You are on page 1of 2

LEITURA: Joo, 1,35-42 Naquele tempo, Joo estava de novo com dois de seus discpulos e, vendo Jesus passar,

disse: Eis o Cordeiro de Deus! Ouvindo essas palavras, os dois discpulos seguiram Jesus. Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: O que estais procurando? Eles disseram: Rabi (Mestre), onde moras? Jesus respondeu: Vinde vede!. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. Andr, irmo de Simo Pedro, era um dos dois que ouviram a palavra de Joo e seguiram Jesus. Ele foi encontrar primeiro seu irmo Simo e lhe disse: Encontramos o Messias. Ento Andr conduziu Simo a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: Tu s Simo, filho de Jonas; tu sers chamado Cefas (Pedro) REFLEXO: Jesus o Cordeiro de Deus, diz Joo a seus seguidores. Mas para descobrir essa verdade, preciso um passo mais radical: Vinde e vede!. Entrar na Casa de Jesus e deixar que ele entre em sua prpria morada: esse o caminho para se experimentar o Sagrado. DINMICA: Com a vida nas costas, mas indo pra onde?

A imagem: Observe-a: o que est acontecendo? Que sentimentos a imagem provoca em voc? O(a) jovem: De onde vem? Para onde vai? Imagine por que vai assim: o que faz, o que est sentindo, o que pensa. O que gostaria de dizer? Ele e eu: Eu me pareo com ele(a)? Est com a lngua de fora: no que mais me concentro agora? Vai subindo, e com garra: para onde estou dirigindo meu esforo? A escada: Parece sem comeo e sem fim. Onde estou agora? Para onde vou? O que pode ser essa escada(vida, estudos, trabalho, amizades, Deus)? Tente imaginar para onde est olhando.

A mochila: Leva s o necessrio para o caminho? O que est dentro da minha mochila? Do que necessito? O que posso retirar? H algo intil? O que, por exemplo? O que voc no deixaria de fora da sua mochila? A rgua: V-se apenas a ponta. Qual a rgua pela qual meo minha vida? reta e rgida: de que rigidez deveria me livrar? Que situaes deveriam endireitar minha vida? TEXTO: H vrias vises da religio hoje. Para quem acha que a religio moral, que a falta do Sagrado traz todo tipo de desgraa, basta ver o que j foi feito em nome de Deus. Mas verdade que coisas terrveis tambm aconteceram em nome da cincia e da liberdade. Alis, essa liberdade tem dado grande trabalho. Dizer que se tem respeito, mas no tolera nem dialoga, um passo para o isolamento e a indiferena. Um dos sentidos do termo religio religar: ligar no s os iguais, mas tambm os diferentes, os que no pensam nem acreditam como voc. Temos que reconhecer que quando falamos de religio temos diferentes formas de expresso, jeitos distintos de rezar, celebrar, falar do Sagrado. Portanto, h uma realidade que podemos chamar de Sagrado, que seria o oposto de Profano. Ajudando assim, a criar um significado para isso. Por exemplo, se podemos rezar e proferir a f em qualquer lugar, por que vamos s igrejas? Ns precisamos limitar nosso espao Sagrado. Na igreja, o espao me remete aos elementos da minha f, como a cruz, a gua benta, o santssimo, que me permitem o encontro com o Sagrado. Ao fazer isso, tambm dou sentido ao profano, onde vivo a maior parte do tempo. O Sagrado nos ajuda a reconhecer nossa identidade. No estamos jogados no universo, mas participamos da sua construo, de seu sentido. Reconhecemos que, apesar dos avanos da razo humana, no somos maiores que o mundo. Deus nos colocou na realidade profana na qual devemos crescer e fazer crescer o mundo. Mas seu esprito continua pairando no universo e o jeito humano de encontr-lo em lugares, tempos, objetos e modos de ser e agir na nossa realidade. BATE-PAPO: Existem pessoas Sagradas para voc? Quem? O que pensa quando est em sua presena ou quando pensa nelas? Quais valores so sagrados para voc? Quais valem pena defender? Como relacionar esses valores com o Sagrado? Como voc e seu grupo procuram manter o relacionamento com o sagrado, com Deus e Jesus Cristo? Os jovens hoje esto caminhando em direo ao Sagrado? UM POUCO MAIS: Entrevistar outros jovens (pelo menos um), para saber que relao eles mantm com o Sagrado. Iremos partilhar o resultado da atividade prximo encontro.

You might also like