) o mesmo para todos os recipientes e no afeta o movimento de gua por este ser na direo horizontal. [Modificado de Richards (1965)]

71

Unidades dos nveis de Energia Diversas unidades podem ser usadas para expressar as diferenas nos nveis de energia da gua no solo. Uma delas a altura de uma coluna de gua (normalmente em centmetros). J abordamos esta forma de expresso desde que, o termo h da equao da capilaridade indica o potencial mtrico da gua em um poro capilar. Uma segunda unidade a presso atmosfrica padro ao nvel do mar, que igual a 760 mm Hg ou 1020 cm de gua. A unidade chamada bar aproximada a presso atmosfrica padro. A energia pode ser expressa por unidade de massa (joules kg-1) ou por unidade de volume (newton m-2). No sistema internacional de unidades (SI), 1 Pascal (Pa) eqivale a 1 Newton (N) agindo sobre uma rea de 1 m2. Neste texto ser adotada a unidade Pa ou quilopascal (kPa) para expressar o potencial da gua no solo. Como em outras publicaes podem ser adotadas outras unidades, a Tabela 2.1 mostra as transformaes para outras unidades comumente utilizadas, que expressam o potencial da gua no solo.

2.4 Contedo de Umidade e Potencial da gua no Solo


A discusso prvia sugere uma relao inversa entre o contedo de gua no solo e a energia com que a gua retida no solo. A gua flui mais facilmente de um solo mido para outro com menor umidade. Muitos fatores afetam a relao entre o potencial da gua no solo () e o contedo de umidade (). Umidade do Solo versus Potencial Mtrico A relao entre o potencial da gua no solo () e contedo de gua () de trs solos com diferentes texturas mostrada na Figura 2.12. Tais curvas so tambm conhecidas como curva caracterstica de reteno de gua no solo ou simplesmente curva caracterstica. A forma suavizada das curvas indica uma mudana gradual no potencial da gua no solo, com o aumento do contedo de gua e vice-versa. O solo argiloso retm muito mais gua, a um determinado potencial, do que o solo franco ou o arenoso. Deste modo, a um dado contedo de gua, ela retida mais fortemente no solo argiloso do que nos outros dois, (note que o potencial da gua no solo plotado em escala logartmica). A quantidade de argila no solo determina a proporo de microporos. Como veremos, quase metade da gua retida por solos argilosos, est firmemente retida nos microporos e no est disponvel para as plantas. A textura do solo exerce uma influncia significativa sobre a reteno de umidade no solo. A estrutura do solo tambm influencia a relao entre o contedo de gua e energia. Um solo bem estruturado possui maior porosidade total e maior capacidade de reteno de gua do que um mal estruturado ou que tenha sido compactado. Quanto maior a porosidade total maior a capacidade de reteno de gua. Alm disso, o aumento na porosidade de solos bem estruturados resultado principalmente de uma maior quantidade de macroporos, nos quais a gua retida com pouca energia. Solos compactados retm menor quantidade total de gua, tendo maior proporo de poros pequenos e mdios que retm gua com maior energia do que os poros maiores. Assim, a estrutura do solo influencia predominantemente o formato da curva caracterstica, nos potenciais entre 0 e 100 kPa. O formato da poro restante da curva geralmente influenciado pela textura do solo. As curvas caractersticas de gua no solo (Figura 2.12) possuem significado prtico para vrios processos e medidas de campo. Estas curvas sero teis quando considerarmos os aspectos aplicados do comportamento da gua no solo, nas sees seguintes. Histerese A relao entre contedo de gua no solo e potencial, determinada medida que o solo seca, ser diferente da mesma relao determinada medida que o solo reumedecido. Esse fenmeno, conhecido como histerese, ilustrado na Figura 2.13. A histerese causada por vrios fatores, incluindo a desuniformidade dos poros do solo. Quando o solo umedecido, alguns dos poros de menor tamanho no so preenchidos, deixando ar aprisionado, o que impede a entrada da gua. Alguns macroporos em um solo podem estar cercados apenas por microporos, criando um efeito gargalo de garrafa. Neste caso, o macroporo no ser drenado at que o potencial mtrico seja baixo o suficiente para esvaziar os poros menores que o cercam (Figura 2.13). Tambm a expanso e contrao de argilas, medida que o solo seca e reumedecido, provoca mudanas na estrutura do solo que afetam as relaes entre solo e gua. Devido ao fenmeno da histerese,

72

importante saber se o solo est sendo seco ou umedecido, ao comparar suas propriedades com as de outro solo.

Tabela 2.1 Unidades equivalentes do potencial da gua no solo.


Altura de coluna de gua cm 0 10,2 102 306 1,020 15,300 31,700 102,000 Potencial da gua no solo bar 0 -0,01 -0,1 -0,3 -1,0 -15 -31 -100 Potencial da gua no solo kPa1 0 -1 -10 -30 -100 -1,500 -3,100 -10,000

No Sistema Internacional (SI) a unidade kPa equivalente a 0,01 bar.

FIGURA 2.12 Curva de reteno de gua no solo para trs solos minerais representativos. As curvas mostram a relao obtida por uma drenagem lenta, a partir da condio de saturao. As linhas tracejadas mostram o efeito da compactao ou m estruturao. O potencial da gua no solo (que negativo) expresso em bars (escala superior) e quilopascal (kPa) (escala inferior). Note que o potencial da gua no solo plotado em escala logartmica.

73

FIGURA 2.13 A relao entre contedo de gua e potencial mtrico de um solo medida que ele seca e umedecido. O fenmeno, conhecido como histerese, aparentemente devido a fatores como desuniformidade dos poros, ar aprisionado, expanso e contrao que podem afetar a estrutura do solo. As ilustraes menores mostram o efeito da desuniformidade dos poros. Medidas do Estado de Energia da gua no Solo A curva caracterstica da gua no solo, discutida anteriormente, evidencia a importncia de duas medidas da gua no solo: a quantidade de gua presente (contedo de gua) e o estado de energia da gua (potencial da gua no solo). Para entender ou manejar o suprimento e movimento da gua no solo essencial ter informaes (diretas ou indiretas), de ambos os tipos de medidas. Por exemplo, o potencial da gua no solo indicar se a gua se mover em direo ao lenol fretico, mas, sem o conhecimento do contedo de gua no solo, no poderamos conhecer a contribuio deste movimento na alterao dos nveis do lenol fretico. Geralmente, o comportamento da gua no solo mais intimamente relacionado ao estado de energia da gua, e no a sua quantidade. Assim, um solo argiloso e uma areia franca se encontraro midos e facilmente fornecero gua s plantas a um m em torno de -10 kPa. Entretanto, a quantidade de gua retida por um solo franco argiloso e o tempo que este capaz de fornecer gua s plantas seria muito maior a este potencial do que para a areia franca.

74

Consideraremos diferentes mtodos para realizao destes dois tipos de medida da gua no solo. Pesquisadores, tcnicos e engenheiros podem combinar estes mtodos no estudo da armazenagem e movimento da gua no solo, no manejo de sistemas de irrigao e para predizer o comportamento fsico do solo. Medida do contedo de gua O contedo volumtrico de gua definido como o volume de gua presente em um dado volume de solo seco (normalmente 1 m3) (Figura 2.12). Uma expresso comparvel o contedo gravimtrico de gua m, ou a massa de gua presente em uma dada massa de solo seco (normalmente 1 kg). Estas expresses tm vantagens em diferentes usos. Na maioria dos casos usaremos o contedo volumtrico de gua . Devido ao fato de, no campo, considerarmos o sistema radicular das plantas explorando uma certa profundidade do solo e, por expressarmos a precipitao (e s vezes irrigao) como uma altura de gua (mm de chuva), conveniente expressar o contedo volumtrico de gua no solo como uma razo entre altura de gua por profundidade de solo. Convenientemente, os valores numricos destas duas expresses so os mesmos. Por exemplo, para um solo contendo 0,1 m3 de gua por m3 de solo (10 % do volume) esta razo igual a 0,1 m de gua por metro de profundidade de solo3. Mtodo Gravimtrico - O mtodo gravimtrico uma medio direta do contedo de umidade do solo e o mtodo padro pelo qual todos os indiretos so calibrados. A gua presente em uma dada massa (e, volume, se a densidade do solo conhecida) de solo seco determinada. Uma amostra de solo mido pesada e ento seca em estufa temperatura de 105 C por aproximadamente 24 horas4 e ento pesada novamente. A massa perdida representa o contedo de gua. O Quadro 2.2 fornece exemplos de como e m podem ser calculados. O mtodo gravimtrico um mtodo destrutivo (uma amostra de solo deve ser removida para cada medida) e no pode ser automatizado, tornando-o assim pouco adequado para monitorar mudanas na umidade do solo. Muitos outros mtodos indiretos de medida do contedo de gua no so destrutivos, so facilmente automatizados e muito teis no campo (Tabela 2.2). Moderao de Nutrons Uma sonda de nutrons, colocada no solo atravs de um tubo de acesso previamente instalado (Figura 2.14), contm uma fonte de nutrons rpidos e um detector de nutrons lentos. Quando os nutrons rpidos colidem com os tomos de hidrognio (a maioria parte das molculas de gua), eles reduzem sua velocidade e so dispersos. O nmero de nutrons lentos medidos pelo detector corresponde ao contedo de gua do solo. Uma vez que estes medidores tenham sido calibrados para o solo em questo, eles so versteis e do medidas precisas, em solos minerais (Tabela 2.2). Entretanto, em solos orgnicos, o mtodo menos preciso porque os nutrons colidem com tomos de hidrognio, combinados s substncias orgnicas, ao invs da gua. Mtodo eletromagntico - Uma tcnica relativamente recente, conhecida como reflectometria de microondas (TDR Time domain reflectometry) mede dois parmetros; (1) o tempo necessrio para que um impulso eletromagntico se propague atravs de duas barras de transmisso paralelas, de metal, enterradas no solo e (2) o grau de dissipao do impulso quando ele colide com o solo. O tempo de movimento est relacionado constante dieltrica do solo, que proporcional quantidade de gua. A dissipao do sinal est relacionada a concentrao de sais na soluo do solo. Assim, salinidade e contedo de umidade podem ser medidos utilizando o TDR.

Quando se mede quantidade de gua adicionada ao solo por irrigao, comum utilizar unidades de volume como m3 e hectare-metro (o volume de gua que cobriria um hectare de terra na profundidade de 1 m). Geralmente os agricultores nas regies irrigadas dos EUA utilizam as unidades inglesas p3 ou acre-p (o volume de gua necessrio para cobrir um acre de terra a profundidade de 1 p). 4 Deve-se permitir tempo suficiente de secagem at que o solo pare de perder gua e atinja uma massa constante. Para economizar tempo, pode ser utilizada uma estufa de microondas. Em torno de 12 pequenas amostras de solo (20 g cada) em beckers de vidro podem ser secas em uma mesa giratria em uma estufa de microondas de 1000 W, utilizando-se trs ou mais perodos de 3 minutos com a potncia ajustada para alta.

75

As barras metlicas do TDR podem ser portteis (inseridas no solo para cada leitura) ou podem ser instaladas a vrias profundidades e conectadas a um medidor ou coletor de dados computadorizado. O TDR pode ser ligado a componentes eletrnicos sofisticados e programas de software capazes de medir e interpretar mudanas de voltagem em minutos e em intervalos de tempo de picossegundos (Figura 2.15). Embora caro, o TDR pode ser utilizado na maioria dos solos para a obteno de leituras precisas em uma ampla faixa de contedos de umidade.

QUADRO 2.2 DETERMINAO DO CONTEDO DE GUA NO SOLO PELO MTODO GRAVIMTRICO


Os procedimentos para determinao do contedo de gua no solo pelo mtodo gravimtrico so relativamente simples. Assumindo que se deseja determinar o contedo de gua de uma amostra de 100 g de solo mido. Devese secar a amostra em estufa, temperatura constante de 105 oC e ento pes-la novamente. Considerando que a massa de solo seco igual a 70 g, isto indica que 30 g de gua foram removidas do solo mido. Expressando em quilogramas, isto eqivale a 30 kg de gua em 70 kg de solo seco. Como o contedo de gua do solo em massa ( m) geralmente expresso em termos de kg de gua associados a 1 kg de solo seco (no 1 kg de solo mido), podem ser realizados os seguintes clculos: 30 kg de gua = x kg de gua _ 70 kg de solo seco 1 kg de solo seco x = 30/70 = 0,428 kg de gua/kg solo seco = m Para calcular o contedo volumtrico de gua (), necessrio conhecer a densidade do solo seco, a qual neste caso ser considerado como sendo 1,3 Mg m-3. Em outras palavras, um metro cbico deste solo tem uma massa de 1300 kg. Dos clculos acima sabemos que a massa de gua associada com 1300 kg igual a 0,428 x 1300 ou 556 kg. Considerando que 1 m3 de gua tem massa de 1000 kg, os 556 kg de gua ocuparo 556/1000 ou 0,556 m3. Assim, o contedo volumtrico de gua 0,556 m3 m-3 de solo seco: 1300 kg de solo x ____m3 gua___ x 0,428 kg de gua = 0,556 m3 gua m3 de solo 1000 kg de gua kg de solo m3 de solo A relao entre o contedo gravimtrico e volumtrico de gua no solo pode ser expressa como: = Ds x m

Medida dos Potenciais da gua no Solo Tensimetros - A tenso com que a gua retida uma expresso do potencial da gua do solo (). Tensimetros de campo medem esta tenso. Tensimetros de campo (Figura 2.16) medem sua atrao ou tenso. O tensimetro basicamente um tubo preenchido com gua fechado na sua extremidade inferior com uma placa porosa de cermica e com sua extremidade superior fechada hermeticamente. Uma vez instalado o tensimetro no solo, a gua contida em seu interior move-se atravs da placa porosa, em direo ao solo, at que o potencial no tensimetro se iguale ao potencial mtrico da gua no solo. medida que a gua sai do tensimetro, desenvolve-se um vcuo na extremidade superior, o qual pode ser medido em um manmetro ou atravs de um dispositivo eletrnico. Se o solo for novamente umedecido por chuva ou irrigao, a gua entrar no tensimetro atravs da placa porosa, reduzindo o vcuo ou a tenso registrada pelo medidor. Tensimetros so operantes entre potenciais de 0 a -85 kPa, esta faixa inclui mais da metade da gua armazenada na maioria dos solos. Tensimetros de laboratrio, chamados mesas de tenso, operam em uma faixa similar de potenciais. Quando o solo seca alm de -80 a -85 kPa, os tensimetros falham, porque o ar passa atravs dos poros de cermica, reduzindo o vcuo. Um dispositivo eletrnico pode ser adaptado a um tensimetro de campo, para controlar automaticamente um sistema de irrigao. 76

Tabela 2.2 Mtodos para medida da gua no solo


Note que mais de um mtodo pode ser necessrio para abranger toda a amplitude de variao da umidade no solo. Medidas de gua no Utilizao Amplitude solo Mtodo Comentrios til (kPa) Contedo Potencial Campo Laboratrio
Amostragem destrutiva; lenta (1 a 2 dias) exceto com utilizao de microondas. Mtodo padro para calibrao. Pode ser automatizado; no sensvel a contedos de umidade prximos ao timo para as plantas. Necessita licena para o uso (radiao); equipamento de alto custo; apresenta deficincias em solos com alto teor em matria orgnica; requer tubo de acesso. Pode ser automatizado; preciso de 1 kPa; requer guias de onda; instrumento de alto custo. Preciso de 0,1 a 1 kPa; faixa limitada; barato; pode ser automatizado; necessita de manuteno peridica. x Razoavelmente caro; ampla faixa de leitura; preciso de 50 kPa. Utilizado em conjunto com o mtodo gravimtrico para construo da curva caracterstica de gua no solo.

1. Gravimtrico

0 a < -10000

2. Blocos de resistncia eltrica

-100 a <-1500

3. Moderao de nutrons

0 a <-1500

4. Reflectometria de microondas (TDR)

0 a <-10000

5. Tensimetro

0 a -85

6. Psicrmetro

50 a <-10000

7. Cmara de presso

50 a <-10000

Psicrmetro Como as plantas devem superar foras mtricas e osmticas ao absorver gua do solo, muitas vezes necessrio um instrumento que mea ambas as foras. A umidade relativa do ar do solo afetada pelas foras mtricas e osmticas, as quais restringem a sada de molculas da gua no estado lquido. Em um psicrmetro, um par termo eltrico localizado em uma pequena (aproximadamente 5 mm) cmara porosa de cermica resfriado o suficiente para provocar a condensao de uma gota de gua do ar sobre este par. Quando a corrente desligada, a gota de gua evapora a uma taxa inversamente proporcional a umidade relativa do ar, a qual, por sua vez relacionada ao potencial de umidade no solo. A voltagem gerada pela evaporao da gota de gua convertida em uma leitura de potencial de gua no solo (m + o). O psicrmetro mais til em solos relativamente secos, onde a impreciso de 50 kPa envolve quantidades desprezveis de gua. Cmara de presso Uma cmara de presso (Figura 5.17) utilizada para submeter o solo a potenciais mtricos to baixos quanto 10.000 kPa. Aps a aplicao de um potencial mtrico especfico a um conjunto de amostras de solo, seu contedo de gua determinado gravimetricamente. Esta importante ferramenta de laboratrio torna possvel medidas precisas do contedo de gua, em uma ampla faixa de potenciais mtricos,

77

em um tempo relativamente curto. Ela usada em conjunto com a mesa de tenso, na obteno de dados para construir curvas caractersticas de gua no solo como mostrado na Figura 2.12. Blocos de Resistncia Eltrica Este mtodo utiliza pequenos blocos de gesso poroso, nylon, ou fibra de vidro devidamente incrustadas com eletrodos. Quando os blocos so colocados em solos midos eles absorvem gua numa quantidade proporcional ao contedo de umidade do solo. A resistncia ao fluxo de eltrons entre os eletrodos decresce proporcionalmente (Figura 2.18). A preciso e a amplitude da leitura destes dispositivos limitada (Tabela 2.2). Entretanto, eles so de baixo custo e podem ser utilizados para medidas aproximadas no contedo de umidade do solo, durante uma ou mais estaes de cultivo. possvel conect-los a aparelhos eletrnicos para que sistemas de irrigao possam ser ativados e desativados automaticamente a contedos de umidade pr estabelecidos.

FIGURA 2.14 Como uma sonda de nutrons funciona. A sonda contendo uma fonte de nutrons rpidos e um detector de nutrons lentos colocada no solo atravs de um tubo de acesso. Os nutrons so emitidos pela fonte (rdio ou amercio-berlio) a uma velocidade muito alta (nutrons rpidos). Quando estes nutrons colidem com tomo menores, tais como hidrognios contidos na molcula de gua, a direo do movimento alterada e eles perdem parte da sua energia. Estes nutrons lentos so medidos por um tubo detector. A leitura relacionada ao contedo de umidade do solo. A fotografia mostra uma sonda de nutron no campo. Um cilindro confeccionado em metal pesado protege o operador da radiao. Este protetor colocado sobre o tubo de acesso de alumnio (canto inferior direito) e a fonte de nutron colocada no interior do tubo para a leitura (foto cortesia de R. Weil).

78

FIGURE 2.15 Medida do contedo de gua no solo utilizando TDR. O instrumento eletrnico envia um pulso eletromagntico de energia por duas barras paralelas de metal, que o operador est empurrando no interior do solo. O TDR faz leituras precisas, da ordem de picossegundos, na velocidade da qual os impulsos se deslocam nas barras, a qual influenciada pela natureza do solo. Microprocessadores analisam os padres de onda gerados e calculam a constante dieltrica do solo. Como a constante dieltrica do solo influenciada principalmente pelo seu contedo de gua, o instrumento pode precisamente converter estas medidas em contedo volumtrico de gua no solo (foto cortesia de Soilmoisture Equipament Corporation, Goleta, Califrnia).

FIGURA 2.16 O mtodo do tensimetro determina o potencial da gua no campo. A foto acima mostra os componentes essenciais do tensimeto. A gua move-se atravs da extremidade porosa do instrumento em resposta ao potencial mtrico do solo. O vcuo criado medido pelo medidor que ler a tenso em kPa (potencial da gua kPa).

79

FIGURA 2.17 Cmara de presso usada para determinar o contedo e o potencial mtrico do solo. Uma fonte exterior de gs cria uma presso dentro da cmara. A gua forada a sair do solo atravs de uma placa porosa colocada no interior da cmara na presso atmosfrica. A presso aplicada quando o fluxo de gua cessa dar uma medida do potencial da gua no solo. Este equipamento mede valores de potencial muito mais baixos (solos secos) do que os tensimetros e placas de tenso.

FIGURA 2.18 Corte longitudinal de um solo, mostrando um bloco de resistncia eltrica, confeccionado com gesso, localizado aproximadamente 45 cm abaixo da superfcie. Fios conectam os blocos a um medidor de resistncia eltrica. Os blocos podem ser enterrados diferentes profundidades na zona radicular das culturas (Foto cortesia de R. Weil).

80

2.5

Descrio Qualitativa da Umidade do Solo

O valor do potencial e o comportamento da gua no solo so dependentes das molculas mais distantes das superfcies das partculas e, portanto com maior potencial. medida que a umidade retirada, o solo e a gua passam por uma srie de mudanas graduais no comportamento fsico e em suas relaes com as plantas. Estas mudanas so devidas, principalmente, ao fato de que a gua remanescente no solo seco est presente nos microporos, e em finos filmes onde o seu potencial reduzido, principalmente pela ao das foras mtricas. Portanto, o potencial mtrico responsvel por uma proporo crescente do potencial total da gua no solo, enquanto que a proporo atribuda ao potencial gravitacional decresce. Para estudar estas mudanas e introduzir termos normalmente utilizados para descrever os diferentes graus de umedecimento do solo, observaremos o contedo de umidade e energia da gua no solo durante e aps uma chuva pesada ou irrigao. Os termos a serem introduzidos descrevem os diversos estgios de umedecimento do solo, e no devem ser interpretados como diferentes formas de gua do solo. Devido ao fato destes termos serem basicamente qualitativos e no apresentarem bases cientficas precisas, seu uso motivo de controvrsia. Entretanto, seu uso para fins didticos bastante conveniente, pois eles so amplamente utilizados em fins prticos e ajudam no entendimento de importantes conceitos a respeito do comportamento da gua no solo. Capacidade Mxima de Reteno de gua Quando todos os poros do solo esto preenchidos com gua da chuva ou irrigao, o solo encontra-se saturado (Figura 2.19) e, portanto na sua capacidade mxima de reteno de gua. O potencial mtrico prximo a zero, sendo basicamente o mesmo que da gua pura. O contedo volumtrico de gua basicamente igual a porosidade total. O solo permanecer na sua capacidade mxima de reteno enquanto ocorrer o processo de infiltrao, a gua nos macroporos (muitas vezes, chamada gua gravitacional) percolar sob influncia principalmente de foras gravitacionais (potenciais hidrosttico e gravitacional). A velocidade de infiltrao reduzida nos macroporos, principalmente pelas foras de atrito associadas viscosidade da gua. Como a viscosidade da gua decresce, com o aumento da temperatura, a drenagem ser mais rpida em solos com maiores temperaturas. Dados sobre a capacidade mxima de reteno e profundidade mdia nos solos em uma bacia so teis para predizer quanto da gua da chuva pode ser temporariamente armazenada no perfil. Capacidade de campo Uma vez que a chuva ou irrigao, tenha cessado, a drenagem nos macroporos ocorrer rapidamente, em resposta ao gradiente hidrulico (principalmente pela ao gravidade). Aps um perodo de um a trs dias, este movimento descendente rpido se tornar desprezvel, medida que as foras mtricas se tornam o fator determinante no movimento da gua remanescente (Figura 2.20). O solo ento dito estar na sua capacidade de campo. Nesta condio, toda a gua foi drenada dos macroporos, tendo o ar ocupado estes espaos. Os microporos, ou poros capilares, ainda estaro preenchidos com gua, podendo fornecer gua s plantas. O potencial mtrico na capacidade de campo possui pequena variao entre solos, mas geralmente da ordem de 10 a 30 kPa. O movimento de gua continuar por fluxo insaturado, mas a taxa de movimento muito lenta, devido principalmente s foras capilares, operantes somente nos microporos (Figura 2.19). Nesta situao, a gua encontrada em poros pequenos o suficiente para evitar que ela seja drenada por foras gravitacionais, mas grandes o suficiente para permitir o fluxo capilar em resposta ao gradiente de potencial mtrico, sendo algumas vezes chamada de gua capilar. Toda a gua contida no solo afetada pelas foras gravitacionais, no entanto, o termo gua gravitacional refere-se a poro da gua no solo que prontamente drenada entre o estado de capacidade mxima de reteno e capacidade de campo. A maior parte da lixiviao ocorre medida que a gua gravitacional drenada dos macroporos, antes que a capacidade de campo seja alcanada. Deste modo, a gua gravitacional inclui grande parte da gua que transporta substncias qumicas como ons, pesticidas e contaminantes orgnicos para o lenol fretico e deste para lagos e rios. A capacidade de campo um termo muito til, pois refere-se a um grau aproximado de umidade no solo, no qual diversas propriedades importantes esto em estado de transio:

81

a)

Na capacidade de campo, o solo retm a quantidade mxima de gua til para as plantas. Quantidades adicionais, apesar de retidas com menor energia, so de uso limitado s plantas, por serem retidas por um curto perodo de tempo, antes da drenagem, e por causarem restries aerao adequada. A drenagem da gua gravitacional do solo geralmente um requisito para o crescimento timo das plantas (com exceo de plantas hidroflicas, como o arroz). b) Na capacidade de campo, o solo est prximo ao limite de plasticidade - isto , o solo se comporta como um semi-slido frivel contedos de umidade abaixo da capacidade de campo, e como um material plstico e moldvel contedos de gua acima da capacidade de campo. Deste modo, a umidade do solo na capacidade de campo prxima a umidade do solo ideal para cultivo ou escavao. c) Na capacidade de campo, a porosidade de aerao adequada para a maioria dos microrganismos aerbios e para o crescimento da maioria das plantas.

Ponto de murcha permanente Uma vez que um solo no vegetado tenha sido drenado at a capacidade de campo, o processo de secagem continua lentamente, especialmente se a superfcie do solo coberta para reduzir a evaporao. Entretanto, caso haja plantas crescendo no solo, elas removero gua da zona radicular e o solo continuar secando. Primeiramente, as razes removero a gua dos macroporos, onde seu potencial relativamente alto. medida que esses poros so esvaziados, as razes absorvero gua de poros progressivamente menores e finos filmes de gua nos quais o potencial mtrico baixo e as foras de atrao da gua s superfcies slidas so maiores. Assim, se tornar progressivamente mais difcil para as plantas remover gua do solo a uma taxa suficiente para suprir suas necessidades. Quando o solo seca, a taxa de absoro de gua pelas plantas no ser adequada para a manuteno de suas necessidades, e elas podero murchar durante o dia para conservar sua umidade. Inicialmente, as plantas recuperaro sua turgescncia noite quando a gua no est sendo perdida atravs das folhas e as razes podem suprir a demanda hdrica das plantas. Posteriormente, a planta permanecer murcha durante noite e o dia, quando as razes no puderem gerar potenciais baixos o suficiente para absorver a gua do solo. Embora, ainda no estejam mortas, as plantas estaro permanentemente murchas e morrero se no houver fornecimento de gua. Para a maioria das plantas, estas condies desenvolvem-se quando o potencial da gua no solo apresenta um valor em torno de - 1500 kPa (-15 Bars). Algumas plantas, especialmente xerfitas (plantas tpicas do deserto) podem continuar removendo gua a potenciais de at mesmo -1800 a 2000 kPa, mas a quantidade de gua disponvel entre -1500 kPa e -2000 kPa muito pequena (Figura 2.21). O contedo de gua no solo neste estgio chamado de ponto de murcha permanente e, por conveno assume-se que seja a quantidade de gua retida pelo solo a um potencial de -1500 kPa. O solo ter uma aparncia de p seco, apesar de alguma quantidade de gua estar retida nos menores microporos e em filmes muito finos (com espessura de aproximadamente 10 molculas), ao redor das partculas individuais do solo (Figura 2.21). A gua disponvel planta considerada como a gua retida no solo entre a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente (entre -10 a -30 kPa e -1500 kPa) (Figura 2.21). A quantidade de gua capilar remanescente no solo, que no estar disponvel as plantas podem ser considervel, especialmente, em solos de textura fina e ricos em matria orgnica. Coeficiente Higroscpico Apesar das razes das plantas geralmente no absorverem gua do solo alm do ponto de murcha permanente, se o solo exposto ao ar, a gua continuar a ser perdida por evaporao. Quando o contedo de umidade do solo reduzido abaixo do ponto de murcha permanente, as molculas de gua que permanecem so firmemente retidas, a maioria sendo adsorvidas s superfcies coloidais. Este estado alcanado, quando a atmosfera acima de uma amostra de solo estiver essencialmente saturada com vapor dgua (98 % de umidade relativa) e o equilbrio estabelecido a um potencial de -3100 kPa. A gua est teoricamente em filmes de apenas 4 a 5 molculas de espessura e retida to firmemente que a maior parte considerada no lquida e pode mover-se apenas na fase de vapor. O contedo de umidade do solo neste ponto chamado coeficiente higroscpico. Solos com alto contedo de materiais coloidais (argila e hmus) retero mais gua nestas condies do que solos arenosos, com baixo contedo de argila e hmus. (Tabela 2.3). A gua do solo no

82

disponvel s plantas inclui a gua higroscpica e a poro da gua capilar retida potenciais abaixo de -1500 kPa (Figura 2.21).

FIGURA 2.19 Volumes de gua e ar associados a 100 g de um solo franco siltoso bem granulado em diferentes teores de umidade. A barra superior mostra a situao quando o solo est completamente saturado. Esta situao, normalmente ocorrer por curtos perodos de tempo, durante uma chuva ou quando o solo est sendo irrigado. A gua ser drenada dos macroporos. O solo estar ento na sua capacidade de campo. As plantas removero gua do solo rapidamente at que comecem a murchar. Quando murcharem permanentemente o solo estar no ponto de murcha permanente. Uma reduo adicional no contedo de gua at o coeficiente higroscpico ilustrada na barra inferior. Neste ponto a gua retida firmemente, principalmente pelos colides do solo.

83

FIGURA 2.20 O contedo de gua no solo diminui rapidamente atravs da drenagem aps um perodo de chuva ou irrigao. Aps dois ou trs dias, a taxa de movimento de gua muito lenta e o solo est na capacidade de campo.

FIGURA 2.21 Curva do contedo de gua versus potencial mtrico de um solo franco relacionada aos diferentes termos utilizados para descrever a gua no solo. As linhas irregulares no diagrama direita sugerem que medidas tais como capacidade de campo so somente aproximaes. A mudana gradual do

84

potencial com a umidade do solo indica que no existe diferentes formas de gua no solo. Ao mesmo tempo, termos como gravitacional e disponvel ajudam na descrio qualitativa da umidade no solo.

2.6 Fatores que Afetam a Quantidade de gua Disponvel s Plantas


A quantidade de gua disponvel no solo para as plantas determinada por um grande nmero de fatores, incluindo as relaes entre contedo de gua e potencial para cada horizonte do solo, resistncia penetrao e efeitos da densidade sobre o crescimento radicular, profundidade do solo, profundidade do sistema radicular, e estratificao do perfil. Potencial Mtrico O potencial mtrico m influencia a quantidade de gua que as plantas podem absorver, atravs de seu efeito nas quantidades de gua retidas na capacidade de campo e ponto de murcha permanente. Estas duas caractersticas, que determinam a quantidade de gua que um solo pode fornecer as plantas em crescimento, so influenciadas pela textura, estrutura e contedo de matria orgnica no solo. A influncia da textura na capacidade de campo, ponto de murcha e gua disponvel mostrada na Figura 2.22. Observe que a medida que a textura se torna mais fina, h um aumento na armazenagem de gua disponvel de solos arenosos para francos e franco siltosos. Solos argilosos, normalmente fornecem menos gua disponvel do que franco siltosos bem granulados, pelo fato de solos argilosos possurem um elevados valores de ponto de murcha permanente. A influncia da matria orgnica merece ateno especial. O contedo de gua disponvel de um solo mineral bem drenado, contendo 5% de matria orgnica, geralmente maior do que quando comparado a um solo semelhante, contendo 3% de matria orgnica. H uma controvrsia, a respeito de at que ponto o efeito favorvel devido capacidade de fornecimento de gua da matria orgnica, e quanto devido aos efeitos indiretos da matria orgnica sobre a estrutura e porosidade total do solo. Evidncias sugerem que os fatores diretos e indiretos contribuem para os efeitos favorveis da matria orgnica sobre a disponibilidade de gua no solo. Os efeitos diretos so devido alta capacidade de reteno de gua da matria orgnica, a qual muito maior do que a de um igual volume de material mineral. Apesar do contedo de gua retido pela matria orgnica no ponto de murcha permanente ser consideravelmente maior que aquele retido pelo material mineral, a quantidade de gua disponvel para a absoro das plantas ainda maior na frao orgnica. A Figura 2.23 apresenta os dados de uma srie de experimentos que justificam esta concluso. A matria orgnica afeta indiretamente a quantidade de gua disponvel para as plantas, atravs de sua influncia sobre a estrutura e espao poroso total do solo. A matria orgnica ajuda a estabilizar a estrutura, aumentando o volume total e tamanho de poros do solo. Isto resulta em um aumento da infiltrao e capacidade de reteno de gua, com aumento simultneo da quantidade de gua retida no ponto de murcha. O reconhecimento dos efeitos benficos da matria orgnica sobre disponibilidade de gua s plantas essencial para um correto manejo do solo.

TABELA 2.3 Contedo volumtrico de umidade () capacidade de campo, coeficiente higroscpico e contedo de gua capilar para trs solos representativos.
Observe que o solo argiloso retm mais gua na capacidade de campo, mas grande parte desta gua retida firmemente no solo a um potencial -31 bars pelos colides do solo (coeficiente higroscpico) , % Solo Franco arenoso Franco siltoso Argiloso Capacidade de Campo 10-30 kPa 12 30 35 Coeficiente Higroscpico, -3100 kPa 3 10 8 gua Capilar, (coluna 1- coluna 2) 9 20 17

85

FIGURA 2.22 Relao geral entre caractersticas da gua e textura do solo. Note que o valor do ponto de murcha permanente aumenta medida que a textura torna-se mais fina. A capacidade de campo aumenta at a textura franco siltosa, e aps torna-se constante. Lembre-se que estas so curvas representativas, solos em particular podem apresentar valores diferentes destes mostrados.

FIGURA 2.23 Efeitos do contedo de matria orgnica sobre a capacidade de campo e ponto de murcha permanente em solos franco siltosos. A diferena entre as duas linhas mostradas o contedo de umidade disponvel, o qual foi obviamente mais alto em solos com maiores teores de matria orgnica. [Redesenhado de Hudson (1994); usado com permisso da Soil & Water Conservation Society]

86

Efeitos da Compactao sobre o Potencial Mtrico, Aerao e Crescimento Radicular


A compactao do solo geralmente reduz a quantidade de gua disponvel para as plantas (Figura 2.24). Quatro fatores so responsveis por este efeito. Primeiramente, a compactao reduz os macroporos e os microporos resultando em poros ainda menores. medida que as partculas de argila so aproximadas, pelo processo de compactao, a resistncia do solo pode tornar-se superior a 2000 kPa, o nvel considerado limitante penetrao radicular. Em segundo lugar, a reduo na macroporosidade geralmente significa que menos gua retida na capacidade de campo. Terceiro, com a reduo da quantidade de macroporos, haver menor porosidade de aerao, quando o solo estiver prximo da capacidade de campo. Quarto, o surgimento de microporos muito pequenos aumentar o valor do ponto de murcha permanente e tambm diminuir a gua disponvel. Least Limiting Water Range (Intervalo Hdrico timo). Estes quatro fatores associados com a compactao do solo so integrados na Figura 2.24, que compara dois diferentes conceitos de gua disponvel para as razes das plantas. A Figura 2.24 ilustra o efeito da compactao (densidade do solo) na variao do contedo de gua definindo a gua disponvel para as plantas e o intervalo hdrico timo. A gua disponvel para as plantas definida como o potencial mtrico entre a capacidade de campo (-10 a -30 kPa) e o ponto de murcha permanente (-1500 kPa). Ento, a gua disponvel para as plantas aquela que no retida com fora pelas razes e nem pelo solo e drena facilmente de acordo com a gravidade. O intervalo hdrico timo determina o contedo de gua timo para o desenvolvimento das plantas, de acordo com as condies do solo, de forma que no haja restrio severa ao crescimento das razes. Suprimento de Oxignio em Solos midos. De acordo com o conceito do Intervalo Hdrico timo, os solos so demasiadamente midos para o crescimento normal das razes, quando o seu espao poroso totalmente preenchido com gua, e menos de 10% dos poros esto preenchidos com ar. Para este contedo de gua, a falta de oxignio dificulta a respirao e limita o crescimento das razes. Em solos bem estruturados, este contedo de gua corresponde umidade prxima a capacidade de campo. Entretanto, em solos compactados com poucos poros grandes (ou largos) o suprimento de oxignio pode se tornar limitante antes do contedo de gua atingir a capacidade de campo (contedo de gua mais baixo), devido alguns poros pequenos ser preenchidos com ar. Resistncia do solo quando seco. O conceito do intervalo hdrico timo diz que os solos so demasiadamente secos para o crescimento normal das razes quando a resistncia do solo (determinada pela presso requerida para inserir uma haste pontuda no solo) excede, aproximadamente, 2000 kPa. Em solos bem estruturados este valor de resistncia ocorre a contedos de gua prximos ao ponto de murcha permanente, mas em solos compactados, a resistncia atinge o valor de 2000 kPa em elevados contedos de gua (Figura 2.24). Em resumo, o conceito do intervalo hdrico timo sugere que, em solos compactados, o crescimento das razes limitado pela ausncia de oxignio quando o solo est muito mido e pela incapacidade das razes em penetrar no solo quando o mesmo est seco.

Potencial Osmtico
A presena de sais solveis, resultante da aplicao de fertilizantes ou de compostos que ocorrem naturalmente no solo pode influenciar a absoro de gua pelas plantas. Para solos com altos teores de sais, o estresse hdrico ser tambm causado pelo potencial osmtico o, alm do potencial mtrico. O potencial osmtico tende a reduzir o contedo de gua disponvel nestes solos, pois mais gua retida no ponto de murcha permanente do que ocorreria apenas no caso do potencial mtrico. Na maioria dos solos das regies midas, os efeitos do potencial osmtico so insignificantes, mas so de considervel importncia para certos solos de regies secas que acumulam sais solveis provenientes da irrigao ou processos naturais.

Profundidade do solo e Desenvolvimento das razes


At ento, nos referimos capacidade de reteno de gua disponvel como a percentagem do volume de solo constituda de poros que podem reter gua potenciais entre a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente. O volume total de gua disponvel depender do volume total do solo

87

explorado pelas razes das plantas. Este volume pode ser definido pela profundidade total do solo acima de camadas de restrio ao crescimento radicular, pela profundidade do sistema radicular de uma espcie de planta em particular, ou mesmo pelo tamanho de um vaso escolhido para conter a planta. A profundidade do solo disponvel para a explorao radicular de particular importncia para plantas com sistema radicular profundo, especialmente em regies sub midas e ridas, onde a vegetao perene depende da gua armazenada nos solos para a sobrevivncia, durante os longos perodos de seca. A estratificao do perfil pode influenciar a quantidade de gua disponvel e seu movimento no solo. Camadas impermeveis reduzem drasticamente a taxa de movimento da gua e a penetrao das razes das plantas, reduzindo assim a profundidade do solo da qual a umidade retirada. Camadas arenosas tambm agem como barreiras ao movimento da gua no solo, proveniente de camadas de textura fina situadas acima. A capacidade dos solos em armazenar gua determina em grande parte sua utilidade para o crescimento vegetal. A produtividade de sistemas florestais normalmente relacionada com a capacidade de reteno de gua do solo. Esta capacidade fornece um equilbrio entre clima e produo vegetal. Em solos irrigados, ajuda a determinar a frequncia na qual a gua deve ser aplicada. A capacidade de reteno de gua do solo se torna mais significativa medida que o uso da gua industrial e domstico, ou mesmo para irrigao, comea exaurir o suprimento natural. Para estimar a capacidade de reteno de gua de um solo, cada horizonte, no qual as razes tm acesso, deve ser considerado separadamente e ento somado aos demais para fornecer a capacidade de reteno de gua total para o perfil (Quadro 2.3).

FIGURA 2.24 Influncia do aumento da densidade do solo sobre a faixa do contedo de gua disponvel para as planta. Tradicionalmente, o contedo de gua disponvel definido como aquele retido entre a capacidade de campo e ponto de murcha permanente (linha vertical). Se o solo compactado, o uso de gua pelas plantas pode ser restrito pela m aerao (< 10% de porosidade de aerao) a altos contedos de gua e pela resistncia do solo que restringe a penetrao radicular baixos contedos de gua (>2000 kPa). Este critrio define o intervalo hdrico timo mostrado pelas linhas horizontais. Os limites definidos pela gua disponvel e pelo conceito do intervalo hdrico timo apresentam resultados similares quando o solo no se encontra compactado (densidade em torno de 1,25 para o solo ilustrado). [Adaptado de Silva & Kay (1997)]

88

QUADRO 2.3 CLCULO DA CAPACIDADE TOTAL DE RETENO DE GUA DE UM PERFIL DE SOLO A quantidade total de gua disponvel para o crescimento de plantas no campo funo da profundidade do sistema radicular, e do somatrio da gua retida entre a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente em cada um dos horizontes explorado pelas razes. Para cada horizonte, a capacidade de reteno de gua disponvel em massa estimada pela diferena entre o contedo de gua m (Mg de gua por 100 Mg de solo) na capacidade de campo e ponto de murcha permanente. Este valor pode ser convertido em contedo volumtrico de gua , multiplicando-o pela razo entre a densidade do solo e a densidade da gua. Finalmente, este valor multiplicado pela espessura do horizonte, fornecendo a quantidade total de gua disponvel retida neste horizonte, em centmetros. Para o primeiro horizonte descrito na Tabela 2.4, o clculo o seguinte:

22 g 8 g 1,2 Mg 1 m 3 100 g 100 g m 3 1 Mg 20 cm = 3,36 cm


Note que todas as unidades se cancelam com exceo do cm, resultando em uma altura de gua disponvel (cm) retida no horizonte. Na Tabela 2.4, a capacidade de reteno de gua disponvel de todos os horizontes dentro da zona radicular somada para fornecer a capacidade de reteno de gua disponvel total para o sistema solo-planta. Como nenhuma raiz penetrou no ltimo horizonte (1,0 a 1,25 m), este no foi includo no clculo. Podemos concluir que para o sistema solo-planta ilustrado, 14,13 cm de gua poderiam ser armazenados para o uso das plantas. A uma taxa de consumo de 0,5 cm de gua por dia, este solo poderia manter um fornecimento de em torno de 4 semanas.

TABELA 2.4 Clculo da capacidade de reteno de gua disponvel estimada para um perfil de solo
Profundidade do solo, cm Comprimento radicular relativo Ds
Mg m-3

CC

PMP
g 100g-1

Capacidade de reteno de gua disponvel


cm

0-20 20-40 40-75 75-100 100-125 Total

xxxxxxxxx xxxx xx xx -

1,2 1,4 1,5 1,5 1,6

22 16 20 18 15

8 7 10 10 11

8 22 20 1,2 = 3,36cm 100 100


7 16 20 1,4 = 2,52cm 100 100

20 10 35 1,5 = 5,25cm 100 100

18 10 25 1,5 = 3,00cm 100 100

Sem razes 3,36 + 2,52 + 5,25 + 3,00 = 14,13cm

Ds = densidade do solo; CC = capacidade de campo; PMP = ponto de murcha permanente.

89

2.7

Mecanismos de Fornecimento de gua s Plantas

Somente uma pequena proporo da gua no solo est prxima s superfcies de absoro das razes das plantas. Como as razes tm acesso s grandes quantidades de gua usadas no crescimento das plantas? Dois fenmenos parecem ser responsveis por este acesso: o movimento capilar da gua no solo para as razes das plantas e o crescimento das razes no solo mido.

Taxa de Movimento Capilar


Quando as razes das plantas absorvem gua, elas reduzem o contedo de gua, reduzindo assim, o potencial da gua no solo, imediatamente ao seu redor (Figura 2.25). Em resposta a essa reduo no potencial, a gua tende a se mover em direo s razes das plantas. A taxa de movimento depende da intensidade do gradiente de potencial desenvolvido e da condutividade dos poros do solo. Em alguns solos arenosos, o ajuste pode ser comparativamente rpido e o fluxo considervel, se o solo estiver prximo da capacidade de campo. Em solos de textura fina e argilas mal estruturadas, o movimento ser lento e somente uma pequena quantidade de gua ser fornecida. Entretanto, como indicado pelas mudanas relativas na condutividade hidrulica, em condies mais secas com a gua retida potenciais mais baixos, solos argilosos tero capacidade de fornecer mais gua por capilaridade do que solos arenosos, devido ao fato de que solos arenosos tero poucos poros ainda preenchidos por gua, nesta condio. A distncia total do fluxo dirio por capilaridade, pode ser de apenas alguns centmetros (Figura 2.26). Isto pode sugerir que o movimento capilar no significante no fornecimento de gua s plantas. Entretanto, caso as razes tenham penetrado em grande parte do volume do solo, de tal forma que a distncia entre as razes individuais seja de apenas alguns centmetros, o movimento de gua, a grandes distncias pode no ser necessrio. Mesmo durante perodos quentes e secos, quando as demandas evapotranspiratrias so altas, o movimento capilar pode ser um importante meio de fornecimento de gua s plantas. O movimento capilar especialmente importante durante perodos de umidade reduzida quando a extenso radicular pequena.

FIGURA 2.25 Ilustrao dos nveis de gua no solo ao redor de razes de rabanete, aps apenas duas horas de transpirao. A gua se moveu por capilaridade de uma distncia de at pelo menos 9 mm da superfcie da raiz. [Modificado de Hamza & Aylmore (1992); usado com permisso de Kluwer Academic Publishers, Holanda]

90

Taxa de Crescimento Radicular


O movimento capilar da gua complementado pelas rpidas taxas de crescimento radicular, s quais asseguram que o contato solo - raiz est sendo constantemente estabelecido. A penetrao radicular deve ser rpida o suficiente para atender as necessidades de uma planta crescendo em um solo com um contedo de umidade timo. O emaranhado de razes, radicelas, e plos radiculares, sob florestas ou pastagens naturais demonstram o sucesso da adaptao das plantas terrestres para explorar a armazenagem de gua no solo. A principal limitao do crescimento radicular a pequena proporo de solo com a qual as razes tm contato. Embora, a superfcie radicular seja considervel, o contato solo raiz, normalmente se d em menos de 1 % do volume do solo. Isto sugere que a maior parte da gua deve mover-se no solo em direo as razes mesmo que distncia de movimento seja de apenas alguns milmetros. Isto tambm sugere um efeito complementar da capilaridade e do crescimento radicular, como meio de fornecimento de gua s plantas.

FIGURA 2.26 O contato ntimo entre solo e raiz e a rpida depleo da gua prximo s razes ilustrada nestas duas imagens de ressonncia magntica, de uma fatia de 2 mm por 25 mm de seo transversal de um solo arenoso mido ao redor de razes de plntulas de pinus. (Esquerda) Imagem de uma raiz principal (grande crculo branco) e duas razes laterais (rea alongada direita e rea em formato de L esquerda), apenas duas horas aps o suprimento de gua. Note a depleo na rea imediatamente ao redor da raiz principal (rea escura direita da raiz). (Direita) Aps 24 horas, a zona de depleo de gua (rea escura ao redor da raiz) se expandiu ao redor da raiz principal e das razes laterais direita. O movimento de gua para as razes bvio.

Distribuio Radicular
A distribuio das razes no perfil do solo determina, at certo ponto, a habilidade das plantas em absorver gua. A maioria das plantas, anuais e perenes, possui predominncia de razes nos primeiros 25 - 30 cm do perfil de solo. Plantas perenes como alfafa e rvores possuem algumas razes profundas (> 3 m) e so capazes de absorver uma considervel quantidade de gua de camadas do subsolo. Entretanto, mesmo nestes casos, provvel que a maior parte da absoro ocorra nas camadas superiores do solo, desde que estas sejam bem supridas com gua. Por outro lado, se as camadas superiores so deficientes em umidade, mesmo plantas anuais, como milho e soja, absorvero a maior parte da gua dos horizontes inferiores, a menos que condies fsicas ou qumicas adversas inibam a explorao destes horizontes mais profundos.

91

Contato Solo-Raiz
Conforme as razes crescem no perfil, elas movem-se atravs dos poros de tamanho suficiente para acomod-las. O contato entre as clulas das razes e o solo permite o movimento imediato da gua do solo para as plantas, em resposta diferena nos nveis de energia (Figura 2.27). Entretanto, quando a planta est sobre estresse hdrico, raiz tende a se contrair, medida que as clulas corticais perdem gua em resposta a este estresse. Tais condies ocorrem durante perodos quentes e secos e so mais severas durante o dia, quando a perda de gua atravs das folhas mxima. O dimetro das razes, sob estas condies, pode reduzir-se em at 30 %. Isto diminui consideravelmente o contato direto entre o solo-raiz, bem como o movimento de gua e nutrientes para as plantas. Apesar do vapor de gua ainda poder ser absorvido pelas plantas, a taxa de absoro muito baixa para manter a maioria das plantas, com exceo de plantas tolerantes seca.

FIGURA 2.27 Seo transversal de uma raiz rodeada por solo. (a) Durante perodos de umidade adequada e baixo estresse hdrico a raiz preenche completamente os poros do solo e est em contato ntimo com filmes de gua no solo. (b) Quando as plantas esto sob estresse hdrico severo, como em perodos quentes e secos, a raiz se contrai (principalmente nas clulas corticais), reduzindo significativamente o contato solo - raiz. Esta contrao da raiz pode ocorrer durante dias quentes, mesmo quando o contedo de gua no solo adequado.

2.8 O Sistema Contnuo Solo- Planta - Atmosfera


O fluxo de gua atravs do sistema contnuo solo - planta - atmosfera um componente principal do ciclo hidrolgico. A Figura 2.28 relaciona os processos: intercepo, escorrimento superficial, percolao, drenagem, evaporao, absoro da gua pela planta, movimento de gua para as folhas e transpirao da gua das folhas para a atmosfera. Estudando o sistema contnuo solo - planta - atmosfera, pesquisadores descobriram que os mesmos princpios bsicos governam a reteno e o movimento da gua, quer seja no solo, na planta ou na atmosfera. Anteriormente, demonstrou-se que a energia potencial o principal fator que determina o movimento da gua no solo. O mesmo pode ser dito para o movimento da gua entre o solo e as razes das plantas e entre as plantas e a atmosfera (Figura 2.28). Para que a planta absorva gua do solo, o potencial da gua deve ser mais baixo na raiz da planta do que no solo adjacente raiz. Do mesmo modo, o movimento ascendente no caule para as clulas da folha se d em resposta a diferenas no potencial da gua, sendo que o mesmo fenmeno ocorre no movimento da superfcie da folha para a atmosfera. Para ilustrar que o movimento da gua ocorre em direo a locais com

92

potenciais gradualmente mais baixos, a Figura 2.28 mostra que o potencial da gua varia de 50 kPa no solo, a 70 kPa na raiz, a 500 kPa a superfcie da folha, e, finalmente, a 20.000 kPa na atmosfera.

FIGURA 2.28 Sistema contnuo solo-planta-atmosfera mostrando o movimento da gua do solo para a planta e da planta para a atmosfera, e o retorno desta gua da atmosfera para o solo, em forma de chuva, em uma regio mida. O comportamento da gua atravs deste sistema contnuo est sujeito s mesmas relaes de energia relacionadas gua no solo. Note que o potencial da gua no solo - 50 kPa, decrescendo para 70 kPa na raiz, diminuindo ainda mais, a medida que se move atravs do caule da planta em direo as folhas, sendo ainda mais baixo (- 500 kPa) na interface folha - atmosfera, de onde a gua se move em direo a atmosfera, onde seu potencial de - 20.000 kPa. A gua move-se de um potencial mais alto para um potencial mais baixo. Note as taxas de diviso da gua em precipitao e irrigao sugeridas na Figura para este sistema contnuo.

93

3
AERAO DO SOLO

Um conceito bsico em ecologia o de que todas as coisas esto interrelacionadas. Estas interrelaes so uma das principais razes pelas quais os solos so fascinantes (e desafiantes) objetos de estudo. Como o ar e gua compartilham o espao poroso do solo, no de surpreender que muito do que aprendemos sobre textura, estrutura, porosidade, reteno e movimento de gua, tero influncia direta na aerao. Estes so alguns dos parmetros fsicos que afetam a aerao, mas processos qumicos, fsicos e biolgicos tambm afetam e so afetados pela aerao do solo. A aerao do solo pode ser to importante para o crescimento das plantas e a atividade dos microrganismos, quanto umidade do solo, podendo ser algumas vezes ainda mais difcil de se manejar. Na maioria das aplicaes florestais, agrcolas e ornamentais, um dos principais objetivos do manejo a manuteno de um alto nvel de oxignio no solo para a respirao radicular. Ainda, tambm de vital importncia que possamos compreender as mudanas qumicas e biolgicas que ocorrem quando o suprimento de oxignio esgotado.

3.1 Natureza da Aerao do Solo


A aerao envolve a movimentao de gases tanto para o interior como para fora do solo. A aerao determina a taxa de troca gasosa com a atmosfera, a proporo do espao poroso preenchido com ar, a composio do ar do solo e o potencial de oxidao ou reduo. Os gases oxignio (O2) e dixido de carbono (CO2), juntamente com a gua, so os ingredientes primrios para dois processos biolgicos vitais: (1) a respirao de todas clulas vegetais e animais, e (2) fotossntese que d origem aos acares, um componente essencial de todos os alimentos. A respirao, que consome O2 e produz CO2, oxida compostos orgnicos como mostrado abaixo (utilizando acar como exemplo de composto orgnico):

C 6 H 12 O6 + 6O 2 6CO 2 + 6H 2 O
Por meio da fotossntese esta reao revertida. O dixido de carbono e a gua so combinados pelas plantas para formar acares e o oxignio liberado, para o benefcio de todos organismos que respiram, incluindo os seres humanos. A aerao do solo um componente crtico deste sistema. Para que a respirao seja realizada pelos organismos do solo, o oxignio deve ser fornecido e o dixido de carbono removido. Em um solo bem aerado, a troca destes dois gases entre o solo e a atmosfera suficientemente rpida para evitar a deficincia de oxignio ou a toxidez pelo excesso de dixido de carbono. Para a maioria das plantas de terras altas, o abastecimento de oxignio deve ser mantido acima de 0,1 L/L (quando comparado com 0,2 L/L na atmosfera). Por sua vez, a concentrao de CO2 e outros gases potencialmente txicos, como metano e etileno, no podem aumentar excessivamente.

94

3.2 Aerao do Solo no Campo


A disponibilidade de oxignio no campo regulada por trs fatores principais: (1) macroporosidade do solo (afetada pela textura e estrutura), (2) contedo de gua do solo (afetada pela proporo do espao poroso preenchido com ar), e (3) consumo de O2 pela respirao dos organismos (incluindo razes das plantas e microrganismos). O termo m aerao do solo refere-se a condio em que a disponibilidade de O2 na zona radicular insuficiente para suprir o crescimento timo das plantas. Normalmente, a m aerao torna-se um srio impedimento ao crescimento vegetal quando mais que 80 a 90% do espao poroso est preenchido com gua (restando menos de 10 a 20% do espao poroso preenchido com ar). O alto contedo de gua no solo no somente deixa pouco espao poroso para aerao, mas o mais importante, que a gua prejudica a troca de gases com a atmosfera. A compactao tambm pode afetar as trocas gasosas, mesmo que o solo no esteja muito mido e tenha uma grande percentagem de poros preenchidos por ar. Excesso de umidade O caso extremo de excesso de gua ocorre quando todos ou quase todos os poros do solo esto preenchidos com gua, nesta condio o solo dito saturado. Condies de saturao so tpicas de solos de vrzea, e podem tambm ocorrer por curtos perodos de tempo em depresses ou reas planas em terras altas. Em solos bem drenados, condies de saturao podem ocorrer temporariamente durante chuvas pesadas, quando gua em excesso aplicada por irrigao, ou se o solo mido foi compactado por cultivo ou maquinaria pesada. A saturao completa do solo no um problema para algumas espcies de plantas, cujas razes tem meios de obter oxignio, mesmo quando submersas. Plantas adaptadas a sobreviver sob condies de alagamento so chamadas de hidrfilas. Por exemplo, um grande nmero de gramneas, incluindo arroz, transportam oxignio para a respirao das razes atravs de estruturas ocas em seus caules e razes conhecidas como aernquimas. Plantas de mangue e outras rvores hidrfilas produzem razes areas e outras estruturas que permitem que suas razes obtenham O2 mesmo crescendo em solos saturados. A maioria das plantas, entretanto, so dependentes do suprimento de oxignio do solo, e portanto sofrem drasticamente se a boa aerao do solo no mantida por meio da drenagem ou outros meios. Algumas plantas sucumbem a deficincia de O2 ou toxidez de outros gases em algumas horas depois do solo ser saturado. Trocas Gasosas Quanto mais rapidamente as razes e organismos consomem O2 e liberam dixido de carbono, maior a necessidade de trocas gasosas entre o solo e a atmosfera. Estas trocas so facilitadas por dois mecanismos, fluxo de massa e difuso. O fluxo em massa menos importante do que a difuso no volume total de trocas gasosas que ocorrem. Entretanto, ele aumentado por variaes no contedo de umidade, que foram o ar para dentro ou para fora do solo, ou pelo vento e por mudanas na presso baromtrica. A maior parte do volume total de troca gasosa ocorre por difuso. Atravs deste processo, cada gs move-se em uma direo determinada pela sua presso parcial. A presso parcial de um gs em uma mistura simplesmente a presso que este gs exerceria se ele preenchesse sozinho o volume ocupado pela mistura. Ento, se a presso do ar 1 atmosfera (aproximadamente 100 kPa), a presso parcial do oxignio, que ocupa 21% (.21L/L) do volume de ar, ser de aproximadamente 21 kPa. A difuso permite um considervel movimento do gs de uma rea para outra mesmo no havendo gradiente de presso para a mistura total de gases. Entretanto, h um gradiente de concentrao para cada gs individualmente, que pode ser expresso como um gradiente de presso parcial. Como conseqncia, uma alta concentrao de oxignio na atmosfera resultar em um movimento deste gs em particular para o interior do solo. O dixido de carbono e o vapor de gua normalmente se movem em direes opostas, pelo fato de que a presso parcial destes dois gases geralmente mais alta no ar do solo do que na atmosfera. A representao destes princpios envolvidos na difuso dada na Figura 3.1.

95

3.3 Caracterizao da Aerao do Solo


O estado de aerao do solo pode ser caracterizado de diversas maneiras, incluindo: (1) o contedo de oxignio e outros gases na atmosfera do solo, (2) a porosidade de aerao do solo e (3) o potencial qumico de oxidao - reduo (redox). Composio do Ar do Solo Oxignio - A atmosfera contm aproximadamente 21% de O2, 0,035% de CO2 e mais de 78% de N2. Em comparao, o ar do solo tem em torno do mesmo nvel de N2, mas o nvel de O2 consideravelmente menor e o de CO2 sendo maior. O contedo de oxignio pode ser pouco menor do que 20% em camadas superficiais do solo, com estrutura estvel e predominncia de macroporos. Poder ser menor que 5% ou prximo de zero nos horizontes mais profundos de um solo m drenado, com poucos macroporos. Uma vez que o O2 exaurido, o ambiente do solo dito anaerbico.

FIGURA 3.1 O processo de difuso de gases entre um poro do solo e a atmosfera. A presso total dos gases a mesma em ambos os lados. A presso parcial do oxignio maior na atmosfera. Assim o oxignio tende a se difundir para o interior do poro do solo, onde poucas molculas de oxignio por unidade de volume so encontradas. Por outro lado, as molculas de dixido de carbono, movem-se em direo oposta devido a maior presso parcial deste gs no poro do solo. Esta difuso de O2 no poro do solo e de CO2 na atmosfera continuar enquanto a respirao das clulas das razes e microrganismos consumir O2 e liberar CO2. Baixos teores de O2 so tpicos de solos alagados. Mesmo em solos bem drenados, redues considerveis no contedo de O2 do ar do solo podem ocorrer aps chuvas pesadas, especialmente se o oxignio rapidamente consumido por plantas em crescimento ou microrganismos decompondo suprimentos disponveis de material orgnico (Figura 3.2). A depleo do suprimento de oxignio ocorre mais rapidamente quando o solo aquecido. O contedo de O2 dissolvido na gua de muitos solos, apesar de pequeno, significante. Quando todos os poros esto preenchidos com gua, os microorganismos do solo podem extrair a maior parte do oxignio dissolvido na gua para propsitos metablicos, esta pequena quantidade de O2 dissolvida logo exaurida e, se o excesso de gua no removido, a atividade de microrganismos aerbios e o crescimento de plantas so ameaados.

96

Dixido de Carbono - Como o contedo de N2 do ar do solo relativamente constante, h uma relao inversa entre os contedos dos principais componentes do ar do solo (O2 e CO2), com decrscimo de O2 medida que CO2 aumenta. Apesar das diferenas nas quantidades de CO2 no serem surpreendentes, elas podem ser comparativamente significantes. Assim, quando o ar do solo contm apenas 0,35% de CO2, este gs 10 vezes mais concentrado do que na atmosfera. Contedos de CO2 superiores a 10%, podem ser txicos a alguns processos da planta. Outros Gases - O ar do solo normalmente possui um contedo de vapor de gua muito maior do que a atmosfera, sendo essencialmente saturado, exceto na superfcie do solo ou muito prximo dela. Tambm, sob condies de alagamento, concentraes de gases como metano (CH4) e sulfito (H2S), que so formados medida que a matria orgnica se decompe so notadamente maiores no ar do solo. Outro gs produzido pelo metabolismo anaerbio dos microorganismos o etileno (C2H4). Este gs particularmente txico para razes das plantas, at mesmo em concentraes menores que 1 L/L (0,0001 %). O crescimento de razes de um grande nmero de plantas mostrou-se inibido pelo etileno acumulado, quando as taxas de trocas gasosas entre a atmosfera e o solo so muito lentas. Porosidade de Aerao A composio ideal do solo para o crescimento de plantas apresenta uma relao 50:50 de ar e gua no espao poroso, ou 25% de ar no solo, em volume (assumindo uma porosidade total de 50%). Estudos mostram que, na maioria dos solos, a atividade microbiolgica e o crescimento de plantas so severamente inibidos, quando a porosidade de aerao menor do que 20% ou 10% do volume total do solo (a altos contedos de gua). Uma das principais razes pelas quais altos contedos de gua causam deficincia de oxignio nas razes que o poros preenchidos por gua bloqueiam a difuso do oxignio no interior do solo, para repor aquele utilizado pela respirao. A difuso do oxignio em um poro preenchido com ar 10.000 vezes mais rpido, do que no mesmo poro preenchido por gua.

FIGURA 3.2 Contedo de oxignio do ar do solo antes e aps chuvas pesadas em um solo cultivado com algodo. A gua da chuva substituiu o ar do solo. A pequena quantidade de oxignio remanescente foi consumida na respirao das razes e organismos do solo. O teor de dixido de carbono (no representado) aumentou proporcionalmente.

97

3.4 Potencial de oxi-reduo (redox)


Uma importante caracterstica qumica do solo que est relacionada com a aerao so os estados de reduo e oxidao dos elementos qumicos. Se um solo bem aerado, formas oxidadas como o Fe(III) em FeOOH e N(V) em NO3- (nitrato) so dominantes. Em solos mal aerados, formas reduzidas destes elementos podem ser encontradas; como Fe(II) em FeO e N(III) em NH4+ (amnio). A presena destas formas reduzidas uma indicao da drenagem restrita e m aerao. Reaes Redox A reao que ocorre quando um elemento no estado reduzido passa para um estado oxidado pode ser ilustrada pela oxidao do ferro divalente [Fe2+ ou Fe(II)] no FeO, para a forma trivalente (Fe3+ ou Fe(III)] no FeOOH. 2FeO + 2H2O 2FeOOH + 2H+ + 2eFe(II) Fe(III) (2+) (3+)

Note que o Fe(II) perde um eltron e- quando passa para Fe(III), e que ons H+ so formados neste processo. A perda de um eltron sugere que h potenciais para a transferncia de eltrons de uma substncia para outra. Este potencial redox pode ser medido usando um eletrodo de platina. O potencial redox Eh fornece uma medida da tendncia de uma substncia em receber ou doar eltrons. Ela normalmente medida em volts ou milivolts. Como no caso do potencial da gua, o potencial redox refere-se a um estado de referncia, neste caso o par hidrognio H2 H+ + e-, cujo potencial redox arbitrariamente tomado como zero. Se uma substncia recebe eltrons facilmente, ela conhecida como um agente oxidante; se a substncia doa eltrons facilmente, ela um agente redutor. Papel do Oxignio O gs oxignio (O2) um importante exemplo de um forte agente oxidante, ele recebe rapidamente eltrons de muitos outros elementos. Todos os processos de respirao aerbia requerem O2 como aceptor de eltrons, medida que organismos vivos oxidam carbono orgnico liberando energia para a vida. O oxignio pode oxidar substncias orgnicas e inorgnicas. Porm, lembre-se que, medida que o oxignio oxida outras substncias, ele reduzido. Este processo de reduo pode ser visto na seguinte reao:
(O)

O2 + 2H+ + 2e- H2O Observe que o tomo de oxignio tendo carga zero no O2, recebe dois eltrons, ou seja uma carga de 2 quando se torna parte da molcula de gua. Estes eltrons podem ser doados pelas duas molculas de FeO sofrendo oxidao, como mostrado na primeira reao. Associando-se as duas reaes, nota-se o efeito geral da oxidao e reduo. 2FeO + 2H2O 2FeOOH + 2H+ + 2e H2O O2 + 2H+ + 2e_____________________________________ 2FeO + O2 + H2O 2FeOOH

(2-)

98

A doao e acepo de eltrons (e-) e ons H+ em um lado da equao balanceada pelo outro, e assim no aparece na reao combinada, mas para reaes especficas de oxidao e reduo so processos muito importantes. O potencial redox Eh de um solo dependente da presena de aceptores de eltrons (oxignio ou outros agentes oxidantes) e do pH. A correlao positiva em um solo, entre o contedo de O2 do ar do solo e Eh (potencial redox) mostrado na Figura 3.3. Em solos bem drenados, o Eh varia na faixa de 0,4 e 0,7 volts (V). medida que a aerao reduzida, o Eh diminui at um nvel de 0,3 a 0,35 V, quando o oxignio exaurido. Sob condies inundadas, em solos quentes e ricos em matria orgnica, podem ser encontrados valores de Eh to baixos quanto 0,3 V. Outros Aceptores de Eltrons Alm do oxignio, outros elementos podem atuar como aceptores de eltrons (oxidantes). Por exemplo, o N (V) no nitrato recebe dois eltrons quando reduzido para N (III) no nitrito: NO3 + 2e- + 2H+ NO2- + H2O
N(V) N(III) (5+) (3+)

Reaes semelhantes envolvem a reduo ou oxidao de Fe, Mn e S (ver reaes na Figura 3.4). O efeito do pH sobre o potencial redox relacionado a diversas reaes importantes que ocorrem no solo, so mostradas na Figura 3.4. Note que em todos os casos o Eh decresce medida que o pH aumenta de 2 para 8. Como pH e Eh so facilmente medidos, no difcil predizer as reaes com probabilidade de ocorrncia. Por exemplo, a pH 6 o Eh teria que ser menor que + 0,5 V para estimular a reduo do nitrato para nitrito, e em torno de + 0,2 volts para estimular a reduo do FeOOH para Fe2+. Para formao do metano em condies alagadas a pH (6), requerido um Eh em torno de 0,2 V. O valor do Eh em que ocorre as reaes de oxi - reduo varia de acordo com o composto qumico. Na Tabela 3.1 so listadas formas oxidadas e reduzidas de vrios elementos importantes no solo, juntamente com o potencial redox aproximado no qual reaes de oxidao e reduo ocorrem. O valor do Eh explica a seqncia de reaes que ocorrem quando um solo bem aerado se torna saturado com gua. Primeiramente, a respirao reduzir a concentrao de O2 no ar do solo, e aquela dissolvida na gua do solo. Quando a concentrao deste aceptor de eltrons reduzida, o potencial redox tambm reduz. Como o O2 reduzido gua em nveis de Eh de 0,38 para 0,32 V, uma vez que o potencial redox cai abaixo deste nvel, o solo essencialmente destitudo de O2. A baixos valores de Eh, os nicos microorganismos funcionais so aqueles capazes de utilizar outros elementos, que no o oxignio, como aceptores metablicos de eltrons

TABELA 3.1 Formas oxidadas e reduzidas de certos elementos no solo e potencial redox Eh,, no qual ocorrem mudanas nas formas dos elementos, em um solo a pH 6.5
Note que o oxignio na forma de gs exaurido a nveis de Eh de 0,38 a 0,32V. A nveis mais baixos de Eh os microorganismos utilizam outros elementos ao invs do oxignio como aceptores de eltrons em seu metabolismo. Pela doao de eltrons eles transformam estes elementos em seu estado reduzido de valncia. Forma oxidada O2 NO3Mn4+ Fe3+ SO42CO2 Forma reduzida H2O N2 Mn2+ Fe2+ S2CH4 Valores do Eh (V) 0,38 para 0,32 0,28 para 0,22 0,22 para 0,18 0,11 para 0,08 -0,14 para 0,17 -0,20 para 0,28

Patrick e Jugsujinda (1992), SSSAJ., 56:1071-1073.

99

FIGURA 3.3 Relao entre contedo de oxignio no ar do solo e potencial redox Eh. Foram feitas medidas a 28 cm de profundidade em um solo que tinha sido irrigado continuamente durante 14 dias antes do processo de secagem. Note a relao geral entre esses dois parmetros. [Dados de Meek & Grass, (1975); usado com permisso de Soil Science Society of America]

100

FIGURA 3.4 O efeito do pH sobre o potencial redox Eh no qual ocorrem importantes reaes de oxireduo no solo. O prximo elemento mais facilmente reduzido geralmente o N (V) (no nitrato, NO3). Se o solo contm muito nitrato, o Eh permanecer na faixa de aproximadamente 0.28 a 0.22 V medida que o nitrato reduzido. Uma vez que, quase todo nitrato tenha desaparecido [ N(V) tenha sido transformado em N(III) e outros tipos de N] o Eh diminuir mais ainda. Neste ponto, organismos capazes de reduzir Mn se tornaro ativos e assim por diante. Ento, com a queda de valores de Eh, os elementos N, Mn, Fe e S (SO4-2) e C(CO2) recebero eltrons e se tornaro reduzidos, nesta ordem. Em outras palavras, o Eh do solo deve ser reduzido para zero ou menos antes que ocorra a produo do metano, mas valores de Eh de 0.28 a 0.22 so baixos o suficiente, para resultar a reduo do N-nitrato. Deste modo, a aerao do solo determina as formas qumicas especficas presentes e, assim a disponibilidade, mobilidade e possvel toxidez de vrios elementos presentes no solo.

3.5. Fatores que afetam a Aerao do Solo


Drenagem do excesso de gua Drenagem da gua gravitacional para fora do perfil e a difuso concomitante do ar no solo ocorrem mais rapidamente nos macroporos. Os fatores mais importantes que influenciam a aerao de solos bem drenados so portanto, aqueles que determinam o volume de macroporos do solo. A quantidade de macroporos tem uma influncia principal sobre o espao poroso total bem como sobre as trocas gasosas e

101

reaes bioqumicas. Textura do solo, densidade, estabilidade dos agregados, contedo de matria orgnica e formao de bioporos esto entre as propriedades que ajudam a determinar a quantidade de macroporos e a aerao do solo. Taxa de respirao no solo A concentrao de oxignio e dixido de carbono so dependentes da atividade microbiana, a qual dependem da disponibilidade de compostos orgnicos como fonte de alimento. A incorporao de grandes quantidades de estercos, resduos de colheita, ou lodo de esgoto podem afetar consideravelmente a composio do ar do solo. Do mesmo modo, a ciclagem dos resduos de plantas, pela queda de folhas, decomposio da massa radicular, e excreo radicular em ecossistema natural fornece substrato para atividade microbiana. A respirao das razes das plantas e organismos do solo so tambm processos significantes (Figura 3.5). medida que a temperatura do solo aumenta, todos esses processos tambm aumentam.

FIGURA 3.5 Taxa do movimento de CO2 (fluxo) da superfcie de um solo em um ecossistema florestal no Estado de New York. Note as altas taxas de julho a outubro quando o crescimento vegetal e a atividade microbiana eram maiores. Superfcie versus Subsolo Subsolos so geralmente mais deficientes em O2 do que solos superficiais. No somente o contedo de gua normalmente maior (climas midos), o espao total de poros, como o espao de macroporos, geralmente muito menor nos horizontes profundos. O caminho para difuso de gases para dentro e fora do solo maior em horizontes mais profundos. Entretanto, se substratos orgnicos so pouco supridos no subsolo, ele ainda pode ser aerbio. Por esta razo, certos solos recentemente inundados so anaerbios nos 50 a 100 cm superiores e so aerbios em camadas inferiores. Em algumas reas florestais e em pomares, as razes das rvores se estendem at camadas com contedo muito baixo de oxignio e alto em dixido de carbono, especialmente se o subsolo possui alto teor de argila. Nveis de CO2 prximos a 15% (150 mL/L) tem sido observados em alguns subsolos. Estudos em profundidade, em solos altamente intemperizados sob florestas tropicais midas indicam que a respirao mantida, e a concentrao de CO2 continua a aumentar, at camadas mais profundas do subsolo (Figura 3.6).

102

Heterogeneidade do solo Perfil - Como pode ser visto nas Figuras 3.1 e 3.6, o estado de aerao varia consideravelmente em diferentes locais no perfil do solo. Em solos bem drenados relativamente uniformes a tendncia uma reduo geral no O2 e aumento de CO2 medida que se aprofunda no perfil. Entretanto, zonas mal aeradas ou bolses de ar podem ser encontradas em qualquer horizonte de um solo bem drenado e aerado. Manejo - Uma das causa da heterogeneidade do solo o cultivo, que tem ambos efeitos a longo perodo e curto prazo sobre a aerao do solo. curto prazo, a movimentao do solo permite com que ele seque mais rpido e incorpore grandes quantidades de ar. Estes efeitos so especialmente evidentes em solos de textura fina e compactados, nos quais as planta em crescimento respondem imediatamente ao cultivo para o controle de ervas daninhas ou aplicao de fertilizantes. Entretanto longo prazo, o cultivo pode reduzir a macroporosidade. Macroporos maiores- Zonas mal aeradas podem ser resultado de uma camada de solo de textura argilosa ou compactada, ou podem estar presentes no interior de agregados (unidades estruturais), onde os microporos podem limitar as trocas gasosas (Figura 3.7). Em solos bem drenados, os grandes poros (fissuras) entre as unidades estruturais, ou antigos canais radiculares no subsolo podem ser periodicamente preenchidos por gua, causando zonas localizadas de m aerao. Em solos saturados, tais poros podem causar o efeito oposto facilitando a difuso de O2 no solo, durante perodos de seca. Razes de Plantas Do mesmo modo, razes de plantas em crescimento podem reduzir ou aumentar a concentrao de O2 nas suas imediaes. Em solos mal drenados, respirao de razes de plantas pode diminuir a quantidade de O2 no solo. Por outro lado, plantas hidrfitas com aernquimas podem transportar suprimento de O2 para as razes, permitindo alguma difuso para o solo e produo de uma zona oxigenada em um solo anaerbio. Por estas razes, reaes de oxidao podem ocorrer a poucos centmetros ou milmetros de um outro local onde existem condies de reduo. Esta heterogeneidade da aerao, deve ser considerada ao se entender a funo do solo na ciclagem de elementos e na funo do ecossistema. Diferenas sazonais H uma considervel variao sazonal na composio do ar do solo. Na primavera, em regies temperadas e midas, solos so geralmente midos, dificultando as trocas de gasosas. Mas, devido s baixas temperaturas, a respirao das razes das plantas e dos microorganismos restrita, assim a utilizao de oxignio e liberao de CO2 tambm pequena. Em meses de vero, os solos normalmente possuem menor contedo de umidade e as trocas gasosas so facilitadas. Entretanto, temperaturas mais favorveis estimulam a respirao vigorosa de razes de plantas e microorganismos, liberando grandes quantidades de dixido de carbono. Isto ilustrado na Figura 3.8, que mostra os nveis de dixido de carbono num Alfissolo no Missouri durante a estao de crescimento do milho e mais tarde no incio do inverno.

103

FIGURA 3.6 Mudanas na concentrao de ar em profundidade no perfil de um solo Haplustox sob floresta tropical na regio Amaznica Brasileira. A fonte de CO2 foi uma combinao da respirao radicular e microbiana. Apesar das camadas superiores possurem maiores taxas de produo de CO2, os gases produzidos tem uma menor distncia para percorrer at a atmosfera e muitos macroporos neste caminho. A concentrao de CO2 aumenta com a profundidade devido ao aumento da distncia a ser percorrida pelos gases at a atmosfera e reduo da macroporosidade causando acmulo de CO2 [Data from Davidson e Trumbore (1995)].

104

FIGURA 3.7 Um diagrama mostrando o contedo de oxignio do ar do solo de um agregado mido de um Aquic Hapludoll (mosqueado franco argilo siltoso) do Iowa. As medidas foram feitas com um nico micro eletrodo. Note que o contedo de oxignio prximo do centro do agregado zero, enquanto que prximo a borda de 21%. Assim, bolses com deficincia de oxignio podem ser encontrados num solo, em que o contedo total de oxignio possa no ser baixo. (De Sextone, et al.(1985)) Efeitos da vegetao Alm dos efeitos da respirao radicular mencionados anteriormente, a vegetao pode afetar a aerao do solo, removendo grandes quantidades de gua, atravs da transpirao, o suficiente para baixar o nvel do lenol fretico, em alguns solos mal drenados. Os dados da tabela 3.2 apresentam este efeito para uma floresta de pinho. Os efeitos da profundidade do solo e estao do ano tambm so evidentes .

105

FIGURA 3.8 Diferenas sazonais no contedo de dixido de carbono nos primeiros 50 cm de um Alfisol no Missouri onde milho foi cultivado, no incio de maio at 1 de setembro. Em 20 de junho, o milho estava crescendo vigorosamente, a umidade do solo estava alta e o nvel de CO2 aumentou mais de 7% na zona de 10 a 30 centmetros. Em 1 de agosto, as trocas gasosas provavelmente aumentaram e o nvel de CO2 declinou at 3 a 5% na camada de 20 a 30cm, mas ainda 100 vezes maior que o nvel na atmosfera. Em 15 de novembro, a atividade das plantas e microorganismos diminuiu devido s baixas temperaturas e o contedo de CO2 abaixo de 20 cm era somente 10 vezes maior do que o da atmosfera. (Dados de Buyanovsky e Wagner (1983); usados com permisso da Soil Science Society of America).

3.6

Efeitos Ecolgicos da Aerao do Solo

Efeitos sobre a decomposio de resduos orgnicos A aerao do solo influencia muitas reaes e muitas propriedades do solo. As mais bvias destas reaes esto associadas com a atividade microbiolgica, especialmente a degradao de resduos orgnicos e outras reaes microbianas. A m aerao reduz a taxa de decomposio, como evidenciado pelos relativamente altos nveis de matria orgnica que se acumulam em solos mal drenados. A natureza, bem como a taxa da atividade microbiana, determinada pelo contedo de O2 no solo. Onde O2 est presente, os organismos aerbios esto ativos e reaes de oxidao ocorrem. Na falta de oxignio, na forma de gs os organismos anaerbios predominam. A degradao ocorre muito mais lentamente atravs de reaes como a que segue. C6H12O6 2CO2 + 2CH3CH2OH acar etanol Solos mal aerados tendem a conter uma grande variedade de produtos parcialmente oxidados como gs etileno (C2H4), lcoois e cidos orgnicos muitos dos quais podem ser txicos as plantas e a muitos organismos decompositores. Este ltimo efeito responsvel pela formao de Histossolos em reas midas, onde a inibio da decomposio permite com que camadas espessas de matria orgnica se acumulem. Em resumo, a presena ou ausncia do gs oxignio modifica completamente a natureza do processo de decomposio e seu efeito sobre o crescimento da planta.

106

TABELA 3.2 Efeito do corte de madeira com compactao mnima sobre a aerao do solo em regime de temperatura, numa floresta subtropical de pinus.
Uma vez que os pinus de 55 anos de idade foram cortados, a evapotranspirao e o sombreamento foram reduzidos, resultando em uma elevao do lenol fretico, diminuio do potencial redox e temperaturas mais altas durante a primavera. Este ltimo efeito estimulou o uso do oxignio por organismos e reduziu ainda mais o potencial redox neste Vertic Ochraqualf. Note que os potenciais redox foram reduzidos com temperaturas mais altas na primavera, mesmo quando o solo no estava to mido na primavera quanto no inverno. Temperatura do solo, C Inverno Primavera Potencial redox do solo Eh, V Inverno Primavera

Tratamento

Tempo que o solo est saturado, % 31 64 54 46

No perturbado rvores cortadas sem compactao No perturbado rvores cortadas sem compactao

11,8 11,7 13,3 13,2

Medida a 50 cm de profundidade 18,3 0,83 20,5 0,51 Medida a 100 cm de profundidade 17,3 0,83 18,7 0,54

0,65 0,11 0,49 0,22

Oxidao e Reduo de Elementos Nutrientes - Atravs de seus efeitos sobre o potencial redox, o nvel de oxignio no solo determina as formas de diversos elementos inorgnicos, como mostrado na Tabela 3.3. Os estados oxidados do nitrognio e enxofre so prontamente utilizveis pelas plantas. Em geral, as condies de oxidao so desejveis para nutrio de ferro e mangans da maioria das plantas em solos cidos de regies midas porque, nestes solos, as formas reduzidas destes elementos so to solveis que pode ocorrer toxidez. Porm, alguma reduo do ferro pode ser benfica, medida que libera fsforo de compostos de fosfato de ferro insolveis. Tal liberao de fsforo tem efeito sobre a eutroficao, quando ocorre em solos saturados ou em sedimentos subaquticos. Em reas mais secas, ocorre um efeito oposto, e formas reduzidas de elementos como ferro e mangans so preferveis. Em solos neutros a alcalinos nestas reas mais secas, as formas oxidadas de ferro e mangans so firmemente retidas em compostos altamente insolveis resultando em deficincia destes elementos. Tais diferenas ilustram a interao da aerao e pH em suprimento de nutrientes para plantas. Outros Elementos - O potencial redox determina as espcies de alguns elementos txicos como cromo, arsnio e selnio, afetando seu impacto sobre o meio ambiente e a cadeia alimentar. Cor de Solo - A cor do solo consideravelmente influenciada pelo estado de oxidao do ferro e mangans. Cores como vermelho, amarelo e marrom so caractersticas de condies de oxidao. Cores acizentadas so predominantes em condies de aerao insuficientes. A cor pode ser utilizada como mtodo de campo para determinao do estado de drenagem do solo. Solos mal drenados so caracterizados pelo contraste de materiais reduzidos e oxidados. Tal condio mosqueada indica uma zona de alternncia entre m e boa aerao, numa condio no favorvel ao crescimento timo da maioria das plantas. Produo de metano - A produo de composto orgnico metano em condies inundadas de grande importncia, este gs um dos principais responsveis pelo efeito estufa e do aquecimento global, e tem aumentado sua concentrao em torno de 1% ao ano desde 1980. O gs metano produzido pela reduo de CO2. Sua formao ocorre quando o Eh reduzido para aproximadamente - 0.2 V, uma condio comum em solos alagados e em reas de arroz irrigado. estimado que solos alagados nos Estados Unidos emitem aproximadamente 100 milhes de toneladas de metano anualmente. Devido a produo biolgica destes

107

ambientes, pesquisadores esto buscando meios para administrar o lanamento de metano sem recorrer a drenagem de solos alagados.

TABELA 3.3 Formas oxidadas e reduzidas de diversos elementos no solo


Elemento Carbono Nitrognio Enxofre Ferro Mangans Forma normalmente encontrado em solos bem oxigenados CO2, C6H12O6 NO3SO423+ Fe [Fe (III) xidos) Mn4+[Mn(IV) xidos) Forma reduzida encontrada em condies de alagamento CH4,C2H4, CH3CH2OH N2, NH4+ H2S,S22+ Fe [Fe (II) xidos) Mn2+[Mn(II) xidos)

Efeitos sobre as Atividades de Plantas Superiores Plantas so afetadas negativamente em pelo menos trs modos por condies de m aerao: (1) o crescimento da planta, particularmente as razes, reduzido; (2) a absoro de nutrientes e gua diminuda; e (3) a formao de certos compostos inorgnicos txicos as plantas favorecido. Crescimento de plantas A tolerncia a m aerao varia entre as diferentes espcies de plantas. Beterraba e cevada so exemplos de espcies que requerem alta porosidade para um crescimento timo. Por outro lado, certas espcies de trevo e grama podem crescer com nveis de porosidade de aerao muito baixos. O arroz uma das culturas que podem crescer com suas razes submersas em gua. A tolerncia de uma dada planta a baixa porosidade de aerao pode ser diferente em plntulas do que em plantas em crescimento rpido. Um tpico caso a tolerncia do pinho vermelho a drenagem restrita, durante o seu desenvolvimento inicial e sua susceptibilidade em estgios superiores. O conhecimento da tolerncia das plantas a m aerao til na escolha de espcies apropriadas para o replantio em locais alagados. A ocorrncia de plantas especialmente adaptadas s condies anaerbias de utilidade para a identificao de locais alagados. Absoro de nutrientes e gua - Baixos nveis de O2 restringem a respirao radicular, um processo que fornece energia necessria para absoro de gua e nutrientes. Como resultado, o excesso de gua acumulada em locais baixos muitas vezes a causa do murchamento de plantas e reduo de sua absoro de gua. Do mesmo modo, plantas podem exibir sintomas de deficincia nutricional em solos mal drenados, mesmo com boa disponibilidade de nutrientes. Compactao e Aerao de Solos A compactao do solo diminui as trocas gasosas, porm, os efeitos negativos da compactao do solo, no so somente devidos a m aerao. As camadas podem tornar-se to densas que impedem o crescimento de razes mesmo com oxigenao adequada.

3.7

Aerao relacionada ao Manejo do Solo e Planta

A drenagem superficial e sub superficial, so essenciais para a manuteno do ambiente aerbio do solo. Sob irrigao e em plantas cultivadas em vasos, o excesso de umidade ocasionando aerao deficiente um dos problemas mais frequentemente encontrados.

108

Estrutura do Solo e Cultivo


A manuteno de uma estrutura estvel no solo um importante meio de melhoria da aerao. Os macroporos, cuja ocorrncia favorecida por agregados grandes e estveis, so logo drenados aps uma chuva, permitindo assim o movimento de gases no interior do solo proveniente da atmosfera. Em reas cultivadas, a manuteno da matria orgnica, pela adio de adubos orgnicos e resduos culturais, pelo crescimento de gramneas e leguminosas, talvez a forma mais prtica de aumentar a estabilidade de agregados e, que por sua vez, melhorar a drenagem e aerao do solo. Em solos mal drenados de textura argilosa normalmente impossvel a manuteno de uma aerao adequada sem o cultivo do solo. O sistema de plantio direto, uma vez estabelecido por 5 a 10 anos, normalmente propicia a formao de canais por organismos do solo e raiz que favorecem a drenagem. Entretanto, a cobertura com resduos vegetais pode reduzir a evaporao de gua na primavera, resultando em excesso de umidade no solo na ocasio do plantio.

Plantas Cultivadas em Vasos


Plantas cultivadas em vasos sofrem pelo excesso de gua devido a dificuldade no fornecimento da quantidade exata de gua necessria. Para evitar o excesso de umidade, a maioria dos vasos possuem furos no fundo para que a gua excedente drene. Como no caso de solos estratificados no campo, a gua drenar atravs dos furos no fundo do vaso, somente se a parte superior estiver saturada com gua. Se o solo contido no vaso for predominantemente mineral os finos poros permanecero preenchidos com gua, no deixando espao para aerao e condies anaerbias logo prevalecero. O uso de recipientes maiores (mais altos) permitir melhor aerao na parte superior. Para contornar este problema, os recipientes devem ser preenchidos com misturas. O solo mineral no deve preencher mais de um tero do volume total da mistura, sendo o restante composto de material inerte de textura grosseira e de baixa densidade como perlita ou vermiculita,. Atualmente, as misturas utilizadas tambm contm materiais orgnicos estveis, tais como serragem ou compostos que retenham gua e aumentem a macroporosidade.

Manejo de rvores e Gramados


No transplante de mudas, cuidados especiais devem ser tomados para evitar a deficincia na aerao ou saturao na zona radicular. A aerao de rvores estabelecidas tambm deve ser garantida. A colocao de excesso de solo sobre ou prximo ao tronco da planta pode ocasionar efeitos negativos planta. As razes da planta mais prxima a superfcie podem sofrer de deficincia na oxigenao mesmo com uma sobrecarga de 5 a 10 cm de profundidade. Sistemas de manejo em gramados altamente trafegados, normalmente tem componentes relacionados a aerao do solo. Por exemplo, uma forma de aumentar a aerao em reas compactadas retirando pequenas pores de terra da superfcie do solo, permitindo assim mais facilmente as trocas gasosas.

109

You might also like