You are on page 1of 36

CESPE - Prova Polcia Civil da Paraba Perito Qumico Legal - 2009 Questes relacionadas a PF apenas.

. Quando as questes versarem sobre tema no pertinente a prova para Perito isto ser comentado.

Letra D No texto ficam claras as ideias apontadas em D a transitoriedade das identidades e a integrao entre identidades e quadro scio-poltico.

Letra E Em I h erro de concordncia verbal, pois o verbo colocar aps sujeito composto deveria ficar no plural. J em II o erro de concordncia nominal, pois globais deveria estar no singular, concordando com transformao. III e IV corretas.

Letra B A ideia de concesso mantida com o uso de ainda que.

Letra D Somente D est de acordo com o texto apresentado.

Letra C Uma na linha 2 poderia ser suprimida sem erro gramatical, causando apenas um pouco de indeterminao. A insero da preposio de sugerida em B somente explicitaria sua presena na expresso. C traz uma sugesto errada, pois no se pode colocar uma depois de da, pois seria repetir duas vezes o artigo feminino. A supresso proposta em D gramaticalmente correta, bem como o deslocamento proposto em E.

Letra E E est correta. O restante est todo errado: A ( concorda com o predicado nominal a imposio), B (no se poderia usar o qual, pois a expresso retomada feminina), C (a preposio de meio, instrumento, agente) e D (o verbo est no singular concordando com o poder simblico, como vermos pelo contexto da frase).

Letra D III apresenta alguns erros: a expresso a muito (o correto h muito), a falta de uma vrgula aps ramos (ou a sobra de vrgula aps alguma) e a falta da crase em as questes....

Letra E A expresso genealogia cruel retoma nascimento violento (linha 11) e no a expresso sugerida em E. O restante est certo.

Letra E Deve haver a crase sempre que ocorrer a juno da preposio a e do artigo a. o caso apenas em E, caso onde a expresso original raa seria substituda por a raa.

Letra E A deixaria o texto absurdo. B incorreta, pois a frase seguinte no uma explicao da anterior, permitindo os dois-pontos. C incorreta, pois faltaria substituir tambm a outra vrgula. Por fim, D falha pois caso a substituio fosse feita seria necessrio mudar outra vrgula em ponto-e-vrgula.

Letra B A crise foi fruto de uma bolha no setor financeiro americano, bolha esta que foi resultado de anos de irracionalidade na concesso de crdito e na falta de regulao e uso de derivativos e crditos heterodoxos, que se mostraram desastrosos no final.

Letra A O texto afirma claramente que as exportaes para o NAFTA caram 10,2%.

Letra C C incorreta, pois o mercado financeiro brasileiro foi atingido pela crise, embora no tanto quanto em outras localidades, e a cotao do dlar vem oscilando grandemente nos ltimos meses.

Letra E A incorreta, pois Correa est longe de ser apoiado pelos EUA. B tambm incorreta, pois o Brasil tem sido saco de pancada dos vizinhos casos anteriores ocorreram com a Petrobrs. Tudo isso por conta da desastrada poltica terceiro-mundista do Itamaraty, capitaneado por Amorim. D deveria estar correta, mas no foi o que ocorreu. E correta, e traz a turminha populista/bolivariana da Amrica do Sul listada.

Letra D Os principais problemas da Colmbia so as drogas e as FARC.

Letra B Shtml apenas indica que a pgina est num padro html que permite algumas facilidades na incluso de arquivos, no tendo nada a ver com segurana. B correta. O boto mostrado em C serve para abrir encaminhamento de email (formatar para carta piada... rsrs). D mostra o boto do catlogo de endereos. E incorreta, pois o boto mostrado serve para ver o Histrico de pginas acessadas. O boto para atualizar .

Letra D A est errada (WWWD no mximo um acrnimo para algo do tipo O que Washington faria). B tambm incorreta HTTPS uma implementao mais segura do http, usado para transaes mais seguras na web. C incorreta, pois a compactao no obrigatria para disponibilizar dados na internet. D est correta por isso os arquivos .mp3 so menores que os arquivos .wav, por exemplo. E errada no existe tal exigncia.

Letra E Assinatura do vrus? Antivrus suficiente? Desconsidere estas informaes em E e o restante est correto.

Letra C A traz informaes erradas o backup mais para proteo contra perda de hardware do que contra vrus e no h necessidade de hardwares e softwares especficos para realizao de backup. A velocidade de processamento depende da memria RAM e no da ROM, logo B incorreta. C correta. D errada, pois multimdia termo usado para hardware e no software. E incorreta, pois o duo referncia ao ncleo duplo da memria, no a memria dupla.

Letra A A est certa. B incorreta, s pegando os desatentos ou os analfabetos em informtica. ZIP compactao e no criptografia, e a informao em C adequada alm disso. D incorreta, pois h procedimentos mais adequados para tanto. E tambm falsa, pois os programas citados so instalados a parte do SO.

Na parte de conhecimentos especfico responderemos as questes de Direito relevantes para o concurso de PCF, as de Qumica e tambm as relacionadas a percia, com a ressalva que esto sendo estas ltimas respondidas por curiosidade, j que no caem no concurso.

Letra B A est errada a providncia deve ser tomada independentemente de requerimento das partes (Art. 234 do CPP). B correta. C incorreta, pois neste caso as cartas so permitidas (Pargrafo nico do Art. 232). D falsa, pois a traduo s feita se necessrio Art. 236 do CPP). E tambm incorreta, pois a entrega feita mediante requerimento e no de ofcio (Art. 238).

Letra C C est certa. A falsa (ningum pode ser obrigado a produzir provas contra si mesmo), tambm o sendo B (a reproduo simulada pode ser feita por pedido da autoridade policial, e at mesmo pela defesa no processo), D (o juiz pode determinar no curso da instruo a reproduo simulada, Art. 156, II do CPP) e E (a reproduo simulada no pode atentar contra a moralidade e a ordem pblica Art. 7 do CPP).

Letra A A no deve constar no laudo, pois envolve questes subjetivas de dolo ou culpa, que fogem a anlise pericial.

Letra C O laudo deve ser minucioso (Art. 160 do CPP) e alm disso, pode ser questionado no caso de inobservncia de formalidades, ou no caso de omisses, obscuridades ou contradies (Artigo 181, CPP).

Letra E O dimetro descrito em E o calibre real. O calibre nominal o dimetro externo do projtil usado na arma.

Letra C C est correta. As demais A (a balstica interior cuida apenas do que ocorre com o projtil dentro da arma), B (a cmara de mina de Hoffman prpria de tiros encostados e no a distncia), D (as feridas de sada dependem mais de outros fatores) e E (os aspectos citados so prprios de tiro a curta distncia) so todas falsas.

Letra D O correto destrgiras (que giram para a direita).

Letra E Armas curtas so aquelas com dimetros de cano menor, como pistolas revlveres. As demais armas citadas nesta questo so armas longas.

Letra D A incorreta embora o suicdio no seja tipificado como crime pelo autor, o local tratado como local de crime, at porque necessria a percia para saber se realmente se tratou de suicdio. B falsa a alterao parcial torna o lugar do crime inidneo. C: tambm falsa (a classificao dada quanto condio, e no quanto situao). D correta. E falsa, pois as adjacncias e arredores constituem o ambiente mediato.

Letra E E falsa, pois o croqui um mero esboo, sem rigor tcnico e escala rgida. 31 a 52, 54 e 56 a 60 eram questes prprias para PCF rea 14 Farmcia, e no sero resolvidas aqui, ficando, porm, como sugesto ao colegas desta rea como treino interessante.

Letra A A est correta. B falsa, pois o solvente pode ser apolar, como hexano, por exemplo. C tambm errada, uma vez que ambas tcnicas servem para identificar mais do que uma substncia ao mesmo tempo. D incorreta, pois a fase estacionria separa os compostos atravs da interao e no dos pesos moleculares. E falsa, pois o gs de arraste analisado sempre com o produto, de forma que a pureza importantssima, sendo usados gases de alta pureza (geralmente da casa de 99,999 % pelo menos).

Letra C A falsa, pois a espectrometria de massas no mede polaridade e carga e sim o padro de fragmentao e massas de compostos (relao m/z). B falsa, pois os agentes ionizantes disponveis trabalham em todos estados fsicos. C verdadeira. D falsa, pois os elementos neutros no so acelerados no processo. E falsa, pois a espectrometria de massas no serve para anlise de misturas de forma adequada.

Letra A A verdadeira. B falsa, pois via de regra os atos vinculados so irrevogveis, uma vez que a Administrao no tem escolha quanto a convenincia e oportunidade. C falsa o efeito ex nunc e no incide nunca sobre atos com vcios de legalidade, pois nestes casos fala-se em anulao. D tambm errada, pois a revogao que deve ser olhada pelo enfoque citado. E, por fim, falsa, no sentido em que o poder de autotutela da administrao encontra diversos limites nos direitos previstos constitucionalmente, como no Artigo 5, XXXVI: a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada.

Letra E A falsa, obviamente. B incorreta, pois o princpio vlido para os 3 poderes. C incorreta, j que as sugestes devem ser feitas justamente levando em conta a eficncia. D incorreta, pois tanto imparcialidade quanto neutralidade esto dentro do conceito de eficincia do servio pblico. J E correta.

Letra E De fato a redao dada fere as duas regras constitucionais, sendo ilegal.

Letra B I correta. II incorreta o exposto no se trata de desconcentrao, que ocorre sempre dentro da mesma pessoa jurdica, e sim de descentralizao apenas. III incorreta, pois neste caso se trata de desconcentrao. IV correta.

Letra A A a correta definio. B incorreta neste caso trata-se de atos simples, pois, embora tomados de forma coletiva, representam uma vontade apenas, a do rgo como um todo. C incorreta neste caso trata-se de um ato simples. D tambm falsa atos declaratrios apenas declaram uma situao jurdica existente (por exemplo, um atestado) no contendo juzo de valor, que o caso dos atos enunciativos. E falsa, pois neste caso ato de polcia, e no de gesto.

Letra D Crimes, delitos e contravenes so diferenciados entre si no sistema tricotmico, seguido por alguns pases. No Brasil se segue o sistema bipartido, no qual crime e delitos so o mesmo e so diferenciados de contraveno (o conceito parecido, mas a diferena que se considera crime a infrao penal que a lei comina pena de recluso ou de deteno, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa; e contraveno, a infrao penal a que a lei comina, isoladamente, pena de priso simples ou de multa, ou ambas. alternativa ou cumulativamente). Portanto, D est correta, enquanto A, B e C, no. E tambm falsa, pois a expresso engloba os 3 tipos.

Letra A A falsa, pois a pessoa jurdica pode, sim, ser sujeito ativo de infrao. O resto todo verdadeiro.

Letra E A falsa ao apontar a possibilidade de legtima defesa em relao agresso futura. B tambm incorreta, pois neste caso no se exclui a conduta, mas apenas se afasta a punio. C falsa, pois neste caso h sim a previso de responder por excesso doloso e culposo ( nico do Art. 23 do CP). D incorreta s se fala em estado de necessidade para perigo atual, no para perigo eminente. E verdadeira.

Letra B Neste caso temos tentativa de homicdio, pois est caracterizada que o crime no foi consumado apenas por conta da resistncia biolgica da vtima, portanto por circunstncia alheias vontade do agente (Art. 14, II).

Letra B O tipo penal abandono de recm-nascido (Art. 134, CP).

Letra D A incorreta, pois a notitia criminis o conhecimento por parte da autoridade policial. B falsa o conhecimento atravs da vtima classificado dentro de notitia criminis de cognio indireta ou mediata diferentemente de quanto a autoridade policial toma conhecimento em suas atividades rotineiras, que se trata de cognio imediata, fazendo C tambm incorreta. D conceitua corretamente a notitia criminis de cognio coercitiva. Por fim, E incorreta a notcia annima reconhecida como notitia criminis inqualificada ou delao apcrifa.

Letra C C correta. A (o recurso para o chefe de polcia Art. 4, 2 do CPP), B (a reproduo simulada no pode contrariar a moralidade e a ordem pblica Art. 7 do CPP), D (o MP s pode requerer para pedir novas diligncias imprescindveis ao oferecimento da denncia Art. 16 do CPP) e E (a autoridade policial no pode mandar arquivar os autos do inqurito Art. 17 do CPP) so incorretas.

Letra D O que est em D o que est no Art. 10 do CPP.

Letra B A incorreta, pois o novo entendimento do STF, manifestado depois na Lei 11690/08, contrrio as provas derivadas das ilcitas (nova redao do 1 do Art. 157). B correta Art. 156, I. C falsa a confisso no supri o exame de corpo de delito (Art. 158 do CPP). D incorreta, pois a redao dada pela Lei 11690/08 ao Art. 168, fala em perito oficial, e no em dois peritos mais. E tambm errada o prazo de 10 dias e no 30 em regra (ver Art. 160, Pargrafo nico).

Letra C A falsa (s basta o simplex exame quando no h infrao penal para apurar Art. 162, Pargrafo nico), B falsa (os corpos devem sempre que possvel serem fotografados na posio em que foram encontrados Art. 164), D falsa (o perito tem que colocar fotos que contenham sempre que possvel todas as leses), E falsa (o material deve ser guardado para novas percias Art. 170), e C correta.

Letra B Sendo B correta, restam erradas A (no h tal vedao Art. 232), C (ningum obrigado a produzir provas contra si), D (no necessrio tal procedimento) e E (somente se pode presumir atravs de provas materiais, no desta forma).

Letra C C a nica correta. O IP no obrigatrio em nenhum dos casos, como fala C e contrariamente a A e B. Quando o IP serve de base ele deve acompanhar a denncia ou queixa (Art. 12).

Letra D D est consoante com o que traz o Art. 5, 4. A incorreta, pois o IP segue regras, conforme a Lei, para sua instaurao. B incorreta o juiz tambm pode requisitar a instaurao de inqurito (veja, por exemplo, o Art. 211 do CPP). C tambm falsa (comparar com o Art. 5, 5 - Nos crimes de ao privada, a autoridade policial somente poder proceder a inqurito a requerimento de quem tenha qualidade para intent-la.). E, finalmente, incorreta tanto que um poder-dever do MP pedir a instaurao de procedimentos investigativos.

Letra D D est correta. Oficialidade diz respeito ao inqurito policial ser uma atividade investigatria feita por rgos oficiais, no podendo ficar a cargo de particulares. Oficiosidade quer dizer que o inqurito policial no precisa provocao para ser iniciado, e sua instaurao e obrigatria. Portanto A e B tem definies trocadas. Indisponibilidade quer dizer que aps a instaurao, no pode o inqurito policial ser arquivado pela autoridade policial. Inquisitividade refere-se ao IP ser uma etapa investigativa, no cabendo, portanto, o contraditrio (a inquisitividade do IP questionada por alguns doutrinadores).

Letra B Trata-se do indiciamento.

You might also like