You are on page 1of 4

SENSOR DE CORRENTE INDUTIVO BASE DE LIGAS NANOCRISTALINAS

Lira, Jose G. A 1, Macedo, E. C. T 1, Costa, E. G1, Luciano, B. A.1, Freire, R. C. S. 1, Marcelo J. A. Maia2
1

Centro de Engenharia Eltrica e Informtica, Universidade Federal de Campina Grande UFCG, Campina Grande, Brazil, liragutemberg@gmail.com Av. Aprgio Veloso, 882, 58109-970 Paraba (PB), Brasil 2 Companhia Hidreltrica do So Francisco CHESF, Recife, Brasil, mjamaia@chesf.gov.br

Abstract: In this paper the design and application of an inductive magnetic sensor based on nanocrystalline alloys are described. The sensor is adjusted for the measurement and monitoring of currents with intensities from some microamperes to miliamperes. Its functional behavior, performance and a specific application are described. One of the biggest advantages of this current sensor is its noninvasive characteristic that means, no direct contact with the circuit that is being monitored is required. It becomes appropriate for diverse applications where this requirement is necessary. An example of application for this sensor is the metal oxide surge arresters leakage current monitoring. Keywords: Current Sensor, Nanocrystalline Magnetic Permeability, ZnO Surge Arresters. 1. INTRODUO As ligas nanocristalinas ferromagnticas so, em geral, materiais magneticamente moles, ou seja, possuem alta permeabilidade , baixa coercividade HC e pequena perda por histerese, quando comparadas com outras ligas ferromagnticas convencionais. Esse tipo de material constitudo de uma estrutura fsica de nanocristais com dimetros de aproximadamente 10 nanmetros, alm de possurem uma permeabilidade magntica constante sobre uma larga escala de amplitude do campo aplicado. Outra vantagem deste material possuir induo de saturao superior quando comparada s ligas magneticamente moles convencionais, permitindo uma reduo significativa das dimenses do ncleo [1]. Apesar de serem materiais ferromagnticos que possuem alta permeabilidade magntica, deve-se tomar algumas precaues em sua utilizao, sobretudo quanto ao ponto de operao que este se encontra sobre a curva de histerese B x H, a fim de evitar problemas de no linearidade. Outro aspecto relevante que alm dos elevados valores da permeabilidade magntica, a resistividade eltrica destas ligas varia muito pouco com a temperatura. A alta permeabilidade magntica dessas ligas facilita o processo de magnetizao do ncleo, exigindo um valor relativamente pequeno de corrente de excitao do enrolamento primrio de um circuito magneticamente acoplado, fazendo com que seu uso em ncleos de
VIII Semetro. Joo Pessoa, PB, Brazil, June 17 19, 2009

transformadores de corrente para fins de medio tenda a diminuir os erros na relao de tenso e de fase, quando comparada com materiais ferromagnticos utilizados nos ncleos dos transformadores de corrente tradicionalmente comercializados [2]. Na figura 1 destaca-se a regio de operao exigida para que se obtenha uma relao linear entre a corrente de entrada I e a tenso de sada V a partir de um conversor corrente-tenso.

Alloys,

Fig. 1. Regio linear da curva de magnetizao.

Exemplificando uma das aplicaes para este tipo de sensor de corrente, pode-se citar o monitoramento de alguns equipamentos utilizados em sistemas eltricos de potncia, como por exemplo os pra-raios de xido de zinco (ZnO), que mesmo em bom estado e funcionando em regime permanente apresentam uma corrente de fuga praticamente constante, de valor desprezvel. Qualquer modificao que possa vir a ocorrer neste estado de operao contnua, seja uma sobretenso no sistema eltrico, seja uma falha no pra-raios resulta no aumento da corrente de fuga do equipamento, e conseqentemente, no aumento de temperatura ao longo da coluna de varistores que compem este equipamento. A monitorao contnua da intensidade fuga pode indicar falha permanente momentneas do pra-raios, enquanto que a componentes harmnicas indica o grau de da corrente de ou atuaes anlise de suas degradao do

equipamento ou algumas falhas, como por exemplo, a entrada de umidade no mesmo. Uma das maneiras mais eficiente de se verificar as condies de degradao de um pra-raios de ZnO monitorar a componente resistiva da corrente de fuga pois os efeitos da degradao so evidenciados na componente resistiva e primordialmente na sua componente harmnica de terceira ordem [3], [4], [5]. No caso da corrente de fuga do pra-raios de xido de zinco provocada pela tenso normal de operao, deve-se destacar o grau de linearidade, sensibilidade e resoluo exigido para o sensor, uma vez que a medio exata da corrente baseada nestes parmetros [6], [7]. Neste sentido, foi desenvolvido um sensor indutivo com ncleo toroidal de alta permeabilidade magntica , que atende essas especificaes. 2. DESCRIO FUNCIONAL O princpio fundamental do sensor de corrente magntico desenvolvido para a medio da corrente de fuga no pra-raios de xido de zinco baseia-se na obteno de uma tenso que seja diretamente proporcional intensidade da corrente que se deseja medir. Para tal, faz-se a captao da intensidade do campo magntico H gerado pela corrente de fuga IT em torno do fio que o conecta terra e em seguida com o devido condicionamento e processamento do sinal extrai-se a informao de interesse. A Fig. 2 ilustra a aplicao do sensor em um sistema eltrico de potncia.

No diagrama funcional mostrado na Fig. 4 ilustrado o processo utilizado na converso do valor da intensidade da corrente de fuga em uma tenso proporcional equivalente. Nesta figura possvel observar que a corrente de fuga total IT que circula pelo pra-raios induz no ncleo toroidal em volta do fio terra uma tenso proporcional ao fluxo gerado em seu ncleo. Considerando-se que a tenso induzida (Lei de Faraday) proporcional derivada da corrente IT, dessa maneira, faz-se necessrio o uso de um bloco integrador. A parte fsica do circuito composta de uma bobina sensora de alta sensibilidade, seguida por um amplificador diferencial e um integrador.

Fig. 4. Diagrama esquemtico do conversor sensor-corrente.

Assim, quanto maior o valor da permeabilidade magntica do material do ncleo toroidal maior a intensidade da tenso V do sinal na sada do circuito do sensor. A Lei de Ampre estabelece que a integral de linha de H em qualquer percurso fechado exatamente igual corrente enlaada pelo percurso conforme a equao (1).

r r H d l = H 2 r = I T

(1)

Fig. 2. Exemplo de aplicao do sensor proposto.

Para a captao do fluxo magntico gerado em torno do ncleo conforme Fig. 3 optou-se por usar um material magneticamente mole de alta permeabilidade magntica e formato geomtrico de um toride visando o confinamento do fluxo em um circuito magntico fechado.

A equaes (2) e (3) mostram que a tenso VS proporcional a derivada do fluxo magntico e, consequentemente, a derivada da corrente IT surgindo a necessidade do integrador mostrado na Fig. 4, onde A representa a rea transversal do ncleo e a permeabilidade magntica do material do ncleo.

VS = N 2

d dt

(2)

d dB dH =A = A dt dt dt
Aplicando-se a Lei de Ampre,

(3)

H=

N1 I T l

(4)

Derivando a expresso (4), obtm-se a equao (5);

dH N1 dIT = dt l dt
Fig. 3 Principio de captura da intensidade de campo magntico.
VIII Semetro. Joo Pessoa, PB, Brazil, June 17 19, 2009

(5)

Substituindo-se a equao (5) em (3) obtm-se a expresso (6) que mostra a dependncia do fluxo magntico com a corrente.

N dI d = A 1 T dt l dt

(6)

Dessa maneira, tem-se a demonstrao matemtica de como obter-se uma tenso VS proporcional a corrente de fuga IT proveniente de um pra-raios de ZnO. 3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS Na construo de um medidor de corrente de fuga para pra-raios de xido de zinco utilizou-se um ncleo toroidal, com material magntico baseada em ligas nanocristlinas. O ncleo foi submetido a uma corrente de magnetizao no primrio variando de 100A a 10mA. A configurao de montagem experimental realizada em laboratrio exemplificada conforme a Fig. 5. Visando uma verificao comparativa entre a forma de onda da corrente obtida a partir da utilizao do sensor de corrente proposto e a obtida a partir da medio direta da corrente sobre uma resistncia R, realizou-se a aquisio simultaneamente dos sinais com a utilizao de dois canais de um osciloscpio.
Fig. 6 Resultado obtido aps aplicao de onda triangular.

Para verificar-se a resposta do sensor em relao rpidas transies mantendo-se a sensibilidade e a linearidade desejada, foi aplicado ao ncleo um sinal de corrente de magnetizao do tipo Sinc(t), o resultado obtido ilustrados nas Fig. 7.

Fig. 7 Resultado obtido aps aplicao de onda tipo Sinc(t).

Em todos os procedimentos experimentais, os valores obtidos nas medies utilizando o sensor de corrente indutivo mostraram-se compatveis com os medidos sobre o resistor. Aps a verificao do funcionamento do sensor de corrente proposto com a utilizao de sinais conhecidos em laboratrio, buscou-se avaliar o desempenho do sensor de correntes para a medio da corrente de fuga em pra-raios de ZnO em operao, no sistema CHESF. Assim, alguns testes experimentais foram realizados utilizando a configurao apresentada na Fig. 8.

Fig. 5 Configurao da montagem experimental.

Uma onda triangular com freqncia fundamental de 60 Hz, foi conectada no ponto V do esquema apresentado na Fig. 5, esse valor foi escolhido por tratar-se da freqncia de operao do pra-raios. Esta forma de onda foi aplicada visando dois objetivos: inicialmente observar o correspondente grau de linearidade da medio para uma variao linearmente crescente e decrescente da corrente e segundo verificar a resposta do sensor ao contedo de harmnicos deste sinal. Pode verificar-se resultado obtido com o auxilio da Fig. 6. Nas figuras 6 e 7 o sinal superior representam a tenso capturada sobre o resistor R e o sinal inferior representa a tenso na sada do conversor corrente-tenso proposto.

Fig. 8 Configurao do sistema de medio.

VIII Semetro. Joo Pessoa, PB, Brazil, June 17 19, 2009

Na Fig. 8, tem-se que Vi representa a tenso aplicada ao pra-raios, IT representa a corrente de fuga que circula no pra-raios, quando este se encontra energizado e Vs representa um sinal de tenso na sada do sensor de corrente que proporcional a corrente de fuga que circula no praraios. No caso da medio de corrente de fuga dos pra-raios de ZnO, um sensor com alto grau de sensitividade e resoluo necessrio para se obter resultados precisos. A instalao do sensor de corrente em uma subestao de alta tenso exemplificada com o auxilio da Fig. 9.

4. CONCLUSO Neste trabalho, apresentou-se uma aplicao para o uso de ncleos magnticos baseados em ligas nanocristalinas, a aplicao consiste no desenvolvimento de sensores de corrente para sinais, de pequenas intensidades na ordem de microamperes variando at miliamperes. O sensor desenvolvido atendeu as expectativas propostas no que se refere a sua concepo e implementao obtendo ao seu final os resultados estimados. Durante a execuo deste trabalho o sensor de corrente foi submetido a vrios testes para verificao da sua confiabilidade e repetibilidade. Resultados obtidos do sensor desenvolvido apresentaram boa linearidade e sensitividade quando utilizado na medio de corrente de fuga de praraios de ZnO. Embora a pesquisa tenha sido desenvolvida com ncleos de diversas composies magnticas nanocristalinas, neste trabalho destaca-se apenas alguns resultados considerados de aspectos mais relevantes. AGRADECIMENTOS O presente trabalho foi realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnolgico CNPq Brasil, e adicionalmente ao Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento CT-I-92.2007.8690.00 intitulado: Pra-Raios a ZnO: Monitoramento remoto e ferramenta de apoio ao diagnstico de falhas. Tambm Hitachi Metals Ltd. (Japo), Magnetec GmbH (Alemanha) e a Mecagis (Frana) pela doao dos ncleos de ligas nanocristalinas. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
[1] Lira, J. G. Assis, Luciano, B. A., Freire, R. C. S., Castro, W. B. Ligas amorfas e ligas nanocristalinas: aplicaes em dispositivos eletroeletrnicos. Revista Eletricidade Moderna, Ano XXXIII, Num. 375, pg. 154-161, Junho, 2005. Benedito A. Luciano, Raimundo C. S. Freire, Jos Gutembergue A. Lira, Glauco Fontgalland, e Walman B. de Castro. Transformador de Corrente com Ncleo Toroidal de Liga Nanocristalina: Estudo analtico e computacional IEEE IM2005, 6 Encuentro de Potencia, Instrumentacin y Medidas, Uruguai, 2005. Gupta, T. K., Aplication of zinc oxide surge varistors, J. Am. Ceram. Soc.,vol. 73, n.7, p.1817-1840, 1990. Costa, E. G., Anlise do desempenho de pra-raios de xido de zinco,Universidade Federal da Paraba, Tese de Doutorado, 1999. Souza, R. T., Medio e anlise harmnica da corrente de fuga resistiva em varistores de ZnO Universidade Federal de Campina Grande, Mestrado, 2004. Lundquist, J. New Method for measurement of the resistive leakage currents of metal-oxide surge arresters in service, IEEE Transacions on Power Delivery, Vol. 5, No. 4, November 1990. Jos G.A. Lira, Euler C.T. Macedo, Edson G. Costa, Raimundo C. S. Freire, Benedito A. Luciano. ZnO Surge Arresters Diagnosis Using Microcontroller Instrumentation and Measurement Technology Conference IMTC 2007, Warsaw, Poland, May 1-3, 2007.

Sensor de Corrente A medio realizada da corrente de fuga em um pararaios de ZnO, quando o pra-raios encontrava-se submetido a uma tenso de 230kV.

[2]

[3] [4]

[5] Fig 9 - Corrente de Fuga de um pra-raios de ZnO.

[6]

O sensor de corrente utiliza a relao de transformao de que para cada 1mA que atravessa o ncleo toroidal, obtmse na sada do circuito 1 V. Pode-se verificar a partir da Fig. 10, uma tenso de 1,11V RMS. Esse sinal de tenso pode se utilizado como sinal de entrada de processadores digitais de sinais para um posterior processamento. Baseado na relao citada anteriormente, pode-se afirmar que uma corrente de 1,11mA circula no pra-raios no momento da medio.
VIII Semetro. Joo Pessoa, PB, Brazil, June 17 19, 2009

[7]

You might also like