You are on page 1of 2

A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO APRENDIZAGEM, AMPLIANDO A LINGUAGEM Professora: Senhorinha da Silva Goi Interdisciplinaridade tema, teoricamente definido e esclarecido, mas

s praticamente polmico e obscuro. O educador est acostumado a trabalhar de forma isolada. O trabalho deve ser compartilhado atravs do dilogo, compartilhando saberes, ainda utopia. Neste sentido, no me refiro interdisciplinaridade como uma cincia aplicada, mas sim como estudo em desenvolvimento de um processo dinmico, integrador e, sobretudo dialgico. O ponto de partida da prtica interdisciplinar est na ao. Dessa maneira, fazse necessrio dialogar entre as disciplinas e os sujeitos das aes. O termo interdisciplinaridade nos leva a muitas interpretaes, mas em todas est implcito uma nova postura diante do conhecimento, uma mudana de atitude em busca da unidade de pensamento.
A interdisciplinaridade desenvolve a identidade s disciplinas, fortalecendo-as e evidenciando uma mudana de postura na prtica pedaggica. Tal atitude embasa-se no reconhecimento da provisoriedade do conhecimento, no questionamento constante das prprias posies assumidas e dos procedimentos adotados, no respeito individualidade e na abertura investigao em busca da totalidade do conhecimento. (Ivani Fazenda,1994).

No se prope aqui a eliminao das disciplinas, mas dar movimento reflexivo entre as mesmas, tendo com ponto de convergncia a ao que desenvolve o trabalho cooperativo. Assim teremos alunos e professores sujeitos da sua prpria ao, engajados num processo de investigao, re-descoberta e construo coletiva do conhecimento, ignorando a diviso de conhecimento em disciplinas. Ao compartilhar idias, aes e reflexes, cada participante se sentir ao mesmo tempo ator e autor do processo. O engajamento entre os sujeitos da ao tambm de cada sujeito consigo mesmo, analisando a partir de um conjunto de influncias que a ocorrem e que se encontram em equilbrio provisrio e sempre esto vias de transformaes. Cada sujeito exerce uma esfera de influncias que se manifesta num raio de ao mais ou menos extensa e que interfere aos demais que esto sua volta. Todo o encontro com o outro supe um confronto de idias onde cada qual trs seu testemunho para o outro. Para Gusdorf (1967) cada ser responsvel pela introduo de um ponto de descontinuidade, cujas contradies devem ser discutidas e compartilhadas com os demais membros do grupo, buscando equilbrio em um novo patamar. Porque as dificuldades para por em prtica um projeto interdisciplinar so muitas. Os maiores obstculos so a falta de

dilogo, engajamento e participao efetiva dos professores num projeto comum para superar a fragmentao, cada professor representa uma disciplina, rigidez na organizao dos horrios e a falta de tempo livre para trabalho transversal de colaborao com outras disciplinas. Numa postura interdisciplinar incita um pensamento em direo ao enfrentamento de tenses que se criam durante o seu processo de elucidao, possibilitando a cooperao de dicotomias, divises tradicionais da viso de um mundo atravs da linguagem quer seja de forma natural ou artificial, como o caso da linguagem computacional. Para formalizar o pensamento, o homem apropria-se da linguagem da palavra, dando significado segundo a sua prpria experincia, re-elaborando e revelando-se ao outro. Ao mesmo tempo em que o homem se expressa, toma conscincia de si mesmo como um ser singular no mundo, com potencialidades e limitaes prprias. Como j afirmava Gusdorf, a palavra de cada ser se manifesta da forma que se constituiu em si mesmo a partir do mundo em que esta. Assim, a palavra esta sempre no ato construindo a essncia mundo e a essncia do homem. Sendo que este ser do mundo tem capacidade de interferir e modificar o prprio mundo.

You might also like