You are on page 1of 7

Memrias e Memrias Auxiliares

Memrias
Memrias do computador so dispositivos que armazenam os dados com os quais o processador trabalha. O computador possui vrios tipos de memria e as mais importantes so: a memria permanente (ROM) e a memria voltil (RAM). Na memria permanente ficam gravados os programas de fbrica, j na memria voltil os dados ficam armazenados apenas enquanto o computador est desligado. Um computador possui vrios tipos de memria, cada qual com uma funo especfica e juntas elas permitem o correto funcionamento do micro.

Memria Permanente (ROM - Read-Only Memory)


Possui este nome porque os dados contidos so gravados apenas ma vez pelo fabricante e no so perdidos na ausncia de energia eltrica. Ela armazena trs tipos de programas: a BIOS, POST e Setup. Os principais tipos de memria ROM so: PROM (Programmable ROM): Os dados gravados neste tipo de ROM no podem ser apagados nem alterados. EPROM (Erasable Programmable ROM): Neste tipo de memria os dados podem ser regravados, utilizando uma tcnica em que o chip exposto luz ultravioleta para apagar os dados. EEPROM (Eletrically-Erasable ROM): Assim como a EPROM, os dados podem ser regravados, mas os dados so apagados eletricamente e no por meio de luz ultravioleta.

Memria Voltil (RAM Random-Access Memory)


este tipo de memria que armazena os dados utilizados pelo processador. Quando um programa executado, ele transferido para a RAM, onde o processador busca as instrues e dados a serem processados. O processo de gravao de dados neste tipo de memria extremamente rpido, mas seus dados se perdem quando h a interrupo da energia eltrica A memria RAM utilizada por vrios dispositivos como placas de vdeo e impressoras. Ela pode ser classificada como:

SRAM (Static RAM): uma memria esttica que possui mltiplos transistores para cada clula de memria, mas no possui um capacitor em cada clula. Essa memria mais rpida que a DRAM, mas armazena menos dados e mais cara. So geralmente utilizadas como cache. DRAM (Dynamic RAM): dinmica e possui pequenos capacitores nas clulas para armazenar os dados. Com o tempo estes capacitores perdem sua carga. Este tipo de memria comporta grandes quantidades de dados, sendo mais lenta que a memria esttica. MRAM (Magnotoresistive RAM): Se utiliza de clulas magnticas para armazenar os dados, consumindo menos energia, sendo tambm mais rpidas e armazenam os dados por mais tempo, mesmo com a ausncia de energia. Elas armazenam poucos dados e so mais caras.

Memria Cache
um tipo rpido de memria utilizada pelo processador. Armazena informaes mais utilizadas pelo processador para que sejam acessadas rapidamente. Com o avano dos processadores, eles comearam a se tornar mais rpidos que a memria RAM, obrigando o processador a esperar a liberao da memria para terminar sua tarefa. Assim surgiu a memria cach a partir dos processadores 386, fazendo com que estes reduzissem o nmero de acessos na RAM sem perder desempenho. O cach pode ser divido em vrios nveis (L1, L2 e L3). Os chips de memora cach utilizam memrias do tipo SRAM (Static), que so mais rpidas e no precisam ser atualizadas o tempo todo.

Memria de Vdeo
As placas de vdeo possuem um tipo de especial de memria, ela armazena as imagens que sero exibidas no vdeo. Ao contrrio de outras memrias ela apenas influencia na resoluo e quantidade de cores que a placa exibe.

Barramento
Barramento um meio de transmisso de informaes, o processo de comunicao entre processador, memria e os dispositivos de entrada e sada. O barramento pode ser posicionado dentro do circuito do chip (barramento interno) ou fora (barramento externo).

Nos sistemas baseados em microprocessadores so fornecidos trs tipos de barramento: Barramento de Endereo (Address Bus) Barramento de Controle (Control Bus) Barramento de Dados (Data Bus)

Barramento de Endereos
Responsvel por apontar onde devem ser retirados ou enviados os dados processados em uma comunicao unidirecional. O processador localiza o dado na memria por meio do barramento de endereos e indica pelo barramento de controle uma operao de leitura. O dado inserido no barramento de dados, por onde o processador faz a leitura.

Barramento de controle
responsvel por transmitir Sinais eltricos que controlam o trfego de dados, conduzindo endereos. um barramento unidirecional.

Barramento de Dados
o meio pelo qual o processador transmite ou recebe dados da memria e interfaces em uma comunicao bidimensional.

Padres de Encapsulamento dos Chips


O chip de memria um conjunto de circuitos eltricos integrados em uma minscula fatia de silcio, envolvida por um tipo de encapsulamento, se comunicando com o mundo exterior por meios de fios metlicos. Os principais padres de encapsulamento so: DIP Dual In-Line Package: Utilizado em chips de memrias mais antigos. SOJ Small Outline J-Lead: Possui este nome, pois os terminais possuem formato em J. Muito utilizado em mdulos SIMM. TSOP Thin Small Outline Package: Utilizado por chips com estrutura bem menor que os com encapsulamento SPJ. Seus terminais finos diminuem a interferncia de dados. Utilizado em memrias SDRAM e DDR CSP Chip Scale Package: Utiliza esferas metlicas ao invs de pinos de contato. O encaixe chamado de BGA (Ball Grid Array). FBGA Fine pitvh Ball Array: Derivado do BGA, seus terminais de contato so pequenas soldas, permitindo que os sinais eltricos sejam transmitidos facilmente e com pouca probabilidade de danos fsicos. Utilizado em memrias DDR2 e DDR3.

Formatos de Mdulos de Memria


SIPP Single In-Line Pin Package
Utiliza encapsulamento DIP soldados em uma placa com 30 terminais. Pelo seu complicado manuseio foi logo substitudo pelo SIMM.

SIMM Single In-Line Memory Module


um modulo SIPP com sistema de encaixe aprimorado. Sua primeira verso (SIMM 30) possua 30 terminais de contato e seu mdulo possua capacidades de 1MB a 16MB. Sua segunda verso, (SIMM 72) possua 72 pinos e transferiam 32 bits por vez. Seus mdulos eram encontrados com capacidades de 4MB a 64MB.

RIMM Rambus In-Line Memory Module


Tipo de mdulo que contm dois cortes que separam os contatos metlicos em trs partes e uma chapa de cobre para dissipar o calor. Para funcionar a placa me no podia ficar com slots de memria vazios.

DIMM Dual In-Line Memory Module


Utilizado atualmente, possui contatos independentes e so capazes de transmitir 64 bits por vez. A primeira verso utiliza a tecnologia SDRAM e possui 168 pinos, a segunda utiliza a tecnologia DDR e possui 184 vias e a terceira verso utiliza DDR2 com 240 vias.

SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory)


Trabalha de maneira sincronizada com o processador. A partir dela a freqncia passou a ser considerada a velocidade que a memria trabalha. Antes as memrias precisavam aguardar para entregar informaes. Essa memria transfere um dado por pulso de clock.

DDR (Double Data Rate)


Esse tipo de memria transfere dois dados por ciclo de clock, isso possvel, pois a memria DDR envia dois comandos de leitura ou gravao atravs do barramento de dados na forma de duas transferncias separadas, uma no incio e outra no final, por isso uma memria DDR que trabalha a 400MHZ, na verdade trabalha a 200MHZ realizando o dobro de operaes.

DDR2
O padro DDR2 tambm transfere dois dados por ciclo de clock, mas no errado dizer que so realizadas quatro leituras por ciclo, pois, apesar das clulas da memria continuarem trabalhando na mesma freqncia, os buffers de entrada e sada passaram a operar ao dobro de freqncia e que ser dobrada novamente pela tecnologia DDR. A localizao da terminao resistiva fica no prprio chip diminuindo a interferncia magntica, essa tcnica chamada de ODT (On-Die Termination).

DDR3

As memrias DDR3 tm a capacidade de transferir oito dados por ciclo de clock, possui um sistema integrado de calibragem do sinal, permitindo o uso de freqncias mais baixas.

Memria Flash
Memria Flash um mdulo de memria capaz de manter dados armazenados mesmo sem o fornecimento de energia. tambm um elemento de armazenamento de dados em estado slido, no possuindo peas mecnicas, no tendo tantos problemas e produzindo rudos. Existem dois modelos de memria flash: Flash NAND: Opera em alta velocidade e faz o acesso de maneira seqencial s clulas de memria. So tratadas como blocos de clulas, ao invs de serem acessadas de forma individual. NOR: Possibilita acessar dados em posies diferentes da memria, mas com alta velocidade. O modelo NOR, geralmente utilizado em chips de BIOS e celulares para armazenar o sistema operacional.

So vrios tipos de dispositivos que se utilizam desse tipo de memria como Discos de Estado Slido (SSD), pendrives e cartes de memria.

Memria Auxiliar:
um tipo de memria que no perde seu contedo ao interromper o fornecimento de energia eltrica, os principais dispositivos que usam este tipo de memria so de armazenamento como: disquetes, mdias pticas e discos rgidos.

You might also like