You are on page 1of 14

1

ANLISE ERGONMICA DO TRABALHO- FATOR ORGANIZAO TRABALHO


ROTEIRO DE ENTREVISTA COM O TRABALHADOR ADEQUAO DO TRABALHO S CARACTERSTICAS FISIOLGICAS E PSICOSSOCIAIS DOS TRABALHADORES Verso: setembro de 2003 Autor: Hudson de Arajo Couto Entrevistador: Empresa: rea: Operador:

Descrever que tarefas fazia e que movimentos crticos no trabalho voc atribua ao aparecimento da dor

Fator Caracteriz a-o das queixas e fatores ligados ao aparecime n-to das mesmas

CARACTERIZAO DAS QUEIXAS E SEU APARECIMENTO

Perguntas a serem feitas H quanto tempo trabalha nessa empresa? Descrever um histrico das mudanas funcionais que teve na empresa

As queixas apareceram depois de quanto tempo na ltima funo? Fatores desencadeantes das queixas iniciais no trabalho Movimentos crticos que percebia ao incio dos sintomas Houve algum fator seu mesmo (por exemplo, fora fsica, peso, altura, fratura ou leso anterior) que considera possa ter contribudo para as leses? Ou que tenha se refletido em dificuldade de realizar o trabalho, exigindo maior esforo?

Houve a coincidncia do incio dos sintomas com alguma mudana na funo que voc exercia?
No seu caso, o mdico da empresa recomendou alguma restrio de funo? Ela foi respeitada pela rea?

Pontos de ruptura: - Carga enorme de trabalho sem os recursos para tal, com cobrana rigorosa de resultados -

ASPECTO : ORGANIZAO/ DESORGANIZAO DO TRABALHO

Fator

Geral

Perguntas a serem feitas Voc considera que a empresa d condies de se conseguir os resultados que so cobrados?

Fator

Os sistemas so os adequados tecnologia para se fazer a atividade que lhe cobrada? As mquinas so as adequadas maquinrio para se fazer a atividade que lhe cobrada? Fator material Fator mtodo H material adequado para a realizao do trabalho?
Fator

Como voc classifica os mtodos existentes na empresa para se conseguir os resultados propostos? Dos indicadores de desempenho existentes, quais voc considera adequados e quais considera inadequados? O fato de existirem tempos prdeterminados para a execuo da tarefa ou desempenho baseado em nmeros algo que lhe incomoda?

Fator mo-deobra

Voc considera que seu treinamento para a funo foi o adequado? D uma nota de 1 a 7 Ocorrem erros por falta de comunicao? H pessoal em nmero suficiente para o trabalho a ser feito? Como voc classifica a intensidade do trabalho que faz na rea? Em pocas de produo maior, h recursos humanos para execut-la? Seus colegas consideram as chefias da empresa seguras e capazes?

Outros

Voc considera que, em geral, a empresa funciona bem, mais ou menos ou mal? Existe algum fator de trabalho que lhe provoque alto nvel de tenso?

Ponto de ruptura: - Alienao total - Dissociao corpo-mente - Carga enorme de trabalho - Altssimo grau de controle e poucos mecanismos de regulao
Densidade Intensidade do trabalho: nota de do trabalho

ASPECTO: MODELO DE ORGANIZAO DO TRABALHO

Fator

Perguntas a serem feitas

1a7

Durante o seu trabalho voc costuma ter um ritmo puxado do incio ao fim? Ou existem tarefas mais leves, de menor exigncia?

Diviso social tcnica

Como organizado o trabalho em sua rea? Voc participa e dessa organizao?

Pontos de ruptura - M qualidade de vida no trabalho - Remunerao abaixo dos nveis mnimos de dignidade

ASPECTO: CARACTERSTICAS INTRNSECAS DA TAREFA E SATISFAO COM O TRABALHO

Fator Perguntas a serem feitas Remune- Como voc considera que remunerado? rao Fazendo uma correlao entre capacidade das pessoas- cargo que tm na empresa- e salrio que recebem, como voc julga que a situao do pessoal na empresa?
Identidade Voc se identificou com o com a tarefa

trabalho que faz nesta empresa ? Por que?

Que perspectivas profissionais voc enxerga para a sua vida?

Voc se sente integrado nessa empresa? Houve alguma mudana que tenha determinado alguma alterao importante na sua viso de seu trabalho? Ciclos completos Autoridade sobre o processo
Em que grau voc faz ciclos completos de seu trabalho?

Voc julga ter algum grau de autonomia para realizar o seu trabalho? Em que grau voc participa da elaborao ou da modificao das regras em sua rea de trabalho?

Criatividade sobre o processo Retroinformao

Quando encontra alguma dificuldade, voc julga que pode pode adotar alguma coisa sua mesmo? (por exemplo, formas de resolver o problema que no estavam previstas e que voc desenvolveu?) Em que grau voc recebe informaes de seus superiores sobre como est indo o seu trabalho? A forma de avaliao de desempenho, quando existe, o que voc pensa dela? correta? Gera crescimento? Gera frustrao?

Ponto de ruptura - Presso excessiva - Comportamento obsessivo-compulsivo/paranico/perversidade - Desrespeito - Assdio moral humilhao explcita, humilhao implcita (mobbing) - Assdio sexual - Frustrao importante Fator Perguntas a serem feitas Ambiente Como voc descreve o relacionamento entre as pessoas social do em seu ambiente de trabalho trabalho Nome do supervisor Relacionamento com chefia imediata Relacionamento com chefia superior

FATOR: REALIDADE PSICOSSOCIAL

Presso excessiva

Presso que voc sente no trabalho: nota de 1 a 7 Como exercido o controle sobre seu trabalho? Os seus colegas se sentem vigiados? Como feito o controle de metas? Na sua opinio, Esse controle feito com uma freqncia razovel? As metas so mais individuais ou mais da equipe? Como voc v a competio que se pratica em sua rea de trabalho? Em pocas de produo maior, o nvel de presso razovel?

Compor- Na sua opinio, os resultados propostos aos trabalhadores tamento representam desafios obsessivo- razoveis? H clima para que as pessoas compulsi adotem algumas prticas de relaxamento na rea? vo Trabalha-se de forma tensa ou de forma relaxada? As chefias geram temor entre o pessoal?

Fator Relacionamento humano

Voc considera que na sua rea predomina a coerncia ou a incoerncia? Com que grau de rigor tratam-se as pessoas na sua rea? Houve alguma mudana que tenha resultado em alterao importante no relacionamento pessoal? Trata-se o pessoal de forma justa? Algumas vezes algum colega seu j foi humilhado?

O termo medo se aplica sua realidade na rea em que trabalha? Ou na empresa em que trabalha?

Perguntas a serem feitas Como o pessoal de nvel hierrquico superior (chefias e gerentes) trata o pessoal? Pode-se ser sincero na sua rea de trabalho? Existem situaes de desrespeito humano na sua rea de trabalho?

Ponto de ruptura - Exigncia de agir fora dos valores ticos - Inibio de autenticidade e de coerncia - Inibio de liberdade Fator Perguntas a serem feitas

FATOR: QUADRO DE VALORES

10

Aspectos ticos da empresa

Na empresa predomina COERNCIA ou INCOERNCIA no trato de assuntos de pessoal? Na opinio de seus colegas, qual o critrio bsico pelo qual as pessoas progridem na sua rea de trabalho? Existem situaes de trabalho em que voc tenha que fazer alguma coisa que julgue eticamente errado? O termo protecionismo se aplica s chefias de sua rea?

Aspectos ticos da chefia

11

FATOR: ESTRESSE

Pontos de ruptura: - Carga excessiva de trabalho - Falta de controle dos meios para conseguir um determinado resultado + cobrana dos resultados - Frustrao importante

Fator Perguntas a serem feitas Atribuir uma nota de 1 a 7 ao Carga de grau de tenso que voc vive no trabalho trabalho versus Existem alguns tipos de trabalho condio ou algumas situaes causadoras de nvel maior de para a tenso? execuo da mesma O tempo que lhe do para realizar o trabalho suficiente? A condio material para realizar o trabalho suficiente? Em que grau voc sente algum tipo de tenso pelo fato de as coisas no estarem funcionando direito? Ocorrem posies claramente distintas entre orientaes das diversas chefias? Existem situaes em que os resultados lhe so cobrados e voc no tem controle sobre os meios de consegui-los? Apoio em Quando voc encontra alguma dificuldade, voc obtm ajuda dificulda adequada? Como? des Voc considera que tem possibilidade de expressar livremente suas dificuldades?

12

Possibili- possvel fazer as pausas previstas pela empresa? dade de distensio- Quando necessrio, h possibilidade de voc namento interromper momentaneamente o trabalho? e mecanismos de regulao Caracter Voc considera que, para fazer seu trabalho, voc tem que estar sticas tenso? estressantes inerentes ao trabalho
Frustrao

Houve algum episdio na rea que tenha levado o pessoal a sentir individualmente ou coletivamente uma frustrao importante?

FATORES COMPLEMENTARES

Fator

Perguntas a serem feitas

13

Quais seriam suas maiores queixas quanto rea em que trabalha? Ou quanto empresa em que trabalha? Como voc sente seu estado de energia na atualidade? Em boa forma? Fatigado? Quando voc fica sabendo que algum colega seu se afastou por problema msculo-esqueltico, voc relaciona esse fato a algum fator da empresa? Quando voc fica sabendo que algum colega seu se afastou por transtorno mental, voc relaciona esse fato a algum fator da empresa? Qual o principal aspecto positivo da empresa? Voc indicaria essa empresa e essa rea de trabalho para um amigo ou parente seu?

14

Concluses do entrevistador:

Classificao da concluso do entrevistador: Aspecto 1 Desorganizao do Trabalho ( ) Pouco importante ( ) Importante - detalhar Aspecto 2 Modelo de Organizao do Trabalho ( ) Pouco importante ( ) Importante detalhar Aspecto 3 Caractersticas Intrnsecas da Tarefa e Satisfao com o Trabalho ( ) Pouco importante ( ) Importante - detalhar Aspecto 4 Realidade Psicossocial ( ) Pouco importante ( ) Importante- detalhar Aspecto 5 Quadro de Valores ( ) Pouco importante ( ) Importante detalhar Aspecto 6 Estresse ( ) Pouco importante ( ) Importante - detalhar

You might also like