You are on page 1of 7

Turismo de natureza O desporto de natureza e a emergncia de novos conceitos de lazer CARLA RODRIGUES

0.

RESUMO

A presente comunicao tem por objectivo sublinhar a importncia alcanada pelas prticas turstico-desportivas que se desenvolvem em espaos naturais - concretamente em reas protegidas - fruto da emergncia de novas culturas, mentalidades e estilos de vida. A vulnerabilidade a que estas reas se encontram sujeitas, convocam a necessidade da configurao de modalidades tursticas adequadas s suas caractersticas ambientais. A criao do Programa Nacional de Turismo de Natureza (PNTN) vem, em parte, dar resposta a esta necessidade.

1.

OS FUNDAMENTOS DO TURISMO DE NATUREZA

Um dos aspectos relativos ao turismo que mais se tem salientado em resultado das modificaes do comportamento social, derivadas, por sua vez, da transformao dos valores e estilos de vida predominantes nas sociedades actuais, diz respeito emergncia de uma nova base de fundamentos motivacionais, ou de uma base alterada em suas predominncias, que se afirma em favor da evoluo de um jovem segmento turstico: o Turismo de Natureza. Para alguns autores, entre os quais se situam F. Vera, L. Palomeque, J. Marchena e S. Anton (1997:125), os factores que explicam a recente evoluo do turismo em meio natural entenda-se do Turismo de Natureza - formam parte dos factores inerentes conjuntura seguida pelo turismo em geral e das novas tendncias verificadas, quer do lado da oferta, quer do lado da procura turstica. A maioria dos estudos hoje produzidos sobre as causas da evoluo da procura de espaos naturais para fins tursticos e recreativos distinguem, basicamente, entre trs razes principais: (i) saturao do turismo convencional1; (ii) desenvolvimento do paradigma ecolgico; (iii) comercializao do eco e da natureza, assumidos, por esta via, como bens de consumo. As preferncias dos consumidores e o grau de exigncia em relao s reas-destino, e a tudo quanto a elas diz respeito, evidenciam uma acentuada mudana. De facto, ao desenvolvimento de uma procura inicialmente pautada pelo produto sol e praia, sucede uma nova realidade, paradigma das alteraes de mentalidades, comportamentos e estilos de vida emergentes nas sociedades actuais. O novo turista um consumidor com critrios de avaliao cada vez mais afinados em virtude da experincia de viajar adquirida, da quantidade de informao disponvel e da conscincia generalizada que emerge em protesto das condies de vida urbana que se recusa a integrar o grupo dos massificantes e massificados por falta de preenchimento do requisito qualidade. Por conseguinte, o turismo convencional v perder muitos dos seus adeptos, que passam a procurar alternativas adequadas aos seus graus de exigncia (qualidade, diversidade,...). Por outro lado, este novo turista manifesta uma crescente sensibilidade pelo meio ambiente ante os problemas ambientais e o carcter finito dos recursos - que, uma vez consolidada na
1

O turismo convencional surge, frequentemente, com significaes pejorativas; associam-se-lhe, basicamente, expresses como turismo de massa, desrespeitador do ambiente e agressivo pelo padro de explorao e do modo de implementao que evidencia; por oposio a este tipo de turismo fala-se em turismo alternativo, que inclui o turismo em espaos naturais.

sociedade, fez emergir o paradigma ecolgico. Levanta-se, ento, a necessidade de definir um uso adequado dos recursos, por forma a preserv-los e no a degrad-los, imprimindo, por sua vez, uma redefinio das formas de praticar turismo. O turismo em espaos naturais passa a distinguir-se do turismo convencional, quer pelas motivaes, quer pela atitude dos turistas face ao suporte fsico que os acolhe, que, por sua vez, se distingue das outras reasdestino pela singularidade dos seus recursos de alto valor ecolgico e paisagstico, muitas vezes sujeitos a algum tipo de proteco. A par disto, e como corolrio do processo de criao de novas necessidades, os espaos naturais surgem, no contexto das reas-destino, como espaos de crescente procura para fins turstico-recreativos, facto que conduziu sua comercializao e, em certos casos, banalizao. Hoje em dia, os espaos naturais so encarados como qualquer outro bem de consumo, indicados para satisfazer estas novas necessidades.

2.

CONCEITOS E SIGNIFICADOS DO TURISMO DE NATUREZA

Depois de expostas as principais linhas impulsionadoras do Turismo de Natureza torna-se, agora, pertinente avanar com uma definio deste segmento turstico, frequentemente invocado para designar todas as modalidades que se baseiam num contacto, mais ou menos directo, com o meio ambiente, como ponto central da oferta turstica e que se sintetizam na expresso "turismo em espaos naturais" (F. Vera, L. Palomeque, J. Marchena e S. Anton, 1997: 143). Tomando como exemplo a definio avanada por Ceballos (1992, citado por F. Vera, L. Palomeque, J. Marchena e S. Anton, 1997: 145), o Turismo de Natureza define-se como o segmento do turismo que se desenvolve em reas naturais relativamente virgens, com o objectivo especfico de admirar, estudar, desfrutar da viagem, das plantas e animais, assim como das marcas culturais do passado e do presente das ditas zonas relaciona-se, desta forma, cio, meio ambiente e turismo. Embora a definio de Turismo de Natureza seja consideravelmente mais pacfica do que a definio de turismo em sentido lato, cada autor tende a avanar com o seu prprio conceito, prximos, no entanto, das restantes designaes. Exemplificando, em 1984, Lucas (citado por B. Weiler, 1992: 108) afirmava que o Turismo de Natureza aquele segmento turstico que se baseia no recreio em reas naturais e na observao da natureza, sendo responsvel por reduzidos impactes ambientais e por elevados contributos sociais e econmicos para o pas ou regio. Por sua vez, em 1987, Laarman e Durst (citado por B. Weiler, 1992: 108) identificavam o Turismo de Natureza com o tipo de turismo que combina educao, recreio e, muitas vezes, aventura numa base comum: na natureza. Um olhar mais atento sobre os estudos que se vm realizando em torno deste segmento do turismo permite-nos identificar dois pontos comuns convocados na maioria das definies: a ubicao fsica do espao natural e o facto de integrar actividades associadas ao conceito de recreio e frias activas. Opondo-se hegemonia do turismo de massas (turismo convencional), este tipo de turismo pretende assumir-se como garantia da conservao da natureza e respeitador do meio ambiente, associando-se-lhe, por conseguinte as seguintes caractersticas e objectivos:

QUADRO 1- Caractersticas e objectivos do turismo de natureza


Caractersticas - desenvolve-se em zonas rurais e naturais fora dos grandes centros urbanos; em muitos casos desenvolvese em espaos naturais protegidos, como seja em parques nacionais e naturais, constituindo a manifestao mais emblemtica do turismo de natureza; - ajuda a desenvolver as precrias economias rurais, especialmente em zonas de montanha; - a oferta turstica de baixo impacte ambiental, muito cuidadosa com a natureza e com a populao local; - a oferta turstica tende para a disperso, isto , os equipamentos tursticos no se concentram todos no mesmo local; - o ecoturismo um tipo de turismo activo que procura descobrir a realidade envolvente, tanto a cultural como a natural; comum a promoo de actividades ldicodesportivas e educativo-culturais, sendo que as primeiras so as que mais se notam; - o ecoturismo um segmento turstico relativamente recente e, em parte, promovido e regulamentado pela poltica de parques nacionais e parques naturais. Objectivos - facilitar o uso pblico do espao natural, tendo-se em conta que as actividades recreativas realizadas devem ser compatveis com a conservao dos valores naturais e culturais do espao; em caso de conflito, deve prevalecer a conservao sobre o uso pblico; - proporcionar o conhecimento dos recursos da rea; a capacidade de satisfao e desfrute da visita aumenta consideravelmente quando se entende e valoriza o meio ambiente em que nos encontramos; - gerar impactes positivos para a conservao e proteco do meio ambiente; (Para alm destes objectivos gerais, cada espao natural, segundo as suas peculiaridades, tende a estabelecer os seus prprios objectivos especficos.)

Fonte: Adaptado de F. Vera, L. Palomeque, J. Marchena e S. Anton (1997: 145) e J. Vzquez (1998: 148).

3.

PROGRAMA NACIONAL DE TURISMO DE NATUREZA - AS REAS PROTEGIDAS COMO PALCO DE MATERIALIZAO DO TURISMO DE NATUREZA

Os espaos naturais, de onde sobressaem as reas protegidas pelo seu reconhecido e elevado valor natural, cultural e paisagstico - atributos indissociveis do Turismo de Natureza (Decreto-Lei n. 47/99, de 16 de Fevereiro) - apresentam uma extraordinria vocao para o desenvolvimento de determinadas actividades, prticas e modalidades turstico-recreativas. Deste modo, e no quadro da emergncia de uma nova vaga social e cultural, enfatizada pela necessidade de reaproximao da natureza, buscando novas sensaes, outros ritmos e espaos, as reas protegidas apresentam-se como destinos turstico-recreativos privilegiados. Note-se, contudo, que os moldes em que se vem promovendo e desenvolvendo as actividades recreativas e tursticas nas reas protegidas nem sempre so consentneos e ajustados s especificidades culturais e naturais existentes nessas mesmas reas, constituindo por vezes, e ao contrrio do que seria suposto, factor de desagregao sciocultural, de degradao ambiental... enfim, um veculo comprometedor do to desejvel desenvolvimento. Urge, portanto, a promoo de uma estratgia capaz de conciliar, numa ptica de integrao e sustentabilidade, a conservao da natureza, o desenvolvimento local e a qualificao e diversificao da oferta turstica. Tendo estes factores presentes e em reconhecimento da importncia assumida pelo Turismo de Natureza, o Governo criou o Programa Nacional de Turismo de natureza (RCM 112/98, de 25 de Agosto), aplicvel exclusivamente Rede Nacional de reas Protegidas. Pretende-se, com este programa, a promoo e afirmao dos valores e potencialidades que estes espaos encerram, enfatizando a especializao de uma actividade turstica sob a denominao de Turismo de Natureza e, por inerncia, a criao de produtos tursticos adequados. Ao abrigo do Decreto-Lei n. 47/99, de 16 de Fevereiro, considera-se Turismo de Natureza "o produto turstico composto estabelecimentos, actividades e servios de alojamento e animao turstica e ambiental realizados e prestados em zonas integradas na Rede Nacional de reas Protegidas". O turismo que assume este tipo de caractersticas

desenvolve-se segundo diversas modalidades de hospedagem, de actividade e servios de animao ambiental, que permitem a contemplao e a fruio do patrimnio natural, arquitectnico, paisagstico e cultural.
Modalidades de Turismo de Natureza (DL n. 47/99, de 16 de Fevereiro)

Alojamento

Animao ambiental (DR n18/99, de 27 de Agosto Animao Interpretao Ambiental Desporto de Natureza

Casas e empreendime ntos tursticos de turismo em espao rural TER (DL 169/97, 4 de Junho; DR 37/97, 25 de Set.)

Casas de natureza (DL 47/99, 16 de Fev. DR 2/99, 17 de Fev.) Casas de abrigo Centros de acolhimento Casas-retiro

Fonte: Elaborao com base nono decreto-lei n. 47/99, de 16 de Fevereiro. Fonte: Elaborao com base decreto-lei n. 47/99, de 16 de Fevereiro.

Figura 3 1 Figura Esquema das modalidades de turismo dede natureza Esquema das modalidades de turismo natureza

3.1.

O "Desporto de Natureza"

O crescente interesse pela prtica de actividades de ar livre, quer a nvel nacional, quer a nvel internacional, aparece compactado com o desenvolvimento do Turismo de Natureza, que tem precisamente como objecto da actividade turstico-recreativa a prpria natureza. Por sua vez, porquanto que a este desenvolvimento se podem associar motivaes de ordem muito diversa, entre as quais comum destacar a "necessidade de evaso do quotidiano urbano, a importncia conferida ao desporto informal, o gosto pelo contacto com a natureza e o desafio que constituem alguns desportos chamados de aventura" (A. Barbosa e C. Rego, 1999), podemos individualizar, no contexto do Turismo de Natureza, a emergncia de um novo vector que denominamos por desporto de natureza. Com enquadramento nas modalidades consignadas no Programa Nacional de Turismo de Natureza, o desporto de natureza surge, actualmente, como um importante depositrio das novas aspiraes surgidas em matria de turismo e recreio, constituindo, talvez, um dos fenmenos mais emblemticos dos novos conceitos de lazer e tambm das novas formas de praticar desporto ou fazer turismo. A modalidade "desporto de natureza" inclui todas as actividades desportivas que sejam praticadas em contacto directo com a natureza e que, pelas suas caractersticas, possam ser praticadas de forma no nociva para a conservao da natureza (Decreto-Lei n. 47/99, de 16 de Fevereiro). As actividades, servios e instalaes de desporto de natureza devem preencher os seguintes requisitos especficos (DR n. 18/99, de 27 de Agosto): - Respeitar o enquadramento legislativo prprio de cada actividade ou sector; - Respeitar os locais indicados para a prtica de cada modalidade desportiva; - Respeitar os acessos a trilhos definidos, bem como os locais de estacionamento e de acampamento; - Respeitar as condicionantes estabelecidas quanto aos locais, ao nmero de praticantes e poca do ano; - Acondicionar e dotar de forma adequada os locais com equipamentos de qualidade e segurana necessrios prtica de cada modalidade; - Dotar os locais com sinalizao e informao sobre as condies de utilizao dos mesmos e recomendaes para a prtica de cada modalidade;

Garantir a manuteno dos equipamentos, sinalizao, acessos, estacionamento e locais de pernoita, bem como a qualidade ambiental de cada local e respectiva rea envolvente; Respeitar as regras e orientaes estabelecidas no cdigo de conduta.

No que respeita a esta modalidade, o Programa Nacional de Turismo de Natureza recomenda a elaborao de uma Carta de Desporto de Natureza e respectivo regulamento para cada rea protegida - onde devem constar as regras e orientaes relativas a cada modalidade, os locais e as pocas do ano em que as mesmas podem ser praticadas, bem como a respectiva capacidade de carga. Para alm de um instrumento necessrio para a regulao das modalidades desportivas/recreativas e para a qualificao da actividade turstica, a Carta de Desporto de Natureza constitui um poderoso instrumento de ordenamento, planeamento e gesto do territrio. CARTA DESPORTIVA O CASO DO PARQUE NACIONAL PENEDA-GERS2 Carta Desportiva para as regies do Parque Nacional Peneda-Gers (proposta) O ordenamento do uso turstico e recreativo da natureza conta, actualmente, com diversos problemas, associados, em grande parte, ao desconhecimento dos conflitos existentes entre estas actividades e a conservao do meio: o carcter difuso e no extractivo das actividades recreativas e desportivas pode levar a ignorar os impactes que estas produzem quando se realizam em reas de elevado valor natural, como o caso das regies do Parque Nacional Peneda-Gers. Praticamente se desconhece a resposta do meio face presso do uso recreativo/desportivo, da a importncia deste projecto - Carta Desportiva para as regies do Parque Nacional Peneda-Gers - uma vez que constitui a ferramenta necessria, no s para avaliar esses impactes, mas tambm para se poder usufruir do meio natural sem o colocar em perigo. desta problemtica que emerge a Carta Desportiva.

Baseado na Carta Desportiva para as Regies do Parque Nacional Peneda-Gers (documento provisrio), Emanuel Oliveira e Joana Mendes (ADERE-PG), Julho de 1999.

Objectivos: Dar cumprimento ao Plano de Ordenamento do Parque Nacional Peneda-Gers; Dar consistncia ao Regulamento das Actividades Desportivas e Recreativas realizadas na rea do Parque Nacional Peneda-Gers; Distribuir o fluxo de visitantes, com o objectivo de minimizar a presso na rea protegida; Promover o sector do turismo de cada concelho, visando um turismo de qualidade; Estruturar e ordenar a prtica dos desportos de natureza de cada concelho; Acondicionar as diferentes reas para o desenvolvimento adequado de cada modalidade desportiva/recreativa, visando a qualidade tcnica e de segurana; Preencher a lacuna existente no turismo, no que se refere aos desportos de natureza, promovendo-os e regulando-os; Divulgar os agentes promotores de actividades de turismo de natureza e animadores rurais, sempre que estes reunam as condies exigidas, tanto tcnicas como de segurana; Pela definio dos "pontos desportivos", permitir o adequado acompanhamento da prtica e desenvolvimento dessas modalidades, fornecendo um conjunto de dados importantes para a avaliao dos seus impactes no espao natural.

Critrios do projecto: Estudo e acondicionamento prvio dos "pontos desportivos"; Seleco dos "pontos desportivos" tendo em conta as condies tcnicas e de segurana que permitam o desenvolvimento de cada modalidade e obedecendo lei vigente em relao s reas protegidas, de conservao da natureza, de preservao do patrimnio construdo, de utilizao da propriedade privada e pblica, do ordenamento do territrio e dos recursos hdricos, bem como respeitando as directrizes comunitrias; Uniformizao da sinalizao e da marcao utilizada nos "pontos desportivos", obedecendo a regras nacionais e internacionais, dentro e fora da rea protegida; Clareza e simplicidade no que respeita ao contedo da Carta Desportiva, de modo a facilitar a sua leitura.

Processo de definio dos "pontos desportivos" e seu acondicionamento: A indicao dos "pontos desportivos" na Carta Desportiva obriga a um estudo prvio que ser realizado pela equipa tcnica, constituda por elementos entendidos em cada modalidade desportiva e recreativa e por tcnicos entendidos em matria de conservao e preservao do meio ambiente e em outras temticas que se achem pertinentes. A Carta Desportiva assume, de certo modo, o papel de "certificao" de uma rea que rene as melhores condies para o desempenho de cada modalidade. Denominam-se por "pontos desportivos" os locais com aptides ptimas para o desenvolvimento das modalidades desportivas, que sofreram intervenes para o seu adequado acondicionamento e que, por sua vez, foram submetidos a um processo de validao por parte de uma equipa tcnica de acompanhamento - em colaborao com as entidades que representam oficialmente as diversas modalidades e as que se encontram directamente relacionadas com o patrimnio e a conservao da natureza. Estes pontos apenas sero indicados na Carta quando reconhecidos pelo Parque Nacional Peneda-Gers e homologados pelas respectivas Federaes e por outras entidades legalmente habilitadas. O acondicionamento dos "pontos desportivos" envolve os seguintes processos: levantamento cartogrfico; levantamento topogrfico; elaborao de projecto e entrada nas entidades de validao; limpeza, marcao, sinalizao e restante infraestruturao das respectivas reas. Depois deste processo, o "ponto desportivo" ser promovido por meio de um folheto/brochura especfico - com o objectivo de descrever e caracterizar a rea de um modo mais pormenorizado - e passar a integrar a Carta Desportiva.

BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, Ana; REGO, Conceio (1999) - "Recreio e turismo" in Joo Ferro (Coord.), Ambiente e emprego: situao actual e perspectivas, Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa, Lisboa, pp. 277-315. CRAVIDO, Fernanda Delgado; CUNHA, Lcio (1993) - "Ambiente e prticas tursticas em Portugal". Inforgeo, 6, Lisboa, pp. 85-91 CUNHA, Licnio (1997) - Economia e Poltica do Turismo. Mcgraw- Hill, Lisboa, 350 p. CUNHA, Lcio; CRAVIDO, Fernanda Delgado (1998) - "Notas para uma geografia dos desportos radicais em Portugal". Inforgeo, 12-13, Lisboa, pp. 425-438. DECRETO-LEI N. 47/99 DE 16 DE FEVEREIRO Regula o Turismo de Natureza. DECRETO REGULAMENTAR N. 2/99 DE 17 DE FEVEREIRO Regula os requisitos mnimos das instalaes e o funcionamento das casas de natureza. DECRETO REGULAMENTAR N. 18/99 DE 27 DE AGOSTO Regula a animao ambiental nas modalidades de animao, interpretao ambiental e desporto de natureza nas reas protegidas. HALL, C. M.; WEILER, B. (1992) Special interest tourism, Halsted Press, London. JIMNEZ, E. A. ; MARTNEZ, J. D. S.; ALMONACID, A. G. (1992) Proteccin ecolgica y promocin turstica. Valoracin territorial de realizaciones y proyectos en el Parque Natural de las Sierras de Cazorla, segura y las villas. Actas do VI Colquio Ibrico de Geografia, Porto, pp. 649-656. LEITO, Aristides G. (1998) Turismo nas reas Protegidas. Primeiro Congresso de reas Protegidas SNPRCN, pp. 717-720. MALTA, Paula A. (1996) - Turismo, espaos do turismo e interveno do Estado em Portugal. Dissertao de Mestrado em Geografia - rea de especializao em Geografia Humana, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, (policop.), 392 p. MALTA, Paula A. (2000) Das relaes entre tempo livre, lazer e turismo. Cadernos do Noroeste Srie Sociologia, Instituto de Cincias Sociais, Universidade do Minho, Vol. 13, N. 1, pp. 219-239. OLIVEIRA, Emanuel; MENDES, Joana (1999) Carta Desportiva para as Regies do Parque Nacional PenedaGers. ADERE-PG. PARTIDRIO, Maria do Rosrio (1998) - "Ambiente e turismo". Economia e Prospectiva, I, 4, pp. 79-88. RAMOS, Clia (1999) Turismo em reas protegidas Uma estratgia de interveno. III Congresso da Geografia Portuguesa, Ed. Colibri, Porto, pp. 415- 423. RESOLUO DE CONSELHO DE MINISTROS N. 112/98 DE 15 DE AGOSTO Estabelece a criao do Programa Nacional de Turismo de Natureza. ROLAND BERGER & PARTENER (1997) Assistir o ICEP no desenvolvimento de uma estratgia de marketing para o turismo de Portugal. ICEP, Lisboa, pp. 19-192. VZQUEZ, Jos M. P. C. (1998) El turismo ambiental: una forma de desarrollo. Horizontes Alternativos, Edies Colibri, Lisboa, pp. 145-157. VERA, J. F.; PALOMEQUE, F. L.; MARCHENA, M. J.; ANTON, S. (1997) - Anlisis territorial del turismo. Ariel Geografa, Barcelona, 443 p. WORLD TOURISM ORGANIZATION; UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME (1992) Guidelines: Development of National Parks and Protected Areas for Tourism, Madrid, 53 p.

You might also like