You are on page 1of 91

edio | 1 | 2003

uma introduo s dinmicas da conectividade e da auto-organizao

Coordenao: Larissa Costa (WWF-Brasil), Viviane Junqueira (WWF-Brasil), Cssio Martinho e Jorge Fecuri (WWF-Brasil) Texto: Cssio Martinho Edio: Rebeca Kritsch (WWF-Brasil) Colaboradores: Viviane Amaral (REBEA) e Mnica Borba (REPEA) Projeto Grfico: R Fonseca projetos editoriais

WWF - Brasil | www.wwf.org.br SHIS EQ QL 06/08 Conjunto E 2o andar 70620-430 Braslia-DF Brasil fax: 61 364-7474 panda@wwf.org.br www.wwf.org

A publicao deste livro foi possvel graas ao apoio do Escritrio para Amrica Latina e Caribe da Agncia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional - USAID, conforme os termos do acordo nmero 512-G-00-96-00041. As opinies expressas pelos autores no refletem necessariamente a opinio da USAID.

Este arquivo parte integrante do livro REDES - UMA INTRODUO S DINMICAS DA CONECTIVIDADE E DA AUTO-ORGANIZAO do WWF-Brasil.

Um horizonte de possibilidades
Esta publicao vem sendo pensada h muito tempo. Horas de conversas, encontros, estudos e trocas entre muitas pessoas e redes foram fundamentais para a proposio de um guia como este. Foi tambm por conta de muita criatividade e idealismo que as prprias redes saram do papel para existir no mundo e ajudar a transformar as relaes sociais, as formas de aprender, de trabalhar e de atuar sobre a realidade. Tudo isso faz parte de uma aposta: possvel construir formas de organizao social inovadoras, baseadas em princpios democrticos, inclusivos, emancipadores e que busquem a sustentabilidade. Desta forma, organizaes, pessoas e grupos de todas as partes, do local ao global, podem somar seus talentos, vocaes e recursos em torno de objetivos comuns e fortalecer a ao de todos. Criando conexes abrimos nossa frente um enorme horizonte de possibilidades. Podem ser parcerias, trocas, amizades, afetos, novos valores e formas de convivncia, criao de conhecimentos, aprendizados, apoios, dilogos, participao, mobilizao, fora poltica, conquistas e muito mais. O prprio WWF constitui-se como um grande rede mundial dedicada conservao da natureza que atua em 96 pases por meio de inmeras parcerias e formas de colaborao. justamente o formato de rede que permite ao WWF estabelecer metas globais e potencializar suas aes. Da mesma forma, no Brasil, tambm faz parte de diversas redes e trabalha pela articulao de muitas outras. A formao de redes ganhou impulso especial no Brasil na dcada de 90. As experincias das redes de educao ambiental tm sido pioneiras neste processo. A Rede Brasileira de Educao Ambiental - REBEA e a Rede Paulista de Educao Ambiental - REPEA, criadas logo aps a RIO 92, so algumas das redes mais antigas do pas e exemplos de como este tipo de organizao est amadurecendo e concretizando seu potencial. Hoje h redes de educao ambiental formadas em muitos estados brasileiros, isso sem falar das redes regionais e locais. Aqui cabe destacar a grande afinidade entre princpios e os fundamentos da prpria educao ambiental e das redes. Talvez seja essa a razo pela qual este tipo de organizao frutificou de forma to especial neste campo.

Articulados sob a forma de rede, educadores ambientais de toda parte vm cumprindo o papel de consolidar este novo campo de conhecimento e de prtica no Brasil, bem como participando ativamente da construo das polticas pblicas de educao e meio ambiente. Nas palavras de Cssio Martinho, autor deste texto e ativo participante deste movimento, aqui apresentaremos algumas idias e discusses quanto formulao de um conceito de rede que seja fundamentado em prticas e princpios democrticos, emancipatrios do ponto de vista poltico, inclusivos do ponto de vista social, sustentveis do ponto de vista ambiental, abertos e polissmicos do ponto de vista cultural. Como em se tratando de redes no h receitas prontas, muito pelo contrrio, esperamos que cada leitor, participante, elo, n, facilitador ou simplesmente interessado no assunto, conhea um pouco mais sobre redes, perceba a beleza e a diversidade de suas formas e aceite o desafio de reinventar, adaptar e reconstruir essas idias a partir de sua prpria experincia e realidade local. Este guia composto por um texto base e um CD-ROM que apresentam conceitos e reflexes sobre redes, sua histria, suas dinmicas, potencialidades e desafios. Apontam fundamentos e princpios de organizao bem como alguns instrumentos e aspectos-chave para sua gesto. Trazem ainda relatos de experincias, imagens, documentos, bibliografia sobre o tema, indicaes de sites para pesquisa e outros materiais que podem ajudar a qualquer pessoa ou grupo que queira iniciar um processo de construo ou consolidao de redes j existentes. O WWF-Brasil, aposta nessa idia e quer contribuir para que todas as redes de educao ambiental, redes ambientais, de sementes, de economia solidria, de sade, e tantas outras se formem, se expandam em todos os nveis e encontrem caminhos criativos e transformadores para construir sociedades mais justas e sustentveis.

Denise Ham Secretria Geral - WWF-Brasil Larissa Costa Coordenadora de Educao Ambiental - WWF-Brasil

Captulo 01 O que (e o que no ) rede

7 14 41 51

Captulo 02 A morfologia da rede e as dinmicas da conectividade Captulo 03 A organizao horizontal Captulo 04 Criao, organizao e planejamento de rede Captulo 05 Animao e comunicao: o papel da conversao na rede Anexos - documentos e histtias

65 77

Referncias bibliogrficas

Referncias da Internet

85 88

Captulo 1 O que (e o que no ) rede

Dos sistemas vivos sociedade em rede Redes da sociedade civil Breve panorama das redes no Brasil Por um conceito emancipatrio

9 11 11 13

r e d e s

que

(e

que

no

rede

Redes esto em todo lugar. Falamos de redes celulares, de redes neurais artificiais, de redes sociais, de redes organizacionais, de sociedade-rede, de empresa-rede, de marketing-de-rede, de trabalho em rede, de rede de redes. As cadeias de lojas, bancos, lanchonetes e supermercados so consideradas redes. As facilidades urbanas e os servios que suportam a sociedade contempornea so todos apresentados como redes: as malhas ferroviria e rodoviria, o sistema de distribuio de energia eltrica, o sistema de fornecimento de gua, os servios de telecomunicaes, o sistema de segurana pblica, os servios de sade, os postos de atendimento das vrias organizaes governamentais. Isso sem falar das redes de computadores: das pequenas redes de escritrio aos sistemas peer-to-peer e World Wide Web e Internet. A figura da rede a imagem mais usada para designar ou qualificar sistemas, estruturas ou desenhos organizacionais caracterizados por uma grande quantidade de elementos (pessoas, pontos-de-venda, entidades, equipamentos etc.) dispersos espacialmente e que mantm alguma ligao entre si. uma metfora comum nossa poca, que ainda pouco compreende a natureza do fenmeno da Internet e de seus efeitos e, portanto, tende a atribuir a toda situao de interligao caractersticas presentes na rede de computadores. Se antes, na sociedade industrial, os processos de trabalho eram bem representados pela metfora da mquina (ou do mecanismo), agora o desenho da rede passa a ocupar lugar preponderante no imaginrio da sociedade ps-industrial. Mas nem tudo o que apresenta estes trs aspectos quantidade, disperso geogrfica e interligao rede. A ligao distncia o fundamento de tal noo, primria, de rede. Vejamos: um grupo de pessoas reunidas numa sala de aula ou num escritrio designado pelos termos equipe, turma ou time. Entretanto, essas mesmas pessoas, quando situadas em locais diferentes no espao e conectadas pela Internet, ganham um carter de rede, segundo essa viso. Quando duas pessoas dividem um mesmo espao fsico, elas trabalham juntas. Quando executam uma tarefa, situadas em cidades diferentes, mas utilizando a Internet, trabalham em rede. Esta uma concepo formalista de rede, isto , baseada apenas em sua forma aparente, mas que desconsidera como componente importante a dinmica de relacionamento horizontal que a rede proporciona. Se nos ativssemos apenas ao aspecto da ligao entre elementos distantes poderamos, no limite, afirmar que qualquer grupo opera como rede. Uma burocracia, por exemplo, uma estrutura que conta com elementos, prximos ou distantes, interligados. Nessa acepo, poderia ser considerada rede. Mas no .

r e d e s

que

(e

que

no

rede

Outro exemplo: uma organizao matricial, ou seja, que consiste numa matriz ligada a uma certa quantidade de filiais. Ela tambm interliga elementos dispersos espacialmente. Pode ter alta capilaridade, estar disposta numa infinidade de lugares. Mas, como o prprio nome indica, nessa estrutura exerce-se uma relao de subordinao clara entre as filiais e a matriz, as filhas e a me. H um forte relacionamento entre cada filial e a matriz (de onde emanam as decises e as normas que devem ser cumpridas por todos), mas pouco inter-relacionamento entre as filiais. Nessa categoria se enquadram as cadeias de lojas, supermercados, franquias etc. Essa estrutura, com base numa concepo meramente formal, poderia ser chamada de rede, mas no passa de uma organizao tradicional em forma de pirmide, com uma base muito ampla. Um velho desenho ao qual se d um nome novo e em voga. H aqui um problema: quando tudo indiscriminadamente torna-se rede, essa vigorosa idia-fora perde brilho e poder explicativo e, o que pior, deixa de ostentar algumas de suas caractersticas mais preciosas: seu poder criador de ordens novas e seu carter libertador. Quando tudo rede, estruturas velhas e novas, modos convencionais e modos inovadores de fazer, estratgias de opresso e estratgias de libertao confundem-se sob uma pretensa mesma aparncia. Se no puder estabelecer algumas distines, o conceito de rede deixa de ter sentido e passa a no servir para nada. Um dos objetivos deste trabalho estabelecer um conceito de rede com contornos mais precisos, enfatizando sua natureza eminentemente democrtica, aberta e emancipatria.

Dos sistema vivos sociedade em rede s sistemas


A rede tem sido um instigante objeto de estudo de vrias reas do conhecimento humano, da biologia, passando pela matemtica, s cincias sociais. As abordagens e efetivamente o conceito de rede empregado variam conforme o instrumental analtico e as bases tericas de cada rea. Apesar disso, os estudos sobre redes ganharam um carter fortemente interdisciplinar, ancorados em perspectivas filiadas s vrias correntes do chamado pensamento sistmico e s teorias da complexidade. O mais conhecido divulgador desses estudos interdisciplinares que tm a rede como protagonista o fsico austraco Fritjof Capra, autor de A Teia da Vida, obra de 1996 que compila as vrias contribuies da fsica, da matemtica e da biologia para a compreenso dos sistemas vivos e, especialmente, de seu padro bsico de organizao. Capra identifica a rede como esse padro comum a todos os organismos vivos. Onde quer que encontremos sistemas vivos organismos, partes de organismos ou comunidades de organismos podemos observar que seus componentes esto arranjados
9

r e d e s

que

(e

que

no

rede

maneira de rede. Sempre que olhamos para a vida, olhamos para redes. (...) O padro da vida, poderamos dizer, um padro de rede capaz de auto-organizao.1 Em seu mais recente livro publicado no Brasil, As Conexes Ocultas (2002), Capra tenta aplicar os princpios apresentados em A Teia da Vida na anlise de fenmenos sociais como o capitalismo global, a sociedade da informao, a biotecnologia e os movimentos contra-hegemnicos da sociedade civil. O fsico se apia nas contribuies de, entre outros, Manuel Castells, cientista social espanhol, autor de A Sociedade em Rede, primeiro volume da enciclopdica trilogia A Era da Informao: Economia, Sociedade e Cultura. Castells, que tambm uma das referncias dos estudos de redes no campo das cincias sociais, analisa a nova configurao da sociedade a partir da difuso do uso das novas tecnologias da informao e da comunicao, que permitiram o crescimento vertiginoso dos fluxos financeiros e de informao e incrementaram os processos da globalizao capitalista. Para ele, essas tecnologias fornecem hoje a base material para a impregnao em toda a estrutura social de uma lgica de redes, o que seria determinante para a emergncia mesmo de uma sociedade em rede, segundo o autor. Diz Castells: Uma estrutura social com base em redes um sistema aberto altamente dinmico suscetvel de inovao sem ameaas ao seu equilbrio. Redes so instrumentos apropriados para a economia capitalista baseada na inovao, globalizao e concentrao descentralizada; para o trabalho, trabalhadores e empresas voltadas para a flexibilidade e a adaptabilidade; para uma cultura de desconstruo e reconstruo contnuas; para uma poltica destinada ao processamento instantneo de novos valores e humores pblicos; e para uma organizao social que vise a suplantao do espao e a invalidao do tempo.2 Castells no , propriamente, um defensor das redes como forma de organizao, mas um analista que visa compreender as novas dinmicas sociais, polticas e econmicas da chamada sociedade da informao. Desse modo, ele enxerga na trama dos fluxos de capitais e informao a configurao de um estgio ultra-avanado do capitalismo. Essa entidade capitalista coletiva sem rosto, formada de fluxos financeiros operados por redes eletrnicas3, estaria, pela primeira vez na histria, dando forma s relaes sociais em todo o planeta. O novo cenrio vislumbrado no exatamente animador na viso de Castells, pois essa nova diagramao social ignora as funes no essenciais, os grupos sociais subordinados e os territrios desvalorizados. Castells ressalta que, embora pessoas, atividades e locais do mundo sejam vivenciados concretamente, seu sentido estrutural deixa de existir, includo na lgica invisvel da metarrede em que se
10

r e d e s

que

(e

que

no

rede

produz valor, criam-se cdigos culturais e decide-se o poder. Para ele, a nova ordem, esta sociedade em rede, cada vez mais se apresenta como uma metadesordem social para a maior parte das pessoas.4

Redes da sociedade civil


Por outro lado, esse mesmo momento histrico analisado por Manuel Castells que acelera a fundao de uma sociedade civil global, da qual so expresses marcantes as manifestaes de Seattle, Praga e Gnova contra a Organizao Mundial do Comrcio e a globalizao capitalista (mobilizaes organizadas por meio de redes!) e o Frum Social Mundial, de Porto Alegre. Do mesmo modo que o desenvolvimento das tecnologias de informao e comunicao permitiu o desvairado e incontrolvel fluxo de capitais pelo planeta, agilizou tambm a articulao de uma variedade enorme de movimentos sociais e organizaes da sociedade civil a comear, pelo seu pioneirismo, das redes ambientalistas. Tais redes que, anteriormente, emergiam do relacionamento entre os atores sociais e das situaes polticas que exigiam resposta coletiva, mas que mantinham uma existncia episdica, transformaram-se, propriamente, numa das principais formas de organizao permanente desses novos movimentos sociais. Uma multifacetada constelao de redes de ONGs, pessoas e grupos de afinidade em cada uma das reas da ao poltica e social humana educao, sade, cultura, assistncia social, meio ambiente, gnero, defesa de direitos e economia solidria, entre outros passou a existir. Embora grande parte dessas articulaes seja informal ou dependa da temperatura poltica para fomentar a mobilizao coletiva, elas subsistem por longos perodos de tempo como instrumento de organizao das lutas. As redes tornaram-se a principal forma de expresso e organizao coletiva, no plano poltico e na articulao de aes de grande envergadura, de mbito nacional ou internacional, das ONGs e dos novos movimentos sociais.

Breve panorama das redes no Brasil


Pode-se dizer que no Brasil o fenmeno da organizao dos movimentos sociais em rede inicia-se nos anos 60, em funo da necessidade de articulao dos atores polticos democrticos em luta contra a ditadura, pela democratizao e pelos direitos humanos. Contudo, foi somente a partir do final dos anos 80 e incio dos anos 90, a partir inclusive do uso de sistemas pioneiros de comunicao distncia por meio de computador, que a articulao em rede passou a ter uma nova dimenso, uma funo explcita e reconhecida e um papel poltico decisivo na conquista e manuteno dos direitos sociais no pas.
11

r e d e s

que

(e

que

no

rede

Um rpido panorama histrico das chamadas redes sociais no Brasil no pode deixar de incluir, por exemplo, a criao do Frum Nacional Permanente de Entidades NoGovernamentais de Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente - Frum DCA, em 1988, que articulou, formulou e garantiu a aprovao pelo Congresso Nacional do Estatuto da Criana e do Adolescente, em 1990. Contudo, a expanso das redes ocorre mesmo nos anos 90. Em 1991, surgem duas grandes articulaes: a Associao Brasileira de ONGs - Abong, uma entidade que ter papel importante no fortalecimento de redes em vrios segmentos da sociedade civil brasileira; e a Rede Nacional Feminista de Sade e Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, criada por 40 organizaes feministas de todo o pas. Nessa mesma poca criado o Frum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais, que realizou o encontro paralelo da sociedade civil durante a RIO 92, na qual, entre outras articulaes, nasceu a Rede Brasileira de Educao Ambiental REBEA. O ano de 1992 tambm foi marcado pelo impeachment do presidente Fernando Collor e pela grande mobilizao popular estimulada, entre outros, pelo Movimento pela tica na Poltica. A Ao da Cidadania contra a Misria e pela Vida representou, j no ano seguinte, um marco para as redes pela experimentao de estratgias de descentralizao, autonomia e ao diferenciada como orientadoras do desenho da campanha contra a fome (estima-se que a iniciativa tenha conseguido promover a criao de 3 mil comits em todo o pas, at meados de 1994). Em 1996, a liberao do uso comercial e domstico da Internet no Brasil deu novo alento ao trabalho das redes que j existiam e proporcionou um ambiente favorvel constituio de listas de discusso e comunidades virtuais, que se tornaram embries de vrias articulaes de rede que se seguiram. A criao da ONG Rede de Informaes para o Terceiro Setor RITS, em 1998, tam-bm merece destaque neste ligeiro histrico por ter sido a primeira organizao de mbito nacional voltada especificamente para o fomento da organizao em rede e do uso de ferramentas para o trabalho colaborativo distncia. Hoje o cenrio exibe um caleidoscpico emaranhado de redes nos mais variados mbitos, territrios e campos de ao, em nvel local, microrregional, estadual, nacional e internacional, com nomes os mais diversos (entre outros, frum, articulao, movimento, coletivo) e desenhos organizacionais diferentes. No se conhece um levantamento sobre a quantidade e as caractersticas de funcionamento dessas redes, mas podemos estimar em centenas as redes da sociedade civil em ao no Brasil. Isso sem mencionar as redes de informao de carter cientfico-tecnolgico, comuns no mbito das universidades e comunidades de cientistas; as listas de discusso, ciberfruns e outros tipos de ambientes virtuais de troca, no mbito da Internet, que muitas vezes originam grupos de afinidade operativos que atuam tambm fora dela; e outros sistemas organizacionais similares s redes, como consrcios, comits e fruns de desenvolvimento local, pactos e demais movimentos coletivos informais de ao descentrali12
Tipos de rede (pg. 52) Desenho organizacional (pg. 58)

r e d e s

que

(e

que

no

rede

zada, como campanhas e mobilizaes sociais. O fenmeno das redes recebe ainda a contribuio de todo um conjunto, tambm multifacetado, de entidades de carter associativo, como federaes, confederaes e outras organizaes do terceiro setor, que, mesmo no sendo consideradas redes, agenciam muitas vezes processos de participao e deciso com as mesmas caractersticas distintivas. Por outro lado, diversas estruturas organizativas que se apresentam com o nome de rede definitivamente no o so em funo de sua arquitetura vertical, da deciso centralizada e de seu perfil no-participativo e autoritrio de gesto. Essa confuso deriva do uso indiscriminado do termo, da impreciso conceitual, da moda cultural da complexidade e do pouco conhecimento disponvel sobre redes no Brasil. Por isso, o projeto de construo de um conceito de rede torna-se necessrio, no mnimo para servir de parmetro para o debate.

Por um conceito emancipatrio


Nas prximas pginas, iremos apresentar algumas idias e discusses no intuito de contribuir para a formulao de um conceito de rede que seja, como mencionado acima, fundamentado em prticas e princpios democrticos, emancipatrios e empoderadores do ponto de vista poltico, inclusivos do ponto de vista social, sustentveis do ponto de vista ambiental, abertos e polifnicos do ponto de vista cultural. Apesar de se valer, muitas vezes, dos conceitos e anlises elaborados por Fritjof Capra e Manuel Castells, entre outros, este trabalho no tem como propsito a interpretao dos princpios de organizao dos sistemas vivos ou o debate, no plano sociolgico, do novo desenho estrutural da sociedade contempornea, nem mesmo as implicaes scio-polticas da emergncia e consolidao da redes da sociedade civil na cena brasileira. A rede, objeto de estudo aqui, aquela que se apresenta como um projeto deliberado de organizao da ao humana. Nesse sentido, esta publicao ir tratar da rede como uma organizao, porm no como uma entidade ou instituio, como o termo organizao pode vir a conotar, e sim como um padro organizativo (e seu modo de operao correspondente). Esse padro ajuda os atores sociais a empreenderem, obterem resultados e promoverem a transformao da realidade padro e modo de operao que, como veremos (e tal a aposta), j trazem embutidos em seus princpios e procedimentos o exerccio dessa transformao.

1 Capra, "A Teia da Vida", p. 77 e 78. 2 Capra, "A Sociedade em Rede", p. 497. 3 Idem, p. 501. 4 Idem, p. 505.

13

Captulo 2 A morfologia da rede e as dinmicas da conectividade

Densidade: a trama das conexes Um sistema aberto O processo da conectividade social Uma estrutura sem centro Mltiplas dimenses Transitividade (ou como conhecer a prima do seu colega) Seis graus de separao Atalhos e caminhos alternativos Horizonte crtico O ponto-de-mil-linhas O acionamento da rede

19 21 23 26 27 28 30 32 34 36 39
14

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

O centro est em toda parte, e a circunferncia, em parte alguma.

Nicolau de Cusa, Sculo XIII Um conjunto de pontos interligados. Assim podemos definir rede, de uma maneira muito breve, segundo seu aspecto formal aparente. Rede um agrupamento de pontos5 (ou ns) que se ligam a outros pontos por meio de linhas (Figura 1).

Figura 1 Uma primeira (e imprecisa) representao da rede: pontos interligados por linhas

Embora a forma seja um fator decisivo, o desenho da rede no suficiente para explicla ou caracteriz-la como um sistema com propriedades e um modo de um funcionamento especficos. Como j vimos, se bastasse identificarmos a existncia de ligaes entre vrios elementos, tudo seria efetivamente rede. As perguntas importantes para elucidar essa questo so, entre outras: "Como esto ligados os pontos na rede?", "Para que servem tais ligaes?", "Como os pontos funcionam de forma interligada?" e "De que maneira esse conjunto de pontos e linhas opera como conjunto?". Em outras palavras: quais as propriedades e as dinmicas produzidas por um sistema desse tipo? Fritjof Capra, em seus estudos sobre a organizao dos sistemas vivos, apresenta-nos algumas dessas propriedades: "A primeira e mais bvia propriedade de qualquer rede a sua no-linearidade - ela se estende em todas as direes. Desse modo, as relaes num padro de rede so relaes no-lineares. Em particular, uma influncia, ou mensagem, pode viajar ao longo de um caminho cclico, que poder se tornar um lao de realimentao. (...) Devido ao fato de que as redes de comunicao podem gerar laos de realimentao, elas podem adquirir a capacidade de regular a si mesmas. Por exemplo, uma comunidade que mantm uma rede ativa de comunicao aprender com seus erros, pois as conseqncias de um erro se espalharo por toda a rede e retornaro para a fonte ao
15

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

longo de laos de realimentao. Desse modo, a comunidade pode corrigir seus erros, regular a si mesma e organizar a si mesma. Realmente, a auto-organizao emergiu talvez como a concepo central da viso sistmica da vida, e, assim como as concepes de realimentao e auto-regulao, est estreitamente ligada a redes."6 Capra, nessa anlise, demonstra como a circulao de informao de forma no-linear (isto , aleatria, no controlada) capaz de produzir um processo circular de aprendizagem crescente que leva, como conseqncia, reorganizao dos prprios elementos do sistema. Capra parte de um aspecto morfolgico7 (a sua no-linearidade) para chegar a uma propriedade organizacional da rede: sua capacidade de auto-organizao. O que se destaca aqui, justamente, o que as definies formais de rede no conseguem demonstrar: o conjunto de ns-e-linhas da rede produz organizao; , na verdade, uma forma de organizao. Uma outra dimenso importante da lgica organizacional das redes e que as definies que levam em conta apenas os aspectos formais tambm no consideram a sua diferenciao em relao hierarquia. Capra identifica essa distino entre rede e hierarquia na sua anlise dos sistemas vivos: "Desde que os sistemas vivos, em todos os nveis, so redes, devemos visualizar a teia da vida como sistemas vivos (redes) interagindo maneira de redes com outros sistemas (redes). (...) Em outras palavras, a teia da vida consiste de redes dentro de redes. Em cada escala, sob estreito e minucioso exame, os nodos da rede se revelam como redes menores. Tendemos a arranjar esses sistemas, todos eles aninhados dentro de sistemas maiores, num sistema hierrquico, colocando os maiores acima dos menores, maneira de uma pirmide. Mas isso uma projeo humana. Na natureza, no h 'acima' ou 'abaixo', e no h hierarquias. H somente redes aninhadas dentro de redes."8 A capacidade de operar sem hierarquia parece ser, assim, uma das mais importantes propriedades distintivas da rede. Entretanto, se correto afirmar, como Capra, que no h hierarquia na natureza, o mesmo no se pode dizer das sociedades humanas. Ao contrrio, pirmides so um desenho institucional bastante comum, e a hierarquia, desde sempre, parece ser o "modo natural" da organizao dos relacionamentos humanos. Porm, quando se estuda o funcionamento das redes sociais, em particular aquelas de carter estritamente informal e no-institucional, passamos a ver tambm a emergncia de fenmenos organizativos no-verticais, isto , no-hierrquicos, funcionando produtivamente na sociedade.
A organizao horizontal (pg. 41) A organizao horizontal (pg. 41) Contradies e apostas na auto-organizao (pg. 62)

16

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

A hierarquia se expressa, de forma bem evidente, na estrutura vertical da pirmide. Da mesma maneira, a no-hierarquia pode ser exatamente representada pela arquitetura da rede. A rede, assim, teria como propriedade organizacional mais caracterstica a horizontalidade. Rede seria um conjunto de pontos interligados de forma horizontal, o que quer dizer, em outras palavras, um conjunto de ns e linhas organizado de forma no-hierrquica. Esse um aspecto decisivo quando consideramos a rede como um padro organizativo e um modo de operao de carter emancipatrio. Por isso, fundamental indagar qual a relao entre a forma da rede e o seu modo horizontal de funcionar. A aposta de que a rede produz horizontalidade e a horizontalidade produz rede. Para entender essa formulao, ser preciso examinar melhor as caractersticas morfolgicas da rede, a comear pela sua dinmica motriz, a chamada "conectividade".

A primazia das linhas

Figura 2 Um conjunto de pontos

Figura 3 Uma rede s com linhas; nos cruzamentos, pontos

Num diagrama qualquer de rede, como o apresentado na Figura 1, h necessariamente pontos e linhas. Os pontos representam as unidades que compem a rede: pessoas, organizaes, equipamentos, locais etc. As linhas representam as relaes entre esses
17

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

elementos. Podem ser canais de comunicao, estradas, dutos, fios etc. Recebem o nome de links, arestas, ligaes, conexes. As linhas so mais importantes do que os pontos num desenho de rede. Isso porque so as conexes que fazem a rede. Um conjunto de elementos dispersos no espao (um certo nmero de pontos sem linhas, como na Figura 2) no representa nada se no houver alguma conexo entre eles. o relacionamento entre os pontos que d qualidade de rede ao conjunto. No se tem um diagrama de redes s com pontos, mas, com efeito, pode-se perfeitamente desenhar uma rede s com linhas (Figura 3): os pontos aparecem no entrecruzamento das linhas. So as conexes (as linhas) que do ao conjunto organicidade (para citar uma expresso prpria ao domnio dos sistemas vivos). E o fenmeno de produo dessas conexes - a conectividade - que constitui a dinmica de rede. A rede se exerce por meio da realizao contnua das conexes; ela s pode existir na medida em que houver ligaes (sendo) estabelecidas.

Figura 4 Por meio de uma conexo, um ponto isolado integra-se rede

Prova de que linhas so mais importantes do que pontos para uma rede o fato de que a existncia de conexo condio para o pertencimento de um elemento ao conjunto. fcil perceber isso: um ponto no-ligado no pode compor a rede. Ele se situa fora do sistema. Para realizar a integrao desse ponto perdido ao conjunto ser necessrio conectlo, isto , estabelecer com ele uma ligao (Figura 4). Sem ligao no h rede. A compreenso da dinmica da conectividade (propriamente, a dinmica de rede) passa ainda pelo exame de mais uma caracterstica da curiosa dialtica ponto-e-linha no mbito da rede. Cada conexo representa sempre um par de pontos, pois uma ligao s pode se estabelecer na medida da existncia de dois elementos a serem ligados. Nesse sentido, uma linha vale por dois pontos. Em compensao, cada ponto pode manter uma infinidade de linhas que se projetam dele; pode possuir tantas linhas quantos forem os demais pontos pertencentes rede a que ele estiver ligado (Figura 5).
O ponto-de-millinhas (pg. 36)

18

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

Figura 5 Uma linha representa sempre um par de pontos; um ponto pode ser ligado por uma infinidade de linhas

O poder da rede advm dessa propriedade de multiplicao inerente ao processo de fazer conexes, representado aqui pelo fato de que cada linha pressupe dois pontos e de que cada ponto pode estar na origem de uma infinidade de linhas. Tal capacidade de multiplicao das linhas pelos pontos o que produz a aparncia intrincada de malha da rede e confere complexidade ao seu desenho. Porm, de nada adianta para rede a existncia de um grande nmero de pontos sem que estejam acompanhados de um considervel nmero de linhas. Muitos pontos pouco interligados tm menos qualidade de rede do que poucos pontos profundamente conectados. A medida da rede o nmero de conexes, no de pontos.

Densidade: a trama das conexes


A Figura 6 apresenta graficamente o conceito de densidade da rede, que est relacionado quantidade de linhas (ou conexes) que mantm interligado um conjunto de pontos. Quanto mais conexes (linhas) existir numa rede, mais densa ela ser. Na figura, um mesmo conjunto de 14 pontos apresentado com densidades diferentes. No diagrama "a", os 14 pontos esto interligados por 14 linhas; no diagrama "b", representando uma rede de densidade maior, 37 linhas entretecem os 14 pontos; e, no diagrama "c", os mesmos 14 pontos ligam-se por meio de 91 conexes o que configura uma rede de alta densidade (no mbito desse conjunto finito).

19

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

Figura 6 Um mesmo nmero de pontos pode produzir redes de densidades diferentes; a densidade relativa quantidade de conexes que interligam o conjunto

Uma rpida anlise dos trs diagramas da Figura 6 permite-nos tirar algumas concluses. A densidade da rede no est relacionada diretamente ao nmero de pontos que a constituem, mas quantidade de conexes que esses pontos estabelecem entre si. Esse o aspecto mais importante e parece provar que a capacidade da rede ultrapassa em muito a mera soma de seus elementos. Analisando a situao representada no caso do diagrama "c" em particular, verifica-se que a rede produziu 6,5 vezes mais linhas do que o nmero de pontos existentes. O que isso quer dizer? O diagrama mostra que poucos pontos podem "fazer muito" se produzirem muitas conexes. Quanto mais conexes, melhor.
Transitividade (pg. 28)

A partir da anlise da Figura 6, pode-se perceber outro aspecto da densidade: o limite mximo de conectividade do sistema alcanado quando todos os pontos estabelecem ligaes com os demais; quando todos esto ligados com todos diretamente, sem qualquer ponto intermedirio. Calcular, portanto, a densidade da rede pode proporcionar um bom indicador da sua "capacidade produtiva" num determinado momento. Esse clculo feito pela quantificao do nmero de ligaes existentes no sistema e sua comparao com o nmero mximo de conexes possveis (dado o nmero de pontos existentes na rede). O diagrama "c" exibe uma rede em situao de conectividade mxima: 14 pontos que se interligam por meio de 91 linhas. Trata-se, nesse caso, de uma rede de alta densidade, isto , de alto potencial relacional. J as redes indicadas nos diagramas "a" e "b" esto operando, respectivamente, somente com 15% e com 40% do seu potencial de relacionamento possuem, portanto, grande margem para aumentar seu grau de interconexo. A lio trazida pela densidade de que quanto maior for o nmero de conexes, mais compacta, integrada, coesa e orgnica ser a rede.

20

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

Calculando o potencial de relacionamento da rede

Para calcular a densidade (o potencial de ocorrncia de relacionamentos bilaterais) de uma rede, basta usar a frmula:

p x (p-1) D = __________ 2

na qual "D" representa o nmero de ligaes (ou conexes) possveis e "p", o nmero de pontos ou elementos presentes no sistema. Por exemplo, para verificar o potencial de relacionamento existente numa turma de 30 alunos, calcule: D = 30 x (30 -1): 2 = (30 x 29):2 = 870:2 = 435 Os 30 alunos de uma turma podem produzir 435 relaes, de um para um, diferentes entre si. O clculo da densidade demonstra claramente como uma maior quantidade de participantes pode produzir um grau novo de relaes no mbito de uma rede. Um grupo de trs pessoas pode produzir somente trs relacionamentos; porm, um grupo de quatro pessoas (um indivduo a mais) pode produzir o dobro de interligaes (seis). Um grupo uma vez maior (de seis pessoas) pode produzir, por sua vez, quatro vezes mais relacionamentos (15) do que produz o grupo com trs elementos.

Um sistema aberto
Um problema do esquema didtico usado at agora o fato de ele apresentar um modelo formado por um conjunto finito de pontos. As redes no tm a propriedade de um conjunto finito de pontos (pelo menos, no se pode conhecer com exatido os limites desse conjunto; no mximo, podemos estabelec-lo de forma arbitrria). Isso deriva do fato de as redes serem, necessariamente, sistemas abertos, em constante relacionamento com o meio. Tal considerao, ao que parece, vale tanto para os sistemas vivos estudados por Capra quanto para as redes sociais, nosso objeto mais prximo. Sem intercmbio com o meio no sobrevivem os organismos vivos (clulas, plantas, animais, ecossistemas) nem as sociedades humanas.
21
Horizonte crtico (pg. 34)

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

A abertura da rede para o meio externo tem implicaes diretas e profundas sobre a dinmica de conectividade. De fato, mais do que isso, tal abertura que potencializa e maximiza os efeitos dessa dinmica; ela que permite que as conexes continuem sendo estabelecidas e a rede seja um sistema (por que no diz-lo?) vivo. A propriedade da rede de no-linearidade, conforme Capra demonstra, ela prpria condicionada por esse carter necessariamente aberto do sistema. A rede s pode estender-se em todas as direes (e no numa s) por conta da extenso de campo que tem pela frente. Tal extenso nada mais do que a paisagem que esse espao da abertura descortina. simples ilustrar o conceito de abertura lanando mo da mesma figura de pontos e linhas j usada (Figura 4). Ora, quando um ponto faz uma ligao com outro ponto, isso quer dizer, em princpio, que no h previamente qualquer conexo entre eles: ambos esto posicionados, de maneira recproca, fora dos sistemas um do outro. Um ponto se conecta a outro ponto quando este no est conectado a ele, e se ocorre a conexo porque o novo ponto, encontrado fora, foi "puxado" para dentro do sistema. O "fora" da rede todo o universo de pontos ainda no conectados.
Transitividade (pg. 28)

Mapeando a prpria rede Para visualizar (e compreender) a dinmica da conectividade no campo das relaes sociais, voc poder realizar um exerccio simples, usando o diagrama (na prxima pgina). O procedimento o seguinte: Passo 1: escolha um ponto na rea central do diagrama e, ao lado dele, escreva o seu nome. Esse ponto representar voc em meio aos seus vrios crculos de relacionamento pessoal. Passo 2: ao lado de cada um dos demais pontos, escreva o nome de uma pessoa que voc conhece. Para o exerccio ficar mais interessante, comece dos pontos imediatamente ao redor do ponto-voc, dando-lhes o nome de pessoas de esferas diferentes de suas relaes. Exemplo: Mrio (colega de trabalho), Suzana (vizinha), Leonora (irm), Jos (companheiro de aventuras) etc. Passo 3: interligue com linhas cada um desses pontos ao ponto que representa voc. Isso quer dizer que voc mantm relao com cada uma dessas pessoas. medida que for dando nome aos pontos, imagine as pessoas que voc conheceu por intermdio das pessoas que voc j nomeou e v colocando os nomes delas nos pontos imediatamente prximos.

22

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

Passo 4: no se esquea de interligar os pontos ao ponto que representa voc. Passo 5: interligue com linhas todas as pessoas que voc sabe que se conhecem. Exemplo: ligue Mrio (colega de trabalho) e Leonora (irm) se eles se conhecerem. Repita esse procedimento em todo o desenho. Cada linha neste exerccio representa um relacionamento (por mais superficial que seja). Use como critrio o fato das pessoas se conhecerem pelo nome e a possibilidade de se cumprimentarem num possvel encontro casual. O resultado desse desenho um retrato momentneo de uma pequenssima parte de sua rede de relacionamentos. A viso, mesmo que parcial desta rede, lhe ajudar a compreender o potencial da dinmica da conectividade de que trata este captulo.

Mapeando a prpria rede experimente seguir os passos propostos nas pginas anteriores

O processo da conectividade social


A experincia concreta de uma pessoa numa comunidade humana, e o modo como tece suas relaes pessoais, esclarece ainda melhor duas propriedades morfolgicas da rede j vistas sua no-linearidade e sua configurao aberta e uma terceira caracterstica: seu dinamismo organizacional. Pessoas conhecem pessoas o tempo todo, e o fato de terem conhecido e de continuarem a viver a experincia de conhecer gente nova uma evidncia da configurao aberta da rede de que participam. Um espao tpico de encontro social a sala de aulas nos servir de ponto de partida para a exemplificao das dinmicas da conectividade, a seguir.
23

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

Numa sala de aulas, um conjunto finito de pessoas (a turma) tem a chance de se conhecer. Embora isso leve algum tempo, mal ou bem todos os alunos (e professores, eventualmente) acabam por estabelecer uma srie de relacionamentos uns com os outros. Esses relacionamentos so, certamente, diferenciados; alguns constrem vnculos slidos (surgem assim amizades e namoros), outros constituem laos tnues (apenas cumprimentam-se educadamente na entrada e na sada). De alguma forma, contudo, todos acabam construindo algum tipo de conexo com todos. O tempo faz com que nossa turma (como na situao representada pelo diagrama "c" da Figura 6) se transforme numa rede de alta densidade. A propriedade da no-linearidade da rede - e sua conseqncia, o poder de expanso e multiplicao aparece com nitidez na situao corriqueira da ampliao do crculo de amizades a partir da sala de aula. Os alunos comeam a conhecer amigos de seus colegas de turma por intermdio de seus colegas de turma. Num primeiro momento, conhecem alunos de outras classes amigos dos colegas. Depois, conhecem amigos de vizinhana de seus colegas e familiares dos colegas; mais adiante, amigos dos amigos dos colegas ou amigos dos familiares dos colegas; e assim sucessivamente. Como em ondas, ou crculos, na medida em que o tempo passa e na medida em que se aprofundam as relaes interpessoais, mais e mais pessoas vo se integrando ao "sistema" de relacionamentos de cada aluno. A turma torna-se um pequeno universo dentro de um universo maior. E cada aluno transforma-se, assim, virtualmente, no centro de uma rede de relacionamentos: a sua prpria rede. Vale salientar que, na prtica, jamais ocorre de uma pessoa (o aluno A, por exemplo) vir a conhecer apenas uma pessoa de cada vez por intermdio de outra, numa seqncia bem ordenada de apresentaes. A rede possui uma dinmica no-linear. O aluno A pode conhecer muitas pessoas ao mesmo tempo ( o prprio caso da sala de aulas); pode ser apresentado a outras pessoas por um nmero indeterminado de pessoas num certo momento; e, mais tarde, pode vir a conhecer outras pessoas ainda, por intermdio de algum que no havia entrado na histria (como no poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade)9. esse processo de espraiamento (ou desdobramento) das possibilidades de encontro pessoal que expressa a no-linearidade das conexes na rede. E dessa forma que uma rede construda, ponto a ponto, linha a linha, e se expande.
Espaos de conversao (pg. 73)

24

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

Figuras 7 a 10 Seqncia apresenta o crescimento no-linear de uma pequena parte da rede de relacionamentos pessoais do aluno A

As figuras 7, 8, 9 e 10 mostram como se d o processo de crescimento no-linear da rede do aluno A. Ela pode crescer tanto para um lado quanto para outro, em ritmos diferenciados e por razes diversas. Mais: em princpio, no possvel prever para onde a rede ir se expandir10. Isso depende menos do arranjo estrutural do diagrama (isto , dos aspectos formais do sistema) e mais das dinmicas do relacionamento que fluem no mbito da rede. O que se tem como certo que a rede de A nunca ser a mesma dois instantes seguidos nem parar de crescer ou de se espraiar aqui aparece outra propriedade da rede, que o seu dinamismo organizacional, a sua plasticidade. A razo de tal movimento permanente a prpria conectividade. Conexes produzem conexes, e novos pontos conectados incorporam ao sistema as conexes que carregam! A rede do aluno A torna-se imensa pelo simples fato de que os pontos da sua rede so pessoas como A, que possuem suas prprias redes e fazem conexes a todo momento tal como ele o faz. Cada ponto (pessoa), ao estabelecer uma conexo, amplia os limites da rede. Ao faz-lo, permite o estabelecimento de novas conexes com outros pontos (mais pessoas), que, com suas prprias conexes, vo empurrando os limites da rede para mais longe medida que o fenmeno transcorre.
Espaos de conversao (pg. 73)

25

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

A rede de A tambm pode parar de crescer numa direo. Pode se desdobrar em muitos crculos a partir de determinado ponto. Pode se expandir por um lado e se atrofiar por outro. Nem A ter muito controle sobre isso. O aluno A um participante do sistema como outro qualquer, e regido pelos mesmos princpios que regulam a dinmica das conexes. bom lembrar: neste exerccio, A um ponto repleto de linhas, mergulhado nelas e envolvido por elas. Na verdade, a rede de A no apenas a rede de A; ela uma entre inmeras redes da qual A faz parte, cada qual com um eventual "centro" (ou ponto de partida), assim como A o ponto de partida de sua prpria rede. A um n da rede - entre tantos.

Uma estrutura sem centro


Neste ponto do debate, j se pode vislumbrar um dos motivos pelos quais redes so associadas com horizontalidade e ausncia de hierarquia. A morfologia da rede no comporta um centro. Mesmo o aluno A do exemplo s pode pretender ser centro de sua prpria rede por meio de um esforo de raciocnio, uma vez que nem ele possui condies de saber o tamanho da rede que "tem". Uma rede no comporta centro porque cada ponto conectado pelo emaranhado de linhas pode vir a ser centro, dependendo do ponto de vista, dependendo do ponto de partida do diagrama. No mximo, pode-se dizer que existem muitos centros; porm, "centro" uma dessas categorias totalitrias que no admitem oposio: se h muitos centros e no um nico, ento no pode haver qualquer centralidade. Nosso aluno A pode ser o "centro" da sua rede, do mesmo modo e ao mesmo tempo que seu colega de turma o "centro" de sua prpria rede, e assim todos os demais colegas, eles prprios centros de suas redes particulares. Considerando ainda que a prpria turma pertence rede particular de cada um, e ela prpria pode ser considerada uma rede, cabe ento a indagao: quem, dos alunos, o centro da rede da turma? Aquele que possui mais conexes? No mbito do sistema-turma, em que todos conhecem todos, rigorosamente todos possuem o mesmo nmero de conexes (so todos pontos ligados pelo mesmo nmero de linhas, conforme o diagrama "c" da Figura 6). Ningum o centro. O centro da rede da turma o aluno que mantm mais conexes para fora do sistema-turma? Como vimos, no h como saber nem contar. Descentralizao o termo que se usa para designar a distribuio de uma certa medida de atividades, informaes ou poder no mbito de um sistema qualquer. No caso das redes, a descentralizao uma propriedade da forma do sistema. Redes so sistemas descentrados por definio. Entre outros motivos, isso acontece porque a dinmica que rege as redes est sustentada no na existncia ou posio de um ponto, mas na ocorrncia e no acionamento das
26
Descon centrao de poder e multiliderana (pg. 46)

A organizao horizontal (pg. 41)

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

conexes. Como o princpio de organizao se baseia na conexo e na relao, e no no ponto (no elemento, no participante), deixa de haver possibilidade de centralizao. Se redes no tm centro, no tm tambm "periferias". Elas se misturam. Como afirma Capra, redes aninham-se dentro de redes.

Mltiplas dimenses
O aluno A tem lugar cativo nas muitas redes de que participa (tantas quantas forem as pessoas que ele conhea e mais um nmero indeterminado de redes de pessoas que ele ainda no conhece e talvez nunca venha a conhecer). Seguindo adiante a trilha de nosso exemplo, o sistema de conexes da turma da sala de aulas apenas uma dessas redes. No mnimo, se A tiver 29 colegas, ele pertencer a pelo menos outras 29 redes de relacionamentos sociais. O aluno A relaciona-se ainda com os professores, os funcionrios e os alunos das outras turmas e sries da escola. Ele tambm possui famlia, amigos da rua e uma outra turma de amigos que pertencem, como ele, a um grupo de jovens que promove a educao ambiental. Ele pode ainda fazer parte de uma banda alternativa e freqentar reunies de jovens aficionados pela fotografia. A todos esses agrupamentos humanos, formais (como a escola) ou informais (como a turma da educao ambiental) correspondem redes. Elas coabitam o mesmo espao/ tempo da vida de A e, no interior delas, passando de uma para outra, ele transita sem saber. Do ponto de vista estrutural, tais redes possuem mais ou menos as mesmas propriedades e mais ou menos a mesma dinmica de funcionamento, mesmo que os elementos (os pontos) que as constituem sejam diferentes. O sistema-rede-turma possui, como sistema, as mesmas caractersticas estruturais que o sistema-rede-escola, que o sistema-rede-famlia, que o sistema-rede-amigos-de-rua. Todos eles so descentrados, plsticos, abertos, no-lineares, aleatrios e interpenetrados igualmente por outros muitos sistemas-rede. A essa ltima caracterstica das redes damos o nome de "multidimensionalidade", expresso que remete para as muitas dimenses (nveis, camadas, crculos) que uma "mesma" rede pode ter (Figura 11). Mais uma vez, nos deparamos com uma qualidade no-hierrquica do desenho reticular.

27

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

Figura 11 Exemplo da multidimensionalidade da arquitetura reticular: a rede do aluno A e as diversas redes (de tipos diferentes) que a interpenetram

Transitividade (ou como conhecer a prima do seu colega)


Em escala, as redes multiplicam-se, desdobram-se, misturam-se dinamicamente pela ao da mirade de pontos que alastram suas conexes de maneira aleatria. Mas, se olharmos esse processo de expanso da rede de forma minuciosa, iremos notar que tudo resultado de uma ao pequena e pontual: uma conexo. Uma nica conexo, entre milhares possveis, aciona a organizao (melhor seria dizer: a reconfigurao dinmica) de toda uma rede. Tal conexo realizada por um nico ponto. No, nada tem esse ponto de especial, nem a conexo que ele realiza extraordinria. Trata-se de uma simples conexo feita por um ponto qualquer. Contudo, toda a riqueza e a potencialidade do fenmeno de espraiamento das redes esto representadas neste ato singelo de conexo. Redes so sistemas ponto-a-ponto no-lineares. A ligao de um ponto a outro , portanto, sua unidade gentica11. Essa unidade a conexo , com efeito, responsvel pela reproduo de toda a dinmica do sistema, pelo simples fato de ligar a rede a um ponto virtualmente isolado dela (isto , completamente desconectado de qualquer um dos possveis ns participantes do sistema) e pelo fato de ligar a rede a outra rede at ento tambm virtualmente isolada. Mesmo quando liga pontos proximamente situados, essa conexo (gentica) mobiliza igualmente toda a rede, pois realiza o trabalho de reconfigurar o sistema em funo da nova ponte estabelecida entre dois pontos. Veremos o que isso significa a partir do exemplo da turma do aluno A. Em funo da extensividade da rede (de seu carter intensamente espraiado), pouco provvel que as redes pessoais (de fora da escola) de cada um dos 30 alunos da classe no contenha pessoas comuns. Pela prpria dinmica da rede, amigos de amigos do aluno A podero
28
Fomentando as interaes laterais (pg. 74)

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

ser amigos de amigos ou amigos diretos de um dos colegas de A. Alis, como veremos, o efeito de mundo pequeno, como quando duas pessoas descobrem partilhar conhecidos e amigos, um produto da interconexo das redes e um acontecimento bastante freqente na vida da maior parte das pessoas.

Figura 12 Estabelecendo uma ponte: uma nica conexo (representada pela linha cinza) entre dois pontos liga, automaticamente, redes inteiras

Vamos supor uma situao (na prtica rara, mas possvel) em que existam dois grupos humanos bem delimitados e sem qualquer contato entre si. No caso do aluno A, imaginemos uma situao hipottica de seu encontro com um estrangeiro numa terra estranha: A, com seu estoque de conexes (sua rede), e o estrangeiro, com seu prprio sistema-rede de relacionamentos pessoais. Entre os dois no haveria qualquer interseo, no haveria qualquer conhecido comum. No momento em que o estrangeiro e A estabelecem uma relao, ou seja, se conectam, num ato simples de conexo, como costuma acontecer uma infinidade de vezes, eles acabam por construir uma ponte entre ambos os sistemas-rede de que fazem parte. A partir desse momento, pela iniciativa de uma conexo apenas, os dois mundos tornam-se ligados; o estrangeiro passa a participar da rede de A e A torna-se integrante da rede do estrangeiro, bem como potencialmente todos os ns integrantes da rede de A passam tambm a tomar parte da rede do estrangeiro e vice-versa. As duas terras estranhas uma outra recebem, dessa forma, uma via de passagem entre ambas. Cria-se um caminho para a possibilidade de outras configuraes de rede (Figura 12). A propriedade gentica da conexo fica evidenciada com essa situao extraordinria do encontro com o estrangeiro. Mas a potencialidade de multiplicao inerente ao ato de fazer conexo igualmente decisiva e importante para a rede em quaisquer situaes. Ao apertar a mo de algum, de qualquer pessoa at ento desconhecida, mesmo numa situao de proximidade territorial ou social, uma pessoa virtualmente liga duas terras estranhas, instalando caminhos ou pontes para a passagem de outras conexes e redes.
29
Espaos de conversao (pg. 73)

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

A esse processo d-se o nome de transitividade.12 Um n da rede via de passagem para outro n. As conexes de um ponto servem como conexes de segundo grau ao ponto imediatamente anterior. "Se houver um caminho do ponto A ao ponto B e tambm um caminho do ponto B ao ponto C, ento deve haver um caminho do ponto A ao ponto C".13 pela transitividade que os pontos que no possuem todas as conexes possveis podem chegar a t-las: pelas conexes de ponto a ponto. Uma situao comum na vida do aluno A ilustra bem esse aspecto. Quando A pede a um colega de turma que o apresente sua bela prima, A est usando o recurso da transitividade das conexes para construir uma via de acesso ao objeto de seu interesse. O amigo conhece a prima e conhece A. Logo, ele torna-se o caminho entre A e a sua prima. Nessa situao, o colega de turma funciona como a ponte que pode conduzir A a vislumbrar a terra nova e estranha que lhe parece prometida.

Seis graus de separao


Em 1967, Stanley Milgram, um professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, realizou uma experincia que se tornou referncia no estudo das redes sociais, abrindo campo para a disseminao de novas disciplinas, como a teoria dos grafos (na matemtica) e a anlise de redes sociais (nas cincias sociais). Milgram enviou 160 cartas a um conjunto de pessoas, escolhidas aleatoriamente, moradoras de uma cidade do Estado de Nebraska. Essas pessoas receberam a incumbncia de tentar passar as cartas a uma determinada pessoa-alvo, um corretor de valores de Boston, Massachusetts. A nica regra consistia em usar apenas intermedirios que se conhecessem pelo nome de batismo. Cada pessoa deveria entregar a carta a um amigo que ele considerasse capaz de faz-la chegar, diretamente ou por meio de outro intermedirio, s mos do corretor de Boston. Milgram obteve como resultado da experincia um nmero que se tornou conhecido pela expresso "seis graus de separao". Das 160 cartas, 42 chegaram ao seu destino, tendo passado, pelos clculos de Milgram, pelas mos de, em mdia, 5,5 intermedirios. Esse nmero particularmente relevante se considerarmos algumas condies de contexto da experincia. A populao norte-americana, poca, era de aproximadamente 200 milhes de pessoas, e Omaha, em Nebraska, cidade na qual se deflagrou a experincia, dista 2.350 quilmetros da cidade de Boston (o equivalente no Brasil distncia entre Belo Horizonte e Natal). Em agosto de 2003, uma equipe coordenada pelo pesquisador Duncan Watts, da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, divulgou um estudo realizado para tentar por prova algumas das teses pioneiras de Milgram. O convite foi colocado na Internet.
30

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

Cerca de 61 mil usurios da rede de computadores, em 166 pases, participaram da experincia, tentando contatar uma entre 18 pessoas escolhidas como alvo por Watts e seu grupo. A regra do jogo era similar empregada por Milgram em 1967. Desta vez, os voluntrios tiveram de enviar e-mail a pessoas conhecidas de modo a fazer chegar a mensagem ao alvo especificado. Entre os alvos, encontrava-se um inspetor de arquivos na Estnia, um consultor de tecnologia na ndia, um policial na Austrlia e um veterinrio do exrcito noruegus. A pesquisa revelou que, em mdia, foram necessrios entre cinco e sete intermedirios para que o alvo fosse contatado14, um nmero bem prximo ao que Milgram identificara 35 anos antes, sem Internet. Na teoria matemtica dos grafos, que tem como objeto de estudo a estrutura de conexes das redes, os nmeros encontrados por Milgram e por Watts representam o que se denomina extenso caracterstica de caminho: o nmero mdio de conexes necessrias entre um ponto e outro ponto qualquer da rede. Tal noo refere-se, em outras palavras, existncia do caminho mais curto entre um ponto e qualquer outro no mbito da rede, mesmo que estes estejam situados aparentemente distantes entre si. Esse nmero ser tanto menor quanto maior for a densidade da rede. Ou seja: quanto mais conexes a rede (como um conjunto finito de pontos) tiver, menor ser o caminho (o nmero de pontos intermedirios) entre qualquer ponto, menor ser a extenso caracterstica de caminho na rede. Nas redes mais densas, os caminhos so curtos e h muitos atalhos. O mundo, para elas, torna-se, desse modo, "menor".
Densidade: a trama das conexes (pg. 19)

Figura 13 Caminho curto: h apenas um ponto intermedirio entre o aluno A e a garota-alvo

Voltando ao exemplo da turma de A, a extenso de caminho no mbito do sistemarede-turma, considerando o micro-universo de 30 alunos interconectados, prxima de zero. Os colegas de turma mantm uma relao imediata, no precisam de intermedirios para chegar uns aos outros. J o caminho de A at a prima do amigo exige um esforo um pouco maior. O aluno A precisa do amigo como intermedirio (Figura 13). Esta ainda uma extenso de caminho bastante curta (um ponto intermedirio apenas)
31

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

e constitui, provavelmente, a mesma extenso de caminho entre quaisquer dos colegas de turma e a garota. Numa rede social muito densa, como numa pequena cidade, por exemplo, onde comum quase todos se conhecerem, a extenso caracterstica de caminho, no interior da rede-cidade, ser provavelmente bem menor do que os seis graus de separao de Milgram. Uma ressalva, contudo, necessrio fazer. Uma extenso de caminho curta pode ocorrer tambm numa possvel conexo entre o aluno A e uma outra pessoa situada, por exemplo, a 2.000 quilmetros de distncia. O mesmo colega que leva A at a garota pode ser tambm o nico intermedirio entre A e um sujeito distante. Embora a proximidade espacial possa contribuir para diminuir a extenso de caminho, o "grau de separao" no est vinculado ao territrio, mas trama imaterial dos relacionamentos (que no se prende a fronteiras). Os seis graus de separao - indicados pelas experincias distintas de Milgram e Watts so eloqentes ao demonstrar quo curta a extenso de caminho entre desconhecidos de Nebraska e Massachusetts e entre 61 mil pessoas de todas as partes do mundo e outras 18 escolhidas como alvo. Enquanto nosso aluno A necessita de um intermedirio para chegar garota-alvo, quantos ns da rede seriam necessrios para que ele contatasse o corretor de valores de Boston? Provavelmente, entre cinco e sete intermedirios, segundo os diferentes estudos de Milgram e Duncan Watts. Mas talvez menos: vai depender das conexes especficas que o aluno A tenha acumulado ou faa ao longo da vida.

Atalhos e caminhos alternativos


No parece haver qualquer mgica oculta nesse nmero relativamente reduzido expresso pela hiptese dos seis graus de separao. Ao contrrio, ele resultado direto da dinmica da conectividade, de sua no-linearidade, de sua multiplicao e espraiamento e da configurao aberta da rede. A noo de extenso caracterstica de caminho evidencia uma outra importantssima caracterstica da morfologia da rede: a existncia de mltiplos caminhos. Essa outra propriedade da rede que induz horizontalidade. O complexo entrecruzamento das conexes entre as vrias redes (que se sobrepem) responsvel por uma extenso de caminho virtualmente baixa entre quaisquer pontos eqidistantes da rede pelo fato de oferecer uma gama variada de caminhos diferentes. Ao contrrio das cadeias (estruturas de conexo linear, como as hierarquias), no existe, no mbito do sistema-rede, um caminho nico para se trafegar de um ponto a outro.
32

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

Numa cadeia de comando, ou numa burocracia, h uma rgida trajetria a ser cumprida por uma informao, uma ordem ou uma solicitao, por exemplo. Uma informao que se coloca na rede, por sua vez, pode se propagar em muitas direes diferentes, por vias diversas, muitas vezes insuspeitadas. A disponibilidade de mltiplos caminhos faz da rede uma espcie de terra frtil e generosa para o inusitado e a inovao. As pesquisas realizadas por Milgram e Watts testaram tambm essa propriedade das redes. No mbito da experincia de Milgram, em 1967, o caminho de conexes percorrido pelas cartas at o alvo indicativo das diferentes possibilidades de trajeto nas redes sociais. Uma delas seguiu viagem desta maneira: "Um engenheiro em Omaha, ao receber a carta, a passou (sic) a um nativo da Nova Inglaterra que morava em Bellevue, Nebraska, que a passou a um professor de matemtica em Littleton, Massachusetts, que a passou a um diretor de escola em um subrbio de Boston, que a entregou a um lojista local, que a entregou a um bastante surpreso corretor de valores."15 As demais 41 cartas que atingiram o alvo percorreram todas caminhos diferentes (embora, em alguns casos, por intermdio de pontos comuns). Isso demonstra o grau de reticulao16 das relaes sociais. O percurso de conexes que leva o aluno A do nosso exemplo at a prima do colega de turma curto e direto quando A usa tal caminho. Mas imaginemos que, por algum motivo, o colega no se coloque disposio para ajudar A nesta conexo to importante. O caminho curto e direto fica bloqueado, e nesse caso A deve tentar buscar uma outra forma de chegar ao seu destino. A via pode ser um outro colega de turma, um vizinho de A, ou algum que conhea a irm do colega, que por sua vez se encarregue de apresent-lo garota, entre outras possibilidades. Pode ser que A tenha de percorrer um longo caminho de conexes para chegar ao alvo, mas o bloqueio imposto pelo seu colega de turma certamente no ter o poder de impedir a conexo desejada.
Animao e comunicao: o papel da conversao na rede (pg. 65)

Figura 14 Percurso alternativo at o alvo: a existncia de muitos caminhos possveis uma das caractersticas mais importantes da rede

33

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

Esta a lio importante: a multiplicidade de caminhos no mbito da rede a garantia da liberdade de estabelecer conexes. Da mesma forma, ela o que impede o desmantelamento da rede quando da perda de contatos. A multiplicidade de caminhos promove o fenmeno regenerativo das redes: quando pontos so suprimidos (como em razo da morte de algum, por exemplo) ou conexes desaparecem, o sistema reorganiza-se porque outras possibilidades de caminho existem. O efeito-surpresa de mundo pequeno, quando duas pessoas descobrem uma conexo comum, ocorre tambm por fora dessa multiplicidade de caminhos. De fato, o mundo torna-se pequeno porque a malha de conexes aumenta imensamente a probabilidade dos encontros. Por conta desse aumento de probabilidade, pessoas terminam por se conhecer. Muitas vezes, o efeito-surpresa provm do fato de, por alguma razo misteriosa, elas no terem se conhecido - antes! A surpresa causada, no raro, quando se descobre a existncia de um caminho mais curto entre ambas e que no foi o efetivamente usado para a concretizao do encontro.
Autonomia e diversidade (pg. 44)

Horizonte crtico
A experincia da surpresa com a pequenez do mundo tem a ver com um outro atributo da arquitetura das redes, que podemos chamar de "horizonte crtico" (ou "limite crtico de horizonte"). O conceito de horizonte tomado emprestado de Gene Kan, um jovem programador de computadores criador da rede peer-to-peer Gnutella17 na Internet, e refere-se incapacidade de um determinado ponto (uma pessoa, por exemplo) de enxergar ou conhecer a extenso completa da rede. No caso das redes pessoais, cada indivduo s tem a capacidade de ver a rede formada pelos pontos aos quais est diretamente conectado ou, no mximo, um ou dois crculos de conexes adiante. Nosso aluno A do exemplo pode no saber, numa situao hipottica, que sua prpria irm conhece algum que conhece a prima de seu colega de turma. Seu horizonte de rede limitado (Figura 15). O prprio dinamismo organizacional da rede impede, de todo modo, de se ver o mundo das conexes alm de um certo horizonte. Essa inapreensibilidade da rede no se deve s sua extenso imensa, mas sua inquietante plasticidade.
O processo da conectividade social (pg. 23)

34

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

Figura 15 O horizonte crtico: o limite alm do qual a rede se torna invisvel, embora saiba-se que ela permanece l

Gene Kan lana mo de uma interessante analogia entre esse limite crtico de horizonte e a situao de algum numa multido. Kan refere-se a uma propriedade especfica da rede Gnutella, na qual usurios de computadores trocam pacotes de informao entre si, de maneira totalmente descentralizada, sem recurso a qualquer tipo de servidor central (como na Web). Mas a imagem que ele usa parece ser adequada a qualquer tipo de rede: "Pense em voc no meio de uma enorme passeata. Voc fica l do lado de fora da multido e s pode ver a alguma distncia de onde est. bvio que h muito mais pessoas fora de seu campo de viso imediato, mas voc no tem como dizer quantas. Voc nem sabe onde est em relao multido, mas tem certeza de que est no meio dela. (...) "Cada n pode 'ver' dentro de uma certa distncia em todas as direes e, alm disso, tudo desconhecido. Cada n est situado na rede de forma ligeiramente diferente e, como resultado, v uma rede ligeiramente diferente. Com o tempo, medida que mais ns entram e saem, e a rede muda e se transforma, o seu n consegue ver muitos ns diferentes medida que a rede ondula em torno de si."18 Definitivamente, a maior parte da rede estar sempre para alm do horizonte de viso, independentemente do fato de um ponto ser mais ou menos conectado. Na verdade, quanto mais conectado for um ponto - isto , quanto mais conexes diretas ele tiver - e mais rede sua volta ele puder enxergar, mais extensa ser a rede por trs do horizonte e mais vasta a rede que lhe oculta. De novo no caso do aluno A: quanto mais pessoas ele conhecer, maior probabilidade de conhecer novas pessoas ele ter e, conseqentemente, maior ser o conjunto de pessoas, potencialmente acessveis, que ele jamais vir a conhecer. "Todo mundo tem sempre mais conexes do que imagina e muito menos do que poderia ter."19
35

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

O ponto-de-mil-linhas
Vimos anteriormente que uma nica conexo pode ligar, de maneira decisiva, dois pontos at ento totalmente estranhos e, ao faz-lo, tornar ligados os dois mundos a eles correspondentes. Vimos tambm que isso o que efetivamente faz cada um dos pontos da rede ao empreender conexes. Contudo, como a rede no-linear, as conexes no seguem um padro ordenado, nem em freqncia, nem em quantidade. H pontos mais conectados que outros na rede, assim como h, na vida social, pessoas mais conhecidas e que possuem uma rede mais extensa de contatos pessoais do que outras. Estudos recentes sobre a natureza das redes complexas revelaram o que tambm a pesquisa seminal de Milgram, em 1967, havia detectado: h nas redes alguns ns com maior conectividade que outros. Na experincia de Milgram, por exemplo, um quarto de todas as cartas que chegaram ao corretor de valores de Boston passou por uma s pessoa, um lojista local. Metade das 42 cartas que atingiram o alvo tiveram como ns de rede apenas trs pessoas, que serviram como pontes entre as demais.20
Transitividade (pg. 28)

Figura 16 Um ponto hiperconector (ao centro): suas mltiplas conexes servem de atalho para os demais pontos que compem a rede

Embora todos os pontos da rede sejam pontes entre redes, h alguns ns que realizam essa funo de maneira intensiva. So pontos hiperconectores (ou "pontos-de-millinhas") e que funcionam, dentro da dinmica de caminhos da rede, como atalhos entre um ponto e outro. Tais hiperconectores so atalhos justamente por reduzirem a extenso caracterstica de caminho entre dois pontos eqidistantes. O processo funciona da seguinte forma: a conexo com pontos-de-mil-linhas, pelo fato de serem hiperconectados a outros pontos no interior da rede, encurta o caminho entre um ponto e outro, e por encurtarem o caminho e servirem de atalho que esses pontos-de-mil-linhas so ainda mais procurados para conexo. O fato que, quanto mais conectado um ponto, maior probabilidade ele tem, pela extenso de sua rede, de fazer novas conexes. Isso
36

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

facilmente explicado quando voltamos s redes sociais: quanto mais pessoas um indivduo conhece, mais pessoas ele tende a conhecer, o que o torna ainda mais conhecido e capaz de fazer novas conexes (Figura 16). A descoberta da diferena de comportamento desses ns hiperconectores, pelas pesquisas coordenadas pelo fsico Albert-Lszl Barabsi, a partir de 1998, nos Estados Unidos, levou a uma reviravolta nos estudos das redes complexas, reviso de alguns pressupostos da teoria dos grafos e das redes aleatrias e criao do conceito de "redes sem escala". Uma das premissas da teoria das redes aleatrias questionadas pelos estudos de Barabsi a de que, numa rede, a maioria dos ns teria aproximadamente a mesma quantidade de conexes (o que equivaleria a dizer, no mbito da vida social, que a maioria das pessoas conhece mais ou menos o mesmo nmero de pessoas). Mapeando os links entre pginas da Web, por meio de um programa-rob, Barabsi e seus colegas da Universidade Notre Dame identificaram um padro de conexes diferente do de uma rede aleatria. O mapa a que os pesquisadores chegaram revelou que cerca de 80% das pginas possuam menos de quatro links, "mas uma pequena minoria, menos de 0,01% de todos os ns, tinha mais de mil links."21 Outros estudos identificaram "redes sem escala"22 em uma grande quantidade de sistemas: a estrutura fsica da Internet, redes metablicas celulares e uma srie de fenmenos de reticulao social. Esses estudos confirmaram a existncia, nas redes sem escala, de ns hiperconectores, que ganharam o nome de "plos de convergncia e irradiao" - "convergncia" porque so preferencialmente escolhidos para conexo por servirem de atalho para outros ns; "irradiao" por sua prpria capacidade de conectar-se ainda mais. Analisando a estrutura das redes de interaes proticas celulares e da rede de pginas da Web, a equipe de Barabsi percebeu que tais plos so responsveis por grande parte da "costura" entre os pontos de uma rede. Uma eventual eliminao simultnea de 5% a 15% dos ns hiperconectores poderia resultar no colapso de todo o sistema, segundo a pesquisa. Isto , poderia culminar no rompimento do tecido de conexes. Esse rompimento no levaria total desintegrao da rede, mas produziria o desligamento de pequenas redes umas das outras. Esses pontos-de-mil-linhas, ficamos sabendo, tm portanto um papel fundamental nas redes sem escala, tanto por servirem de atalho quanto pelo fato de muitas vezes funcionarem como a nica ponte entre um sistema-rede e outro. De imediato, a definio do n hiperconector como um "plo de convergncia e irradiao", na terminologia de Barabsi, pode sugerir a existncia de "centros" numa rede, contrariando uma de suas caractersticas distintivas mais importantes, que a
37
Mltiplas dimenses (pg. 27)

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

descentralizao. Contudo, se h de fato, como as pesquisas o demonstram, uma assimetria entre o nmero de linhas dos ns hiperconectores e o nmero de linhas dos demais ns, a disponibilidade de mltiplos caminhos e o dinamismo organizacional do sistema compensam esse desequilbrio. Como nada permanente na rede, os ns hiperconectores migram; um n "simples", pela dinmica da conectividade, transformase em hiperconector; hiperconectores morrem; e, no embalo dessa impermanncia, a trama das conexes se reconfigura. A rede, mutante, movimenta-se, e esse movimento por si s impede uma eventual transformao da rede numa hierarquia. Ademais, a natureza dos "plos de irradiao" e a funo de atalho que desempenham suscitam, ao contrrio de uma admisso de concentrao, um reforo do processo de conexo.23 Tais ns so hiperconectores porque permitem o surgimento de inmeras pontes entre outros ns da rede e contribuem ainda mais para a irradiao e o espraiamento da dinmica da conectividade. Poderamos fazer um paralelo entre esses pontos-de-mil-linhas e uma figura comum nas redes organizacionais humanas (especialmente nas redes da sociedade civil): o n animador, que realiza o trabalho permanente de estimular a participao dos integrantes no sistema. Essa abordagem do papel dos ns hiperconectores revela-nos uma propriedade definitivamente poderosa da rede, em especial quando implicada em processos de mobilizao social. A existncia de pontos-de-mil-linhas incrementa o processo de tessitura das redes e acelera a dinmica de reticulao. A hiperconectividade de tais pontos faz irradiar a ao da rede para todos os lados. Anlises aplicadas sobre redes sociais revelaram que indivduos com caractersticas de hiperconectores agem como atalhos de comunidades inteiras, isto , ligam comunidades inteiras umas s outras. "Um atalho no beneficia apenas um nico indivduo, mas tambm todos os que esto ligados a ele e todos ligados queles ligados a ele, e assim por diante." Desse modo, e aqui nos deparamos com todo o potencial transformador social das redes, "mesmo que grupos locais sejam altamente agrupados, desde que uma pequena frao (1 por cento ou menos) dos indivduos tenha conexes de longo alcance fora do grupo, as extenses de caminho sero baixas."24 Ou seja, mesmo que determinados grupos de pontos (pequenas redes) sejam muito densos ou fechados, com muitos ns altamente conectados entre si, mesmo que poucos ns faam conexes para fora do sistema (lanando pontes para terras estranhas), isso j pode garantir conectividade entre essas pequenas redes densas e todas as outras. Essa propriedade, aplicada ao campo das relaes sociais, significa, na prtica, que bastam alguns poucos indivduos conectados para conectar comunidades inteiras com o mundo exterior. Assim
38
Transitividade (pg. 28) Animao e comunicao: o papel da conversao na rede (pg. 65)

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

como os pontos-de-mil-linhas fazem nos sistemas-rede, indivduos hiperconectores podem servir de catalisadores da mudana no mbito das comunidades.

O acionamento da rede
Redes, durante quase todo o tempo, so estruturas invisveis, informais, tcitas. Elas perpassam os momentos da vida social, mas praticamente no se do a ver - so o conjunto de "conexes ocultas", como diria Capra; ou a "estrutura submersa", nas palavras de Alberto Melucci. A noo de horizonte refere-se a essa incapacidade de se saber a extenso da rede para alm de um certo ponto. Na prtica social, cada uma das pessoas possui muitos crculos de relacionamento, mas no sabe quantos eles so ou como identificlos. Na verdade, as pessoas, de modo geral, s vem a rede quando precisam dela. Um dos exemplos mais comuns de uso da rede em caso de necessidade so as "campanhas de sangue" no Brasil, quando pessoas se mobilizam para obter a doao de um determinado tipo sangneo para um parente enfermo. Essas pessoas passam a buscar, em seus crculos de relacionamento, um a um, indivduos de um certo tipo sangneo, e tentam convenc-los a praticar a doao. A busca por emprego outra ao que torna a rede visvel. Muitas vezes, atividades recreativas, como as gincanas, por exemplo, tambm evidenciam a natureza estruturada em rede dos relacionamentos sociais. A rede aparece quando acionada. S este acionamento capaz de revelar a sua morfologia. A experincia de Milgram obteve sucesso pelo fato de estimular as pessoas a colocar em operao os processos de conexo social. Os protagonistas do estudo de Milgram tiveram uma misso a cumprir. O mesmo aconteceu no mbito da experincia de Duncan Watts por meio da Internet. Esse aspecto comum uma misso a cumprir mostra-se nas campanhas de sangue, nas coletas voluntrias de doaes, nas "aes entre amigos", nos processos de mobilizao social espontnea. Havendo uma necessidade, uma misso e uma convocao, a rede se pe a funcionar, deixa de ser invisvel e torna-se o insumo necessrio para a ao. Voltando ao conceito de horizonte: quando acionada e visvel a dinmica das conexes, o horizonte expande-se e o indivduo pode ento enxergar os vrios crculos entrecruzados de suas relaes em comunidade. Mais do que isso, o indivduo pode torn-las produtivas. Acionar a rede significa colocar em ao deliberada as comunidades de que o indivduo faz parte. Acionar a rede colocar comunidades em ao. Esse aspecto muito importante para a compreenso de uma caracterstica especfica das redes sociais (e por extenso de todas as redes). Redes so fenmenos coletivos, isto , sua dinmica implica relacionamento no mbito dos grupos, sejam eles conjun39
Horizonte crtico (pg. 34) O princpio de coeso: objetivos e valores (pg. 49)

r e d e s

morfologia

da

rede

as

dinmicas

da

conectividade

tos de protenas, clulas, espcies, stios na internet, pessoas ou comunidades. A dinmica das redes o resultado da ao de conexo de muitos em interao produtiva. Nesse sentido que a referncia comunidade tem absoluta pertinncia no campo das redes sociais.25 O acionamento da rede pe em ao uma dinmica de comunidade. Esse fato determinante para o debate sobre a rede como organizao humana, que faremos a seguir.
Coordenao e democracia (pg. 48)

5 Nos estudos sobre redes, emprega-se com freqncia os termos "ns", "nodos", "ndulos", "vrtices" ou "elos" para designar os pontos da rede. Aqui, usaremos "pontos" e "ns", como sinnimos. 6 Capra, "A Teia da Vida", p. 78. 7 Morfolgico: relativo forma e ao desenho da rede. 8 Capra, "A Teia da Vida", p. 44 e 45. 9 O poema na ntegra: "Joo amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que no amava ningum. / Joo foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que no tinha entrado na histria." Andrade, "Nova Reunio", p. 25. 10 Por isso, entre outras razes, redes desse tipo so chamadas de "redes aleatrias". 11 A aluso duplamente oportuna, neste caso: primeiro, porque h evidncias de que os genomas se comportam como redes (cf. Capra, "As Conexes Ocultas", p. 211); segundo, porque, com efeito, cada conexo concebe e d luz uma rede. 12 Transitividade um conceito da teoria dos grafos, a disciplina matemtica que estuda os princpios de configurao das redes aleatrias. 13 Hong, "Desempenho", p. 223. 14 O site do projeto na Internet est em http://smallworld.columbia.edu e os estudos, publicados pela revista Science, em 8 de agosto de 2003, podem ser vistos em http://smallworld.columbia.edu/sults.html. 15 Hong, "Desempenho", p. 220. 16 Reticulao o fenmeno de produo de redes; refere-se operao de traar, estabelecer ou organizar redes. 17 Gnutella um sistema de troca de arquivos pela Internet, criado em 2000, pelo qual usurios so, simultaneamente, provedores e consumidores de informao. O sistema busca, nos discos rgidos de cada usurio, as informaes que so solicitadas. O Gnutella uma enorme base de dados que prescinde de servidor central: os dados ficam guardados nos milhares de computadores que participam do sistema. 18 Kan, "Gnutella", p. 118. 19 Minarelli, "a Inveno do Presente", p. 31. 20 Hong, "Desempenho", p. 224. 21 Barabsi, "Redes Sem Escala", p. 66. 22 "Quando comeamos a mapear a Web, espervamos que os ns seguissem uma distribuio em forma de sino, como no caso da altura das pessoas. Em vez disso, descobrimos alguns ns que desafiavam explicaes evidentes (quase como se tivssemos nos deparado com uma quantidade significativa de pessoas com 30 metros de altura), o que nos levou a criar o termo 'sem escala'". "Barabsi", p. 67. 23 Nas pesquisas sobre redes, a funo exercida pelo n hiperconector, especialmente no mbito das interaes sociais, continua a despertar especial interesse e a gerar controvrsia. Ao contrrio do que se pode verificar com base na teoria das redes sem escala, no experimento realizado pela Internet em 2002/2003 por Duncan Watts, Peter Dodds e Roby Muhamad, o papel do n hiperconector teve importncia muito reduzida e nem de longe sugeriu a existncia de um processo de "concentrao" ou acumulao de contatos sociais. Do total de tentativas de contato com as pessoas-alvo do experimento, no mximo 5% das mensagens passaram por uma nica pessoa conhecida do alvo. Os pesquisadores chegaram a concluir que, pelo menos no contexto do estudo, a busca social (na qual pessoas tentam encontrar pessoas) um exerccio igualitrio, cujo sucesso no depende de uma pequena minoria de indivduos excepcionais (hiperconectores, no caso). Cf. Science, 08/08/2003, vol. 301, p. 828. 24 Hong, "Desempenho", p. 228. 25 Ao invs de uma concepo de comunidade associada a algum grau de permanncia ou vnculo estvel (como a um territrio ou a uma tradio), a rede opera como uma espcie de "comunidade em trnsito" ou "comunidade mvel".

40

Captulo 3 A organizao horizontal

Isonomia e insubordinao Coordenao e democracia O princpio de coeso: objetivos e valores

45 48 49

Desconcentrao de poder e multiliderana 46

41

r e d e s

organizao

horizontal

Uma rede uma arquitetura plstica, no-linear, aberta, descentralizada, plural, dinmica, horizontal e capaz de auto-regulao. uma forma de organizao caracterizada fundamentalmente pela sua horizontalidade, isto , pelo modo de inter-relacionar os elementos sem hierarquia. O conceito de organizao tem a ver com "ordem": o processo de ordenar um conjunto de elementos em razo de um objetivo ou finalidade. Hierarquia tem a ver com controle, governo, poder de deciso. Uma organizao sem hierarquia, seria, nesta acepo, um processo no qual um conjunto de elementos estaria ordenado sem a mediao de qualquer controle ou governo. Esta definio parece um contra-senso, para ns acostumados a uma noo de ordem associada a controle e comando. Mas, como bem demonstrou Fritjof Capra (na esteira das contribuies de Ilya Prigogine, Benot Mandelbrot, Humberto Maturana e Francisco Varela, entre outros), nessa "ordem sem governo" que se baseia o padro de organizao de todos os sistemas vivos. Ordem que, convenhamos, parece funcionar muito bem. Essa ordem produzida por uma dinmica de auto-ajuste recproco entre cada um dos elementos que compem a rede, em funo de laos de realimentao. Os elementos da organizao-rede se ajustam uns aos outros, em funo de seus erros e acertos, at o estabelecimento de um modo coordenado de funcionamento. um processo de intenso movimento e rearranjo. No h um controle central em tal dinmica, isto , no um ou outro dos elementos que comanda o grupo, dizendo "assim est bom, assim no est bom". No. A organizao emerge das relaes entre os elementos. Trata-se, portanto, de um processo de auto-organizao. Nunca o termo "coordenao" foi to bem empregado. Na rede, a ordem uma co-produo de todos. Quando se pensa em organizao muito comum associar essa idia a um jeito "certo" de dispor os elementos, a uma ordem finalstica. Um sistema organizado seria, nessa acepo, aquele que encontrou a sua maneira correta de funcionar. Mas num sistema como a rede, que fruto da auto-regulao, das idas e vindas de arranjos e ajustes recprocos, a organizao sempre um processo, nunca um estado final. No momento em que encontrou uma "maneira correta de funcionar", o sistema depara-se com uma outra maneira correta e, mais adiante, com uma outra, uma outra e outra ainda. Como vimos no captulo anterior, a dinmica da multiplicao no-linear das conexes impede que haja qualquer estabilidade na rede. O sistema fica organizado, isto , em permanente processo de organizao, quando e porque est em movimento. Sua ordem mvel e instvel. Nesse sentido, ao falarmos de rede, o termo "organizao" deve ser entendido sempre como uma ao de organizar, uma ao de criao de ordem, nunca como um resultado pronto e acabado.26
42
Citao Frijof Capra (pg. 15)

r e d e s

organizao

horizontal

Por esse motivo, as redes so formas no-institucionais de organizao. So mais parecidas com dinmicas de organizao espontnea do que com instituies caracterizadas por um conjunto de atribuies, papis, regulamentos, cargos e departamentos. Em razo dessas caractersticas especiais, a rede requer um modo de operao distinto das formas tradicionais de funcionamento das organizaes hierrquicas, burocracias e instituies. Os princpios que compem um modo de operao (isto , de trabalho) tpico de rede so apresentados e debatidos neste captulo.
Contradies e apostas na auto-organizao (pg. 62)

Participao voluntria
A primeira pr-condio da rede a participao voluntria. Aqui reside, talvez, uma das razes mais simples da capacidade da rede de trabalhar sem hierarquia: pessoas (ou organizaes) participam da rede quando querem e porque assim o desejam. Elas no so obrigadas a faz-lo; decidem compartilhar do projeto coletivo da rede porque acreditam e investem nele. Nesse aspecto as redes se assemelham aos outros tipos de organizao (formal ou informal) baseados na ao voluntria, como movimentos, ONGs, associaes etc.27 Assim como nas organizaes da sociedade civil, a rede sustenta-se numa lgica da participao baseada no livre exerccio da cidadania e em vnculos de solidariedade estabelecidos de forma espontnea. Outro elemento importante da lgica da participao na rede a "gratuidade", conforme a descreve Alberto Melucci, em sua anlise da ao voluntria: "O que distingue a ao voluntria como categoria sociolgica a voluntariedade do vnculo social dentro do qual ela est inserida: a ao voluntria implica a adeso livre a uma forma de solidariedade coletiva e ao pertencimento a uma rede de relaes da qual se participa por escolha. Outra caracterstica a gratuidade dos servios oferecidos pela ao voluntria. Mas a gratuidade no diz respeito simplesmente ao fato de que no se tira benefcios econmicos diretos da prpria ao. Na verdade, se tivermos, por exemplo, alguma ajuda voluntria e gratuita ao prprio vizinho para cultivar o jardim, essa ao uma forma de solidariedade privada regulada por uma troca interpessoal. Para se falar de ao voluntria na gratuidade deve-se considerar a relao que liga os atores envolvidos na ao coletiva: a ao voluntria caracterizada pelo fato de que os benefcios econmicos no constituem a base da relao entre os que dela participam, nem entre esses e os destinatrios da ao."28 Para ns, a noo de gratuidade importante por dois motivos. Primeiro, ela demonstra que no a lgica da troca econmica que orienta as relaes no interior da rede.
43
O princpio de coeso: objetivos e valores (pg. 49)

r e d e s

organizao

horizontal

Em segundo lugar, fornece as bases para se compreender o esprito de cooperao que rege todo o trabalho. A gratuidade, que no se encaixa em lugar nenhum no arcabouo conceitual do Mercado, portanto a condio subjacente participao na rede.

Autonomia e diversidade
A ao voluntria, baseada na vontade livre e condio para integrar a rede, expresso de autonomia. Nas organizaes verticais, a autonomia serve para entrar, mas dificilmente pode ser exercida plenamente no interior da organizao. Esse , propriamente, o pressuposto da hierarquia: heteronomia, isto , quando as aes dos sujeitos so dirigidas e decididas por outrem. Nas estruturas verticais, a ordem organizacional se d s custas da perda de autonomia de seus integrantes - uma perda de poder, que apropriado e acumulado mais adiante pelo nvel de comando imediatamente superior. Ao contrrio, na rede, mais do que em outras arquiteturas organizacionais, a autonomia o fundamento do modo de operao. A dinmica da conectividade baseada num princpio de ao autnoma: as conexes se fazem de forma no-linear e imprevisvel, conforme a vontade, o interesse ou a deciso de cada um dos ns. Da mesma maneira, o trabalho em rede depende, a todo momento, da ao autnoma de cada um. Em suma, depende de participao ativa, sem a qual nenhuma iniciativa vai adiante. O respeito autonomia de seus integrantes no significa, como veremos, ausncia de acordos e normas. O funcionamento da rede, alis, depende de um pacto que orquestre uma "coordenao das autonomias", garantindo, num s movimento, a ao coletiva e a individualidade de cada membro da rede. Na rede, em funo disso, as normas devem ser necessariamente resultado de pactos e consensos estabelecidos por todos. A preservao da autonomia orienta o funcionamento e os relacionamentos no mbito da rede. Como decorrncia, na medida em que os integrantes da rede so diferentes entre si, outro fundamento bsico do modo horizontal de operao o respeito diferena. Ser autnomo quer dizer ser diferente, ter modos diferenciados de agir, pensar e existir. Autonomia e diferena so as duas faces de uma mesma concepo. O respeito a esses princpios implica, dessa maneira, uma srie de desafios gerenciais e operacionais rede e ir resultar na conformao de outros princpios organizacionais que tm a funo de garantir a horizontalidade do sistema: isonomia, insubordinao, desconcentrao de poder, multiliderana e democracia. Tais princpios - de carter eminentemente poltico, como se pode perceber - tentam realizar, numa arquitetura organizacional, o investimento na participao, na criatividade e na diversidade, caracterstico da teoria e da prtica libertrias. Mas eles tambm so
44
Carta de princpios (pg. 56 e pg. 78) A morfologia da rede e as dinmicas da conectividade (pg. 14)

r e d e s

organizao

horizontal

intrnsecos morfologia da rede. A arquitetura no-linear e complexa da conectividade no admitiria outro modo de operao.

Isonomia e insubordinao
A isonomia a caracterstica que mais facilmente distingue uma organizao horizontal de uma hierarquia (Figura 17). H isonomia quando todos so iguais perante um mesmo conjunto de normas e seguem a mesma lei de maneira indistinta. Numa organizao horizontal h isonomia: todos so iguais politicamente, isto , todos tm direito ao mesmo tratamento e compartilham os mesmos direitos e deveres. Isonomia um preceito das democracias: "Todos so iguais perante a lei", "Um indivduo, um voto" so expresses desse princpio.

Figura 17 Duas formas organizacionais em sua representao bsica: a hierarquia (vertical) e a rede (horizontal)

A hierarquia baseia-se no contrrio da isonomia. H, de maneira clara e manifesta, uma diferenciao entre os indivduos, pela qual alguns tm mais direitos (em outra palavra, poder) do que outros. O poder, em geral, se traduz pela qualidade da diferenciao em relao aos demais integrantes do sistema. Nas estruturas verticais, a relao entre poder e direitos direta: quanto mais poder, mais direitos; quanto menos poder, para citar outra expresso bem reveladora, menos cidadania. Nas estruturas empresariais, essa diferenciao de cidadania se traduz no s pela desproporo entre os salrios do pessoal da base e os do pessoal do topo, como tambm pela assimetria entre os benefcios a que uns e outros tm direito. H uma srie de vantagens materiais e simblicas que caracterizam a vida no topo das pirmides. Esse aspecto deve ser entendido como componente central da noo de hierarquia: uma espcie de trao de identidade comum a quem ocupa o topo da pirmide, uma caracterstica comum s elites: a crena de que so "melhores". Numa organizao horizontal no deve haver "melhores" ou "piores", mas uma situao de paridade. Pares estabelecem entre si relaes de equilbrio e eqidade. Essa
45

r e d e s

organizao

horizontal

condio exige um desenho organizacional que os mantenha, necessariamente, no mesmo nvel. Enquanto a hierarquia se caracteriza por uma organizao estruturada em nveis, a horizontalidade define-se justamente pela existncia de um nvel s, num nico e mesmo plano horizontal no qual todos vivem como pares. Forosamente esse arranjo d lugar a um princpio basilar das redes, que o da insubordinao. No h cadeia de comando em redes; portanto, ningum se subordina a ningum, ningum d ordens a ningum. Esse absoluto respeito autonomia e autodeterminao, por sua vez, exige que a rede exercite um jeito de trabalhar amplamente baseado em cooperao e deciso compartilhada. Nas organizaes de mercado, de modo geral, a posio de poder coincide com a condio de propriedade. Manda quem dono - ou ainda: justamente por ser proprietrio que ele manda. Nas estruturas mais democrticas, ora a propriedade no garantia de poder, ora os mecanismos de deciso do sistema impedem que o topo se comporte como proprietrio da organizao. No caso das redes, a referncia noo de propriedade de especial significado. Propriedade no se aplica a redes. Mais apropriado do que afirmar que a rede uma propriedade coletiva, em que todos so donos, seria dizer que a rede no propriedade de ningum.

Desconcentrao de poder e multiliderana


O poder o personagem central das estruturas organizacionais. Organogramas so diagramas que, guisa de apresentar os postos e divises de uma organizao, mostram, isso sim, as posies e os fluxos de poder. Na hierarquia, um aumento gradativo na concentrao de poder ocorre na medida em que se escala os nveis da pirmide. Toda hierarquia, nesse sentido, possui um grau mximo de poder concentrado e um eventual detentor de todo o poder. Nas estruturas horizontais, no h poder concentrado. Ao contrrio, h a sua desconcentrao. No modo de operao em rede, h desconcentrao quando o poder est diludo entre os ns que compem a rede. A morfologia da rede evidencia a impossibilidade de se definir um centro para a teia das conexes o que, de certa forma, impediria por si s a concentrao. Contudo, quando se trata de organizaes humanas, as formas e as arquiteturas no as imunizam contra a presena do poder, e ele continua sendo um fator-chave do projeto da organizao, mesmo que ela se configure morfologicamente como horizontal. Na rede, podemos afirmar, o poder necessariamente prerrogativa do conjunto dos participantes: o poder de todos. Todavia, embora isso faa sentido, nem sempre o po46
Uma estrutura sem centro (pg. 26)

r e d e s

organizao

horizontal

der exercido pela rede como uma totalidade, uma vez que nem sempre a rede funciona, como um organismo, totalmente direcionada a uma ao especfica e movida por uma igualmente nica razo. Essas situaes, ao contrrio, parecem ser extraordinrias e, de fato, quando ocorrem, demonstram de maneira profunda a capacidade de ao das redes. De modo geral, a dinmica das redes uma enorme somatria de aes simultneas diferenciadas, na qual muitos (e no todos) participam, empreendem, colaboram e exercem sua cidadania. Quando a rede, como um s corpo, realiza uma "ao concertada"29, ento, necessariamente o poder ser exerccio do conjunto dos participantes. Mas quando, como mais freqente, ela opera num modo de "ao difusa", as posies de poder se combinam diferentemente. O processo de desconcentrao de poder que ocorre no modo de ao difusa talvez seja uma das propriedades de maior relevo e uma das mais instigantes da lgica de redes. Esse processo se d por meio de uma dupla operao de distribuio e de investimento de poder. Em primeiro lugar, a rede dilui o poder. Ao invs de situado preferencialmente num nico n, o poder repartido pelo conjunto dos ns. Cada participante da rede possui, desse modo, um "pouco" de poder geral, sendo que apenas a ao da rede, como conjunto, o exerce de forma plena.30 Nesse caso, cada participante apenas um colaborador do todo, parte integrante do sistema, porm essencialmente "parte", um pedao incompleto, que s se torna inteiro quando integrado ao conjunto. Ao mesmo tempo, porm, em que distribui o poder, a rede tambm realiza uma operao de potencializao ou fortalecimento de cada um. Como cada n, pelas propriedades morfolgicas da rede, pode ser o "centro" do sistema, cada integrante da rede recebe um investimento de confiana e poder para cumprir tal funo. Todo o poder da rede converge para cada n, conforme as circunstncias. Nesse sentido, qualquer participante da rede pode funcionar como "representante" da rede ou assumir-se como detentor de todo o poder. Ele deixa de ser um pedao do conjunto, para tornar-se um meio pelo qual o conjunto se exerce. A rede est inteira em cada ponto. Essa distribuio hologrfica do poder na rede produz uma estrutura organizacional que muitos analistas chamam de "policfala" (com vrias cabeas). De fato, na medida em que os integrantes da rede so pares entre si, no h espao para relaes de subordinao e o poder desconcentrado, a organizao s pode ser "liderada" por muitas cabeas. Capra j havia demonstrado como os sistemas vivos mantm operaes de auto-regulao. Nas redes humanas, a auto-regulao se d pela ao das mltiplas lideranas, virtualmente representadas por cada um dos integrantes do sistema, devidamente detentores de poder por definio. A desconcentrao do poder na rede gera o fenmeno da multiliderana - e o seu exerccio que produz a dinmica multifacetada,
47
Fomentando as interaes laterais (pg. 74)

r e d e s

organizao

horizontal

as solues originais, a capacidade adaptativa, a criatividade e a inventividade prprias da rede. Est claro que, longe de implicar uma situao de equilbrio, a horizontalidade impe, ao contrrio, enormes desafios ao processo organizativo da rede. Mais do que nunca, para que de fato funcione como tal, ela necessita criar mecanismos de articulao dessas multilideranas. Isso porque, ao p da letra, mltiplas lideranas existem em todo lugar. O trabalho em rede porm s efetivo quando d conta de promover sinergia entre elas, de conect-las, interlig-las num dilogo produtivo. Articulao de mltiplas lideranas implica, alm de conectividade, comunicao, operao conjunta e um tipo especial de "coordenao".

Coordenao e democracia
Organizao realizada de forma coletiva, operao conjunta, co-produo de ordem, co-trabalho. Essas so expresses que podem perfeitamente designar os princpios de colaborao, cooperao e coordenao fundamentais para a existncia da rede, sem os quais a dinmica da conectividade torna-se vazia e sem sentido. Como se afirmou no captulo anterior, a rede pe em ao uma dinmica de comunidade. Esta se exerce nas redes por meio de um processo de interlocuo (comunicao), ao coordenada (coordenao) e deciso compartilhada (democracia), sobre o qual iremos apontar alguns aspectos fundamentais. Embora as redes sejam o terreno frtil para a ao difusa e diferenciada (da qual nem todos participam), elas so necessariamente dinmicas coletivas. Isto : mesmo que permitam e valorizem a ao individual de cada n, as redes so ambientes de relacionamento entre um conjunto grande e diferenciado de atores. A rede , portanto, um espao de relacionamento e, como tal, promove a interao entre os participantes. Tal interao representa, como lgico afirmar, comunicao intensa. Mas, mais do que isso, implica a ocorrncia de uma srie vasta de influncias recprocas. No relacionamento, assim como na prtica da comunicao, o que h uma profunda troca de fluxos formadores e reguladores, na qual uns vo construindo, moldando, alterando impresses, idias, vises de mundo, valores e projetos dos outros e vice-versa. Esse ambiente de troca e auto-regulao coletiva, baseado na comunicao, faz de uma coleo de elementos dspares um grupo, um todo orgnico, uma comunidade. A comunicao, nesse processo, no s o meio pelo qual se d a interao, mas sobretudo o insumo necessrio para a organizao da rede. A diversidade dos integrantes e sua disperso espacial exigem um trabalho de comunicao permanente para dar
48
Animao e comunicao: o papel da conversao na rede (pg. 65) O acionamento da rede (pg. 39)

r e d e s

organizao

horizontal

organicidade ao conjunto. Melhor dizendo, somente quando h comunicao que o conjunto se torna orgnico. Nesse sentido, a rede depende dos processos de comunicao para constituir-se como tal. A articulao das mltiplas lideranas e a devida coordenao de suas aes diferenciadas s possvel mediante a troca de informao. Este o elemento regulador do sistema. Esses dois aspectos - ambiente de relacionamento e processos de comunicao - sustentam outro princpio do funcionamento das redes: a democracia, que o pressuposto lgico da desconcentrao de poder, do respeito autonomia e diversidade e da multiliderana. Aqui, o aspecto mais evidente se refere aos mecanismos de resoluo de conflitos, de construo coletiva de consensos e de deciso compartilhada. No haveria outro modelo possvel de tomada de deciso numa rede. E por meio dessa via democrtica, tambm mltipla, de co-ordenao e co-deciso, que a rede "controla" as aes que realiza. Curiosamente, a experincia das redes indica, contudo, que muito pouco das suas aes se controla ou necessita "controle" a partir do coletivo. A prtica da ao difusa, ao contrrio, na qual cada integrante da rede toma suas decises e empreende suas aes, prescinde, na maior parte das vezes, de consulta ao grupo. Os ns da rede, autnomos e investidos de poder, basicamente operam sem pedir permisso, orientados por um princpio de autogoverno compartilhado por todos. Um grande pacto inicial, uma espcie de consenso primordial orientador da rede, o parmetro das aes e decises difusas e tem-se revelado suficiente para alimentar a participao, promover a integrao e evitar "desvios" de conduta, sem que seja necessrio adotar qualquer postura coercitiva (ou fazer recurso fora, uma prerrogativa comum dos "comandos centrais" das organizaes hierrquicas).

O princpio de coeso: objetivos e valores


O autogoverno na rede possvel porque ela , antes de mais nada, uma "comunidade de propsito". Quando pessoas decidem participar da rede ou se integrar a uma dinmica de rede, elas o fazem em funo de um objetivo comum - seja numa campanha de sangue ou numa rede de organizaes da sociedade civil. A adeso voluntria a garantia do estabelecimento de laos numa rede, mas essa adeso s nasce em funo de um motivo que consiga reunir em torno de si as expectativas e os investimentos de cada um dos diferentes integrantes. A razo de existir da rede o conjunto de propsitos comuns a todos os participantes e, em geral, esse conjunto de propsitos incorpora tambm um conjunto de valores comuns. Participar
49

r e d e s

organizao

horizontal

de uma rede implica, portanto, compartilhar os mesmos propsitos e os mesmos valores comungados pelos demais integrantes da rede. Da, mais uma vez surge com nfase a idia de comunidade. O respeito a esses propsitos e valores, sua atualizao e sua repactuao permanente o que mantm uma rede coesa. tambm o que permite que uma ao difusa da multiliderana ocorra sem erros de princpio (uma vez que parmetros esto colocados). Desse modo, o compartilhamento de objetivos e valores est para o trabalho colaborativo e a rede assim como a autoridade e o poder de mando esto para os sistemas verticais hierrquicos. Como afirmam Jessica Lipnack e Jeffrey Stamps, nas redes: "O propsito (...) faz o papel de coordenao tradicionalmente desempenhado pelo comando e o controle centralizados. A fora do propsito mantm a coeso entre os participantes (...), unifica elementos dspares, atuando como se fosse uma fora centrfuga. O propsito substitui os adesivos tradicionais - por exemplo, a coero hierrquica e as instrues escritas da burocracia (...). Diante de mudanas rpidas, os mecanismos tradicionais de controle causam tropeos. O propsito fornece contexto para a ao."31 O surgimento das redes ocorre quando um propsito comum consegue aglutinar diferentes atores e convoc-los para a ao. O elemento de coeso das redes uma idiafora, uma tarefa, um objetivo. Algo que parece frgil como princpio organizacional, mas quando potencializado pela ao voluntria se constitui num poderoso agente de transformao.

26 "A idia de organizao, quando se fala em rede, implica (...) o abandono da expectativa de completude e a acentuao da nfase num processo de fluxo. Organizao significaria, portanto, sempre um agir: uma operao, um agenciamento, um por em andamento...". Cssio Martinho. A rede como fbrica de possibilidades. "Aminocidos", 5, p. 26 e 27. 27 Talvez seja por isso que as redes sejam mais comuns no universo da sociedade civil. 28 Melucci, "A inveno do Presente", p. 117. 29 Ao concertada: uma ao coordenada na qual muitos elementos diferentes atuam de forma combinada como se fossem um s corpo. A situao na qual se baseia o conceito de ao concertada a do concerto, em que os vrios instrumentos musicais de uma orquestra contribuem, cada qual sua maneira, com a produo da sinfonia. 30 A ao concertada seria, por exemplo, uma manifestao tpica do poder da rede como totalidade orgnica. 31 Lipnack, e Stamps, "Rede de Informaes". So Paulo: Makron Books, 1994, p. 45.

50

Captulo 4 Criao, organizao e planejamento de rede

Tipos de redes O nascimento de uma rede Primeiros passos Desenho organizacional O desafio do organograma Contradies e apostas na auto-organizao

52 54 55 58 59 62

51

r e d e s

Criao,

organizao

planejamento

de

rede

Neste captulo, depois de um rpido panorama sobre a teoria da conectividade e da operao em rede, veremos algumas reflexes e sugestes de ordem prtica para a constituio, a organizao e a animao de redes. Grande parte do contedo desta seo ser apresentado luz das reflexes elaboradas nos captulos anteriores, mas tambm tomar como referncia os casos concretos de iniciativas de redes brasileiras, em especial, redes de organizaes e pessoas no mbito da sociedade civil e, mais particularmente, redes de educao ambiental. Essas experincias que ostentam um projeto deliberado de rede e caractersticas morfolgicas e organizacionais similares s abordadas nos captulos anteriores - vm se construindo aproximadamente ao longo dos ltimos 15 anos no Brasil, perodo no qual passaram por uma srie de fases, ora de mobilizao, articulao e de consolidao, ora de inao, desorganizao e desmantelamento. Hoje, as redes representam uma parcela importante da organizao poltica e operativa de indivduos, movimentos e entidades que atuam nos vrios campos da prtica social. Embora se diferenciem quanto aos objetivos e sua composio, as articulaes de rede so extremamente semelhantes quanto ao seu desenho organizacional, e ainda mais parecidas quando abordadas a partir do mesmo conjunto de problemas e desafios gerenciais e operacionais que tm a enfrentar.

Tipos de redes
Antes de passar aos aspectos gerenciais e operacionais, conveniente fazer uma espcie de tipologia sumria desses casos de rede no Brasil. De modo geral, quanto s caractersticas de propsito e fator de aglutinao, as redes podem ser divididas, para efeito meramente didtico, em duas grandes categorias: redes temticas e redes territoriais. As redes temticas, como o nome indica, tm num determinado tema, questo, problema ou poltica, o elemento que justifica a sua organizao e em torno do qual gravitam os atores participantes. o tipo mais comum de rede no campo da sociedade civil (e tambm no mbito da produo cientfica). Muitas vezes os temas com que tais redes trabalham so amplos e comportam uma multiplicidade de abordagens: por exemplo, defesa da infncia e da adolescncia, meio ambiente, sade etc. Outras vezes, seus temas so mais definidos: educao ambiental, DST-Aids, agricultura orgnica, gnero e sade, entre outros. Com muita freqncia, tais temas so combinados com um outro fator, como, por exemplo, caractersticas dos participantes: o caso, por exemplo, dos projetos da Rede Mulheres no Rdio, da Rede da Juventude pela Sustentabilidade e da pioneira Rede Nacional Feminista de Sade de Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.
52

r e d e s

Criao,

organizao

planejamento

de

rede

As redes territoriais, por seu turno, tm num determinado territrio o ponto comum de aglutinao dos parceiros. Sua base geogrfica pode ser um Estado, um conjunto de municpios, uma cidade, um bairro, um bioma ou, por exemplo, um rio, uma floresta, uma rea de proteo ambiental. Sua organizao e sua ao articulam-se em funo do territrio escolhido e, por conta disso, de modo geral, arregimentam o conjunto de atores sociais que habitam ou trabalham no territrio ou em seu entorno. Aqui, numa acepo mais precisa, o territrio tem caractersticas estritamente locais ou pontuais. Nesse sentido, embora uma rede nacional possa estar tambm relacionada a uma dimenso territorial (no caso, o pas), ela certamente dever ter, para funcionar, um eixo temtico orientador. Nas redes territoriais, stricto sensu, o local o elemento de convergncia da participao. So exemplos de redes territoriais as articulaes comunitrias em prol do desenvolvimento local e as redes de proteo de unidades de conservao, entre outras. Um grande conjunto de redes, contudo, combina as duas caractersticas, abordando uma determinada temtica e, ao mesmo tempo, tendo sua ao circunscrita a um espao geogrfico especfico. Redes como a das ONGs da Mata Atlntica, de Educao Ambiental de So Carlos (SP) e de atendimento populao de rua da cidade do Rio de Janeiro so exemplos de articulaes temticas de carter territorial. Quanto ao escopo da ao, as redes tambm podem ser classificadas em dois tipos gerais: redes de troca de informao e redes operativas. As redes de troca de informao so comuns no mbito da produo cientfica e, hoje, com a disseminao da Internet, praticamente existem em todos os campos da atividade humana. Tais redes consistem em espaos de veiculao de notcias e intercmbio de conhecimento, de modo geral, por meio de tecnologias de comunicao e informao. Embora exeram uma srie de procedimentos de carter colaborativo e desenhem-se organizacionalmente de forma horizontal, essas redes restringem-se ao trabalho de troca de informao. As listas de discusso da Internet so o principal instrumento das redes de informao; muitas vezes, essas listas se confundem com tais redes. J as redes operativas tm como projeto muito mais do que apenas trocar informao. So elas, necessariamente, redes de troca de informao, mas essa funo apenas mais uma entre tantas atividades que realiza. Esse tipo de rede tambm desenvolve pesquisas e estudos; estabelece e conduz processos de interlocuo e negociao polticas; realiza o acompanhamento de polticas pblicas; promove processos de formao e capacitao; faz campanhas pblicas de sensibilizao, esclarecimento e mobilizao; atua na defesa e conquista de direitos sociais e causas coletivas; capta e distribui recursos; presta servios; e, em alguns casos, como o das redes de socioeconomia solidria,
53
Listas de discusso (pg. 68)

r e d e s

Criao,

organizao

planejamento

de

rede

realiza mesmo atividades de produo, circulao e at regulao econmica. A maioria absoluta das redes da sociedade civil brasileira do tipo operativo. Essa ltima distino importante para definir com preciso a rede sobre a qual trata este captulo. Sejam temticas ou territoriais, ou mesmo temticas e territoriais, as redes que abordamos aqui so, claramente, as redes operativas.

O nascimento de uma rede


Em qualquer circunstncia, a rede necessariamente fruto de uma dinmica de rede pr-existente. Como vimos, estamos envoltos na complexa teia das redes sociais, que existem antes de nascermos e vo continuar existindo aps a nossa morte. A operao em rede inicia-se a partir do momento em que, de forma deliberada, a rede acionada. Esse acionamento da rede faz com que a estrutura tcita na qual vivemos seja transformada, pela vontade humana, em um modo de organizao. A rede deixa de ser um pano de fundo da vida social para ser um instrumento de transformao da vida. De maneira objetiva, uma rede surge no momento em que um grupo identifica entre si uma "capacidade de projeto comum". Esta pode ser uma descoberta espontnea ou resultado de um processo induzido, mas de modo geral ocorre no mbito de dinmicas coletivas de participao. O acionamento da rede pode acontecer a partir de uma deciso individual, como no exemplo da "campanha de sangue" (em que uma pessoa mobiliza seus crculos de relacionamento visando a recuperao da sade de um parente enfermo). Redes operativas tambm surgem pela ao empreendedora de um nico indivduo. Contudo, mais freqente que redes surjam a partir de uma descoberta coletiva da necessidade de ao articulada entre atores diversos, numa situao, em geral, que apresenta j os componentes de proatividade, participao voluntria, cooperao, multiliderana, deciso compartilhada e democracia. comum, por exemplo, redes emergirem durante encontros presenciais nos quais se debate uma poltica social, problemas e desafios que concernem a um conjunto amplo de atores, ou em momentos de intensa mobilizao social (situaes de emergncia poltica, de catstrofe, de comoo coletiva etc.) O projeto de rede, nesses casos, nasce como uma decorrncia natural do processo de debate, mobilizao e articulao em curso, em razo da necessidade de troca de experincias e sinergia entre os membros do grupo. De forma esquemtica, pode-se resumir o processo de criao de uma rede a dois momentos distintos (que nem sempre ocorrem nesta ordem): 1) a identificao de parceiros; e 2) a definio de um projeto comum. Muitas vezes, tanto o conjunto de participantes como o projeto comum j se encontram pr-definidos, bastando apenas a deciso de dar a largada
54
Espaos de conversao (pg. 73) O acionamento da rede (pg. 39)

r e d e s

Criao,

organizao

planejamento

de

rede

ao processo. Porm, em muitas ocasies, preciso realizar deliberadamente estes dois movimentos: construir um conjunto de objetivos e valores que possam ser compartilhados pelos virtuais participantes da rede e identificar, convocar e reunir tais participantes. Ou, tomando como premissa que o grupo de participantes est mais ou menos determinado, empreender a construo do projeto comum compartilhado que orientar as aes da "futura" rede. (Importante lembrar que, nesses casos de forma ainda mais evidente, a rede j existe!) No mbito da sociedade civil, o nascimento de redes ocorre por gerao espontnea. Surge naturalmente como opo de organizao de aes coletivas, nitidamente num processo de auto-organizao. Redes que surgem assim possuem visivelmente uma qualidade diferente daquelas nascidas a partir de processos de induo. Elas "pegam" mais facilmente e tm mais organicidade do que as redes induzidas. O motivo talvez seja a existncia, no caso das redes de gerao espontnea, de uma base prvia de ao em rede no explcita e uma "dinmica de comunidade" latente no mbito do grupo, que necessitou ser apenas atualizada e trazida superfcie. O senso de pertencimento ao projeto coletivo algo j dado em processos desse tipo. Ao contrrio, no caso de redes induzidas, a construo da rede exige que se faa ainda a elaborao de laos de pertencimento ao grupo; em outras palavras, exige que se execute um movimento de "grupalizao". Como isso resultado da maturao das relaes sociais no mbito da rede, redes nascidas a partir de processos de induo necessitam normalmente de mais tempo para se tornarem orgnicas e coesas.

Primeiros passos
Para iniciar o processo de construo de uma rede, o primeiro passo a ser dado reunir um grupo inicial de parceiros. Pode-se comear convidando aquelas instituies e pessoas com quem se mantm uma afinidade poltica e de propsitos j firmada. Esse grupo inicial o ncleo que dar origem rede (na verdade, a rede em escala reduzida!). Aqui j possvel comear a esboar o primeiro desenho organizacional da rede, que ser apresentado, na forma de uma proposta, a outros parceiros que sero convidados a se integrar ao grupo num segundo momento. O projeto da rede deve ser resultado de uma pactuao coletiva. Por isso, novos membros convidados ou participantes que se integrem ao processo depois do projeto ter sido formulado precisam tornar-se co-autores dele. E isso feito por meio do debate permanente sobre os princpios de funcionamento e os propsitos da rede. Nunca demais lembrar que todo o processo de criao e consolidao de uma rede deve ser participativo.

55

r e d e s

Criao,

organizao

planejamento

de

rede

O segundo passo a ser dado pelo grupo constituinte , como j foi dito, definir o propsito da rede. A definio dos objetivos da rede momento especialmente importante, uma vez que so esses objetivos que orientaro o dia-a-dia da rede, a tomada de deciso e a gesto do projeto. Muitas vezes, o propsito j se encontra estabelecido previamente - como nos casos em que ele o motivo que justifica a reunio do grupo. Contudo, nunca demais, em qualquer circunstncia, caracterizar com preciso o conjunto de objetivos compartilhados. Primeiro, para que no haja dvida sobre o que orienta e d razo de existir rede; segundo, para que o propsito possa ser compreendido com facilidade por aqueles que ainda no fazem (mas podem fazer) parte do movimento. Isso quer dizer na prtica a elaborao de um documento que expresse o propsito e sirva de referncia para a ao. Algumas poucas perguntas ajudam a orientar essa etapa de constituio da rede: Quais os objetivos da rede? Quais as reas de atuao da rede? A quem interessa a rede? Quem se beneficiar com o trabalho da rede? Quem so (e por que) os potenciais integrantes da rede? O que a rede pretende fazer?

Carta de princpios
Na medida em que a rede um empreendimento coletivo, pode haver diferenas de pontos de vista quanto s maneiras, aos procedimentos e aos mtodos necessrios para alcanar os objetivos pactuados. Um desdobramento lgico da construo do projeto da rede tambm uma pactuao sobre os princpios e valores orientadores da ao. Esse o terceiro passo do processo de constituio da rede. No caso de uma rede (digna desse nome), tais princpios e valores devem incorporar aqueles que fundamentam a prtica das redes, tais como a cooperao, a democracia, a ausncia de hierarquia, a isonomia, o respeito autonomia, o respeito diferena etc. Na experincia concreta das redes da sociedade civil nascidas por gerao espontnea no calor de processos participativos, os valores e princpios de conduta so tcitos e, em geral, pelo pertencimento dos atores ao amplo espectro dos movimentos democrticos, no precisam ser explicitados. A prtica da deciso compartilhada, por exemplo, em tese j se encontra incorporada rotina de operao e de trabalho desses atores, bem como outros valores, como os relativos cidadania, cooperao e ao direito participao. Muitas vezes, os membros dessas redes j possuem clareza sobre o que se pode fazer ou no fazer, prescindindo assim de um documento em que isso esteja expresso.
56

r e d e s

Criao,

organizao

planejamento

de

rede

Em outros casos, tambm muito freqentes, as redes deixam para lidar com a questo num momento futuro, quando e se tal debate se tornar necessrio. Ou seja, as redes depositam confiana no prprio processo de autogoverno e de auto-regulao. Na hiptese de equvocos de conduta ou de operao nos quais se vislumbre afronta aos princpios ticos da rede, acredita-se que a rede tomar adequadamente as decises e atitudes necessrias para reorientar os rumos e estabelecer mtodos mais adequados. A aposta no compromisso de cada participante com o propsito da rede e na sua capacidade de administrar sua conduta e sua ao. Em suma, o fundamental no a existncia de um documento que manifeste o propsito e os princpios e valores compartilhados pela rede, mas sim a necessria existncia de um acordo (tcito ou explcito) a respeito deles. Muitas iniciativas de rede consideram, porm, um documento desse tipo imprescindvel. Algumas chegam ao ponto de possuir estatuto e regimento, nos quais objetivos, valores e normas de operao esto descritos minuciosamente.32 Outras mantm textos simples e sucintos nos quais so apresentados apenas os princpios fundamentais da rede. So as cartas de princpios (vide exemplo no anexo na pgina 80). Nelas no esto descritos normas de funcionamento, procedimentos operacionais, processos de tomada de deciso, sanes e punies, como nos estatutos, mas somente orientaes gerais (incluindo-se a a definio do propsito da rede). Esse tipo de documento parece servir bem, quando necessrio, dinmica organizacional aberta e fluida da rede.
A morfologia da rede e as dinmicas da conectividade (pg. 14) Contradies e apostas na autoorganizao (pg. 62)

Termo de adeso
Nesta etapa de constituio da rede, um outro tipo de documento tambm pode ser encontrado nas iniciativas de articulao e colaborao entre os atores sociais. o termo de adeso: um texto que atesta de forma explcita o desejo e a deciso de um determinado integrante (pessoa ou organizao) em participar do projeto coletivo. Serve como uma espcie de atestado de compromisso ou um contrato que expressa a importncia e a natureza da participao. De modo geral, esse recurso usado com mais freqncia em redes (ou outras formas de organizao associativa) que envolvem instituies como participantes. Firmar compromissos por escrito prprio da lgica e do jeito de funcionar dessas pessoas jurdicas. Termo de adeso um dos instrumentos pertencentes ao arsenal de prticas simblicas de que as redes lanam mo para fortalecer os laos da ao coletiva. Essas prticas servem para marcar simbolicamente as vitrias, conquistas e avanos da rede: eventos de lanamento pblico ou solenidades de assinatura de cartas de princpios, por exemplo. Caminhadas, passeatas, atos pblicos, aes demonstrativas, eventos recreativos e festas so algumas das possibilidades, entre formais e informais, orga57

r e d e s

Criao,

organizao

planejamento

de

rede

nizadas e espontneas, de aes simblicas para fortalecer e animar os grupos das redes.

Desenho organizacional
Uma vez que propsito e princpios estejam devidamente pactuados, chega um momento em que os participantes da rede tm a necessidade de "organizar" as suas aes, de forma a potencializar o trabalho de cada um e de obter resultados de maior qualidade. Essa vontade de organizao pode surgir nos primeiros movimentos de planejamento da rede ou depois das aes terem sido iniciadas e mesmo durante o prprio processo de execuo das aes. O certo que h um momento no qual as redes param para se auto-avaliar e projetar sua prpria organizao. A esse processo podemos chamar de "desenho organizacional". No trabalho de desenho organizacional, as redes estabelecem o que fazer e o modo como iro fazer: definem atividades, produtos e servios, processos de tomada de deciso, formas de execuo, acompanhamento e avaliao das aes e todo um conjunto de procedimentos que orientaro o funcionamento da rede. Estabelecem ainda os mecanismos de circulao e troca de informao entre os participantes e a gesto e uso dos recursos. Em geral, nesta fase, busca-se responder a algumas perguntas, tais como: Quais sero as atividades, produtos e servios da rede (para os membros e para a sociedade)? Quais so os resultados esperados? Quais so as regras que regero os relacionamentos e as atividades da rede? Como se dar a tomada de deciso? De que forma ser feita a administrao e o acompanhamento das aes da rede? Que tipo de informao deve circular pela rede e de que forma? Quais tarefas sero necessrias para animar e manter viva a participao dos membros da rede? Quanto custa e de onde viro os recursos para a consolidao e a manuteno da rede? Atividades, produtos e servios so a expresso concreta dos objetivos que a rede se prope a atingir e se traduzem na forma de metas e resultados. Da ser este o primeiro passo a ser dado nesta etapa: definir todas as aes a serem realizadas pela rede, como mobilizaes, campanhas, projetos demonstrativos, cursos, eventos, publicaes e a prestao de servios stricto sensu, tanto no mbito interno rede (o conjunto dos integrantes), como tambm para outros pblicos ou segmentos da sociedade. Na verdade, a definio do que fazer pr-requisito para que a rede possa continuar desenhando seu modo de funcionamento e a sua organizao.
58

r e d e s

Criao,

organizao

planejamento

de

rede

O principal objetivo do desenho organizacional, contudo, estabelecer os modos de fazer. Aqui adentramos propriamente o universo da gesto dos processos e o universo das relaes polticas. De um lado, a rede precisa estabelecer como se dar a diviso do trabalho (se, de fato, isso se mostrar relevante!); como as tarefas necessrias para a consecuo dos objetivos devero se encaixar e integrar umas s outras; e quais sero as atribuies e responsabilidades de cada um dos envolvidos na execuo das tarefas. Por outro lado, a rede precisa estabelecer as regras que iro reger os relacionamentos no interior da rede e, mais especificamente, como se dar o exerccio de poder. Esses dois aspectos so ainda mais relevantes quando os analisamos luz das caractersticas que fazem da rede um tipo muito especial de organizao: a horizontalidade e seus componentes de isonomia, insubordinao e multiliderana.

O desafio do organograma
O resultado do trabalho de definio da "estrutura" organizacional , de fato, um desenho conhecido como "organograma". O organograma uma representao grfica que apresenta, ao mesmo tempo, a diviso do trabalho e as relaes de poder no mbito de uma organizao. As linhas horizontais, com suas respectivas caixas, representam a distribuio das tarefas em reas de atuao. J as linhas verticais exibem os nveis hierrquicos e os diferentes graus de responsabilidade e deciso, os diferentes graus de poder. Como as redes so arquiteturas no-hierrquicas, seus organogramas, por princpio, devem apresentar, ento, somente linhas horizontais. Nesse sentido, a tarefa de projetar a organizao requer alguns cuidados especiais quando se trata de redes. Alm de ostentar uma configurao horizontal, as redes no so organizaes estveis e de estrutura fixa, como empresas, rgos de governos e outras instituies. Como vimos, redes so formas no-institucionais de organizao. A ao de desenhar a organizao da rede no pode, portanto, cair na armadilha de imaginla como uma estrutura estvel (embora isso seja o que tem prevalecido na maioria das redes operativas brasileiras atuais). Embora tenham o mesmo carter associativo, redes no so, em tese, ONGs. Apesar disso, muitos dos desenhos organizacionais de rede assemelham-se ao desenho de organizaes no-governamentais. Determinadas estruturas de gesto projetadas por redes, alis, so praticamente idnticas s de algumas ONGs. comum ainda o uso, pelas redes, de estatutos de ONGs como modelo de funcionamento. No sem motivo que isso ocorre. As ONGs servem como referncia para as redes porque ambas tm em comum alguns traos distintivos: a participao voluntria, por exemplo.
A morfologia da rede e as dinmicas da conectividade (pg. 14)

59

r e d e s

Criao,

organizao

planejamento

de

rede

Em relao aos aspectos polticos e de tomada de deciso, predomina nos organogramas das redes (e, no toa, no das ONGs), e em posio privilegiada, o espao deliberativo da "assemblia geral". A assemblia a instncia mxima de deciso, da qual participa a totalidade dos integrantes da rede, como convm a projetos de carter participativo. Assemblias e suas atribuies esto previstas em todos os estatutos que regulam a vida das entidades associativas. Contudo, de modo geral nas ONGs, elas renem-se muito pouco de forma regular e deliberam, com freqncia, apenas sobre diretrizes e polticas gerais. As decises do dia-a-dia so tomadas por outras estruturas, colegiadas ou no, s quais se d o nome de "diretoria", "grupo gestor", "coordenao", "conselho de gesto", entre outros. Essas estruturas polticas intermedirias so consideradas necessrias por conta da agilidade de deciso exigida pelo trabalho de rotina. Os membros da organizao, reunidos na assemblia, delegam poder a tais "estruturas executivas" para a gesto da organizao. De maneira geral, nas ONGs, a assemblia mantm uma configurao concreta de horizontalidade - h isonomia, todos votam, todos decidem -, mas isso no costuma ocorrer a partir da, na medida em que se avana (ou se desce) no organograma. As estruturas executivas, em geral, mesmo quando em regime de colegiado, centralizam decises. Por mais democrtica que seja, a organizao, nesse sentido, permanece hierrquica. Na maioria das redes operativas, encontramos as mesmas figuras organizacionais de carter poltico: assemblias e, de maneira marcante, conselhos de gesto. rara a ocorrncia de "diretorias" nas redes, mas instncias intermedirias de deciso, como conselhos e colegiados, so bastante comuns, pelos mesmos motivos apresentados acima: agilidade na tomada de deciso do dia-a-dia; impossibilidade de contar com a presena de todos os participantes no momento em que uma deliberao necessria. Contudo, ao contrrio das ONGs, nas quais as estruturas executivas possuem mandato e delegao expressa das assemblias e, em funo disso, exercem de fato o poder que lhe foi conferido, nas redes a questo da delegao de poder ocorre diferentemente. Assim como tambm as assemblias aparecem na estrutura de rede numa dinmica distinta. Assemblias (ou reunies gerais) ocorrem nas redes com uma freqncia absurdamente maior. E os chamados conselhos de gesto tm geralmente carter de assemblia, ou so assemblias, com seu modus operandi particular, em escala reduzida. Nas estruturas institucionais, como as ONGs, o mandato do conselho gestor ou diretoria exclusivo de quem ocupa a funo (e assina pela organizao). O nmero de ocupantes desses postos de poder fixo e limitado. Nas redes, de modo geral, no funciona assim. Os conselhos de gesto so compostos por um determinado nmero mnimo de pessoas, integrantes da rede que assumem com o projeto essa responsabilidade. Essa posio no exclusiva de tais integrantes nem h limite ou nmero mximo para parti60

r e d e s

Criao,

organizao

planejamento

de

rede

cipao de quaisquer outros integrantes nos conselhos de gesto. Por isso, os conselhos de rede ganham um aspecto de mini-assemblias. Mais do que uma posio de poder, tais conselhos parecem representar to somente uma posio funcional na estrutura de trabalho da rede. Em muitos casos, as redes procedem sua gesto e operao apenas por meio das assemblias, sem que haja a necessidade de outra estrutura auxiliar de deciso. Esse desenho organizacional mais comum quando baixo o nmero de participantes, mas em muitos casos estabelecido como um princpio de funcionamento incondicional, independentemente da quantidade dos membros conectados rede. Em relao diviso do trabalho, de modo geral, todos os organogramas tm em comum o fato de fracionarem as operaes e criarem reas especializadas de trabalho. Os critrios que regem essa diviso que variam: ora as reas de trabalho so definidas por processo, ora por tema, ora por tipo de pblico, ora em razo de um componente territorial, e assim por diante. Nas organizaes estveis, tais reas especializadas de trabalho tambm so mais ou menos fixas e se configuram mesmo como setores ou departamentos, com seus respectivos profissionais e responsveis tambm fixos. Nas redes, entretanto, departamentos so incomuns (embora existam) e a diviso funcional acontece mais por meio da criao de "grupos de trabalho", "comits" ou "comisses" em geral, estruturas operacionais temporrias, com tarefas e objetivos especficos. As tarefas mais freqentes tambm so distribudas entre participantes da rede sem que com isso se configure a cristalizao de um posto de trabalho ou funo. Enquanto num momento um participante pode assumir a tarefa, num momento posterior outro participante quem pode tomar o seu lugar. As redes operativas mais complexas, de maior atividade ou com um tempo maior de atuao possuem, ao contrrio, estruturas operacionais fixas, com funes muito claras e especficas, e de modo geral conhecidas como "secretarias executivas". Em conformidade com o iderio das redes, elas no possuem um carter regulador, de comando ou de deliberao poltica atribuies consideradas exclusivas do conjunto dos participantes, estejam eles reunidos em conselhos ou assemblias. As secretarias executivas assumem, em tese, o papel singelo de facilitar e agilizar as operaes da rede, no cabendo a elas qualquer centralidade poltica. Em geral, as atividades das secretarias executivas das redes se resumem a convocar e organizar reunies, realizar tarefas administrativas bsicas, manter o arquivo da rede, fazer a contabilidade e servir como ponto de referncia para contatos externos.

61

r e d e s

Criao,

organizao

planejamento

de

rede

Nas estruturas mais comuns de redes, as secretarias executivas tm um papel de facilitao e no de superviso ou controle geral. A noo de facilitao tem sido usada pelas redes para explicar e demonstrar a importncia de processos de coordenao que no impliquem algum deslize para a centralizao. Nessa acepo, facilitadores seriam elementos responsveis por auxiliar os demais na realizao das atividades, sem qualquer poder especfico que no o de contribuir com os seus pares. Por exemplo, na Rede Brasileira de Educao Ambiental - REBEA, a estrutura responsvel pela articulao das aes em nvel nacional no leva o nome de "coordenao", mas de "facilitao nacional". A REBEA tambm mantm uma secretaria executiva, operada por um dos integrantes da "facilitao".

Contradies e apostas na auto-organizao


Torna-se claro, pela anlise feita at agora, que as redes fazem uma separao ntida entre os dois modos de distribuio das funes de um organograma, no permitindo, de um lado, que haja uma diferenciao de nveis de poder (uma hierarquizao da deciso), mas, por outro, adotando a diviso de trabalho e, s vezes, a cristalizao de papis e aes em determinadas estruturas, sem considerar isso uma ameaa sua natureza horizontal. Essa distino entre papel poltico e papel operacional , por exemplo, o que assegura a manuteno de estruturas "centralizantes" (como as secretarias executivas) nos desenhos de rede. O poder das secretarias executivas considerado limitado; elas apenas cumpririam o papel de facilitar as aes, segundo as redes. Esta , sem dvida, uma contradio interna presente nas experincias concretas de redes operativas no Brasil. Especialmente se as analisarmos sob uma tica micropoltica que entende o exerccio do poder como inerente mais singela ao humana. Nesse sentido, no haveria distino conceitual entre as centralidades, estejam elas no plano poltico ou no plano funcional. Esse debate, porm, reflete outros aspectos que importante salientar. Quando as redes enveredam pelo caminho de desenhar a sua estrutura organizacional, muitas vezes so tradas pelo recurso a um paradigma vertical de organizao. Mais ainda: so tradas por no considerar traos muito particulares da dinmica de rede, como, por exemplo, a ao difusa, que exercida de maneira descentralizada e que culmina no fenmeno da multiliderana. De modo geral, quando redes projetam sua estrutura de organizao o fazem tendo em mente a "ao concertada", aquela que fruto da rede como um corpo orgnico. Todo um conjunto de aes que a dinmica da conectividade propicia, formado por uma srie de iniciativas que emergem do processo de relacionamento no interior da rede, no previsto no organograma: a ao difusa. Se o fosse, veramos uma multiplicidade de
Fomentando as interaes laterais (pg. 74) Desconcentrao do poder e multiliderana (pg. 46)

62

r e d e s

Criao,

organizao

planejamento

de

rede

secretarias executivas em ao e um grande emaranhado de conselhos gestores dentro de conselhos gestores interpenetrados por outros conselhos gestores em vrios nveis. Em suma, podemos dizer que, quando as redes desenham seu organograma, esto vendo a si mesmas apenas de modo parcial, desconsiderando, alis, talvez a sua qualidade mais vibrante: a de produtora de uma multiplicidade de aes e opes prprias da conectividade. Em "As conexes ocultas", Fritjof Capra se refere coexistncia nas organizaes humanas de "estruturas projetadas" e "estruturas emergentes". Diz ele: "As estruturas projetadas ou planejadas so as estruturas formais da organizao, que constam dos documentos oficiais. As estruturas emergentes so criadas pelas redes informais da organizao e pelas comunidades de prtica. (...) Em toda organizao humana existe uma tenso entre suas estruturas projetadas, que incorporam e manifestam relaes de poder, e suas estruturas emergentes, que representam a vida e a criatividade da organizao."33 As duas noes apresentadas por Capra ajudam bastante a esclarecer esse provvel equvoco das redes operativas. Embora as prticas do planejamento e da construo do projeto de rede no estejam aqui em xeque, o desenho do organograma representa certamente uma contradio, pois realiza to somente a definio da "estrutura projetada" da rede, justamente aquela que no a rede. As redes tm mais a ver com as estruturas emergentes mencionadas por Capra. O grande equvoco nos processos de desenho organizacional de rede o de produzir um organograma que no tenha a estrutura de rede. Ora, o desenho de rede o prprio organograma.
A primazia das linhas (pg. 17)

em funo de uma compreenso tcita dessa questo que muitas vezes nenhuma estrutura pretendida e nenhum desenho organizacional projetado por algumas iniciativas de redes operativas. Intuitivamente, tais redes deixam para a dinmica do processo a tarefa de configurar, dinamicamente, a organizao das aes, conforme elas vo ocorrendo. Um caso em que se manifestou essa recusa ao organograma aconteceu em Florianpolis, durante um encontro de planejamento da Rede Sul de Sementes, articulao induzida e financiada pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, do Ministrio do Meio Ambiente. Divididos em grupos de trabalho, os membros da rede tinham como tarefa desenhar a organizao. Para total espanto de todos, um dos grupos apresentou ao pblico a sua proposta: um diagrama totalmente em branco, sem qualquer desenho. A justificativa foi anunciada pelos integrantes do grupo: no havia porque pr-definir uma organiza63

r e d e s

Criao,

organizao

planejamento

de

rede

o, uma vez que a rede se desenhava por si, ao atualizar-se na dinmica concreta da vida. Outras situaes, igualmente reveladoras, mostram como que, na disputa com as estruturas projetadas, as dinmicas de rede e os processos de auto-organizao emergente tendem a prevalecer. Organogramas, estatutos e outras formas de estruturas projetadas fracassaram e foram substitudas, por exemplo, ao longo das trajetrias de um grande nmero de experincias de redes operativas, como a REBEA, a Rede Mineira do Terceiro Setor, a Rede de Educao Ambiental de So Carlos e a Rede de Educao Ambiental da Paraba, entre outras. Na prtica geral, os acordos tcitos, as formas espontneas de diviso do trabalho e os instrumentos informais de regulao parecem dar mais conta de organizar a operao das redes do que as leis estabelecidas, os regulamentos e outros mecanismos formais de gesto. certamente verdade que no h uma frmula pronta e acabada para a estruturao organizacional das redes. Cabe a cada rede operativa determinar, segundo suas especificidades, o processo de tomada de deciso que mais lhe convm, suas estratgias de operao e seu modo de funcionar, construindo, assim, organogramas prprios sua experincia particular. Contudo, nunca demais alertar sobre o que , conceitualmente, uma rede e sobre as caractersticas de sua arquitetura dinmica. O conceito de rede e as questes de mtodo que ele coloca tm implicaes diretas sobre a prtica e convocam para uma mudana concreta das formas de trabalhar.

32 H casos, inclusive, de redes que possuem personalidade jurdica, sendo, portanto, organizaes formais reguladas por tais documentos. 33 Capra, "As Conexes Ocultas", p. 131 e 132.

64

Captulo 5 Animao e comunicao: o papel da conversao na rede

Comunicao distncia Outros recursos da Internet Mdias convencionais A animao do desejo Espaos de conversao Fomentando as interaes laterais

67 69 71 72 73 74

65

r e d e s

Animao

comunicao:

papel

da

conversao

na

rede

"Quando trabalhamos com os processos intrnsecos dos sistemas vivos, no temos de despender um excesso de energia para pr a organizao em movimento. No h necessidade de empurr-la, pux-la ou for-la a mudar. O ponto central no nem a fora nem a energia: o significado."

Fritjof Capra34 Uma das caractersticas mais acentuadas das estruturas emergentes (como demonstra Capra em "As conexes ocultas") e da arquitetura de rede a velocidade com que flui a informao e a qualidade de como ela flui. As propriedades da morfologia da rede, como demonstradas no Captulo 2, do pistas de como esse fluxo ocorre: de forma nolinear, para todos os lados; em ondas de propagao no controlada; e produzindo novidade (isto , formas novas) por onde passa. O processo de auto-regulao, presente no mbito das redes, produzido por laos de realimentao, um fenmeno que pode ser interpretado perfeitamente como um fenmeno de comunicao. Na verdade, segundo uma anlise mais atenta, a conectividade que d base estrutura de rede, toda ela pode ser lida como uma dinmica de comunicao pura. Links, linhas, laos e relacionamentos so outras maneiras de dizer "comunicao". Nesse sentido, estabelecer conexo nada mais que estabelecer vias de comunicao nas quais sentidos so trocados, transformados, distribudos. Uma rede no apenas uma estrutura que facilita a comunicao entre elementos. Com efeito, rede uma forma organizacional definida pela comunicao; ela uma estrutura de comunicao. Essas consideraes so essenciais antes de abordamos, especificamente, os aspectos relativos aos fluxos de informao nas redes operativas, uma vez que a informao aqui no deve ser tratada como um insumo qualquer ou, de maneira instrumental, como uma "ferramenta de trabalho". A informao o alimento da rede. Ocupa um lugar central na dinmica organizacional da rede tal qual a linguagem nas sociedades humanas. Sua funo, mais do que de transportar significados de um lugar a outro, a de organizar a ao da rede. A comunicao na rede, assim como na dinmica social, estruturante. Se a rede uma forma de organizao que se define pela comunicao, tudo o que feito na rede deve ser visto sob a tica da circulao da informao.35 Aqui pode ser vislumbrado um bom indicador da qualidade dos processos na rede: quando a informao flui, h uma operao plena da rede; quando a informao pra, concentrada ou represada, h um processo de concentrao ou de desconexo em curso. Em outras palavras, a informao flui livremente quando a dinmica de rede est em ao.
A morfologia da rede e as dinmicas da conectividade (pg. 14)

66

r e d e s

Animao

comunicao:

papel

da

conversao

na

rede

Nesse sentido, a comunicao que se d no mbito da rede deve ser, potencialmente, a de todos com todos. Como pressupe a dinmica da conectividade, deve haver pelo menos um caminho possvel uma via de comunicao entre um ponto e qualquer outro ponto da rede. O impacto dessa concepo sobre a prtica de redes profundo. Ela aponta aos participantes da rede a necessidade de considerar a gesto da informao como o principal componente do "modelo de gesto" da rede, o seu aspecto estratgico. O primeiro princpio orientador de uma gesto da informao em rede deve ser, assim, compatvel com o carter descentrado da rede: a comunicao no pode ser de mo nica e a distribuio de informao deve se dar tambm de forma descentralizada e no-linear. Cada n integrante da rede , ao mesmo tempo que receptor, produtor ativo de informao. Os instrumentos de comunicao usados na rede informativos, publicaes, procedimentos de consulta e mensagens eletrnicas, entre outros devem estar organizados segundo essa perspectiva de produo descentralizada, leitura criativa e troca no-linear.
Atalhos e caminhos alternativos (pg. 32)

Comunicao distncia
Aqui no se pretende elaborar uma espcie de metodologia de gesto da informao nas redes, muito menos examinar todas as implicaes polticas, sociais e culturais da comunicao em rede. Sero esboadas apenas algumas consideraes, a ttulo de orientao geral, a respeito de alguns instrumentos e recursos comunicacionais usados nas experincias concretas das redes operativas. Em primeiro lugar, porque esta no a pretenso desta publicao. A outra razo relativa enorme variedade de condies especficas nas quais se faz rede, cada uma delas a exigir uma abordagem diferenciada quanto aos instrumentos e dinmicas de comunicao mais adequados, conforme os objetivos, os atores sociais participantes, o contexto e o carter de cada experincia. natural que quando se fala em rede se pense em instrumentos de comunicao distncia e em tecnologias de comunicao e informao. Como j vimos, a Internet a rede emblemtica de nosso tempo. De fato, as redes operativas baseiam grande parte de seus processos de troca de informao no uso de instrumentos que permitem essa comunicao distncia, em especial o computador ligado Internet. Mas no s. Antes da difuso comercial da Internet no Brasil, iniciada em meados dos anos 90, as articulaes em rede usavam meios convencionais como o correio, o telefone, o fax e o telex para se comunicar. Tais instrumentos ainda so certamente muito utilizados (a grande exceo o telex, que caiu em desuso). O uso das tecnologias de comunicao e informao (as chamadas TICs) to intenso que s vezes considerado por si s
67

r e d e s

Animao

comunicao:

papel

da

conversao

na

rede

motivo suficiente para uma rede existir. Outras vezes confunde-se a rede com tais tecnologias. A estrela da Internet a World Wide Web, o conjunto de pginas, publicaes e servios multimdia, que faz as vezes de jornal, revista, anncio, livro, rdio e TV na mesma tela de computador. Mas, certamente, o recurso mais utilizado na "rede" o e-mail (ou correio eletrnico), um sistema de troca de mensagens de pessoa a pessoa. Como o telefone ou o correio tradicional (ou os sistemas de rdio-amador), o correio eletrnico conecta as pessoas uma a uma e permite a conversao bidirecional. De maneira mais eficiente que outros instrumentos, contudo, o e-mail pode tambm promover a troca de informao entre vrios indivduos e entre grupos. Certamente, o correio eletrnico pode ser considerado hoje o principal instrumento de comunicao no mbito das redes operativas.

Listas de discusso
O principal recurso empregado pelas redes a chamada lista de discusso, que existe tambm no formato WWW, mas que normalmente empregado via programas de e-mail. Por meio das listas de discusso, um grupo de pessoas cadastrado no servio emite e recebe mensagens que so lidas por todos os membros do grupo indiscriminadamente. A lista simula, num ambiente de troca de mensagens, de forma assincrnica (quando a ao no ocorre no mesmo momento), a situao de um encontro presencial, no qual todos ouvem o que cada um fala e cada um pode ser ouvido por todos. Essas listas ostentam uma dinmica muito particular de troca de informao e, dependendo do contexto e da forma como so usadas, podem saturar os integrantes de informao desnecessria, levando interrupo do seu uso. Essa disfuno acontece com muita freqncia, devido m utilizao do recurso. Redes tm depositado muita expectativa nas listas como instrumento preferencial de comunicao entre seus integrantes, como se ela fosse capaz de garantir plenamente a circulao de informao e o entendimento. As listas de e-mail, porm, devem ser encaradas apenas como um instrumento importante, decerto, mas apenas como um recurso entre tantos a ser usado. A lista de discusso cumpre especialmente duas funes: a de veculo de notcias e a de instrumento de troca de informaes gerenciais e operacionais. No primeiro caso, funo a que se presta muito bem, todos podem enviar e receber notcias de todos, a qualquer hora. Apresenta diversas vantagens em relao aos veculos noticiosos tradicionais, como jornais e boletins informativos: no exige processo industrial linear, barato, pode circular a qualquer hora, prescinde de trabalho especializado (como o de designers grficos que projetam pginas etc.).
68

r e d e s

Animao

comunicao:

papel

da

conversao

na

rede

No segundo caso, a lista pode funcionar como instrumento de troca de informaes operacionais quando estas forem do interesse de todos e se referirem a aes das quais todos participam. Do contrrio, quando forem relativas a apenas uma parte dos integrantes, as mensagens operacionais contribuem para aumentar a quantidade de lixo informativo que h nas listas e, nesse sentido, se mostram contraproducentes. Seria mais interessante usar o e-mail nesse caso, por intermdio de mensagens de circulao dirigida, isto , endereadas somente aos diretamente envolvidos nas aes em questo. A terceira funo da lista a de, propriamente, permitir o debate de determinados temas (o que lhe d tecnicamente nome). Curiosamente, de modo geral, ela tem cumprido apenas parcialmente esse papel nas redes (talvez pelo fato de as pessoas, numa hiptese plausvel, preferirem o debate na forma presencial). De todo modo, como recurso preferencial, as listas de discusso ocupam um lugar estratgico nas redes e, por isso, merecem ser gerenciadas cuidadosamente. A primeira questo a ser considerada, nesse sentido, no reside nas suas caractersticas tcnicas, mas no seu uso e na posio que ela ocupa dentre as estratgias gerais de comunicao. Em primeiro lugar, tudo indica que a lista no pode ser o nico instrumento de troca de informao das redes. Segundo: deve-se definir, de forma coletiva, exatamente qual dever ser a funo da lista como instrumento: se veculo de notcias, se frum de debate, se ambiente para a circulao de informao gerencial. Quando a lista tudo isso, serve para tudo, usada para tudo, deixa de ser funcional, pela impossibilidade de cada um gerenciar a torrente de informaes que por ela flui. curioso como as redes, de modo geral, possuem apenas uma lista ampla e genrica. No h qualquer impedimento para que as listas sejam segmentadas, por funo, pblico ou projeto (esses servios na Internet so gratuitos). Outra possibilidade de uso da lista a de servir como sistema de deliberao distncia. Tecnicamente, as listas permitem que decises sejam apresentadas, discutidas e definidas de forma coletiva, com a participao de todos e com uma margem razovel de controle do processo. Embora alguma deciso sempre ocorra por meio das listas, como decorrncia do processo de interlocuo, seu uso como sistema de deliberao ainda pouco verificado de maneira sistemtica nas redes operativas.
Coordenao e democracia (pg. 48) Contradies e apostas na autoorganizao (pg. 62)

Outros recursos da Internet


A Web naturalmente um campo frtil para o trabalho das redes. Os sites das redes operativas cumprem, ao mesmo tempo, uma srie de funes importantes no campo da comunicao, da ao poltica e da articulao com outros atores sociais. Os sites servem:
69

r e d e s

Animao

comunicao:

papel

da

conversao

na

rede

de bases de dados, nas quais se pode pesquisar, retirar e inserir informaes relativas ao campo de ao da rede; de veculos de notcias, uma vez que fazem circular as informaes produzidas pelos membros da rede sobre projetos, fatos e aes desenvolvidas; de base para a disseminao e a produo de conhecimento, ao oferecer documentos, pesquisas, teses, artigos tcnicos sobre os temas preferenciais da rede; de ambiente de conversao e troca direta, pessoa a pessoa, entre membros da rede e/ou outros atores sociais, por meio de recursos como fruns e salas de bate-papo; como referncia no-territorial para contatos entre a sociedade e a rede. Os sites na Web so essenciais no mbito de uma estratgia de comunicao total na rede. Contudo, no tm sido utilizados pelas redes em toda a sua potencialidade, no s pelo uso tmido dos recursos disponveis, como tambm pela maneira centralizada com que eles so usados e geridos. No universo das redes ainda prevalece a noo de site como uma publicao eletrnica esttica, a exigir uma equipe especializada, que seleciona, trata, organiza e publica as informaes. Uma alternativa a isso seria a manuteno e atualizao permanente das informaes publicadas, por meio da prpria rede e a partir de uma ao individual descentralizada numa dinmica de rede. Na prtica, isso se traduz pela insero, edio, alterao e excluso de informaes realizadas por cada um dos integrantes da rede, conforme critrios e normas definidos coletivamente, prescindindo de equipe especializada ou gerncia central. Os recursos tcnicos que permitem essa operao so amplamente disponveis. Desse modo, a estrutura operacional dos sites pode se tornar compatvel e organicamente vinculada s dinmicas de trabalho em rede que eles divulgam. Um exemplo dessa possibilidade pode ser verificada no site da Rede Paulista de Educao Ambiental (www.repea.org.br). Trata-se da seo "Dirio de Bordo", que permite a insero, por qualquer membro da rede, de notcias, informaes e comentrios. Uma vantagem desse sistema a livre circulao de vises de mundo, impresses e modos de enunciao diversos. Os servios de notcias editadas, isto , que submetem as informaes a um processo rigoroso de seleo, edio e tratamento conforme normas lingsticas pr-estabelecidas, tm o inconveniente de homogeneizarem, segundo essas normas, o discurso multifacetado da multido. A Rede de Informaes para o Terceiro Setor - RITS (www.rits.org.br), entidade de apoio aos movimentos sociais em polticas e servios relacionados s tecnologias de informao e comunicao, oferece uma ferramenta simples de publicao descentralizada de notcias na Web e que pode ser disponibilizada em qualquer site de rede. conhecida
70

r e d e s

Animao

comunicao:

papel

da

conversao

na

rede

como "Quadro de Avisos". De qualquer lugar, qualquer pessoa cadastrada pode publicar notcias em tempo real por meio desse sistema. Outros exemplos de dispositivos de publicao livre de notcias podem ser experimentados e vistos em funcionamento nos sites do Centro de Mdia Independente (www.midiaindependente.org) e do projeto MetaOng (www.metaong.info). Outras formas de uso da Internet como os servios de transmisso instantnea de mensagens (ICQ e Messenger, entre outros) e os sistemas peer-to-peer (P2P, ponto a ponto, ou pessoa a pessoa), como Gnutella, o antigo Napster e Kazaa, entre outros so pouco usados, seno desconhecidos, pelas redes operativas em atividade. Os sistemas P2P em especial mantm total compatibilidade com os fundamentos conceituais e morfolgicos das redes, uma vez que operam de forma totalmente descentralizada, sem o recurso a servidores centrais e, em tese, no podendo ser submetidos a qualquer tipo de controle. Apesar disso, ao que parece, as redes operativas ainda no descobriram a potencialidade dos sistemas peer-to-peer, embora j existam programas que facultam a criao de ambientes P2P em carter semi-pblico, bastante apropriado ao uso, ento, pelos membros das redes.

Mdias convencionais
O fato de hoje a Internet ocupar lugar de destaque nos coraes e mentes de quem participa de redes no significa que esse ambiente de comunicao, mediado pela tecnologia, seja o nico campo desejvel da ao comunicativa. Pelo contrrio. No s peas convencionais de comunicao (como informativos impressos, folhetos, programas de rdio, vdeos etc.) so importantes, como tambm, como veremos mais adiante, existe um "meio de comunicao" tremendamente mais poderoso do que a Internet no que se refere produo de compreenso, disseminao de idias e comportamentos e circulao de notcias no mbito no s das redes como no das relaes sociais de maneira geral: a conversa face a face. A prtica da comunicao por intermdio de mdias convencionais deve constar dos projetos das redes operativas. Publicaes de carter mais duradouro, como livros, pesquisas e relatrios, certamente tm lugar assegurado em tais projetos, entre outros motivos porque circulam, tambm de forma no-linear, nos ambientes de colaborao da vida social. As informaes inscritas em suportes materiais (como o papel dos livros e revistas e as fitas de udio e vdeo, por exemplo) circulam em rede, na rede das pessoas em seus escritrios, casas e bibliotecas, do mesmo modo que as mensagens eletrnicas navegam pelos caminhos digitais. O que deve importar para a rede a circulao de informao, no os meios nos quais ela est gravada, impressa ou em suspenso.
71

r e d e s

Animao

comunicao:

papel

da

conversao

na

rede

O uso de instrumentos convencionais de comunicao depender das caractersticas da rede, da natureza de sua ao e do contexto no qual se insere. Redes de carter territorial, de base comunitria, por exemplo, certamente podero encontrar mecanismos de troca de informao que passem ao largo de qualquer tecnologia de informao e comunicao. Peas tidas como rsticas, como informativos xerocados e distribudos de mo em mo, podem funcionar melhor (e isso no incomum) como veculo de informao do que instrumentos sofisticados. Ademais, processos como a transmisso oral de informao, por serem desprovidos de qualquer artificialidade tcnica, so em muitos casos mais eficazes do que qualquer comunicao mediada por aparatos tecnolgicos.

A animao do desejo
Gratuidade e desejo so dois dos fluxos psicossociais que deflagram a participao voluntria nas redes. So processos espontneos, profundamente humanos, que movem as pessoas em direo a projetos que transcendem a lgica acumulativa do lucro e a ambio de mercado. Nesse sentido, as redes se sustentam sobre o exerccio do que poderamos chamar de paixes humanas solidrias, prprias dos vnculos afetivos sociais. A prtica da cooperao desinteressada, que pode ser encontrada num sem-nmero de situaes cotidianas, em ambientes familiares, mundanos ou pblicos, uma manifestao clara desse agenciamento de solidariedade inerente ao convvio social. A participao voluntria, assim compreendida, no algo previamente dado, mas surge mediante uma tomada de deciso. , por conta disso, no caso das redes, um investimento deliberado dos sujeitos num projeto coletivo que eles assumem e defendem. Contudo, do mesmo modo como ocorre em outras manifestaes de vnculos afetivos, como na relao amorosa, o desejo e a vontade se alteram, mudam de objeto, podem perder fora e desaparecer. Redes so organizaes fluidas, que se submetem dinmica da variao dos afetos de quem participa delas. Redes so estruturas organizacionais frgeis como os desejos humanos, porm to fortes quanto eles. A idia de animao surge no movimento das redes como o conjunto de aes necessrias para alimentar o desejo e o exerccio da participao, para dar nimo renovado e vigor s dinmicas de conexo e relacionamento entre os integrantes. Objetivamente, tudo o que se refere promoo da participao e da interao uma ao de animao. Na prtica das redes operativas, a gesto da comunicao pode certamente ser entendida como instrumento de animao, pois a troca de informao mobiliza igualmente afetos, fornece a base para deciso, produz compromisso e senso de pertencimento e orienta a ao. Alis, a comunicao o dispositivo de animao por excelncia.
72
Participao voluntria (pg. 43)

r e d e s

Animao

comunicao:

papel

da

conversao

na

rede

Por isso mesmo, as estratgias de animao nas redes compreendem basicamente trs grandes conjuntos de aes: a potencializao da comunicao, a criao de espaos presenciais de conversao e o estmulo interao lateral no interior da rede. Depois de ter abordado os aspectos tcnicos relativos comunicao, resta estabelecer melhor a relevncia dos espaos presenciais de encontro e conversao e demonstrar em que medida o fomento s interaes laterais entre ns participantes potencializa as dinmicas produtoras de novidade na rede.

Espaos de conversao
O mais poderoso "meio de comunicao" , sem dvida, a situao de conversao, seja ela entre duas pessoas ou num ambiente de grupo. Enumerar os motivos que sustentam tal afirmao seria exaustivo, mas basta ressaltar um aspecto, conexo aos princpios de rede, para justific-la: a dinmica complexa de realimentao (e, portanto, autoregulao) mobilizada pelo contato fsico-afetivo-simblico entre seres humanos implicada na conversao. Cheiros, sinais corporais, palavras, imagens, imagens mentais, processos lgicos so trocados, de forma vertiginosa, no-linear e simultnea, quando duas ou mais pessoas empreendem um dilogo. Essa aparentemente bvia constatao , contudo, decisiva para o projeto de comunicao e para o fomento participao no mbito da rede. A animao depende da criao desses espaos de conversao, o terreno mais propcio ao surgimento dos laos sociais que se traduzem tambm em vnculos de afeto entre as pessoas e que so vitais para o pleno desenvolvimento das redes. A interao face-a-face e a "comunicao sem distncia" que ela agencia impem-se como o principal agente catalisador das aes. Em outras palavras, so os principais influxos de nimo, ou sopros de vida, das redes. Em termos prticos, criar espaos de conversao significa promover encontros presenciais, nos quais os participantes da rede possam ter a oportunidade de estabelecer contatos, conversar, trocar idias e intercambiar experincias, se reconhecer no outro, construir sensos de identidade, comparar diferenas e criar vnculos afetivos. Tais encontros podem ser de tipos variados: desde contatos de articulao e reunies de trabalho (encontros de pequeno porte), passando por grupos de estudos, cursos e palestras a eventos de maior envergadura, como seminrios ou congressos. Encontros presenciais podem ter carter de trabalho, de deciso, de intercmbio tcnico, de manifestao poltica ou somente de interao pessoal, festa e diverso. No importa o seu formato, feitio ou ambio. Os encontros presenciais so capazes de animar a participao porque constituem-se em espaos de conversao nos quais as humanidades podem se reconhecer e se realimentar.
73

r e d e s

Animao

comunicao:

papel

da

conversao

na

rede

Dois fatos notveis na histria concreta de redes operativas no Brasil comprovam o carter estratgico da realizao regular e peridica de encontros presenciais para estimular e manter a participao. A experincia tem revelado que os ndices de participao em atividades de trabalho, listas de discusso e reunies de rede mantm relao direta com a ocorrncia de um encontro presencial mobilizador. Na medida em que se distancia no tempo o momento de ocorrncia desse evento, a participao nas aes da rede vai se reduzindo. At que novo encontro presencial de significado relevante surja para elevar de novo os ndices de participao. Com efeito, o pice de participao coincide com a realizao desses encontros. O segundo fato esclarecedor sobre a importncia dos encontros de carter historiogrfico. Um nmero bastante significativo de redes operativas teve origem em articulaes e contatos estabelecidos durante encontros presenciais. Eventos de grande porte e estratgicos em termos de diversidade e importncia poltica so verdadeiras usinas de rede. Para citar apenas alguns exemplos, basta mencionar a Rede de ONGs da Mata Atlntica e a Rede Brasileira de Educao Ambiental, surgidas por ocasio da RIO 92; a Rede Nacional Feminista de Sade e Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, uma das mais antigas do pas, criada em 1991 durante um seminrio em So Paulo; e, especificamente no casos de redes de educao ambiental, as iniciativas de Rede de Minas Gerais, Paraba e Rio de Janeiro, todas resultados de articulaes promovidas durante encontros presenciais. A lio tirada desse fato simples e corrobora a tese subjacente aposta que se faz nas redes: dinmicas no-lineares de conversao, conectividade e convvio social produtivo fazem emergir formas novas de organizao. Tais dinmicas esto profundamente inseridas em situaes caracterizadas pelo grande afluxo de pessoas, pela participao ativa em ambientes favorveis manifestao e ao debate de idias, pela diversidade dessa participao, pela possibilidade de troca afetiva e pelo esprito de cooperao em suma, encontros presenciais. Nesse sentido, promover e organizar eventos dessa natureza uma das aes mais decisivas que se pode realizar se o intuito dinamizar a ao coletiva em rede.
A morfologia da rede e as dinmicas da conectividade (pg. 14)

Fomentando as interaes laterais


O ambiente de um encontro presencial de grande tamanho e relevncia uma figura bastante adequada para representar a potncia da dinmica das redes sociais e o "surgimento espontneo de coisas novas"36 que ela agencia. Tomando novamente de emprstimo as noes de "estrutura projetada" e "estrutura emergente", veremos que, num evento como um congresso ou seminrio, ambas esto presentes de forma bastante clara.
74

r e d e s

Animao

comunicao:

papel

da

conversao

na

rede

A estrutura projetada compreende a programao oficial, com suas palestras, painis e mesas-redondas, nas quais a comunicao e a interlocuo so previamente definidas em seu ritmo, durao e funcionamento. As falas tm tempo determinado e a participao da platia organizada por um sistema de perguntas selecionadas por um moderador. assim que funciona, em termos gerais, grande parte dos eventos desse tipo. Contudo, nos intervalos da programao e nos momentos ociosos, no h, por parte dos organizadores, qualquer controle sobre os processos de comunicao e interlocuo que ali ocorrem. Tais processos emergem de forma transbordante, irregular e multifacetada. A estrutura emergente da rede em ao toma o lugar da estrutura projetada. Durante esses momentos, dezenas, centenas de situaes de conversao acontecem simultaneamente, mobilizando atores os mais variados e estabelecendo uma mirade de conexes de tipos diferentes. Da nascem, de maneira insuspeitada, parcerias, contratos de trabalho, empreendimentos, novos eventos, relacionamentos amorosos, redes. muito significativo que os momentos informais de interlocuo sejam considerados espao de networking e sejam muitas vezes mais apreciados do que os espaos de troca de idias formal dos auditrios de congresso. Entre os muitos ensinamentos proporcionados pelos eventos presenciais, um particularmente relevante para a animao das redes: o desencadeamento e a multiplicao das interaes laterais. Interaes laterais so aquelas, prprias das dinmicas da conectividade, em que dois ns da rede estabelecem uma relao particular entre si. So interaes laterais, porque horizontais. Essa imagem se contrape, para melhor entendimento, s interaes verticais que se manifestam nas estruturas hierrquicas. Embora no mbito da rede, tais interaes guardam caractersticas prprias e se regem por um contrato que lhes peculiar. Elas se auto-regulam. Apesar de participarem da rede e de terem nascido nela, possuem "vida prpria". Contudo, so fruto da rede, resultado concreto de uma dinmica de redes que estimulou e deu condies para o seu surgimento. Como j afirmamos, a rede como padro de organizao no est orientada somente para a promoo da ao coletiva coordenada, realizada pela rede como se fora uma totalidade orgnica, uma entidade. Antes e de forma mais acentuada, a rede uma dinmica de organizao que desencadeia processos imprevisveis e difusos de criao. As interaes laterais, dessa forma, so exemplos de fenmenos criativos no interior da rede. Devem ser consideradas, amplamente e de forma sistemtica, resultados efetivos da rede e no somente aqueles derivados da ao concertada. Se a rede, "como um todo", realiza, por exemplo, aes de articulao poltica, faz eventos e presta servios, ela tambm produz outra coisa, menos tangvel, mas que igualmente deve ser contabilizada como resultado, que so as interaes laterais e seus produtos.
75

r e d e s

Animao

comunicao:

papel

da

conversao

na

rede

A proposta aqui fica mais clara. Os produtos resultantes das interaes laterais (ou multilaterais) so produtos da rede, efeitos positivos provocados pela dinmica criativa da conectividade. , portanto, tarefa da animao estimular a ocorrncia de uma infinidade de interaes laterais (ou seja, relaes) entre os ns participantes da rede. Em termos prticos, isso significa ficar de olho nas oportunidades de interao e parceria produtiva entre os participantes, tentando identificar as afinidades, as correspondncias e complementaridades existentes entre um n e outro, de modo a fomentar laos mais efetivos. O conceito de densidade adquire, nesse sentido, um cunho prtico: revela a potencialidade de interaes no mbito da rede, cada uma delas capaz de produzir valor, novidade, desdobramentos, projetos e vida. Que por sua vez, inseridas tambm na dinmica de rede, podem produzir novas interaes capazes da mesma produo. Ora, esse processo indutor de inveno e criao, que aposta firmemente na potncia de ordem nova presente no imprevisvel e que se permite o exerccio de fomentar a multiplicidade, definitivamente a face mais eloqente da rede. Fazer animao pelo fomento s interaes laterais investir na capacidade essencial da rede: criar possibilidades novas. O que ir acontecer foge ao nosso controle. Depois disso, como afirma Capra, numa bela passagem de "A Teia da Vida", "a trajetria do sistema se esquiva de ns."37
Densidade: a trama das conexes (pg. 19)

34 Capra, As Conexes Ocultas, p 123. 35 por isso que certo dizer que toda rede , no mnimo, uma rede de informao. 36 Capra, "As Conexes Ocultas", p. 127. 37 Capra, "A Teia da Vida", p. 151.

76

Anexos - documentos e histrias

Carta de Princpios da Articulao do Semi-rido A REBEA: breve relato da experincia (e de uma dinmica invisvel) A Rede Paulista de EA: descentralizao e nfase nas situaes de presena Rede Feminista de Sade: um caso institucional 84
77

78 79 82

r e d e s

Anexos

documentos

histria

Carta de Princpios da Articulao do Semi-rido


1. A Articulao no Semi-rido ASA o espao de articulao poltica regional da sociedade civil organizada, no semi-rido brasileiro; 2. So membros ou parceiros da ASA todas as entidades ou organizaes da sociedade civil que aderem "Declarao do Semi-rido" (Recife 1999) e presente Carta de Princpios; 3. A ASA apartidria e sem personalidade jurdica, e rege-se por mandato prprio; respeita totalmente a individualidade e identidade de seus membros e estimula o fortalecimento ou surgimento de outras redes de nvel estadual, local ou temtico, adotando o princpio de liderana compartilhada; 4. A ASA se fundamenta no compromisso com as necessidades, potencialidades e interesses das populaes locais, em especial os agricultores e agricultoras familiares, baseado em: a) conservao, uso sustentvel e recomposio ambiental dos recursos naturais do semi-rido; b) quebra do monoplio de acesso terra, gua e outros meios de produo de forma que esses elementos, juntos, promovam o desenvolvimento humano sustentvel do semi-rido; 5. A ASA busca contribuir para a implementao de aes integradas para o semi-rido, fortalecendo inseres de natureza poltica, tcnica e organizacional, demandadas das entidades que atuam nos nveis locais; apoia a difuso de mtodos, tcnicas e procedimentos que contribuam para a convivncia com o semi-rido; 6. A ASA se prope a sensibilizar a sociedade civil, os formadores de opinio e os decisores polticos para uma ao articulada em prol do desenvolvimento sustentvel, dando visibilidade s potencialidades do semi-rido; 7. A ASA busca contribuir para a formulao de polticas estruturadoras para o desenvolvimento do semi-rido, bem como monitorar a execuo das polticas pblicas; 8. A ASA se prope a influenciar os processos decisrios das COPs Conferncias das Partes da Conveno de Combate Desertificao, das Naes Unidas, para fortalecer a implementao das propostas da sociedade civil para o semi-rido, e busca articular-se aos outros Fruns Internacionais de luta contra desertificao. Igarass (PE), 15 de fevereiro de 2000. Site: www.asabrasil.org.br
78

r e d e s

Anexos

documentos

histria

A REBEA: breve relato da experincia (e de uma dinmica invisvel)


A experincia da Rede Brasileira de Educao Ambiental - REBEA bastante elucidativa quanto natureza dinmica da articulao e da manuteno das redes operativas no Brasil. Pode servir como caso emblemtico dos desafios organizacionais das redes, bem como servir de referncia para a anlise dos processos de participao, colaborao, gesto compartilhada e co-deciso em rede. O breve relato que faremos aqui sobre a REBEA ilustrar tambm uma propriedade da dinmica de redes j discutida no Captulo 3: a tenso entre as estruturas emergentes e as estruturas projetadas. A histria da REBEA pode ser contada pelo vis da estrutura projetada: a sua histria oficial. Um outro processo, subterrneo e invisvel, contudo, ser entrevisto nos pargrafos seguintes: as dinmicas de relacionamento que condicionaram a forma projetada. Dessa combinao de vieses histricos resultar uma viso breve, panormica, de duas dimenses da rede presentes no caso REBEA: a estrutura-rede, sujeito institucional e poltico, e a dinmica-rede, fluida e impermanente, produtora de oportunidades de inveno. A REBEA nasce no incio dos anos 90, a partir de um cenrio de articulao entre ONGs, universidades e rgos governamentais, reunidos em torno da realizao dos Fruns de Educao Ambiental, eventos de integrao e intercmbio de experincias de educadores ambientais do Estado de So Paulo. O primeiro Frum aconteceu em 1989; o segundo, ocorreu em 1991; e o terceiro, em 1994. Mas em funo das articulaes visando aes conjuntas durante a RIO 92 que surge, com mais consistncia, o projeto de uma "organizao entre real e virtual (...) que permitisse um vnculo constante entre as inmeras experincias de educao ambiental". A partir da, "junto a vrios encontros de ambientalistas e de educao ambiental realizados, ocorreram reunies da Rede Brasileira que detalharam estratgias para sua viabilizao, princpios para a atuao em rede e a formatao de uma coordenao nacional". O pice do que podemos chamar de fase inicial da REBEA deu-se em agosto de 1997, com a realizao do IV Frum Brasileiro de Educao Ambiental, em Guarapari (ES), quando foi realizado o I Encontro da Rede Brasileira de Educao Ambiental. O ano de 1997, quando tambm se realizou a Conferncia Nacional de Educao Ambiental, promovida pelo Ministrio do Meio Ambiente, foi um divisor de guas na histria da Rede. At ento, a articulao fortalecida pelos encontros presenciais de grande porte era uma; depois disso, passou a ser outra, diferente, "desorganizada", a ponto de praticamente ter sumido de circulao at 2000. Neste ano, um encontro no Rio de Janeiro reconectou os atores envolvidos e promoveu a incorporao REBEA, agora de uma maneira orgnica e deliberada, das vrias redes estaduais de educao ambiental que haviam surgido no perodo. O projeto da Rede foi repensado e novas estratgias de
79

r e d e s

Anexos

documentos

histria

atuao foram desenhadas at culminar, em 2002, no financiamento da REBEA pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente - FNMA, o que garantiu a criao de um stio na Internet e o funcionamento, de modo sistemtico, de sua secretaria executiva. A REBEA est organizada numa estrutura que contm uma "facilitao nacional", elos regionais e um conjunto de "entidades gestoras" responsveis pelo projeto financiado pelo FNMA. Essa estrutura muito parecida com o organograma elaborado na fase inicial da Rede nos anos 90, tendo sofrido apenas algumas adaptaes. No incio, a facilitao nacional era composta por sete entidades, das quais uma era escolhida como secretaria executiva da Rede. As ONGs Inesc (DF), Associao Roda Viva (RJ) e Bioconexo (MT) sediaram a secretaria executiva da REBEA, papel que formalmente cumprido, na atualidade, pelo Instituto Ecoar (SP). Hoje, a facilitao composta por um grande nmero de pessoas e so elos toda uma srie de redes regionais e locais de educao ambiental. Uma teia invisvel sob a rede O ltimo grande evento realizado pela REBEA foi o IV Frum de Educao Ambiental, em Guarapari, em 1997. Contou com cerca de dois mil participantes de todo o Brasil, 140 trabalhos apresentados e um livro impresso. Depois disso, a REBEA jamais conseguiu dar continuidade ao projeto dos Fruns. O quinto evento da srie foi marcado e desmarcado diversas vezes ao longo dos anos e, at esta data, parece ter-se constitudo num dos principais desafios crnicos da Rede. O ano de 1997 tambm foi marcado pelo incio de um processo curioso de transformao do fenmeno organizacional da Rede: o auge, representado pelo IV Frum, foi o comeo de um processo de aparente desagregao da organizao at ento efervescente. nesse perodo de desagregao que, talvez, segundo uma perspectiva que enfatiza as dinmicas invisveis muito mais do que as estruturas projetadas, a Rede tenha se tornado mais viosa e produtiva. O "esgaramento" do sujeito organizacional da REBEA, representado pelo organograma de entidades facilitadoras nacionais, a partir de 1997, acompanhado no tempo pelo surgimento de uma srie de projetos de redes estaduais e regionais de educao ambiental, ora criados em funo das articulaes presenciais ocorridas no IV Frum, ora nascidos no tambm efervescente cenrio da Conferncia Nacional, ou ainda deflagrados em outros momentos, porm sob os auspcios de tais interconexes. Em suma, a rede nacional parece sumir de cena justamente no momento do aparecimento das redes regionais, num fenmeno de clara substituio da organizao projetada que se constitua e que se assumia como uma organizao nacional por uma dinmica emergente de diversificao das formas do movimento, agora descentralizado de fato, espalhado pelo territrio e com unidades de configurao e funcionamento autnomos.
80

r e d e s

Anexos

documentos

histria

Surgem assim ou consolidam-se como experincias de articulao de educadores ambientais a Rede Mineira de Educao Ambiental - RMEA, a Rede de Educao Ambiental da Paraba REA-PB, a Rede Matogrossense de Educao Ambiental REMTEA, a Rede Paulista de Educao Ambiental REPEA e a Rede de Educao Ambiental da Bacia do Rio Itaja REABRI, que conformam a malha de sustentao da REBEA atual. somente no encontro intitulado "Cultura de Redes e Educao Ambiental", em setembro de 2000, que a estrutura projetada (a REBEA nacional) e a estrutura emergente (as vrias redes estaduais) se recombinam para dar lugar ao atual desenho da REBEA. O organograma da Rede incorpora, a partir desse momento, as redes estaduais como "elos". O momento tambm, de certa forma, redefine as atribuies da REBEA, que se dedicaria a partir de ento a apoiar as redes estaduais e a estimular o surgimento de novas articulaes em nvel regional. O evento de 2000 resultou tambm na criao de grupos de trabalho para a elaborao de um novo projeto operacional para a Rede. O processo iniciado ali responsvel pelo desenho atual da REBEA e pela nova "conscincia de si" experimentada e assumida. A teia invsivel sob a REBEA do organograma pode ser entrevista ainda em outros momentos da histria da Rede. As dinmicas de relacionamento produtivo (interaes sem nome e sem institucionalidade) presentes nas origens da articulao, no incio dos anos 90 em So Paulo, so nitidamente identificveis tambm no momento atual da REBEA. Para alm do conjunto de entidades e pessoas relacionadas no site da Rede, mencionadas como facilitadoras, membros, elos ou gestoras, pode-se registrar um nmero muito grande de apoiadores espalhados por uma srie de instituies governamentais, universidades e ONGs. Tais apoiadores no falam em nome da REBEA, no possuem o investimento de funo de tomar decises, negociar e empreender pela Rede, mas a todo momento, deliberada ou inadvertidamente, promovem as aes que materializam a Rede. nessa dinmica no-institucional que a REBEA ancora a sua produo mais fecunda. E em grande medida por meio dessa dinmica inominada que a REBEA realiza a sua misso. Objetivos da REBEA Como informa o site da Rede, a misso da REBEA promover um amplo debate sobre os caminhos da educao ambiental no Brasil, apontando prioridades, mtodos, tcnicas, pblico-alvo e estratgias de fortalecimento da atuao dos educadores ambientais. Dentre os objetivos destacam-se: difundir e implantar o Tratado de Educao Ambiental para Sociedades Sustentveis e Responsabilidade Global; difundir e experienciar a cultura organizacional de rede;
81

r e d e s

Anexos

documentos

histria

propiciar a difuso de informaes relacionadas aos temas presentes no exerccio da Educao Ambiental - EA; potencializar estratgias de atuao conjunta que apontem para uma maior definio do campo de atuao da EA; contribuir para o fortalecimento da atuao dos educadores e educadoras ambientais no pas, atravs do incentivo e apoio comunicao e troca de informaes;

mapear iniciativas de EA, identificando mtodos e tcnicas bem sucedidas; identificar os principais setores (por rea temtica e/ou geogrfica) fomentando o surgimento de redes temticas/geogrficas que funcionariam articuladas a REBEA, dando corpo a ela;

contribuir para uma maior visibilidade e socializao de projetos e experincias da rea de Educao Ambiental; promover os Fruns de Educao Ambiental em nvel nacional, descentralizando aes e propiciando o exerccio presencial da Rede; avaliar e propor polticas pblicas relacionadas Educao Ambiental; apoiar a implantao da Poltica Nacional de Educao Ambiental.

Site: www.rebea.org.br

A Rede Paulista de EA: descentralizao e nfase nas situaes de presena


Assim como a Rede Brasileira, a Rede Paulista de Educao Ambiental REPEA foi gestada a partir de articulaes realizadas em funo da Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento RIO 92 e nos Fruns de Educao Ambiental ocorridos em So Paulo no perodo 1989-1994. Mas foi somente a partir de 1999, tendo como cenrio o I Encontro Estadual de Educao Ambiental, em Santo Andr (SP), que a REPEA passou a funcionar de fato como uma rede operativa. Em cerca de quatro anos, a Rede viveu um processo de rpido e intenso crescimento em funo das estratgias de expanso adotadas. Hoje, a REPEA, tambm financiada pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, , dentre as redes estaduais, a que possui um grau de articulao e operao conjunta mais desenvolvido. So dois os aspectos que parecem ter sido decisivos para a conquista de resultados expressivos em to pouco tempo de existncia efetiva. Primeiro: o projeto desenvolveu-se com base na regionalizao e na descentralizao das aes. Embora a secretaria executiva da Rede esteja localizada numa ONG da capital, a maioria das aes se d em outras regies do Estado. O prprio desenho organizacional da Rede orientado pelo
82

r e d e s

Anexos

documentos

histria

princpio da descentralizao operacional. As unidades de articulao os elos foram divididas segundo o critrio de diviso das bacias hidrogrficas do Estado. Os elos de bacia so redes autnomas e, de modo geral, as aes da REPEA ocorrem em parceria com tais elos. Assim, de modo simultneo, as aes da Rede so as aes do elo e viceversa. O segundo aspecto importante: o projeto da REPEA fundamentado em situaes presenciais. Embora, assim como no caso da Rede Brasileira, a REPEA d considervel ateno para as ferramentas de comunicao distncia (como o seu stio na Internet), sua atuao prioritria acontece durante e por meio de encontros presenciais. Desde 2000, so realizados encontros bimestrais dos facilitadores. A Rede tambm promove reunies plenrias regulares e, em julho de 2003, em Rio Claro, organizou o II Encontro Estadual de Educao Ambiental e o I Encontro Paulista de Centros de Educao Ambiental, evento que contou com a participao de 1.200 pessoas. Os encontros presenciais, quase sempre no interior do Estado, ajudam a mobilizar os atores que fazem educao ambiental em mbito local, fortalecem as redes de bacia e deflagram com isso a dinmica de multiplicao que fez expandir a Rede para alm das expectativas das lideranas do projeto. Em 1999, a REPEA contava com elos em cinco das 20 bacias hidrogrficas paulistas. Em julho de 2003, chegou a atingir 16 bacias com a presena de membros articuladores (isto , com participao ativa na gesto da Rede), um crescimento de 200%. At esta data, a REPEA conta com cerca de 1.300 pessoas e 330 instituies participantes no Estado de So Paulo, alm de 51 pessoas e 24 instituies participantes em outros Estados. A REPEA possui, assim, a caracterstica de um processo de mobilizao de pessoas, e suas aes so marcadas profundamente pela quantidade e diversidade da participao. Esses aspectos so decisivos para a produo de "novas formas emergentes" e para o desenvolvimento de capital social, ainda mais quando se leva em conta o impacto e o poder das dinmicas de interao lateral (essas que no se controla) no mbito da rede. Os resultados acima so indicativos dessa potncia interacional produtiva da REPEA, que, se traduzida na forma de empreendimentos, parcerias, projetos conjuntos e troca de idias (o que um exame minucioso iria certamente identificar), d a exata dimenso da capacidade criativa do padro de organizao que conhecemos como rede. Site: www.repea.org.br

83

r e d e s

Anexos

documentos

histria

Rede Feminista de Sade: um caso institucional


Uma das mais antigas experincias de rede da sociedade civil no Brasil, a Rede Nacional Feminista de Sade e Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (Rede Feminista de Sade), foi criada em 1991 durante um encontro presencial que contou com a participao de 40 organizaes feministas de todo o pas. Hoje, a Rede rene 113 entidades, entre grupos de mulheres, organizaes no-governamentais, ncleos de pesquisa, organizaes sindicais e profissionais e conselhos de direitos da mulher, alm de profissionais de sade e ativistas feministas, que desenvolvem trabalhos polticos e de pesquisa nas reas da sade da mulher e direitos sexuais e reprodutivos. Os objetivos da Rede so o fortalecimento do movimento de mulheres em torno da sade, dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos; o reconhecimento de tais direitos como direitos humanos; o reconhecimento da violncia sexual, racial e domstica como uma violao aos direitos humanos; a defesa da implantao e da implementao de aes integrais de sade da mulher, no mbito do Sistema nico de Sade; e a descriminalizao do aborto. Ao contrrio da maioria das experincias de redes operativas, a Rede Feminista de Sade constituda como uma ONG: possui personalidade jurdica, um estatuto que estabelece normas de funcionamento e critrios de filiao e um regime de funcionamento tpico de entidades de carter participativo, porm com estruturas de deciso centralizada. Um Conselho Diretor eleito em assemblia geral realizada de dois em dois anos num Encontro Nacional da Rede. A secretaria executiva assumida por entidades filiadas Rede em regime de rodzio. H o cargo de secretria executiva, uma pessoa que assume o papel de diretora da Rede. O movimento tambm se organiza por meio de estruturas de deciso estaduais, as regionais, que lembram um pouco o desenho organizacional das federaes. Apesar da configurao demasiadamente institucional para uma rede, a Rede Feminista de Sade agencia dinmicas tpicas de rede por seu carter multifacetado e pelo seu carter de articulao de atores autnomos mobilizados por objetivos comuns. Seu aspecto mais interessante o funcionamento como instncia poltica que atua como interlocutora do movimento junto sociedade e sua ao na prestao de servios, na educao, na comunicao e na produo de conhecimento. Na rea de comunicao, a Rede Feminista de Sade publica uma revista semestral, dossis temticos e cartilhas, alm de veicular dois informativos eletrnicos quinzenais e publicar folhetos nas datas de luta consagradas pelo movimento de sade da mulher. Site: www.redesaude.org.br
84

Referncias bibliogrficas

85

redes

Referncias

bibliogrficas

ABELEM, Aurilia et alii. O impacto social do trabalho das ONGs no Brasil. So Paulo: Abong, 1998. ANDRADE, Carlos Drummond de. Nova Reunio. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1983. BARABSI, Albert-Lszl e BONADEAU, Eric. Redes sem escala. In: Revista Scientific American Brasil, ano 12, n 13, junho de 2003, pgs. 64-72. CAPRA, Fritjof. A teia da vida - Uma nova compreenso cientfica dos sistemas vivos. So Paulo: Cultrix/Amana-Key, 2001. _________. As conexes ocultas - cincia para uma vida sustentvel. So Paulo: Cultrix/ Amana-Key, 2002. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 2000. DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. Mil Plats, volume 2, So Paulo: Editora 34,1998. HONG, Theodore. Desempenho. In: ORAM, Andrew. Peer-to-peer: o poder transformador das redes ponto a ponto. So Paulo: Berkeley Brasil, 2001. KAN, Gene. Gnutella. In: ORAM, Andrew. Peer-to-peer: o poder transformador das redes ponto a ponto. So Paulo: Berkeley Brasil, 2001. LIPNACK, Jessica e STAMPS, Jeffrey. Rede de informaes. So Paulo: Makron Books, 1994. MANCE, Euclides. A revoluo das redes. A colaborao solidria como alternativa pscapitalista globalizao atual. Petrpolis: Vozes, 2000. __________. Redes de colaborao solidria - Aspectos econmico-filosficos: complexidade e libertao. Petrpolis: Vozes, 2002. MARTINHO, Cssio. Algumas palavras sobre rede. In: SILVEIRA, Caio Mrcio Silveira e REIS, Liliane da Costa (orgs). Desenvolvimento local: dinmicas e estratgias, Rio de Janeiro: Rede DLIS, 2001. __________. O projeto das redes - horizontalidade e insubordinao. In: Aminocidos, n 2, Braslia: AED, 2001. __________. A rede como fbrica de possibilidades. In: Aminocidos, n 5, Braslia: AED, 2003. MELUCCI, Alberto. A inveno do presente - Movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrpolis: Vozes, 2001. MINARELLI, Jos Augusto. Networking - Como utilizar a rede de relacionamentos na sua vida e na carreira. So Paulo: Editora Gente, 2001. REDE Feminista de Sade. Rede Sade: quase uma dcada de histria. So Paulo: Rede Feminista de Sade, 2000. SCHERER-WARREN, Ilse. Redes e sociedade civil global. In: HADDAD, Srgio (org.) ONGs e universidades - Desafios para a cooperao na Amrica Latina. So Paulo: Abong; Peirpolis, 2002.

86

redes

Referncias

bibliogrficas

TENRIO, Fernando G. (org.) Gesto de ONGs - principais funes gerenciais. So Paulo: Editora FGV, 2001. VRIOS AUTORES. Cadernos do IV Frum de Educao Ambiental - I Encontro da Rede Brasileira de Educao Ambiental. Associao Projeto Roda Viva, Instituto Ecoar para a Cidadania, Instituto de Estudos Scio-Econmicos-Inesc. Rio de Janeiro: 1997. WATTS, Duncan, DODDS, Peter, e MUHAMAD, Roby. An experimental study of search in global social networks. In: Science, 08 de agosto de 2003, vol. 301, p. 827.

87

Referncias da Internet

88

redes

Referncias

da

internet

Rede Brasileira de Comunicao - www.rbc.org.br Rede Brasileira de Educao Ambiental - www.rebea.org.br Rede Mato-Grossense de Educao Ambiental - REMTEA www.univag.com.br/remtea Rede Mineira de Educao Ambiental - RMEA www.grupos.com.br/grupos/rmea Rede Paulista de Educao Ambiental - REPEA www.repea.org.br Rede Sul Brasileira de Educao Ambiental - REASul www.reasul.univali.br Rede Acreana de Educao Ambiental - ReAcre www.ufac.br Rede Pantanal de Educao Ambiental - Aguap www.redeaguape.org.br Rede de Educao Ambiental do Rio de Janeiro www.grupos.com.br/grupos/redeeducacaoambiental/ Rede de Centros de Educao Ambiental - Rede Ceas www.redeceas.esalq.usp.br/rede.htm Rede DLIS - www.rededlis.org.br Rede de Informaes para o Terceiro Setor - RITS www.rits.org.br Rede Feminista de Sade - www.redesaude.org.br Inter-Redes - www.inter-redes.org.br Small World Project - smallworld.columbia.edu/ Rede Semente Sul - www.sementesul.ufsc.br Rede Sementes do Cerrado - www.sementesdocerrado.bio.br Rede Sementes do Pantanal - www.ead.ufms.br/sementes ASA - www.asabrasil.org.br

89

O WWF-Brasil uma organizao autnoma da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, reconhecida pelo governo como instituio de utilidade pblica. Criado em 1996 e sediado em Braslia, o WWF atua em todo o pas com a misso de contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a proteo da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, para o benefcio dos cidados de hoje e das futuras geraes. O WWF-Brasil tambm membro da maior rede mundial independente de conservao de natureza. A Rede WWF, criada em 1961, formada por organizaes similares e autnomas de mais de 30 pases, tem 5 milhes de afiliados, atua nos cinco continentes e seu secretariado-internacional est sediado na Sua.

90

WWF - Brasil | www.wwf.org.br SHIS EQ QL 06/08 Conjunto E 2 o andar 70620-430 Braslia/DF Brasil fax: (61) 364-7474 panda@wwf.org.br

91

You might also like